Populares Mês

terça-feira, 18 de dezembro de 2018


AZAR EM PATINS?
O que falta ao FC Porto para voltar a ganhar títulos internacionais no Hóquei em Patins? Não (quer)ia falar sobre hóquei neste post mas…a enorme desilusão com que fiquei nesta madrugada, por mais um título importantíssimo perdido de forma inglória para os mesmos de sempre, “obrigaram-me” a “expurgar alguns demónios” e assim tentar encontrar alguma explicação para este autêntico KARMA que nos assola há já demasiado tempo! De facto, só neste ano de 2018, perdemos para o Barcelona a Final da Liga Europeia (no nosso próprio pavilhão!), quando já no Verão perdermos para o mesmo Barça a Final da Taça Continental, em Barcelos, após prolongamento e penálties e, agora, na Argentina, voltamos a perder a Final da Taça Intercontinental, obviamente para os culés (sobre este jogo, falo mais abaixo), numa repetição de infelicidades ímpares no mundo do hóquei, tanto quanto sei!
Conforme podem ver na tabela ao lado, somos um dos melhores clubes do mundo nesta modalidade, pelo que se torna quase inconcebível esta espécie de bruxedo, ou lá o que é!!!
Há quem considere esta situação um bloqueio mental mas, foi assim com Franklim Pais e grandes equipas/jogadores, foi assim com Tó Neves, também com grandes equipas/jogadores e…continua assim com Guillem Cabestany que, com um plantel rico e jogadores de topo, dá sequência a esta malapata que, quando não é contra o inefável Barça, acaba por acontecer na mesma, com o Follonica, há uns anos, no Pavilhão Rosa Mota, ou com o regime, há pouco tempo, BEM no nosso Dragão Caixa, em que até um já extinto “golo de ouro” atravessou o ringue de uma ponta à outra para, entre tabelas fortuitas, para se aninhar na nossa baliza e nos roubar mais uma vez um título que ERA para ser nosso…
Ah!...convém referir que o Barça também foi tendo vários treinadores e jogadores diferentes mas…a tradição foi-se mantendo, atingindo proporções que considero…inimagináveis: 13 finais perdidas para o Barcelona!!!
Portanto, o que falta ao Porto para inverter este ciclo aparentemente insolúvel e interminável?
Temos um óptimo pavilhão, enormes adeptos, infra-estruturas excepcionais, um técnico excelente, grandes jogadores…será apenas falta de sorte? Falta de poder nas instâncias do CERH? Nós já ganhámos várias vezes ao Barça, e bem! Mas…nunca em finais, pois é aí onde se sente bem a tal mãozinha divina!
Paralelamente, não posso esquecer o contexto nacional actual, no qual os clubes queridos da capital do império se têm reforçado , e de que maneira, com autênticos pontas-de-lança na Federação e Arbitragem, o que explica bem as enormes e crescentes dificuldades que temos em pontuar ou ter sucesso quando lá vamos (e isto serve para qualquer modalidade!).
Bem…se calhar precisamos de um outro FJM para as modalidades, que seja capaz de descobrir carecas a quem gere o sub-reptício mundo do “cashball” e, se possível, estende-lo um pouco ao Nordeste espanhol, pois com este estado de coisas, não passaremos de um clube de ilusões! Na minha opinião, até o regime já se mexe bem nas instâncias internacionais do hóquei, com os viscondes a tentar seguir-lhes os passos…
Compete-nos estar atentos, denunciar o que for preciso e apoiar a equipa em todos os momentos, pois o problema não tem sido falta de trabalho ou qualidade!
Quanto a mim, este grupo merece todo o meu apoio e admiração, até pelas várias humilhações e provocações a que tem sido sujeito!
SEMPRE ao vosso lado!
PS – Ontem, pela…enésima vez, assisti com a maior ilusão do mundo à Final da Taça Intercontinental, frente ao Barça. O jogo começou às 00h20 e acabou perto das 2h30 da manhã! Pensei que o cansaço fosse valer a pena mas…em ringues inclinados, a bola descai demasiado para um dos lados…e assim se “mata” um sonho. Mais um! Já são 13!!!!!!!!!!!!!!!!!
MAS…não estou arrependido, de todo!

ANDEBOL:
No andebol, tínhamos neste Sábado um jogo teoricamente complicado, na Madeira, frente ao Madeira SAD, onde temos tido, por vezes, jogos menos conseguidos. Mas…a nossa entrada foi avassaladora, com um Quintana gigante que, aos 15´ tinha apenas permitido 3 golos! O avolumar do resultado foi constante e o 20-31 final acaba por confirmar o excelente momento que atravessamos, com um plantel bastante bom e extenso e que, por mais que rode, o nível mantém-se no topo! O nosso treinador Magnus Andersson está, de facto a fazer um trabalho incrível e merecedor do nosso maior apoio! O nosso extraordinário golo marcado entre o minuto 14/15 é revelador disso mesmo.
Queria apenas destacar, mais uma vez, a vergonhosa actuação da equipa de arbitragem que conseguiu expulsar com vermelho directo dois jogadores nossos, Iturriza e Alexis de forma totalmente denunciadora das suas intenções, especialmente a de Alexis que, no último lance do jogo, é atingido propositadamente com uma bola na cara e, ao reagir exaltado, é expulso sem apelo nem agravo! Se no futebol, há Godinhos e Veríssimos…nas modalidades são QUASE anónimos para o público em geral mas…BEM conhecidos para quem está atento!!!
Resumo do Madeira SAD - F.C.Porto
Crónica no JOGO

