Populares Mês

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


Olhando para o jogo de ontem, mas recuando um pouco no tempo, não me enganarei muito se disser que Maicon, Fernando e Varela são os jogadores mais controversos para o universo portista. É sobre eles que me propunho falar, numa perspectiva crítica, mas objectiva e construtiva.
Começando de trás para a frente, Maicon:
ao ver jogar o central brasileiro, mesmo quando ele está a jogar bem, estou sempre à espera que borre a pintura. Porquê? Pois, porque tem momentos de descompressão e desconcentração que não podem acontecer num central de uma equipa grande. Se em alguns jogos isso não causa dano, ontem, por exemplo, em jogos equilibrados e principalmente na Champions, pode ser a morte do artista. Maicon é jovem, alto, factor importante num central, tem razoável jogo de cabeça, coloca-se bem nas bolas paradas ofensivas, não sendo muito rápido, também não é lento, marca bem, mas tem hesitações, falhas a atacar a bola, dificuldades em virar-se - talvez por seja dextro e está a jogar no lado esquerdo -, dificuldades em sair a jogar e colocar a bola à distância, para além do que lhe apontei anteriormente. Não é central para o F.C.Porto, como dizem alguns? Discordo, tem capacidade e potencial para continuar a evoluir e se corrigir os defeitos, ainda está muito a tempo e pode vir a ser, não um Pepe, como muitos alvitraram, mas um central que inspire confiança, fiável, sempre.

Fernando:
não tem estado bem, começou a época como acabou a anterior. Se no jogo de ontem não foi brilhante, fez um jogo razoável, principalmente se atendermos a que foi o primeiro jogo em que foi titular e jogou bastante tempo. Mas se por um lado, Fernando não tem tido a evolução que se esperava, por outro e na minha opinião, é o melhor 6 do F.C.Porto. Precisa de assentar, esquecer o desejo que acabou, pelo menos por agora, de sair e voltar a ser o médio que há tempos atrás, é preciso ter memória, fez esquecer Paulo Assunção. Como trinco que sabe cobrir, ocupar espaços, estar em todo a largura do campo, não temos ninguém como o "Polvo". Não é bom a colocar a bola à distância, nem a aparecer a rematar, mas se às virtudes, conseguisse minorar os defeitos, se calhar tinha ido mesmo embora. É jogador do F.C.Porto, está no plantel, não merece, cada vez que errar, que estejamos sempre com as declarações que fez, no pensamento. Eu, se tiver que criticar, vou fazê-lo, mas porque errou, falhou aqui, inventou ali e não porque manifestou o desejo de sair. Quero de volta o Fernando de Manchester...

Varela:
é caso para dizer, quem te viu e quem te vê. Varela saiu do Sporting e foi para o Huelva da 2ª divisão espanhola. Ao sair do clube da andaluzia, passou para a 1ª divisão de Portugal, mas para o Estrela da Amadora, clube com problemas que nunca mais acabavam e que culminaram no fim do futebol profissional no clube da Reboleira. Na Amadora fez um belo campeonato, despertou o interesse do F.C.Porto e ingressou no melhor clube português. Foi feliz, estava a fazer uma época magnífica, até se lesionar, ao ponto de se dizer na altura que a lesão de Varela foi uma das causas da má temporada e perda do campeonato. Regressou e na Supertaça, frente ao Benfica, fez um exibição fantástica, o que levou o F.C.Porto a reconhecer a sua importância, com aumento do contrato e do salário. Depois e quando se esperava uma grande época e a explosão total da sua capacidade e do seu talento, Varela fez um ou outro jogo bom, mas foi-se apagando, acabando a temporada a jogar pouco, muito longe do que tinha prometido. Está a começar esta época da mesma forma. Tristonho, sem chama, complicativo, lento a pensar e a executar, perdulário. Ontem marcou um golo e nada, nenhuma alegria, nenhuma emoção. Porquê? Queria sair e está contrariado no F.C.Porto? Não gosta de banco? Seria o cúmulo, se assim fosse, seria uma ingratidão que não se compreenderia. Varela deve muito mais ao F.C.Porto que o F.C.Porto deve a Varela. Espero que o jogador que tanto prometeu, apareça, com entusiasmo, alegria, criatividade e mostre, por actos, que tem orgulho de vestir a camisola azul e branca do F.C.Porto. 


A foto mostra técnicos a analisarem o relvado que vai ser implantado no Centro de Treinos do Olival. É uma medida que se aplaude. Depois do que viram em Guimarães e Marinha Grande, os responsáveis do F.C.Porto resolveram implantar um batatal no local de treinos, para que a equipa, quando joga fora, já não estranhe...

PS - Só um recalcado e obtuso Gaspar Ramos - O perigo vem do Norte -, mais algumas alminhas pobres de espírito, como por exemplo o freteiro Delgado ou os "iluminados" que o foram ouvir, são capazes de pensar um futebol português melhor, sem o F.C.Porto ou pior, contra o F.C.Porto.

Para acabar, um exemplo como se faz jornalismo? em Portugal: Bola-Branca, 12:45, entrevista de Rui Viegas a Meneses Rodrigues, ex-dirigente do Sporting, tema a reunião Benfica/Sporting, eleições na FPF.
Rui Viegas: «Acha que são encontros que devem continuar, de certa forma, criando aqui uma plataforma, um lobi, em prol de interesses comuns» Ver e ouvir, Bola-branca, 12:45
O Melga diria: «Fantástico, interesses comuns... Benfica e Sporting. Os superiores interesses do futebol português, não contam, o importante para o Viegas são os interesses do seu clube, o Benfica e do clube do chefinho querido, o Sporting.»
Mas da RR Lisboa, já nada surpreende, estão ao nível de um qualquer Pasquim... Ontem passaram todo o tempo, até ao 1º golo, a fazer insinuações sobre estados de espírito dos jogadores portistas, com particular incidência em Alvaro Pereira. Depois do primeiro golo, a azia veio-lhes à boca engasgaram e murcharam um bocado...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset