segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Caro Mister, vou contar-lhe uma história, vou falar-lhe do cavalheiro que ontem arbitrou o F.C.Porto. Em 11 de Janeiro de 2009, disputou-se no Estádio da Luz, um Benfica - Braga. Bem, meu caro Lopetegui, a coisa foi de tal ordem, o escândalo de tal maneira, que o treinador do Braga, na conferência de imprensa no final do jogo, à pergunta: "O Braga pode lutar pelo título?" Repondeu: "Não! Braga campeão, só na playstation". Sabe quem era o treinador do Braga? Esse mesmo, o Jorge Jesus. Sabe quem foi o árbitro? Esse mesmo, o Paulo Baptista. Só não tenho a certeza se com Rufo ou sem Rufo.
Mister, agora proponho-lhe que veja a imagem à esquerda. Está a ver? Mas para o caso de não perceber e ter algumas dúvidas, eu explico-lhe: Nacional-Benfica, penalty contra o Nacional claramente fora da área - a linha branca mais vincada significa o que a grande área teve de aumentar para que o artista assinalasse penalty, mas a grande área verdadeira é bem mais atrás e nota-se bem, embora as linhas estejam menos nítidas. Sabe quem era o árbitro? Esse mesmo, o Paulo Baptista. Só não tenho a certeza se o auxiliar que alargou a área era ou não o Rufo. Rufo que não se inibe de colocar na sua página do Facebook que gosta do Benfica... Rufo que ontem viu fora-de-jogo em lances limpinhos. Portanto, Mister, errar é humano, mas em Portugal só é humano quando o F.C.Porto é prejudicado ou o Benfica beneficiado. Quando o juíz erra a favor do F.C.Porto ou contra o Benfica... aí a coisa muda, o árbitro é corrupto, é do sistema, deixa de ser humano, erra de propósito, a coisa dura, dura, dura, dura...





Podia dizer-lhe que não compreendi a entrada do Aboubakar no fim do jogo, quando para o F.C.Porto o resultado era negativo e falar-lhe de outras coisas que não gostei. Mas vou acreditar que este empate, que é um mau resultado e todas as incidências do jogo, podem funcionar como um bom tema de reflexão interna. Se tudo for bem analisado e os problemas que deram origem à perda dos primeiros 2 pontos, bem diagnosticados; se forem encontradas as terapias para evitar que voltem a acontecer, este passo em falso pode significar vários em frente. Temos muita gente nova, alguns com o que aconteceu ontem, talvez comecem a perceber que isto vai ser preciso dar muito à pinhanha, não chega entrar com as camisolas do F.C.Porto vestidas, entrar a pastar a toura.
Quarta-feira lá estaremos. Sim, porque um Dragão não desanima, mesmo que o empate de ontem não estivesse nos planos e depois de chegarmos à vantagem... então nem se fala.