Populares Mês

terça-feira, 9 de janeiro de 2018


Meninas da queimada, com a matriarca Zé Delgado à cabeça:
- Ai, coitadinho do Rui Vitória, tão pequenino, tão inofensivo, tão desprotegido e tão bonzinho, uma joia de pessoa, um santo e tão atacado!
- Meninas, mobilizemo-nos, vamos todas ajudar o Rui.
- Ti Manel Zé, Ti Manel Zé, junte-se a nós, vamos ajudar o  nosso Ruizinho, ele precisa de todos e todas. Dê um toque ao Ti Manel Cajuda e ó Ti Tone Ribeiro Cristóvão, para também dizerem qualquer coisa.
- Claro que ajudo, porque vale e valerá tudo menos tirar olhos..., disse Ti Manel Zé.

Deixemo-nos de tangas...
Independentemente dos juízos de valor que cada um possa fazer sobre estas trocas de palavras entre treinadores, elas não são nem uma originalidade no futebol português, nem do futebol português. Em Portugal já houve pior no passado, no futebol europeu, por exemplo, a troca de palavras entre Conte e Mourinho tem sido muito mais feia.
Mas acho um piadão que os mesmos que dizem, o futebol não ganha nada com este clima de guerrilha, as virgens ofendidas que dizem, isto assim não dá, mobilizam à la carte quem os acompanhe nesta luta, depois alimentam-na, claro, sempre de forma tendenciosa, sectária, a favor do Benfica e de quem o representa. Ataque a Vitória, tiro ao alvo, Vitória na mira de Jesus e Sérgio. Pois, mas porquê? No caso que nos importa, apeteceu ao treinador do F.C.Porto, de repente e por coisa nenhuma, atirar-se ao treinador do Benfica? Onde estão as críticas a alguns desvios e comportamentos incorrectos do treinador do Benfica, como podem ver mais a baixo na rubrica, Sonsices? Não existem, pelo contrário, são destacados como se fossem verdades absolutas, o treinador do Benfica possa dizer o que quer, se alguém lhe responde, aí, tadinho do menino Ruizinho que é tão bom mocinho.
Há muitas coisas para falar, coisas bem sérias e demonstrativas, comportamentos que se tivessem origem a Norte já ia por aí uma gritaria e um histerismo que nunca mais acabava.

Sonsices:

No final da época 2011/2012, campeonato que o F.C.Porto ganhou apenas com uma derrota e todos nos lembramos como ela aconteceu - foi em Barcelos e frente ao Gil Vicente, o árbitro foi Bruno Paixão e foi sujinha, sujinha, sujinha, tanto que para limpar a sujidade foi preciso inventar um produto novo -, a começar na célebre e sintomática frase, O título do F.C.Porto é um tributo dos árbitros, bem significativa de um modo de estar e pioneira no que diz respeito ao protagonismo dos directores de informação e comunicação - nessa altura alguns que agora atacam Francisco J.Marques, babavam com a declarações de Gabi e davam-lhe grande destaque de capa -, foi um corrupio, um ver se te avias, todo o cão e todo o gato veio a terreiro desvalorizar o mérito da vitória portista, perderam por causa das arbitragens. Na altura fiz alguns posts sobre o assunto, num deles coloquei a foto que podem ver, onde estão alguns nomes de papagaios que não tiveram uma palavra de respeito pelos vencedores, pior, passaram por cima de tudo, profissionalismo, competência, qualidade, espírito de sacrifício? 
Nada disso, tudo se resumiu às ajudas dos senhores árbitros. Um desses artistas foi Artur Moraes, guarda-redes brasileiro e que está imortalizado do Museu do F.C.Porto - era ele que defendia as balizas do clube do regime naquele histórico golo de Kelvin. Ora, o Artur Moraes, como bom puxa saco - parece que já arranjou emprego no Desportivo das Aves, o que não deixa de ser curioso -, mostrou-se muito incomodado, gritou que a questão dos e-mails é um ataque cobarde - não, não, é tudo menos cobarde, ó meu chapa -, estão a tirar o mérito às conquistas do Benfica, diz ele que: Só nós sabemos o quanto trabalhámos, o quanto sofremos, o quanto sonhámos para poder conquistar todos os títulos que conquistámos pelo Benfica.
- Pois é Artur, a net tem destas coisas, deixa registos, marcas... tu, que não tiveste uma única palavra de reconhecimento às virtudes do F.C.Porto, campeão, não, bicampeão, melhor dizendo - na foto da direita lá está, guarda-redes das águias a dizer que já esqueceu as arbitragens da época 2011/2012 - foste incapaz de reconhecer a qualidade de grandes jogadores como Otamendi, Hulk, Lucho, James, etc, trabalho, agora devias estar calado, não tens moral para vires fazer o papel de virgem ofendida.

Nota final:
Bruno de Carvalho chamou a António Salvador, testa de ferro de Luís Filipe Vieira.
Discordo. É mais testa de areia e godo com cimento.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset