sexta-feira, 15 de setembro de 2023
Equipa do FCP com Diogo Costa, Pepe, David Carmo e Marcano, Gonçalo Borges, André Franco, Iván Jaime, Varela e Galeno, Fran Navarro e Evanilson.
Início de jogo muito complicado. Marcano lesionado, saiu, depois João Pinheiro assinalou penálti, bem revertido pelo VAR, Evanilson novamente lesionado, deu lugar a Taremi. Jogo sempre parado, difícil jogar futebol, também por causa de um Estrela muito agressivo. Dragões incapazes de assumir e a facilitar atrás, muito por causa de uma inovação, três centrais, que esteve longe de resultar, lisboetas mais perigosos.
Boa recuperação de Pepe, bola em Taremi, golo do iraniano. Golo limpo, FCP na frente sem ter feito muito por isso.
Em cima do minuto 45 Gonçalo Borges desperdiçou uma oportunidade flagrante para fazer o 0-2.
No último minuto do tempo de desconto Diogo Costa salvou o FCP.
Resultado ao intervalo penalizava o Estrela que não foi inferior. E a inovação defensiva não melhorou nada ao jogo dos Dragões, sempre que a equipa da casa saía para o contra-ataque era cada calafrio...
Na 2ª parte, FCP com o onze que terminou a 1ª.
O jogo recomeçou com pouco interesse, Estrela a tentar sair a jogar, FCP incapaz de fazer o mesmo, jogava na profundidade, mas quase sempre mal.
Continuavam as dificuldades atrás por causa dos três centrais. Gonçalo Borges e Galeno não são jogadores habituados a andar a correr para trás e para a frente. Não cumprem defensivamente e perdem capacidade para atacar bem.
Equipa da casa muito melhor, portistas raramente acertavam uma, pior, faziam faltas em zonas perigosas, tinham desconcentrações inadmissíveis.
Após 70 minutos em que o FCP viu jogar, saíram Gonçalo Borges, André Franco e Iván Jaime, entraram Pepê, Eustaquio e Romário Baró.
As melhorias não foram nenhumas, Dragões a defenderam o resultado com todos, Varela sobre a linha de golo evitou o empate, só dava Estrela que merecia, pelo menos, o empate.
O jogo terminou com a vitória do FCP, única coisa boa na noite de hoje.
Se a ideia dos três centrais é para manter, não acho boa ideia, mas sou apenas um bitaiteiro que não percebe nada de futebol, é preciso melhorar muito.
Qualquer adversário causa enormes problemas à equipa de Sérgio Conceição, incapaz de se superiorizar frente a equipas manifestamente inferioras como são as que os Dragões enfrentaram nestas cinco jornadas do campeonato.
Se na 1ª parte o FCP teve apenas uma oportunidade, na 2ª nem isso.
Mais uma exibição confrangedora, muito abaixo dos níveis exigíveis a uma equipa com as responsabilidades da equipa portista. Não há nenhuma evolução na qualidade de jogo, idem nas bolas paradas.