Populares Mês

domingo, 11 de março de 2012


Meus caros, isto não está fácil... Sinto-me triste, desiludido, desencantado e assim, fica difícil discernir, manter a calma, a serenidade...
Tinha dito no post de antevisão do jogo que menos de 40.000 espectadores no Dragão, para mim seria uma derrota. Estiveram 36.019, foi uma derrota e aqui, a primeira desilusão. Ganhamos na Luz, atingimos o primeiro lugar no campeonato e tão pouca gente no estádio? É verdade que há adeptos comodistas, que só vão a certos jogos, mas o que fez o clube para mobilizar as tropas? Nada! Como estamos em primeiro, como ganhamos na Luz, a ida ao estádio tem de ser natural, devem ter pensado os crânios do Dragão. Tanga, uma grande tanga, viu-se pelo números de espectadores que marcaram presença. No passado, no tempo de seca, aí, qualquer cheirinho a possibilidade de título, era estádio cheio. Agora os tempos são outros, as ofertas muitas, o F.C.Porto tem ganho muito, é preciso fazer qualquer coisa, não basta uma ou outra frase bonita num jornal ou no site, oferecer 5, 10, 20 bilhetes no Porto Canal, para ter enchentes. Não, é preciso muito mais: frases fortes e galvanizadoras, jogadores a falarem, a puxarem e a mobilizarem os adeptos, com discursos de respeito para com o F.C.Porto. Mas o que vimos? "Ai, quem não gostava de jogar no Manchester?"; "Pois, gosto muito do F.C.Porto, mas estou pronto a encarar novos desafios"... O tempo é de dádiva e concentração total no clube, honrar a camisola e quando confrontados com certas perguntas, só uma resposta deve sair: "Falem-me no final da época, agora só quero pensar em ser Campeão!"

Segunda desilusão, a forma inqualificável como jogamos na primeira-parte. Como disse alguém em comentário no post anterior, as vedetas só gostam dos grandes jogos, das grandes plateias, dos jogos que sabem estão lá os olheiros dos grandes clubes europeus. Mas as vedetas acham que lhes basta fazer um ou dois jogos bons por época para serem contratados? Viram a excelente reportagem com os Super-Dragões de sexta-feira passada no Porto Canal? Ouviram o líder da principal claque portista a falar sobre os sacrifícios que tantos adeptos fazem para acompanharem e apoiarem o clube? E depois repetem os mesmos erros do passado, entram a pastar a toura, dão 45 minutos de avanço, cometem erros primários e ainda reagem como primas donas? Quem pensam que são?
- Vítor, não chega dizer, repetir, que não podemos dar 45 minutos de avanço... Quando os sintomas parecem ser esses, só há uma solução: ser pró-activo, agitar, mexer, alterar, ousar. Não foi assim que foste feliz na Luz? Pensei que tinha sido o grito do Ipiranga, mas ainda há medos que não desapareceram...

Terceira desilusão, a forma passiva, conformista, silenciosa como quem gere o futebol portista se comporta, perante factos graves, insultuosos e desrespeitosos da honra e da dignidade da Instituição F.C.Porto.
Os outros passam as mensagens que querem, dizem o que querem e nós nada? Fomos mais prejudicados que o clube do regime, no Benfica/Porto, mas o que passou? Pois, o golo de Maicon, resumiu-se tudo ao golo, irregular, do central portista, quando não foi essa a verdade do jogo. Mas que fizemos nós para contrariar isso? Em termos de clube, nada! Ontem, para além do penalty que não foi assinalado sobre Hulk, o Incrível ainda levou cartão amarelo que o impede de jogar o próximo jogo. Os porcos da bola, os prostitutos que se vendem por um ou outro jantar, os comerciantes de papel, desta vez não deram destaque ao roubo, mas o Porto continua silencioso, não tuge nem muge. Silêncio que só é quebrado, de longe a longe, por um ou outro comunicado - qual é o critério?- do substituto do labaredas. Passivos no campo, passivos e incoerentes fora dele. Perdemos o espírito guerreiro, de olho por olho, dente por dente, que tanto contribuiu para a nossa grandeza. Somos um clube manso, anestesiado, conformado.
Acorda Porto!!!

James. 
Ontem lancei a questão sobre o lugar do colombiano e houve quem abordasse o assunto. Fica a minha opinião. Ora bem, primeiro e como quem aqui vem, sabe, já fiz vários posts sobre James e acho James mais um 10 que um extremo. Também já disse há tempos atrás, quando do fecho do mercado e saíram Guarín, Belluschi, depois Souza e alguns manifestavam que só tinhamos quatro médios, que o jovem sul-americano podia ser ser o vértice superior de um triângulo do meio-campo e jogar no lugar de Lucho. Continuo a pensar o mesmo e portanto, se até posso concordar com aqueles que dizem, ontem, devia ter saído Lucho, ou, quando se lesionou Fernando, em vez da substituição conservadora, entrada de Defour, devia ter entrado Djalma, recuado Lucho para o lado de Moutinho e James baixaria para o lugar de El Comandante. Pois, mas é uma análise fácil, não? É, no final dos jogos acerta-se sempre no totobola. Ou parafraseando J.Pinto, "Prognósticos?, só no final do jogo..." Meus caros, James não está amarrado com uma corda à lateral, tem liberdade para interiorizar, aparecer no meio, deambular pela frente de ataque, toda. Ontem, a jogar nas laterais, teve duas ou três boas ocasiões, na zona frontal. Contra equipas muito fechadas, com as linhas muito próximas, o centro está sempre inflaccionado, há pouco espaço. Descair nas laterais, fazer diagonais, aparecendo e não estando, pode e já aconteceu, resultar. Qual foi o melhor jogo que vi de James? Pois, o F.C.Porto/Guimarães na final da Taça da época passada. Onde jogou El Bandido e quantos golos marcou?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset