Populares Mês

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


Grande vitória contra um rival directo que põe o F.C. PORTO a par com a outra equipa da 2ª Circular, como os dois únicos candidatos ao título.
Foi uma vitória sofrida, imprópria para cardíacos, mas uma vitória das muitas que já vi ao longo dos meus anos de felicidade em ver o meu querido F.C. PORTO jogar! E se o último título de campeão teve o nome de Kelvin 90 + 2, se calhar em Maio este poderá vir a chamar-se Casillas 90 + 3! Há um ditado que diz que não há bem que não acabe e mal que sempre dure. Esta sabedoria popular, neste momento reflete-se e de que maneira, nos 3 principais clubes portugueses, ou seja nos eternos e crónicos candidatos ao título.
Se dantes nos queixávamos de falta de eficácia, se invejávamos os rivais por em cada meia oportunidade fazerem golo, eis que a roleta da sorte decidiu dar uma grande volta.
Ainda é cedo para se glorificar Soares, apesar da sua brilhante estreia com a camisola azul-e-branda, mas há pormenores, há gestos, há momentos em que para quem vê futebol há muitos anos, não enganam. E Soares tem realmente o seu quê de Derlei! Nuno Espírito Santo, por muito que faça, por muito que queira fazer, jamais será um técnico de consensos. Aliás, ao que parece pela bluegosfera, NES não é competente, não presta, não serve. Só, que para a crítica tenha fundamento, devemos olhar o F.C. PORTO de alto a baixo e não para o que diz ou desenha NES! Digam-me qual o treinador que pegaria nesta equipa e faria dela o que ela é? Fonseca, com melhores recursos, estatelou-se ao comprido. Lopetegui com plenos poderes, com jogadores de primeira, se na sua primeira época foi vítima das circunstâncias, já na 2ª foi vítima da sua teimosia. Peseiro, foi o prolongamento da agonia.
Toda a gente que percebe minimamente de futebol, quando olha para um jogador, digamos, até aos 25/26 anos, diz que esse mesmo jogador ainda tem uma boa margem de progressão na sua evolução. NES como treinador jovem que é, não terá direito a essa margem? Não terá direito NES em crescer com a própria equipa da qual ele e só ele é o obreiro da mesma? Só porque é o treinador?
Do pouco que percebo tacticamente, NES joga com os trunfos que tem na manga. E alguns deles estão em baixo de forma, ou então ainda são muito verdes para se exigir deles o que vemos fazer trintões ou perto disso, como é o caso dos nossos rivais.
Creio que NES, é um técnico jovem, mas da velha escola portuguesa. Os jogos ganham-se é no meio campo! Contudo o nosso meio campo, ainda em crescimento técnico-táctico, onde impera a juventude, carece como é lógico de força física e mental para aguentar as hordas que surgem do outro lado!
Dizem os críticos que NES mexe mal! Mas mexe mal porquê? Se mete A, deveria meter B, se mete B deveria meter A?
Não será porque apenas e só tem A e B para meter? Não será aí o busílis da questão?
No jogo de anteontem quando a partir dos 10 minutos da 2ª parte os verdes começaram a tomar conta do jogo, quando se viu que o Sporting ganhava a zona do meio campo, a tal zona onde Pedroto dizia que se ganhavam os jogos, os adeptos começaram a ficar impacientes. Alguns pediam para tirar André Silva, Oliver, ou Corona, e até ouvi alguém a ter a barbaridade de pedir a saída de Telles!
Mas quem teve o discernimento de olhar para o banco, veria que os possíveis reforços para esta zona nevrálgica, apenas eram André André, um jogador baixinho, pouco corpulento, e manifestamente pouco dado a recuperações de bola. João Carlos Teixeira, é o nosso génio, um miúdo que com a bola nos pés, nunca se sabe o que sairá dali, mas jamais um recuperador de bolas também. Mas mesmo assim, acabariam ambos por ir a jogo.
Ou seja, para tentar desequilibrar o tudo por tudo do Sporting, nós não tínhamos no banco, um outro… Danilo! E é isso que ninguém vê ou quer ver. Foi por isso que o F.C. PORTO tentou o
recrutamento de Assis, jogador do Chaves que, influenciado pelo Jorge sou como o Mourinho Simão, anti-portista doente e declarado, roeu a corda. É mais fácil criticar NES do que criticar uma estrutura administrativa que planeou muito mal a época, gerando desequilíbrios grotescos no plantel, e que agora com o Engenheiro Luís Gonçalves, lá vai tentando remediar e calafetar este nosso barco, afim de chegar vitorioso a bom Porto! É muito mais fácil culpar o condutor de aselha, do que o carro que, embora caro não tem as devidas e necessárias revisões!
Cabe a todos nós, não só aos que dirigem e jogam, mas a todos nós, adeptos, sócios e simpatizantes deste enorme clube, levar a nau para águas calmas, conjugarmos esforços e redobrar atenções nas tempestades que se avizinharão, pois o outro rival, sonso e tristemente sempre desconfiou de nós e não do Sporting, como mais temível adversário, nos irá provocar! Dependemos só de nós para sermos os primeiros a atingir o que nos propusemos todos. Vamos compreender e torcer pelo sucesso de NES em vez do apupar, julgar por tudo e por nada como se ele fosse um néscio, o mais burro da classe, e os críticos, os special ones, especialistas de tudo na matéria, que olhem para a floresta em vez de constantemente estarem sempre a olhar para a árvore! A vitória de ontem não invalida o desequilíbrio visível deste plantel. Vamos acarinhar a equipa, que tem jogadores que eu também não gosto e acho que não merecem estar no plantel, mas isso não significa que não devam ser apoiados, ajudados, levados ao colo até, para sermos campeões outra vez!
Afinal, o Céu é já ali!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset