Populares Mês

sábado, 16 de agosto de 2014


Quando já se rezavam missas de sétimo dia pela morte do F.C.Porto, onde muitos portistas marcaram presença, o Dragão surpreende mesmo os adeptos mais serenos, conhecedores do que a casa gasta e apresenta um plantel de qualidade, para ninguém "botar" defeitos. Se não houver nenhum raid de última hora que nos tire jogadores nucleares, Jackson principalmente - há valores que não nos podemos dar ao luxo de recusar; se se confirmar a contratação de Jordy Clasie; e conseguirmos um avançado de valor - estamos a trabalhar nisso e só virá, se for para somar e uma verdadeira alternativa a Cha Cha Cha -, ficaremos com dois jogadores de valor semelhante para cada lugar, um plantel que dará ao treinador possibilidades para gerir sem colocar em risco nada, numa época que se deseja muito longa, a durar até finais de Maio. É preciso recuar alguns anos para vermos um início de época com tanto entusiasmo e tantas expectativas, como demonstram bem as enchentes do Estádio do Dragão no jogo de apresentação e no de ontem. É bom que assim seja, a energia positiva ajuda, mas também é importante que estejamos conscientes, como no jogo frente ao Marítimo ficou bem demonstrado, que o caminho é longo, difícil, temos estar atentos e unidos, preparados para andores vermelhos ou para um calimerismo cada vez mais chorão e queixinhas. Temos de estar preparados e saber separar o comentário objectivo, mesmo que negativo, do comentário faccioso que tresanda a má-fé. Temos de ignorar e não valorizar excessos de alguns que são capazes das mais mirabolantes cambalhotas e dos mais inacreditáveis números de contorcionismo, quer quando dizem que estamos em declínio, quer quando nos tentar embalar com cantos de sereia excessivos. O F.C.Porto e o portismo estão bem e recomendam-se, mas cuidado e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Era esta mensagem que gostaria de passar no dia seguinte ao primeiro jogo oficial do F.C.Porto.

Rúben Neves é o mais novo jogador da história do F.C.Porto a estrear-se a titular na primeira equipa, em jogos para o campeonato - 17 anos. 5 meses e 2 dias - e não podia ter sonhado com melhor estreia. Para além do enorme talento e potencial, aquilo que mais impressiona o jovem da formação do F.C.Porto é a sua maturidade - até a festejar o golo revelou essa maturidade, pareceu um acontecimento normal, quando tinha acabado de fazer história. Se as primeiras impressões não enganarem e Lopetegui for o líder que parece ser, Rúben não podia estar mais bem entregue e vai ter uma gestão cuidadosa para que o crescimento seja natural, com calma e sem precipitações.

PS - Como o Dragão até à morte tem visitantes atentos e bem informados - não é Ribeiro? -, ao contrário do que tinha dito em cima, o jogador mais jovem a estrear-se como titular em jogos de campeonato, na principal equipa do F.C.Porto, não foi Rúben Neves, mas Bruno Gama que se estreou com 17 anos, 5 meses e 1 dia. Mesmo que seja apenas 1 dia, fica resposta a verdade. A favor de Rúben o golo marcado e de ser da nossa formação - Bruno Gama veio do Sporting de Braga.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset