Populares Mês

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015


O mito:
Dizer que a formação do Sporting é a melhor, melhor por exemplo que a do F.C.Porto, é um mito... a não ser que reduzamos o futebol português ao período que nos dá mais jeito. A formação portista consagrou vários jogadores que venceram títulos internacionais, uns ao serviço do F.C.Porto, outros ao serviço de vários clubes europeus para onde se transferiram. Vítor Baía, João Pinto, Jorge Costa, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Sérgio Conceição, Rui Barros, Fernando Gomes, Jaime Magalhães e mais alguns que neste momento não me ocorrem, são exemplos da qualidade da formação do F.C.Porto. O que se tem passado e isso é verdade, é que por força das necessidades, tem muito menos capacidade financeira que os seus rivais, o Sporting tem sido obrigado a recorrer mais à formação. Se no futuro, mais a curto que a médio ou longo prazo, o F.C.Porto tiver que enveredar por esse caminho... acredito convictamente que ficará provado que a formação dos Dragões não fica nada a dever à formação dos leões - formação não são apenas jogadores portugueses, que fique claro.

Vítor Pereira:
Depois de ter sido preterido pelos ingleses do Everton e do Crystal Palace, Vítor Pereira regressa ao activo ao serviço dos gregos do Olympiakos. É um clube de prestígio, o eterno campeão da Grécia, mas não é um clube fácil - que o digam o espanhol Míchel González e o português Leonardo Jardim. Habituados a dominar o futebol grego e ganhar sempre ou quase sempre, os apaixonados adeptos do Olympiakos colocam muita pressão, para além de vitórias exigem boas prestações europeias e bons espectáculos. É esse o grande desafio de Vítor Pereira que tem a seu favor dois anos de técnico principal do F.C.Porto, um clube onde a pressão e a exigência também é muita.
Desejo ao Vítor toda a sorte do mundo e ainda bem que já tem trabalho... estava farto de o ver em más companhias.

Homenagem:
No próximo sábado, dia do Benfica-Vitória S.C., com a ajuda dos lacaios da propaganda os benfiquistas estão a ser convocados para mais uma homenagem a Eusébio. Mas atenção, o jogo é oficial, para o campeonato, não é um jogo a brincar, para levar com espírito de festa como normalmente são os jogos de homenagem. À atenção do árbitro Rui Costa. Espero que não se deixe impressionar... já basta o que basta.

Notas finais:
Muita gente se pronunciou sobre Pedroto agora que fez 30 anos que o Mestre partiu. Só um destoou: Octávio Machado mais uma vez mostrou o lacrau ressabiado, rancoroso e o escroque que é, no ataque ao Presidente do F.C.Porto. Sem o empenho, a determinação e a coragem de Pinto da Costa, antes e durante o tempo que Pedroto serviu o F.C.Porto, provavelmente nunca Pedroto podia estar tão ligado e ser uma figura tão importante na história do F.C.Porto como, claramente, é. Omitir isso, esquecer que Pedroto já partiu há 30 anos e que neste longo período o F.C.Porto, sob a liderança de Pinto da Costa, se transformou num dos grandes clubes europeus, é patético, próprio de um ser pequenino como Octávio é e nunca deixará de ser. Pedroto nunca poderia ser a figura número um do F.C.Porto por várias razões, a maior das quais, porque partiu cedo de mais.

Não vi o jogo, não sei se o jogador do Belenenses, Deyverson, foi bem ou mal expulso no jogo de ontem frente ao S.C.Braga. Mas não deixa de ser curiosa a preocupação do líder da SAD do clube de Belém em querer que Deyverson seja despenalizado para assim poder jogar frente ao F.C.Porto. Tendo em conta o que aconteceu antes do Benfica-Belenenses, com o impedimento do referido jogador e também com Miguel Rosa, a atitude de Rui Pedro Soares, repito, é no mínimo, curiosa.

Bagão Félix é um castiço. Agora deu-lhe para dizer que Adriano Facchini contra o Benfica defende tudo, no sábado passado contra o F.C.Porto deu um semifrango e com isso facilitou a vida aos Dragões. Ora como eu tenho boa memória, recupero aqui um Benfica-Gil Vicente e digo ao nosso amigo papa-hóstias: olhe que não doutor, olhe que não...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset