Populares Mês

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015


F.C.Porto e Belenenses, dois dos cinco clubes que no futebol português já conquistaram o título de campeão - Benfica, Sporting e Boavista foram os outros -, defrontam-se amanhã a partir das 20:15 no Estádio do Dragão, em mais um jogo de grandes tradições, um clássico. A equipa de Belém que está a fazer um bom campeonato, é organizada, tem carácter e uma boa atitude, é uma equipa à imagem do seu jovem, mas exigente e competente treinador, Lito Vidigal. Porém, sem nada o fazer prever, no jogo da Taça de Portugal disputado em Braga, essa equipa teve uma noite de terror, perdeu por 7-1, números que já não se usam, nem correspondem à diferença entre as duas equipas. E quem olhar para o que aconteceu na "Pedreira" tenderá a pensar que a equipa de Belém surja amachucada, carregue o peso de uma derrota que deixa marcas, por isso vai ser um jogo fácil para os pupilos de Lopetegui. Não me atrevo a tirar essa conclusão. Se é verdade que por um lado pode aparecer um Belenenses desmoralizado, vergado ao peso de uma derrota humilhante; por outro, também pode subir ao sempre bem tratado relvado do Dragão, uma equipa de orgulho ferido, pronta a dar tudo para se reabilitar, limpar a face. Portanto, como cuidado e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, é importante que o F.C.Porto encare os azuis de Bélem como se eles tivessem acabado de golear, estivessem com a moral no ponto mais alto. É que frente ao Belenenses, se já vi, por exemplo, o F.C.Porto de Pedroto golear por 8-0 e o de Ivic por 7-1, também não me esqueço de em Janeiro de 1975 ver o F.C.Porto de Aymoré Moreira ser goleado nas Antas por 4-0, com um desengonçado Alfredo a fazer miséria. Curiosamente, nesse jogo, o Beleneneses também vinha de uma derrota que deixou marcas, 1-3 frente à Académica, o treinador, Peres Bandeira? estava na corda bamba.
Para que não haja surpresas desagradáveis, possamos continuar na luta, com atitude, respeito e a nossa qualidade, vamos a eles. Sábado passado aviamos o galo, amanhã temos de comer a sobremesa e aviar os pastéis

O árbitro é Manuel Mota, auxiliado por Paulo Vieira e José Gomes.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Maicon, Marcano, Martins Indi e José Ángel ;
Médios, Evandro, Casemiro, Campaña, Herrera, Óliver e Quintero;
Avançados, Quaresma, Tello, Jackson, Ricardo Pereira e Adrián.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi e José Ángel, Casemiro, Herrera e Óliver, Quaresma, Jackson e Tello.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«Não vai ser um jogo fácil, não. O Belenenses está a fazer muitas coisas bem e uma boa época. A meu ver, o resultado de ontem foi exagerado e mentiroso. E vai ser diferente do de sábado, pois foi um jogo para a Taça de Portugal com circunstâncias diferentes. Prefiro basear-me nos dados gerais: 15 jogos com poucos golos sofridos. O Belenenses é uma equipa organizada e vai reagir ao último mau resultado com força e orgulho. Espero um jogo mais difícil depois do resultado de ontem»
«Pedroto dizia que os adeptos não eram o jogador número 12, mas sim o jogador número um. Essa frase é perfeita, é por eles que temos que continuar a acreditar e a trabalhar. Depois do treino aberto, espero-os no primeiro jogo.» 

«Se me agrada a CAN agora? Sinceramente, como não tenho poder de decisão nunca pensei nisso. Temos de saber lidar com essa situação, centrar-nos nessa realidade e encontrar soluções para esse tipo de situações pontuais»

«As ausências de Brahimi e Aboubakar não têm de ser faladas. Com a ausência deles há jogadores que vão ter mais presença, claro, que vão dar um passo em frente e mostrar que têm talento e que podemos contar com eles. Primeiro vemos o que temos no nosso plantel e depois, se for preciso, olhamos para a equipa B»

«É bom ter muitos jogadores que marquem. É bom para a equipa e para os jogadores. Mas, sim, é um facto que há um jogador que nos ajuda muito, o Jackson. Não só a marcar, como em muitos momentos do jogo. Por isso, mesmo que não marcasse contávamos com ele. Mas, como é óbvio, preferimos que marque e é óptimo que ajude e marque. Ter mais jogadores a fazer é sinal de confiança.»

«A equipa sempre criou muitas oportunidades, umas vezes concretiza mais do que outras. Agora temos mais pontaria, mais confiança, mas a equipa tem sempre que melhorar. Sabemos o que temos de melhorar individual e colectivamente. Temos de melhorar muito e falar pouco».

«O futebol é um jogo coletivo onde há jogadores fantásticos. Por isso, para mim, os prémios individuais são muitas vezes mentirosos. Não acredito muito neles, acredito mais noutros.»
 
Notas:
Soube ontem que o "director" do panfleto da queimada, Vítor Kasparov Serpa, discursou na homenagem levada acabo no ISMAI, a José Maria Pedroto. De facto, há coisas que a minha pobre camioneta de areia já não aguenta.

Ouvi na Antena 1, não sei se a pergunta foi feita por um jornalista da estação pública, mas depois de Rui Vitória na antevisão do Benfica-Vitória, ter dito que André André é o médio que melhor pensa o futebol na Liga portuguesa, o jornalista atirou: "Acha que André André era o jogador indicado para substituir Enzo Pérez no Benfica?" Outra pergunta interessante em vésperas do jogo frente ao clube do regime, é se pensa treinar o Benfica.
É preciso ter uma grande lata, esta gente não tem noção das barbaridades que atira pela boca fora...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset