Populares Mês

sábado, 29 de outubro de 2011


No post do jogo já tinha dedicado um capítulo a Givanildo Vieira de Souza, o Incrível Hulk, sobre o seu rendimento em campo e a forma como se portou fora dele. Mas acho importante dizer mais qualquer coisa, mesmo correndo o risco, numa nota ou outra, me repetir.
Hulk, no jogo  de ontem, trouxe-me à memória o pior Quaresma e que me levou na altura a fazer um post sobre o "Cigano" que podem ver aqui. Quaresma tem um enorme talento, mas embora esteja a fazer uma carreira engraçada, nunca mais vai fazer a carreira que o seu talento justificava. Hulk, ontem, parecia o pior Quaresma. Desconcentrado, desinspirado, complicativo, forçava, forçava, até perder a bola, dando sinais de pouco discernimento e mesmo quando se começou a notar alguma irritação nas bancadas, ele, em vez de perceber os sinais, teimava e voltava a teimar na jogada individual. Agiu bem Vítor Pereira, Hulk foi muito bem substituído e não gostou, tendo um comportamento que não devia. Nada de mais, compreendo, como compreendo a reacção espontânea do público do Dragão, embora, nos dois casos, preferisse que não tivesse acontecido.
Mas se o comportamento em campo e na saída, merece críticas, depois, ao falar para a comunicação social, Hulk esteve muito bem e matou à nascença qualquer hipótese de polémica que alguns abutres adorariam que tivesse acontecido. O Incrível ao pedir desculpas a todos, deu mostras de humildade, que percebeu tudo e que para bem dele e da equipa, tem de alterar comportamentos... É bom que tenha sido assim. Seria uma pena vê-lo ficar aquém do que o seu potencial e a sua capacidade prometem. Não gostaria de ver Hulk, se um dia se sair do F.C.Porto, na Turquia ou Rússia, por exemplo, mas numa grande equipa dos melhores campeonatos europeus, Inglaterra, Espanha, Itália ou Alemanha. Enfim, não gostaria que Hulk se transformasse num novo Quaresma. 
Numa última nota sobre este assunto, direi que se Hulk é um jogador importantíssimo e um indiscutível, a sua substituição e a melhoria da qualidade de jogo portista, após a sua saída, mostraram duas coisas que merecem realce: primeiro, que ninguém está a cima dos interesses da equipa e por isso se tiver de sair, sai. Segundo, que há mais vida para além de Hulk.

Notas finais:
Tenho a informação que o F.C.Porto já pagou Defour e Mangala. Portanto, como acredito que é verdade, assunto encerrado para mim. Acho no entanto curioso que alguns aproveitem esta questão para se arvorarem em cumpridores, como, nos dias que correm, com tantas e tantas dificuldades, atrasar um pagamento fosse o fim do mundo. Não, caloteiros são os que não pagam e os que compram sabendo que não podem pagar e não vão pagar. Não é esse, nem nunca foi esse, o caso do F.C.Porto, que só não pagou quando devia, por circunstâncias que qualquer um que esteja de boa-fé, compreenderá. Lamentavelmente alguns portistas juntaram-se ao coro. São os mesmos de sempre, lebres a criticar e tartarugas a elogiar.

Quando o F.C.Porto já leva 48 jogos sem perder para o campeonato e que abrangem 3 épocas desportivas, o Rascord coloca em página Jorge Jesus a dizer: "Já não me lembro de perder". Mentira! Há derrotas que rapidamente são esquecidas, mas a eliminação, com remontada, aos pés do F.C.Porto na Taça de Portugal; derrota para o campeonato, com o F.C.Porto a conquistar o título na Luz apagada: e a eliminação aos pés do Braga, na meia-final da Liga Europa, são derrotas que deixam marcas profundas, que nunca mais se esquecem.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset