Populares Mês

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Já desisti de tentar compreender o porquê de quando o F.C.Porto ganha isto é uma grande pasmaceira, mas quando o F.C.Porto perde é um corrupio que nunca mais acaba. Para perceber ainda tentei consultar a alma penada, especialista em esgotos, desentupimentos de fossas, limpeza de sarjetas e que tem soluções para tudo, mas não vale a pena, o homem desde que lhe cortaram, salvo seja, a cabeça e a apresentaram numa bandeja, nunca mais regulou bem... como sou bom cristão e a Bíblia diz coitados dos pobres de espírito, desisti.
Assim, olhando para o actual plantel do F.C.Porto e tendo o treinador todos os jogadores disponíveis, que equipa e os suplentes, escolheriam os portistas? Como em cada um de nós há um treinador, quanto mais não seja de bancada; como os jornalistas fazem isso todas as semanas e alguns, minha Nossa Senhora, não vêem um boi à frente dos olhos - estive no Dragão e vi Maicon fazer uma exibição muito razoável, nunca me apercebi de qualquer burburinho vindo das bancadas quando o ontem central do F.C.Porto tocava na bola, mas o Vara de Vinhais, apercebeu-se. Bravo Vara! Uma injustiça não teres sido convidado para embaixador da feira do fumeiro. Tu merecias...; porque não fazermos a nossa equipa, explicando o porquê das nossas opções? A minha seria:
Helton, Danilo, Rolando, Mangala e Alvaro, Fernando e Moutinho, Lucho, Hulk, Janko e James.
4X3X3 e daqui para a frente, porque já não há tempo para mais nada que não seja ganhar, não há tempo para calculismos, ou vai ou racha, temos de arriscar tudo, jogaríamos assim no campeonato, em casa e fora. Na Liga Europa frente ao City, na 1ª mão também - apenas a saída de Janko, pelas razões conhecidas e a entrada de Kléber -, depois, em Manchester, dependeria...

Helton, seria o guarda-redes e aqui não vejo nenhuma polémica nesta escolha.
Danilo, também me parece pacífico.
Rolando, já não será tanto assim, há quem não goste muito do central de origem cabo-verdiana, mas para mim é indiscutível.
Mangala, provavelmente, não estarei em maioria, mas para mim era ele o central pela esquerda da equipa do F.C.Porto. Porquê? É mais rápido que Otamendi. É esquerdino e portanto tem mais facilidade em jogar e passar naquela posição que pede mais o pé esquerdo, não errando tantos passes como Otamendi, mais habituado a jogar com o pé direito. É melhor no jogo aéreo. Perde na antecipação. Somadas as vantagens e inconvenientes, optaria pelo francês.
Alvaro, apesar de Alex Sandro poder vir a ser no futuro uma alternativa, ainda não é. Num dos tais jogos especiais, por exemplo em Manchester e se for preciso alguma preocupação defensiva, porque não os dois?
Com este quarteto e atendendo ao facto de termos dois laterais de grande profundidade, não corremos o risco de ficarmos desequilibrados e vulneráveis aos contra-ataques adversários? Corremos, mas nesta altura em que temos de correr atrás do prejuízo temos de correr mais riscos. Depois, Danilo parece-me mais rápido que Alvaro a recuperar e se a isso juntarmos o meio campo-campo que escolhi, as preocupações diminuem.
Fernando, estando bem é o meu preferido. Não tem a capacidade técnica de Moutinho ou Lucho, nem a capacidade de passe longo e a rasgar dos seus colegas de sector, mas tem capacidade de luta, de choque, de estar sempre no sítio certo para recuperar e tapar as subidas dos laterais, O Polvo limpa o meio-campo e liberta os seus companheiros para tarefas mais avançadas, com a despreocupação de saberem que têm as costas seguras.
Lucho e Moutinho, para além de serem tacticamente perfeitos, nunca desequilibrando a equipa, têm qualidade de passe, são inteligentes a jogar, tecnicamente evoluídos, aparecem bem na zona de finalização - mais e melhor Lucho, é verdade - e como se viu ontem, parece que jogam juntos há muitos anos. Com eles o futebol portista tem mais qualidade de posse, fica mais fluído, mais bonito e não perde eficácia. Há quem não concorde que no meio-campo Lucho e Moutinho, nem merecem discussão?

No ataque, Janko porque temos de ter uma referência na área, alguém que saiba como aparecer no sítio certo, que perceba bem a função. Como disse ontem, Kléber ainda não tem essas características... mas espero que venha a ter. Que não se deixe abater porque tem concorrência., é o meu desejo. Vai haver tempo e espaço para todos e em alguns jogos até podem jogar os dois.
James, não é um extremo puro, tem tendência a interiorizar, dificuldades em fechar, mas a sua qualidade compensa os defeitos. Mesmo que isso obrigue a que Alvaro tenha mais alguns cuidados e atenção aos médios, em particular Fernando.
Hulk, também não gosta muito de defender e às vezes agarra-se de mais à bola. Neste sistema e com esta equipa, tem de ter cuidado com algumas perdas de bola. É que Danilo vai sempre e perder a bola na transição ofensiva pode apanhar a equipa descompensada e ser a morte do artista. Mais ainda que James, o que Hulk dá à equipa compensa tudo o resto.

Resumindo, este meu onze, teoricamente é muito forte. Tem duplas nas alas, do melhor que há por aí - Danilo/Hulk e Alvaro/James; tem um meio-campo muito bom; uma defesa que dá garantias, embora precise de melhorar, principalmente na forma como ataca as bolas paradas; um ponta-de-lança que não sendo uma estrela, serve para as encomendas; e um guarda-redes que dá confiança. Tem suplentes de qualidade e para todos os sectores - Bracali, Maicon, Otamendi, Defour, Varela, C.Rodríguez, Kléber... Agora é só afinar a máquina e se a atitude for sempre a melhor, as abordagens aos jogos também e se ninguém ligar o complicador... teremos Porto até ao fim da época.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset