Populares Mês

sexta-feira, 27 de novembro de 2015


Não há muito para dizer na antevisão deste jogo frente ao Tondela. Somos melhores, éramos favoritos se o jogo se disputasse na casa do adversário, esse favoritismo aumentou com o jogo a ser disputado em Aveiro, campo neutro. Mas como bem sabemos, no futebol, favoritos que não ganham jogos, acontecem muitas vezes. Portanto, vamos lá passar da teoria à prática e cumprir a nossa obrigação. Depois de uma derrota que deixou marcas, nada melhor para recuperar a confiança e a tranquilidade, que ganhar o jogo seguinte. Se puder ser com uma exibição agradável... melhor ainda.

Quando uma derrota como a que aconteceu na noite negra da última terça-feira, não provocar qualquer reacção nos sócios e adeptos do F.C.Porto, algo vai muito mal no reino do Dragão. Sempre foi assim, mesmo com treinadores e épocas marcantes, vai continuar a ser assim, não tenhamos nenhuma dúvida. É esta a nossa cultura e descontando alguns exageros próprios dos novos tempos, bem como os que fazem da má-língua o seu modo de vida e nunca estão contentes, não vem daí nenhum mal ao mundo. Mas também faz parte da nossa cultura, reagir para dentro, não arranjar desculpas para desviar atenções sobre a nossa responsabilidade na(s) derrota(s), mesmo quando até tínhamos razões para o fazer. Mas que o jornalismo rafeiro, ande pelas redes sociais após um resultado e uma exibição que deixou marcas e aproveite esse descontentamento para tirar conclusões, género, "Adeptos do F.C.Porto exigem a demissão de Lopetegui", ou façam títulos com, "Já há adeptos a exigir a demissão do técnico", aí a coisa já fia mais fino e é preciso dizer-lhes o seguinte: o F.C.Porto é e ainda bem, há muitas décadas, um clube dirigido de dentro para fora. Acham mesmo, seus vendilhões do templo, que quem dirige o F.C.Porto vai tomar decisões só porque os adeptos estão descontentes e nas redes sociais mostram esse descontentamento? Lopetegui está sobre pressão? Claro! Todos os treinadores do F.C.Porto estão sempre sobre pressão, a pressão natural de um clube habituado a ganhar e que não tem ganho nos últimos tempos.

Pelos vistos, descobriu-se agora, com Maxi Pereira, que afinal os jogadores a custo zero, custam dinheiro. Eu já tinha descoberto isso há muito tempo, primeiro quando Costinha ingressou no F.C.Porto; depois quando já existia o Dragão até à morte, até fiz um post sobre o assunto - aqui.
O F.C.Porto pagou dois milhões para ter Maxi? Para mim foi um óptimo negócio. E se o compararmos com o custo zero de Taarabt... então foi um negócio da China.

O árbitro é Manuel Mota, auxiliado por Paulo Oliveira e Jorge Oliveira

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Maicon, Martins Indi, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Rúben Neves e André André;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Bueno e Varela.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Marcano, Martins Indi e Layún, Rúben Neves, Danilo e André André, Tello, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Lopetegui:
«Não gosto quando a minha equipa perde. Temos de conviver naturalmente com as vitórias e a reagir às derrotas no jogo seguinte.»

«Competições são diferentes. Na Champions vamos tentar ser primeiros do grupo. Agora toca-nos a competição mais importante para nós, que é a Liga, e queremos ganhá-la.»

«Temos argumentos e temos de demonstrá-los frente a uma boa equipa, insisto, e que colocou dificuldades ao Sporting, perdendo só no último minuto.»

«Na Taça de Portugal tocou-nos quem tocou e queremos ganhá-la. Felizmente estamos em várias frentes e queremos ganhar.»

«Se Osvaldo sai? Vocês jornalistas sabem mais que nós. Não vou dizer mais nada. André Silva é um miúdo que trabalho connosco, que está a crescer.»

«Não temos penáltis a favor? É um facto. Não vou a dizer mais nada. Ninguém sabe porquê. Estamos quase em dezembro, não sei porquê. É um dado curioso, ninguém sabe porquê.»
«Temos a máxima ambição de chegar longe em todas as competições.»
«Não olhamos para o que fazem os demais. Temos de ganhar os nossos jogos e agora toca-nos o Tondela. É o nosso único foco. Somar o máximo de pontos e quando chegar o momento de defrontar esses rivais, chegará. Até lá temos de vencer adversários difíceis.»
«Sobre Aboubakar... não falo sobre questões individuais. É um jogador nosso, trabalha bem e nada mais.» 
 
«Na Europa, só nós ainda não tínhamos perdido. Não gosto quando a minha equipa perde. Temos de conviver naturalmente com as vitórias e reagir às derrotas no jogo seguinte. Perdemos um jogo em 18, podíamos não ter perdido. Mas o público é sempre soberano. Muitos adeptos ficariam felizes por perder um jogo em 18. Vamos tentar perder um em 50.»

«Maxi e André são dois jogadores com os quais estamos encantados. Perceberam o que lhes pedimos, mas imprescindível não é ninguém no futebol, em nenhuma posição.» 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset