Populares Mês

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020


Como ainda sou de bom tempo e há coisas que pela gravidade ultrapassam todos os limites da decência, mexem muito comigo e deixam-me o estômago revolto, resolvi ir à página da Presidência da República, preencher o questionário - vai do nome até à morada, passando pelo e-mail, entre outros itens obrigatórios - e na rubrica, escreve ao Presidente, deixar lá um comentário/pergunta a Marcelo Rebelo de Sousa. Mais coisa menos coisa, perguntava ao Senhor Presidente se não estava chocado por alguém que está acusado de um crime hediondo - refiro-me ao assassinato do adepto italiano do Sporting, Marco Ficini, cuja a acusação do Ministério Público é claríssima sobre a gravidade do acontecimento -, crime que aconteceu vai fazer em Abril 3 anos, já ter visto o julgamento adiado por três vezes, estar em liberdade?
Não sei se o Presidente leu ou vai ler, vai responder ou não, mas se há essa possibilidade, porque não? Porque não usar essa premissa, multiplicar por muitos portistas e por muitos outros assuntos que tanto nos revoltam no actual futebol português, colocando perguntas ao mais alto magistrado da Nação? Este é um caso de justiça, mas ligado ao futebol, futebol que movimenta muitos milhões, tem de ter a atenção do Presidente da República sempre e não apenas quando há sucessos sejam de clubes ou selecções. O Presidente da República tem de exercer magistratura de influência, prevenir para depois não ter de remediar, de forma que o futebol português tenha regras claras para todos, não possa haver filhos e enteados, um clube que goza de privilégios e de uma impunidade que mais nenhum goza.

A Liga da credibilidade zero.
Já disse e repeti faz tempo: a Liga pode ser uma vergonha - como foi a do Estorilgate ou mais recentemente alguns dos campeonatos ganhos por Jorge Jesus ou por Rui Vitória, cujo cúmulo foi ser campeão e depois ter a mais miserável participação de uma equipa portuguesa na Fase de Grupos da Champions League, seis jogos, seis derrotas -, haver escândalos uns atrás dos outros, mas quando corre bem ao Benfica, a maioria dos portugueses anda contente, então que importa tudo isso? Os OCS, agora maioritariamente comerciantes de papel, shares e likes, que estavam e estão sempre prontos a extrapolar e apontar o dedo quando o sucesso é azul e branco, ficam calados, pior, branqueiam as poucas vergonhas e os escândalos com origem na Luz. Os políticos dá-lhe jeito que os "seis milhões" andem contentes. Alguns analistas e comentadores outrora tão ciosos e sempre prontos a criticar com veemência, por exemplo, a promiscuidade entre a política e o futebol, agora assobiam para o lado e fazem de conta, mesmo quando um grande devedor está rodeado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das finanças em plena tribuna da Luz. Num país assim e com o F.C.Porto não ter agora a capacidade de luta e de combate que teve no passado quando Jorge Nuno Pinto da Costa estava sempre na primeira linha, não admira que o SLB apareça sistematicamente a vender banha da cobra, dar palha para burro comer, doença que tem origem na Luz se alastre, mina e compursca o futebol português e se fale muito mais do futebol falado que do futebol jogado.


F.C.Porto 2 - Varzim 1. Objectivo cumprido, mas da qualidade da exibição é melhor nem falar...
Quanto mais vejo jogar Saravia mais fico surpreendido pela negativa e questiono-me: como é internacional argentino, porque foi contratado pelo F.C.Porto. Como se viu ontem e em particular no livre que deu origem ao golo do Varzim, a abordagem do argentino foi duplamente errada e com erros básicos, inadmissíveis em jogadores de uma equipa de topo.

Esta PRESSÃO feita por Rui Costa, o conhecido rato dos túneis, ao árbitro Artur Soares Dias, no regresso das equipas para a 2ª parte, fez efeito, Rúben Dias devia ter visto o 2º amarelo, vinha para a rua, o SLB passava a jogar com 10, não jogava frente ao Sporting.
Os limites da pouca vergonha há muito que foram ultrapassados, mas isto não se resolve com umas bocas nas redes sociais, nem com programas no Porto Canal...

E mesmo que Artur Soiares Dias tenha errado grosseiramente quando o resultado ainda era favorável ao Rio Ave, não expulsando o Rúben Dias, Carlos Carvalhal acha que a arbitragem foi boa?

Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset