Populares Mês

quinta-feira, 3 de abril de 2014


Sevilha e o Sevilha F.C., são talismãs do F.C.Porto. Na cidade ganhamos a Taça UEFA em 2003, eliminámos o clube na saga que nos levou até Dublin e à conquista da Liga Europa. Mas isso agora importa pouco, se não formos capazes de jogar bem, ter a atitude correcta, a concentração e a calma necessária, não há talismã que nos salve. Com o título perdido e o segundo lugar quase, resta ao conjunto orientado por Luís Castro agarrar-se às taças e em particular, à mais importante, aquela que tem a final em Turim. Não salvará a época, o primeiro objectivo, sempre a conquista do campeonato, já não é possível, mas pode fazer toda a diferença entre uma época perdida - embora, se como no passado, formos capazes de aprender a lição e aproveitarmos este passo atrás para dar dois em frente...- e uma época bem jeitosa.
Quem elimina o Nápoles pode acreditar que também pode eliminar uma equipa do Sevilha inferior aos italianos. Realismo, primeiro defender bem e depois atacar para marcar e ganhar, é a receita. Se for pela diferença mínima não importa, vantagem é sempre vantagem. Se for sem sofrer golos ainda melhor.
Vamos Porto!

O árbitro é o alemão Wolfgang Stark, auxiliado pelos seus compatriotas Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel  
Árbitros assistentes adicionais também vêm da Alemanha e são, Marco Fritz e Robert Hartmann.

Lista de convocados:
Guarda-redes,
Kadú e Fabiano;
Defesas,
Danilo, Reyes, Ricardo, Mangala e Alex Sandro;
Médios,
Herrera, Carlos Eduardo, Mikel, Defour, Quintero e Fernando;
Avançados,
Jackson, Ghilas, Varela, Licá e Quaresma.

A minha equipa provável:
Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Defour e Herrera; Quaresma, Jackson e Varela.

Histórico FC Porto com equipas de Espanha e outras curiosidades:
O FC Porto já defrontou 9 equipas de Espanha em provas da UEFA, R Madrid, Barcelona, A Madrid com regularidade, e este Sevilha pela 2ª vez. Bom, mas R Madrid, Barcelona, A Madrid, Sevilha, Valencia, A Bilbao, Espanhol, Corunha e Malaga, foram as 9 equipas de Espanha que se cruzaram com os Dragões em todas as provas da UEFA, excepto na extinta Taça das Taças.

O FC Porto na fase de Grupos da L Campeões, defrontou 4 X o R Madrid, e 3 X o A Madrid, fases essas a não eliminar. Todavia, em provas da UEFA  a eliminar, os Dragões superaram 5 X equipas Espanholas, e por 7 X foram eliminados por equipas da vizinha Espanha.

Em 11 eliminatórias, e uma Meia-Final a uma só mão, o FC Porto disputou 23 jogos com equipas de Espanha, os Dragões venceram 7 desafios, empataram em 5 jogos, e sairam derrotados em 11 confrontos, o FC Porto marcou 24 golos, e sofreu 29 tentos nesses 23 confrontos. Este relativo desequilibrio acentua-se nos duelos com Barcelona e Real Madrid.

Vejamos agora competições da UEFA, temporadas, resultados e marcadores respectivos nesses 23 desafios com equipas da vizinha Espanha, em eliminatórias (sem fase de Grupos da L Campeões):
T Campeões, 1956/57, FC Porto 1 - A Bilbao 2, golo José Maria.
2ª mão: A Bilbao 3 - FC Porto 2, golos de Jaburu e Hernâni.
T C Feiras, 1963/64, A Madrid 2 - FC Porto 1, golo de Romeu.
2ª mão: FC Porto 0 - A Madrid 0
Taça UEFA, época 1972/1973, F.C.Porto 3 - F.C.Barcelona 1, golos de Flávio e Abel 2
F.C.Barcelona 0 - F.C.Porto 1., golo de Abel
T Campeões 1979/80,  FC Porto 2 - R Madrid 1, golos de Gomes 2.
2ª mão: R Madrid 1 - FC Porto 0
T Campeões, 1985/86, Barcelona 2 - FC Porto 0
2ª mão: FC Porto 3 - Barcelona 1, golos de Juary 3.
T Campeões, 1987/88, R Madrid 2 - FC Porto, 1 golo de Madjer.
2ª mão: FC Porto 1 - R Madrid 2, golo de Sousa.
T UEFA, 1989/90, FC Porto 3 - Valência 1, golos de Rui Águas 2 e Madjer.
2ª mão: Valencia 3 FC Porto 2, golos de Madjer e Jorge Couto.
L Campeões, 1993/94, Barcelona 3 - FC Porto 0 (Meia Final a uma só mão, e disputada em Camp Nou).
T UEFA,  2000/01, Espanhol 0 - FC Porto 2 golos de Drulovic e Pena.
2ª mão: FC Porto 0 - Espanhol 0.
L Campeões, 2003/04, FC Porto 0 - Corunha 0
2ª mão: Corunha 0 - FC Porto 1, golo de Derley.
L Campeões, 2008/09, A Madrid 2 - FC Porto 2, golos de Lisandro 2.
2ª mão: FC Porto 0 - A Madrid 0.
L Europa, 2010/11, Sevilha 1 - FC Porto 2 golos de Rolando e Guarín.
2ª mão: FC Porto 0 - Sevilha 1.
L Campeões, 2012/13, FC Porto 1 - Málaga 0 golo de Moutinho.
2ª mão: Málaga 2 - FC Porto 0.

Curiosidades:
A estreia do FC Porto em provas da UEFA, aconteceu em 1956 na Taça dos Campeões, e justamente com o A Bilbao do País Basco.

Esta será a 14ª participação do FC Porto nos Quartos Final de provas da UEFA, sempre que superou esta fase, os Dragões atingiram a Final das provas respectivas: S Donetsk (T Taças 1983/84); Brondby (T Campeões 1986/87); Panathinaikos (T UEFA 2002/03); Lyon (L Campeões 2003/04) e S Moscovo (L Europa 2010/11). Em 1993/94, transitou directamente da fase de Grupos da Liga dos Campeões, para a Meia Final da prova com o Barcelona, a uma só mão, como vimos em cima, sem eliminatória de Quartos-Final.

Sevilha é uma cidade talismâ para o FC Porto, na Andaluzia o FC Porto conquistou uma Final Europeia épica em 2003, e pela cidade e clube, passou uma eliminatória superada para outra final Europeia conquistada pelos Dragões, esta  em 2011.

Coincidências: Basileia foi a cidade que acolheu a 1ª Final Europeia do FC Porto em 1984, a Juventus foi o 1º adversário dos Dragões nessa Final estreia Europeia, Basileia e Juventus disputam os Quartos-Final da L Europa, com a Final desta Edição dessa prova a ser disputada em Turim. Em 1983/84, justamente na temporada dessa primeira Final Europeia, o FC Porto não conquistou o Campeonato Nacional, mas venceu o Rio Ave na Final da Taça de Portugal, vilacondenses que podem disputar a 2ª Final da Taça de Portugal com os Dragões, caso ambos superem as Meias Finais dessa prova. José Maria Pedroto, Treinador do FC Porto foi nessa temporada substituido interinamente (por doença) pelo seu eterno Adjunto António Morais, coincidentemente Luís Castro nesta temporada foi uma escolha interna, para suceder a Paulo Fonseca.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset