Populares Mês

domingo, 5 de fevereiro de 2012


Preços reduzidos e factor Lucho, principalmente, levaram a que o Dragão tivesse uma boa moldura humana, 27.303 espectadores, apesar da noite fria e a ameaçar chuva.  Muita gente nova - à minha volta era um mar de ilustres desconhecidos ...-, que aproveitou a oportunidade de ver o F.C.Porto ao vivo, gente que não deve ter dado por mal empregue o tempo perdido. Com oito novos jogadores em relação ao jogo de Barcelos, só mantiveram a titularidade, Maicon, Moutinho e Varela, o F.C.Porto apresentou-se em 4x2x1x3, com os reforços de Inverno, Danilo que já tinha jogado, mais Lucho e Janko, a que se juntaram os menos utilizados, Bracali, Alex Sandro, Mangala e para completar o onze, o regressado Fernando e o inconstante C.Rodríguez. Entrando a jogar muito bem e assentando o seu futebol num meio-campo em triângulo, com Fernando e Moutinho na base e Lucho no vértice mais adiantado, mas percorrendo toda a largura do campo, equipa portista teve momentos, em particular na primeira meia-hora, de muito boa qualidade. 
Com um futebol tricotado, de pé para pé - Lucho e Moutinho parece que sempre jogaram juntos... -, o conjunto de Vítor Pereira, dominou, teve algumas bonitas jogadas e como corolário desse futebol que estava a agradar à plateia, chegou à justa vantagem num belo golo de El Comandante. Durante esse período, apesar de Varela e Rodríguez raramente conseguirem chegar à linha de fundo para cruzar, Janko, sempre que foi servido em condições razoáveis, mostrou serviço e só não marcou porque a bola, por duas vezes, caprichosamente, encontrou um corpo de um defesa setubalense quando ia para golo. Se a primeira meia-hora foi, repito, de boa qualidade, os últimos 15 minutos, nem tanto assim. Sem perder o controlo e sem nunca estar em perigo, salvo num lance de bola parada que Ney levou a bola a bater na parte superior da barra - mais um vez a defesa portista fica à espera, não ataca a bola e foi surpreendida. Vá lá, ao contrário de Barcelos, não deu golo -, a qualidade baixou, a equipa não foi tão consistente, desorganizou-se um bocado, também porque saiu Fernando e Defour que entrou, andou algum tempo a apalpar terreno.

A segunda-parte e os primeiros 15 minutos,  foram muito semelhantes aos últimos 15 da primeira e portanto, nada a acrescentar. Mas com a entrada em simultâneo de Alvaro Pereira e James, para os lugares de Alex Sandro e Cebola, o F.C.Porto voltou a acelerar, a tomar conta do jogo, voltou o futebol bonito, belas jogadas, vistosas triangulações, marcamos um golo, por Janko - à ponta-de-lança - e merecíamos, pela qualidade, domínio e oportunidades, ter marcado mais um ou dois.

Resumindo, foi um belo Porto e embora o grau de dificuldade não tenha sido muito elevado, deu para ver que com Lucho a equipa cresce. Não perde tantas bolas, tem mais posse, ganha alguém que sabe aparecer para finalizar, maturidade, um líder dentro do campo. Esperemos que, definitivamente, o mau tempo não volte. Há muita qualidade neste plantel do F.C.Porto. Ainda iremos a tempo? Não sei, mas uma coisa é certa, temos de fazer a nossa obrigação, ganhar os jogos e no fim fazem-se as contas.

Não vou falar dos "velhos", embora dos velhos, esperasse mais de Varela...
Dos novos, acho Mangala bem melhor que Otamendi e portanto, seria sempre o internacional francês a jogar, se fosse eu o treinador.
Alex Sandro ainda está hesitante, o que se compreende, em quem tem tido muitas lesões, mas vê-se que tem qualidade.
Janko, não é um primor de técnica, jogador para grandes pormenores, mas tem características de homem de área que Kléber ainda não tem. Tirando uma perdida, em que enrolou e por isso desperdiçou uma boa oportunidade, sempre que foi bem solicitado, principalmente em jogadas à linha, mostrou atributos interessantes. Marcou um golo e com mais uma pontinha de sorte, podia ter feito três. Quero ver mais.
Danilo, bem, Danilo nem preciso de ver mais para dizer que é craque. Passada larga, sempre para a frente, técnica, força, raça. Aquele lado direito é todo dele. Tendo do outro lado um Palito de igual profundidade, quando regressar Hulk que joga preferencialmente pelo lado direito e não é nada famoso a recuperar, como encontrar os equilíbrios? Bom desafio para o treinador do F.C.Porto. Custou 18 milhões, quem se atreve a dizer para não vai valer mais? Eu não!
Lucho... grande golo, sempre em movimento, bola sempre redondinha... esteve dois anos e meio fora? Alguém notou? Eu não! 
Iturbe não jogou e eu, acho muito bem. Depois das declarações que fez, mais as declarações do pai e do empresário, metê-lo seria ceder a pressões e isso no F.C.Porto não deve existir. Espero que tenha aprendido a lição.

Nota final:
Vamos jogar as meias-finais contra o clube do regime. É só a 21 de Março e por isso temos tempo de falar desse jogo na altura própria.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset