quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Algumas notas sobre a entrevista do presidente Pinto da Costa à SIC/SICN

 


Finalmente, após os lamentáveis acontecimentos na AG de 13/11, Jorge Nuno Pinto da Costa deu uma entrevista. Foi num simultâneo SIC/SICN - a partir do momento que o presidente do FCP, a 07/10, vá lá saber-se porquê, elogiou a SIC, compreende-se a preferência. Se desse ao Porto Canal ía ser criticado, lá vinha a conversa de que só fala para o canal do clube, estava tudo combinado - e a entrevista foi dentro daquilo que esperava.


Não esperava que o presidente pedisse, como devia e era sua obrigação, desculpas, em primeiro lugar àqueles que estiveram horas na fila à espera, porque o clube não organizou a AG com o cuidado que devia. Depois àqueles que já lá dentro não foram tratados com o respeito que deviam. Não esperava que explicasse, como devia, porquê esta AG a poucos meses das eleições e com alguns pontos polémicos, alguns dos quais o presidente até disse que estava contra. Não terá sido isto que deixou deixou muitos  sócios do FCP de pé atrás e daí a enorme mobilização?

As redes sociais estão aí, têm muitos defeitos, mas também muitas virtudes. Até já serviram para mudar o rumo dumas eleições em Espanha, quando o partido do poder culpou a ETA pelo atentado de Atocha e a ETA não teve nada a ver com o assunto. Foi a mobilização das redes sociais que tirou o PP do poder e colocou lá o PSOE.


Mesmo tendo em conta que se aproxima uma AG importante em que se vão discutir as contas, fiquei surpreendido com o seguinte:

Como é que o grupo FCP que tem 191,544 milhões de capitais próprios negativos, só a SAD tem 175,980, vai passar para capitais próprios positivos, ou perto disso, até Dezembro?

Aguardemos pela AG do dia 29 onde certamente serão dadas informações, sob pena das contas serem chumbadas o que seria inédito desde que Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente. 


A resposta à questão dos prémios para a administração da SAD é notável. 

Primeiro, a comissão de vencimentos propõe, não obriga a receber. Depois vai à AG da SAD e quem aprova? Os representantes de quem tem a maioria do capital? Quem tem a maioria? O FCP. E quem representa o FCP na AG da SAD? Pois o senhor presidente e outros directores.

Resumindo, o senhor presidente acha natural que uma SAD numa situação calamitosa, culpa de quem a dirige, receba prémios de gestão. E que prémios! Em menos de meia-dúzia de anos, só o senhor presidente recebeu cerca de milhão e meio. Isto quando já são muitíssimo bem remunerados. E receberam mesmo quando a SAD estava sob a alçada da UEFA, por ter violado os prossupostos do fair-play financeiro.

Isto é claramente ultrapassar uma linha vermelha que não aceito.


Taremi é difícil comentar sem saber os valores das propostas, para poder dizer se o rendimento desportivo - que tem deixado muito a desejar -, compensa a perda da verba que o Milan oferecia. Tudo indica que será mais um a sair a custo zero.


Se é verdade que o apoio das claques, principalmente nos jogos fora, é fundamental -  já reconheci num dos posts anteriores -, também referi que não se pode esquecer todos aqueles que fora das claques também estão lá sempre, no futebol e nas modalidades. O presidente esqueceu todos esses. Fez mal. 

E como disse o meu amigo Fernando Pinto, antes de haver claques já havia muitos portistas que estavam em todo o lado a apoiar, e, note-se, em condições muito mais difíceis.


Espero que a Academia - que era um desejo de vários anos e que se tornou uma obsessão - avance em força. Embora o projecto que era para ser apresentado em finais de Outubro ainda não tenha sido, e já  estejamos qua se no final de Novembro e a apresentação ainda não tem data marcada.


Nota final:

O FCP já teve um Verão quente, com graves consequências - o senhor presidente viveu-o por dentro -, não precisa de outro.

Somos todos portistas e depois das eleições continuaremos a ser e o FCP precisa e precisará de tranquilidade para continuar no caminho do sucesso. Portanto, porque unidade não é unicidade, que o respeito pela opinião dos outros prevaleça, se evitem excessos de linguagem, ameaças que não servem para nada, dividem, dão origem a cenas que só prejudicam a imagem do FCP e são pasto para o mais primário anti-portismo.

Todos temos responsabilidades nesta matéria, mas há uns que têm mais que outros.


PS - Que se ataque a forma como AVB saiu do FCP, quando havia no espírito de quem dirige e de muitos sócios e adeptos, onde me incluo, a possibilidade de repetir os feitos de 2003 e 2004, aceito, também não gostei mesmo nada, não fui meigo na forma como tratei AVB na altura. Mas desvalorizar o feito, desvalorizar uma época extraordinária em que vivi as mais e maiores alegrias da minha longa caminhada de portista, como se o treinador nada tivesse a ver, tudo se deveu aos jogadores e ao plantel de excelência que teve ao seu dispor, não é bonito, nem havia necessidade.


Lamento e repudio que a casa de AVB tenha sido novamente atacada.

Caixa de comentários

52 comentários:

  1. Uma mão cheia de nada como esperado.
    Só 2 ou 3 apontamentos:

    Os problemas da AG foram das redes sociais e dos sócios que filmaram. As agressões foram secundárias, o problema foram terem sido mostradas á cs.

    Vem aí o milagre das rosas, até ao final do ano o vamos ter capitais próprios positivos.
    O naming do estádio está quase a ser usado como a solução para todos os nossos problemas financeiros.

    O desastre financeiro em que estamos é normal porque o benfica é igual...

    Confesso que sou muitas vezes ingénuo e por vezes tenho dúvidas se PdC acredita no que diz ou está apenas a tentar enganar os adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Boas caro Vila Pouca, como leitor assíduo deste fantástico blogue, em que raramente participo, mas, que leio diariamente e agradeço a sua existência.
    A entrevista foi mais do mesmo, os tempos mudaram, o Sr. Presidente não lê as redes sociais, fala o que outros lhe transmitem, segundo ele.
    O Sr. Presidente desvalorizou o que se passou na AG, só seria grave se alguém fosse para o Hospital a polícia não interviu porque não quis... são de lamentar estas afirmações.
    Ao desvalorizar a equipa que ganhou a taça Euefa frente ao Braga de tostões, está a desvalorizar toda a sua gestão, como ele se deve bem lembrar, nós ganhamos ao todo poderoso Bayern.
    O que se está a acontecer com o Vilas Boas, é voto garantido para ele.
    Espero uma mudança na gestão no FCP.
    Saudades Portista

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais , quero repudiar estes tristes acontecimentos na casa de AVB esta madrugada , vandalizar , mandar petardos , e as agressões e roubo ao zelador da casa deste , muito lamentável !!!

    Quanto á entrevista do senhor presidente , dizer que ainda tem lucidez , mas a vitalidade já não está lá , teve alguns lapsos , o que é natural dada a idade .
    Confesso , não percebi essa de em dezembro passar ter de 191 milhões de capital próprio negativo , para possitivo , nem explicou como , a venda de Otávio não vai tapar esse buraco nem pouco mais ou menos ...
    Diz-se surpreendido com AVB , a mim pareceu chateado com este , até notei um certo desdém e náusea a falar dele , como se concorrer contra ele fosse uma blasfémia , uma heresia .
    Fala como se a A.G e quem a dirigiu fosse um corpo estranho e que não conhecesse ninguém , e que as propostas fossem a revelia do senhor presidente , alguém acredita nisso ??? a mesma coisa com os chorudos prêmios , sempre a sacudir a água do capote .
    Já agora , porque o entrevistador não lhe perguntou o porquê de o ex clube de Otávio nos processar por falta de pagamento da transferência de Otávio ???
    Não vou discutir os outros tópicos que ele falou , dizer que o tempo não perdoa , já não estamos em nos anos 80/90 ou 2000/2010 , estamos em 2023 , mas parece que o senhor presidente ficou para atrás , na espuma da nostalgia , presso a essas divizas do "old school" , urge alguém com visão para estes tempos de presente e futuro .


    ResponderEliminar
  4. Com que entao o fcp que é e se quer um clube Mundial...se nao for os super ...jogaria sozinho... Obrigado pelos portistas espalhados pelo pais e pelo mundo ! Que desprezo! Quero ver o milagre para passar de capitais proprios negativos a positivos até dezembro...MAU demais ! #AVB2024 delfim 41248

    ResponderEliminar
  5. Quanto mais fala, mais votos perde.

    #avb Tiago 72757

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    Ouvi atentamente o sr. Presidente, falou, falou, falou e nada de novo! Discurso gasto, obsoleto, os outros é que são os culpados, as contas estão negativas premeditadamente, mas no final do ano, estará tudo positivo, os milhões foram todos para impostos, os SD são uns santos, a CS e as redes sociais, foram os responsáveis pelos conflitos na AG!!!... já não convence ninguém!
    A minha gratidão é imensa, é o melhor do mundo mas, já não chega, precisamos de muito mais!
    Repúdio veementemente todos os actos contra AVB!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. PdC devia ser consequente com o que disse, e mandar impedir a entrada de smartphones e iphones, já na próxima AG Ordinaria. Afinal, o problema não esteve nas ofensas e nas agressões, pra ele, esteve em elas terem sido divulgadas nas redes sociais através de vídeos feitos pelos telemóveis de alguns sócios presentes. Decrete a proibição de telemóveis nas AGs senhor presidente, seja coerente.

    E a macacada vai subindo de tom, na violência, encorajada pela inacção e até louvores de PdC. - Demos porrada na AG, ninguém nos fez nem vai fazer nada, maravilha, podemos continuar à vontade a fazer o que nos apetecer, o Villas-Boas que se ponha a pau ou ainda lhe damos uma carga de pancada de criar bicho, pra ele aprender a ter respeito pelo nosso grande e eterno Pinto da Costa - é + ou menos isto que pensa o macaco mor.

    ResponderEliminar
  8. Dois apontamentos...
    Relativamente aos recentes acontecimentos que visaram AVB e um trabalhador do condomínio, o meu mais veemente repúdio....mas infelizmente já nada me espanta!
    Relativamente à entrevista de ontem de JNPC...estou envergonhado!

    Por uma e outra situação atrás descrita....oxalá as eleições tragam um novo rumo ao FCPorto.

    Cumprs

    ResponderEliminar
  9. Muita coisa havia para ser dita sobre a entrevista. Acho que o presidente fugiu a algumas questões nomeadamente sobre o AVB. Nota-se claramente que ele está desconfortável com ele e isso fica-lhe mal porque o presidente sabe perfeitamente que o FCP é um clube apaixonado e há muita gente preocupada com o futuro. E ele sabe também que não é eterno e que um dia vai ter de dar o lugar a outro, por isso porquê ficar assim?

    Sobre a AG. Acho estranho ele não saber algumas coisas sobre os estatutos (não sabe ou não se quis comprometer?), não gostei da desvalorização que fez do sucedido e acho que lhe fica mal dizer que não reconheceu mais ninguém a não ser o sócio Henrique. Ele estava lá no centro. Como não viu mais caras conhecidas? Espero que as conclusões da investigação venham em tempo útil para se poder punir os prevaricadores. O importante para mim é que haja a noção das lições aprendidas e que para a próxima não se cometa os mesmos erros.

    Sobre as contas é ver para crer. Acho muita fruta. Não quero especular, mas fico com a sensação que vai haver uma engenharia financeira qualquer por trás... Veremos se a UEFA aprova segundo o que disse o sr presidente. Ainda sobre este ponto, não gostei da desvalorização que se fez das contas contrapondo com os títulos. Essa conversa é para quem empurra os problemas com a barriga. Eu quero ver o FCP ganhar, mas quero que os meus predecessores estejam cá para ver o clube no futuro. Senão o mais provável é termos de nos vender aos árabes.

    Como conclusão. PdC apesar da idade, sabe muito bem o que diz e o que quer dar a entender. Pode não ter nem um terço da energia e predisposição de outrora para aparecer e falar à nação portista, mas está perfeitamente lúcido e, na minha opinião, se há coisas que ele diz não saber/não querer comentar é mais porque prefere não revelar. Agora acho que tem é de se rodear de pessoas competentes e deixar-se de amuar com as críticas do AVB e com outras potenciais candidaturas. Espero que consiga blindar a equipa do ruído das eleições, porque daqui até Abril muita tinta vai correr e esta época já começou mal o suficiente para ainda termos de levar com as coisas que se passaram nos últimos dias.

    ResponderEliminar
  10. Primeiramente dizer que senti pena de ver o melhor presidente de todos os tempos, do futebol mundial em tamanha decadência.

    Podia ter saído pela maior porta do Estádio do dragão e só não vai sair pela mais pequenina porque os Portistas nunca se esquecerão do que ele outrora fez pelo clube.

    Quanto á entrevista, feita por um jornalista que não estava lá para levantar muitas ondas diga-se de passagem, foi degradante. Mas nada que não se estivesse á espera.

    Desde o desrespeito pelos sócios que foram agredidos na AG, onde "não identificou nenhum agressor", à quase culpabilização do sócio que foi falar pelos desacatos. Sem esquecer que para ele a pior coisa que aconteceu, foram as filmagens.

    Dizer que "não é segurança" quando o jornalista lhe perguntou se não podia ter intervindo para para as agressões, foi uma piada de mau gosto.

    Piorou quando ouvi de JNPC o mesmo nível de argumentação de Vítor Catão, em mais uma das tentativas de branqueamento do que se passou na AG, dizer que ninguém foi parar ao hospital.

    Afirmar que só os super dragões acompanham os jogos do Porto fora de casa foi mais um desrespeito para com vários sócios que acompanham o Porto para todo lado. Claro que o apoio dos Super é o mais representativo e é sem dúvida importante, mas não mais importante do que o de outro qualquer sócio anónimo.

    Não comenta arbitragens nem responde aos rivais, mas para mandar umas bocas a um potencial candidato está sempre pronto. O para piorar são bocas sem sentido.

    A equipa que AVB orientou era basicamente a mesma que na época anterior tinha perdido tudo. Nesse Verão o Porto teve 38.78 milhões de receitas e 31.75 milhões de compras. Logo por aqui se vê a má intenção das declarações de JNPC.

    Continua quando fala no nome de James Rodriguez como um grande jogador dessa equipa o que não corresponde á verdade. James chegou no mesmo ano de Vilas Boas, era um miúdo. Foi a sua época de ambientação ao futebol Português como provam os números. Foi utilizado em apenas 4 jogos da liga Europa e em 15 jogos do campeonato.

    Vilas Boas perdeu um grande central, Bruno Alves, e ganhou outro, Otamendi. Perdeu Farías, que sendo habitualmente suplente fez 34 golos em 2 épocas e meia. A grande diferença dessas duas equipas foi João Moutinho. Portanto a chegada de um grande jogador não é nem pode ser a única explicação para uma diferença brutal de resultados e exibições de uma época para a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre, ganhou Moutinho mas perdeu Meireles, e Bruno Alves e Raul Meireles eram meia espinha dorsal dessa equipa. Moutinho e Otamendi eram 2 novatos na equipa, não tinham à partida o enorme peso que tinham os 2 que acabavam de substituir. AVB, não tinha melhor equipa que a da época anterior, conseguiu foi tirar muito + de jogadores como, Belushi, Guarin, Varela, Cebola, Álvaro Pereira, Rolando, e até de, Fernando, Hulk, Falcao. O plantel era práticamente igual ao da época transacta, que foi um fiasco total, enquanto a de AVB foi um sucesso brutal, títulos a nivel interno e externo conseguidos de uma forma esmagadora dificilmente igualavel. Há recordes dessa época, que muito provavelmente nunca serão batidos: 3 empates no campeonato e o resto só vitórias; Maior número de vitorias numa só época numa prova da UEFA, que se mantém, acho eu. Melhor marcador numa só época em provas da UEFA, Falcao, com 17 golos se não me engano, que acho que ainda se mantém. A reviravolta épica nas meias finais da taça de Portugal, em plena luz apagada e apesar de uma arbitragem escandalosa. Óbviamente, que tudo isto teve muito mérito de AVB, só pró presidente PdC é que não.

      Eliminar
  11. Caro DVP e Amigos:
    Também eu esperava muito mais!
    Subscrevo na íntegra o seu texto.
    Anseio para que a unidade dos PORTISTAS se mantenha firme independentemente das diversas opiniões e que as próximas eleições decorram em democracia.
    Lamente mais uma vez o ataque à residência de AVB bem como agressão do zelador.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

  12. Caro DVP

    Obrigado por me receber no seu espaço... quero contudo deixar algumas notas:


    Há três quatro anos o meu colega e amigo, Paulo Oliveira (actualmente a exercer no ISMAI, mas anteriormente no IPP) foi almoçar ao pé do Dragão… e ficou (estupefacto é pouco) quando na mesa ao lado almoçava PdC, com o Madureira e sua mulher… os termos e os modos como eles tratavam PdC eram de fugir, tais as caralhadas e a baixeza com que o tratavam… respeito e urbanidade não havia nada... não havia deferência qualquer pelo CV de PdC.

    Isto só tem uma tradução: ele tem o cu entalado com o macaco e este sabendo coisas , tem PdC na mão…

    Perguntei ao Paulo Oliveira (professor no ISMAI e portista desde nascença) como se chamava o restaurante onde isto se passou e a resposta foi:

    “Quanto ao restaurante, já não existe, foi no próprio estádio, no restaurante que existia ao lado do museu que, entretanto, fechou por falta de interessados na exploração 😆”


    Um abraço para si extensivo a todos os portistas... (vi, li, interpretei a entrevista) mais que posso dizer , substantivamente é (sem comentários)

    Profundos cumprimentos portistas

    JPPCH



    ResponderEliminar
  13. Reconheço a importância das claques, mas foi graças a muitos portistas de antes das claques, dos tempos de secura e que em que era muito difícil ir a Lisboa, por exemplo, portistas que nunca desertaram, mantiveram o amor e a paixão pelo azul e branco, que o FCP continuou sempre um grande clube e depois permitiu a chegada ao topo do mundo do futebol. Essa memória também é devida.

    ResponderEliminar
  14. Caro DVP,
    2 notas claras: já estamos em campanha eleitoral e quem pensava que em algum momento o Presidente teria lucidez de sair de cena, ficou bem claro que está agarrado ao pau de sebo.
    É inacreditável como é possível branquear o que se passou na AG como se o Presidente do FCP não tivesse nada a ver com isto e conseguiu levar isto até aos prémios da Administração.
    Tudo o resto é mais do mesmo com a conclusão clara que estão preocupados como nunca estiveram até hoje.
    Ficamos a saber que ter capitais negativos desta magnitude foi totalmente pensado embora nunca assumido nas projeções que suportam a informação ao mercado. Cada um que escolha o sabor do gelado que vai comer com a testa!!!
    No final apenas um sentimento de profunda desilusão de ver um ícone do FCP reduzir-se a umas indirectas ao AVB
    Aproveito e deixo claro que também eu fiquei fulo com a saída do AVB e não conheço o projeto nem as pessoas que têm em mente para o FCP. O que sei é que o FCP precisa de uma mudança forte e já vai com 10 anos de atraso.

    ResponderEliminar
  15. Uma entrevista à Jorge Nuno Pinto da Costa. Quem? Eu?

    - O reconhecimento do saber, pois o líder das claques ao tirar uma licenciatura académica deveria ser conhecido por dr. Madureira.

    - Que quando os jogadores são escolhidos e contratados por Pinto da Costa não é preciso treinador e por não existir agora essa possibilidade é que, há 6 anos a esta parte, está lá Sérgio Conceição.

    - Que, nas contas de final de Dezembro e que são as que contam prá Uefa, no máximo, os capitais próprios serão negativos, mas por pouco.

    - Só falta o arranque das máquinas de terraplanar para o início da futura Academia.

    - Os adeptos que acompanham o FC Porto fora, como eu e milhares que, à chuva, ao vento, ao sol, sujeito a levar no focinho, como na final da Taça em 1980, andaram épocas (agora não) nessa vida, são uns grandes otários, porque o dr. Madureira, que também é o presidente da bilhética SD, resolveu um eventual problema.

    -O presidente não nada a ver com os vencimentos e prémios que, insistentemente, tal como aos restantes administradores, lhe querem dar.

    De resto não é responsável por nada…talvez só o abrir da porta do museu quando lhe vão entregar taças. Agora entendo bem porque é que a minha sogra de 93, quando arrasta os pés no chão e a filha a chama a atenção, responde que o problema não é dela, o chão é que está a subir…

    PS
    Na vou dar para o peditório das suspeitas sobre os SD na vandalizaçao e agressão ao segurança do condomínio onde mora André Vilas-Boas.
    Da forma como nos odeiam, não ponho de parte o trabalho perpetrado por outras forças. A polícia tem de fazer o seu trabalho e sejam quem forem os autores deste crime devem ser exemplarmente punidos.

    ResponderEliminar
  16. Realmente, o presidente PdC é um excelente humorista, não fosse a provecta idade e poderia ter um grande sucesso a fazer stand up comedy. Aquela piada, de ele e restantes administradores ganharem os balúrdios que ganham porque a comissão de vencimentos ou lá como se chama os "obriga" a ganhar aquilo tudo, é de ir às lágrimas de tanto rir. Pobres vítimas da Comissão de Vencimentos! Eles até queriam ganhar muito menos, a comissão é que não os deixa...

    ResponderEliminar
  17. Aguardava com alguma (reduzida) expectativa a entrevista do sr.presidente do FC Porto. Dada a inanidade da mesma e na minha qualidade de simples adepto aos 72 anos de idade não pertencente à claque, logo, não merecedor da consideração do sr. presidente, dispenso-me de qualquer comentário.

    FC Porto sempre.

    ResponderEliminar
  18. Pinto da Costa tem o seu nome ligado à história do FCP. Basta dizer que tenho 52 anos e apesar de ser portista desde que me lembro, não me lembro de outro presidente que não Pinto da Costa.

    Por mais que me esforce, não me consigo lembrar de um aspeto positivo na entrevista de ontem. Um entrevistador fraco, subserviente e um entrevistado alheado da realidade.

    Os pontos negativos foram aqui muito bem expostos pela quase totalidade dos participantes mas queria apenas reforçar o ponto que me deixou mais preocupado.

    Desde o início da entrevista que PC fez distinção entre sócios, adeptos e os Super Dragões.

    Acho que não estou a cometer nenhum equivoco mas lembro-me bem de assistir a todos os jogos do FCP em Lisboa entre 1984 e 1990 e assistir aos jogos, junto da primeira claque do FCP, os Dragões Azuis.

    Na altura, a claque era isso mesmo. Uma claque.

    O que PC fez ontem, foi atropelar todos os sócios e adeptos que não pertencem aos SD. Ninguém no FCP é contra os SD. O que somos é contra o comportamento que tiveram na assembleia e o protecionismo que têm.

    Os SD tal como o Coletivo, os sócios e adeptos são apoiantes do FCP e não do PC. FCP e PC não são a mesma coisa.

    Por uma questão de saúde física e mental, PC devia afastar-se de uma função executiva no FCP. Para bem dele e do FCP.

    ResponderEliminar
  19. Boas noites caro DVP e saudações dragonistas

    Sr. presidente tudo no seu tempo, é na sua lucidez que portistas pedem para que façamos uma transição convergente e não divergente . Estou em linha de pensamento com tudo o que foi aqui escrito.
    Agora, alguém lembrou-se que tem arte para grafismo ou de pintar paredes, por estas não serem do gosto deles. Coisa repetida aqui aos anitos atrás, lá para os lados da foz .penso eu.de qualquer forma os SD, já se des marcaram ,seja como for ,as atitudes e tomadas de posições desafiadoras tanto para dentro como para fora, faz pensar que são de outro clube ,se calhar até são!
    Lamento a agressão,e este foi para o hospital sr. Presidente,quanto á parede,uma lata tinta com imposto há mistura fica limpa.
    Dia vinte nove lá estarei.

    ResponderEliminar
  20. Boas.
    PC na entrevista zero sobre o que está a acontecer ao AVB. E defendeu a guarda pretoriana.

    Falam contra as redes sociais. Mas o lider da claque usa-as para subtilmente incentivar a violência. Quando diz "Deus dá as maiores batalhas aos mais valentes guerreiros! Para derrubarem o rei, têm de passar por cima de nós! Super Dragões. Contra tudo, contra todos e contra os tolos", isto é o quê?

    O PC insinuou que a claque só eram super dragões dentro do estádio, fora eram pessoas normais. E depois o Madureira faz estas declarações? Como se estivesse a avisar "ai de quem ousar votar noutro candidato, que terão de passar por cima deles"? Isto é incentivar violência! Este tipo tem de deixar de ser sócio do clube!

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas,

    A entrevista foi o que foi, já digo que desde há 10 anos a esta parte o Presidente deixou de mandar no clube e rodeou-se de sangue sugas de dinheiro e chupa pilas.
    O verdadeiro JNPC nunca permitiria que o que se passou na assembleia geral passasse em claro sem haver punições claras e exemplares.
    Atenção, adoro o JNPC, agora não concordo com muito do que se passa no clube a muitos níveis.
    Quero ver os tais 3 pontos com os quais diz estar preocupado até Dezembro, Deus queira que consiga porque seria sinal que seja ele ou outro que vier a seguir terá outros problemas para resolver.
    Não vale a pena andar a dividir mais o clube entre claque e sócios, todos somos Portistas e amamos cada um à sua maneira o FCP, há que haver respeito pela parte de todos e não podemos continuar a deixar a comunicação social de lixoboa ao rubro a dizer mal do clube e de todos nós, basta de divisões os nossos inimigos são os de lá de baixo, é preciso ter isto bem claro e em conta. Cada um de nós dá as prioridades que quer à sua vida portanto deixem-se de mais divisões por favor, isso só prejudica o clube. O nosso maior amor não é o JNPC ou AVB ou o NL, o nosso grande amor é o FCP portanto esse vai sempre continuar a existir seja com quem for e temos de apoiar sempre o clube e quem lá estiver.

    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  22. Numa entrevista feita por um jornalista atarantado e mal preparado, PC disse o que se esperava no atual momento e que por aqui já foi referido , branqueando as situações passadas na AG e a atuação dos super, que já avisaram que o apoiam e que há que passar por eles para chegar ao Rei.
    Está visivelmente incomodado pela previsivel existência e "afronta" de uma candidatura forte contra si, que nunca deve ter pensado ser possível ...
    Preocupa-me muito, a questão económica, temo um autismo em relação a essa questão, rumo ao abismo, ou então teremos um grande passo de mágica e as contas vão bater certo e nem teremos capitais negativos.
    A seguir com atenção.
    Quanto à Academia, naming e tal, isso, a estar em andamento, será para ser lançado mais para diante, como trunfo eleitoral.
    Temo uma grande instabilidade, durante e mesmo depois das eleições, com graves reflexos para o Clube, Sad e para o desempenho desportivo .
    Vai ser uma primavera quente, que realmente dispensavamos.
    A piorar o ambiente, os lamentáveis casos com AVB, seja quem for que o tenha feito, ( os super demarcaram-se), pasto para a comunicação social, basta ver as capas de hoje ...
    Isto não vai ser nada bonito, desde a campanha eleitoral até ao cavalgar da onda pela imprensa, para nos enfraquecer e fazer regressar o modus vivendi do império da capital.
    Tudo era desnecessário se PC tivesse preparado bem a sucessão, uma pena, de um Homem a quem tanto devemos e nos conduziu a isto.
    Cabe-nos a nós, adeptos termos cabeça fria e espirito crítico, que o momento é mesmo ... crítico.

    ResponderEliminar
  23. A propósito da claque Coletivo....

    Porque é que na maioria das vezes, no final dos jogos, esta claque é ignorada pelos intervenientes no jogo afetos ao FCPorto, em detrimento dos Super Dragões?

    «Filhos de um deus menor...?»

    ResponderEliminar
  24. Quem está a colocar o FCP nas bocas de uma comunicação social claramente hostil e que aproveita tudo para achincalhar e denegrir o FCP, é o status quo e quem o apoia.
    Se encarassem uma candidatura como deve ser, apenas um sinal de vitalidade, nada disto tinha acontecido. Mas como AVB não é o Nuno Lobo nem o José Fernando Rio, com todo o respeito que me merecem, instalou-se o pânico e temos assistido a espectáculos deploráveis.

    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE:
    Concordo em tudo que aqui já foi dito, acrescentando que não vale tudo para se manter no poder, ser o rei.

    Um reinado de 40 anos com sucessos sim, mas também a criar monstros, de rabos de saias a primeiras damas do sr presidente, veigas, nandos, e tantos outros, nodoas que ficam para sempre no clube.

    Quando um presidente tenta ignorar alguém que lhe deu tudo que havia pra ganhar, cá e alem fronteiras com futebol de qualidade, que é portista como ele, só porque legitimamente se quer candidatar ir a votos com o sr presidente, meus srs, que del rei! diz bem da sua personalidade!...

    Sem ser muito questionado, foi uma entrevista em que se enterrou, que perdeu votos. Era a imagem de um homem cansado da idade, que tentou defender o indefensável, com promessa de levas o vento, o mais do mesmo...

    ResponderEliminar
  26. O que mais me chocou e me fez impressão na entrevista foi o facto de o senhor presidente desvalorizar , desdenhar e menosprezar o feito de de AVB em 2010/2011 , foi uma época de ouro , das melhores da nossa história , ganhamos o campeonato com uma limpeza tal que só permitimos 3 empates .
    Ganhamos a taça , sendo que nas meias finais depois e de perder contra o nosso principal rival em casa no primeiro jogo , fomos ganhar lá na luz com um grande recital .
    Ganhamos a liga Europa (UEFA) , ganhamos a supertaça .
    Humilhamos o nosso principal rival 4 vezes nessa época , uma com os 5-0 .
    Tínhamos um bom plantel ??? Tínhamos , mas também já vi melhores plantéis em que não ganharam nada .

    ResponderEliminar
  27. Um homem fora deste Tempo...porque se deixou ficar no Passado...rodeado de «Mordomos» pagos a Peso de Ouro.
    Aparentemente recusa sair pelo seu pé....temo que, quando sair, vai deixar muitos «cacos» para outros apanharem.
    Cumprs

    ResponderEliminar
  28. Não sei se o senhor presidente tem conselheiros em várias áreas, particularmente na comunicação, mas se tem devia despedi-los todos. A estratégia está errada desde o princípio, desde que AVB manifestou a vontade de se candidatar, são tiros e mais tiros nos pés.

    ResponderEliminar
  29. Sao muitos milhoes, e muita gente a chupar na teta. Ainda ha portistas a achar que pc se ia afastar por sua vontade, nem se perder as eleicoes vai aceitar, somos como uma camara municipal do ps. Grandes vidas e grandes dividas, geridos a base do calote e quem vier que feche a porta

    ResponderEliminar
  30. Sinceramente, acho de mau tom a piada dos SuperMamões pois há muitos sócios anónimos que estão nos jogos fora, nas modalidades e não aparecem apenas nos Portos- benficas ou Porto- Sporting... não recebem apoios, pagam os seus bilhetes e nao vivem à pala do clube. Mais, se apenas os supermamões apoiam o Porto, estes que paguem a multa de 36000E da Uefa.
    É ridículo, mas PC perdeu a noção de tudo ou então a sua lucidez é assustadora e tudo isto teve um propósito...

    ResponderEliminar
  31. ComPortistas,
    Andamos doentes com isto e sinceramente parece-me que apenas estamos no início de um período muito negro que se avizinha. Não fosse suficiente o estado em que o Clube se encontra temos agora um combate onde vai valer de tudo para os senhores que se pensam donos do Clube se manterem no poleiro.
    Da entrevista sintetizo em poucas palavras o que retive.
    Mentira. Ver o Presidente omitir todas graves agressões que aconteceram no Arena anteriores ao momento do seu discurso bem antes do episódio que relatou sobre a agressão ao seu 'amigo' (ele próprio antigo SD) tem tanto de revoltante como de mentira!
    Conivência. Teve uma oportunidade de apontar o dedo a quem se portou de uma forma execrável e que todos vimos quem foram. Não foram sócios contra sócios. Foi uma brigada que perseguiu todos aqueles que entendiam estar contra o status quo...
    Impreparação. Ver o Presidente do meu CLube, alguém que admiro e reconheço uma inteligência fora do comum, proferir afirmações desconexas, conceptualmente erradas, usar comparações absurdas para justificar o injustificável, é demonstrador que toda a gestão financeira implementada poor esta $AD tem início e fim na figura do próprio Presidente e se calhar não foi por acaso que outros elementos de comprovada competência foram batendo com a porta aos longo dos anos. Ficou aquele que diz Amen a tudo...
    Incoerências. Renovar com o treinador não faz sentido pois não sabe quem o vai liderar a seguir. Mas assumir compromissos financeiros a longo prazo já vale independentemente de quem vier a seguir. Não vendemos o Otávio em junho por causa da componente desportiva mas se o principal objetivo desportivo da época (ao que chegamos!!!) era a qualificação para os oitavos o Otávio chegou a fazer algum jogo??? E é melhor vendê-lo com as competições já em curso do que atempadamente??
    Idade. Foram várias as manifestações da sua idade mais avançada durante esta entrevista. Alguém o consegue imaginar a liderar o Clube por mais 4 anos (até aos 91!) e com capacidades para enfrentar o que está para vir?
    Milagre financeiro. Hoje devemos saber mais novidades sobre o financeiro que os super-gestores da $AD preparam para colocar o CLube com Capitais Próprios positivos (delta de quase 200MEuros) em seis meses... Isto sem vender a alma ao diabo...
    Alienação. Se tivesse que escolher uma única palavra para o caracterizar era esta: alienado! Passou a maior parte do tempo perdido na resposta às perguntas (o jornalista também não ajudou), sem noção do que se passa à sua volta, com atribuição de importâncias e de prioridades completamente desfocadas da realidade, etc etc etc
    Termino com uma nota sobre as claques. Não devemos confundir a árvore com a floresta. Sei que há muita gente que pertence às claques que vê o que nós vemos e que mais tarde ou mais cedo vão ganhar voz contra um líder que está em desvario completo e em negação sobre o que o futuro próximo lhe reserva.
    Infelizmente considero que se quem de direito prosseguir a condução de todo este processo sem elevação e sem humildade o resultado vai ser um caminho de terra queimada que nos marcará a todos durante muitos longos anos. Evidente que tudo se simplificará se o outro candidato abandonar ou for coagido a isso...
    Gilles27

    ResponderEliminar
  32. Os CEOs das maiores empresas nacionais...as empresas do antigo PSI20 agora só PSI e só com 16 empresas..., na sua esmagadora maioria, tiveram remunerações fixas em 2022 inferiores às de PdC. Estamos a falar de empresas com enormes volumes de negócios prá realidade nacional e que têm muitas vezes centenas de milhões de euros de lucros. Apenas em 5 dessas empresas as remunerações fixas dos CEOs foram superiores às de PdC, e numa delas muito marginalmente, + 3000€ anuais.

    Os maiores clubes do futebol português, os chamados 3 grandes, têm uma enorme dimensão popular como toda a gente sabe, mas em termos empresariais, de volume de negócios, facturação, lucros, não se podem comparar às maiores empresas nacionais. Assim sendo, tem de se concluir, que a remuneração fixa de PdC prá realidade nacional e prá dimensão empresarial da SAD do FCP, é escandalosamente alta, é obscena. E as dos restantes administradores da SAD do FCP, idem aspas.

    E quanto aos prémios nem se fala. Receber prémios porque se foi campeão, se conseguiu acesso à Champions e se teve resultados positivos, quando a situação financeira global é de falência técnica muito acentuada, é ainda + indecente, digno de gente que só quer saber de si própria e do seu "Way of life" e se está marimbando para o clube e para o estado ruinoso em que ele se encontra.

    ResponderEliminar
  33. Boas.
    Em reinados longos e ditaduras, tira-los de lá é muito difícil, porque há uma corja que mama, e obviamente, fará tudo para continuar a mamar. O meu interesse é o FC Porto, não a pessoa A ou B. Tenho para mim que PC devia usar a lucidez que ainda tem, para sair a bem. Caso contrário vai sair ou a mal ou num caixão. Por tudo o que ele fez pelo clube, não merece terminar assim. Que tenha lucidez para entender isso.

    ResponderEliminar
  34. 3Asifa, lucidez? Depois daquela entrevista ainda achas que resta alguma a PC?

    Nem lucidez tem para perceber que os que cantam hoje "Pinto da Costa allez" e que só falam em gratidão, serão os primeiros a atacá-lo se lhe cortar as regalias.

    É que pode mesmo chegar a um ponto em que lhe queira dar €€€, mas o clube não tenha.

    ResponderEliminar
  35. Bom dia a todos,

    No global, foi mais do mesmo mas em resumo fico triste porque:
    - Não houve um pedido de desculpas aos sócios;
    - ficamos a saber que PC não é um segurança, para separar ou parar as agressões;
    - e por fim o que se passou não é grave porque ninguém foi para o hospital. (esta 1ª parte é a minha leitura)
    - As mesmas e velhas desculpas usadas para justificar as contas.

    Por último, partilho aqui eixo um breve excerto do editorial do Longari (jornalista que noticiou e seguiu o acordo de perto a saga entre o Milan e o Porto pelo Taremi), no qual faz uma reflexão sobre as palavras do PC quando classificou as propostas do Milan como ridiculas:
    "Por fim, uma breve reflexão sobre as palavras do presidente do Porto, Pinto da Costa, que recentemente se permitiu definir como “ridículas” as propostas do Milan para comprar o Taremi no final de agosto. Em primeiro lugar, o dirigente máximo dos Dragões talvez não tenha conhecimento de que o seu vice, Vitor Baia, nos fez as seguintes declarações no dia 31 de Agosto: “Acordo alcançado entre Porto e Milão para Taremi. Mas o jogador ainda está desaparecido. As negociações continuam." Um sinal de que a proposta rossonera provavelmente não era assim tão ridícula.
    Em segundo lugar, seria oportuno que o próprio Presidente explicasse as razões pelas quais, para conduzir uma negociação com o seu clube, se torna uma condição relevante e em alguns casos fundamental envolver Pedro Pinho, a verdadeira razão pela qual a negociação de Taremi também fracassou. Se é verdade que o mundo do futebol não tem memória, pelo menos o bom gosto nunca deverá faltar."


    Aqueles que andam a gravitar à volta do Porto vão ser a nossa ruína!
    Convido todos a ver o programa "ATAQUE À PROFUNDIDADE" de ontem no canal 11, onde se fala do Mundial de clubes e do impacto financeiro quse nesse ano participarmos nas 2 provas.Tudo aquilo são numeros.

    Abraços!

    O link para quem tiver interesse em ler: https://www.sportitalia.com/editoriale-calcio/allenatori-non-e-filosofia-ecco-chi-arricchisce-i-club-mourinho-i-dubbi-dei-friedkin-partono-da-qui-pinto-da-costa-ma-ci-faccia-il-piacere-16885

    ResponderEliminar
  36. A propósito do comentário do Sérgio importa dizer que o senhor presidente nesta altura do campeonato vive numa concha, está completamente alheado da realidade e depois, lamentavelmente é facilmente apanhado em contrapé.

    ResponderEliminar
  37. Vila pouca... A propósito do comentário do Sérgio importa dizer que o senhor presidente nesta altura do campeonato vive numa concha, está completamente alheado da realidade e depois, lamentavelmente é facilmente apanhado em contrapé.... Isso é que é assustador e demonstra a gestão danosa que está acontecer no clube... Não há rei nem roque...

    ResponderEliminar
  38. OLHA O NORTE.
    OBSESSIVO PELO PODER.
    Neste mundo e em tudo na vida, há um prazo de validade, o seu sr presidente, como líder do FCP, acabou. Reconheça que não é, até quando Deus Nosso Senhor quiser. Não quer sair pela porta grande, (somando os prós e os contras, até merecia) mas teimosamente não arreda pé, mas vai ter de sair. Vai ficar menos bem na fotografia da historia do Clube com o título do "O OBCECADO" pelo poder.

    Não digo todos, a grande maioria daqueles que o apoiam, não o fazem porque o sr é um mito no clube no futebol, ou um velhinho que chora por tudo e por nada, de um pregador de promessas, de homem com algum humor e de uma mente brilhante, não, fazem-no para defender os seus interesses pe$$oai$ enquanto o sr ainda for presidente, querem, é que nunca lhes falte nada. A vida é assim, está carregada de Judas, hipócritas, agiotas, há gente pra todos os gostos. Na verdade, é que ninguém dá nada a ninguém sem receber nada em troca, e o sr presidente sabe muito bem do que estamos a falar.

    ResponderEliminar
  39. Sempre achei este negócio falhado do Taremi para o AC Milan estranho e muito mal explicado .
    Mas essa explicação no comentário do Sérgio em que cita esse jornalista italiano faz todo o sentido , mais uma vez esse Pedro Pinho , o tal que demorou 2 meses para fazer o Alan Varela de Buenos Aires ao Porto .

    Relativamente ao adepto que foi agredido na A.G , e chacoteado de certa forma pelo nosso presidente , dizer que há mais de 30 anos um repórter de imagem da RTP foi agredido no estádio das antas , no dia a seguir , o senhor presidente foi ao jornal da uma na RTP a pedir desculpas á pessoa e á RTP , era esse PdC que queria no outro dia na entrevista ... não a caricatura dele ...

    ResponderEliminar
  40. Pinto da Costa pode estar fechado numa concha, cego pró que não lhe interessa ver, sem lucidez pró que não lhe convém, mas pró que lhe convém, pra defender os interesses dele e dos amigos dele, continua bem inteligente e activo e capaz, não é nenhum velhinho gaga. Faz-se de tolo se lhe der jeito mas quando se trata dos seus interesses...não dos do FCP...vale tudo e + alguma coisa, é com unhas e dentes e sei lá + o quê, que ele os defende.

    ResponderEliminar
  41. Boas tardes caro DVP e saudações dragonistas

    Veja lá, há quem chame ao AVB de traidor, e o "FCP " fez um encaixe financeiro generoso com a sua venda,logo pergunto que nome tem estes indivíduos que orbitam em volta do FCPorto?

    ResponderEliminar
  42. Ainda agora, pra defender a sua imagem, sériamente afectada pelos acontecimentos da AGE, veio dar uma longa entrevista à SIC/SICNotícias com um entrevistador muito manso se calhar escolhido por ele. E pra defender a imagem do FCP, alguém o tem visto a fazer esse sacrifício, de há muitos anos pra cá?

    ResponderEliminar
  43. Luís há um exemplo flagrante que me entristeceu muito e que já referi.
    O senhor presidente colocou o Nuno Lobo em tribunal porque na campanha eleitoral cometeu alguns excessos de linguagem, disse o presidente, colocou a sua seriedade de Pinto da Costa em causa.
    LFV chamou-lhe ladrão, foi muito mais longe que NL e o que fez o presidente? Nada.

    ResponderEliminar
  44. Boas

    Para mim PdC tem 3 reinados no Porto.

    1 da eleiçao até a penhora das antas, tudo fez em prol do clube.

    2 da penhora até ao apito dourado
    Onde apareceu um Porto diferente, do modelo que Pedroto ensinou.
    So sobrou o discurso regionalista.

    E do apito dourado, que coincide com o título da liga dos campeões, foi o rapiar do Porto com a conivência das gentes do Porto.

    Agora passado quase 20 anos o resultado esta a vista de quem ainda se sente gente do Porto.
    Que Pedroto classificou de ordeiras.

    O bairrismo extremo tomou conta do clube e permita-me também da cidade..

    Ja há muito que o Porto expulsou quem não concordava com o Portismo (moderno) atual.

    Eu falo assim,porque presenciei a coisas dentro dos primordios das claques do Porto, que me afastaram de socio do clube.

    Mais uma direcção que para além de ter abandonado, o(estilo) de jogo que nos consagrou, foi dando poder a gente sem escrúpulos, tanto que viraram donos de um bocado da cidade.

    Agora vamos fazer um suponhamos que AVB ganha as eleições.
    Estas gentes vão continuar contra o Porto.

    Já a para ai 30 anos que não sou socio do Porto, mas deixo aqui o meu apelo para a gentes ordeiras do Porto se juntarem e recuperarem esse Baluarte do Pais que muito significa para elas.

    So uma pergunta se alguém, este Lobo que se candidata as eleições é o mesmo que fundou os super dragões, ou so tem o mesmo sobrenome

    ResponderEliminar
  45. Pedro Miguel não brinques comigo. O FCP entre 2006 e 2013, ganhou 7 campeonatos, não sei quantas taças e supertaças, uma Liga Europa. Depois foi arrogante, se ganhamos com um adjunto, também podemos ganhar com um treinador, Paulo Fonseca, sem ter para dirigir um clube como o FCP, deu-se mal, fez uma fuga para a frente, foi buscar Lopetegui, deu-lhe tudo, incluindo poderes que mais nenhum outro teve, mas ao mesmo tempo praticamente abandonou-o à sua sorte. Como nessa altura cometeu loucuras e não soube arrepiar caminho, chegou a esta situação, a parte desportiva tem sido boa, a financeira e a gestão desportiva um desastre.
    Agora não adianta estar a chover no molhado, temos de olhar para a frente, como vamos dar a volta, compatibilizar o sucesso desportivo que queremos continuar a ter, com um quadro financeiro deplorável. Esse é o desafio, é sobre isso que importa reflectir no futuro próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas

      Mas eu não falei do clube,falei do presidente e restantes assistentes

      Eliminar
  46. Embora o tema proposto ainda seja o da recente entrevista do presidente do FC Porto, sócio 587 - se me enganei peço desculpa - gostaria de salientar que para o site de desporto TransferRoom, Sérgio Conceição é considerado o 9º melhor treinador na Europa. Não deixa de ser interessante ver gente de outras latitudes a constatar aquilo que muitos, mesmos dos nossos, não achem, querem, ou gostem de ver.
    Nada mau para um arruaçeiro com futebol de chutão prá frente.

    ResponderEliminar
  47. Pedro Miguel, o FCP são todos aqueles que fizeram e fazem a sua história. Pinto da Costa é o líder, para o bem e para o mal, é o primeiro e principal responsável.

    ResponderEliminar
  48. O melhor período futebolístico de sempre do FCP...não sou eu que digo, são os números...vai de 2003 a 2013. Ganharam-se 9 campeonatos em 11 possíveis e 4 titulos/troféus internacionais: Taça UEFA, Champions, Taça Intercontinental e Liga Europa. Deve ter havido muito poucos clubes nessas 11 épocas a nível europeu e mundial, se é que houve algum, que tenham ganho + títulos e troféus do que o FCP.

    E as contas eram boas. Em 2013, tínhamos capitais próprios positivos, um passivo 300M menor que o actual, e até demos lucro de + de 20M. E PdC tinha 75 anos, idade óptima para se reformar e após um ciclo super vencedor que lhe permitiria sair em glória, em apoteose.

    Descartar-se este período se calhar inigualável da época PdC, dizer-se que PdC devia ter saído antes, porque isto e porque aquilo, não faz sentido nenhum, é o melhor período da história do FCP. Ele devia era ter saído em 2013, em vez do Vítor Pereira, pela idade e pra sair por uma porta enorme.

    ResponderEliminar
  49. Boas

    Não sei se é verdade, mas li que MST,fez uma crónica sobre estes últimos 20 anos da presidência de PdC.
    O meu comentário em cima,foi a minha opinião pessoal.

    Sobre estes quases 20 anos de gestão, do ponto de vista desportivo não se pode exigir nada.

    Agora acho que foi a partir daí para a frente,que o dinheiro dos negócios do futebol começaram a ser geridos não em prol do clube,mas sim em prol de quem está no clube.

    So um aparte,este Nuno Lobo que agora se candidata a presidência do Porto, foi um dos fundadores dos super dragões, e eu que fui a bastante jogos com ele,quem diria.

    ResponderEliminar
  50. Boas

    Os adeptos do Everton,deixaram uma frase que também se pode assinalar também para este momento actual do Porto.

    Onde há poder ganância e dinheiro vai existir corrupção.

    ResponderEliminar