Populares Mês

quinta-feira, 11 de maio de 2017


«Em face de notícias vindas a público sobre um encontro de trabalho entre os responsáveis pela comunicação do FC Porto e Sporting CP, apelidada pelo jornal Correio da Manhã, pelo canal de televisão CMTV e o seu comentador José Manuel Freitas como Cimeira anti-Benfica, importa esclarecer o seguinte:

1 – É um facto que a reunião existiu, mas é falso que na base da sua motivação esteja qualquer sentimento “anti”, seja contra quem for.

2 – Os temas que foram abordados prendem-se com questões que consideramos fundamentais para o futuro e pacificação do futebol português e em que, verificámos, existe convergência de posições:
- o vídeo-árbitro e regras da sua implementação;
- a publicidade imediata dos relatórios dos árbitros e dos delegados;
- alterações ao regulamento disciplinar, de modo a que esteja conforme a Constituição da República e a que os castigos sejam confinados ao âmbito estritamente desportivo;
- propostas no sentido de que os recursos para o TAD e Conselho de Justiça tenham efeito suspensivo das decisões do Conselho de Disciplina;
- substituição imediata do coordenador dos delegados da Liga;
- reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de campeões nacionais, como consta da documentação oficial da Federação Portuguesa de Futebol e suas plataformas;
- regresso dos sumaríssimos para lances que o árbitro não tenha visto e sejam detetados pela transmissão televisiva;
- que a lei seja efectivamente cumprida no que respeita às claques e à violência no desporto, doa a quem doer;
- redução dos jogos disputados à noite.

3- As transmissões televisivas de jogos dos dois clubes nas modalidades, bem como a acreditação dos jornalistas dos órgãos dos respectivos clubes, foram também faladas, tendo-se chegado a um entendimento para o acesso dos profissionais de média aos pavilhões.

4 – Concluída esta reunião, verificámos que há caminho que pode e deve ser feito em conjunto, considerando que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.

5 – Em face do que consideramos ser a urgência e necessidade de pacificação do futebol português, da obrigatoriedade de introduzir maior transparência e verdade desportiva e de defender aqueles que são os valores que devem nortear o desporto nacional, entendem os dois clubes estarem reunidas as condições para que seja desencadeado de imediato o processo de reatamento das relações institucionais entre o FC Porto e o Sporting CP.
Francisco J. Marques
Diretor de Informação e Comunicação do FC Porto
Nuno Saraiva
Diretor de Comunicação do Sporting CP»

A propósito do reatar de relações entre F.C.Porto e Sporting e do comunicado conjunto entre os dois clubes, em cima:
Mesmo considerando que o Benfica é o clube do regime e tem um poder instalado no futebol português, na comunicação social e no Estado - o polvo de que se tem falado muito ultimamente ou se quiserem, vivemos num verdadeiro estado lampiânico - que o Sporting não tem, para mim, Sporting e Benfica, Bruno de Carvalho e Vieira, são farinha do mesmo saco. Mas eu raciocino como adepto, não tenho responsabilidades institucionais e portanto, quando tiver de cascar no Sporting, dirigentes, treinadores ou adeptos, vou cascar, como casco em tudo que diga respeito ao Benfica/clube do regime. Mesmo assim, sem fazer deste reatar de relações um bicho de sete cabeças, há coisas para clarificar e apontar.
1 - Ao contrário do que já li por aí, os clubes não cortaram relações, porque o F.C.Porto não cortou relações com o Sporting, foi o Sporting que cortou relações com o F.C.Porto. E cortou porque Bruno de Carvalho, acabado de chegar à presidência do Sporting, mas sabendo o que certas casas gastam, aproveitou um pretexto para zurzir no F.C.Porto e no seu líder, mais tarde viria a culminar no corte de relações. Curiosamente, nessa altura, Bruno conquistou logo a simpatia de freteiros e recadeiros, foi endeusado, badalado, não lhe faltaram destaques e tempo de antena - alguns desses dizem agora cobras e lagartos do presidente do Sporting. Porque será? Respondo: porque recebem a cartilha e são uns vendidos.

2 - Do comunicado conjunto, salvo o que está a azul, não vejo nada que não possa ser subscrito por todos os clubes, se de facto querem um futebol melhor, mais credível e mais transparente.

3 - Acho piada quando falam em aliança anti-Benfica. Então quando Benfica e Sporting reuniam - Vieira e Dias da Cunha; Vieira e Filipe Soares Franco, por exemplo - e falavam em alianças, era contra o F.C.Porto, não era pela melhoria do futebol português?

4 - Aos nossos amigos, adeptos do Benfica/clube do regime, deixamos uma certeza: podem estar tranquilos, serenos e sossegados, nós não vamos colar bandeiras do F.C.Porto em bandeiras ou tarjas do Sporting; também não vamos mandar o clube do regime para a taça das barracas; como não vamos chamar manco ao Rui Vitória - quando muito, Sonso; e nem pensar em chamar mafioso a Luís Filipe Vieira.

Nota final:
O Troféu para entregar ao vencedor do campeonato/Liga NOS já está em exposição na SIC. Faz todo o sentido. E lá estava para comentar, esse escroque, desonesto, faccioso e vermelho encardido, Jorge Baptista.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset