Frente a um Barcelona mais forte individual e colectivamente, logo, favorito, só um FCP de alto nível podia travar o conjunto de Xavi Hernández. Era preciso um Dragão concentrado, organizado, compacto, capaz de em primeiro defender bem, para depois atacar com critério. E foi, com a excepção do minuto 45+2.
Início equilibrado, FCP melhor e mais perigoso, faltava mais assertividade no último terço.
Romário e Taremi mal na definição e decisão - o iraniano já sobre a linha da grande área e enquadrado, preferiu assistir em vez de rematar. Galeno obrigou Cancelo a ser amarelado. Eustaquio sozinho na cara do guarda-redes passou-lhe a bola. Penálti claro não assinalado sobre Taremi.
45 minutos muito bons do conjunto de Sérgio Conceição, oportunidades, mas nenhum golo. Na Champions e frente a estas equipas tem de se aproveitar tudo.
Amarelo a Fábio Cardoso, um exagero.
Aos 33 minutos saiu Lewandowski, entrou Ferran Torres.
Um grande disparate de Romário Baró já no finalzinho da primeira-parte, perda de bola, contra-ataque, originou o golo do Barcelona. Se o empate já era um castigo muito pesado para os azuis e brancos, ir para as cabines a perder era um soco no estômago que poderia ter graves consequências.
Não teve. O reinício mostrou um Porto inconformado, à procura de ser feliz, mas a pólvora continuava seca, os lances de bola parada confrangedores.
Pepê completamente sozinho, foi incapaz de rematar à baliza, deixou-se desarmar na cara de Ter Stegen. Inacreditável! De seguida mais do mesmo jogador, incapaz de assistir, permitiu o corte quando tinha dois colegas em boa posição.
Continuava a falta de contundência na altura da finalização, a incapacidade para fazer um golo - Wendell e Taremi tiveram boas chances.
Aos 64 saiu Romário Baró - com excepção do disparate que custou o golo do Barcelona, fez um jogo razoável -, entrou Evanilson
Ter Stegen salvou os catalães a remate de Galeno. Só dava Porto.
Aos 77 minutos Cancelo cortou com a mão, o árbitro assinalou penálti, o VAR mandou verificar e reverteu, argumento, a bola bateu primeiro na mão de um jogador dos portistas.
Aos 84 entraram Nico, Iván Jaime, Namaso e Francisco Conceição, saíram João Mário, Varela, Galeno e Taremi.
Dragões sempre a insistir, sempre à procura do empate,
Taremi ainda marcou, mas estava em fora-de jogo.
O jogo acabou com o FCP a carregar, em cima da área, o Barcelona só defendia, mas o conjunto azul e branco, incapaz de marcar pelo menos um golo.
Uma tremenda injustiça. Mas quem tem tanto domínio, tanta superioridade, tanta qualidade até à área, várias oportunidades e não marca um golo só pode queixar-se de si próprio.
Na melhor exibição da época, se o empate já era muito injusto...
Foi um Porto acima das minhas expectativas. Mas sem um avançado que marque um golo fica difícil. Para agravar não temos um único jogador que seja especialista em lances de bola parada. E como esses lances são importantes...
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarSomos uma equipa tão rica que até oferecemos pontos e euros aos adversários.
Fomos fortes colectivamente mas tremendamente fracos, uma vez mais em termos individuais. A incapacidade de concretizar ou decidir bem na hora da verdade é gritante.
E tudo Baro enterrou contra um Barcelona que respeitou o FCP mas joga a 10 a hora.
Esta equipa do FCP não arranca uma exibição e um resultado em condições. Andamos aos soluços e honestamente tenho pouca pachorra para isto
Varela foi de longe o melhor jogador do FCP
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarNada a acrescentar ao comentário
Para mim foi o melhor jogo
Abraço
O FCP tem tido azar com as lesões daquele que para mim é e de longe, o melhor avançado, Evanilson. Mas e não digo isto hoje, digo há anos, com um PdL ao nível dos que já tivemos, outro galo cantaria cá dentro e lá fora.
ResponderEliminarÉ a sina do Porto desta época. Muitas hesitações, erros defensivos amadores e um ataque que transforma situações eminentes de golo (muitas bastante bem construídas) em lances inofensivos. Chega a ser enervante!! Ainda se lembram da primeira parte da Supertaça contra os vermelhos nazis? Quem acredita em bruxas diria que há aqui magia negra. Eu vou pela explicação que me parece mais simples: há uma crise de confiança instalada na equipa. Os jogadores estão nervosos, duvidam de si próprios e cometem erros difíceis de explicar: na defesa e no ataque. A moral está muito baixa!
ResponderEliminarPólvora seca! Não diria melhor.
ResponderEliminarSomos uns meninos a definir lances. Vejamos os dois jogos com o Inter, do ano passado, e este último com o Barcelona. Três jogos que ganhávamos facilmente com uma eficácia razoável - já não digo mais do que razoável - e não marcamos um único golo nesses três jogos. E só vou falar nesses três jogos, que são os mais recentes. Podia falar no Milan - Porto na penúltima época; no Atlético - Porto da época passada, e noutros jogos de champions em que fomos claramente superiores e não ganhamos o jogo porque somos uns meninos a definir jogadas perigosas. E isso paga-se caro neste jogos. Nestes de champions e naqueles jogos do campeonato em que tudo farão para não ganharmos. Temos que começar a meter menina lá dentro senão estamos fod...
Venha o jogo do fim-de-semana, com muitos golos da nossa parte para melhorar a confiança dos jogadores.
Demos um banho de bola ao barça...espero que as boas exibições se mantenham mas com resultados positivos...
ResponderEliminarÉ verdade que no lance do golo do Barça o Romário Baró fez asneira da grossa , mas o Fábio Cardoso fica petrificado , podia e devia de ter feito muitíssimo mais .
ResponderEliminarNão vale a pena virmos com discursos apaguizadores , ou com vitórias morais , perdemos ponto final .
A equipa esteve bem , mas falta pedigree e qualidade extra aos nossos jogadores .
Temos muitos jogadores que nem são carne , nem são peixe .
Incrível o desperdício ofensivo na hora de rematar , muito lentos a decidir e a executar .
Muito importante ver a resposta nos próximos jogos , tanto no campeonato , como na Champions .
Muito imjusto. Fizemos um.bom jogo e merecíamos muito mais. A este nível os erros pagam- se caro. Mas acho que estamos a melhorar. Agora é ganhar o próximo jogo...
ResponderEliminarO que é que se há-de dizer depois de um jogo assim? O Taremi, só conseguiu marcar quando estava em ligeiro fora de jogo, nas outras boas oportunidades que teve, finalizou sempre mal. O Pepê, quando tinha tudo pra fazer golo, foi lento, e permitiu o corte "in extremis" do central francês do Barça. E assim sucessivamente. Muitas, boas e excelentes oportunidades, todas falhadas, por um motivo ou por outro. E, como se isto fosse pouco, ainda houve a falha monumental do Baró, que deu um golo ao Barcelona mesmo sobre o intervalo.
ResponderEliminarLá está, o futebol não é um desporto de exibição, se fosse, tínhamos ganho folgadamente. Ganha quem marca + golos, e uma equipa que faça um jogo fantástico, que tenha n oportunidades de golo e as falhe todas, e dê um brinde na defesa, que seja aproveitado pela equipa adversária pra marcar na única vez que vai à baliza, perde e perde bem.
Só lamento, que + uma vez, lá fora como cá dentro, tenha havido var pra nos tirar mas não tenha havido var pra nos dar. O var estava lá, bem acordado, pra reverter o penalty do Cancelo, mas já não estava ou estava a dormir, pra dar penalty por agarrão ostensivo ao Taremi. Estou farto desta praga que dá pelo nome de Var. Nunca vêem nada a nosso favor, cá dentro e lá fora, só contra. Tiraram o prazer básico do futebol, que é, poder festejar efusivamente um golo. Agora, nunca festejo um golo, porque tenho medo de que ele seja anulado por acção do var, daí a 1 ou 2 ou n minutos, e é uma sensação muito desagradável, festejar efusivamente um golo, e depois, afinal, já não é golo. Maldito var! Na prática, só serve pra dar cabo do futebol e pra dar + 2 ou 3 tachos por jogo, aos árbitros.
Pra finalizar, pela positiva, antes perder por 1, assim, do que perder por 1, como aconteceu ontem ao slbzito. Há portistas, que dizem, que temos de reconhecer que o slb joga + que nós, neste momento, mas não se tem visto nada isso, na Champions, que é como o algodão, não engana. O Inter, não é melhor que o Barcelona, tem um plantel avaliado em cerca de 300 milhões menos que o do Barça, e podia ter dado meia dúzia ao slb, sem espinhas. O Barça, praticamente não criou oportunidades de golo, marcou 1 golo, numa dádiva. Jogámos muito contra o Barcelona, que é tão bom ou melhor que o Inter, podíamos perfeitamente ter ganho por 2 ou 3 de diferença. O slb, contra o Inter, não jogou nada, foi massacrado na 2a parte, não levou meia dúzia, por milagre.
Caros Portistas,
ResponderEliminarO DVP fez como sempre um comentário claro e assertivo nada mais a dizer sobre o jogo. Quanto ao treinador não entendo como não refresca a equipa mais cedo?? como é possível ter tantos lances de bola parada que não resultam em remate, já nem falo em golo já só peço que rematem nem que seja para as nuvens mas concluam, f.. O pêpê nunca vai ser mais do que mostrou hoje, para mim é melhor a defesa direito, se calhar o João Mário a jogar mais à frente (lugar original dele) tem mais clarividência, capacidade de finalizar e até definir melhor, fica a ideia.
Mais uma vez fomos melhores mas não marcamos, na champions não se pode falar meia oportunidade.
No próximo jogo do campeonato vamos ter mais uma vez muitas dificuldades em ganhar, as equipas já perceberam que se puserem um bloco baixo não conseguimos criar espaços e quando criamos as poucas vezes que conseguimos não marcamos.
Sinceramente gostei muito do jogo de vejo foi pena ... veremos se vamos manter o nível e exibições ou se os jogadores só correm na montra.
FOMOS PORTO1
SEMPRE F.C.PORTO
Saudações,
ResponderEliminarPerante um Barcelona que me pareceu completamente ao alcance do FCP (super permeável na defesa, tenro no meio campo, com uma pressão frouxa na nossa saída), acabamos por desperdiçar uma excelente oportunidade de somar 3 pontos não por culpa do Baró, que não sabe mais do que mostrou, mas por quem insiste em achar que o rapaz é jogador para o Porto e o mete em campo.
Boas
ResponderEliminarA palavra avançado que diz,deve ser alargada a jogadores.
Porque Eustaquio, não é avançado mas pode finalizar melhorsinho.
E por falar em Eustaquio alguem me esclarece aonde foi a falta dele na recepção da bola.
E se o vila diz que é penalti no Taremi, eu fico com a sensação que o defesa não deixa o Taremi ir disputar dentro da area ..parece penalti.
Eu acho que Baró já tinha falhado na marcação na luz,mas esta foi mais evidente
Um grande jogo mas chegamos uma vez mais ao fim com zero golos marcados. Mais um daqueles jogos que cria azia.
ResponderEliminarColocar a bola na baliza, parece fácil para alguns, mas é o mais dificil para a maior parte. Com o mal dos outros podemos nós bem, mas que dizer, por exemplo, do avançado do Inter que falhou 4/5 golos contra o benfica? E é considerado dos melhores na sua posição.
A verdade é que, desta vez, o jogador do barcelona apareceu uma vez na cara do Diogo e fez golo, enquanto que Pêpê nem sequer conseguiu rematar à baliza. Foi a diferença no jogo.
O mais positivo do jogo é que a equipa continua a melhorar. Há jogadores a consolidar a sua posição. A má notícia é que existem outros que repetem os erros, jogo após jogo.
Baró tem o erro no lance do golo (o Fábio também me parece abordar mal o lance) mas não é um erro isolado. Aliás, parece ser o grande problema do Romário. Falta de concentração competitiva. Mesmo neste jogo, fez mais dois, três passes "relaxados", quase à queima. Gosto muito do jogador e espero sinceramente que lhe tenha servido de aprendizagem e que não seja, a partir deste erro, uma carta fora do baralho. Não lhe imagino dias fáceis junto de SC.
É urgente a recuperação de Pepe. Posso ter ficado com a impressão errada mas José Pedro pode agarrar a oportunidade na ausência do capitão.
Esta arbitragem no campeonato nacional, ia dar pano para mangas. Eu fiquei muito confuso com a mão assinalada ao Eustáquio. Como diz SC é um critério muito largo. A não é assim tão óbvia? Eu não consigo afirmar que é e tenho por princípio não usar óculos azuis.
OLHA O NORTE
ResponderEliminarOS CRITÉRIOS.
Essa coisa dos critérios, é a coisa mais porca mais suja de fugir ao erro, é a defesa do ladrão. Mais uma vez ontem os srs árbitros, o do assobio e o que está a ver filme as imagens, prejudicaram o FCP. O do apito mostra 2 ou 3 amarelos a jogadores do Barcelona fora da área, por agarrarem, puxarem as camisolas a jogadores do FCP, na grande área Taremi é puxado pela camisola descaradamente, ainda leva uma joelhada na coxa que o derruba e, nem o arbitro nem o VAR nada fizeram! Ficou uma grande penalidade por marcar! São critérios...
Não há vitorias morais nem fica para a prosperidade que o FCP foi a melhor equipa em jogo e que um erro deu a vitória ao Barcelona. Para a historia e no grupo que o FCP está inserido ficam os 3 pontos perdidos e a derrota em casa.
Andamos com azar, mais uma derrota de um erro, são coisas do futebol é verdade, mas tem que haver mais concentração, também não é menos verdade que os nossos artilheiros andam de fraca pontaria como diz o Vila, muito fogo de pólvora seca, há que treinar mais o tiro ao alvo.
Na minha opinião, o treinador SC meteu a carne no assador muito tarde, pareceu-me que alguns jogadores do Barcelona já andam de rastos.
Perdemos com um dos melhores clubes do mundo, mas perder como perdemos custa muito, embora, eu seja daqueles que não gosto de perder nem a feijões, fico sempre com muita azia...
Exceptuando o jogo com o benfica que não vi por estar ausente do país, este, para mim foi o melhor jogo que fizemos esta época. Agora há uma coisa que não compreendo, porque é que agora em lances de bola parada não criamos qualquer perigo, tudo inofensivo, onde há algum tempo não muito distante, éramos fortíssimos neste tipo de lances. Depois, a treinarem todos os dias (quase) não treinam o remate à baliza? Não me lembro de ver um remate em condições à baliza, salvo muito rara excepção.
ResponderEliminarNeste jogo então, foi flagrante, Pepê em 2 situações de golo nem consegue rematar. O Barça na única oportunidade que teve, beneficiou da oferta do Baró e não falhou. Aí esteve a diferença neste jogo que perdemos e podíamos ter ganho, para além da reversão do penalti em falta por suposta mão do Eustáquio.
Foi pena...fizemos um bom jogo.
E sim, concordo. Numa primeira análise fica-se com a sensação que F. Cardoso podia ter feito mais, mas como diz DVP, corria o risco de vir para a rua.
ResponderEliminarNo passado tínhamos Oliveira, Magalhães, Drulovic, Futre, Capucho... tudo gente que definia e assistia bem e ainda marcava golos. Agora...
ResponderEliminarQue saudades...
ResponderEliminarAcho uma certa piada, quando vejo portistas tentarem, assim como quem não quer a coisa, culpabilizar um jogador do qual não gostam e pró qual arranjam sempre culpas por troca de outro do qual gostam e no qual vêem um enorme potencial que ele nunca mostra, nem quando é emprestado a clubes pequenos, mostrando isso sim, falhas inacreditáveis e ficando estático e com as mãos na cabeça a seguir a fazê-las, em vez de reagir de imediato e correr que nem uma flecha para tentar remediar o erro colossal cometido.
ResponderEliminarNeste jogo, as nossas virtudes, na raça e no querer, além da tática usada, os nossos defeitos, erros no passe, falta de killer instinct, falta de mais qualidade individual, inexistência de aproveitamento das bolas paradas.
ResponderEliminarNestes jogos, os erros custam caro, a arbitragem foi má também.
Uma palavra ao Baró, que não se deixe abater, todos erram, que Wendel continue assim, que Evanilsson esteja ok de vez, que haja evolução da equipa e que melhorem rápido na finalização. E "Passe Precise".
Venha o próximo...
E força Porto.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarNão temos um verdadeiro ponta de lança, temos é muitos atacantes. Pepê é o homem dos 7 instrumentos mas o lugar dele é aquele. Estou mesmo para ver quando vai jogar o novo defesa direito, mas se João Mário estiver de saúde futebolista, ninguém lhe tira o lugar. Precisamos urgentemente de mais um defesa central com provas dadas, alto e bom de cabeça. Pepe e Marcano já eram. Alan Varela em cada jogo que passa vai mostrando o seu valor, mas ainda tem muito para dar. Espero que o Nico não seja um nico obra, contamos mesmo com ele. Baró não está mal, mas tem que mostrar mais. Eustaquio raçudo mas tem que aperfeiçoar mais o remate e a técnica. Wandell se for aquele jogador de ontem, temos defesa esquerdo.
Contra o Portimonense,, por favor vamos ganhar naturalmente já chega de sofrimento.
Boas.
ResponderEliminarNão podemos transportar o que acontece na champions com o campeonato, são realidades distintas. Há mais espaços, a qualidade dos adversários é outra, normalmente jogam o jogo olhos nos olhos. Isso raramente acontece por cá. E numa equipa que tem de ser refeita todos os anos como disse o SC e é um facto, só saiu o Otavio e o Uribe, pagas o preço. Sobre o erro do Baró, espero que não o crucifiquem. Mas também espero que não volte a cometer um erro destes, por assim, é daqueles que nunca terá estaleca para jogar no Porto.
Bom jogo! Já não me lembrava de tamanha frustração e resultado inglório!
ResponderEliminar1. Parabéns ao FCPORTO!
2. Excelentes jogadores, por motivos diferentes elogiaria o Wendell, Varela e o Baró - este ultimo, tem q verificar a reação ao erro! A reação q teve foi ridícula...
3. O Pepe, por muito bom jogador q seja é pólvora seca... um jogador no ultimo terço não pode nunca ser tão ineficaz!
4. Questiono-me o q fez o Francisco Conceição para ficar como primeira opção em detrimento do Borges?! O meu fundo ao Sérgio Conceição! Este seria o unico motivo para este jogador não ingressar no nosso clube... e ainda falta o Veron!
5. Arbitro fraco! Mas critico mais o VAR...
6. O andebol foi ridiculo com o empate com o aguas santas! 100% culpa propria! Vergonha, uma vez q o ano passado tinha perdido... face ao incremento de qualidade q o Sporting creio q fez este ano, parece q este ano não seremos campeoes!
7. Landis.. a equipa ja m parecia debil, ficou pior! Boa recuperação!
Obrigado por este espaco Vila Pouca!
Boas
ResponderEliminarIsto da interpretação das regras deixa panos para mangas,o da luz interpretou que a falta era para vermelho,
O de ontem que era britânico ( acho eu)maus árbitros por norma,interpretou que o lance do Taremi não houve contacto suficiente para ser faltoso.
No lance do penalti revertido,interpretou que foi braço, estranho para um britânico que por norma a canela vai até ao pescoço.
E claro que já faltava,a habitual indignação por se fazer uma crítica a um jogador do Porto.
Porquê não antes culpar o gajo do Barcelona,que aproveitou o passe e depois isolou,a gajo que gez a finalização, fazia mais sentido.
Do tipo não tinhas nada de fazer isso,não era.
Empatámos em Águas Santas? (Na época passada perdemos lá e fomos campeões) Desista-se já, que o Sporting está melhor e vai ser campeão.
ResponderEliminarO Landis lesionou-se? Já valiamos pouco, agora não valemos nada, também é melhor desistirmos já, no basquete.
Ah, não devemos é desistir do Baró (Nunca!) , tem que continuar a ser ele e + 10, pra podermos continuar a assistir a momentos maravilhosos como o do jogo de ontem, aos 45+2 minutos da 1a parte.
Por + que tente não ligar, não consigo deixar de ficar boquiaberto, com as reacções ao que de menos bom vai acontecendo no universo portista, por parte de uma nova casta de portistas.
Boas,
ResponderEliminarAntes de mais confesso que já sentia saudades das noites europeias, ambiente fantástico, grande moldura humana, grande prestação da nossa equipa... Mas tirei diversas conclusões
1. Confirma se o nosso treinador estuda muito bem as equipas adversárias, fomos superiores e atacamos os pontos fracos do Barcelona.. E sem os centrais titulares qie se nota
2.alguns jogadores dão tudo nesse tipo de jogos... Pena não serem assim no campeonato português
3. Confirma se varela é uma grande contratação
4. Já o tinha dito aqui mas vou reforçar porque ontem verifiquei in louco a minha certeza
O fc porto em relação aos outros clubes Benfica, Sporting e até o braga a nível de marcação de golos tem muito mais dificuldade, já vi o braga ese ano ao vivo em chaves e vi que o braga tem processos ofensivos muito mais trabalhados, elaborados do que o fc porto... Definem melhor as jogadas.
Por exemplo se definissemos melhor teríamos ganho o jogo
Esperança pelo evanilson que é um jogador inteligente e faz com que o Taremi jogue numa posição que para mim é mais rentável
Quanto a classificação não me parece que esteja em perigo, basta ganhar os jogos em casa para classificar
Vasco, espero que a tua contribuição nos posts, vá para além de corrigires lapsos no post - não são um dogma, podem ter erros -, ou nos comentários.
ResponderEliminarOlá DVP. A minha contribuição é nula, porque sou meramente um leitor do seu blog, pq é dos poucos sítios onde se fala do nosso clube sem "amarras".
EliminarNão tenho qualquer tipo de veleidade de corrigir seja quem for, muito menos a si. Soube do seu blog recentemente em conversa com um amigo meu. Intervi 3 vezes:
Uma, relativamente a alguém que pôs o Jardel à frente do bibota. Opinião que respeito, mas que para mim é descabida. A outra intervi num comentário onde se dizia que éramos da safra "antes torcer que quebrar". Não sei se foi lapso ou se dito por alguém que não sabe do que somos feitos e diz frases feitas sem as pensar. Infelizmente, o problema do nosso clube não está apenas numa SAD decrépita e irresponsável. Está também numa nova vaga de adeptos que acham que chega bater no peito e dizer "Somos Porto!" sem perceber o que este clube realmente representa.
Daí ter alertado para o quebrar em vez de torcer.
A 3a vez que intervi, disse-lhe até que não precisava de publicar o comentário. Fi-lo pq se eu fosse o autor do texto gostava q me alertassem para o mesmo.
Peço desculpa se fui além do que devia e peço que por favor não encare isto como uma crítica ou outra coisa qualquer. Gostava de por vezes poder dar a minha opinião, até pq modéstia à parte tenho algum conhecimento de causa, uma vez que tenho um compadre que trabalha no dep. jurídico do FCP e uma familiar (cunhada) q é secretária na SAD.
No entanto, prefiro não o fazer, uma vez que o que me apetece dizer pode ser encarado como desestabizador ou ser interpretado como um mau portista.
Como não tenho qualquer tipo de influência, prefiro calar-me. Mas uma coisa tenho a certeza. Estas eleições são as mais importantes da história do FCP.
Quanto à correção dos lapsos mais uma vez peço desculpa e não o voltarei a fazer. O espaço é seu e não quero, de forma nenhuma, ferir susceptibilidades.
Apenas o fiz por uma questão de rigor e de respeito pela história do nosso clube, pq cada vez mais acho que temos muitos (e cada vez mais) adeptos que não sabem o que é o FCP ou o q homens como o Fernando Gomes, o João Pinto ou outras figuras desse tempo representam para o clube e para portistas como você e eu. Um grande abraço.
O importante é que esta nova pseudocasta seja melhor que a anterior.. como em tudo na vida, existem renovacões! Até o JNPC...
ResponderEliminarAcrescento algo mais...
Em andebol houve 1reforço em gente nova, a crescer... tal como o treinador! O Sporting acrescentou algo ao q já tinha... quem segue minimamente o andebol, fácil de perceber! Desistir, é para quem não tem argumentos...
Do pouco q percebo de basquetebol, sinto esta equipa inferior a do ano passado... piores jogadores... talves esteja errado! O FCPORTO do ano passado nao discutiu 1jogo nas meias finais com o Sporting...
Perdeu 3-0!
Devemos é crucificar o Baró!? Chicote ou regua... Lolol Castas antigas!
Sim, as osgas estão melhores em tudo; No andebol, no basquetebol, no Cashball, no Mergulhol. Ainda agora, os vi a fazerem uma exibição fantástica...ou terá sido fantasmagórica?..., no futebol, só lá faltaram o godinho e o miguel, pra eles pelo menos, terem conseguido sacar um empate a ferros, com esse colosso mundial que é o Atalanta.
EliminarNinguém é obrigado a ser portista! Qualquer um pode ser osga, se preferir.
Não sei como vai ser a segunda, mas não tenho memória de um dos grandes clubes portugueses levar um amasso como o Sporting levou na primeira-parte com a Atalanta, 5° da série A.
ResponderEliminar0-2 é muito lisonjeiro...
Um amasso, e em casa, Vila Pouca, podiam perfeitamente ter levado 4 ou 5. O sporting do godinho e do miguel, foi zero, na 1a parte viu jogar o 5°classificado da série A.
EliminarRealmente é triste a nossa sina com o VAR esta época. Não concordo nada com a reversão do penalty e não concordo com a não marcação do penalty do Koundé sobre o Taremi. Com uma ferramenta tão útil como o VAR, é impressionante como se cometem estes erros. Não quero dizer que perdemos por causa da arbitragem mas é no mínimo frustrante perdermos com estes erros.
ResponderEliminarFalando sobre nós, é uma pena a maneira como definimos na área. Falámos muitas vezes do nosso meio campo, mas ontem gostei da dinâmica. Chegámos várias vezes à área, chegámos a encostar o Barça mas depois ou fazemos um passe quando devíamos rematar, ou demoramos séculos a atirar à baliza ou em boa posição à entrada da área, fazíamos passes ao GR. Depois os erros não forçados pagam-se caro e ontem uma desconcentração foi quanto bastou para eles marcarem. Eu gosto muito do Romário, cheguei a ter muitas esperanças nele. Da geração que venceu a Youth League era um dos que mais me entusiasmava, mas neste momento ele não pode ser titular nestes jogos. Tem muita técnica, mas falta-lhe o resto. Concentração, capacidade física, saber quando soltar a bola. Para mim, e é só a minha opinião, o Iván Jaime está muitos furos acima e devia ter sido ele a jogar.
Fica a frustração de termos perdido mais um jogo. Gostava mesmo que no domingo aparecesse um Porto mais dinâmico no campeonato e não aquele Porto que tem jogado frente aos Aroucas e Gil Vicentes.
O Alan Varela parece me ter uma qualidade de passe e uma visão de jogo muito acima da média...
ResponderEliminarResponsabilizar Romário e Pepê pela completa desconcentração naqueles lances, absolutamente, agora um eventual castigo, e pelo modus faciendi do Sérgio, não acredito que aconteça. Fica no entanto a dúvida de quem sairá para a entrada de Evanilson que é o complementa melhor Taremi
ResponderEliminarCerto é que a base dos últimos anos daquela equipa saiu toda e foram 4, todos eles importantíssimos nas dinâmicas e estratégias para os jogos, e acredito que numa primeira fase Romário - que precisa de se convencer que depois da progressao com a bola e das fintas tem de saber passar a bola nas melhores condições e também perceber que o jogo para ele tem, no mínimo 60m de foco total.
Pepê é um caso de estudo. Eu não sei se o facto de ter recuado no terreno o fez perder alguma qualidade no passe, não me parece, antes fez dele um jogador mais completo e até mais rentável, agora chega a ser patético depois de fintar ½ mundo com potência e rapidez perca uma bola com um passe de 2m ou, mais grave como ontem, desperdice escandalosamente ao menos um remate à baliza depois de correr 30m sózinho. Não há treinador que resista a este tipo de falhas.
Continuo a pensar que existem jogadores de qualidade para se fazer coisa boas tanto interna com externamente, até porque esta coisa de criar oportunidades e nas as concretizar não vai durar sempre.
Dassss, já chega.
Se na maioria dos jogos domésticos me parece que SC tem feito pouco com os jogadores que tem ao seu dispor, nos jogos desta dimensão parece-me que faz muito.
ResponderEliminarPrepara bem o jogo, consegue detetar e anular os pontos fortes dos adversários e explorar os pontos mais débeis dos mesmos(apesar de achar que temos um 11 mais forte do que aquele que SC escalou para esses jogos). Foi assim contra Benfica e Barcelona.
O problema é que a estratégia depois esbarra na falta de classe que existe na equipa. E neste jogo (e não só) o caso mais evidente foi Pêpê. O brasileiro tem tudo para ser um craque, mas até ao momento não passa de um "brinca na areia", uma vez que apresenta um registo péssimo em golos e assistências.
Sei que o facto de andar sempre a saltar de posição em posição não ajuda, ainda assim já deveria ter mais que 0 golos e assistências nos 10 jogos desta época.
Por exemplo se compararmos com Galeno, que toda gente diz que é um jogador que não define bem, o Luso-brasileiro já fez 3 golos e 2 assistências. Mesmo na época passada, Galeno fez 10 golos e 4 assistências enquanto que Pepê fez 4 golos e 7 assistências.
Se disse em cima que SC prepara muito bem os jogos, também acho que mexe na equipa demasiado tarde. Temos muitas e boas opções na frente (no meio também tínhamos boas soluções no banco), não é necessário termos jogadores evidentemente cansados em campo, quando podemos ter um jogador fresco em campo, sem que a equipa se ressinta.
Varela fez dois grandes jogos, tal como Uribe parece que "cresce" nos jogos grandes. Wendell também esteve muito bem, tendo em conta que em ambos os jogos apanhou adversários diretos muito complicados.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarO VAR, se fosse algo sério era ótimo para a verdade desportiva, mas como é uma mentira é uma descrença para o futebol. Dá pontos a uns e retira pontos a outros porque aqueles senhores que estão em frente aos écrans ou os amigos ou conhecidos que estão arbitrar em campo, usam o CRITERIO, mais largo ou mais estreito, depende da cor da camisola, o pagar algum favor, ou simplesmente porque não simpatizam com o clube ou com as pessoas que lá trabalham. Resumindo, não tendo medo de falar, O VAR È UMA TRETA, há provas mais que provadas, e a ultima é do FCP Barcelona. Tivemos um Bife arbitrar com bifes ou febras no VAR que desvirtuaram o resultado, roubando 3 pontos ao FCP à melhor equipa, em lances de grande penalidade a favor do FCP que só eles é que não viram ou não quiseram ver.
Não digo que que há uma Máfia no futebol porque é uma palavra muito forte, mas que há ladrões, vigaristas, vendidos não tenho duvida.
Quantos já foram presos e tiveram que abandonar as altas instancia do futebol, FIFAs UEFAs por venderem realizações de campeonatos internacionais a países e outra vigarices que lhes encheram os bolsos...
O Pepe, para ficar até final da época, a jogar 2 jogos e a falhar 5 ou 6, não vale a pena, é muita despesa para pouco retorno desportivo. O melhor, era rescindir amigavelmente, o FCP poupava uns trocos, e ia-se buscar 1 central para jogar já e para o futuro. Ainda por cima, não há maneira de abdicar da selecção, quando já nem pró Porto tem pernas.
ResponderEliminarRoberto Martinez, sabe perfeitamente, que o homem do jogo slb-FCP, foi, João Pinheiro; E que o 2° melhor do jogo, foi, ASD. Mas não pode dizê-lo, como é óbvio, e também ficava mal, dizer que convocou o João Neves, por ter sido o 3° melhor do slb-FCP.
Roberto Martínez :
ResponderEliminar"... o Galeno pode ser muito útil para a Seleção. É um jogador que gosta muito de verticalidade, um futebolista destro que atua na ala esquerda. É polivalente, pode jogar numa linha de 4 ou de 5. Gosto muito daquilo que o Galeno pode fazer."
Eu:
Mas, Sr. Martinez, porque não o convoca nunca?
Roberto Martínez:
Sabe, não é fácil, há muitos jogadores com qualidade pra estarem na selecção, tenho de os observar bem, durante bastante tempo, não vou convocar um jogador só por causa de uns" fogachos"!
Eu:
Mas, Sr. Martinez, o João Neves ainda não fez assim tanto, a bem dizer, fez uma dúzia de jogos ou pouco +, pela equipa principal do Benfica, e o Sr. já o convocou para a selecção. O Galeno, já tem centenas de jogos ao + alto nível, foi escolhido pela Uefa para o 11 ideal da fase de grupos da Champions League da época passada, foi escolhido pelos adeptos no site da UEFA, como o melhor jogador da 1a jornada da Champions League desta época, era o melhor marcador da Liga Europa quando se transferiu do Braga para o Porto, tem muitos golos marcados e muitas assistências feitas, não chega para merecer uma convocatória?
Roberto Martinez:
Sabe, é assim, como hei-de dizer isto, vamos lá a ver, não é fácil, vou tentar dizê-lo de uma forma mínimamente diplomática: O Galeno, sabe, haaaaam, não joga no clube certo, sabe, e também não é representado pelo empresário certo, percebeu? Lamento, mas pouco posso fazer quanto a isso.
Eu:
Haaaaaa, percebi perfeitamente. Obrigado Sr. Martinez, pela entrevista.
Parabéns, Negroni, excelente entrevista. Perguntas pertinentes e respostas a condizer. Fez-me recuar aos tempos do Mike e Melga.
ResponderEliminarLi muitas vezes a troca de argumentos do Mike e do Melga, Vila Pouca. Eram bem divertidas essas rábulas.
EliminarBoas noites caro DVP e saudações dragonistas.
ResponderEliminarBom jogo mas perde-se.
O erro, jogar para trás e ficar nas covas.
Enifiencia atacante
Está a circular no Twitter um trecho de uma novela da SIC onde se diz o seguinte "ver jogos do Futebol Clube do Porto ou lá como se chama aquela porcaria". Nojento. Isto é um desrespeito a uma das maiores instituições do país. Insulto fácil em plena televisão portuguesa num programa que nada tem a ver com futebol. E depois é o FCP e os portistas que são acusados de espalhar o ódio. Gostava de ver uma reação do nosso clube, mas infelizmente não vai acontecer. O nosso presidente até elogiou a SIC recentemente.
ResponderEliminarPedro, escrevi isto no facebook:
ResponderEliminarConcordo, está muito fácil dizer mal, insultar, denegrir, achincalhar o FCP, qualquer caganita que quer subir na hierarquia sabe que é a maneira mais fácil de ter popularidade. Sou um daqueles que perco algum tempo indo às páginas deles cascar, mas depois como me devo sentir, como se compatibiliza isso com os elogios do senhor presidente à SIC?
https://www.facebook.com/mariojorge.f/posts/pfbid0FFdFwMne7PBkGv6m5aWHFWAZ6FZgvfq5Uz9EL4tkDNc34EWuUfTdyHRuHUJhKdtel
Estamos mansos mesmo. Levamos uma bofetada e mostramos a outra face. Eles sempre assim foram, quem mudou fomos nós. Não vale a pena querermos ser amigos desta gente. Eles nunca vão tratar o FCP da maneira que merece. Seremos sempre tratados como um clube estrangeiro nas televisões destes idiotas. Por isso, eu gostava que ao menos quem dirige o clube tivesse outra atitude. E aproveito para lançar o mote para o que se passa na arbitragem. Hoje na CI houve nova pergunta sobre arbitragem e o SC mais uma vez teve de se conter muito para não falar e não ser castigado. Houve pedido de reunião com o CA e então? Temos é de expor publicamente com factos o que se tem passado. Sem medos.
ResponderEliminarFalando de futebol propriamente dito, gostava de ver Iván Jaime de volta ao 11. Vai ser um jogo onde vamos precisar de génio criativo e alguém que saque um coelho da cartola. Veremos sobre quem vai recair a opção.
Boas
ResponderEliminarLi um cabeçalho, que diz o Conceição está com uma azia tremenda.
Pois é verdade que o critério arbitral,depende dos figurinos presentes e que contribuiram para a azia. Foi uma realidade.
Agora a prestações desportivas exibidas ate ao momento dão muito azia aos adeptos.
Cabe ao Conceição e plantel apresentar um ímpeto, mais forte no que resta da época.
Porque para muro de lamentações já existe em outro lado do mundo.
E não vale a pena só criticar os avançados (com Taremi há cabeça que tem de fazer os jogos quase todos) porque os Evanilson desta vida ou os Namasos desta vida é que são bons.
Mas numa época fazem um terço do esforço que Taremi deixa em campo,90 min após 90 min.
Porque os outros estão sempre com condicionamentos atleticos.
É o plantel que tem de saber criar e finalizar as jogadas ofensivas
No meu grupo de amigos no Facebook, lancei a discussão. Com os jogadores que temos, na maioria de jogos, que tal um 4x4x2 losango?
ResponderEliminarAtrás, Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo - ausência de Marcano - e Wendell, Varela, Pepê na direita, Galeno na esquerda, Iván Jaime no vértice superior, na frente Evanilson e Taremi.
Para jogos contra as equipas chamadas pequenas parece me um bom onze...
EliminarExcelente, para jogar contra equipas pequenas. Contra slb, sporting, Braga, VSC fora, terá de haver + músculo no meio campo.
EliminarConcordo
EliminarJá o tinha dito aqui! Jogos em casa com todas as equipas a excepção do Sporting, Benfica e braga é a melhor equipa
Boas
EliminarIsso que você deixou aí,são os jogadores de melhor qualidade para cada posição.
Pode-se ainda dizer,que se Namaso quiser ser jogador de alta competição, pode numa altura de menor força física dos da frente ter lugar no onze.
Zaidu devido a velocidade ser treinado para ser central.
So uma questão sobre o Jaime nestes dois últimos jogos saiu de onze para dar lugar a outro que na minha opinião esteve mal.
Aqui também tem culpa o treinador apesar de eu não ter informações da sua forma física.
E já agora,ter um jogador como Varela e não dar largura na frente de ataque é um desperdício de qualidade de passe e por si mesmo de jogo.
Conceição tem peças para jogar mais e melhor.
E isto era para ontem,hoje já e tarde.
Como é que se pode denunciar a porca da SIC e dos seus argumentistas de ficção-nível-zero, sem sentimento de culpa, se PdC ainda muito recentemente veio desfazer-se em elogios pra com essa porca estação de televisão? Já houve um tempo, em que PdC era uma enorme + valia, agora, é uma clara menos valia, constantemente e a todos os níveis. Só complica a vida ao FCPorto.
ResponderEliminaraté do Pena , nimguem daava nada por ele mas mostrou serviço ..
ResponderEliminaré muito grave o problema na finalização
Então o Porto não tem largura com os dois laterais sempre subidos, mais o Galeno e o Pepê?
ResponderEliminarBoas eu referi os avançados e extremos, quis dizer.
EliminarTem tanta largura,que na semana passada a primeira subida em campo do João Mário, deu um contra ataque que acabou com uma expulsão do nosso lado.
Aliás até se pode dizer,que foi tanta a largura que pareceu uma auto estrada
Pedro Miguel não te armes em espertinho. Uma coisa é largura, outra são os equilíbrios, compensações quando os laterais sobem, por exemplo. Portanto, deixa-te de tangas que comigo isso dá mau resultado.
ResponderEliminarBoas
EliminarOuça mas eu falei em largura,falo em transições rapidas ofensivas.
Você fala em laterais.
Sem querer desenterrar nada... o golo do clube do regime não é fora de jogo!? Pela proximidade dos jogadores parece facil dizer q sim...
ResponderEliminarÉ isso mesmo, não falamos a mesma linguagem. Portanto, não vale a pena perder tempo a responder...
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarQualquer caganita qualquer FdP insulta o FCP, ninguém respeita a instituição, porque há muito que não temos presidente. Temos um vice que é um zero à esquerda, não reage a nada, não tem feitio para este tipo de coisas, nem sei o que lá anda a fazer.
Hoje, qual é o central que vai estar ao banco depois do castigo a Fábio Cardoso! Que miséria franciscana, penso que em Janeiro tem que ir ao mercado.
Ontem o Sehmidt deixou de ser o Senhor e passou a ser aquele gajo, é vida.
pelos vistos, para alem do colinho e do andor também tem estrelinha, foi por pintelho que não perdeu 2 pontos.
Por falar em estrelinha, com que tipo de brinde vai a arbitragem no próximo jogo dos Calimeros lagartixas presentia-los.
Equipa B do FCP o mais do mesmo, a ganhar por duas vezes a jogar em casa não foi alem de um empate.
O treinador do FCP mais uma vez demonstrou, que não tem qualidade para treinar a 2ª equipa de futebol do FCP. Acabem com contratos por amizades e metam gente capaz, o fcp é uma grande instituição tem que ter bons profissionais.
Regresso do Veron à competição na equipa B e... nova lesão. Difícil assim. Ele tarda em confirmar as qualidades que se lhe reconhecem e agora novo contratempo. Veremos qual o tempo de paragem. Era bom perceber o que faz com que esteja sempre lesionado. Isto não foi analisado aquando da contratação dele? O que se passa?
ResponderEliminarQuando são outros a ganhar por 1/2 a zero, até com + 1 durante 84 minutos, ou aos 93 minutos e em fora-de-jogo? e tudo, não há problema nenhum, e é o Di Magia prá aqui, o Toino prá ali, é uma festa na CS. Quando somos nós, se não ganharmos por 3 de diferença, no mínimo, colam-nos todos os adjectivos diminuitivos. E muitos portistas vão atrás. Eu quero é que o Porto ganhe, limpo, não pode ser como os calimeros em Faro, ou como os lampiões contra nós, isso havia uma revolução e ainda nos linchavam a todos. Mas se não puder ser com excelente futebol e por 3 ou 4 de diferença, que seja com mau futebol e só por 1 de diferença, os outros, os de Lisboa, também se fartam de ganhar por 1 de diferença, e levados ao colo e em andor e está tudo sempre bem.
ResponderEliminarPortanto, daqui a pouco, quero é que o Porto ganhe, limpo. O ganhar sujo, que fique prós de Lisboa. Porque quero ver o Porto à frente, no final da época, com limpeza, e os de Lisboa atrás, muito sujos.
Até para evitar o aparecimento e o protagonismo de alguns catedráticos da medicina, capazes de fazer grandes milagres, devia haver o esclarecimento sobre tantas recidivas. Não é normal o que se passa com Veron.
ResponderEliminarVila Pouca, é incrível! Está semanas a recuperar, joga uns minutos, lesiona-se. Volta a estar semanas a recuperar, volta a jogar uns minutos, volta a lesionar-se. E assim sucessivamente. E só tem 21 anos recentemente feitos. Alguma coisa tem que estar mal, ou na saúde dele, ou nos hábitos dele, ou no departamento médico. Nunca vi uma coisa assim, parece que tem músculos de gelatina.
Eliminar