Próximos jogos: Boa Hora FC - FC Porto (Campeonato Andebol 1) no Pav. Fern. Tavares / 19 Dez - 20h30 (PC) FC Porto – CCR Fermentões (Camp. Andebol 1) no Dragão Caixa / 22 Dez - 16h00 (PC)

BASKET:
No basket, 3ª vitória consecutiva, frente ao…Vitória SC, por 94-86 em que, mais uma vez, foi necessário sofrer até ao fim, pois se começámos bem, ganhando os dois primeiros períodos, empatámos o 3º e perdemos o 4º, o que já é quase uma infeliz tradição! Will Sheey, com 31 pontos e João Soares, com 17 foram os nossos melhores marcadores, sendo a boa notícia o facto de que dependemos apenas de nós para garantir um lugar na Taça Hugo dos Santos, embora não vá ser nada fácil, pelo que se vai vendo! A equipa não consegue estar tranquila e julgo que só as vitorias poderão trazer a estabilidade necessária. Quem sabe não iremos atingir o pico de forma quando os outros o perderem…
Resumo do jogo
Crónica no JOGO

Na próxima 4ª temos um jogo em atraso com o Galitos que, obviamente, será para vencer! Próximo jogo: FC Porto – Galitos (Liga PB) no Dragão Caixa / 19 Dez - 21h00 (Porto Canal)

HÓQUEI EM PATINS:
No hóquei, no mítico pavilhão Aldo Cantoni, na “capital mundial do hóquei” San Juan, Argentina, perante cerca de 8000 espectadores, o FC Porto venceu o CL Murialdo, campeão pan-americano, por 7-5, atingindo assim pela 1ª vez a final da Taça Intercontinental de Hóquei em Patins! Num jogo vertiginoso, frente a uns argentinos muito rápidos e bastante mais adaptados ao enorme ringue (e sem jet-lag!) o FC Porto teve bastantes dificuldades durante toda a partida, valendo a nossa maior qualidade individual, por jogador para conseguir a vitória! Na final…novamente o Barça, que derrotou o vice-campeão pan-americano Concepción PC, por 7-2, embora também com dificuldades que o resultado disfarça…
Queria estar aqui a escrever OUTRA coisa mas…a dura e cruel realidade é que, pela 13ª vez(!!!) perdemos a final para o Barcelona (ou será…Farsalona, o regime de Espanha?). Num ambiente louco, com quase 8000 pessoas a esgotarem o Aldo Cantoni, com a maior parte dos argentinos a puxar pelo Barça, assistimos a um jogo eléctrico, vertiginoso, sem que ninguém conseguisse descolar do marcador até a um final 4-4. Mas o Farsalona tem o maior e melhor plantel do mundo, e controla as mais altas instâncias do hóquei internacional a seu belo prazer (já são 60 finais internacionais!!!). Porto e Liceo da Coruña estão logo a seguir e só têm ambos 27! Daí, debaixo de um calor tremendo, num ringue inclinado e contra uma equipa matreira, sofremos o 5º golo, já no final da 2ª parte do prolongamento…! Aqui pelas 2h35`. Não sei mais o que dizer sobre este inigualável KARMA do nosso hóquei…a equipa joga bem, deu tudo mas…NUNCA chega! Há sempre uma qualquer mãozinha a ajudar os culés desta vida!
Jogo inteiro
Crónica no JOGO

Próximo jogo (MUITO IMPORTANTE!!!): FC Porto – OC Barcelos (Campeonato Nacional) Dragão Caixa 22/ Dez - 15h00 / Porto Canal.

BOXE:
A equipa de boxe do FC Porto conquistou seis medalhas no Odivelas Box Cup, considerado o melhor torneio a nível nacional e o quarto melhor da Europa. A prova realizou-se entre 14 e 16 de dezembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com a presença de mais de 300 atletas provenientes de 20 países. Os Dragões chegaram ao ouro nas categorias Male Senior, com Márcio Cardoso (-56Kg), Female Elite com Nancy Moreira (-64kg) e Female Senior com Eva Branco (-69Kg). Destaque ainda para a medalha de prata de Tiago Martins (-54Kg) na categoria Male Junior e para as medalhas de bronze para Pedro Ribeiro (-64Kg) e Milton Jeremias (-60Kg) na categoria Male Elite. “O objetivo foi cumprido, pois trouxemos 6 medalhas para o FC Porto, conforme havia prometido. Este ano estivemos presentes em mais de oitenta combates entre Portugal e Espanha”, salientou o treinador Carlos Silva (Bertinho), no final do torneio.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset