quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Olhar para dentro, analisar bem, melhorar, ganhar...

 

Uma das coisas que aprendi com o presidente do FCP e que adoptei como lema, é: coitados daqueles que caindo, mesmo com grande estrondo, ficam prostrados, incapazes de se levantar e reagir. Inconformismo, não podemos perder e encolher os ombros, tipo, paciência, ganhamos para a próxima, como aconteceu com Carlos Resende no final do FCP - Sporting em andebol.

Também aprendi a ter uma cultura de exigência, obviamente, dentro dos limites do razoável, por isso digo que na Champions League não posso ter o mesmo critério de análise que tenho nas provas internas, particularmente nos jogos em que o FCP é francamente favorito.

Assim, o que verdadeiramente me preocupa é haver quem tenha um discurso que faz recuar a tempos muito distantes em que o FCP não ganhava nada e queixava-se muito. Espero que não estejamos a voltar a esses tempos. Não quero um FCP igual aos calimeros de Alvalade.

Por exemplo, quando ganhamos à rasca e no tempo de descontos ao Rio Ave e Farense, com muitas dificuldades e pela diferença mínima ao Portimonense - nem refiro o empate também no último suspiro frente ao Arouca -, critiquei as exibições, disse que tínhamos de melhorar muito, mas a conversa era, o que interessa é ganhar, quem quiser ópera que vá ao Coliseu, como se quem joga bem não esteja sempre mais perto de ganhar, como se alguém que tem um discurso de alerta, dizer que temos de melhorar caso contrário estamos sujeitos a ter grandes dissabores, estivesse a cometer uma crime de lesa FCP, apenas esteja disponível para a crítica fácil ou para fazer má-língua.

Não é esse o espírito, pelo contrário, é um discurso objectivo e construtivo.

Como disse, mas repito, só analisando bem, fazendo os diagnósticos correctos e com as terapias indicadas, podemos melhorar, conseguir atingir os objectivos pretendidos e que são conquistar o título e a entrada directa na próxima Champions, com tudo o que isso significa em termos desportivos e financeiros.

Portanto, definitivamente, vamos lá levantar, reflectir bem, olhar primeiro para o que fizemos mal, não andar atrás de desculpas sem sentido e melhorar a qualidade de jogo. Se fizermos isso estaremos sempre mais perto de ganhar e então, sim, em Maio festejar. Não percamos esta cultura, foi ela que nos ajudou a chegar ao topo do futebol português, europeu e mundial. 

E por falar em festejos, não me incomoda nada, pelo contrário, ver os sportinguistas eufóricos e a festejar como se não houvesse amanhã. Um, porque raramente ganham ao FCP e é natural que fiquem felizes. Dois, porque é sinal da nossa grandeza.

Ninguém ganha ou perde campeonatos quando ainda nem sequer chegamos ao final da 1ª volta, principalmente quando a distância para o primeiro lugar é de apenas 3 pontos, ainda vamos receber Benfica e Sporting - sem esquecer o Braga -, no Dragão. 

Vamos a isso!


Caixa de comentários

46 comentários:

  1. Penso que a maior parte dos adeptos andam desiludidos pelas exibições mais do que pelos resultados e é isso que nos deixa apreensivos.

    Eu não consigo perceber como vamos melhorar com os mesmos jogadores da época passada que já não estavam a conseguir dar conta do recado, neste modelo que SC quer para a equipa.

    Perdemos Uribe e Octávio e apenas temos como aposta Varela para suprir o primeiro, os outros nem aposta são.

    Temos de refletir o que queremos para a equipa, porque nenhuma contratação, para o SC, serve para resolver qualquer problema. Espero sinceramente que em Janeiro não entre ninguém a não ser alguém da equipa b que possa ser promovido.

    Não culpo ninguém em particular, até porque não sei como é o funcionamento interno do clube, o que sei é que a política de contratações tem sido um falhanço completo.
    Quando a equipa tem lacunas evidentes as contrações devem servir para responder a essas falhas nem que para isso apenas se contrate 1 jogador.
    Quando continuamos a contratar jogadores que não servem para resolver nenhum problema e nem aposta são algo está muito mal.

    Refletir e não empurrar os problemas com a barriga é urgente. Infelizmente á muito que não acredito que isso seja possível com esta direção, espero que provem que estou enganado.

    ResponderEliminar
  2. Tudo dito.
    O problema da nossa qualidade de jogo é algo que não é recente. Como vamos melhorar? Eu não sou treinador, mas algo tem de ser feito. Já jogámos muito bem com o SC, porque não o fazemos agora? Não me digam que é só da matéria-prima. Porque há jogadores que não rendem e que foram contratados com o aval do treinador? Precisamos de coisas diferentes no nosso jogo. O Iván Jaime quase não joga. Porquê? Eu não vejo os treinos. Só sei que cometemos os mesmos erros jogo após jogo. E se não é fácil substituir jogadores que saíram e foram muito importantes na nossa dinâmica, também não é por aqui que podemos ficar a chorar eternamente. Já vimos sair Hulk, Falcao, Jackson, Lucho, Deco e por aí fora. Gostava de ver uma boa resposta no próximo jogo. Sempre gostei muito do SC e confio perfeitamente nas capacidades dele como treinador. Vou elogiar quando merecer elogios e criticar quando merecer ser criticado. E continuo a dizer que não concordo com algumas opções que tem tomado esta época. Nós portistas nunca devemos aceitar menos do que um nível elevadíssimo da nossa equipa. Custa-me perder 2 vezes com o Estoril e custa-me perder com o SCP da forma como perdemos na segunda-feira. Portanto, como espero mais do treinador também espero muito mais da direção que não pode limitar-se a chutar a responsabilidade para o lado. Veremos o que SC irá fazer. Ele não precisa de provar nada. Sabemos bem que isto é futebol e até os melhores treinadores têm épocas menos boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes perfeitamente porque o Ivan Jaime não tem jogado, está/esteve magoado! O SC já explicou isso.

      Eliminar
  3. Se temos um super-Porto, a equipa está recheada de estrelas, joga bem, ganha, OK, é preciso esperar por uma oportunidade. Se não é assim e não é, e se há talento em alguns jogadores, temos de metê-los a jogar. Jogam mal hoje? Paciência, voltamos a insistir, o talento está lá, mais tarde ou mais cedo vai aparecer. É preciso calma, dar confiança e não exigir logo mundos e fundos. Se há talento e não agimos assim corremos o risco de andar a contratar e ninguém serve. Claro que quem tem muitas oportunidades, faz jogos e mais jogos completos e não evolui, comete sempre os mesmos erros, isso é outra história.

    ResponderEliminar
  4. Ainda em relação ao PEPE quer na expulsão, quer na suposta falta do avançado sueco sobre ele
    Em relação a falta do sueco o pepe deveria ter feito fita no sentido de chamar atenção ao arbitro e ao VAR para irem ver as imagens....ele sofreu a falta levantou se logo ......se fosse ao contrário !!!???
    Em relação a expulsão o pepe foi anjinho...ao sentir o empurrão teria caído sacava lhe o cartão ficaria limitado

    Tenho que o admitir eles preparam melhor o jogo quer fora quer dentro do relvado por muito que nos possa custar...ultimamente temos sido comido de cebolada quer em casa quer fora...
    Eu já o disse com estes e com os outros tem que ser a cão...desde agua fria (pagamos multa), elevadores parados a meio do percurso, criar ambientes hostis ultimamente não se tem verificado o que me surpreende...eles temiam quando vinham ao porto agora parece opera no nossos estádio!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente com o Lamachã. Quando vierem ao Dragão têm que levar com o mesmo tratamento que nos deram. Tem que ser olho por olho dente por dente. Água fria, balneário sem aquecimento, elevadores avariados e o que + puder ser. E hostilidade a rodos, desde que bem feita pra não sermos severamente punidos por isso. Não podemos continuar a ser anjinhos com gentalha desta. Pra rufiões, sê rufião e meio.

      Eliminar
  5. Lamachã, é isso mesmo. O Pepe com a experiência que tem foi comido como um principiante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Otávio faz muita falta nestes jogos. E não estou a falar só de “jogo jogado”

      Eliminar
  6. Bom dia Sr Vila.
    Não acredito que algo vá mudar
    O treinador é casmurro,não muda, é de ideias fixas.
    Jogam sempre as mesmas vacas sagradas(não preciso de referir os nomes).
    Arrastam se em campo e ...jogam sempre.
    taticamente somos uma equipa há deriva.
    Inadmissível para mim,termos talentos como o Ivan e o Navarro,a comerem banco.
    Nico errou...novo Filipe Anderson.
    Olhar para os próprios erros,e são tantos,tantos...o Treinador não o faz.
    Assim não!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Bem verdade Tiago. Com árbitros decentes não seria necessário, mas o Otávio só nas duas situações que envolveram o Pepe (com Gyokeres e Mateus Reis) tinha sacado dois cartões para os adversários.

    ResponderEliminar
  8. OLHA O NORTE.
    Dragão até à Morte Vila Pouca, tudo nos conformes nada a dizer do teu comentário. Essa historia hoje perdemos amanhã é outro dia é conversa da treta, isso não é Porto. Seja qual for a modalidade jogamos pra ganhar não importa que seja o maior grande, o colosso não pudemos jogar derrotados, jogar sempre para ganhar. Perdemos, alguma coisa falhou, fez-se tudo para ganhar, a verdade que alguém tem que ganhar e esse alguém somos nós. Agora o discurso tem de ser sempre a incentivar olhar pra frente.
    Estamos falidos de um numero 1, o principal, o presidente, e esse tem que ser um JNPC moderno e não o sr presidente, alguém que chame o nome aos bois, porque o futebol é quase uma máfia para não ir mais longe, envolve muito dinheiro e hoje um presidente que conheça bem o futebol mundial, o mundo empresarial do futebol e tudo aquilo que o rodeia, é que capaz de levar o clube à Gloria. Há alguém que vai a votos e tem quase ou tudo isso, só falta saber as pessoas com quem se vai rodear...
    Mas acabo dizendo, se perder ou não for a votos, Um grande obrigado Sr JNPC, fica na historia do FCP pra sempre. Enquanto o senhor for vivo e tiver algumas forças pode ajudar o seu sucessor, isto é portismo, ter amor ao clube.

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP e Amigos:
    Apesar de toda a instabilidade (lesões e castigos) que tem varrido a nossa defesa, até ao jogo com o Sporting éramos a defesa menos batida.
    O meio campo tem sido a principal lacuna quer na função de auxílio na defesa quer na função de alimentar o ataque. Há um jogador que tem sido exasperante!
    O ataque tem pecado por falta de eficácia.
    Claro que tudo isto tem sido trabalhado mas penso que com uma ou duas excepções haverá pouca margem de progressão.
    Esta janela de mercado /entradas e saídas) deveria servir para colmatar estas lacunas pois o final desta época será determinante para o futuro do Clube.
    NOJENTO o comportamento dos calimeros viscondes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca, completamente de acordo. Temos que olhar primeiro para dentro, ver o que está mal no plantel e melhorá-lo ao máximo dentro das nossas possibilidades recorrendo à equipa B e aos sub19 antes de qualquer outra acção, quer dizer, PdC e SC têm de fazer isso com alguma ajuda de António Folha e Capucho, e SC tem de pôr a equipa a jogar bem, dentro das possibilidades do FCP e deixar de apostar naqueles que já eram ou que só fazem asneiras e permitir algumas asneiras àqueles que podem ser o futuro desta equipa. Tem de se pôr a equipa a render o máximo dentro das suas possibilidades mas também não podemos querer que seja outro MCity.

    Mas depois, ou em simultâneo, também temos que olhar para fora. Na hora, fiquei convencido que só podíamos queixar-nos de nós próprios da derrota com os chorões mamões, mas depois, no dia seguinte, vendo os lances com a calma com que o var os devia ter visto na hora, tive de concluir, que independentemente de termos jogado pouco, fomos + uma vez roubados. Não foi só uma mão cheia de amarelos que ficou por mostrar aos caceteiros provocadores calimeros. Não! O brutamontes caceteiro Gyokeres, foi maldoso, pôs em risco a integridade física e a carreira do Pepe, e o var tinha que ter intervido no sentido do árbitro lhe mostrar o + que justificado vermelho. E não fez nada, devia estar a dormir uma soneca. Uma falta maldosa e dura que pode destruir a carreira a um jogador, nem falta foi. Uma coisa foi os calimeros ficarem a jogar 11 contra 10 e com o Gyokeres. Outra, completamente diferente, teria sido ficarem a jogar 10 contra 11 e sem o seu melhor jogador logo aos 34 minutos. Já não falando do lance em que o Catano abraça na área o Taremi como se fosse a namorada, com a bola já em jogo, e não é marcado penálti.

    Se tivesse sido ao contrário, teríamos tido o médico meio gago com diploma de fim de semana, a chorar baba e ranho na sala de imprensa do estádio calimerico, a balbuciar o piorio da arbitragem, do FCP, de PdC. E do FCP, alguém de peso veio insurgir-se contra + um erro inaceitável...fora os outros todos, amarelos por mostrar e penálti por marcar...que pra não variar foi contra nós? Só a pessoa errada...FJM..., à hora errada e no local errado. Noutros tempos, PdC teria partido a loiça toda, logo no pós jogo, e isso teria passado em todas as tvs em horário nobre durante vários dias. Agora, é só uma figura de 2° plano do FCP com pouco peso mediático e institucional que vem dizer o que tem de ser dito mas numa tv que só os portistas vêem e tarde e a más horas.

    Esta direcção/administração já não olha nem pra dentro nem pra fora. Só olha pró seu umbigo, só quer saber das suas mordomias milionárias e permite saques atrás de saques sobre o FCP, por parte do filho e do amigo Pinho. E ainda sobram umas migalhas do bolo pró Dr. Madureira e capangas. Não gere desportivamente, não gere financeiramente, não defende, só tem energia para fazer frente a quem de dentro lhe faz frente e só sabe sacar e deixar a entourage sacar, a um FCP cada vez + arruinado. Numa palavra, não serve, tem de ir embora. Esta direcção está a transformar-se numa autêntica maldição pró FCP. Sinceramente, e passe o eventual exagero, nem o simplório "Tino de Rans", adepto do FCP, seria + danoso na presidência do FCP do que é neste momento PdC. Que venha AVB ou outro, nada será pior do que a situação actual.

    ResponderEliminar
  11. O FJM tem grande experiência, conhece o futebol português, comunica bem, mas já foi vítima da propaganda, está descredibilizado, fala tarde e a más horas.
    Quando o único argumento para a continuidade de JNPC, é, temos de ter memória, está tudo dito. É que nem os mais fanáticos, os do FC Pinto da Costa, arranjam outros argumentos. E quem colocar o FCP acima da memória como único argumento, é logo apelidado de tudo...
    O senhor presidente disse que até ao final de Outubro a Academia ia ser apresentada, já vamos a caminho do final de Dezembro e nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem para o naming do estádio , dada a notícia em junho pelo Fernando Gomes numa entrevista .

      Eliminar
  12. Parece que quando se quer criticar, vale tudo, os que criticam o SC por o Ivan Jaime não ter jogado, não sabem que ele esteve magoado?! Já fizeram essa pergunta ao SC e ele respondeu.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com todos os comentários. Também não acredito que algo vá mudar. Apesar da qualidade do plantel não ser famosa com estes jogadores deviamos jogar muito mais. Mas o treinador é casmurro e parece haver cada vez uma maior incompatibilidade entre o que o treinador quer e características individuais dos jogadores. O Pepê nunca será um Octávio.

    ResponderEliminar
  14. 3 asifa, desde que chegou ao FCP, Ivan Jaime foi três vezes titular, a última frente ao Casa Pia e depois da lesão. Jogou uns minutinhos com o Shakhtar, em Alvalade não saiu do banco.
    Que diabo, se o Pepê não dá uma para a caixa, porque não joga o espanhol? Não tem o ritmo para 90 minutos? OK, joga 60. Falta alguém que saiba ter a bola, saiba passar, saiba encontrar espaços, não pode ser correrias, futebol para o lado e para trás. Não sei se é verdade, não fui conferir, mas disseram-me que o Diogo Costa é dos guarda-redes que mais toca na bola do campeonato.

    Entretanto, David Carmo afastado para a equipa B.
    O Imbula mereceu um reparo do senhor presidente para com o treinador que o quis, Lopetegui, mas ainda foi vendido e não perdemos dinheiro. David Carmo custou o mesmo, será que vamos recuperar o investimento? Mas se o Imbula foi culpa de Lopetegui, David Carmo não sabemos de quem é a culpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio Conceição tem o seu núcleo duro de jogadores , esses podem errar vezes sem conta (Pepê/Taremi por exemplo) .
      Outros há que falhando duas , três vezes são logo riscados .
      Infelizmente o nosso treinador é muito conservador e casmurro .
      Pelo que se sabe David Carmo foi uma exigência de Conceição , e agora tem os dias contados no nosso clube , e jamais se irá recuperar o alto investimento feito , na altura em tempo oportuno disse logo aqui no blogue que dar 20 milhões era uma total loucura , 10 , 12 milhões no maximo por ele .

      Eliminar
    2. A questão é que não vemos o empenho que os jogadores dão nos treinos por exemplo. A equipa técnica têm mais dados que nós . São raros os treinadores em que põem a jogar quem nos treinos não se esforce. Só se fores um génio. Já ouvi que o Félix no Atlético não se esforçava nos treinos e li isso de ex colegas dele.

      Eliminar
  15. Se ao Ivan Jaime fossem dados os minutos que são dados ao Pepê e ao Taremi, talvez ele fizesse bastante + pela equipa e errasse bastante menos que os outros 2. Assim, pouco pode fazer, quase nunca está em campo. E a lesão não é desculpa, desde que voltou jogou prá aí 1/10 do tempo que podia ter jogado.

    ResponderEliminar
  16. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/fc-porto/detalhe/pinto-da-costa-e-a-contratacao-de-david-carmo-depois-do-acordo-salvador-teve-melhor-ofertas-por-ele

    O Salvador até teve melhores propostas pelo David Carmo, safamo-nos porque o presidente do Braga é um homem de palavra.
    JNPC: "Estudámos muito, tivemos muitas ofertas de jogadores, mas o treinador deu o aval, sem qualquer dúvida, ao David Carmo."

    ResponderEliminar
  17. Pinto da Costa foi muito sarcástico com Lopetegui por ter querido Imbula no FCP mas ou os sites especialistas na matéria mentem ou ele deu um lucro de 4,25M ao fim de 6 meses. Nada mau, financeiramente falando. O David Carmo, que PdC escolheu após muito estudo do mercado e com total concordância de SC, se ficar pela B, quanto valerá daqui por algum tempo? O melhor é ser emprestado com cláusula de compra como foi o Diogo Leite, se for possível, mas num valor + elevado, uns 12M pelo menos, já em Janeiro, pra não se perder o investimento todo. Ah, e que o omnipresente Pinho fique de fora, por uma vez, já chega de arruinar o FCP.

    ResponderEliminar
  18. Caro DVP,
    Pelos vistos David Carmo vai pra B. Um jogador de 20 milhões tem de se impor desde o primeiro minuto caso contrário transforma-se num erro. O verdadeiro problema é demoramos muito a reconhecer os erros e mesmo aí ao invés de tentarmos gerir para mitigar o investimento no mercado de Janeiro damos um tiro nos pés com o anúncio tornado público de baixar à B. Que gestão tão fraca, primária e básica.

    ResponderEliminar
  19. Se o Carmo não contar ou for emprestado e acontecer o mesmo ao Veron, como se diz, são 30 milhões que não contam. Demasiado dinheiro para um clube que tantas dificuldades tem. E é esta gestão que foi premiada com, no total, 1,6 milhões a juntar a mais uns milhões em anos anteriores.

    ResponderEliminar
  20. Desde que SC chegou, foram gastos mais de 100M em jogadores que não jogam/jogaram ou não são/foram aposta.

    Não sei de quem é a culpa (PdC insiste que chegam com aval do treinador…) mas convinha que quem tem tratado destes dossiers que seja arredado de meter o dedo nas próximas contratações.

    ResponderEliminar
  21. Claro que em relação ao negócio David Carmo , o Salvador fez o ninho atrás da orelha do Pinto da Costa , foi enganado !!! e não acredito que o Salvador tivesse ofertas superiores , se assim fosse não tinha vindo !!!
    Assim foi também com o Loum (outro jogador pedido por Conceição) e o Bolly ( com este vá lá que tivemos retorno) .
    Negócios com o Braga ficamos sempre a arder , sempre ...

    Quanto ao Verón se não conta , sempre se pode incluí-lo num negócio no Brasil , para baixar preço , se quisermos .

    Mas claro , também os super/hyper/mega empresários APdC e o seu copincha sombra Pinho , podem aqui trabalhar em prol do clube para variar (não é só chular!!) , mas é demasiada areia para a camionete deles ...

    ResponderEliminar
  22. O problema todo é que o clube anda em roda livre. SC é treinador, presidente , director de imprensa e director de futebol. Em suma, transformou- se num pequeno ditador dentro do clube. Temos dois administradores para o futebol wue são duas nulidades( Baía e eng Gonçalves), e não há uma direção ou um norte. Andamos ao sabor do vento e dos humores do S C. Depois, a uns são dadas todas as oportunidades, a outros a primeira falha e tratamento abaixo de cão. Depois, causa estranheza, num clube de topo, haver jogadores que não conhecem os fundamentos do futebol( Zaidu, Wendel,Jorge Fonseca, Fábio Cardoso etc.) .Em suma, o modelo está esgotado, e as alternativas internas não são capazes de regenerar o que quer que seja. E um lento definhar até a derrocada total. O problema é que está cultura de leniencia e compadrio bacoco já estende as modalidades( veja se o andebol e o hóquei). Não se AVB e o melhor candidato, mas tenho a certeza que é muito melhor que a continuidade de PC e sua entourage.

    ResponderEliminar
  23. 3 asifa, isso é verdade, não vemos os treinos, mas a questão não será aquela que já aqui fiz referência na história do Capucho versus Paulinho Santos? Há jogadores que dão dois litros no treino, outros não têm essas características, dão menos. É preciso perceber as diferenças. Sérgio Conceição não pode querer que sejam todos como era ele enquanto jogador, nos treinos. E sei do que estou a falar porque via. Ele ganhava os exercícios todos, num exercício que acho se chama ou chamava elástico, os outros iam caindo e ele ficava até ao fim. Ivan Jaime nunca será um Alan Varela, mas o argentino pode ser para o espanhol o que o António André era para o Futre. Faz o teu trabalho lá à frente que atrás eu faço o meu e o teu.
    Uma equipa é um conjunto de equilíbrios, compensações, ajudas, tudo misturado dá uma equipa colectivamente forte, com processos bem definidos, automatismos, capaz de dominar todas as nuances do jogo. Mais que trabalhar a cabeça - a equipa tem atitude -, temos de trabalhar isto que referi.

    ResponderEliminar
  24. A conclusão que podemos tirar ao longo destes 7 anos que o Sérgio Conceição é um grandissimo treinador mas é pessimo a contratar jogadores
    Os jogadores dos primeiros anos já cá estavam, os outros a excepção do marchesín, uribe (tiveram o dedo do caixinha) e o luiz diaz (posso falar desse jogador porque tenho conhecimento de causa... Foi um elemento que naltura estava na dragon force da Colômbia que fez força para o contratarem...e os miúdos da formação vitinha e fabio vieira digam me quais os jogadores que vieram e que deram cartas!!!???

    ResponderEliminar
  25. Bom dia a todos

    Concordo com o post e grande parte dos comentários. Mas em relação à qualidade exibicional não a consigo desculpar com o fraco plantel. Pode não ser o melhor mas tem lá jogadores para se jogar muito melhor. Se um Estoril, um Rio Ave etc jogam bom futebol com os jogadores que lá têm, então tinhamos obrigação de fazer muito melhor. Qd dizem que temos la jogadores que não rendem no sistema do Mister, então é mudar o sistema! Não se pode ficar agarrado a algo que nao funciona.. é preciso trabalho! É preciso olhar para o plantel e tirar o máximo partido do que lá temos. Se não dá em 4-4-2 em força e pressão alta, muda-se a táctica. É para isso que a equipa técnica é paga. Um jogador fraco tipo zaidu chega ao clube e passados 4 anos continua igual? Um talento bruto como o Pêpê ao fim de dois anos está pior (em alguns aspetos) do que quando chegou? O Nico não pressiona nem impressiona e está na calha para ser despachado ao fim de 6 meses? Taremi.. um fantasma em campo e titular garantido? O que diz isso sobre o treinador? Ter ideias fixas, inflexível, casmurro? Andamos sem lateral direito desde a saida do Ricardo, sem esquerdo desde o Telles e passaram anos! Mas quem está mal é o adepto que exige melhor..
    Vai ser dificil assim

    ResponderEliminar
  26. O que se está a passar neste momento no plantel é o cansaço da relação entre alguns jogadores e o treinador.

    Para mim tem várias razões. Primeiro a forma de SC lidar com a derrota. E este ano têm sido muitas. Quando isso acontece, SC não se coibe de chamar a atenção a jogadores em específico, direta ou indiretamente.

    Depois a extensão do plantel e a consequência de muitos jogadores de fora. Isto nunca é bom para a saúde de um plantel.

    Em cima disto, os jogadores que são os filhos da mãe e os outros. Por mais que sejam profissionais, os jogadores olham e sentem-se injustiçados. Quando jogam é sobre brasas porque sabem que vão ser chamados à razão ao mínimo erro enquanto outros continuam o seu caminho.

    David Carmo foi a vitima que saiu da eliminação da Taça da Liga. Obviamente que não fez uma exibição positiva mas não foi o único. O lance do penalti, não foi mais que a frustração pelo que estava a acontecer tal como o Pepe neste jogo com o Sporting.

    Ao longo dos anos que vou dando aqui os meus bitaites, sempre chamei a atenção para a constante desesresponsabilização de SC nas contratações e opções para o plantel. Antes era PC allez, allez e depois passou a ser SC allez, allez. Olhando para os milhões gastos tem que haver responsabilidade do treinador. Não sei se todos mas a larga maioria teve que ter o aval da equipa técnica.

    A verdade é que SC tem tido dificuldade de relacionamento com determinado tipo de atletas, normalmente, os mais imaturos. Isso faz parte do seu trabalho. Distinguir quem se supera com chicote ou quem se supera com um abraço.

    Seja ou não campeão, parece-me que é o fim da linha na ligação de SC ao FCP.

    ResponderEliminar
  27. DVP, isso com o SC não existe, ou correm todos ou não jogam. Em mais de 6 épocas não há um único caso de um jogador que estivesse mais liberto do trabalho defensivo. Isto obviamente que tem coisas boas, mas também tem coisas más.

    Um jogador cansado não tem o mesmo discernimento na hora de decidir, Luiz Diaz à poucos. Se a maioria dos nossos jogadores já tem problemas de definição quando estão frescos, também concordo que temos de aproveitar os poucos que definem bem e libertá-los um pouco dessas correrias. Mas isso com Sérgio Conceição nunca acontecerá.

    Quanto a David Carmo, nada contra a ida para a equipa B. Se agiu mal, tem mais é de ser castigado. Mas faz-me uma tremenda confusão este estilo de liderança, forte com os fracos e fraco com os fortes, em que alguns jogadores erram e são rasgados nas conferências e outros erram e são elogiados.

    Alguns têm exibições fracas e são sempre aposta, outros erram e saem do 11.

    Alguns jogadores têm comportamentos graves e tudo serve como desculpa e outros erram e vão para a equipa B.

    Igualdade precisa-se.

    ResponderEliminar
  28. Continua a queda de David Carmo no FCP. Muito triste com a notícia sobre a passagem dele para a equipa B. Aqui todos têm culpa incluindo o próprio jogador. O clube nunca o colocaria a jogar na equipa B se o comportamento que teve não fosse realmente inadequado. Tenho o mesmo sentimento em relação ao Veron. Já li que vai ser emprestado ao Cruzeiro. O problema deste empréstimo é que ele não continua no futebol europeu e isso diminui muito as possibilidades de ser vendido pelo menos ao mesmo preço ao qual foi comprado. Veremos o que se vai passar no mercado de Inverno mas quanto a mim é imperioso contratar um central. E se não fosse pedir muito, um lateral esquerdo (há um interessante no Casa Pia, é aproveitar enquanto os rivais não o vão buscar).

    ResponderEliminar
  29. OLHA O NORTE.
    Hoje li que Gabriel Verom vai ser emprestado ao Cruzeiro, já nem me lembrava deste jogador! Veio com rotulo de craque e foi aquilo que se viu.
    O central dos vinte milhões despromovido para a equipa B! Grande negocio do Braga e mais uma péssima compra do sr presidente. O sr presidente está refém do treinador. Investimentos para dar ao gato, saídas a custo zero mal compensadas com entradas de outros longe da classe dos que saíram, uma trapalhada de alguém que já devia calçar as pantufas porque a idade pesa e estorva.

    O que VP diz aqui no seu comentário já eu tinha ouvido do falecido professor Bitaites Hernâni Gonçalves. É lógico que cada jogador tem as suas caraterísticas as suas resistências, isso compete ao treinador explorar para dar melhor rendimento à equipa. Não se pode pedir a um atleta de 100 metros a velocidade de um dos 20 Km, nem a um F Cardoso que seja igual ao Pepe. Eu ainda sou do tempo que o defesa Eurico era um central de marcação e um Lima Pereira um central de ir a todas, técnicas e caraterísticas diferentes, ou seja cada macaco no seu galho, não podem todos serem S.Conceição quando ele era jogador.

    ResponderEliminar
  30. Quero muito acreditar que a despromoção do David Carmo para a equipa B não seja só por aquilo que relata o zerozero…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero sinceramente que seja mentira essa notícia do zero zero , a ser verdade é o fim da picada ...

      De qualquer maneira parece óbvio que David Carmo não tem estaleca mental para um clube da nossa exigência , a culpa não é dele , e é bom que se diga isto , a culpa é de sim quem não avaliou e ponderou bem a sua contratação , isto é , tanto de Conceição como de o senhor presidente .

      Também Verón deve estar de saída para o Cruzeiro no Brasil , mais um Walter , vai ser emprestado até acabar contrato .
      Quo Vadis FCPorto ???

      Eliminar
    2. A ser verdade é muito mau.
      O SC parece-me um homem de carácter e é estranho colocar de parte um jogador, homem e activo do clube, na B apenas por expressar a sua opinião.
      Tendo sido a opinião pedida pelo próprio treinador.
      Caso não tenha havido falta de respeito do jogador, esta gestão não faz sentido.

      Eliminar
  31. Tiago Stuve ia agora mesmo comentar isso. Acima comentei que o clube nunca o colocaria a jogar na equipa B se o comportamento dele não tivesse realmente sido inadequado. A fazer fé no que diz o zerozero, ficam muitas dúvidas no ar. Era importante esclarecer isto o máximo possível. Não é possível um jogador ser despromovido à equipa B por aquilo que é relatado lá. O pior de tudo é toda a especulação que se vai fazer do tema. Era importante esclarecer isto o máximo possível.

    ResponderEliminar
  32. O David Carmo é um caso um bocado diferente do de outros jogadores do FCP. Já tem + de 1000 minutos de jogo esta época, não se pode queixar nem podemos nós queixar-nos de que tem tido falta de oportunidades e de continuidade de jogo como tem acontecido com outros, o Ivan Jaime, por exemplo, que jogou e bem com o Casa Pia e depois entrou aos 90 com o Shakhtar e não jogou contra o clube dos caceteiros provocadores calimeros. O Ivan Jaime tem razão de queixa, o David Carmo só se pode queixar dele próprio. Estou mesmo a ver o pensamento do SC quando o David Carmo confessou perante o grupo que não se sentia acarinhado: "Ai falta-te carinho. Está bem está. Tenho-te dado oportunidades umas atrás das outras, estás sempre a cometer as mesmas falhas incompreensíveis, sempre a fazer os mesmos disparates, nunca + aprendes, eu digo-te como é".
    E pronto, lá foi o Caro prá equipa B, por indicação do SC.
    Agora, que o Ivan Jaime merecia muito + tempo, pelo que tem mostrado no pouco tempo que tem jogado, lá isso merecia. E acredito que o Porto ia ganhar bastante com isso. Mas como o Taremi vai embora durante um mês, em Janeiro, alguém vai ter de entrar na equipa, entre o Ivan Jaime, o Navarro ou o FConceição, algum deverá ser. Mas aquele que eu gostaria que ganhasse a titularidade no lugar do Taremi, porque é o que poderá elevar + o nível de jogo da equipa, é sem dúvida o Ivan Jaime.

    ResponderEliminar
  33. É surreal a teoria absolutamente paranoica, quem está por trás do comportamento de David Carmo é o empresário, que, curiosamente, é o mesmo de AVB, enquanto treinador.
    Jorge Costa, só porque manifestou solidariedade a AVB, já está a ser atacado, a última é, dizem, este 17 anos sem pagar quotas, depois passou por cima de várias renumerações e sozinho recuperou o tempo perdido.
    Vou repetir até à náusea. Uma candidatura alternativa ao status quo, algo que devia estar a ser encarado com toda a naturalidade, está a provocar um autêntico terramoto.
    A continuar assim, temo pelo futuro do FCP...

    ResponderEliminar
  34. Boas

    Venho dizer aqui.a estrutura do clube,que vivemos momentos em que ser SO PORTISTA não chega.
    E preciso ir além disso.

    Quanto a época é minha opinião pessoal, que não se treina o suficiente para demonstrar qualidades de jogo em campo.

    Sobre Carmo não é um bom defesa,para além de não ter velocidade para fazer desarmes tem um posicionamento péssimo (é o contrário daquele avançado que está sempre no sítio certo) ele está sempre no lado errado, e é de uma indisciplina irritante,leva cartões a mais.

    Nunca devia ter vindo,o lugar dele não é no FCP.

    Arábias com ele

    Tudo isto é culpa da estrutura toda.

    Vai ser difícil jogar melhor a época toda

    ResponderEliminar
  35. A descrebilidade em Carmo,é tanta que a palavra Porto asusta o jogador.

    Nem na equipa B ele tem lugar, os adeptos já esgotaram a paciência.

    Tem de seguir a sua carreira já em Janeiro num outro lugar.

    Mas isso é uma gota no oceano vazio deste clube,que perdeu o seu carácter e so carisma ficou é pouco.

    Reafirmo só Ser Portista não chega,é preciso ir além disso,reafirmamos e reerguermos novamente em campo.
    Com vontade ,competência, métodos de treino, trabalho,suor, sacrifício físico,inteligência posicional,colectiva e individual e muito mais.

    ResponderEliminar
  36. Não tarda nada, é o AVB o culpado do FCP (não) jogar o que joga, do Ferrari Vermelho e do Tiago Martins terem feito o serviço que fizeram no estádio calimerico, de PdC ter fracturado o nariz num acidente automóvel, da academia não sair do papel e de tudo o que de mau suceda ou venha a suceder ao FCP. O medo de perderem a gamela é tanto que estão a ficar paranóicos e até já deliram. Gente paranóica e que delira, não pode estar à frente de nada, tem que se tratar ou ser tratada à força, porque senão cometem actos tresloucados que põem em causa a segurança dos outros e deles próprios. Esta direcção e respectiva entourage, têm de ser postos a andar em Abril, estão a dar cabo do FCP e com o passar do tempo e o acentuar da paranóia, podem até tornar-se perigosos.

    ResponderEliminar
  37. Com a devida vénia ao Dragão Vila Pouca, transcrevo o seu último parágrafo;
    "Vou repetir até à náusea. Uma candidatura alternativa ao status quo, algo que devia estar a ser encarado com toda a naturalidade, está a provocar um autêntico terramoto.
    A continuar assim, temo pelo futuro do FCP..."
    Realmente esta cultura antidemocrática que se instalou no nosso clube, dá que pensar é aflitiva e pede uma "revolução".

    Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
  38. https://www.abola.pt/futebol/noticias/adepto-esfaqueado-nas-bancadas-da-luz-2023122122343464011

    Este lamentável acontecimento apenas mereceu umas pequenas notas de rodapé, na lixeira da manhã nem isso. Exactamente o mesmo tratamento jornalístico que mereceria se fosse no Dragão.

    ResponderEliminar