Populares Mês

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Lamento imenso que Ricardo Quaresma, ontem, tenha sido notícia, mais uma vez, não por fazer uma grande exibição, marcar um golo extraordinário, mas por razões extra futebol. Quaresma cujo talento é indiscutível - disse-me uma pessoa que está ligada à formação há muitos anos e que acompanhou o trajecto do "Ciganito" e C.Ronaldo, que o actual jogador do Besiktas tinha um dom natural que o madeirense não tinha... -, desde que deixou o F.C.Porto, tem apenas andado por aí. Representou grandes clubes, mas nunca se impôs. Pode estar rico, mas não tem o reconhecimento internacional que o seu talento e génio, justificam. É pena, mas para mim não é uma surpresa. Já em Janeiro de 2008 dizia que, ou Quaresma arrepiava caminho ou passava ao lado de uma grande carreira, uma carreira que as suas capacidades justificavam. Lamentavelmente, tive razão antes do tempo.

Entre o patético e o ridículo, o jogo da selecção ontem no Gabão. Aquele deprimente e intragável espectáculo, devia ter bolinha vermelha no canto superior direito do écran e nota a dizer: proibido a quem gosta de futebol e a crianças, sob o risco de uns, definitivamente, cortarem com a selecção e outros, virarem-se para outros desportos.
A propósito e pelas razões que já tinha referido no post anterior, só posso estar de acordo com esta posição, dura, de Pinto da Costa.
Do mal o menos, parece que dos jogadores portistas utilizados, ninguém se lesionou.

Jesualdo Ferreira deixou o Panathinaikos. Mais uma experiência incompleta e que acaba sem honra nem glória. O que é pena...
Mesmo não gostando do futebol marca Jesualdo, futebol de contra-ataque ou como se diz agora, de transições rápidas, reconheço-lhe a competência para formar, fazer evoluir, melhorar rendimentos de jogadores. Hulk e Falcao, são apenas dois exemplos, reconhecidos ao professor, pela evolução que tiveram graças a Jesualdo. Veio para o F.C.Porto em circunstâncias difíceis - saída abrupta de Co Adriaanse -, mas teve, indiscutivelmente, sucesso. Saiu quando tinha de sair, mas enquanto Dragão estou-lhe grato por tudo que ganhou ao serviço do F.C.Porto. Note-se, único clube que lhe proporcionou o apoio, organização e qualidade para vencer títulos.
Jesualdo está na recta final da sua carreira, quando olhar para trás e fizer o balanço, só pode estar grato a quem lhe deu a possibilidade e condições, para ter sucesso.
Não sei o que pensa fazer Jesualdo, mas a sua competência e experiência, podem ser ainda muito importantes.

A UEFA instaurou um processo disciplinar ao clube do regime por mau comportamento do público.
Curioso, aqueles anjinhos, que não fazem mal a ninguém e que comparados com os adeptos portistas, não passam de meninos de coro, andam a portar-se assim tão mal? E o outrora tão amigo Platini, estará com as orelhas a arder, com tantas pragas que lhe estão a rogar? E o freteiro, com calo no cú como o macaco, Delgado, que babava Platini quando os discursos do presidente da UEFA atingiam o F.C.Porto e exultava com a possibilidade do campeão ficar fora da Champions, estará a bater com a cabeça contra a parede, perante a possibilidade de clube de Vieira ser castigado?

Grande ambiente e grande jogo de hóquei, ontem, no Dragãozinho, entre o F.C.Porto e o Valongo, que os portistas venceram por 4-2 e que acompanhei através do Porto Canal. Foi um jogo sem incidentes, sem confusões, mas que me fez recuar no tempo, tempo de grande rivalidade e em que os jogos entre os dois clubes, principalmente em Valongo, eram autênticas guerras.
Depois de ter perdido o título da época passada, por culpa própria, mas também porque à Federação de Patinagem de Portugal faltou coragem para repor a legalidade - os jogos têm 50 minutos e não 49 e em hóquei 1 minuto é muito tempo. Refiro-me como é óbvio, ao Benfica 5 - F.C.Porto 5 decisivo para o título e que teve tempo a menos -, o F.C.Porto tem uma equipa forte, está na frente e preparado para lutar pela reconquista do título.

PS 1 - No jogo de andebol entre S.Horta - F.C.Porto, um jogador da equipa açoriana teve um comportamento vergonhoso e lamentável que se condena veementemente. Ver a história aqui

PS 2 - Um dos golos mais espectaculares que vi em toda a minha vida e vi muitos - senhoras e senhores, Ibrahimovic

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset