Populares Mês

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016


Todos os que acompanham de perto o F.C.Porto sabem que o António Coimbra da Mota é sempre um campo difícil para os Dragões. Mesmo nos momentos de maior fulgor e em que a chama estava altíssima, no Estoril, os azuis e brancos nunca tiveram vida fácil. Mas se por um lado estamos conscientes das dificuldades, por outro, são estes jogos os ideais para dar a volta por cima. Uma vitória frente ao clube da Amoreira, não resolverá todos os problemas, mas trará aquilo que necessitamos urgentemente: confiança, ânimo, tranquilidade para trabalhar.
Eu acredito. Vamos a isso, F.C.Porto!

O árbitro é Tiago Martins, auxiliado por André Campos e Pedro Mota

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Marcano, Maicon, José Ángel e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, André André e Rúben Neves;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Marega, Varela, Suk e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Marcano, Martins Indi e Layún, Danilo, André André e Herrera, Corona, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de José Peseiro:
«Jogo difícil. Sabemos a qualidade de jogo do Estoril. Temos noção daquilo que fizeram no Dragão. São uma equipa organizada e vai ser intenso. Mas temos noção que vamos estar mais fortes do que foi com o Marítimo»

«Todos os jogos são importantes para o FC Porto, independentemente da hora, do local. O Estoril é difícil mas não nos vamos agarrar aos resultados anteriores. História é história»

«Vamos ter mais dias para colocarmos as ideias de forma diferente. Passo a passo, até porque há jogadores que jogaram ontem, tendo alguma intensidade, sabemos que vamos estar mais perto do que queremos fazer. Emocionalmente estamos mais fortes, ganhámos ao Marítimo, estamos mais confiantes»

«Quando os jogadores são bons têm uma maior capacidade de aprendizagem. Eles são bons e têm a capacidade para virar a página mais depressa»

«Mau era que um jogador que estivesse no FC Porto e não tivesse plasticidade para se adaptar a um novo modelo»

«Até dia 1 há uma janela de transferências e temos que estar preparados para tudo. Para jogadores que podem sair, porque temos bons jogadores e basta bater a cláusula para poderem sair, e outros que possam chegar. Como para jogadores que podem chegar ao Porto»

«Mas isso não me preocupa. O que temos é de estar focados no que temos de fazer frente ao Estoril. Vou utilizar o meu tempo mais para isso do que para jogadores que possam chegar ou sair.»

«Se Marega está no FC Porto é porque entendemos que tem potencial para jogar. Ele poderá ser utilizado nas várias posições que vocês já sabem»

Última nota sobre Julen Lopetegui:
Enquanto o senhor Julen Lopetegui foi treinador do F.C.Porto, teve no Dragão até à morte o que têm todos os treinadores do meu clube: apoio, críticas ou elogios, conforme as circunstâncias e de acordo com as minhas análises que procuro sempre sejam sérias, objectivas, equilibradas, construtivas. Nunca fiz coro para a sua saída, antes do final da época, como nunca fiz para com nenhum outro e disse as razões porque procedo assim. Quando saiu, registei o seu profissionalismo, a sua correcção, o facto de muitas vezes, praticamente sozinho, ter saído a terreiro em defesa do F.C.Porto, desejei-lhe boa sorte pessoal e profissional.
Há treinadores que deixam marcas, quando saem deixam-nos saudades, tristes, às vezes, porque não esperávamos determinados comportamentos, zangados. Lopetegui, infelizmente para ele e para nós, não é um desses. Portanto e concluindo: aquilo que Julen Lopetegui diga ou deixe de dizer, agora interessa-me pouco, já estou noutra. Mas não me admira que as suas declarações sejam aproveitadas, extrapoladas e usadas contra o F.C.Porto, por aqueles que enquanto o treinador basco serviu o F.C.Porto faziam dele um saco de pancada. Ponto final.

Sobre o Estoril- F.C.Porto:
O Estoril.Praia FC Porto deste sábado, será o 24º confronto entre ambos no Estoril para o campeonato. O balanço é muito equilibrado, os Dragões venceram 8 partidas, empataram 7 e saíram derrotados em 8 desafios disputados no Estoril. O FC Porto nos anteriores 23 confrontos na linha, marcou 30 golos e sofreu 41 tentos, este desequilíbrio em termos de goal-average foi provocado por duas goleadas históricas, sofridas na longínqua década de 40, justamente o período mais negro do legado desportivo do FC Porto.
Após longos hiatos, o Estoril-Praia regressa á I Divisão no pós Revolução de Abril, desde então e nos 41 Campeonatos disputados, o Estoril-Praia regista nesta temporada a sua 16`ª presença na I Liga (ex I Divião Nacional), Vejamos agora, os 15 últimos resultados, e marcadores respectivos:
1975/76 - Estoril 1 - FC Porto 3, golos: Seninho, Oliveira e Cubillas.
1976/77 - Estoril 2 - FC Porto 1 golo: Ailton.
1977/78 - Estoril 2 - FC Porto 0
1978/79 - Estoril 1 - FC Porto 1, golo: Oliveira.
1979/80 - Estoril 0 - FC Porto 0
1981/82 - Estoril 1 - FC Porto, 1 golo: Lima Pereira.
1982/83 - Estoril 1 - FC Porto, 1 golo: Sousa.
1983/84 - Estoril 0 - FC Porto 0
1991/92 - Estoril 0 - FC Porto 2, golos: Timofte e João Pinto.
1992/93 - Estoril 1 - FC Porto 3, golos: Timofte 2 e Domingos.
1993/94 - Estoril 0 - FC Porto 1, golo: Drulovic.
2004/05 - Estoril 1 - FC Porto 2, golos: Quaresma e Bosingwa.
2012/13 - Estoril 1 - FC Porto 2, golos: Varela e Jackson.
2013/14 - Estoril 2 - FC Porto 2, golos: Jackson e Licá.
2014/15 - Estoril 2 - FC Porto 2, golos: Brahimi e Oliver.

Curiosidades:
A "besta negra" de José Maria Pedroto era justamente o Estoril Praia e o Coimbra da Mota, como treinador do FC Porto, Mestre Pedroto nunca venceu na Amoreira o Estoril, acumulou 2 derrotas em temporadas sucessivas e 4 empates. No passado recente, o FC Porto sempre se transcendia quando atravessava a Ponte da Arrábida, todavia, no passado recente as vitórias do FC Porto em Lisboa são escassas ou nulas aliás. A última vitória do FC Porto em Lisboa foi justamente no Coimbra Mota, o FCPorto venceu o Estoril-Praia por 2-1, na 7ª jornada da liga, a 29 de Outubro de 2012. Já passaram 3 anos e uns meses desde a última vitória dos Dragões em Lisboa.

E como recordar é viver, vamos recordar a 1ª vitória dos Dragões na Amoreira no pós Abril de 1974: foi na jornada 12 da temporada 1975/76, Estoril-Praia 1 FC Porto 3. Os Dragões alinharam com o seguinte onze: Tibi, Gabriel, Simões, Ronaldo e Murça; Alhinho, Octávio e Cubillas, Seninho, Oliveira e Dinis. O FC Porto era orientado pelo Sérvio Stankovic,  Cubillas, Oliveira e Seninho apontaram os tentos dos azuis e brancos!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset