Populares Mês

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


Mesmo quando e por todas as razões conhecidas, as limitações estão à vista, há uma cultura que persiste e raramente falha. Foi essa cultura que pode ser umas vezes mais, outras menos, evidente, mas que tem raízes profundas e por isso nunca desaparecerá, que levou o F.C.Porto a atingir pela 14.ª - tinha lido que era 13.ª - os oitavos-de-final da Champions League. Conseguimos assim cumprir o objectivo mínimo, chegamos à fase a eliminar com o prestígio intacto e com a bolsa aconchegada, isto é, juntamos o útil ao agradável.
Foi, confesso, uma prestação acima das minhas expectativas e agora veremos na segunda-feira quem nos calha em sorte - gostava que fosse o Manchester United. Mas como a Champions é só para o ano, foco total no campeonato, sem esquecer a Taça de Portugal.

Nota:
Agora que a continuidade na prova rainha da UEFA está garantida e vai abrir o mercado de Janeiro, só peço um jogador, descubram outro Emerson - aquele que veio do Belenenses e jogou no tempo de Bobby Robson. O F.C.Porto precisa de alguém que ultrapasse as linhas quando os adversários nos pressionam, galgue barreiras, jogue no campo todo, tenha intensidade, seja poderoso fisicamente. Importante para a Champions, mas também para as provas internas. Não é fácil encontrar esse jogador, mas para mim está à vista que essa é a principal lacuna do actual plantel.

E agora falemos do SLB...
Já tinha dado o lamiré, hoje vou aprofundar, sobre o comportamento do Benfica na edição 2017/2018 da Champions. Faço-o, porque, como disse, não podemos nem devemos ficar pelo folclore do hoje gozamos nós com eles, amanhã gozam eles connosco. Não, é preciso esmiuçar, interpretar os sinais e reflectir a sério sobre o significado da prestação benfiquista na prova entre clubes, mais importante do futebol mundial.
Seis jogos, seis derrotas, zero pontos, um golo marcado e catorze sofridos, é este o saldo do clube do regime agora que terminou a fase de grupos. É o pior resultado de uma equipa portuguesa na Champions, idem para um clube do Pote 1, uma prestação ridícula, miserável, também porque o grupo era fácil.

O mundo do futebol interroga-se como é possível e pergunta: porquê? Quais as razões para que um clube que nos últimos anos tem dominado o futebol português, é tetracampeão, tem este vergonhoso comportamento na Champions? E em Portugal, se à miserável participação, juntarmos tudo aquilo que sabemos sobre o estado lampiânico e sobre o polvo que estende os tentáculos por todas as estruturas do futebol, mas não só, essa prestação vai levar a que os responsáveis pela FPF e LPFP, pelo menos - não ficaria mal que o Governo através da Secretaria de Estado do Desporto, também estivesse atento - a reflectir? E a comunicação social que anda com o Benfica ao colo, está sempre pronta para extrapolar, fazer a apologia da mediocridade, vai fazer de conta, assobiar para o lado, reduzir tudo a uma má política desportiva, como já está a fazer em alguns antros, ou, finalmente, vai encarar o problema a sério, esquecer as vendas de papel e as audiências, dizer alto e em bom som: o "rei" nem de tanga vai, vai completamente nu? Vai ter a coragem de dizer que este Benfica de Luís Filipe Vieira é um tumor que alastra e que se não for parado, coitado do futebol português?

Quando o F.C.Porto dominava, esse domínio tinha substância, correspondência nas provas europeias, deu para conquistar a pouca coisa de uma Taça UEFA e uma Champions League, mais uns trocos. Isso não impediu a mais fundamentalista e desonesta campanha contra o F.C.Porto, o nosso clube foi caluniado, vilipendiado, denegrido e achincalhado cá dentro e lá fora, grandes treinadores e grandes jogadores viram o seu valor colocado em causa, o mérito era apenas de factores extra desportivos. E agora, perante tantas e tantas evidências, tantas e tantas provas que a grandeza dentro do campo, do SLB é pífia, artificial, não há qualquer nexo de casualidade, ninguém tem coragem de questionar nada?

Como sabem todos os que fazem o favor de me ler, isto no Dragão até à morte não é novo. Não, posts sobre o rei vai nu; apologia da mediocridade; extrapolações ou omissões, apenas com o objectivo de puxar por um e prejudicar o outro, são muitos e estão por aí ao longo dos anos. Agora que as prestações europeias estão pelas ruas da amargura, na próxima época só o campeão tem entrada directa na Champions e o segundo classificado tem de fazer pré-eliminatórias, alguns vão mostrando preocupação, mas são apenas lágrimas de crocodilo. Desde que cá dentro ganhe o SLB, o Portugal dos pequeninos vai funcionando... tudo corre sobre rodas. E agora a selecção portuguesa de futebol até foi campeã europeia...

Este trabalho do Paulo Teixeira também ajuda a explicar porque o "rei" vai nu:
«Como sabemos o Ranking UEFA é definido pelas campanhas desportivas ou pontos amealhados pelos Clubes nas 5 últimas edições da Champions, e ou Liga Europa. Porém, esta analise, apenas irá registar os 5 últimos desempenhos do FC Porto e Benfica na Champions, a competição entre Clubes mais importante no Mundo do Futebol.
Comparando os registos de FC Porto e Benfica nas 5 ultimas edições Champions, balizados entre 2013/14 e 2017/18, recordo que o Benfica nas primeiras 4 temporadas desportivas, venceu em Portugal 4 Campeonatos Nacionais.
O FC Porto nas 5 últimas edições Champions superou 3 vezes a fase de Grupos, alcançou 1 vez os quartos-de-final e 1 vez os oitavos-de-final. Na presente edição não sabemos até onde poderá chegar o FC Porto de Sérgio Conceição. Em igual período o F C Porto foi 2 vezes eliminado na fase de Grupos, porém, em 2013/14 e 2015/16, o Porto de Fonseca e o Porto de Lopetegui, mantiveram-se vivos até à ultima jornada e caso tivessem pontuado na derradeira jornada tinham seguido para os oitavos da Champions. Não pontuaram, caíram ambos para a Liga Europa!
O FC Porto nas 5 últimas participações Champions, disputou 36 jogos nessa competição (excluídas as partidas com Lille e Roma do play-off de acesso Champions).
Nesses 36 jogos disputados, 16 vitórias, 9 empates e 11 derrotas. Pontuando as vitórias e empates, o FC Porto acumulou 57 pontos, marcou 62 golos e sofreu 43, um saldo positivo de 19 golos!

O Benfica nas 5 últimas Edições Champions, superou 2 vezes a fase de Grupos, alcançou 1 vez os quartos-de-final e 1 vez os oitavos-de-final. Em igual período, o Benfica foi 3 vezes eliminado na fase de Grupos, sendo que em 2014/15 e 2017/18, foi o 4º classificado do seu Grupo, não sendo, portanto, repescado para a Liga Europa!
O Benfica nas 5 últimas participações Champions, disputou 36 jogos nessa competição (rigorosamente os mesmos 36 jogos que o FC Porto disputou em igual período).
Nesses 36 jogos disputados, com 12 vitórias, 7 empates e 17 derrotas. Pontuando as vitórias e empates, o Benfica acumulou 43 pontos (menos 14 pontos que o FC Porto), marcou 37 golos e sofreu 54, um saldo  negativo de 17 golos!

Pergunta final: qual ou quais as razões de tamanha discrepância entre rendimento desportivo interno e externo, de FC Porto e Benfica?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset