sexta-feira, 24 de novembro de 2023

F.C.Porto 4 - CDC Montalegre 0. Naturalmente na ronda n° 5 da Taça de Portugal


Frente a uma equipa do campeonato de Portugal, o FCP de início com Cláudio Ramos, João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso e João Mendes, Grujic, Romário Baró e André Franco, Evanilson, Namaso e Galeno, fez um jogo sério, teve uma noite tranquila, goleou naturalmente por 4-0.

O jogo começou com uma displicência de Romário Baró num saída para o ataque que só não deu golo porque Cláudio Ramos fez uma excelente defesa.

De seguida foi Zé Pedro a asneirar e só a precipitação do avançado do Montalegre evitou que a baliza do FCP passasse por calafrios.

Só depois o conjunto de Sérgio Conceição levou algum perigo à baliza dos transmontanos. Logo depois foi André Franco a ameaçar. À terceira foi de vez, Namaso adiantou os portistas aos 13 minutos.

Aos 18, 2-0, marcou Evanilson, após uma bola divida em que Namaso levou vantagem e serviu o brasileiro. As coisas, naturalmente, simplificaram-se, o Montalegre acusou o golpe, deixou de incomodar, FCP só não fez o terceiro porque Namaso falhou clamorosamente o golo. Galeno logo de seguida também esteve perto de aumentar a vantagem. Aumentou aos 44 minutos, colocou o marcador num resultado que estava mais de acordo com o desenrolar da primeira-parte.


Com a eliminatória resolvida, Sérgio Conceição manteve o mesmo onze que logo no recomeço podia ter marcado, novamente por Evanilson.

Que voltou a ameaçar logo na jogada seguinte e não falhou por muito.

Sem forçar o portuenses estiveram sempre perto do quarto golo, valeu Bruno Pio, guarda-redes dos transmontanos.

Aos 59 minutos saíram Romário Baró, Evanildon e Galeno, entraram Nico González, Francisco Conceição e Fran Navarro.

A vantagem não demorou a aumentar, marcou o avançado espanhol ex-Gil Vicente.

Quase de seguida saiu João Mendes e entrou Gonçalo Borges.

O tempo foi passando, o Montalegre praticamente só defendia, o FCP ia criando,  mas nem sempre definia bem, ia desperdiçando.

Alan Varela substituiu João Mário perto do minuto 80, Bruno Pio valeu a negar o golo do FCP, desta vez a Grujic.

Com o jogo a caminhar para o fim o jogo foi perdendo interesse, com a eliminatória mais que decidida os portistas iam complicando na hora de finalizar, ficaram a dever a si próprios e a uma excelente exibição do guarda-redes adversário mais alguns golos.


Resumindo, objectivo cumprido com toda a naturalidade, Dragões seguem para a ronda n° 5 da Taça de Portugal.


O dirigente do FCP e administrador financeiro da SAD, Fernando Gomes, deu ao jornal o Jogo a entrevista que podem ler em baixo e se a quiserem comentar, estão à vontade, dentro daquele espírito que é apanágio da minha página, com respeito, objectividade e da forma mais construtiva possível. As redes socais se bem utilizadas, somam, não dividem, no caso do FCP sempre foi essa a minha postura. Embora nos dias de hoje e para alguns, parece que os bons portistas são só aqueles que cantam o nome do presidente e dizem viva o Rei, longa via ao Rei.

No que toca à entrevista propriamente dita, importa dizer o seguinte:

Não senhor doutor Fernando Gomes, a instabilidade não foi de fora para dentro, através das redes sociais, a instabilidade foi provocada, principalmente, por quem deu claros sinais de desconforto quando apareceu a possibilidade de uma candidatura de André Vila-Boas, em vez de a encarar como um sinal de vitalidade, algo natural numa Instituição com a grandeza do FCP. A instabilidade foi provocada por quem resolveu fazer uma alteração estatutária com alguns temas polémicos a poucos meses das eleições e depois foi incapaz de organizar uma AG à altura das circunstâncias do momento. E isso não pode ser atribuído às redes sociais e a quem através delas se mobilizou para ir a uma AG importantíssima para o futuro do FCP.

Depois não pode haver redes socais boas, aquelas que dizem o que interessa a quem dirige, más quem critica, obviamente, dentro do espírito descrito em cima. E a propósito, o putativo candidato AVB, está a ser acusado de querer vender o clube/SAD aos árabes, mas afinal quem quer vender o quê e a quem?

Não discuto a bondade do negócio com a Legends - ao ler a entrevista fiquei baralhado se é com essa ou outa empresa que estamos a negociar -, nem acuso os actuais corpos sociais de venderem o clube/SAD, no caso parte da Porto Comercial, mas espero que sejam dadas explicações sobre um negócio que amarra o FCP a um contrato de longa duração. Espero que em nome de resolver um problema do momento, o dos capitais próprios negativos, não estejamos a criar problemas graves para o futuro.

Também não critico os moldes do negócio da Academia, nesta caso só quero que ela avance rapidamente, é estrutural para o futuro do FCP. Já estamos atrasados mais de meia-dúzia de anos.


Caixa de comentários

42 comentários:

  1. Vitória com números condizentes , ainda que se tenham falhado 3 ou 4 golos fáceis , (só do Namaso foram 3) .
    Entraram a dormir , com duas ofertas nos primeiros 120 segundos de jogo , o Romário Baró voltou a desiludir , para pena minha .
    Esperemos que Navarro prove agora o seu valor , agora que marcou o primeiro golo .

    Venha o Barça para se selar a qualificação rumo aos oitavos .

    ResponderEliminar
  2. 4 a zero a uma equipa da 4a divisão quase dos distritais, ainda por cima em casa, não é nada de especial mas é o melhor resultado desta época de pobreza franciscana de golos do Porto. O Baró, falha sempre que tem uma oportunidade, seja com o Barça seja com o Montalegre, assim não vai lá.

    Os "pintistas" andam mesmo aflitos. É o "mestre" das contas negativas do FCP a brandir o 2° D. Sebastião americano...a seguir ao de PdC...que vem salvar o FCP; É o comentador CMTV antigo grFCP Jorge Amaral...pessoa que até aprecio bastante...a chamar incendiário a AVB. E é o macaco, o + preocupado de todos, com declarações do género: Só tiram daqui o PdC por cima dos nossos cadáveres de SD.

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    Sobre a entrevista ao FG, curioso, o momento em que é feita. Há muito que não acredito em nada do que FG diz. Ao ler, senti "cenoura a frente do burro". Neste mundo, ninguém dá nada a ninguém. Ninguém vai "dar" 195m. E ainda por cima, "não vai mandar", os anjinhos e ingénuos que acreditem nisso! Para mim, é uma venda empacotada do clube, que permitirá esta sad continuar lá mais uns anitos. Segundo me recordo, o Benfica nas suas eleições também falavam de um investidor e isso caiu, os sócios não quiseram. Uma pergunta muito simples, o que é que um "pobre" pode oferecer, quando quase todos os ativos que o clube tem, já foi dada como garantia? Segundo sei, até as próprias receitas da champions. Sinceramente, estou cada x mais preocupado.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, sejamos claros, se estamos a falar de vender parte do clube, para reduzir o passivo e por ai, tornar os capitais próprios próprios de positivos, os sócios não deveriam ser chamados a pronunciar se? Os sócios vão deixar esta sad tomar uma decisão destas pela calada da noite? A sad pode legalmente tomar uma decisão destas sem os sócios votarem isto numa AG? Faz sentido isto, antes das eleições e amarrarem a próxima gestão a um acordo destes? Isto não é uma forma, de a sad se eternizar? Tipo, esse parceiro por baixo da mesa garante regalias a estes administradores, que amarraram o futuro do clube nos próximos anos, se não, décadas? Enfim.

    ResponderEliminar
  5. Última nota sobre a entrevista do FG, culpou a pandemia pelo desastre dos números nos capitais próprios. Eu pergunto, a pandemia foi só para o Porto?! Não percebo os jornalistas sinceramente. Parece monólogos. Espírito crítico zero. E aquela de "se vendessemos um jogador pelo valor que um clube vendeu, teriamos melhores resultados ", é mesmo genial! A sério, eu já não aguento este FG!

    ResponderEliminar
  6. OLHA O NORTE
    Mister Tony, não meteu um autocarro, meteu pelo menos 2 furgões.
    Montalegre, equipa que respira alegria, que pode fazer umas coisas na 4ª divisão.
    Quanto ao FCP, num jogo de sentido único, mas o mesmo pecado, falhar golos feitos.
    Defesas centrais, precisam-se como pão pra boca, mas desde de quando esta lacuna! Com dois pesos pesados em fim de carreira com mazelas do ofício, não era de esperar milagres.


    ResponderEliminar
  7. O "mestre" das contas negativas do FCP...desde que ele lá está, tem sido sempre a somar em negativo, já lá vão 300M de passivo...veio chamar, suavemente, malandros, aos sócios que foram à AGE, segundo ele, com ela já fisgada de levarem nos "cornos" da "macacada" e filmarem tudo pra porem nas redes sociais pra tramarem a direcção do FCP. A "macacada" e a direcção, no fundo, pró Sr. Desadministrador Gomes, foram umas pobres vítimas desses sócios maquiavélicos.

    Também desdisse PdC, afinal a empresa que vai salvar o FCP da ruina financeira já em Dezembro, não é a tal de Legends, é outra de que não pode dizer o nome. PdC pode dizer o nome errado mas o Desadministrador Gomes já não pode dizer o nome certo, uma confusão, como já é hábito, desdizem-se um ao outro com a maior das naturalidades.

    E pra terminar, afinal, a Academia, pra já, não é do FCP. Poderá vir a ser, daqui por 20, por 30, por 50 anos, quando o FCP tiver pago as rendas correspondentes ao investimento feito por outros, com juros muitos juros, que quem investe o dinheiro na Academia não é pelos bonitos olhos do FCP, é pra ganhar dinheiro. É uma espécie de leasing, só que em vez de ser com carros é com edifícios e campos de futebol. Quem não tem o dinheiro hoje, no longo prazo paga aos poucos muito +, como acontece com qualquer empréstimo.

    ResponderEliminar
  8. Li a entrevista que bondosamente MVP pôs à disposição de todos e achei-a profissional, cautelosa e impessoal.

    Profissional, porque descreveu, com algum pormenor e dentro dos seus parâmetros, os movimentos a curto prazo da SAD.

    Cautelosa, porque nao deu certezas sobre nada - a única certeza que percebi foi a da não eventual qualificação da equipa para os ⅛ de final seria catastrófica.

    Impessoal, porque não envolveu referências a outros candidatos fora do estabelecido.

    Uma entrevista bem ao nível de um qualquer ministro das finanças, que acha ser correto o trajeto escolhido pelo chefe do governo para o cumprimento dos objetivos previamente traçados.

    A grande preocupação neste momento é não sabemos se este será o melhor caminho para a salvação, para isso era imperioso verificarmos outras alternativas que deveriam aparecer, em minha opinião, logo após a eventual concretização da passagem da equipa profissional aos ⅛ de final da CL, por temer influências nefastas no seu desempenho desportivo posterior, derivado ao facto do agora - pelo menos aos meus olhos - estúpido mês das eleições (também é verdade que nunca pensamos que um simples acto eleitoral poderia ter tanta importância no futuro do FC Porto, 40 anos sem preocupações...).

    ResponderEliminar
  9. Que isto cheira a campanha eleitoral ninguém duvida, mas vamos tentar ignorar isso.

    Eu não tenho muitas dúvidas que chegamos a um ponto, que a única forma de tentar resolver o buraco em que nos encontramos, será tentar encontrar um "investidor" para entrar dinheiro fresco, mas temos de ter consciência que isso significa vender parte do clube e que esse "investidor" terá uma palavra na forma como o clube será gerido.
    A parte que menos gostei na entrevista é a tentativa de tentar vender estes negócios como um milagre em que recebemos um camião de dinheiro e nada muda.

    A única coisa que espero, seja com esta ou outra qualquer direção, é que tudo seja transparente e os sócios e adeptos sejam corretamente informados de todas as nuances do negócios. Parece-me até que dependendo do negócio, os sócios, deveriam poder ter uma palavra sobre o assunto.

    Esperarei calmamente para ver os próximos episódios até porque parece que neste momento chovem negócios e mecenas por aqueles lados: é a Legends, é a Academia que alguém vai pagar, é um incógnito que vai injectar muitos milhões no clube....

    ResponderEliminar
  10. Pois, de repente, por apenas coincidência, começam a surgir boas oportunidades de negócio. Mas não se pode saber muito, há um acordo de confidencialidade. E dois contratos importantes para o futuro do FCP e de vários anos, podem ser celebrados sem que os sócios do FCP os conheçam.

    ResponderEliminar
  11. É legal, os estatutos do FC Porto permitem, uma sad tomar a decisão de vender parte do clube, sem que os sócios do clube sejam consultados e votem nesse sentido? Epa, sei que isso no Benfica não é possível e também na altura do LFV se falou num investidor americano, que queria comprar uma percentagem do clube, e aquilo deu muita polémica e caiu por terra. Essa do acordo ser confidencial é manobra para nada dizerem aos sócios, é simplesmente inaceitável!

    ResponderEliminar
  12. É bom não esquecer da legitimidade desta direção. A Sad/Clube tem de ser gerido e depois pode haver o problema de não se querer fazer por haver eleições e estar-se a prejudicar se eventualmente o negócio ser bom. Devemos ter o mínimo de confiança e bom senso.

    ResponderEliminar
  13. Joker, não sei se é assim. Vamos vender parte da Porto Comercial. Quando passamos 50% da Porto Estádio para a SAD isso teve de ir à AG.

    ResponderEliminar
  14. Espero que decisões dessas nunca possam ser tomadas sem o acordo dos sócios. A direcção está com muito medo de perder as eleições ao ponto de venderem a alma do nosso clube ao diabo. Quo Vadis, meu querido Futebol Clube do Porto?

    ResponderEliminar
  15. Conciliar o segredo é a alma do negócio, com os interesses que devem ser partilhados num negócio que envolve a venda de capital de uma empresa do grupo FCP, não é fácil. Depois, Fernando Gomes tem dito muitas coisas que depois são desmentidas pela realidade e isso também provoca desconfianças... Espero que todo este frenesim, primeiro a entrevista do senhor presidente, agora a de Fernando Gomes, não tenha apenas a ver com o receio das contas serem chumbadas na próxima quarta-feira, algo que seria inédito no consulado de JNPC à frente do FCP.

    ResponderEliminar
  16. De repente os nossos dirigentes têm a cura de todos os males financeiros (just like that) , á imagem do atual panorama político em pré campanha eleitoral .
    Resta saber como será e com que custo , e que grupo vai investir no nosso clube , quem está a frente desse grupo , quanto dinheiro entra de naming , espero que o nome do estádio (Dragão) fique .

    Já enjoa ouvir os "pintistas" na TV , para eles é tudo á Shakespeare , ou PdC ou a morte da clube , os outros candidatos são aventureiros ou incendiários ...

    ResponderEliminar
  17. legalmente esta administração da sad ate tem poder para o fazer ja que foram mandatados pelos sócios do clube. moralmente e eticamene não tem legitimidade nenuma. está em fim de mandato, tem feito gestoes danosas, tem mentido aos sócios, tem colocado os seus interesses pessoais a frente do clube com muito prejuizo para este e todos estes atos de ingestão têm sido danosos para o clube refletindo.se numa euipa de futebol formada por jogadores fracos e sem nivel para estarem na primeira equipa do FCP. claro que por arrasto temos jogadores com baixos preços de mercado, muitos deles sem termos a totalidade dos passes. depois ao conrario daquilo que diz a sad, so nao vendemos jogadores porque ninguem mostrou interesse, o proprio Taremi abortou o negocio da sua transferencia, pela sad ele tinha ido embora.
    o centro de treinos tem sido consecutivamente promessa eleitoral de PdC e só a pouco mais de 3 meses para acabar o mandato é que vai assinar contratos que podem aida mais hipotecar o futuro do clube?
    os nossos principais adversarios, mesmo sem terem as receitas que nos tivemos conseguiram criar todas aquelas infraestruturas que nos nao temos e não têm o passivo que nos temos. tudo isto é factual, nada tem a ver com ser apoiante de PdC ou não.
    é uma vergona esta direção e tudo o que faz parte dela, ate o jornalismo esta contra nos com entrevistas combinadas e sem qualquer tipo de contra agumentaçao, senti vergona alheia do jornalista que fez a entrevista a PdC

    ResponderEliminar
  18. Ninguém consegue fazer negócios fantásticos ou sequer bons quando está arruinado. Quem negoceia com quem está arruinado é que faz excelentes negócios, até consegue muitas vezes autênticas pechinchas.

    A SAD do FCP, acossada pela UEFA e pelos sócios, está a tentar pôr em ordem as contas da SAD e do grupo FCP começando pelo telhado. Primeiro, havia que fazer uma série de coisas básicas que têm sido descuradas nos últimos anos, voltar ao que se fazia há 10 anos ou +:
    1) Vender na altura certa e antes já ter contratado substituto à altura, para não haver saídas a custo zero nem descida brusca no nível da equipa nem jogadores com salários incomportáveis no plantel. Cumprir isto, é meio caminho andado prá saúde financeira e desportiva do FCP.
    2) Acabar com Alex e amigos em redor do FCP. Já houve uma altura em que PdC e o filho estavam de costas voltadas, e que bom isso foi pró FCP. Não havia as comissões completamente descabeladas, que tem havido umas atrás das outras pró Pinho e companhia, que têm sangrado o FCP e de que maneira.
    3) Apostar a sério na formação, como nos tempos em que todas as épocas tínhamos 4 ou 5 jogadores da formação no 11 titular, não era uma coisa ocasional, era banal isso acontecer. Lembro-me de Vítor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Rui Jorge, Secretário, Rui Barros, António Folha, Jaime Magalhães, Domingos, etc., fazendo parte do plantel do FCP 93/94, era treinador Ivic e depois Robson, uns em início outros em fim de carreira. Eram muitos jogadores da formação. E o plantel era melhor que o de agora.
    4) Tentar contratar e manter os melhores profissionais em todas as áreas: desportiva, financeira, médica, jurídica, marketing, comunicacao, etc..
    5) Salários da administração condizentes com dimensão empresarial da SAD do FCP e com o momento financeiro da mesma e não a pouca vergonha actual.

    Depois de se pôr a casa em ordem fazendo o básico, em boa situação financeira e desportiva, aí sim, partia-se pra estes negócios de exploração e rentabilização comercial de espaços e estruturas com Legends e similares, numa situação de força negocial e sem hipotecar nada do que é dos sócios. Fazendo-se como se está a fazer ou como se pretende fazer, vai ser de certeza um excelente negócio pra outros e um mau negócio pró FCP, em que tapa um buraco agora com dinheiros adiantados e no longo prazo quem ganha muito é o parceiro comercial. Mas como esta direcção/administração já não consegue nem quer fazer o básico, a única saída com que fica é fazer negócios destes, miraculosos no curto prazo mas com risco elevado de serem ruinosos a vários níveis no longo prazo.

    ResponderEliminar
  19. Uma administração caduca e sem ideias tenta de forma medíocre enganar os incautos e sobreviver a tudo o custo. O macaco e a guarda pretoriana tentam sobreviver a e vão ameaçar tudo e todos para que não se acabem as benesses que fizeram do malfeitor um milionário.
    JNPDC versão final a tentar ser sarcástico mas em sem pilhas nem credibilidade. O Jornal O Jogo presta-se ao papel de panfleto e não faz o contraditório das histórias da carochinha do FG.
    No dia 29/11 está marcado o segundo round, vamos ver se os sócios comparassem em força e dão o cartão vermelho, merecido, a esta SAD que não tem vergonha.
    APC e o Pinho que se juntem ao Macaco e desapareçam de uma vez, está na hora de sangue novo, novas ideias, nova comunicação e redundar o clube.

    ResponderEliminar
  20. Boas

    A seriedade com que Conceição enfrenta este jogos da taça, é impressionante.

    Acho que bateu outro recorde nacional ou empatou,mas mesmos assim é brilhante a maneira como o Conceição esmiúça a concentração desportiva dos jogadores para estes jogos.

    Esperar que Evanilson melhore ainda mais a capacidade atletica.

    Dois jogos seguidos com reforços a marcar.

    E uma palavra para o Montalegre eu acho que lhes ficava a bem terem marcado um golo.

    Mas quando não se tem qualidade para tal,so a eles mesmos se podem culpar do tal golo não feito,oportunidades tiveram, aproveitassem..


    Agora é ir buscar o primeiro lugar a Barcelona, com uma precisão táctica cirurgica,e uma saída de bola bem medida.

    ResponderEliminar
  21. Em geral, estou de acordo com o Luís Negroni.

    ResponderEliminar
  22. Boas.
    Concordo com o Tiago Silva, é mais do mesmo, vão antecipar as receitas de um acordo de X anos, ele refere 15 anos. Tal como o acordo com a Altice/Meo (400M), nada resolveu, só piorou.

    ResponderEliminar
  23. Segundo o presidente da câmara municipal da Maia, para a Academia do FCP avançar ainda vai ser preciso ultrapassar alguns obstáculos...

    ResponderEliminar
  24. OLHA O NORTE
    PORTAS ESCANCARADAS DO DRAGÃO, PARA ENTRADA DE MILHÕE$$$
    Nas palavras do sr dr Gomes, nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que brilha é prata. Depois como sempre, vem-se a saber, que não passaram de uns miseres pechisbeque$.

    ACADEMIA.
    Vila, nada que surpreenda, a carroça à frente dos bois, coisas de campanha eleitoral do sr presidente.
    Faltam sempre uns pintelhos, depois tudo em águas de bacalhau.
    Continuo sentado à espera da Academia...

    TRIO D,ATAQUE no canal 1
    Sr Guedes, quando o questionam vá direto ao assunto, deixe o sim e o nim. Fala em divisionismo da CS no FCP, mas também, mas o principal divisionista é o sr presidente. Se tem ouvido bem as entrevista do sr presidente, tira essa conclusão. Não argumente tanto, vá directo ao assunto, sem andar ás voltinhas, diga o que sente, não está a falar para parolos.

    HÓQUEI.
    A ser verdade o que li, repudio por completo que um autarca de Tomar com grandes responsabilidades, antes do jogo FCP - Tomar em hóquei, o dito cujo tenha escrito palavras de insulto de ódio á equipa do FCP e aos cidadãos da cidade do Porto. Só um reco ignorante com orelhas de burro, é que usava esse tipo linguaje. Resposta em ringue para si seu ignorante, Tomar 1 - FCP 3...

    AMANHA, LIGA DOS CAMPEÕES.
    Só espero que fique tudo resolvido, FCP nos oitavos finais. Se ganhar ou empatar é a cereja em cima do bolo.
    Força FCP, Olé, Olé...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já deixei de ouvir o Miguel Guedes. Não tem nada a ver com o que era no início. Claramente já "compraram a independência dele" e com isso não insinuo que seja dinheiro.

      Eliminar
  25. Se há coisa de que me orgulho enquanto portuense, é do sotaque. É chegar a qualquer lado e me dizerem, é do Porto não é, descobrem pelo sotaque.
    Vozes de burro não chegam ao céu.

    ResponderEliminar
  26. Em relação à entrevista do CFO, vou esperar para ver. Não entra em grandes detalhes, só destapa um pouco o véu. Certamente que vamos ter novidades muito em breve. Em relação à Academia parece que quando a administração fala de que vão haver novidades em breve, falta sempre mais algum pormaior. Temos de andar para a frente. Isto já era para estar feito há anos. Estamos até já atrás do Braga neste aspeto. E que ajuda isto daria na nossa recuperação financeira. Temos de apostar na formação para ontem.

    Em relação ao futebol. Amanhã teremos jogo de dificuldade máxima. Este Barcelona não é o de outros tempos e foi com bastante infelicidade que perdemos o jogo no Dragão. De qualquer das formas não é preciso dizer que o Barça é o Barça e é um clube gigante e uma vitória seria uma proeza. Apenas espero que a equipa honre a camisola do FCP e que saia do jogo com pelo menos a sensação que tudo fez ao seu alcance para vencer o jogo. Será preciso uma eficácia muito acima daquilo que temos visto esta época se queremos aspirar a trazer pontos de lá.

    ResponderEliminar
  27. É preciso ter em conta que vamos a Barcelona sem laterais esquerdos de raiz e quase sem centrais, sobra o Fábio Cardoso. Há um miúdo de 19 anos...o Brás..., com muito potencial, que penso que pode ser utilizado neste jogo mas nem na equipa B é muito utilizado...o Folha prefere centrais sem grande potencial mas já + que feitos, mal, na minha opinião..., não me parece que o SC o vá utilizar, vai adaptar um trinco a central.

    Em condições normais, contra este Barcelona, se os árbitros deixarem e não dermos abebias "à Baró", já vimos que é perfeitamente possível ganharmos, até na casa deles, mas com todas estas baixas na defesa vai ser muito complicado, temos de ser realistas.

    ResponderEliminar
  28. Mal tinha feito o comentário acima, li no Ojogo online que Pepe e Zaidu já treinaram hoje integrados e que poderão ser convocados. Assim sendo, as coisas mudam de figura e as hipóteses de lutarmos pela vitória aumentam bastante.

    ResponderEliminar
  29. Boas tarde a todos,

    O autarca de CM da Maia partilhou que o Boavista também estaria a planear uma Academia no mesmo local (ou imediações). Vou arricar e "dizer" O Boavista vai ter uma Academia primeiro que o FCPorto, está dito.
    Sobre o alegado investimento que vai "salvar" a SAD, acredito que vai ser feito o mesmo que foi feito com a Altice! Ou seja, vai ser adiantado o valor do contrato dos 10/15 anos em que estaria em vigor... E no fundo esta direcção está a empurrar os problemas com a barriga...

    Andamos a ser enganados há anos...
    Abraços.
    Sérgio O.

    ResponderEliminar
  30. Será que ainda vamos ver um Boavista com enormes problemas financeiros, a ter academia antes de nós, e no mesmo local pra incomodar ainda +? Não me admirava muito. Um dia destes, qualquer clube médio português tem melhores condições prá formação que nós. Como foi possível chegar-se a este ponto?

    Mas por outro lado, comove, comove mesmo, ver a preocupação, a aflição, da comunicação social do regime, de que haja alguma benesse pró FCP por parte da autarquia em causa, de que haja alguma promiscuidade. Onde é que estavam estes moralistas quando os de Lisboa construíram as respectivas academias? No Seixal e em Alcochete, deve ter sido tudo pago e repago, não deve ter havido benesses nenhumas nem promiscuidade. Comunicação social de merda!

    ResponderEliminar
  31. Saudades do tempo em que tudo era anunciado após estar certo. Agora, há sempre um mas, um se, um senão.

    O melhor é aguardar e ver o que acontece mas uma vez mais, foi uma entrevista que deixa poucas certezas no ar.

    Para amanhã, só a vitória interessa. O mais importante é passar mas o primeiro lugar traz outras perspetivas.

    Nós temos os nossos problemas mas o Barcelona também tem os deles. Como é hábito, estou confiante.

    ResponderEliminar
  32. Se não tivesse mais nenhuma virtude e seguramente terá, a candidatura de AVB, pelo menos já fez com que os senhores que dirigem o FCP já começassem a mexer-se. É a Academia que vai arrancar, são os capitais próprios negativos que vão passar à história, ou quase, está aí um Programa de Transformação Tecnológica do Grupo FC Porto, pioneiro em Portugal e que apenas encontra paralelo em clubes como o Real Madrid e FC Bayern.

    ResponderEliminar
  33. Deixo aqui o meu onze para amanhã: d costa. Joao Mario. Pepe. David Carmo. Zaidu. Alan varela. Eustaquio. Francisco Conceição. Galeno. Pepê. Evanilson.

    ResponderEliminar
  34. Manuel tenho a mesma ideia que expressou no seu último comentário..mesmo que AVB não avance sequer..têm o mérito de ter acordado ou despertado algumas coisas que muitos davam por garantidas..que estavam num pedestal e ainda nem tinham percebido o que se estava a passar a sua volta..que vivemos tempos estanhos vivemos..ate o macaco já da entrevistas para a tão criticada por ele cmtv a fazer mea culpa daquele dia negro do clube....tempos estranhos e confusos que estamos a viver como portistas..

    ResponderEliminar
  35. OLHA O NORTE.
    A CS, DO PORTUGAL LISBOETA.
    Um Clube de 6 milhões de mentiras e processos judiciais e zero pontos LC, a outra, a do vagandas na liga europa, um FCP a 1 ponto de passar aos oitavos, e aquela Trupe, Tribo da CS chauvinista, de uma democracia saloia, parola, a dar destaque nas capas dos respctivos Pasquins, Bolha e Rascaord, ao Darwin ao Bernardo! O FCP, que hoje joga com o Barcelona para Liga dos Campeões, num cantinho que sobrou!... Nojentos até às entranhas.

    AG do FCP.
    A próxima AG do FCP, (em que um dos artistas já fez meia culpa da merda que aconteceu na AG anterior) é muito importante para o futuro do FCP. Espero que todos se respeitem, espero também que todos os portistas não se deixem embrulhar pelos milhões que podem hipotecar o futuro do nosso Clube. Nem tudo pode valer para o sr presidente voltar a ficar em cima do Galho, é preciso mudar, gente com sangue novo que sirva o FCP e não se sirva dele.

    ResponderEliminar
  36. ComPortistas,
    Confiança é a palavra-chave para qualquer relação pessoal e profissional e já são muitos anos e não menos episódios que o Presidente e a sua $AD nos deram razões para a perder.
    E assim como que por magia apareceram negócios das arábias que não apenas nos vão resolver os desequilibrios das contas da sociedade como também nos permitirão ombrear com os maiores clubes do mundo a nível tecnológico, marketing etc etc. Mas para tudo isso acontecer teremos que ceder alguma coisita digo eu. Dizem eles, por entre discursos confusos qb e até pela proposta da revisão aos atuais Estatutos (cada vez mais estou convencido que a sua arpresentação foi tudo menos inocente), que o Clube jamais perderá a maioria em qualquer sociedade do Clube. Mas será mesmo assim? Haverá alguém disposto a colocar 200M e a ficar sentado a assistir estes mesmos senhores fazerem o que fizerem no passado? Não deve ser preciso muito para dobrar o valor dos capitais próprios negativos... uma não qualificação para os oitavos e o não apuramento para a nova versão da Champs aos quais se acrescentam os custos de exploração e estaremos quase lá...
    Eu continuo sem conseguir entender como é que o Presidente afirma que não tem condições para renovar com o atual treinador pois não sabe se lá estará no próximo mandato mas não tem qualquer tipo de hesitação em avançar para tomar uma decisão de gestão do CLube que o comprometa por muitos longos anos e sem sequer se dignar a apresentar/ouvir os sócios.
    Num Clube gerido com transparência e verdade todos estes temas seriam abordados em sede de uma AGE do Clube onde seriam apresentados aos sócios todos estes cenários e colocada à votação dos mesmos a decisão. Mas não me parece que tenha sido esse o caminho escolhido, infelizmente.
    Mas como colocou o Presidente, há 3 objetivos para serem atingidos até ao final deste ano a saber: 1) qualificação para os 8avos da Champs; 2) Apresentar RLs positivos no final do 2º semestre 2023 e capitais próprios positivos ou próximo disso no exercício de 2023; 3) ter finalmente (!!!) fechado o projeto da Academia com as máquinas já no terreno a iniciarem os trabalhos de construção. Vamos estar todos muito atentos sobre estes 3 objetivos sendo que um percebi nas entrelinhas da muito confusa entrevista que se não os atingisse não colocaria a hipótese de se recandidatar. Será mesmo assim?
    Para mais logo que apresentemos a eficácia que nos tem faltado na maioria dos jogos e que os Srs. do apito façam cumprir com isenção as regras do jogo conforme lhes compete, apenas e só! Estou fartinho de sermos roubados à descarada neste tipo de jogos decisivos...
    Gilles27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dos 3 objectivos, quero lá saber disso! Quer dizer, é agora que começaram a gerir?! Estão lá a quase 4 anos! O que o PC pretende, é iludir, no sentido de "atingi estes 3 objectivos", agora votas em mim! Nessa só cai quem for tolo. Os objectivos são definidos no início dos mandatos, não no fim. E para mim, fazeres um acordo de 15 anos com um investidor, em que deixas de mandar nesses 15 anos, e o investidor antecipa te as receitas todas desse acordo (n sabemos a que custo), para o PC vir dizer que reduziu os capitais próprios, eu não caio nessa! Isso é hipotecar ainda mais o futuro do clube.

      Eliminar
  37. Caro DVP e Amigos:
    Grande jogo dos SUB19 em Barcelona. Temos bons jogadores.
    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Grande vitoria do fcporto na youth league...

    ResponderEliminar
  39. Grande jogo dos sub19. 4 secos ao Barça em Barcelona, sem espinhas. Mesmo sem academia temos formado grandes jogadores. Temos meia dúzia de miúdos, pelo menos, que é um crime lesa FCP se forem desaproveitados. Rodrigo Mora e Anhá Candé, só com 16 anos, impressionam muito quem os vê jogar. Tivéssemos nós craques na 1a equipa ao nível deles e a história das exibições e dos golos era outra! E um bocadinho + velhos, Martim Fernandes, Ussumane Djaló, Jorge Meireles, Umaro Candé, Gabriel Brás, Gonçalo Ribeiro, são também muito bons. Há que reconhecer que temos + potencial futebolístico ao nível dos sub19 do que na equipa principal.

    + logo, é possível ganhar, este Barça não tem nada a ver com o de Guardiola, Messi, Xavi, Iniesta e companhia. Em relação ao jogo de cá, só precisamos de não dar nenhuma abebia "Barósiana" e de estarmos minimamente eficientes na finalização. Se jogarmos como jogámos cá com essas duas melhorias, podemos perfeitamente ganhar lá.

    Até o "macaco", provavelmente aconselhado, já vem pedir desculpa pelo ocorrido na última AGE. Eles estão mesmo desbaratinados. Anunciam repetidamente pretensos negócios da China dados como garantidos pelos anunciantes mas que estão muito longe de estar concretizados e que podem nem se concretizar. Anunciam academias em terrenos que diz o autarca que vão ser vendidos em hasta pública a quem der +. É um regabofe de desespero mal contido e mal disfarçado e tudo isto só porque o AVB "ameaçou" candidatar-se. Tanto desespero, só pode significar consciência muito pesada com a muito má gestão que tem sido feita e a insegurança consequente.

    ResponderEliminar
  40. Não sei se também disse aqui, mas já disse no facebook, o FCP consegue produzir muito talento, apesar das condições precárias que tem, para os miúdos treinarem e jogarem. O que seria da nossa formação com condições ao nível da exigência de um clube como o FCP? Não sei, mas seguramente seria bem melhor.

    ResponderEliminar