domingo, 5 de novembro de 2023

A prioridade é o FC.Porto


Se em nome dessa prioridade tenho de defender o presidente ou o treinador, defendo. Se pela mesma razão preciso de criticar, critico.

Procuro fazê-lo sempre com respeito, de forma o mais objectiva e construtiva possível, para somar e não para dividir. Assim, porque não gostei nada do resultado e da exibição frente ao Estoril, mas gostei ainda menos do que se seguiu e que colocou o FCP na berlinda, infelizmente, pelas piores razões. Importa dizer o seguinte:

O FCP era um clube fechado, recatado, os seus profissionais, muitos, verdadeiros craques, na prática e não na comunicação social, privilegiavam o low profile, os problemas, quando existiam, resolviam-se entre portas, se os nossos inimigos e temos muitos - quem não gostar do termo que coloque na beira do prato -, antes precisavam de inventar, especular, mentir, agora não, damos-lhes de mão beijada assunto para atacar e polemizar.

Lamentavelmente, há quem dê o flanco, junte instabilidade à instabilidade. São sinais dos tempos, dizem-me. Pois, mas prefiro o FCP dos velhos tempos...


Dito isto, é o momento de olhar para a frente colocar os superiores interesses do FCP acima de todas as vaidades e egos, de tudo e de todos. De insubstituíveis estão os cemitérios cheios.


Caixa de comentários

32 comentários:

  1. Não se preocupem, vamos continuar a ter este tipo de liderança lá durante muito tempo. Andam a cozinhar cozinhados para isso. Se o que o Tiago Silva diz num post no X, que vão tentar impedir sócios com 18 anos de votar, vão fazer tudo para se perpetuarem no poder.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nada disto é novo. Quando atravessamos um mau momento isto acontece. A diferença, quanto a mim, é que este ano a equipa está muito pior desportivamente falando. Relembro que temos 13 golos marcados em 10 jornadas do campeonato. A equipa tem problemas graves de concretização que não deixa nenhum adepto indiferente. Já para nem falar em termos de exibições que têm sido miseráveis tirando uma exceção ou outra. E também já para nem falar de 2 derrotas com o nosso principal rival que cada vez que penso ainda me causa uma azia descomunal. Para a semana há jogo em Guimarães a seguir a uma jornada europeia...

    Todas as equipas grandes têm momentos menos bons. A diferença está na resposta que é dada, e o FCP como grande clube que é, tem de reagir.

    Em relação à alteração de estatutos, qual a mais-valia de não permitir que pessoas com 18 anos votem? Qual a diferença significativa entre ter 18 ou 19 anos para poder votar? Por muito que me esforce não estou a conseguir compreender.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de ler as alterações dos estatutos com calma e a atenção devida. Já anda por aí muito burburinho, sobre vários pontos da alteração que me surpreendeu, depois de uma leitura rápida quando li a proposta por alto. E há uma questão que já vi por aí, e que não posso deixar de colocar: independentemente de tudo que está em causa na alteração, porquê esta alteração agora? Porque não esperar pelas eleições e depois com tranquilidade e até legitimidade, alterar? Se uma das razões era o receio de as eleições coincidirem com a fase decisiva do campeonato, não bastaria um entendimento entre as candidaturas?

    ResponderEliminar
  4. Boas.
    Essa alteração de não se votar aos 18a é simplesmente surreal. Compreendo que quem tenha 85a queira perpetuar se, e vai fazer tudo para isso. Porquê a alteração agora? Porque querem tirar vantagem disso nas eleições.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto nadinha que seja possível passar a votar nas casas do FCPorto…

    ResponderEliminar
  6. Caro DVP,
    A história está cheia de grandes figuras que não souberam ser lideres na hora da saída. É o que se está a passar com o nosso clube. O futebol mudou, o contexto mudou, a comunicação mudou mas o FCP mantém grande parte do modus operandi. O problema é que não sabe lidar com todas estas mudanças. Hoje tudo é instantâneo. Não dá para reagir num editorial mensal ou numa newsletter pifia. Também não dá para deixar passar o tempo. Por isso em que ficamos? Nuns soundbites do treinador e umas declarações do presidente quando ganha. Fomos completamente ultrapassados pelos lagartos e pelas galinhas neste particular. É uma questão de tempo até isto estourar é só uma pessoa pode impedir mas está mais preocupado em ser virgem ofendida ao invés de resolver os problemas do clube que ele próprio criou!

    ResponderEliminar
  7. Há muitos pintistas, + que verdadeiros portistas, no clube, na SAD, na CS como comentadores afectos ao FCP, na rua a pichar muros e a cometer outros desacatos, e de uma forma ou de outra, o que todos eles querem com a continuação de PdC, é continuarem a "mamar" durante + uns anos, até onde der, sem quererem saber da situação cada vez + ruinosa em que está cada vez + mergulhado o FCP. Na verdade, e na prática "mamona", estes pouco-portistas-muito-pintistas, comportam-se como verdadeiros antiportistas, pela destruição que estão a levar a cabo do FCP.

    Esta rede de interesses que se inicia em PdC e tem depois muitas ramificações, e por onde escoa muito dinheiro que devia ficar no FCP, tem de ser destruída, senão, com + 4 anos disto, é o Porto que é destruído ou perto disso. Os salários dos administradores têm de diminuir; Os prémios milionários prá administração, com situação financeira ruinosa na SAD, por ela criada, têm de acabar; As comissões absurdas de milhões prá PP Sports, por renovação do Diogo Costa ou por o Union Berlin ter accionado a cláusula de compra do Diogo Leite ou outra absurdidade qualquer, têm de acabar. As contratações absurdamente caras, de um 3° gr que em quase época e meia de Porto não jogou 1 minuto que me lembre, e de um central por + de 20M, a clubes amigos, quando o que era preciso era contratar 1 médio construtor de jogo para o lugar do Vitinha...e de certeza que os 23M gastos com David Carmo e Samuel Portugal, chegavam e sobravam para contratar um bom médio criativo..., têm de acabar.

    E pra esta rede, que está a destruir financeira e também desportivamente o FCP, ser desmantelada, nem é preciso dizer o que tem de ser feito. Tem de se ir à fonte da rede. Tem de se colocar no lugar de PdC outra pessoa, jovem sem ser de +, carismática, competente, séria, bem rodeada, com coragem para acabar com esta rede de mamanço que está a destruir o FCP.

    ResponderEliminar
  8. A estrutura do FCP atual perdeu a moral e tem que engolir sapos em prol da sua engorda material e financeira que se tornou no principal objetivo e razão de existência, ao invés de um vida que era suposto ser dedicada à causa de um clube ostracizado e vilipendiado pelas forças do centralismo, onde se impunha a existência de lideres fortes e impolutos, capazes de lutar pelo clube por outros motivos que não o seu engrandecimento material. Isso foi uma miragem de um tempo em que o FCP foi dirigido dessa forma, mas que o tempo se encarregou de esbater para tristeza e desilusão daqueles, como eu, que acreditaram numa ideia para o clube que o diferenciasse dos outros e do vício e da vulgaridade dominante. Mas foi um tempo e um sonho efémeros como agora se constata.
    "O poder corrompe e o Poder absoluto corrompe absolutamente"

    ResponderEliminar
  9. Subescrevo na integra o comentário do Luis Negroni. É isso...

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Caro DVP eu também não me revejo neste FCP dos tempos modernos, um argumento fácil mas que só é uma realidade por falta de liderança, regras bem claras e definidas por normas do clube, quem não quer? a porta da rua é a serventia da casa. Quanto aos estatutos não sei o que está em causa mas estou absolutamente de acordo com DVP porquê alterar agora?? porquê não deixar para depois das eleições para que seja muito mais legitimo e dos interesses do clube e sócios? Querem que os sócios com 18 anos que podem votar nas eleições nos destinos do país não votem?? isto não cabe na cabeça de ninguém. JÁ AGORA QUE APROVEM TAMBÉM QUE QUEM VOTA MOSTRE O CC a comprovar que é o próprio, porque vai haver muitos votantes que não correspondem aos cartões de sócio, podem ter a certeza disto e se calhar haverá muitas mais tramóias.
    Sinceramente não entendo esta onda de muitos adeptos de ninguém se poder candidatar por respeito e gratidão ao Presidente? Isso todos nós que amamos o FCP teremos sempre, agora ver o clube cada vez pior, e só não vê quem não quer, ser liderado por um homem com 85 anos ainda com capacidades graças a Deus mas que já não tem a energia necessária para combater a corja centímetro a centímetro, palmo a palmo querem que continue para quê? O que seria realmente bonito e digno do JNPC era o próprio não se recandidatar, isso sim, até porque penso que apareceriam logo mais candidatos e os sócios escolheriam o que lhes parecesse o melhor.
    Caro Luís Negroni, as negociatas com o PP/ APC porque o PP apareceu para não ser evidente as comissões para o filho na equipa B são de muitos milhões, são é distribuídos por vários jogadores e assim dissimulasse mais facilmente.
    Quero ver se amanhã não ganham, depois vamos a Guimarães na ressaca da champions, que medo! Depois da derrota em casa com Estoril este campeonato está perdido seja para os corruptos ou para os lagartos podem ter a certeza, a ver se conseguimos ao menos ficar em 2º para ir à pré eliminatória da champions, rezemos todos que isso aconteça porque se não...falência absoluta da sad e do clube por consequência e por incompetência de quem nos dirige.
    Excelente Roque!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  11. Bom dia
    Torna-se cada vez mais penoso opinar sobre a realidade do nosso fcp.
    Com esta sad caduca e pelos vistos ditatorial, que nos leva por caminhos tormentosos, que nos atrasa cada vez mais dos rivais.
    Parece até natural que Sergio Conceição seja o Unico capaz de ocupar o cargo, permitindo este tipo de discurso quando não ganha.
    Mesmo com tantas lesoes a verdade é que, perdemos 5 pontos contra os colossos Arouca e Estoril !!!!
    Nem uma Vitoria amanhã conseguirá remediar nada disto.
    Sobre as alterações estatutarias, não posso opinar, mas parece evidente mais uma teia bem à moda desta gestão ruinosa.

    Abraço e FCP acima de Tudo e todos

    ResponderEliminar
  12. OLHA O NORTE.
    UM, JNPC, o outro, SR PRESIDENTE.
    Todos são Portistas, menos aqueles que são mais pintista que portistas, pelos vários motivos e razões que aqui já falamos. Estes senhores endeusam o sr presidente, mas, o presidente JNPC já não existe, existe sim o sr presidente sentado à sombra da bananeira.
    O FCP, instituição grande que é, não pode viver de um capricho de um senhor que quer ser presidente até quando Deus Nosso Senhor quiser. Ele sabe, que já não tem as faculdades de outros tempos, que já se torna um peso para o Clube de ordenados, prémios e mordomias e N de asneiras. São tantos os desentendimentos, mais parece uma Babilônia. O Império romano foi assim que acabou, quando um soldado já não respeitava um General, era tudo uma rebaldaria.

    Sr André Vilas Boas.
    Se é verdade que vai mesmo se candidatar, se já tem as pessoas certas para os respetivos lugares, está à espera de quê para anunciar a sua candidatura!... È que se não for a votos neste mandato com o sr presidente, se não tiver coragem, se tiver medo de perder, então quase que não vale apena pensar na próxima candidatura, sabe porquê, porque se for, muitos vão pensar vem aí alguém que se acobardou ao sr presidente, e agora, esta já não é a mesma coisa. O FCP precisa de alguém que se atravesse nos momentos difíceis e descole a Lapa da rocha.

    ResponderEliminar
  13. Sobre a alteração dos estatutos, quanto mais vão lendo mais vou ficando com a certeza que, ao contrário do que pensei na 1ª avaliação, por alto, há todas as razões para os chumbar.

    «c) reduzir as quotas dos associados que forem membros dos Grupos Organizados
    de Adeptos, fazendo-o no início de cada ano associativo/desportivo e com
    validade para esse ano, mediante prévia deliberação favorável da Assembleia
    Geral.»

    Então agora há portistas de 1ª e de 2ª? Já aqui fiz muitos elogios às claques, o maior dos quais é que muito por eles o FCP nunca caminha sozinho. Mas conheço muitos portistas, fora das claques que estão em todas e não só no futebol, fazem grandes sacrifícios para isso e esses o que pensam desta proposta?

    ResponderEliminar
  14. Os grupos organizados de adeptos é um eufemismo para guarda pretoriana. São as claques. Para depois esses grupos organizados ameaçarem quem se desalinhar com os interesses da sad.

    ResponderEliminar
  15. ComPortistas,
    Ainda não tive oportunidade de ler a alteração aos estatutos em detalhe mas pelo que vou lendo, aqui e numa ou noutra fonte, ali há gato. E que momento este para virem propor estas alterações?
    Considero esta AG Extraordinária um teste à responsabilidade individual de cada um de nós, sócios do CLube. Se efetivamente nos preocupamos com o Clube não temos alternativa a não ser participar na AG do próximo dia 13 de novembro às 21h. Se todos o fizermos será uma grande manifestação de Portismo e um aviso sério à navegação (os atuais e os que poderão vir a seguir). Pelo que li a aprovação dos Estatutos necessita de 75% de votos a favor. Cabe a cada um de nós dizer presente. Se não o fizermos de nada nos vale carpir mágoas a seguir.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  16. Outra pérola da proposta de alteração dos estatutos:
    «Para além das regras de fixação do valor das quotas previstas nos números anteriores, estas são actualizadas anual e automaticamente, com base na variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no mês de julho.»

    Então se isto for aprovado poderemos ter aumento de quotas todos os anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sócios agora são vistos como consumidores ? Está bonito isto

      Eliminar
  17. Boa tarde
    Alguém me pode informar como conseguir o acesso aos estatutos que vão para aprovação?
    Agradecido.

    ResponderEliminar
  18. A impossibilidade de sócios com 18 anos de idade à data das eleições, poderem votar, nem que sejam sócios desde que nasceram, é completamente inaceitável. Acho até que é inconstitucional. São maiores, cumprem todos os normais requisitos estatutários, porque não hão-de poder votar como os outros sócios nas mesmas condições? Com os actuais estatutos, desde que tenham, pelo menos, 1 ano de sócio, podem votar, como é correcto, para não serem discriminados relativamente aos outros sócios. Pelos vistos, a maioridade, prá actual direcção, passou prós 19 anos.

    Quanto às restantes alterações, tirando a + referida da possibilidade das eleições serem até 30 de Junho, só servem o objectivo de manutenção no poder a todo o custo da actual direcção.

    Dificulta-se o voto...2 anos de sócio, pelo menos, em vez de 1..., dificulta-se candidaturas adversárias...15 anos de sócio em vez de 10 para o candidato a presidente, 10 em vez de 5 para os candidatos a vice-presidentes..., e, dá-se + umas benesses à "guarda pretoriana", pra eles picharem muros e portões e fazerem coisas piores, se necessário, ainda com + vontade.

    Resumindo: A única coisa eventualmente positiva, nestas alterações aos estatutos, é a possibilidade de as eleições se realizarem até 30 de Junho. As restantes alterações são todas más, só servem o objectivo de manutenção no poder a todo o custo, e o impedimento de voto aos sócios com 18 anos de idade, é uma aberração, é inaceitável, e a mim, não sendo eu jurista, parece-me inconstitucional.

    Os novos estatutos, são piores que os anteriores para os sócios e para o FCP, só são bons pra quem quer ficar no poder eternamente. Eu vou votar contra.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde ilustre VP

    Deixo aqui texto q me encaminharam,dá que pensar...

    A poucos meses das eleições para a presidência do Futebol Clube do Porto, eis que o incógnito Conselho Superior ganha protagonismo e, qual alfaiate, elabora novos estatutos com o evidente intuito de ficarem à medida do "fato" encomendado por Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

    Os novos estatutos (escondidos do grande público, alérgicos às redes sociais e enterrados no buraco mais fundo do nosso site) irão a votação no dia 13 de novembro, pelas 21 horas, no Auditório do Estádio Do Dragão e aqui deixo as mudanças mais assustadoras e que colocam seriamente em causa a democracia no nosso FC Porto.
    ✔ Proposta de voto electrónico

    Alteração mais perigosa de todas a votação, visto que a ser aprovada passa a ser fortíssima a probabilidade de FRAUDE nas próximas eleições.

    Que empresa irá controlar o voto online? Será escolhida por quem? Isso mesmo, pela atual direção.

    Riscos? Inúmeros.

    Perda de confidencialidade no voto, utilização de cartões de sócio de pessoas já sem capacidade neurológica, leilão de cartões de sócio (venda do voto), obrigar pessoas a votar em x ou y e que confiança iremos ter no resultado final desta decisão tomada em cima do joelho?

    ✔ Votação alargada às Casas do Porto

    Na teoria uma boa ideia, mas será que há condições de segurança para a executar em locais que estão dependentes da atual direção e que estão espalhados um pouco por todo o mundo?

    Obviamente não (o mesmo se alastra ao voto por correspondência), sendo que nestas eleições de 2024 o único lugar admissível para votar tem de ser o Dragão Arena.

    ✔ 2 anos de sócio sénior para votar

    Imaginemos que a Sandra entrou para sócia do Porto em abril de 2023. Pelos estatutos atuais, ela tem direito a votar nas próximas eleições.

    Caso esta alteração avance, é-lhe retirado um direito adquirido às portas de eleições.

    Pior, o João é sócio do Porto desde que nasceu, tem 18 anos, pode votar em 2024? Não, porque só terá um ano de sócio sénior. . .

    Penalização da juventude?! Porque será?

    ✔ Quotas passam a aumentar automaticamente

    A SAD liderada não quer mais perder tempo com AG´s para aprovar o aumento das quotas, e quer que as mesmas passem a atualizar com base no Índice Preços do Consumidor.
    Se esta medida já estivesse em vigor, as quotas já teriam aumentado 7%. . .

    ✔ Apoio financeiro às claques e Casas do Porto

    Pois é, os nossos estatutos viraram campanha eleitoral pró-Pinto da Costa e querem agora que passe para o papel o que já há muito é feito por debaixo da mesa.

    Quotas/bilhetes com descontinhos/descontões e todo o tipo de apoio a quem Pinto da Costa já encarregou de ser a sua guarda pretoriana para o próximo ato eleitoral.

    ✔ Luz verde ao Nepotismo negocial

    Sim, os novos estatutos querem autorizar os nossos dirigentes a fazer negócios com familiares pelo meio, desde que (atenção a esta aberração) sejam do "manifesto interesse do clube".

    Esperam lá, mas é suposto os nossos dirigentes fazerem negócios sem serem do interesse do Porto? Ups, querem ver que a carraça (a caneta, perdão) fugiu para a verdade?

    🔹 Estes novos estatutos para serem oficializados têm de ser aprovados por três quartos dos sócios presentes na AG e o verdadeiro Portista tem de dizer NÃO a este deplorável atentado à democracia, e ao futuro do nosso Porto.

    Mudar as regras em cima da hora do jogo é um claro sinal da debilidade e só demonstra que existe medo de cair com estrondo nas próximas eleições.

    É tempo de nos mobilizarmos e aparecermos na Assembleia Geral do século (inocentemente marcada para uma segunda feira e que terá lugar num local que é fácil de esgotar).

    Honremos a nossa história, os nossos valores e o nosso hino

    AssembleiaGeralFCPorto

    ResponderEliminar
  20. O futebol é curioso. Talvez no pior momento do seu percurso no FCP, Pêpê é convocado para a seleção do Brasil. Que ao menos lhe sirva de incentivo para melhorar as suas performances.

    ResponderEliminar
  21. Joker, no post do Vizela vs FCP, num dos meus comentários tem o link dos estatutos

    ResponderEliminar
  22. O N° 2, nas suas duas alíneas, do Art° 26°, dos novos estatutos, se analisado com atenção, revela-se completamente mafioso. Com uma só cajadada, a actual direcção, mata 2 coelhos.

    O voto electrónico, a este nível, quando não estão em causa milhões, dezenas de milhões, centenas de milhões, de votantes, como acontece por exemplo nas legislativas de um país, é completamente disparatado, na minha opinião. Estamos a falar de 10 mil, 20 mil, 30 mil votantes, votos rápidamente contabilizaveis manualmente, de forma muito fiável, pra quê voto electrónico, quando o voto presencial em urna selada, é muito menos passível de fraude, desde que haja elementos de todas as candidaturas aquando da abertura das urnas e sequente contagem dos votos em urna? Só se for pra permitir a fraude eleitoral a favor da actual direcção.

    Em relação ao voto nas casas do FCP, como é que se garante, que em todas elas, vão estar presentes elementos de todas as candidaturas, na abertura das urnas e contagem dos votos, pra que não haja possibilidade de fraude na contagem? Praticabilidade muito complicada.

    ResponderEliminar
  23. As várias questões que estão a ser levantadas com a possibilidade do voto eletrónico e casas do FCP, não abona nada a favor da credibilidade do FCP e de PC. Devia ser uma evolução normal e positiva. Muito mau sinal.

    ResponderEliminar
  24. A AG de Segunda feira será uma ótima sondagem para percebermos o que irá acontecer nas eleições. A aprovação dos novos estatutos, feitos à medida dos interesses desta administração, será um sinal que provavelmente irá haver continuidade.

    A não aprovação dos novos estatutos, bem como a manutenção da data original das eleições, será já uma demonstração de descontentamento por parte dos sócios, bem como um sinal de que queremos mudança.

    ResponderEliminar
  25. Um momento como a aprovação de novos estatutos é sempre um momento de alguma agitação, existem sempre aspectos que alguém não concorda e que se suspeitam que pode ter outras motivações.
    Dito isto o que sinto, é sobretudo uma desconfiança em relação á actual direcção e dos métodos, que já muitos desconfiam que possam ser utilizados, para se assegurarem que permanecem no poder.

    O voto electrónico e o voto nas casas do Porto são medidas que eventualmente vão ser inevitáveis e com razão. Claro que uma coisa é ser permitido outra coisa são as condições necessárias para isso aconteça. Não sei sequer se a sua aprovação significa que já vão ser utilizadas nas próximas eleições.

    Aumento dos mínimos para votar e ser eleito é um truque que já vi noutros lados, sempre com a desculpa de afastar aventureiros. Qual o real alcance na actual massa associativa desconheço.

    Negócios com familiares desde que o interesse superior do clube esteja em causa é só para rir.

    Aumento automático das quotas é apenas um reflexo de como quem dirige o clube vê os adeptos.

    ResponderEliminar
  26. Depois de tudo que se vai sabendo, há uma pergunta óbvia: porquê esta alteração agora? Coloquei a pessoas com alguma relevância esta pergunta. Ninguém me deu uma explicação com o mínimo de lógica. Não, admira, nunca levaram a uma AG e colocaram aos sócios se deviam receber prémios.

    ResponderEliminar
  27. Vila Pouca, porque será que uma direcção que está à beira de eleições e se sente ameaçada como nunca se sentiu por uma candidatura contra a qual sabe que pode muito bem perder, resolve mudar agora, à última hora, as regras do jogo? Podia responder, mas não respondo, porque a resposta é demasiado óbvia.

    ResponderEliminar
  28. Os estatutos, das duas uma, ou havia proposta de mudança mais cedo, ou após estas eleições.
    Além disso, deviam ser criadas condições para esclarecimento e discussão com tempo. Hoje há meios para o fazer.
    Assim, é algo feito à pressa, com cheiro a esturro.
    Mas é o Clube que temos atualmente.
    Veremos como corre a Ass. Geral.

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde

    Que anda no ar um cheiro a cagaço, anda e muito...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  30. Aí isso é claríssimo. Desde o momento, até algumas alterações propostas... também um grande desrespeito pelo associativismo. Já cheguei a dizer aqui que éramos tratados como clientes, agora é pior do que isso...
    Atendendo à importância, espero que se criem as condições para que todos os que quiserem ir possam assistir à AG. Acho que a sala onde se costumam acontecer as AG, é pequena.

    ResponderEliminar