Populares Mês

quinta-feira, 26 de julho de 2018


Este é um assunto que pode ser visto de vários ângulos, entre os quais: - A necessidade urgente que os diferentes órgãos têm de rentabilizar o produto para terem retorno e de não irem á rutura financeira; - Ou a estratégia de seguir uma determinada linha editorial com o intuito de agradar a quem esteja no poder Seja qual for o factor, estes ou muitos outros, sempre que a Comunicação Social(CS) opta por seguir estas vias vai-se descredibilizando cada vez mais e a informação que deveria ser neutra, exacta e objectiva, passa a ser apenas ruído ao serviço de uma causa, seja ela política, financeira, desportiva, etc..., pois deixa de estar ao serviço do cidadão e passa a estar ao serviço de interesses. E aí perde todo o seu propósito.
Então no desporto em geral (modalidades várias) e no futebol em particular, a forma com que a CS trata os vários clubes, cria uma clivagem mais que evidente. E quando se descobre através dos e-mails do Benfica (onde vários diretores e jornalistas da CS desportiva estão referenciados desde há uma boa dezena de anos), ou de outras formas, que muita da CS desportiva tem claramente o interesse de beneficiar um clube e de prejudicar os outros candidatos ao título, nessa altura todas as autoridades que fiscalizam a CS deveriam colocar um travão nessas práticas. São tantos os exemplos de como a CS beneficia sempre o mesmo, seja com capas negativas sobre o FCPORTO, seja não fazendo referência a vitórias internacionais do FCPORTO e dando destaque a contratações de pseudo-craques pelo clube do regime, mas pior do que isso é ignorarem olimpicamente todos os processos (6 no mínimo...) em que o clube da luz se encontra envolvido e fazerem de tudo durante mais de um ano para que esses escândalos não cheguem á luz do dia (ou á capa do dia), então no “pasquim A Bola” é por demais evidente esta situação. Mas também podemos juntar o canal de televisão do Estado, a RTP, o que torna esta situação ainda mais grave, onde existe claramente um tratamento diferenciado para com o FCPORTO, sempre á procura de algo negativo para apontar ao clube, deixando de lado todo o prestigio que o clube alcançou ao longo dos tempos.
Também no canal que transmite os jogos nacionais, o que se passa é desrespeitoso para com os adeptos do FCPORTO, com clara tendência para desfazer e criticar a nossa equipa e elevar os adversários, muitas vezes nem estando a competir nesse jogo, caso para dizer, que nem profissionais conseguem ser pois não despem nunca a camisola do clube do regime.
Existem “n” exemplos com os mais variados órgãos de CS que colocam o FCPORTO num patamar abaixo de todos os outros e esta forma de tratar o clube deveria ter um fim, teria de existir uma autoridade que se chegasse à frente e não tivesse receio de colocar todos os competidores no mesmo patamar, mas essa autoridade que deveria ser exercida pela ERC não existe na prática e não executa a sua função, porquê também gere os seus interesses de não antagonizar o clube da Luz.
Criando assim uma clara concorrência desleal na competição, pois a desinformação, a manipulação da mesma e até mesmo falsa informação cria em muitos de nós uma sensação de impunidade, do género “eles podem tudo, e nada lhes acontece pois a própria CS se demite de investigar de uma forma concreta o que realmente está mal”. Chegados a esse limite, era tempo do FCPORTO do ponto de vista institucional, denunciar todas essas práticas que são recorrentes e aí deveria fazê-lo na mais alta instituição do Estado, o Parlamento, colocando a nu toda esta troca de favores que se faz entre a CS (maioritariamente de Lisboa) e o clube do regime. Nem que para isso tivesse que todas as semanas denunciar situações com que a CS se entretém a invetivar uma parte do país, apenas porquê escolheram ser sócios e adeptos de um clube de futebol que não pertence à capital. E com tudo o que abrange este assunto a ser divulgado publicamente, para todos ficarem a saber as ligações que o Benfica criou dentro dos mais variados órgãos da CS, subjugando-os ao seu interesse.
Desta forma, o FCPORTO poderia exigir que alguns órgãos da CS se retratassem sempre que colocassem o bom nome do FCPORTO e dos seus diretores, funcionários, colaboradores, treinadores e jogadores em causa. E para mim, sempre que não o fizessem, seriam excluídos de frequentar as instalações do clube, principalmente nas conferencias de imprensa que o clube dá na sua casa. Quantas vezes tivemos de ver o nosso treinador ou jogadores ter de responder a alguns órgãos de CS, sabendo que durante toda a semana anterior nos trataram mal, mentido, adulterando factos, etc... Deixo uma pergunta no ar:
Porque é que é obrigatório receber em nossa casa uma determinada CS que trabalha objetivamente a favor de um clube concorrente? Claro que isso certamente iria ostracizar alguma CS, é certo que sim, mas iria separar o trigo do joio e para mim o clube não tem que ter medo dessa situação.
Primeiro porque tem um canal próprio de tv e em breve irá cria uma plataforma online onde irá colocar o conteúdo que deseja passar aos seus adeptos.
Segundo, e, bem vistas as coisas, quase todos os canais de tv dedicam ao FCPORTO apenas o último comentário nos seus telejornais ou programas desportivos (às vezes nem isso) e é muitas vezes no sentido depreciativo para com o clube.
Eu por mim prefiro ser informado pelo canal oficial do FCPORTO (tv ou on-line).

PS: Aqui faço um reparo ao FCPORTO, espero que o canal on-line que vai ser criado seja muito mais dinâmico na informação aos seus adeptos, se assim for, a força destes mesmos adeptos nas mais variadas redes sociais será bem maior, pois terá como alicerce o canal oficial do clube.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset