Populares Mês

terça-feira, 4 de junho de 2019

“I don´t know if it´s basketball or handball we played today…” (Magnus Andersson) 

E eis que a época das nossas modalidades terminou em beleza, com a conquista da Taça de Portugal pelo nosso “porta-estandarte” andebol, conseguindo finalmente a inédita e desejada dobradinha que, a juntar à excelente prestação europeia na EHF Cup, com um honroso bronze, acaba por coroar talvez a mais espectacular temporada de andebol do nosso clube, muito graças ao trabalho de um treinador, esse sim, À PORTO!!! – Magnus Andersson. Obviamente que todo o grupo teve um enorme mérito neste sucesso sem precedentes mas foi o treinador, com a sua mentalidade ganhadora e extremo profissionalismo, o factor X para esta época notável do FCP Sofarma! Orgulho imenso neste grupo!!!
Também o hóquei se portou lindamente, conseguindo estar em todas as decisões até à última, não obstante a enorme frustração de perder mais uma Liga Europeia (já se torna penoso falar disto…) e de ter sido eliminado da Taça de Portugal num jogo muitíssimo ingrato e com uma arbitragem deplorável (as arbitragens nas modalidades são extremamente hostis ao FCP e era bom q o clube tomasse algumas providências quanto a este assunto…). Ainda assim, conseguimos ser campeões nacionais, ganhando aquele que foi, na minha opinião, o melhor e mais difícil campeonato da história em Portugal! Por isso, muitos parabéns ao grupo do nosso hóquei, com especial dedicatória a Guillem Cabestany, sobretudo por saber segurar a equipa em vários momentos de revolta interior e de saber que tudo tentaram para nos derrubar… mas não chegou! Pois fomos melhores do que todos os outros e o troféu é nosso!!! Finalmente o basket…e aqui tenho de expressar a minha completa desilusão com a secção, sobretudo depois de constatar que a enorme melhoria que se verificou a meio da época (que tinha começado de forma assustadoramente fraca!) desapareceu por completo, ao ponto de nem sequer termos conseguido ser minimamente competitivos nestas meias-finais com o slb! Aquela aura especial que se ia vendo no andebol e no hóquei…nunca esteve presente no basket, talvez fruto de uma época muito mal planeada e em que…talvez nem todos tenham remado para o mesmo lado…Foi pena! Podia estar aqui a falar da TRIlogia das nossas
modalidades mas…não deu!

Andebol:
Vitória suada na Taça de Portugal! Após ter vencido no Sábado o Póvoa Andebol, da 2ª Liga, na meia-final, num jogo algo displicente, o FC Porto Sofarma derrotou ontem o Águas Santas por 31-30, num jogo electrizante em que acabámos por acusar o natural desgaste físico e mental de uma época longa e de sucesso mas também de uma arbitragem (mais uma!!!) tendenciosa e que custa muito a digerir, pois raros foram os momentos em que tivemos os 7 jogadores em campo, tantas foram as exclusões à nossa equipa, isto a juntar aos 10(!!!) livres de 7m marcados contra nós, num esforço contínuo por nos derrubar a todo custo e que só um remate certeiro de Fábio Magalhães, a 3s do final, nos trouxe a justiça e soltar um grito de revolta por termos SEMPRE de muito melhores que os outros para ganhar neste país!!!
O Porto entrou bem no jogo, mandão e eficaz, chegando ao intervalo a ganhar por 18-11. No entanto, a segunda parte não foi boa, fruto de uma excelente resposta do Águas Santas, a 4ª melhor equipa portuguesa mas também…da dupla maravilha de arbitragem, que conseguiu enervar todo o nosso grupo com decisões completamente absurdas mas que não foram suficientes para nos tirar o troféu!
Mais uma vez deixo os meus parabéns ao nosso andebol mas também uma palavra de apreço ao Águas Santas que não se rebaixa perante ninguém (um exemplo para outros clubes de outras modalidades…).
Esta época terminou, julgo que a maior parte do plantel irá continuar, bem como a equipa técnica, havendo espaço para um ou outro reforço de qualidade, até porque para o ano estaremos na EHF Champions League, a melhor competição de andebol do mundo, e seguramente iremos querer fazer ainda melhor do que fizemos esta época. Temos o homem certo para isso! Portanto, muita expectativa pelos próximos tempos! Grande andebol do FCP!!!
Notícia e resumo

Basket:
Muita coisa para reflectir nesta secção, muita coisa para reavaliar, pois quanto a mim, não considero tolerável a prestação deste grupo nos últimos anos! Não reflectem de todo a nossa história nem a nossa postura competitiva!
Será necessária uma nova direcção…uma nova equipa técnica, novos jogadores e…um patrocinador dava um certo jeito, pois se assim não for, começo a ter dificuldade em perceber a continuidade desta modalidade no clube…Ou é para ganhar ou não vale a pena (Basta ver o projecto da Oliveirense!).
Espero sinceramente que haja um esforço sério da secção de basket em superar este status quo da modalidade, para que possamos voltar ao nosso normal que é: ganhar!
O FC Porto precisa das 3 modalidades fortes e competitivas! Precisa de ser uma autêntica família a partilhar sucesso no nosso Dragão Caixa. Precisamos de um Caixa sempre cheio, puxado pela ambição das nossas modalidades! O andebol está no bom caminho, o hóquei vai passar por uma fase de afinação mas julgo que continuará forte…e o basket terá mesmo de acompanhar esta onda, pois não nos podemos dar ao luxo de ter um elo fraco num país centralista e vermelho/verde!

Hóquei em Patins:
Época terminada em beleza no hóquei, com a conquista merecidíssima do campeonato nacional! Após mais uma desilusão europeia (a enésima…) a equipa não tremeu e conseguiu o tão almejado título, fruto de um treinador ambicioso e trabalhador que, com um pouco mais de sorte, poderia ter já 2/3 Ligas Europeias no currículo! As coisas são o que são e para a frente é o caminho! Agora vamos ter várias saídas no plantel (Hélder Nunes, Telmo Pinto, Nélson Filipe e Carles Grau)…vamos ver quem virá, sabendo que os 3 principais rivais estão e vão ficar ainda mais reforçados, o que a juntar ás arbitragens hostis ao nosso clube, tornarão a próxima época ainda mais difícil, quer a nível nacional ou internacional! Muita expectativa também no hóquei para ver como nos vamos reforçar perante este cenário!
Um abraço a todos! Pedro Pinto

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset