Populares Mês

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Saúdo a proposta que foi aprovada ontem na Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e que permite a integração das equipas B na Liga Orangina - falta a ratificação em AG da FPF.
Algumas regras obrigatórias:
As equipas B não podem subir à Liga principal, mas podem descer.
Não podem competir na mesma divisão das equipas A, nem participar na Taça de Portugal ou da Liga.
Se a formação principal descer, por exemplo, da Liga Zon Sagres à Liga Orangina e a sua equipa B lá estiver ou tiver direito a subir, a formação secundária tem obrigatoriamente de baixar ou manter-se no escalão inferior.
Os clubes são obrigados a ter na ficha de jogo 10 jogadores formados localmente, isto é, que tenham entre os 15 e 21 anos e, no mínimo, 3 anos inscritos em competições portuguesas... Não têm de ser portugueses...
As equipas B só podem utilizar 3 jogadores com idade superior a 23 anos em cada partida.
A Liga Orangina, passará a ter 22 clubes, com 2 a poderem subir e 3 a descerem.

Se como espero, a proposta for aprovada, para além de acabar com uma grande injustiça: os campeões de série da 2ª divisão, tinham de participar numa liguinha e só 2 subiam, cria-se a possibilidade para os jovens que passam a séniores, em vez de serem emprestados, possam continuar a evoluir na casa mãe, com tudo o que isso representa no processo de formação. Mas também estão reunidas e definitivamente, condições para uma alteração na formação do plantel principal, que poderá ser mais curto. Como? Com as equipas B a poderem participar numa liga que já é e será ainda mais competitiva; que terá confrontos muito interessantes e de grande rivalidade, teremos jovens capazes e com andamento para poderemos, em caso de necessidade, recorrer à equipa B, sem que isso seja um drama. Se quisermos um exemplo de excepção, salvaguardando as devidas proporções, um F.C.Porto à imagem do F.C.Barcelona.

Notas finais:
Há dias atrás, aqui disse que, à priori, Danilo foi contratado por um preço demasiado alto, mas que à posteriori, vamos a ver. Um amigo, num e-mail, disse-me que devia ter ficado por foi caro e ponto. Ontem, viu o Santos, o golo e a exibição de Danilo e veio com uma conversa diferente: "bem, tem um grande talento, faz várias posições, é novo, o Mundial de 2014 é no Brasil..." É pá, estás a mudar? Não há crise, só os burros é que não mudam.

Pois é, agora todos se queixam da RTP, mas quando foi para assinarem a petição... ficaram em casa. Eu já me queixei ao Provedor de Telespectador. Não adianta, mas já lá ficou a minha repulsa contra a forma miserável como o F.C.Porto é tratado.

Dr. Papa hóstias, fique lá todo contentinho com os grandes derbis Benfica/Sporting, únicos em Portugal, que nós F.C.Porto ficamos com os títulos.

Dr. CUTTY SARK, o senhor está na posse de todas as suas faculdades? Não tem a noção do ridículo? Aos saltos em plenos Bernabéu - foi confundido com adeptos do Barça. Imagino o que lhe devem ter dito...- porque o Sporting ganhou ao Nacional?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset