Populares Mês

sábado, 27 de dezembro de 2014


- Mike, meu velho, então esse Natal?
- Muito bom! Saúde, pouco dinheiro, mas o suficiente - o Vila Pouca paga mal pra carago! -. muitas prendinhas... tirando a parte desportiva que não está tão bem como desejava, foi um Natal sem motivos para reclamar. E o teu?
- Mike, olha, faço minhas as tuas palavras, mas na parte financeira já ouvi uns zum zuns e pode ser que em 2015 tenhamos um aumento de um café por dia... isto se a Troika não reclamar, achar um escândalo e o dono do tasco, sempre muito bem mandado e subserviente à Troika, não se arrepender. Mas vamos mas é ao que interessa. Mike e para começar, que achas do homem do ano para a A Bola/Panfleto da Queimada, ser o Jorge Jesus?
- Acho muito bem, muito bem mesmo. Se o André Villas-Boas foi o homem do ano quando ao serviço do F.C.Porto ganhou tudo, incluindo uma prova europeia, porque não o Jesus? Ele só não ganhou a Liga Europa, mas aí foi culpa da maldição do Bélla Guttmann que baixou no Beto e o fez defender dois penaltis.
- Mike, afinal, ao contrário do que disseste, o Natal não foi assim tão bom como isso, fez-te mal à moleirinha. Terá sido do champanhe baratuxo, da imitação de queijo da serra ou as rabanadas tinham vinho do Porto a mais?
- Não estou a perceber, Melga, há qualquer coisa que me escapa... mas olha, o champanhe até nem era mau, o queijo da serra era genuíno e as rabanadas são a especialidade da casa, nem um niquinho de vinho do Porto para além da conta.
- Então acorda, Mike, quando é que o Fugitivo foi o homem do ano para A Bola/Panfleto da Queimada?
- Não foi? Então o Libras conseguiu muito mais que o Jesus e nada? Que injustiça!
- Tu chamas-lhe injustiça, Mike, eu que não tenho os teus pruridos, chamo-lhe má-fé, facciosismo, sectarismo, vermelhismo sujo, prostituição jornalística.
- Carago, Melga, já vi que nada vai mudar para ti, ano novo, combate velho. E sobre a entrevista do homem do ano?
- Podes ter a certeza! Mas adiante. Sobre a entrevista, tudo espremido, não dá nada, apenas retive três coisas: uma, para conferir lá para Maio e de que vai acabar com a hegemonia do F.C.Porto. Outra, está apaixonado pelo Benfica. Lindo e dá sempre um bom destaque da capa. A última, que se o Benfica não tivesse vendido jogadores desde 2009 estaria a disputar um Liga dos Campeões. Sobre isso, tem piada, ontem ao ler as declarações de Falcao sobre os clubes onde foi mais feliz, F.C.Porto e Atletico de Madrid, pensei o mesmo que o homem do ano. Se o F.C.Porto não vendesse jogadores, topa só o ataque: Hulk, Falcao, Jackson e James. Moutinho e Fernando no meio-campo e o Pepe ainda fazia uma perninha a central. Mudando a agulha, Mike, achas que o nosso clube precisa de um Lucho agora no mercado de Inverno?
- Acho, acho, alguém com experiência, maturidade, capacidade de liderança, seria bem-vindo. Mas onde está outro Lucho?
- Tens razão, mas mesmo não sendo um Lucho, com tudo aquilo que El Comandante representava para o F.C.Porto, um jogador experiente, habituado a competir no futebol europeu e ao mais alto nível de exigência, também não seria mal visto, mas quem? E antes que perguntes mais alguma coisa sobre o F.C.Porto, digo-te já que para mim o treinador do ano foi o Obradovic, o jogador Gilberto Duarte e dirigente, tenho de o reconhecer e dar a mão à palmatória, o meu antigo colega no Infante D.Henrique, José Magalhães. Mike e sobre o Sporting, não há nada?
- Há, há Melga, no circo apareceu um novo protagonista, chama-se Eduardo (*), funciona como aqueles partners dos artistas, no caso do dono do circo e que assina um artigo na Bola/Panfleto da Queimada, só comparável às lambidelas de traseiro de um Reco-reco Guerra ou de um freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado. Que nojeira!
- Põe nojeira nisso, Mike. Marco Silva agente infiltrado ao serviço dos fundos, dos que querem destruir o Sporting e por aí, fora, é obra que só encontra paralelo naquela conspiração que o freteiro Delgado denunciou e era urdida pelo agora vice-presidente do Benfica, José Eduardo Moniz e que visava entregar o clube do regime aos espanhóis.
- Mas se o Marco sair, quem achas que vai entrar. Fala-se no Vítor Pereira e no Rui Faria...
- Tem piada, o nome do Rui Faria já apareceu para o F.C.Porto, agora aprece para o Sporting. Só alguém muito a leste dos acontecimentos pode acreditar que o nº2 de José Mourinho podia encarar a hipótese de vir para Alvalade. Já o Vítor Pereira tenho um feeling que iria a correr...
- Achas que ele se ia meter naquele circo?
- Acho, acho, mas repito, é apenas um feeling.
- E votos para 2015?
- Para além de muita saúde e algum dinheiro para o básico, que o andor de tão cheio desmorone e com isso, mesmo com 6 pontos de atraso, o F.C.Porto tenha capacidade e competência para ser campeão. 
- Eu acrescento: como sonhar não é pecado, nem paga impostos, na Champions possamos ir a Berlim e como não temos nenhuma maldição a pairar...

(*) - Para que não restem dúvidas. Clicando no nome Eduardo podem ler o artigo de José Eduardo publicado hoje no panfleto da queimada. E não digo mais nada para que quem quiser possa fazer à vontade um juízo de valor acerca do conteúdo do mesmo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset