Populares Mês

sábado, 14 de dezembro de 2013


É verdade que temos perdido protagonismo, prestígio e dinheiro, mas se já não podemos recuperar o que perdemos na prova entre clubes clubes mais importante do Mundo, a UEFA Champions League, podemos fazê-lo através do campeonato - a Taça de Portugal e da Liga têm muito menos visibilidade...- e da Liga Europa. Com a prova europeia, cujo sorteio é na próxima segunda-feira, a regressar apenas em finais de Fevereiro, 20 e 27, temos de acertar definitivamente o passo nas provas internas, em particular no campeonato, sempre o principal objectivo da época. Para isso temos e de uma vez por todas, deixar de ser um Porto de altos - poucos - e baixos - muitos -, um Porto pouco eficaz e pior, um Porto que comete erros primários. Temos e já não há mais tempo para ter tempo, de passar a ser um Porto consistente, equilibrado na qualidade de jogo, menos perdulário, menos dado a oferecer o ouro ao bandido e ganhador.
Para isso é fundamental que técnico e jogadores analisem tudo e façam um DIAGNÓSTICO CORRECTO sobre o que tem estado bem - porque é sempre possível melhorar - e principalmente, o que tem estado mal e muito mal - para corrigir e nunca mais repetir. Quando coloco toda a ênfase no diagnóstico correcto e até uma foto de Paulo Fonseca com a frase: «Quem vai a Madrid criar o que nós criámos?», é porque temo que o treinador do F.C.Porto continue a ver a árvore e não ver a floresta. É verdade que o tri-campeão português criou várias oportunidades e até um penalty falhou, mas para além de ter perdido 2-0 e de Helton ter negado pelo menos mais duas boas chances de golo aos espanhóis, o Atletico da última quarta-feira foi uma equipa desfalcadíssima, não tem nada a ver com o verdadeiro Atletico. Se era preciso um bom exemplo, dávamos o exemplo do jogo do Dragão frente ao mesmo adversário, completo, em que o F.C.Porto fez uma belo jogo, em particular na primeira-parte e não merecia perder.
 
O árbitro é Bruno Esteves, auxiliado por Venâncio Tomé e Mário Dionísio.

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, D.Reyes e Alex Sandro;
Médios, Lucho, Carlos Eduardo, Fernando, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Kelvin, Ghilas, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Licá.

Antevisão de Paulo Fonseca e o resto sobre o F.C.Porto no jornal O Jogo de hoje, com autorização presumida do blog portista forever

Histórico e curiosidades sobre o Rio Ave - F.C.Porto:
O Rio Ave - FC Porto a realizar-se amanhã será o confronto nº 20 para o campeonato. O saldo dos anteriores 19 jogos é relativamente equilibrado: 10 vitórias do FC Porto, 8 empates, e apenas 1 derrota.  F.C.Porto marcou em Vila do Conde 34 golos e apenas sofreu 9, um latente desequilíbrio entre golos marcados/sofridos e que contrasta com o relativo equilíbrio em termos de resultados.
Ficam os 19 resultados e respectivos marcadores dos golos do FC Porto apontados em Vila do Conde:
79/80 - Rio Ave 1 - FC Porto 3, golos: Gomes e Vital 2.
81/82 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Jacques 2.
82/83 - Rio Ave 0 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e Jacques.
83/84 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
84/85 - Rio Ave 0 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e auto-golo.
86/87 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
87/88 - Rio Ave 0 - FC Porto 7, golos: Gomes3, Sousa 2, Rui Barros e Inácio.
96/97 - Rio Ave 0 - FC Porto 1, golo: Jardel.
97/98 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
98/99 - Rio Ave 1 - FC Porto 1, golo: Zahovic.
99/00 - Rio Ave 2 - FC Porto 2, golos: Domingos 2.
03/04 - Rio Ave 1 - FC Porto 0
04/05 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Mc Carthy e Leandro.
05/06 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
08/09 - Rio Ave 0 - FC Porto 0
09/10 - Rio Ave 0 - FC Porto 1, golo: Farias.
10/11 - Rio Ave 0 - FC Porto 2, golos: Hulk 2.
11/12 - Rio Ave 2 - FC Porto 5, golos: Kleber 3, James e Djalma.
12/13 - Rio Ave 2 - FC Porto 2, golos: Jackson e Miguel Lopes.
Curiosidades:
O médio Quim, Campeão Europeu de 1987 e o adjunto e carismático Paulinho Santos, chegaram ambos ao FC Porto oriundos e formados no Rio Ave.
O Porto, Campeão Europeu com Mourinho, é o único que regista uma derrota em Vila do Conde e curiosamente, José Mourinho fez parte do plantel do Rio Ave na temporada 81/82 (Treinado pelo seu Pai Félix Mourinho), sem registar qualquer minuto jogado, um jogador banal, mas um treinador "paranormal".
Fernando Gomes o bi-bota, marcou em 4 jogos em Vila do Conde, em 4 vitórias do FC Porto e fez 8 golos nesses 4 jogos.
O resultado mais comum nos 19 confrontos anteriores em Vila do Conde foi o empate a zero golos, foi essa a tendência em 5 jogos.
 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset