Populares Mês

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Enquanto espero com alguma ansiedade, confesso, por boas notícias do mercado, acreditando que quem tem a função de resolver, está atento, consciente do que é preciso e a trabalhar nisso, voltemos ao clássico de domingo passado e como os últimos são os primeiros, falemos de Danilo, Mangala e Alex Sandro.
Basta vê-los, ouvi-los ou lê-los, para perceber o seguinte: mesmo um empate que não decide nada e deixa quase tudo na mesma, foi um valente murro no estômago dos benfiquistas. E aqui incluo os dos programas televisivos e também jornalistas e desses, alguns que já há muito tempo perderam o pudor e a vergonha.
É caso para dizer que nós bem os avisamos, nós bem lhes ensinamos, mas eles não percebem nada. Não percebem que é uma questão de cultura enraizada, de mística, de um espírito que só o Dragão tem e que não é com conversa para boi dormir ou vendendo banha da cobra que se muda isso. É com exigência, reflectindo, olhando primeiro para dentro, fazendo auto-crítica, aprendendo com os erros, tendo coragem de mudar. Por exemplo, já nem me orgulho de ter escrito, em 21 de Dezembro, Nós estamos bem, eles estão como eu gosto, na mesma linha do que tinha acontecido em 6 de Maio de 2011, F.C.Porto arrasa, humilha, dá uma lição ao Benfica. Mas eles não aprendem... Não é que isso nos afecte, até é bom que eles nunca percebam, o problema é o depois do jogo. O mérito nunca é reconhecido, agarram-se ao acessório, têm dois pesos e duas medidas, vêm as tentativas de branqueamento, a extrapolação das palavras de Vitor Pereira, em contraponto com o silêncio sobre as declarações de Jesus na época passada. Enfim, azias que nem o Kompensan e Rennie juntos, conseguem resolver. Adiante...

No Verão de 2011 o F.C.Porto gastou muita pasta a contratar Danilo, Mangala e Alex Sandro, isto numa altura em que a crise estava à porta, os tempos já eram muito difíceis, jogadores que, recorde-se, também eram pretendidos pelo Benfica. Não faltaram críticas entre os portistas, mesmo tratando-se de jovens talentosos, internacionais, com enorme margem de progressão. Na altura, lembro-me de ter dito o que digo sempre sobre a qualidade e valor que precisa de visto ao vivo e só avaliado depois de algum tempo; do caro e barato, ser tudo relativo - há jogadores que foram baratos e tornaram-se caríssimos e vice-versa; não contratamos por birra, para afrontar ninguém; de a determinada altura ser uma questão política, ou vinham para o F.C.Porto ou iam para o Benfica. Isto é, seriam os laterais e central, do nosso principal rival. 
Ao vê-los mostrar todo o seu valor com o emblema do Dragão ao peito, pus-me a especular e a interrogar-me: e se eles tinham ido para Lisboa, reforçado o clube do regime? O que diriam alguns portistas? Virariam o bico ao prego e diriam que devíamos ter cometido as loucuras necessárias para contratar os jogadores? Não sei, mas sei uma coisa: não acertamos sempre, não somos perfeitos, cometemos erros, mas e claramente, somos os melhores a contratar, valorizar e mais tarde, vender com mais valias. Alguém tem dúvidas que Danilo, Mangala e Alex Sandro, se não acontecer nada de anormal, principalmente lesões graves e como ainda estão a crescer, juntarão à qualidade desportiva que está à vista e tão útil tem sido à equipa, também retorno financeiro?
 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset