Populares Mês

sábado, 18 de julho de 2015



Nota de abertura:
O F.C.Porto concluiu ontem a compra do Porto Canal. Esperamos e torcemos todos para que a partir de agora as coisas comecem a mudar e tenhamos um canal ambicioso, corajoso, com qualidade, à imagem e semelhança do seu proprietário... sem esquecer também, o respeito pelo telespectador.

O F.C.Porto faz hoje o seu segundo treino frente aos alemães do MSV Duisburg, equipa que subiu na temporada passada à segunda Bundesliga. Há a expectativa de ver principalmente Casillas, Maxi, Imbula e Bueno, já que André André, Danilo e Sérgio Oliveira são suficientemente conhecidos. Sendo jogos necessários para dar condição física e ritmo e perder nem a feijões, a importância que lhes dou não é muita, tão pouco aos resultados obtidos. Primeiro, porque os jogadores estão cansados e jogadores cansados perdem capacidade de pensar e executar bem e depressa. Segundo, porque nestes jogos há muitas substituições, entra uma equipa de início e o jogo acaba quase com outra, é natural que não haja conjunto nem coesão, equilíbrios, organização. Finalmente, porque nesta minha longa caminha de portista militante já vi boas pré-épocas que culminaram em temporadas ganhadoras; já vi euforia na pré-época que terminou em desilusão; já vi pré-épocas que perspectivavam épocas desastrosas e terminaram em épocas para a história.

O jogo:
No segundo jogo particular, frente a uma equipa alemã agressiva, fechada e rápida a sair para o contra-ataque, o F.C.Porto entrou com Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e José Ángel, Danilo e Imbula, Tello, Bueno e Varela, André Silva., numa espécie de 4x2x3x1. Foi um Porto naturalmente superior ao Duisburg, mas ainda perro, cansado, sem velocidade, facto a que não será alheio o treino na manhã do jogo. Na primeira-parte, com muita gente que em condições normais será titular, o conjunto de Lopetegui teve bons momentos, junto com algumas atrapalhações na rectaguarda, em particular na lateral-esquerda, podia ter marcado em duas boas oportunidades, talvez a vantagem mínima dos Dragões se justificasse, mas o empate também estava bem. Foram 45 minutos interessantes, não s epedia exigir muito em organização, pressão, velocidade a pensar e a executar.

Dos novos e aqueles em quem estavam todos os olhos, Casillas teve pouco que fazer; Maxi, para quem só chegou há três dias e fez três treinos, cumpriu; gostei da dupla de médios, Imbula já deu um cheirinho do que pode fazer, Danilo idem, Bueno teve boas deambulações, movimentos, aparece bem, mas tem de ser mais assertivo no último passe; André Silva, generoso, mas sempre pouco acompanhado, não teve grandes hipóteses de mostrar serviço.

Para a segunda-parte uma equipa nova: Helton, Ricardo, Lichnovsky, Martins Indi e Alex Sandro, André André, Evandro e Sérgio Oliveira, Hernâni, Aboubakar e Brahimi, Porto em 4x3x3 e melhor. Mais dinâmica, mais domínio, mais perigo, também porque houve mais espaço, dois golos - Brahimi após uma belíssima jogada e Hernâni a culminar um contra-ataque mortífero - e muito desperdício.
Nos segundos 45 minutos, dos novos, muito bem André André, em bom plano Sérgio Oliveira e o Brahimi do primeiro terço da época passada.
Resumindo:
Estamos no bom caminho...

Duas perguntas:
Algum significado na titularidade de José Ángel no lugar de Alex Sandro? A entrada de início de André Silva significa mais uma oportunidade para que o jovem ponta-de-lança posso ser uma opção no plantel principal para 2015/2016?

Nota final:
Ontem, Mitrovic é a nova loucura, 20 milhões de euros, do F.C.Porto. Hoje A.Mitrovic está a fazer exames médicos no Newcastle. Depois de Llorente, Dzeko. Quem vem a seguir? Benzema? Kun Aguero?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset