Populares Mês

terça-feira, 4 de dezembro de 2018


ANTES DE MAIS…
Aproveitando a oportunidade gentilmente proporcionada pelo “dono deste tasco”, no sentido de acarinhar e dar maior visibilidade às modalidades do nosso clube, inicio aqui uma colaboração semanal com este blog que há muito sigo e tanto admiro!
Por este gesto, quero deixar aqui o meu agradecimento público ao Manuel Vila Pouca, pelo apoio e crença demonstrados, aos quais procurarei corresponder da melhor forma possível: com E por amor ao FC Porto!

PORQUÊ ISTO?
Tenho 46 anos e…não me lembro de existir sem ter o FCP ao meu lado, um clube pelo qual me apaixonei por legado familiar e que sempre vi como uma instituição ecléctica, onde havia espaço para várias modalidades, como o andebol, o basket, o hóquei ou a natação e muitas outras, incluindo o desporto adaptado que, na sua globalidade e diversidade, fizeram de nós um clube muito especial! Passei muitos dias no complexo das Antas com o meu avô paterno, a ver treinos de futebol da equipa principal, jogos das reservas, jogos e treinos das modalidades no Américo de Sá e até a lanchar no bar da saudosa piscina, enquanto via a nossa natação a trabalhar no duro! E tudo isto é que é, para mim o FUTEBOL CLUBE DO PORTO! (…mesmo que o futebol seja a minha grande e maior paixão!).

ANDEBOL
E que melhor altura para começar a falar desta secção, quando na semana passada atingimos mais uma vez (3ª) a Fase de Grupos da EHF (tipo “Liga Europa” do andebol), eliminando na 3ª Pré-Eliminatória (após Potaissa Turda e SKA Minsk) o poderoso SC Magdeburgo, 2º classificado da melhor liga do mundo (Alemanha)! Quem assistiu à 2ª mão no Dragão Caixa, presenciou provavelmente um dos melhores momentos vividos no nosso pavilhão e uma página linda do nosso clube…para além de um fantástico jogo de andebol! Na Fase de Grupos, a jogar entre 9/Fev 3e 30/Mar, defrontaremos os espanhóis do Liberbank Cuenca, os dinamarqueses do TTH Holstebro e os romenos do HC Dobrogea Sud Constanta. Seria FUNDAMENTAL ter o Caixa sempre cheio nos 3 jogos em casa, pois a equipa merece temos fortes hipóteses de nos apurarmos para os quartos de final da prova, o que seria MÁGICO! Pensem nisso!!! aqui

Neste Sábado, assistimos a um escaldante FCP-Benfica que terminou com uma boa vitória por 28-24, que nem a dupla de árbitros madeirense logrou tirar (7/3 exclusões e 4/10 livres de 7m!!!). A semana foi assim…FENOMENAL para o nosso andebol que, nesta época…PROMETE!

BASKET
Num contexto totalmente oposto ao do andebol, o nosso basket vive dias difíceis, numa época que tem sido muito sofrida, com demasiadas derrotas e que, sem querer apontar o dedo a ninguém, precisa de se reorganizar e de se realinhar com a cultura de vitória, inata a um clube histórico como o FCP! Nas duas últimas épocas atingimos a final da Liga mas fomos quase “humilhados” por slb e Oliveirense, tendo esta última ganho TODOS os jogos que fez contra nós na época passada e já mais um esta época e, na minha opinião, ISSO não pode acontecer! Somos o FC PORTO!!!
Veremos se a boa vitória no último jogo, frente ao Illiabum, no Caixa, representa uma viragem na época que ainda vai no início mas já carrega um peso negativo considerável…TUDO ainda é possível nas competições internas! É preciso meter gente no pavilhão! Porque não uma claque para as modalidades caro Madureira? Será que não se poderia destacar uma parte dos SD (não têm de ser elementos fixos!) para estarem presentes nos jogos do Caixa?! (Os Colectivo tb poderiam contribuir!) É pelo Porto, carago!!! (o basket só volta a jogar dia 8, em Esgueira)

HÓQUEI EM PATINS
Após mais um “roubo” na capital, desta feita frente aos viscondes de alvalade (as dificuldades
de jogar em Lisboa têm vindo a aumentar “pornograficamente”…) o FCP jogou neste Sábado frente aos italianos do Lodi, para a 3ª jornada da Liga Europeia, num jogo entre invictos.
Resultado: 8-3, numa exibição segura e autoritária que só baixou no final, fruto de algum relaxamento pelos números expressivos. Estamos agora em primeiro, só com vitórias, no final
da 1ª volta. O pavilhão esteve bem composto, mas…sem claque (estava a guardar-se para o
andebol, a seguir…). Com arbitragens imparciais…somos MUITO fortes!!! aqui
Reconhecendo isso mesmo, o FCP acaba de renovar com o “nosso” técnico Guillem Cabestany por mais 1 temporada, o que para mim é uma excelente notícia, esperando que este seja MESMO o ano da consagração europeia, que já merecemos há muito!
Antes disso, dentro de uns dias o FC Porto vai jogar a Taça Intercontinental, na Argentina - aqui

Para terminar, quero reforçar que o meu objectivo com estes posts é tentar criar nos
portistas um elo de ligação mais estreito com as modalidades* do clube, em particular as
profissionais, que tantas alegrias nos têm dado! Mas…é preciso apoio, ir pelo menos aos
jogos em casa, acarinhar as equipas e ver IN LOCO, que o nosso clube é BEM mais do que
futebol! Vão ver que vale a pena! Eu quero um Porto TOTAL!!!! E vocês?

Obrigado a quem me leu…para a semana há mais!!!
Destacarei, sempre que justifique, notícias importantes de outras modalidades do clube, neste espaço!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset