segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Sporting 2 - F.C.Porto 0. Vitória sem discussão do Sporting, FCP só pode queixar-se de si próprio


Depois de uma excelente prestação e de mais uma qualificação para os oitavos-de-final da Champions League - o FCP é e de longe o clube português com melhores prestações na prova rainha da UEFA, a tal que é como o algodão...-, os Dragões tinham em Alvalade um teste difícil na luta pela liderança do campeonato.


Com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Zé Pedro e Zaidu, Pepê, Eustaquio, Varela e Galeno, Taremi e Evanilson, o conjunto de Sérgio Conceição entrou a procurar dividir o jogo, conseguiu, mas sofreu um golo aos 12 minutos. Gyokeres teve sorte no ressalto, levou a melhor sobre Pepe e bateu Diogo Costa entre o guarda-redes e o poste.
O FCP acusou o golo, precipitou-se, Varela e o capitão amarelados. Estava difícil travar o sueco do Sporting.
O FCP não se encontrava, não criava perigo, perdia bolas fáceis, aproveitava a equipa da casa para contra-atacar.
Pedia-se aos Dragões, calma e que começassem a jogar à bola. Havia muito tempo para mudar o resultado.
Vários lances de bola parada já no último terço, mas nem assim a equipa portista ameaçava.
Já estávamos no minuto 40 quando os portuenses, através de Evanilson, remataram à baliza.
Em cima do intervalo, uma saída desastrada de Galeno, bola perdida, transição leonina, golo de Gyokeres. Valeu o VAR que viu e bem, uma falta clara sobre João Mário - como é possível os senhores que estavam a narrar e comentar o jogo, tivessem dúvidas sobre a irregularidade do lance? 
Já com o tempo de descontos esgotados, FCP teve a única oportunidade da primeira-parte, Adan com uma excelente defesa evitou o golo de Galeno.

Ao intervalo, Sporting justamente na frente, portistas só acordaram quando o relógio marcava o minuto 40.

Para a etapa complementar era fundamental melhorar, pensar mais em jogar que reclamar, conseguir travar o principal perigo leonino e depois chegar na frente com critério, definindo e optando bem na hora da finalização.
Sérgio Conceição não fez alterações.
Era preciso cabeça, não ir para a frente à sorte, dar espaço para o contra-ataque do Sporting.
Pepe demasiado nervoso, foi na provocação do artista do costume, Matheus Reis, foi expulso. Enfim, surreal num jogador com tanta experiência. Um inacreditável tiro no pé.
Se já estava difícil... Diogo Costa evitou o segundo com uma grande defesa.
No FCP em vez de se trocar a bola, cada um jogava sozinho, andava com ela até a perder. Numa bola perdida, Catamo recuperou, meteu no espaço, contra-ataque que Gyokeres iniciou, Pote concluiu e fez segundo golo leonino.
Com Zaidu a central e sem noção do fora-de-jogo, o Sporting podia ter aumentado a contagem.
Marcou o FCP, por Evanilson, mas não contou, Taremi que fez a assistência estava adiantado.
Aos 73 minutos saíram João Mário e Zaidu, entraram Fábio Cardoso e Francisco Conceição.
Continuavam as bolas oferecidas ao Sporting, só não deram golo porque não calhou - Pepê era o paradigma, o melhor exemplo de quem passou o jogo todo a asneirar.
Aos 83 minutos entraram André Franco e Fran Navarro, saíram Eustaquio e Evanilson.
O espanhol sozinho, em vez de dominar, falhou o cabeceamento.
Mais uma asneira, Pepê nao saiu, Paulinho marcou o terceiro. O VAR analisou, o árbitro foi ver e marcou falta sobre Fran Navarro.
O jogo terminou com a vitória, sem discussão, do Sporting. O FCP só pode queixar-se de si próprio. Pelo que não jogou, pela incapacidade de travar Gyokeres e pela forma como entregou o ouro ao bandido na expulsão de Pepe.

Há jogadores que podem passar noventa mais noventa minutos a fazer asneiras que jogam sempre, já outros...

Espero, para bem do FCP, que em vez de se andar a encontrar bodes expiatórios, se faça o diagnóstico correcto, encontrem as terapias certas para dar a volta a isto. O campeonato está longe do fim, na 2ª volta recebemos Benfica e Sporting, temos penas três pontos de atraso, nada está perdido. Mas se preferirmos atirar contra tudo que mexe, não virmos os nossos erros e eles hoje forma muitos, não vamos lá. 

64 comentários:

  1. Totalmente de acordo com a sua análise. Estivemos mal, perdemos sempre nos duelos individuais. Acho que o Diogo foi mal batido no primeiro golo. O Pepe já acabou, não se aceita num capitão que devia ser o primeiro a acalmar as tropas. O Pepê é uma nulidade.
    Por fim também o treinador não esteve bem. Manter o Zaidu a central só podia dar asneira. Espero que em Janeiro não haja duvidas em retocar a defesa. Feliz Natal para todos

    ResponderEliminar
  2. O Sporting foi melhor, ganhou bem no entanto não posso deixar de comentar duas ou três coisas sobre a arbitragem de Nuno Almeida: o Diomande faz uma falta par amarelo logo no início, não vê amarelo, quando foi um jogador do Porto saltou logo o amarelo; é incrível como Mateus reis não vê amarelo no lance da expulsão; e o pior no golo anulado a gyokeres ele vê a falta sobre João Mário, dirige-se par o local da falta para a marcar e entretanto como deu golo já não a marca. Parabéns ao Tiago Martins, este surpreendeu-me pela positiva.

    ResponderEliminar
  3. Não me revejo neste FCPorto. Já me custava no ano passado, mas isto está a atingir proporções ridículas.
    Mau perder, confundir ser arruaceiro com ser aguerrido, abdicar de jogar e só bater na frente, privilegiar o correr muito e retirar espaço à criatividade e improviso. Ausência de rumo na direção. E vai do presidente ao treinador passando pelo capitão. Demasiado mau

    ResponderEliminar
  4. Vamos por partes...
    -Com a diferença de pontos como está e com jogos em casa na segunda volta com os adversários diretos, tudo é possivel ainda e perder um clássico não é o fim do Mundo...
    agora...
    - este ano, já perdemos 3 clássicos em 3... acrescentando a rabula em duplicado, Estoril...
    - As exibições no campeonato têm sido miseráveis.
    - inacreditável como fomos atropelados hoje, livramo-nos de uma goleada humilhante, mas não de uma exibição humilhante...
    -Não vejo jeito de melhoria, a falta de qualidade é gritante, temos uma equipa vulgar, que tem disfarçado na Champions, mas não ganhamos ao Barça por essa falta de qualidade.
    -Pouco poderia ter acontecido, mas foi uma eternidade mexer na equipa. Pepe foi imprudente, mas não o vou crucificar...
    -não sei onde vamos parar, num fim de semana dececionante, onde fomos amplamente derrotados pelo sporting em várias frentes!!!
    -Este ano era crucial estarmos bem por causa da Champions... falta de dinheiro e tudo mal preparado... dá nisto.
    Podemos alterar este estado?
    -Tenho sinceramente as minhas dúvidas, ainda estamos na corrida, mas não auguro nada bom.
    Andando e vendo.

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP,
    Jogo mal preparado. Insisto que SC quer jogar de uma forma para a qual não tem jogadores. Somos apenas combativos. Qualidade de construção de jogo ao fim de 6 meses de trabalho é zero.
    Pepe foi um menino. Uma estupidez. Enterrou a equipa.
    Nada a dizer. Ficou à vista a qualidade do nosso plantel. O pior dos 4 primeiros classificados. Incrível como Pêpe joga sempre, Taremi idem aspas. Já não tenho pachorra para galenos, Eustaquio e companhia. É simplesmente mau de mais. E colocar o Varela a construir jogo é o fim da picada.
    Por fim vir dizer que até foi o jogo em que entrou mais fácil nos calimeros só se compreende pela enorme azia de SC. Este é o pior plantel dos últimos 20/30 anos. Que pobreza de jogo

    ResponderEliminar
  6. Tenho que dizer isto
    O nosso treinador disse que temos que corrigir os erros que cometemos.. aliás disse exatamente a mesma coisa após os jogos da luz e do Estoril.
    Pois... Eu hoje ao ver o jogo disse ao meu filho o pepe não vai acabar o jogo, logo após ter sido amarelado ora se eu assistindo ao jogo, conhecendo como conheço o nosso campeonato, sabendo que hoje em dia lances como o de hoje o VAR dá ordens de expulsão, o nosso treinador experiente, conhecedor, dos meandros do nosso futebol não retira o pepe ao intervalo!!!????

    Quanto ao jogo o Sporting mereceu ganhar, o resultado foi justo
    Acrescento, falta 2 grandes centrais, e um jogador de meio campo diferenciador.... O 10 do shaktar encaixaria no nosso meio campo.
    Se não houver mudança nesses 2 sectores, o Porto irá perder todos os jogos contra Braga, Benfica e Sporting fica desde já a minha preocupação

    ResponderEliminar
  7. Jogo fraco na senda do que tem sido o Porto 23/24. É o resultado de uma sucessão de épocas mal preparadas em cima do joelho em que perdemos todos os jogadores com um mínimo de qualidade e os substituímos por outros muito piores. Além dos milhões gastos em Verona, Gruijics, e etc; agravando este ano com as dezenas de milhões gastos em reforços que não jogam como o Jaime, Navarro ou o Nico.
    Infelizmente não temos plantel para mais, e este é sem dúvida o mais fraco na era de SC.
    Esperemos que as eleições nos tragam novas ideias e novas energias para refundar o nosso amado clube, este fim‑de‑semana foi mau demais com derrotas em todas as frentes, mau demais.
    No mercado de Janeiro haveria de retocar a equipa que ainda podemos ir a tempo de recuperar.

    ResponderEliminar
  8. Exibição mediocre do porto...começa a ser regra em vez de exeção... . Mau demais!

    ResponderEliminar
  9. Nota: na minha opinião este é o plantel mais fraco da era PC... .

    ResponderEliminar
  10. “Estava a ser o jogo mais fácil de entrar na equipa do Sporting”.

    É oficial. Sérgio Conceição acha que é melhor que o guardiola. E vê jogos que mais ngm vê

    ResponderEliminar
  11. Sobre o futuro próximo espero que o milagre financeiro anunciado para janeiro permita colocar pelo menos 3 prendas no sapatinho( e mesmo assim se calhar não chega)...

    ResponderEliminar
  12. Morreu alguém?!

    ...

    Por muito que não goste de perder, ainda fico mais fulo com comentários depreciativos de cima a baixo?! Com o Godinho em Braga e Ferrari em Alvalade, estavam a espera de?!

    Reitero a atitude do árbitro no golo anulado por falta sobre o João Mario... se alguém conseguir explicar, muito agradeço...

    Vi pouco do jogo, felizmente! ;)

    Má semana azul! Virão BOAS!

    ResponderEliminar
  13. Boa noite a todos, jogando assim nao compreendo Como nao dar a chance a outros jogadores...sempre o mesmo onze com sempre os mesmos a Fazer asneiras incrivel demais

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente resultado esperado, a anormalidade seria um resultado positivo.
    Sei que muitos adeptos não aceitam, mas estamos muito distante da qualidade do futebol dos nossos principais rivais.

    Este resultado não coloca nada em causa, até temos mais pontos do que o nosso futebol faria supor.
    SC continua a pensar que quanto pior o nosso futebol mais deve insistir nos duelos fisicos e nos duelos individuais.
    Não consigo culpar jogadores, nem a falta de qualidade do plantel. Temos os jogadores com as características que SC quer e não, o problema deste plantel não é a falta de Octávio e Uribe.

    A minha pergunta é simples: para que serviram as contratações das últimas 2 épocas? Que problemas resolvemos com elas? Apenas Varela joga, tudo o resto não serve? E depois questionamos para onde vai o dinheiro e que não existe para contratações.

    SC tem um trabalho fantástico neste anos no Porto, mas já disse, tem de reflectir seriamente naquilo que quer para a equipa. Depois daquela óptima época com Vitinha, que é quase unânime entre os adeptos que foi do melhor futebol que vimos com SC, parece que para o treinador a única coisa que ficou foi o trauma de ser eliminado na 1 fase da liga dos campeões e retrocedeu no modelo de jogo.


    ResponderEliminar
  15. Caros Portistas,

    Perdemos e perdemos bem! Como é possível o Pépé jogar sempre?? O Taremi idem aspas?? O SC ainda não entendeu que temos de jogar em 4~3~3 tirar o Taremi e meter o Ivan Jaime e sentar o Galeno e meter o filho ou o Gonçalo? Mexe sempre a tarde a a más horas?? Factos, 3 jogos com os clubes de lixoboa, 3 derrotas, mais uma derrota no Dragão e um empate, sinceramente duvido muito! Se analisarmos a quantidade de cartões amarelos que os nossos jogadores levam em comparação com as equipas adversárias é alucinante, alguém se insurge com isto??
    Acho que chegamos ao ponto de o SC se armar em JJ, dar palha aos adeptos, então foi a vez que viu mais dificuldades do scp e nós não criamos nada?? fizemos um remate pelo Galeno no fim da 1ª parte mais nada o resto do jogo. O Pèpe com a experiência que tem devia ter sacado uma amarelo ao palhaço do mateus em vez disso dá-lhe um bofardo?? isto só demonstra as nossas fragilidades.
    Os fdp dos comentadores da sportv se o FCP não reclamar da falta de isenção e deontologia estamos mesmo acabados, uns FDP de todo o tamanho, hoje em dia até já influenciam o VAR, enfim mais uma noite mal dormida e uma irritação absolutamente estupida. é o que é...

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  16. Nem apetece dizer nada, tão mau foi tudo. Zé Pedro e Diogo Costa foram uns anjinhos no 1° golo. Pepe, nem há palavras, descontrolo emocional total. Termos um jogador expulso muito cedo nos clássicos, mal ou bem, está a transformar-se numa autêntica instituição do campeonato. Por este andar, com os facinoras dos nossos 2 inimigos de Lisboa sempre a fazerem muito barulho e nós sempre muito caladinhos, não vamos conseguir chegar ao intervalo de nenhum clássico a jogar com 11. A culpa deste estado de coisas, óbviamente, é de PdC. Os ataques ao clube e equipa cada vez são +, vindos de todos os lados, ele não faz nada. O plantel é cada vez pior, pela falta de dinheiro, causada pela sua gestão ruinosa. Mas há dinheiro para prémios pela gestão ruinosa, e para o Madureira, e para o Pinho. A ruína desportiva vem a seguir à ruína financeira. PdC allez, allez, rumo ao abismo.

    ResponderEliminar
  17. João Silva, não, não morreu ninguém e como não viste o jogo até podes dizer estas coisas. Quem viu e gosta do FCP fica com a noite estragada e ainda pior quando vemos o treinador a fazer um diagnóstico completamente errado. Espero que reveja o jogo e veja e a porcaria que alguns jogadores andaram a fazer. Alguns pareciam o Messi a tentar resolver sozinhos, mas como não são, perdiam bolas atrás de bolas, contra-ataques, poíamos ter sofrido mais golos. Valeu o VAR.

    ResponderEliminar
  18. Boas.
    Nada a dizer, safamo nos de uma goleada. Com a expulsão do Pepe, o jogo acabou. Ninguém no clube previu a lesão do Marcano. Já tínhamos problemas no meio campo, temos hoje problemas na defesa. Dois centrais com quase 40a e depois a compra do David Carmo foi uma barraca. É verdade que só estamos a 3 pontos, também é verdade que estamos a 2 do quarto lugar/braga. É o resultado de uma delapidação do plantel continua, não vem de agora. E se calhar em Janeiro alguém sairá, o Taremi parece certo.

    ResponderEliminar
  19. Tenho esperança que o nosso treinador veja estes posts e antecipe aquilo que vai ser obrigado a fazer com esta equipa deixando de fazer asneiras na escolha de quem joga e aonde, não por achar que jogos como de ontem são para ganhar sempre, mas não são para ser jogados assim, sem qualquer esperança seria de marcar…

    Zaidu nunca mais joga, agradece-se os préstimos,
    Pepe faz-se uma grande vénia mas está no banco e ensina um puto novo a jogar, vai errar no início mas prefiro de que apostar em alguém que sei que não vou ter
    João Mário nunca mais joga a lateral direito, não é o lugar dele
    Galeno, em excelente forma física, mas limitado no controlo, joga aonde acho que pode render, a extremo direito, ele em força e velocidade lá há-de ir á linha e cruzar com o pé direito!!!
    Taremi e Evanilson vendem-se em janeiro, aposta-se no Navarro, Wendell da B, e Namaso e contrata-se um bonzinho
    Diogo Costa
    Jorgie
    Fábio
    Zé Pedro
    Wendell ou o puto
    Varela
    Pepe
    Ivan Jaime
    Vasco (em jogos difíceis Eustaquios ou Gruics)
    Galeno
    Borges
    Navarro

    O meio campo tem que “armar” distribuir, o SC põe a fazer jogo o Pepe (não é o Pepê!) e o Diogo Costa, são eles que fazem as aberturas os lançamentos longos…faz algum sentido???!!

    A equipa é fraca, mas não assim tão fraca.

    ResponderEliminar
  20. Noite muito má para quem é do FCP. É inacreditável a forma como fomos anulados pelo SCP. Perdemos 2-0, mas se fosse 3-0 não ficaria escandalizado tal foi o mau jogo que nós fizemos. Cada vez que metiam a bola na profundidade para o sueco eu só metia as minhas mãos à cabeça. Continuo a dizer que a nossa transição defensiva é muito má, pior que o ataque até. Nem me apetece muito falar de detalhes do jogo de tão pobre que foi. Esta época, 3 clássicos 3 derrotas e foram 3 jogos em que, tirando o jogo da Luz a espaços e a primeira parte da Supertaça, não jogámos rigorosamente nada. Que é feito do FCP de SC dos clássicos que tínhamos visto até aqui? Nestes jogos sente-se a falta do Otávio e do Uribe. Jogadores que nos grandes palcos apareciam, tinham qualidade e mais que isso mostravam um estofo muito superior. Neste FCP infelizmente poucos são os que têm capacidade para se mostrarem a esse nível. Tínhamos um (Taremi) que está com a cabeça em Milão, os outros não estão ainda ao mesmo nível do Otávio e o Uribe nestes jogos.

    Nada está perdido obviamente. São 3 pontos, mas nem é isso que me preocupa mais. É mesmo o pouco futebol da equipa. Salvo raras exceções foi isto que se tem visto ao longo da época e quando se joga contra adversários que exploram bem a nossa transição defensiva acontece o que vimos ontem. A continuar assim tenho pouca esperança que fiquemos sequer em segundo. Desculpem o meu pessimismo.

    Sobre a expulsão do Pepe realmente fico triste. Primeiro porque ele não pode fazer uma coisa destas com a equipa a procurar o empate. Se já o elogiei muitas vezes, hoje tenho de criticar porque isto não pode acontecer. Depois porque obviamente expulsa-se jogadores do FCP nestes jogos com uma facilidade incrível e não temos ninguém, leia-se presidente, que venha a público falar disto. Ninguém faz nada.

    ResponderEliminar
  21. A derrota não coloca o campeonato em causa mas não deixa de ser muito preocupante.

    Em primeiro lugar Pepe. Pareceu ser ele o jogador inexperiente. Na Liga dos Campeões e na seleção não faz isto. Porque é que se descontrola nestes jogos. Verdade seja dita, não será aos 40 que vai mudar.

    Sérgio Conceição tem uma má abordagem ao jogo e no fim viu coisas que ninguém viu. Isso é preocupante.

    A verdade é que fomos no jogo do Sporting. Nós fomos na força e eles na inteligência. Sinceramente, após a expulsão de Pepe, olhei para o jogo e fiquei seriamente preocupado sobre a possibilidade de trazermos um resultado muito pesado.

    Mesmo na primeira parte, com onze, o Sporting apareceu várias vezes em igualdade ou mesmo superioridade numérica perante a defesa do FCP. Se a pressão não estava a resultar porquê ter a equipa tão subida.

    David Carmo, Grujic, Nico Gonzalez, Toni Martinez, Baró não contam. Arranjar soluções, subir um ou outro da B e se não for para jogar de imediato, mais vale não ir buscar mais ninguém.

    Olhando ao FCP atual, o FCP tem que mudar a configuração do meio-campo. O Alan Varela tem um raio de acção demasiado curto para jogar em duplo pivot. Assumir como 6 e colocar a equipa com três no meio campo

    Sobre o plantel. Adan, Geny Catamo, Quaresma, Diamonde, Gonçalo Inácio e Matheus Reis. Que se diria se fossem estes os jogadores à disposição de SC para formar a defesa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário , na seleção o Pepe também já fez isto , lembro-me do mundial do Brasil em 2014 , no jogo contra a Alemanha em que Portugal perdeu por 4-0 .
      Quando a coisa começou a descambar , o Pepe " passou-se " com o Muller e depois foi expulso .
      Para além de ontem , Pepe já tinha sido expulso contra o lampiões para a Supertaça , ele será sempre assim , não é aos 40 anos que vai mudar ...

      Eliminar
  22. Caros Portistas,

    Ainda com uma enorme azia e já me lixaram o Natal, e não é pela derrota é por não jogarmos nada, zero em Dezembro, bola, zero?? A nossa gestão é tão boa e meritória de prémios que o taremi que vai embora custo zero joga sempre(isto no verdadeiro FCP do verdadeiro JNPC já estava a treinar à parte desde a pré-época) joga sempre e muito mal. Compramos o Navarro que marcou vinte e tal golos no Gil Vicente, volto a repetir no Gil, está no banco quando está e entra aos 86 m de jogo a perdemos 0-2?? isto cabe na cabeça de alguém? A equipa não joga e não mexe na equipa ou mexe entre os 85 e 90 minutos?? Atenção gosto muito do SC agora há coisas que não consigo entender. A gestão é tão boa que não quis o João Moutinho, até pelo que seria importante no balneário, era que nem uma luva no nosso meio campo miserável excepto o Varela( não esqueço a novela que foi para vir, um mês e meio), mais vem o vice presidente Victor Baía dizer que havia uma proposta do Milan e que estava por horas e depois não sai?? o mesmo Victor Baía que afirmava nas TVS que a sad precisava de uma limpeza, enfim nem tudo está mal mas está muita coisa muito mal e já é de há muitos anos a esta parte, só não vê quem não quer.
    Ontem era fundamental ganhar, perdemos, veremos o que vai acontecer com o Braga... poderá ser o descalabro total no campeonato e muito cedo porque os outros de lixoboa já se viu que quando precisarem metem o padre de serviço e tau 3 pontos na algibeira, que tristeza profunda!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  23. Andamos completamente à deriva, desde o camarote, passando pelo banco de suplentes e terminando no relvado. E refiro-me não só ao jogo, como à época.

    Negativo:

    Mais uma vez jogo abordado em 4-4-2, com jogadores que não têm características para tal e outros completamente fora de forma. Eu também gosto de ver o Porto pressionar em cima, perto da área adversária, mas se não temos uma defesa que nos dê garantias, perante um avançado fortíssimo como o do Sporting...

    Pepê atingiu um nível de regularidade que ainda não tinha atingido desde que cá chegou, agora joga sempre mal, independentemente da posição. E usar o termo mal já é elogio, o Brasileiro estraga a maioria das bolas em que toca e as que não estraga é para levar a bola aos pés dos colegas, ao estilo carteiro.

    Já Taremi não estraga jogadas, nem sequer participa nelas. O Iraniano passa a maior parte do tempo alheado do jogo. É inconcebível como estes dois têm lugar no Porto por esta altura.

    Galeno já me custa criticar. Decide muitas vezes mal, é muito forte no espaço mas tem muitas dificuldades sem ele, mas é abnegado. Foi muito importante a dobrar Zaidu e requer sempre muita atenção da parte dos adversários. Quem já viu jogos do Geny sabe que ele é muito mais ofensivo do que foi ontem, certamente Galeno foi o motivo.

    Zaidu a ser Zaidu. Já fez a boa exibição do mês no último jogo, agora só para o mês que vem.

    Pepe, apesar de o adorar como jogador é incompreensível. O homem que tinha de manter os companheiros com cabeça e tranquilos, que devia dar o exemplo, que tem 40 anos e tanta experiência, cai na provocação de um dos jogadores mais porcos do campeonato e compromete a equipa? O pior é que já não é a primeira vez.

    SC parece perdido. Já nem vou falar nos 11´s escalados para os jogos, mas no decorrer dos jogos demora muito a mexer na equipa e no jogo. E se por esta altura não faltam jogadores no banco com mais qualidade ou em melhor forma do que alguns titulares. Na análise ao jogo disse que foi o jogo onde sentiu mais "facilidades" em contrariar o jogo do Sporting. Conseguiu porque o Sporting consentiu, eles queriam que o Porto tivesse bola e subisse no terreno para explorar o jogo direto no Sueco.

    Positivo:
    Alan Varela e Eustáquio anularam o meio campo do Sporting. Sendo que o argentino, dos 4 médios em campo, os nossos e os do Sporting, foi o mais esclarecido com e sem bola.

    Zé Pedro não acusou a pressão e fez um jogo razoável, foi de longe a melhor unidade da defesa e não teve quem o ajudasse.



    ResponderEliminar
  24. Bom dia a todos,

    Antes de criticar o que quer que seja temos de fazer autocritica... O que me parece fazer-se cada vez menos (não só no clube, mas na sociedade em geral).
    A minha autocritica:
    - Pepe! Não podia ter este comportamento. A equipa já estava mal ficou muito pior, completamente exposta.
    - A estratégia não resultou! Tão simples quanto isto. Não gosto de comparar estes jogos com o resto do campeonato, porque para mim, estes clássicos são de nivel "champions" e à semelhança da champions eu senti a equipa pressionante mas sem critério, o que levou (e aqui o Amorim esteve bem) a que o Sporting procurasse as costas da defesa e ainda bem que há VAR. O Sérgio acreditou que o Sporting ia jogar assim mas confiava que o Pepe conseguia ir a todas, como se viu não deu...
    Plantel Falta qualidade e naqueles que tem qualidade falta confiança. Acho que temos de retocar o plantel em Janeiro. Ao pai Natal eu peço um central e um defesa esquerdo!

    Analise ao restante:
    Arbitragem não acho que perdemos por isso, mas o que me fica na retina foi:
    - A falta sobre o João Mário no 1º golo Anulado - O arbitro viu falta e ia marcar, na repetição é claro que vai marcar falta, não entendi o critério quando momentos antes o auxilar anulou logo à partida um lance de potencial golo ao Evanilson, por fora-de-jogo que não há.
    - o Eduardo Quaresma, faz falta sobre o Taremi na linha lateral, sem levar amarelo sequer, quando o Taremi seguia para a area sem oposição (quando já tinha feito 3/4 faltas antes). Logo de seguida leva amarelo e Amorim, tira-o.

    Eu dou muito valor a este tipo de lances, pois assim se mantem uma equipa com 11 e não apagam-se golos.

    extra-campo foi só a mim que me chamou atenção, o que se passou fora das 4linhas? se fosse no dragão, provavelmente daria para abrir um inquérito. (exemplos: Nuno Santos, pressão do banco do Sporting, etc.)
    Sporttv Não entendo analise dos golos anulados, é claro que há falta nos 2 lances!

    No global perdemos bem, não fomos amassados como já li, mas foi uma derrota sem contestação e o resultado reflete bem isso.

    Reagrupar e vencer o próximo.

    Cumprimentos
    Sérgio







    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE.
    O FCP foi uma desilusão por completo, mal preparado para o jogo, uma equipa de baratas tontas a cair mais uma vez na ratoeira da expulsão desta vez do cronico provocador Mateus o bruto.
    Um capitão de equipa, uma peça fundamental da defesa, experiente, com aquela reação estava à espera de quê.
    É verdade, o Pepê é uma anualidade o golo do Giota não é um peru, mas um frango.

    A conversa do nosso treinador depois do jogo, é para adormecer tolos. três jogos com aqueles dois da 2ª circular, três expulsões, é obra. Mal preparados, um futebol mais de esforço que de qualidade. Mister Todos sabemos que o campeonato ainda vai no Adro, mas a jogar assim a dar perolas a porcos, não vamos a lado nenhum.
    O mister, esteve à espera de sofrer o 2 golo para fazer substituições! Zaidu a central! Faz-favor. Tem que fazer meia culpa é o principal culpado do desastre.

    Passamos aos oitavos LC só perdemos com o Barcelona, ótimo, mas não se esqueçam que não foi assim tão brilhante o poderoso barcelona perdeu com o 2º e 3º classificado do grupo e nós nem sequer pontoamos com eles.

    Foi-se ao mercado comprar o quê, jogadores que raramente jogam na equipa, quase sempre é formada pelos mesmos, ou eles não têm assim tanta qualidade! Essa dos 20 milhões por um jogador um central que não joga é de bradar aos céus. Há coisas que não dá para perceber.

    Espero que na próxima época haja uma lufada de ar fresco e que comece já em Abril...

    PS.
    Ó Vagandas, falas muito dos outros só para mostrares que existes, mas tens na equipa jogadores malcriados, cuspideiros provocadores, e um dirigente crónico de estupidez, inculto, provocador, esquizofrénico que qualquer dia dá-lhe qualquer coisinha e vai desta pra melhor. Ò seja Vagandas, estás bem servido.



    ResponderEliminar
  26. Os viscondes ganharam bem .
    Já não nos ganhavam á 3 anos (10 jogos) .
    No primeiro golo , o do Gyokeres , o Diogo Costa tem de estar mais atento , reagiu tarde .
    Depois da expulsão de Pepe , o jogo acabou , os lagartos geriram .
    A Sport TV , mais uma vez a mostrar o seu anti-portismo , lamentável ...

    Nada está perdido , mas sem uma mini limpeza em janeiro , e consequentemente contratação de jogadores não vamos lá .
    Vender Toni Martinez , Navarro , Grujic , Baró , Nico Gonzalez , etc ...
    Comprar um central , médio de transição com vocação ofensiva , um ala/atacante .
    Taremi já devia ter saído , mas esta direção moribunda não o vendeu por faire divers , e agora vai para a taça da asia enquanto isso recebe salário do clube ...

    Se eu na temporada passada aqui dizia que tínhamos um dos piores plantéis da era Pinto da Costa , agora posso dizer sem medo , que este é de longe o pior , e com as saídas de Otávio e Uribe que não foram devidamente colmatadas , o Varela não convence e o Nico Gonzalez (ontem nem sequer convocado!!!) .
    Temos um plantel em quantidade , mas com qualidade muito duvidosa , e insuficiente , com muitos erros de casting , e isso tem de ser o Sérgio Conceição a responder ...

    ResponderEliminar
  27. O Nico vai ser outro Felipe Anderson? Já está descartado? Precisa de jogar, errar e voltar a jogar. Só assim se ganha ritmo e confiança. Ou uns são filhos podem asneirar em todos os jogos e os que vêm de novo são enteados, asneiram duas ou três vezes e são logo descartados? Ai assim nunca vamos ganhar automatismos, processos de jogo bem definidos, ter um colectivo forte, equilíbrio, organização de jogo, nunca um plantel servirá.

    É preciso analisar bem os jogos, fazer um diagnóstico correcto e encontrar as terapias necessárias. Por exemplo, dizer ao "craque" Pepê que aquilo que ele faz não é nada. Tem de ter o tempo certo para soltar a bola, entregar, mas não ao domicílio, de treinar mais o remate, o passe para golo. Dizer ao Taremi que não pode adormecer com a bola no pé, andar pelo meio-campo a organizar. Se o trabalho de recuperação é louvável, entrega logo, vai para onde é preciso, a área.
    Dois bons exemplos que têm de ser trabalhados.
    Os livres têm de ser bem mais que um pontapé para a molhada e para o 2º poste.
    Enfim, coisas que até um bitaiteiro vê, muito mais depressa vê um treinador.

    ResponderEliminar
  28. Acho que o Porto perdeu bem, mas não concordo nada com as análises que estão a ser feitas, querendo fazer passar a narrativa que fomos completamente dominados pelo Sporting, do início ao fim. Pura mentira.

    As estatísticas são claras, enquanto estivemos 11 contra 11 o jogo foi equilibrado. Porto com mais bola mas sem saber o que fazer com ela, o Sporting mais objetivo, baixo no terreno e a aproveitar a equipa subida do Porto para sair em contra ataque.

    Ao final da primeira parte o Sporting contava com:
    - 40% de posse
    - 4 remates
    - 0 cantos
    - 1 grande oportunidade falhada
    - 0.29 golos esperados

    Porto:
    - 60% posse
    - 2 remates
    - 1 grande oportunidade falhada
    - 0.21 golos esperados

    Depois da expulsão de Pepe e com o Porto a não querer recuar e procurar o empate, naturalmente que o Sporting aproveitava o espaço e a má organização da nossa linha defensiva (Zaidu a central e Galeno a lateral) para criar perigo e situações de golo.

    Resumindo, 11 para 11 ligeiramente melhor o Sporting, a estratégia de Rúben Amorim superiorizou-se à de Sérgio Conceição. Isto tudo com a agravante de o Sporting ter feito o 1º golo no remate á baliza, numa jogada com sorte e Diogo Costa mal batido.

    11 vs 10 as equipas não mudaram a estratégia que levaram para o jogo e aí o Sporting foi claramente superior. Ganhou bem nada a dizer mas não foi nenhum massacre.

    E até podíamos ter perdido por 4-0 que diria o mesmo. Para mim um massacre é quando uma equipa impõe o seu estilo de jogo à outra e não a deixa respirar. O que aconteceu na 2 parte, após a expulsão, foi uma má leitura do treinador do Porto que estava a expor demasiado a equipa e o Sporting limitava-se a aproveitar.

    Quanto ao árbitro, disse antes do jogo que era um mal menor e que vinha a gostar das arbitragens dele, mas estava enganado.

    Apesar de não estar ligado ao resultado fez uma arbitragem fraquinha. Ao ataque do Porto os foras de jogo e faltas eram logo sancionados e ao ataque do Sporting deixava-se jogar.

    O Porto com 13 faltas tinha 3 jogadores amarelados, o Sporting só à 20ª falta viu o único cartão amarelo por esse motivo. E não foi por falta de oportunidades (Quaresma quando derrubou Taremi na linha; Gyokeres quando pisou Pepe ou Mateus Reis quando provocou Pepe no lance que levou à sua expulsão).

    Depois já com o resultado em 2-0 e de estarmos com menos 1, marcava faltas e faltinhas absurdas a nosso favor (lembro-me de umas 3 sobre Taremi) e anulou mal um golo ao Sporting, o de Paulinho. Tentou a lei da compensação.

    ResponderEliminar
  29. O GALENO acredito que tenha mercado pela champions que fez...se alguém oferecer 20 m€ tem que sair ele não irá render mais, é fraco, ,limitado tecnicamente....ok forçado entrega se mas isso não chega para um clube como o Fc porto
    Pêpe já lá está a tempo a mais.....o lugar dele é lateral direito nas outras não rende, e falha demasiado na concretização
    Centrais já falei não é um são dois que tem que vir e um deles pode ser do mercado português
    E um centro campista diferenciado, um deles pode ser do mercado português alias do mesmo clube do central...e outro apostava as fichas no 10 do Sahktar
    Vender Tony martinez e taremi, ceder o David carmo.

    ResponderEliminar
  30. OLHA O NORTE.
    Aquela CS da mouraria, dos lambe rabos dos Coisos da 2ª circular, que estão sempre em sintonia às mil maravilha para achincalhar o FCP, o clube de lá de cima do norte, foi, é, e será sempre assim. Tenho mais azia daqueles que são convidados dos canais centralistas e que se dizem portistas, para eles a bola é um penico. A troco de uns euros não levam os trabalhos de casa e ainda dizem amem com eles, são escolhidos a dedo pela a corja.

    Em Janeiro vender quem, a troco de quanto, comprar o quê, onde está o plim $$$...
    O que me parece pelo andar da carruagem, há ali mosquitos por cordas. Treinador, presidente, empresários, SAD, dr financeiro. Este é meu aquele é teu, não tenho, arranja, aqui mando eu, já não tenho vida pra isto mas quero cá estar, isto é tudo do meu trabalho, daqui não sai daqui ninguém me tira, quem joga, só eu é que mando, quero lá saber, este não sai, anda tudo preso por adesivos o doutor milagres não está cá este clínico deixa muito a desejar blá blá. alez alez Pinto da Costa.
    Faz-Favor não se ponham a jeito...



    ResponderEliminar
  31. Vila :


    Triste figura a nossa em Alvalade ...
    Assim não !

    ResponderEliminar
  32. Resumo:
    A equipa só joga razoavelmente bem na Europa porque a pressao sobre o jogar e a bola nao é tão acentuada como no campeonato português.
    Sempre que pressionados os nosss jogadores nao conseguem segyrar e entregar bem a bola.
    Poe outro lado SC esteve mal desta vez a escalonar e a decidir durante o jogo.

    ResponderEliminar
  33. Não temos uma boa equipa. Sem dúvida. Mas também não seremos uns coitadinhos. Serão melhores os jogadores do Moreirense ou Farense a quem já vi fazer jogos muito bons?
    Acho que SC devia ter saído aquando do último título. Agradecíamos e partíamos para outro. Os endeusamentos, dão sempre mau resultado a partir de certa altura. Querem exemplos? Salazar, Sócrates, Cavaco, Jorge Jesus, PdaCosta, Marcelo... E SC já está nessa fase.
    E tentar desta vez um treinador não adepto. Aquilo precisa de alguma serenidade e bom senso.
    Dizia há pouco um bom amigo - " complicado como está, só me lembro do tempo do Octávio Machado! "
    Bom Natal Sr. Vila Pouca e amigos do Blogue.

    ResponderEliminar
  34. Novamente em modo besta, o treinador do FC Porto e os seus tijolos adestrados perderam inglória e justamente um jogo frente a gente altamente motivada e preparada em provocar fisicamente os amestrados do besta. Desde a coqueluche sueca até ao roupeiro, só o songa-monga contrário não tinha nada a ver com aquilo. O árbitro, cobardola como sempre foi, resguardou-se no Var, mas selecionou as imagens não vendo o empurrão do rottweiler ao tijolo, que lhe acertou no focinho mas sem categoria, porque ao fazê-lo devia pô-lo a comer por palhinha durante uns dias. Burro. Depois, bom depois, foi deprimente ver o besta e os seus tijolos a querer jogar olhos/olhos contra gente empolgada certa que nada lhes chegaria.
    Agora, como sempre acontece quando perco e para não chatear ninguém, vou remoer a minha irritação continuando a ver o You e pensar, ás vezes, que a besta do treinador de vez em quando faz coisa extraordinárias pelo FC Porto quando o apura para o mundial de clubes, fazendo entrar nos cofres 50M.
    Mas é pouco. Queria era ganhar ontem e a coisa correu mal.

    ResponderEliminar
  35. Árbitros completamente condicionados, nas faltas, nos amarelos, nos foras de jogo, em tudo. 4 amarelos...Catamo, Quaresma, Gyokeres e Matheus reles..., pelo menos, por mostrar aos provocadores calimeros, aos do FCP não ficou um por mostrar. Golo anulado por fora de jogo e fora de jogo em lance de golo ao Evanilson, imediatamente assinalados pelo árbitro auxiliar, prós golos anulados aos calimeros por falta, foi preciso var e + var, valeu-nos o var pra não levarmos uma goleada, o árbitro viu a falta no 1° golo anulado e teve medo de anular, deixou para o var. Já agora, porque não continuou o Evanilson a jogada? Se desse golo, o var decidia se era golo ou não, como aconteceu no 1° golo do Shakhtar. Temos de ser espertos como os outros. Aliás, não percebo para que existem os árbitros auxiliares com vars, a sua utilidade ficou completamente esvaziada, só existem para atrapalhar e para haver + uns tachos para a classe arbitral.

    Mas, quando se usa uma estratégia de jogo errada...porque carga de água temos de ir jogar a casa de um rival ao titulo a ter a iniciativa de jogo desde inicio, pra eles poderem + facilmente criar perigo em contra ataque com o avançado poderosíssimo sueco talhado pra esse tipo de jogo?...quando os melhores, Diogo Costa e Pepe, falham clamorosamente, quando Pepê se agarra à bola e a perde vezes sem conta jogando zero, quando Taremi pouco melhor faz, quando a equipa num jogo inteiro cria duas oportunidades flagrantes de golo, como podemos vir focar-nos essencialmente na arbitragem? Não dá. A arbitragem foi péssima mas o jogo do FCP idem aspas, assim só nos resta aceitarmos a derrota. Depois deste jogo e da análise ao mesmo por parte de SC, não consigo ter perspectivas minimamente animadoras pró campeonato.

    ResponderEliminar
  36. boa tarde, gostava so de acrescentar que quem espulsa Pepe mais depressa tem de espulsar o provocador 1o, nao fez sangue mas tambem nao precisa. assim mais um jogo estragado, futebol à portuguesa, ainda bem que assim foi, se nao iamos levar com o vagandas a exibir o seu atraso em prime time a semana toda e eu gosto de jantar sossegado. eles ontem até lágrimas de alegria deitaram, pobres vagandas.

    ResponderEliminar
  37. Dois momentos que decidiram o jogo de ontem: o primeiro golo, numa altura em que o sporting apostava em bolas longas para o PL sueco e a expulsão de Pepe, que não permitiu sequer esboçar uma reação.
    Na realidade a diferença foi um PL que custou 20M€ e que sozinho construiu um resultado, este PL custou quase tanto como o investimento total do FCPORTO (33M€). O FCPORTO das últimas épocas (nomeadamente as equipas que foram campeãs) pelo coletivo forte e necessita que a grande maioria dos habituais titulares não tenham quebras de rendimento. Penso que a equipa vinha a apresentar melhorias nos últimos jogos, apesar de evidenciar problemas sobretudo na defesa.
    Se na defesa SC tem tido diversos problemas, não é por falta de opções de meio campo para a frente que a equipa não produz mais. A gestão do plantel, feita até ao momento, tem sido difícil de entender.
    Nota final para Pepe, depois de uma noite de glória frente ao Shaktar em que ficou mais uma vez reconhecida a sua qualidade como futebolista, teve uma noite para esquecer que culminou com mais uma expulsão tão grosseira como desnecessária.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sfelgueiras, nós também gastámos 20M num jogador, e não é PL é central, que não faz diferença nenhuma, até um central que custou 100(Cem) vezes menos mete menos água, e se faz a diferença é sempre contra nós, como contra o Estoril prá taça da liga. 20M muito mal gastos de um lado, muito bem gastos do outro. É assim que vai a gestão desportiva/financeira de PdC.

      Eliminar
    2. O preço do Gyokeres pode chegar aos 26 milhões ...

      Eliminar
  38. Caro DVP e Amigos:
    Não estivemos nada bem e não vejo melhorias a curto prazo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde caro Sr. DVP e demais amigos FCPortistas.

    Excelente post (mais um), lúcida análise (mais uma).
    Sobre o jogoe pegando nas palavras do nosso anfitrião ’Valeu o VAR que viu e bem, uma falta clara sobre João Mário - como é possível os senhores que estavam a narrar e comentar o jogo, tivessem dúvidas sobre a irregularidade do lance?’ Pois e como já aqui tenho dito, as dúvidas são lançadas pelos comentadores para o VAR considerar. Há muito que usam esta técnica para influenciar a decisão do VAR. Começou, justamente, com o comentador qq coisa lobo numa nossa vitória na luz por 3-2. Sem VAR, mas que permitiu ao bazófias justificar porque havia perdido e lançar a ideia de como influenciar os senhores da cidade do futebol.

    Ainda sobre ‘o árbitro foi ver e marcou falta sobre Fran Navarro e anulou.’ Aqui por baixo os viscondes rasgam as vestes sobre esse lance, esquecendo-se, no entanto, que um lance deste tipo, Oliver sobre um qq avançado do sporting ditou-nos uma ida a prolongamento e penalties... onde perdemos.

    ‘Pelo que não jogou, pela incapacidade de travar Gyokeres e pela forma como entregou o ouro ao bandido na expulsão de Pepe” (quase que implorando(??) um amarelo, no mínimo). Ontem podemos ter perdido este campeonato. Porquê? Porque é sabido que isto está feito para a capital e os nossos adversários não irão perder mais pontos em casa. Ora, a derrota caseira com o estoril teria de ser compensada com pontos ganhos num dos directos contendores. O argumento $$$ não cola na totalidade.

    Aos 45+...m fazemos o primeiro remate à baliza? É poucochinho! Não vejo na nossa equipa jogadores capazes de dar a volta. Não é que sejam maus, mas, talvez, por serem poucochinho bons. Concordo que não devamos ‘atirar contra tudo que mexe’, porque, em boa parte dos casos, não vemos ‘os nossos erros e eles hoje[ontem] foram muitos’.

    Sobre o momento que vivemos, o nosso adversário de ontem tem montado uma estratégia que parece estar a dar resultados, quer no futebol quer nas restantes modalidades. Tem contratado pouco mas bem; e nós? Porque temos tanta dificuldade em contratar acertadamente? Porque não conseguimos fixar os nossos melhores? Porque estamos a ser ultrapassados nas modalidades que, até agora, temos liderado (por exemplo, alguém explica o que aconteceu no andebol? Kiko e Martim, o qu’é qu’é isto?)? Porque estamos a ser constantemente prejudicados e temos tantas reservas (dificuldades?) em desenvolver uma estratégia de comunicação que o denuncie seriamente?

    Provavelmente não iremos à próxima champions, estamos a bater no fundo e corremos o risco de ficar presos no lodo. Este ciclo está esgotado há muito! Como e quando iremos iniciar o próximo? No próximo ciclo eleitoral, estas e outras questões de carácter estratégico terão que ser colocadas. A clubite tem que ficar lá fora; cá dentro só interessa o FCPorto, contra tudo e contra todos os que teimam em não perceber onde estamos. Também desejo, Sr. DVP, que ’se faça o diagnóstico correcto, [e se] encontrem as terapias certas para dar a volta a isto’. Apenas tenho dificuldade em partilhar da sua perspectiva optimista. Dada a forma como isto está montado, não duvido que, só poderíamos contrariar se estivéssemos cientes dessa tramoia desde Junho/2023. Não estivemos. Mas devíamos, porque já havia indícios disso mesmo.

    As minhas desculpas pelo tom aziado do comentário longo, mas estou um pouco agastado com o que vejo e com o que por aqui se comenta. Temos que ser todos contra este estado dentro do estado em que nos encontramos.
    Viva o FCPorto, sempre.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  40. Prevejo um janeiro agitado para os nossos lados.

    Entre excedentários, dispensáveis e acertos, vai ser um mês com várias mudanças, esperando que para melhor.

    O Pêpê terá desaprendido? Para mim é o caso mais estranho no atual plantel. Nada sai bem, trapalhão, precipitado, umas vezes individualista, noutras escolhas erradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso o mesmo , vai ser um mês de janeiro agitado com muito trabalho para os nossos dirigentes e empresários .
      Um bom teste para eles para revelar competências em ano de eleições .

      Eliminar
  41. Joker, isto aqui sempre funcionou assim, até parece que não conheces a casa.
    O blog é uma espécie de tertúlia, onde as pessoas desabafam e desde que não ultrapassem os limites, tudo bem.
    Se há quem critique o SC, também há quem o defenda.

    Agora, o que verdadeiramente me preocupa é haver quem tenha um discurso que faz recuar aos tempos de trevas, em que o FCP não ganhava nada e queixava-se muito. PC acabou com isso, espero que estejamos a voltar a esses tempos.
    Quando se ganhou 5-3 ao Shakhtar, disse aqui que tudo bem, objectivo cumprido, a exibição até foi boa, mas demos várias caixas defensivas, com os ucranianos deu para ganhar, mas às vezes não dá.

    Quando ganhamos à rasca no Rio Ave, com o Farense, com o Portimonense, critiquei as exibições, a conversa era, o que interessa é ganhar, quem quiser ópera que vá ao Coliseu, como se quem joga bem não esteja sempre mais perto de ganhar... Não foi esta acultura de exigência que JNPC nos transmitiu.

    ResponderEliminar
  42. Quando se perde, vamos logo de bestiais para bestas, é normal. Quero ver o que o Sporting vale sem o Gyokeres. No máximo fica até ao final da época depois vai-se embora. Como já aqui foi dito, o Shakhtar enfiou-nos 3 bolas. Não vou criticar o Pepe, ele sempre foi assim, é como os futebolistas dizem, é preciso estar lá dentro para perceber. Está no ADN dele. Mas prefiro mil vezes este Pepe que o David Carmo, a verdade é essa. É inconformado, rebelde, fortissimo a nivel mental, e nunca foi de comer e calar, dá troco! É por ser assim, que é o melhor defesa português. São duas faces da mesma moeda. Se o Pepe se conseguisse controlar, simplesmente não seria o Pepe que conhecemos, como vibra e sente as coisas ao máximo, máxima adrenalina e foco, altamente competitivo, paga às vezes o preço de ser assim. Quem está de fora é fácil. De resto, já tem muita idade. Com a lesão do Marcano, o D Carmo não pega, temos um problema na defesa, mais um. E aqui ninguém fala do Diogo Costa, mas quero ver quando ele for vendido, vamos passar a ter outro problema, mais um. E tem sido isto. Ainda me recordo do lateral Ricardo Pereira, foi o melhor que vi nos últimos anos. Saiu e o problema até hoje não foi resolvido. A degradação do plantel, tem sido contínua na era do SC. Já estava acontecer antes dele. Eu tenho poucas expetativas com este plantel, são varios jogadores novos, são jogadores em bruto, saíram dois jogadores do meio campo Otavio e Uribe que dificilmente os vamos substituir nos próximos tempos, vai levar pelo menos uma época a termos alguns processos. A verdade é essa. Foi um ciclo que se fechou. Há jogadores que vamos para a segunda época como o Veron, que até agora mostraram muito pouco. Eu percebo perfeitamente o SC. E não tenho dúvidas que se ele sair, será pior. Vão dar ao outro treinador qualidade que o SC não a teve? Duvido! Quanto tempo vai aguentar quando os adeptos perderem a paciência? Vamos voltar ao tempo que o treinador aguentava 6 meses? É que na situação dramática em que estamos, só vejo o SC a ter estofo para aguentar isto. O que eu quero? Ter qualidade! Mas custa dinheiro! Dinheiro que não tenho! O que eu tenho? Tempo! Tempo para pegar no valor bruto dos jogadores e com tempo torna los competitivos. É este o modelo do SC! É o único possível nestas condições. Mas há treinadores que nem isso conseguem! Reparem que no Benfica, tomara os adeptos conseguirem ter que os seus jogadores tivessem 10% da competitividade dos jogadores do Porto do SC. E num modelo sem dinheiro, não tenho dúvidas que o modelo de seres competitivo ganha mais vezes, que o modelo do futebol bonito. Aliás, SC provou isso. Quando SC sair, vamos ter muitas saudades dele.

    ResponderEliminar
  43. Até Sérgio Conceição reconheceu e fez a sua mea culpa , os jogadores escolhidos (contratados a seu pedido ou com OK dele) por si até agora nada ou pouco mostraram , o futebol é pouperimo e muito longe de empolgar .
    Já perdemos 7 vezes esta temporada , e ainda nem a meio vamos .
    Dos jogos a doer perdemos todos , 2 vezes com os lampiões , 2 vezes com o Barcelona , agora com os viscondes .
    Se isto não é preocupante ...

    ResponderEliminar
  44. O FCPORTO caiu em desgraca!...

    Falaremos quando estivermos nos quartos de final... idem, qd vencermos os nossos rivais - q jogam muito melhor q nós... :)

    O ridículo é que qq clube português queria estar na posição do FCPORTO, mas somos nós!!!

    E sim, há mto a limar... mas não foi o jogo de ontem q deu essa indicação!

    ResponderEliminar
  45. 3asifa, que diabo, o Pepe é muito experiente, conhece bem o provocador, bastava ficar quieto, até porque já tinha amarelo e eles andavam a tentar colocá-lo fora.
    O problema foi o Pepe de alguma forma sentiu-se culpado do golo, enervou-se, nunca mais se encontrou, andava por todo o lado a procurar redimir-se.

    João Silva oxalá tenhas razão. Passar pelo Arsenal não é tarefa fácil, poderá ser menos difícil se eles estiverem na luta pelo título inglês. Fiz um post no Facebook que diz muito do que penso. Em comentário ou num post, mais logo ou amanhã coloco aqui.

    ResponderEliminar
  46. Não creio que o SC não esteja ciente das debilidades da equipa e que há muito a melhorar. Não o vejo é numa conferência de imprensa a criticar os jogadores e a abrir o livro perante as descomunicacao social.
    Sobre SC e o futuro, está dependentes de PDC continuar ou não. Com outro presidente, uma nova política desportiva, tudo é possível, no contexto da mediocridade atual claro que tudo seria pior sem SC. Mas isso pode não querer dizer nada se voltarmos a ser o clube organizado e profissional que fomos durante décadas.
    Vamos ver o que faz PDC em Janeiro, ou da por perdido o campeonato e arrisca-se a terminar no terceiro ou quarto lugar, e compromete o resultado das eleições, ou investe na equipa e num central e médio ofensivo / avançado que venha fazer a diferença. Só o futuro breve o dirá.
    No basquetebol perdemos mesmo no fim mas convém não esquecer que temos o Landis, e um dos postes americanos lesionados, e no andebol temos um dos nossos melhores jogadores também de fora. Em ambos ainda podemos ser campeões, sendo que no basquete o orçamento do Benfica e o dobro do nosso. No hóquei é que não se percebe…mas é sempre uma modalidade com muito equlibrio .

    ResponderEliminar
  47. O mau momento da equipa pode ter vários responsáveis, mas o principal é o Treinador.
    Quando vejo comentários a afirmar que este é o pior plantel dos últimos 30 anos, discordo completamente. No ano de Octávio Machado estávamos bem pior, sim tínhamos o Deco, Capucho e o Ricardo Carvalho ainda verdinho, mas foi no ano seguinte com novos valores que Mourinho chamou que crescemos. O plantel no tempo do José Peseiro era pior, mas tínhamos mais organização táctica, melhor fio de jogo e entrosamento do que actualmente, o que mostra o quão mal estamos.

    Sérgio Conceição estagnou, não vai mais do que isto e, para bem do nosso Clube, espero estar enganado embora espere o pior. SC é uma "versão mais jovem" do seu verdadeiro mentor: Jorge Jesus, que foi seu treinador em Felgueiras, e desenganem-se se pensam que é o Mourinho ou o Bobby Robson.
    Como Jorge Jesus, Conceição não faz crescer jogadores, já os quer feitos. Octávio já tinha provado em Guimarães, e com Nuno Espírito Santo, o seu valor, estava pronto a explodir, o mesmo para Vitinha (que já tinha estado na Premier League).
    Temos matéria-prima e jogadores para jogar melhor do que estamos a fazer, e já passaram 3 meses e não vejo melhorias, mas é preciso estaleca para fazer de "paus de vassoura" futebolistas e parece que SC não o sabe fazer. Vários exemplos no passado de treinadores que fizeram evoluir jogadores, só um caso que citaram recentemente: o de Lima Pereira com Pedroto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plantel de Octávio Machado era pior ??? está a brincar , certo ???
      Vejamos o plantel desse ano .
      Guarda redes
      Vítor Baía
      Pedro Espinha
      Ovchinikhov

      Centrais
      Jorge Costa
      Ricardo Carvalho
      Jorge Andrade
      Ricardo Costa

      Laterais
      Ricardo Silva
      Secretário
      Nelson
      Rubens Júnior

      Médios
      Paulinho Santos
      Costinha
      Clayton
      Deco
      Alenitchev
      Ricardo Sousa

      Atacantes/alas
      Alessandro Capucho
      Pena
      Postiga
      Benni McCarthy (emprestado)

      Verdade , nesse ano também houve alguns barretes , graças á estupidez de Octávio Machado , que insistiu em levar para o nosso clube , o Quintana , Soderstrom , contratações falhadas como o Kaviedes , Maric , Esnaider , Pavlin .

      Tomara eu ( e todos os portistas) termos esses jogadores desse ano , tínhamos 4 centrais de grande qualidade , laterais razoáveis , meio campo de luxo que serviria de base para Mourinho ganhar tudo a seguir , o mesmo com os atacantes .

      Este plantel atual é o pior de que me lembro !!! e já vejo futebol á mais de 40 anos .
      O plantel terá de ser emendado e retocado , se não corremos o risco de um descalabro .

      Eliminar
  48. Sérgio Conceição é como algum vinho que em determinadas condições azeda, pois ele azedou, não vai evoluir ... esta época vai ser um sofrimento para o campeonato, a Champions pode ser outra história, porque os jogadores sentem o ambiente diferente.

    O facto de estarmos a apenas 3 pontos do 1º lugar, reflecte que mesmo os nossos rivais não estão a grande nível, nós é que estamos pior que eles, ainda recentemente o slb perdeu pontos como o Moreirense e o Farense, e noutras épocas, face a esta situação do outro lado, já estávamos bem adiantados na posição. Ainda acredito que podemos ser campeões, mas se tal acontecer - e esperemos que aconteça - será mais por demérito e incompetência dos nossos rivais, pois não consigo antever grandes melhorias exibicionais do nosso lado. Podem acusar-me de pessimismo e mau agoiro mas é desta forma que vejo a situação, e sou um mero "treinador de bancada".

    Temos jogadores desaproveitados no plantel e não é por culpa dos adeptos, esta é a minha opinião.
    Embora não seja nenhum Ricardo Carvalho acredito que David Carmo seja melhor do que mostrou até agora, que o Nico tem valor, e só espere que neste ambiente de "apodrecimento" não se perca também o Zé Pedro.
    Obviamente que há jogadores que não vai evoluir nem fazer melhor do que fazem actualmente, exemplo do Zaidu, mas mesmo assim temos obrigação de jogar melhor.

    ResponderEliminar
  49. Claro que estou grato a Sérgio Conceição pelo que fez no Clube, e pelos troféus que conquistou (não sou ingrato nem "bota-abaixo" por carácter) mas penso que nesta fase estagnou.

    ResponderEliminar
  50. Boa noite ilustre VP

    Será que só eu vejo que a nossa equipa está cansada do Sérgio Conceição??? Será que nao precisámos de sangue novo? Sou fã do SC mas este discurso já nao pega... não jogamos nada e dói ver a equipa arrastar-se em campo

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  51. Daniel Gonçalves, no tempo do Octávio Machado, tínhamos um grande plantel: Baía, Ovchinnikov, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Ricardo Costa, Secretário, Nelson, Ibarra, Mário Silva, Paulinho Santos, Carlos Paredes, Costinha, Deco, Alenichev, Capucho, Benni McCarthy, Helder Postiga, Esneider, Maric. 20 jogadores todos internacionais, a esmagadora maioria deles muitas vezes. E ainda tínhamos um Pena, que tinha marcado só 30 e tal golos na época anterior, um Clayton que era um bom extremo, um Rubens Junior que era um lateral esquerdo se calhar melhor que alguns que temos tido ultimamente e + alguns. Esse plantel, com 5 retoques principais...PFerreira, PEmanuel, NValente, Maniche e Derlei...venceu taça uefa e de seguida Champions. Eu, trocava já a correr, o plantel actual pelo desse tempo. Fraco, muito fraco, era o Octávio Malvado.

    ResponderEliminar

  52. ComPortistas,
    Infelizmente a péssima planificação de uma época desportiva que todos sabíamos que era decisiva a nível financeiro está a revelar-se deveras impactante. Temos batido recordes de desempenhos pela negativa. Evidente que todos temos opiniões diferentes sobre de quem será o principal responsável por toda esta situação, entre a $AD, a equipa técnica e os próprios jogadores, mas há um facto que é consensual: o plantel tem vindo a perder qualidade a cada ano que passa e todos os anos o pesadelo parece ainda pior. Isto significa que aquela velha máxima que não nos chega ser melhores que os nossos adversários temos que ser muito melhores aproxima-se de uma equação de resolução impossível. Daqui resulta que ficamos cada vez mais sujeitos aos arbítrio dos artistas do apito que naturalmente condicionam esta liga que é uma farsa a seu belo prazer.
    Não tendo assistido ao jogo de ontem mas já tendo dedicado algum tempo para me atualizar o jogo jogado não saiu daquilo que tem vindo a ser o 'novo normal' já lá vão quase 12 meses: mais uma exibição sem fio de jogo, sem capacidade de controlar o jogo e com leituras por parte do treinador que nos intriga não apenas às primeiras escolhas mas também no que refere ao momento de mudar e da forma como o decide fazer. Todos nós questionamos o porquê da insistência em alguns jogadores Vs. outros que poucas oportunidades têm ou então aqueles que tão depressa são escolha como depois desaparecem;
    Do jogo de ontem gostava apenas de destacar o lance da entrada ´da nova estrela viking sobre o Pepe ainda na 1ª parte. Para variar este lance passou quase despercebido à maioria da imprensa, sporttv incluída! Mas alguém tem dúvidas que se o lance fosse ao contrário, falta a ser cometida pelo Pepe, que o mesmo não fosse visto e revisto pelo VAR para chegar a inevitável expulsão do jogador? Entrada imprudente, não intencional, mas que póe em causa a a sua integridade física do adversário por calcar, por trás, a zona do tendão junto ao calcanhar. Em qualquer lado do mundo este é um lance de expulsão. Se o arbitro não viu o VAR tem obrigação de o chamar à razão e fazer o que tinha que ser feito. E aí ficavamos a jogar contra 10 ainda a primeira parte e o jogo seria naturalmente diferente. Mas se calhar sou só eu que interpreto o lance desta forma.
    Ficou assim fechado um fim-de-semana de confrontos contra os lagartos e apenas conseguimos vencer 1 dos 4, curiosamente ou não, aquele que jogamos em casa. E não, este não é o nosso Porto, perder assim não pode ser o 'novo normal'. Sinais dos tempos?
    Gilles27

    ResponderEliminar
  53. Bons dias caro DVP e saudações dragonistas.
    Parece que o campeonato acabou.
    O FCPorto quer ganhar só com uma oportunidade de golo!!!...?
    O Ferrari vermelho,que vira verde como camaleão,apita com os pneus furados.
    Viva FCPorto.

    ResponderEliminar
  54. Não vale a pena e não leva a nada, estarmos a comparar plantéis. O nosso plantel não é famoso, mas temos plantel para jogar bem melhor, tirando uma ou outra dificuldade, impor-nos com naturalidade às equipas que lutam para não descer e isso não tem acontecido.
    É por aqui o caminho. Olhando para a frente, ver o que tem falhado, melhorar.

    ResponderEliminar
  55. O que verdadeiramente interessa não é se o nosso plantel é melhor ou pior do que o de à 5,10 ou 15 anos. O que interessa é a comparação com o atual plantel dos nossos rivais, que é com eles que lutamos.

    E nessa comparação só teremos eventualmente pior plantel que o Benfica, que curiosamente são os que praticam pior futebol juntamente connosco. Braga e Sporting jogam melhor com piores planteis.

    É verdade que já tivemos Ricardo Pereira que era uma máquina, atualmente não temos grande lateral direito. Ainda assim consegue ser o melhor dos 4 grandes". Perdemos Alex Telles e agora temos laterais esquerdos fracos, os rivais têm melhores que nós, mas são bons?

    Não percebo esta contínua desculpabilização da falta de rendimento de uma equipa que é a 2ª mais valiosa do país, a uma diferença de 70 milhões da primeira, que joga tão mal quanto nó porque tem o pior treinador dos grandes.

    ResponderEliminar
  56. Caros Portistas,

    Não tenham ilusões com o mercado de Janeiro, não vai entrar ninguém e não vamos conseguir despachar os nabos que para lá temos. O clube já está na falência técnica e ainda querem enterrar mais?? bem, o desespero pode ser fatal, Presidente compra e se não ganhamos ... xau, falência total.
    Não vendemos o Taremi no começo da época porque foram meter o pedro pinho a fazer o negócio, alguém publicou essa noticia aqui e foi em Itália. O Vasco Sousa da nossa formação ao que li n jogo também vai embora a custo zero porque não assina pelo pedro pinho, pior está quem vier a seguir, se vier alguém, tem de levar com o pedro pinho com os jogadores todos da formação, sendo que pedro pinho não passa de um testa de ferro do APC, e que quer lá saber do Porto, quer é dinheiro tal como APC, basicamente estamos nas mãos desta malta. Há agora a tal parceria que pode tirar o clube dos capitais próprios negativos, ninguém sabe como vão ser feitos os contratos e por quantos anos, se por acaso o JNPC perde as eleições e derrete a pasta toda deste acordo antes e vai embora?? como é??
    Voltando ao nosso futebol, como alguém aqui escreveu, isto já é há um ano assim, não há futebol e sempre a mesma táctica, qualquer mija na escada sabe contrariar com 5 defesas. No jogo com os lagartos fizemos um remate que me lembre no fim da 1ª parte por Galeno, mais nenhum, e foi o sporting de lixoboa mais fácil de ganhar?? Até aqui o SC via o mesmo que nós, agora já não vê?? estamos muito mal e vamos pelo cano. Temos 7 derrotas, 2 com os corruptos, 2 COM O ESTORIL, 2 com o Barcelona e agora uma com os lagartixas, grave! Perdemos 2 jogos com Barça que até o Shaktar e o Antuérpia lhes ganharam?? foi por ineficácia nossa, sem duvida, mas o facto é que perdemos. Estou curioso qual vai ser a equipa que o SC vai apresentar contra Leixões num jogo que não conta para nada. O nosso clube transformou-se numa novela Mexicana.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  57. Se não há dinheiro não se compra, aposta-se no Gabriel Brás, nos jovens da equipa B e assume-se o risco. Comprar um central, OK, mas comprar por comprar não vale a pena, tem de fazer a diferença e esses são caros e há poucos disponíveis.

    ResponderEliminar
  58. OLHA O NORTE.
    O choringa mor vagandas, é um verdadeiro artista em mentir, a receção dos calimeros ao FCP foi um monte de provocações, no relvado e dentro das instalações, com elevadores avariados e provocações por tudo quanto é sitio, chefiadas por aquela coisa de ex jogador de meia tijela o bronco hugo o arruaceiro.

    Imagens deturpadas e que não mostram jogadas faltosas dos calimeros sobre jogadores do FCP para amarelo, como foi o caso do cuspideira mateus sobre João Mário! Se o ferrari fosse um arbitro competente quando da expulsão de Pepe era 2º amarelo e o jogador calimero vinha pra rua, aí, já eram dez contra dez, mas para o presidente magala eles é que foram prejudicados.

    Com isto, não tiro uma virgula do que disse sobre o mau jogo do FCP, mas dez contra dez não é mesma coisa que onze contra dez. Agora a verdade é que, contra esses grupos da 2ª circular somos sempre os massacrados, prejudicados por essa tribo da arbitragem. O chefe dessa tribo sente-se sempre comprometido por moinar bilhetes aos lampiões. E diz o nosso presidente, é bom homem!!!

    Não quero bater na "ceguinha" mas tenho que o fazer: No tempo do JNPC esta bicharada da CS, Arbitragem e afins, levavam logo com ele nem os deixava respirar, hoje o sr presidente não tem nada haver com outros tempos, está cansado pouco ou nada diz, tinha que ser a primeira pessoa a chamar o nome aos bois, mas...

    ResponderEliminar
  59. OLHA O NORTE.
    Não vale apena chorar, é esta a equipa que temos. Os jogadores que compramos, que saíram a custo zero, os barretes que enfiamos, tem culpados, tem rosto; Sr presidente e Treinador e um cofre cheio de nada.
    Temos que mudar, senão vai ser o mais do mesmo, ninguém ( a não ser...) pode acreditar em melhorias por mais conversa que haja sobre academias, etc, etc. Bateu no fundo, já não há mecenas e que lá puser algum, tem que tirar proveito $$$, não há borlas...

    ResponderEliminar