Populares Mês

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Não vou descaroçar - gosto deste termo...-, por falta de conhecimentos, os números do Relatório e Contas, relativos ao 1º trimestre, da F.C.Porto, futebol SAD, - aqui - deixo isso para os entendidos. Vou fazer apenas uma análise, principalmente sobre os gastos com jogadores, no caso Danilo, Alex Sandro, Defour, Mangala e Kléber, já que os gastos com os 50% do passe de Otamendi, estavam previstos desde a contratação do central argentino.
Danilo - 17,8 milhões de euros; Alex Sandro - 10,3; S.Defour - 7,9; Mangala - 7,5; Kléber - 4,2.
Olhando para estes valores, mais os 4 milhões envolvidos na compra dos 50% de Otamendi, dá uma verba de 51,7 milhões de euros, o que convenhamos, é uma verba muito elevada, acima das nossas possibilidades, isto partindo de um princípio, que pode não estar correcto: fomos sozinhos a jogo e não temos parceiros a comparticiparem na compra dos passes. No caso de Danilo, então, são números absurdos. No entanto e porque as análises feitas de boa-fé, devem procurar ter em conta todos os aspectos, temos que realçar, que mesmo assim, com números que arrepiam, no 1º trimestre, a sociedade deu 6,1 milhões de euros de lucro. Também é necessário referir que a análise aos custos, feita à priori, pode vir a revelar-se totalmente errada, à posteriori. Pegando no caso extremo, o do jovem que só chega em Dezembro, falamos de um internacional brasileiro, com grande capacidade, enorme potencial e quem nos garante que no futuro, não possa vir a valer muito mais? O mesmo se pode dizer em relação a Alex Sandro, Defour, Mangala, Kléber.
Não podemos esquecer nem omitir que estamos a falar da Universidade do Dragão que tem fama e proveito de recrutar bem, formar, valorizar e colocar nos mercados, gerando mais valias, algumas muito assinaláveis.
Para finalizar este tema, há uma coisa que também deve ser realçada: podemos criticar os números, achar um exagero esta ou aquela contratação, a forma como vendemos este ou aquele jogador, mas está tudo no relatório e contas e ao alcance de ser consultado por qualquer um. Até permite que portistas de ocasião ou inimigos do F.C.Porto, possam dizer o que querem e lhes apetece, muitas vezes olhando só para a parte negativa e passando por cima da parte positiva.

Nota final:
Numa semana em que o F.C.Porto alcançou o 1º lugar no basquetebol e assim é primeiro em tudo que compete, lamentavelmente esse feito foi secundarizado e a notícia foram os problemas, verdadeiros, que afectam e há muito tempo, demasiado tempo, as modalidades de alta competição do F.C.Porto. Estamos perante um problema sensível, que urge resolver, mas se queremos que as modalidades tenham futuro, por um lado, não devemos meter a cabeça na areia e assumir o problema, por outro, não devemos andar sempre a falar no mesmo, nem com atitudes radicais que só prejudicam. Compete a quem de direito resolver e acabar com esta situação, o mais depressa possível. Acredito que vai acontecer e a curto prazo. Seria uma grande desilusão se assim não fosse.

PS - Para o Pedro Marques de Carvalho: o F.C.Porto comprou um jogador, esse jogador, em dois anos de Dragão ao peito, fez duas épocas extraordinárias e colaborou activamente em vários sucessos do clube. Depois foi transferido e ainda rendeu mais de 20 milhões de euros líquidos. Foi um bom ou mau negócio?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset