Populares Mês

quarta-feira, 1 de setembro de 2021


O mercado fechou e é a hora de mandar uns bitaites, divididos em duas partes, a desportiva e a financeira... não esmiuçando nem indo por caminhos onde a má-língua e a especulação prevaleça.


Sobre a parte desportiva, sobram médios - Grujic, Otávio, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Uribe e Vitinha -, falta um avançado diferenciado que compense a saída de Marega. Três são poucos, apesar de Luis Díaz poder jogar como 2º avançado, como já aconteceu em alguns jogos do passado.

Com João Mário e Manafá para a direita, Zaidu e Wendell para a esquerda, como os com mais hipóteses de ser utilizados, ser esquecer a adaptação de Marcano, Nanu não devia ter saído, mesmo que emprestado?

Na baliza estamos bem servidos, acredito que para o centro da defesa também, mesmo tendo em conta a idade de um Pepe sempre tão utilizado.


Quatro jogadores estão no último ano de contrato, Diogo Costa, Mbemba, Fábio Vieira e Corona, logo com a possibilidade de saírem a custo zero no próximo Verão.

Como vai gerir o treinador esta situação? Mantendo os mesmos prossupostos, isto é, se estiverem de cabeça limpa, focados, trabalharem bem, conta com eles, são utilizados? Ou, no caso particular de Tecatito - que não disse nada quando se tornou público que o seu empresário o andou a oferecer a custo zero e apareceu felicíssimo com o passaporte português na mão (para bom entendedor uma imagem basta), porque assim o caminho para a saída ficou mais facilitado -, a atitude vai ser diferente? O tão badalado ADN F.C.Porto comporta jogadores com a atitude de Tecatito?


Dando de barato os perto de 20 jogadores que ingressaram no F.C.Porto, entre equipa B e sub-19, então Rodrigo Valente saiu definitivamente e entrou Rodrigo Fernandes ex-Sporting, jogadores com características semelhantes, mas foi para o Sporting o jovem Marco Cruz que ainda não passou muito tempo tinha assinado um contrato profissional?


Dados estes bitaites, a partir de agora são estes que temos, é com estes que vamos à luta, é com eles que temos de conseguir objectivos: recuperar o título como prioridade disputar as restantes provas para ganhar, sendo que a Taça da Liga deveria servir apenas para fazer jogar os menos utilizados. Na Champions, onde não há jantares grátis e com um Grupo de grau de exigência máxima, apenas desejo que o prestígio do F.C.Porto na prova rainha da UEFA saia intacto - repito: passar aos oitavos será um feito extraordinário!

A partir de agora não adianta andar a dizer, devia ter saído este e entrado aquele. O que não tem remédio, remediado está.


Mas como um portista não deve olhar apenas para a parte desportiva, deve também olhar para a financeira - sem finanças saudáveis fica tudo muito mais complicado, como se tem visto -, há uma ou outra questão que gostaria que fosse esclarecida, mesmo que quem tem essa obrigação possa não estar para aí virado.


Como não sou um expert, limito-me quase ao óbvio. Estando o F.C.Porto debaixo da tutela da UEFA por causa do fair-play financeiro e tendo o administrador para a área dito que saíriamos desse problema que nos afecta há anos, porque, um, Danilo estava vendido ao PSG - confirmou-se -, dois, Vitinha também, porque a cláusula de compra tornava-se obrigatória a partir do momento que o Wolverhampton ficasse, como ficou na Premier League - não se confirmou, Vitinha está no plantel portista -, o que vai acontecer? Saímos, não saímos, vamos ser penalizados - na inscrição de jogadores, cativação de receitas, multas?

E com o clube numa situação financeira muito complicada, não vender ninguém que implicações vai ter na gestão do dia a dia do F.C.Porto?

Será pedir muito a quem de direito que desça do pedestal, tenha a humildade de explicar a todos aqueles que gostam do F.C.Porto - muitos fazem das tripas, coração para praticar o portismo - qual é o caminho a seguir para que o presente e o futuro dos Dragões seja risonho, sem ter de esperar que aconteça um milagre e na Champions se consiga as dezenas de milhões da época anterior?


Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset