Populares Mês

sábado, 24 de outubro de 2015


Depois de uma longa pausa que me levou a ter de ir ver com quem foi o último jogo do F.C.Porto - vitória caseira sobre o Belenenses por 4-0 -, regressa o campeonato e logo com um adversário complicado a visitar o Dragão: o europeu S.C.Braga. Estarão frente a frente duas boas equipas, ambas confiantes e moralizadas, recheadas de bons jogadores, teoricamente estão reunidas as condições para o Dragão assista a um belo espectáculo. Tudo indica que será um jogo muito disputado, também equilibrado, com os portistas, porque jogam em casa e são favoritos, a procurar justificar as razões porque lhes é atribuído esse favoritismo, bracarenses apostados em o contrariar. Normal, será um Porto com mais posse, as despesas do jogo, atacando desde o início na procura do golo, Braga a defender bem e a sair no contrapé para tentar surpreender. Idem para um Braga, porque jogou na quinta-feira e tem menos dias de descanso, com tendência para adormecer o jogo, para ritmos baixos, F.C.Porto mais fresco fisicamente, a tentar fazer o contrário, entrar forte, dinâmico, pressionante, rápido com e sobre a bola para obrigar os minhotos a desgastarem-se e depois tirar partido disso. Seja como for, porque somos e queremos continuar a ser líderes, temos de ser uma equipa com atitude, com raça, com qualidade e forte colectivamente. Se formos capazes de colocar no belo tapete do Dragão esse atributos, com mais ou menos dificuldades, venceremos e continuaremos a olhar para baixo.

O árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Bertino Miranda e Rui Licínio.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Martins Indi, Cissokho, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Rúben Neves, Imbula, André André e Bueno;
Avançados, Tello, Aboubakar, Dani Osvaldo, Brahimi e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Layún, Marcano, Martins Indi e Cissokho, Rúben Neves, Imbula e André André, Brahimi, Aboubakar e Tello.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«O SC Braga vem de uma vitória justa. Fizeram um grande jogo que consolida essa série de jogos que está a fazer. Joga bem, tem automatismos enraizados e tem bons jogadores. Esperamos máximas dificuldades frente a uma grande equipa».

«Para mim cada jornada é uma jornada chave. São três pontos. Em outubro não se ganha nem se perde nenhum título», afirmou o técnico espanhol dos portistas, antes de deixar um breve comentário sobre o dérbi entre Benfica e Sporting».

«Dérbi? O único resultado que me interessa é o nosso. É aí que está toda a nossa energia. Espero que consigamos chegar ao máximo que o jogo nos vai exigir. Sobre o resto não tenho influência».

«Não temos nenhum penálti a favor? Será que atacamos pouco? [risos]. Espero que seja uma coincidência».

«A entrevista de Marco Ferreira? Polémica sobre árbitro? É preciso que diga algo mais? Está tudo dito. Tu disseste tudo. Nós estamos focados no nosso trabalho. No ano passado falei muito e não quero nem preciso de falar mais nada. Confio no bom senso, na boa vontade. Isto não é novo»

Histórico dos confrontos entre F.C.Porto e S.C.Braga:
A partida de amanhã será o FC Porto vs Braga nº 60 disputado no Porto para o campeonato, com um balanço francamente positivo para os Dragões: 49 vitórias, 7 empates, e 3 derrotas. Todavia, neste Século XXI o Sp de Braga nas Antas ou no Dragão tem provocado dificuldades, nos últimos 15 confrontos no Campeonato, o Arsenal de Braga empatou 3 partidas e venceu 3-1 no Dragão, em Janeiro de 2005, tendo essa vitória dos bracarenses provocado a demissão do asturiano Vítor Fernandez.
Vejamos agora os últimos 10 confrontos no Dragão para o Campeonato, com resultados e marcadores respectivos:
05/06 FC Porto 1 - Braga 1, golo: Lucho.
06/07 FC Porto 1 - Braga 0, golo: Adriano.
07/08 FC Porto 4 - Braga 0, golos: Lisandro 2, Farias e R Meireles.
08/09 FC Porto 1 - Braga 1, golo: Farias.
09/10 FC Porto 5 - Braga 1, golos: Falcao 2, Belluschi, Alvaro Pereira e Raul Meireles.
10/11 FC Porto 3 - Braga 2, golos: Varela 2 e Hulk.
11/12 FC Porto 3 - Braga 2, golos: Hulk 2 e Kléber.
12/13 FC Porto 3 - Braga 1, golos: Kelvin 2 e James.
13/14 FC Porto 2 - Braga 0, golos: Jackson 2.
14/15 FC Porto 2 - Braga 1, golos: Martins Indi e Quintero.
Lisandro, Hulk, Falcao e Jackson, goleadores do FC Porto nas últimas 10 temporadas, todos bisaram em vitórias no Dragão perante o Sp Braga. Todavia, Varela e Kelvin também o fizeram.
Há duas vitórias históricas do FC Porto nas Antas perante o Sporting de Braga e ambas garantiram directa, ou indirectamente dois campeonatos. Na temporada 1958/59, penúltima jornada, FC Porto 3 Braga 2, com Virgílio Mendes perto do fim a selar o 3º e a vitória. Na mesma jornada o Sporting vencia em Alvalade o Benfica por 2-1 e o FC Porto ficava dependente de uma vitória "gorda" em Torres Vedras. É o célebre jogo dos descontos do Calabote na Luz. Felizmente o Benfica - CUF não foi para prolongamento e o FC Porto de Guttmann foi Campeão Nacional em 1959!
19 anos mais tarde, já no final da década de 70, nas Antas disputou-se a 30ª e última jornada do Campeonato 1977/78 com um FC Porto Braga. O FC Porto de José Maria Pedroto estava a uma vitória de se sagrar Campeão Nacional, passadas 19 temporadas do campeonato Calabote, resultado final: FC Porto 4 - Braga 0. Para recordar o onze dos Dragões nesse desafio disputado a 11 de Junho de 1978 no Estádio das Antas: Fonseca; Rodolfo, Simões, Freitas e Murça; Octávio, Ademir Oliveira, Seninho, Duda e Gomes. Gomes bisou, Octávio e Oliveira também marcaram. O guarda- redes Rui Teixeira e o esquerdino Jairo, ambos saíram do banco nessa partida, justamente para se sagrarem Campeões Nacionais.
Nota final:
O ex-árbitro Marco Ferreira deu uma entrevista ao jornal espanhol AS e onde faz acusações gravíssimas a Vítor Pereira, presidente do CA da FPF - Vítor Pereira já reagiu, vai processar Marco Ferreira... Aguardemos, portanto e temos tempo para falar disso com calma. Mas o curioso da situação, é ver a reacção do Gabriel, o conhecido papagaio ver de bico encarnado e director de comunicação do SLB. Disse o Gabi, é mais um frete do AS ao amigo basco. Disse mais, Marco Ferreira continua a perseguir fantasmas. Deixando os fantasmas de lado, importa dizer o seguinte: Então Luís Filipe Vieira faz apelos aos benfiquistas para não ligarem a acusações directas e graves de Bruno de Carvalho e o director de comunicação do Benfica vem mandar bocas ao treinador do F.C.Porto, só porque um jornal, de Madrid, note-se, dá voz a um ex-árbitro português? Será que, ao contrário dos seus vizinhos da Segunda Circular, considerados pequeninos perante a grandeza do mais maior, melhor, grande clube do universo, nós estamos à altura deles? Ou será um sinal de desorientação? Não sei, mas que todos os dias a máscara cai ao clube do regime, ai isso cai. Só confirma aquilo que sabemos e dizemos: agora, como sempre, o Benfica é o clube português com mais e maiores telhados de vidro. E quem tem tantos telhados de vidro...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset