Populares Mês

sábado, 3 de setembro de 2016


Como o que está feito, feito está, é tempo de olhar para a frente, analisar o plante, bitaitar sobre ele, sobre as possibilidades do F.C.Porto a nível interno e externo.
Arrumando já com a Champions, cuja lista de inscritos podem ver mais abaixo: não vamos ter facilidades - quando leio e oiço que o Leicester, campeão inglês e que gastou quase 100 milhões de euros em aquisições, é um adversário perfeitamente ao nosso alcance, que é como quem diz, pró-fracote, fico com a certeza sobre o nível abaixo de cão de certos analistas do futebol em Portugal -, mas um bom Porto tem boas possibilidades de seguir em frente. E tanto vale ser em primeiro como em segundo.

No que às provas internas diz respeito, se não somos favoritos - o campeão é sempre o favorito e quem ficou em segundo se mantiver a estabilidade técnica, o mesmo núcleo de jogadores, ou os que perder, substituir bem, como foi o caso do Sporting, vem a seguir -, podemos ter uma equipa competente, conseguir o principal objectivo da temporada, conquistar o título. Como? Se todos os que ficaram - mesmo aqueles que criaram expectativas que não se confirmaram -, estiverem de cabeça limpa, convencerem-se que não ganham nada com azias e cara feia - quanto mais comprometidos estiverem, melhor jogarem, mais perto estarão de voltar a ter sobre eles os olhos do mundo do futebol -, temos gente para formar uma equipa boa, à altura das responsabilidades do F.C.Porto, apesar de alguns desequilíbrios no plantel. Tudo vai depender também de sermos capazes de manter a atitude e o espírito correcto, a união, coesão e solidariedade que demonstramos neste início de época. Sim, porque uma equipa com essas premissas, pode perfeitamente transformar o menos favorito em vencedor. Já aconteceu, não foram tão poucas vezes quanto isso na nossa história e não de há muito tempo atrás. Mas seremos tanto mais fortes se Nuno Espírito Santo(NES) conseguir formar um conjunto organizado, equilibrado, com os automatismos a funcionarem; for capaz de preparar uma defesa forte; um meio-campo, sector nevrálgico de qualquer equipa, a funcionar bem na dupla função de defender e atacar - que os golos de fora não sejas pouquíssimas excepções à regra; e um ataque eficaz. E no ataque, confesso, estão as minhas maiores dúvidas e preocupações. Depoitre jogou ainda tão pouco que continua um ilustre desconhecido, não dá para avaliar; Adrián López desaparece mais vezes que aparece; André Silva tem sido uma belíssima surpresa, está acima das expectativas, mas está em fase de crescimento, tem algumas limitações próprias da idade, resta saber se vai corresponder às exigências altas de um clube como o F.C.Porto. Obviamente, muito importante que os alas, agora Corona, Diogo Jota e Brahimi, também apareçam em zonas de finalização, marquem golos. Se NES que de uma maneira geral prepara bem os jogos e monta bem a equipa, passe a conseguir os mesmos efeitos, quando tem de mexer.
Sem esquecer que quem está perto da equipa, está lá para ajudar, apoiar, dar a cara e o corpo ao manifesto. Repito, pela importância: não somos chorinhas, nem calimeros, mas não nos podemos calar quando nos assaltam a casa.

Listas A e B para a Champions.
Guarda-redes:
Casillas, José Sá e João Costa

Defesas:
Maxi, Layún, Felipe, Marcano, Boly e Alex Telles.

Médios:
Danilo, Rúben Neves, André André, Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio, Óliver, Evandro e João Teixeira.

Avançados:
Varela, Adrián, Diogo Jota, Depoitre, Brahimi, Corona e André Silva

Lista B:
Tomás Podstawski, Fernando, Jorge Fernandes, Verdasca, Rúben Neves, João Graça, Rui Moreira, Rui Pires, Moreto Cassamã, Luís Mata, Rui Pedro, Sérgio Ribeiro, Rúben Macedo, Bruno Costa e André Mesquita e João Cardoso.

Boly num turbilhão.
Que fique claro: não acho que Boly seja melhor que Diego Reyes ou Martins Indi; não compreendi a desistência, quando era para ser contratado e inscrito na lista que abordou o play-off frente à Roma. O reatar do interesse e voltar a negociar com Salvador e o S.C.Braga, só se explica pelo desespero de última hora, fracassada a possibilidade Mangala. Mas o que eu penso não importa, Boly está no F.C.Porto. E como chegou numa altura complicada, de grande agitação, foi apanhado no meio do turbilhão, ainda não tinha tinha oportunidade de lhe dar as boas-vindas e desejar-lhes os maiores sucessos de Dragão ao peito. Já está!
Agora que o central francês já é do F.C.Porto, espero que seja olhado como outro qualquer, não seja vítima de uma situação para a qual não contribuiu em nada.

O Prémio, "Nós não temos vergonha na cara, mas não importa", para a melhor capa da silly season vai para... o panfleto da queimada!!! Pela capa que está à direita deste texto. A última pantominice foi que o Zenit ia dar 20 milhões por Samaris, se tivesse vendido Witsel à Juventus!

O Raf(eiro)a.
Com o beneplácito de uma comunicação social vendida, incapaz de fazer a pergunta óbvia:
- É mentira que negociou com o F.C.Porto, aceitou as condições propostas e à última hora, no momento que devia honrar o compromisso e assinar, faltou à palavra dada e não apareceu?, o Raf(eiro)a veio dizer que o Benfica foi sempre a sua preferência.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset