Populares Mês

domingo, 23 de outubro de 2011


Numa tarde/noite de muita chuva e muito vento, 23.135 portistas disseram presente e viram um Porto remodelado - em relação ao jogo frente ao Apoel, entraram de início Mangala, Defour, Belluschi, Varela e Walter, saíram Otamendi, Moutinho, Guarín, Kléber e James -, mas ainda em convalescença. Alternando períodos razoáveis, com períodos cinzentos, onde era notória uma grande falta de confiança, demasiada precipitação - parecia que a bola queimava nos pés de alguns jogadores... -, alguma desorganização, principalmente na esquerda, onde Alvaro Pereira está longe do jogador que encantava a plateia do Dragão, a equipa portista goleou, mas uma goleada que está longe de ter correspondência na qualidade de jogo do Campeão. 

Em síntese, foi, mais coisa, menos coisa, o que se passou esta noite no Dragão... O que poderei dizer mais? Que a primeira-parte foi melhor que a segunda, mesmo que o Nacional tenha sido mais perigoso e pudesse ter marcado por Rondon e Mateus? Que Belluschi e Defour tiveram a sua oportunidade, mas não fizeram um jogo de encher o olho, foram perdendo gás e foram bem substituídos por Guarín e Moutinho? Que quem os substituiu tentou mostrar serviço, mostrar que está vivo, particularmente J.Moutinho, que  fez 20 minutos de muito bom nível e foi com a sua entrada que se quebrou o marasmo e o mau futebol da segunda-parte? Que o reinício do jogo foi fraco e na altura que Alvaro esteve a receber tratamento, a equipa desorganizou-se demasiado, perdeu bolas fáceis e aí, Rolando, abusou? Que Mangala tem talento, mas tem de se deixar de enfeitar os lances? Que Walter sabe ter bola, esperar apoios e mesmo que não tenha a versatilidade de Kléber, tem mais faro de ponta-de-lança? Que o rapaz louro - Hulk - está como a equipa, alterna os lances de qualidade, com lances que irritam o mais calmo dos adeptos?
Que Fernando, o primeiro a mostrar desejo de sair, tem tido um comportamento exemplar e para mim, hoje, foi o melhor em campo? Que Varela, esteve melhorzinho, mas ainda longe de alguns dos jogos que lhe vimos fazer anteriormente, nomeadamente na primeira-volta com Jesualdo e na época passada? Dizer que as vitórias dão confiança e as goleadas potenciam essa confiança, mesmo que a exbição esteja ainda aquém do que podemos e devemos fazer?
É, meus caros, não há muito mais a dizer, na noite em que regressamos ao primeiro lugar; um cósmico sem cabelo passou pelo Dragão e deixou a sua marca de incompetente, com um a arbitragem que teve o condão de não agradar a ninguém.

Notas finais:
que esta vitória alivie a pressão, traga a confiança necessária para que possamos trabalhar com maior tranquilidade e possamos juntar boas exibições às vitórias.

Belluschi, para que ninguém diga que cumprimentaste friamente Vítor Pereira, da próxima vez que fores substituído, ao chegares ao banco, "pregas" um beijo na boca do treinador e assunto resolvido.

Foi um fim-de-semana de vitórias, basquetebol, andebol, hóquei e futebol, vitórias que assisti ao vivo e a cores. Foi bom, faz bem ao ego de um portista. Venham mais.

Termino com uma pergunta: o que aconteceria no F.C.Porto, se perdessemos em casa frente a um rival, por 6-1, como aconteceu com o Manchester frente ao City?


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset