Populares Mês

sexta-feira, 8 de abril de 2016


Jorge Nuno Pinto da Costa é candidato único à presidência do F.C.Porto, portanto, é com ele que vamos ter de resolver os problemas, acabar com a crise, sair do fundo onde batemos - palavras do presidente, numa assunção de culpas que não deixa dúvidas, mas que para alguns foi pouco: Pinto da Costa devia-se ter degolado, imolado ou chicoteado em directo no Porto Canal -, voltar a ganhar. Tal como disse e repeti, citando o que Pinto da Costa tinha transmitido na Assembleia Geral de 25 de Março de 2010, esperava que o líder quando se dirigisse aos sócios, adeptos e simpatizantes, mostrasse a mesma crença, determinação, convicção, transmitisse a confiança necessária que as coisas vão mudar no F.C.Porto, que mostrou nessa AG. Vi isso na entrevista de ontem à noite e acredito que na próxima época teremos uma equipa de qualidade e de carácter, um Porto à Porto.

Também gostei de ver que Pinto da Costa não se desculpou com arbitragens - nesta temporada não faz qualquer sentido, na anterior, apesar de culpas próprias, teria feito todo o sentido falar alto e grosso de um colinho vergonhoso -, mas é bom que nesta matéria o F.C.Porto esteja muito atento e desde o início denuncie sem medo o que está mal, se o estado da arbitragem não se alterar. O F.C.Porto não pode continuar um clube silencioso, institucionalista, muito preocupado com a imagem e com a indústria. Estamos em Portugal, país onde quem não chora e não grita, não mama, não estamos em Inglaterra. Não deve disparar a torto e a direito, dia sim, dia sim, mas com critério e sempre que seja preciso, não se deve cortar. O clube do regime estrebucha agora, quando colocam em causa os seus méritos, porque tem tudo controlado, não precisa de gritar e chorar. Mas nós portistas temos bem presente o que o Benfica, junto com os vendilhões do templo e uma comunicação social vendida e de cócoras, dizia e fazia quando era o F.C.Porto ganhar. E não é preciso recuar nem 20, nem 10, nem 5 anos... basta ver o que disse no panfleto da queimada esse agitador, pirómano e provocador chamado João Gabriel - ainda ontem o conhecido Mister Burns lá veio com a piadinha da ordem sobre um assunto que não lhe diz respeito.

Sobre Lopetegui, Pinto da Costa assumiu erros do treinador, mas também erros próprios, quer no poder, quer na liberdade para contratar que deu ao seu ex-treinador. Mas há outro erro que Pinto da Costa cometeu em relação ao técnico basco: quando se contrata um treinador para um projecto de 3 anos, desde o início esse treinador é atacado a propósito de tudo, começando na falta de currículo e acabando na falta de inexperiência na Champions, tem de ser defendido e Lopetegui não foi, foi muitas vezes um saco de pancada perante o silêncio de quem tinha o dever de o defender. Tivesse Lopetegui sido defendido como devia e o F.C.Porto reagido contra algumas nojeiras que se passaram, talvez neste momento o filme fosse outro e o clube do regime não estivesse perto do tri.

Espero que o presidente lidere, cada um assuma as suas responsabilidades, a famosa estrutura volte e funcionar em pleno, o futebol do F.C.Porto seja aquilo que nos habituou durante décadas. Um clube forte, organizado, determinado, corajoso, com espírito de luta e de combate, um por todos e todos pelo F.C.Porto.

Dito isto, há quem tenha gostado da entrevista, acredite e confie que as coisas vão ser diferentes, há quem nem o benefício da dúvida dê a Pinto da Costa; como há quem tenha como passatempo preferido, como se viu por aí logo após o presidente ter acabado de falar, fazer piadinhas e graçolas de mau gosto acerca do líder do F.C.Porto; sem esquecer os que só sabem estar no contra, dissesse o que dissesse Pinto da Costa, eles achariam sempre mal. Ora, como Pinto da Costa vai continuar na presidência, não sei o que ganha o F.C.Porto com isso, mas cada um é como é. Aqui no Dragão até à morte todas as críticas são bem-vindas, mas como é óbvio, sempre com respeito e de preferência objectivas e construtivas.

PS - Como não me escondo nem sou ambíguo: confio e acredito que vamos dar a volta por cima. Mas se perdermos, como quem perde é o F.C.Porto e não F.C.Pinto da Costa, eu também perco. Fica registado para memória futura.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset