Depois de uma excelente vitória que acompanhou um jogo bem conseguido em casa do Estoril, para a Taça de Portugal, expectativa para o regresso do FCP ao campeonato e no importante jogo no Dragão frente ao Braga.
E como em equipa que ganha e joga bem... De início com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell, Francisco Conceição, Alan Varela, Nico e Galeno, Pepê e Evanilson, o conjunto de azul e branco começou a pressionar bem, tinha mais bola, impôs-se, mas nem sempre abordou da melhor forma na conclusão dos lances de ataque, frente a um Braga bem organizado defensivamente.
Aos 12 minutos, livre bem marcado por Francisco Conceição, Fábio Cardoso de cabeça adiantou os Dragões - saúde-se o aproveitamento do factor bola parada, tão importante e que tem andado arredado dos jogos do FCP.
O Braga tentou reagir, mas só incomodou já em cima do minuto 24. Porto com Evanilson muito interventivo e num jogo de grande desgaste. Em cima do minuto 32, Diogo Costa salvou os Dragões que baixaram a pressão e o ritmo, bracarenses melhor, principalmente pelo lado esquerdo. Quando respondia nas saídas rápidas o conjunto de Sérgio Conceição também ameaçava, muitas dúvidas num corte de Paulo Oliveira na área dos minhotos - braço junto do corpo?
Até ao intervalo, nada de muito relevante se passou.
Assim, no final dos primeiros 45 minutos, bom início dos portistas, com justiça chegaram ao golo, reagiu e equilibrou o Braga, teve duas boas oportunidades, sem ter ameaçado tanto, com mais critério e assertividade no ataque os portuenses também podiam ter marcado.
Em vantagem, Sérgio Conceição não mexeu e o FCP veio para a segunda-parte com o mesmo onze, num jogo que estava longe de estar decidido.
Ao minuto 48, penálti claro de Matheus sobre Evanilson, o próprio bateu, muito mal, mas marcou, aumentou a vantagem. Não podia haver melhor início para os de azul e branco.
Manter a concentração e coesão defensiva, sair bem, tentar aumentar a contagem, ou pelo menos não deixar o Braga entrar no jogo. Obviamente, o conjunto de Artur Jorge ia subir linhas, pressionar mais alto, fundamental sair com critério, aproveitar os espaços que os bracarenses iam dar. Eles apareceram, mas os portistas definiam mal, não estavam a aproveitar, muita cerimónia no último terço.
Ao minuto 67, Evanilson saiu esgotado, entrou Toni Martínez.
O jogo continuava na mesma toada, Braga a procurar o golo, FCP quando saía perdia-se em toques e mais toques, pouco objectivos, sem a qualidade necessária para causar dano.
Aos 78 saíram Nico e Francisco Conceição, entraram Eustaquio e Gonçalo Borges - este entrou muito mal.
Ao minuto 82, Djaló teve uma entrada para vermelho sobre Eustaquio, mas esses lances normalmente só dão vermelho a jogadores do FCP - que o diga o jogador que sofreu a falta e por dois lances semelhantes veio para a rua em 20 minutos num FCP - Benfica.
Aos 86 saiu Pepê e entrou Ivan Jaime.
Foi já com o jogo a terminar que o golo espreitou a baliza do Braga.
Resumindo, vitória justa e importante do FCP, sempre competente defensivamente, mas que na segunda-parte, ofensivamente, fez pouco. A equipa de Sérgio Conceição podia ter aproveitado melhor os espaços que o Braga deu quando foi obrigado a arriscar na procura do golo.
Nota final:
Agora é manter esta base e seguir por este caminho. A equipa fica mais equilibrada, organizada, consistente, sobe a qualidade de jogo. É verdade que ainda precisa de melhorar muito na forma como define no último terço, mas não pode haver retorno, este é o caminho.
Acredito que ainda estamos a tempo, mas não pode haver recaídas...
PS - O jogo está complicado, o adversário está bem, o que se faz? Descomplica-se. Como? Coloca-se o adversário a jogar com 10. Há sempre um Iancu disposto a ajudar.
Bem começando pelo nosso jogo vitória justa e segura!
ResponderEliminarContinuo achar que precisamos de um central
Finalmente o jogo dos outros, conhecendo o ianco, nada surpreendido, já na distrital de vila real demonstrava simpatia pelos vermelhos.... É afilhado do Rui Silva
Caro DVP
ResponderEliminarJá tinha saudades de ver um jogo controlado e por isso bem mais tranquilo. Vitória justa e sem discussão. Quem viu o jogo com o Boavista é agua e vinho.
Gostei muito do Evanilson e do Varela.
Vamos ver como nos comportamos contra adversários fechados. Esse é perigo.
Espero que o Irão chegue à final da taça da Ásia.
Para mim o melhor jogo da época! Hoje treinador de parabéns. Equipa junta, compacta, bem posicionada defensivamente. Marcou 2 golos, podia ter marcado mais, mas ao contrário de quase todos os jogos esta época, esteve muito consistente e segura. Contudo, acho incrível que o treinador ou alguém da estrutura não aproveite um jogo como este para denunciar a arbitragem escandalosa que mais uma vez esteve em campo (este ano começa a ser regra). Penálti claro na primeira parte a remate do Varela (como é que se pode considerar braço junto ao corpo se o jogador está em queda e usa a volumetria para cortar a bola?), e expulsão clara por falta sobre Eustáquio na segunda parte. Se a isto juntarmos um punhado de faltas não assinaladas a nosso favor, ficamos com mais um escândalo. Hoje em dia, para se marcar um falta ao Porto (penáltis ainda pior) é preciso um ato criminoso!
ResponderEliminarBoa vitória! Muito satisfeito. Finalmente vê-se algum futebol da equipa, é continuar. Este era um teste importante depois do que se viu no Estoril a meio da semana. Mais do que jogar o Nico ou outro jogador, nota-se que a equipa se organiza de forma diferente. Veremos o que os próximos jogos trazem. Evanilson em forma e sem lesões é um grande jogador e a continuar assim vai fazer esquecer o Taremi. Veremos é se no Verão não teremos de substituir ambos... Outro jogador que me enche as medidas é Francisco Conceição. Tem muitos defeitos ainda? Tem. Mas com minutos e a ter oportunidade de se mostrar cada vez mais, vai ser uma mais-valia e agarrar o lugar na equipa. Só espero que o FC Porto tenha os 10 milhões para pagar a clásula dele.
ResponderEliminarParece-me que a equipa, na globalidade do jogo, confirmou os bons sinais que tinha deixado no Estoril.
ResponderEliminarEsta configuração da equipa e respectivos intérpretes, resulta numa equipa mais equilibrada, com maior criatividade, sem perder o rigor defensivo. Terá sido dos últimos jogos que fizemos com o Braga, aquele em que tivemos menos ameaças à nossa baliza.
Como já disse antes, este Evanilson sem lesões até ao final da época, fará a sua última época no FCP. Francisco é aquele jogador que pode errar em várias tomadas de decisão mas dá sempre assistências, penaltis ou golos. O Gonçalo Borges tem ali um belo exemplo, sobre o que deve evoluir na sua forma de jogar.
Francamente, estes últimos dois jogos e prestações, não sendo perfeitas, deixaram-me muito mais confiante. Finalmente, há um caminho. E este caminho também tem intérpretes para jogos mais fechados.
Tenho pena que o caminho não fosse este, mais cedo. Seguramente, teríamos mais pontos. O encolher do plantel, por força das transações e ausências, torna o ambiente mais saudável, com benefícios evidentes no treino e no próprio ambiente da equipa.
Defensivamente muito bem, ofensivamente temos de melhorar. Ser capazes de definir, passar e finalizar bem, aproveitar melhor os espaços quando as equipas por força das circunstâncias se expõem mais.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarVitoria justa.
A jogar com 2 extremos que esticam a corda, um meio campo mais povoado e um Evanilson matador, é mais fácil. Agora há que não perder o fio à meada daqui pra frente.
O malheiro é um árbitro mediocre, aquela entrada sobre F. Conceição em que o cujo faz vista grossa, a marcação da grande penalidade a passo de caracol, só mostra anualidade deste artista como árbitro.
Mais uma arbitragem miserável na equipa B.
A vitoria dos lampiões em nossa casa, só prova quanto o nosso treinador é fraquinho, embora a arbitragem deixe muito a desejar, não justifica os erros infantis da equipa. O mais do mesmo.
Parece que SC encontrou o modelo de jogo que mais se ajusta aos jogadores que tem à disposição. A equipa recua no terreno e defende de forma mais compacta explorando a velocidade dos extremos, não cria tantas oportunidades mas também não fica tão exposta. Até ver parece estar a funcionar. Gostei da disponibilidade do Evanilson e do sentido posicional de Varela, mas de uma maneira geral todos os jogadores tiveram uma prestação positiva.
ResponderEliminarCaminho aberto para a final da taça.. (com rigor e competência).
Sfelgueiras
Parece que atinamos com um sistema de acordo com as características dos jogadores.
ResponderEliminarAgora é dar sustentabilidade a isto, treinar mais e melhor, melhorar e somar jogos e vitórias, que a confiança vem.
E bem precisamos.
Assim já dá gosto ver os jogos do FCP, os olhos já não ardem. Obviamente nem tudo bem, mas estamos bem melhor do que estávamos antes.
ResponderEliminarSomos uma equipa muito mais dinâmica e imprevisível, com vários jogadores a ocuparem diferentes zonas do campo em diferentes momentos. Wendell e João Mário ora atacam por fora ora atacam por dentro. Pepê e Evanilson têm muita liberdade tática para auxiliarem na construção de jogo.
Mas aquilo que mais me agrada é que o jogo direto da linha defensiva passou de prioridade para último recurso. Agora a equipa tenta sempre sair a jogar.
Pena é a cada boa exibição ficarmos com a sensação de que com este sistema e com estes jogadores em campo não estaríamos tão longe do 1º lugar. E mesmo ainda faltando uma volta completa, já se percebeu que não vai ser nada fácil recuperar a distância.
O Sporting porque tem no avançado sueco uma arma impressionante para desbloquear jogos e o Benfica porque tem sempre quem dê uma mãozinha.
É bastante óbvia a facilidade com se expulsa jogadores de equipas que jogam contra o Benfica vs a dificuldade em expulsar jogadores de equipas que jogam contra nós. Só nestes últimos 3 jogos, toda gente se lembra das 2 faltas para cartão amarelo que Malheiro (Boavista) cometeu já depois de ter visto o 1º cartão. Do pisão no calcanhar a Pepê no jogo da taça contra o Estoril e no pisão de ontem a Eustáquio.
Aliás ontem foi mais uma arbitragem sem qualquer tipo de critério sendo o caso mais flagrante aquele em que no espaço de 1 min mostra cartão amarelo ao Nico por puxar um adversário e depois não faz o mesmo a André Horta num puxão mais ostensivo sobre Pepê.
Para mim é como da noite para o dia.
ResponderEliminarObviamente a equipa ainda tem muito para crescer (não é em 2 jogos que tudo fica pronto), mas as diferenças são abismais, seria impossível esta segurança defensiva á algumas semanas atrás e mesmo ofensivamente somos muito mais imprevisíveis, mesmo com vários jogadores com dificuldades na tomada de decisão.
Uma pena SC ter demorado 1 ano para chegar a esta conclusão. Os treinadores por vezes teimam em não ver o que os simples adeptos vêm.
Quanto ao que se passa extra jogo, pode ser que V. Baía de outra entrevista se ganhar as eleições.
Ps. Teria sido engraçado ver Octávio com as funções que Pepê tem agora.
O futebol é um jogo simples, fácil de perceber, às vezes o problema é achar-se que perceber o futebol só está ao alcance de alguns. Não é assim. Não seria capaz de dar um treino, mas sou capaz de ver como as equipas funcionam nas determinadas vertentes do jogo. Mais importante que os sistemas são as dinâmicas. Como as equipas se movimentam, como os jogadores estão perto ou longe uns dos outros, dão ou não linhas de passe, como são capazes de baixar para sair rápido, pressionar alto, marcar os ritmos que o jogo pede, se são organizadas, coesas defensivamente e letais na exploração dos espaços. Já vi tantos Portos que mal fora não soubesse olhar para o jogo e analisar com alguma objectividade. Muito diferente de dar um treino.
ResponderEliminarEspero que o porto acione a opção de compra do francisco conceição! Quanto ao jogo merecemos inteiramente a vitória...gostei muito das exibições do varela do evanilson e do francisco conceição!
ResponderEliminarUma nota para os "Bês", que perderam mais um jogo. Pouca intensidade, pouca garra, nem parecia que o jogo era contra quem era..
ResponderEliminarO talento de alguns jovens da formação está à vista de todos: Martim Fernandes, Rodrigo Mora não enganam, não vão demorar a chegar à equipa principal.
Pareceu exagerado quando SC declarou que D Carmo iria ter dificuldades em jogar na equipa B, depois de ver os últimos jogos parece que tinha razão.
Sfelgueiras
Sobre Francisco C, continuo estarrecido e sem conseguir perceber como este jogador foi vendido por um preço de saldo e agora o clube terá de pagar 10 M para reaver. É inacreditável, depois de termos visto a sua qualidade é capacidade de desequilíbrio nas poucas vezes que entrou no ano passado. É mais uma borrada administrativa imperdoável tal como já tinha acontecido com Galeno e Vitinha.
ResponderEliminarOnde antes...até ao jogo do Bessa incluído...parecia tremendamente difícil marcar um golo e muito fácil sofre-lo, agora, parece muito + fácil marcar e muito + difícil sofrer. A Besta Negra Estoril, que em 2 jogos nos tinha marcado 4 e sofrido só 1, afinal, com a equipa certa e no sistema certo, foi quase um cordeirinho, levou 4, podiam ter sido muitos + e não marcou nenhum. O Braga, o melhor ataque do campeonato, com excelentes jogadores na linha atacante, mal se viu, não levaram + porque o Malhado não deixou, perdoou pelo menos uma expulsão e um pénalti, fora alguns amarelos. Ao FCP é que ele não perdoou nada, amarelo ridículo para Pepê e pra Nico ficar fora do próximo jogo, logo a seguir ao AHorta perdoou pior. Este Malhado é um traste vermelho encardido. Devia ter havido queixas da arbitragem logo a seguir ao jogo, até podia ter sido o Baía, que anda cheio de vontade de falar de arbitragens atrasadas.
ResponderEliminarO SC andava a complicar o simples, punha a equipa a jogar num sistema complicado para os jogadores do FCP e fácil de parar pelos jogadores adversários. Tudo ao contrário. As virtudes dos jogadores e da equipa do FCP ficavam muito escondidas e os defeitos bem à vista. As equipas pequenas, só precisavam de parar o jogo ofensivo estereotipado do Porto, e depois, aproveitar as autoestradas até à baliza, que as subidas dos laterais sempre a jogar como extremos, criavam. Com 1 extremo veloz e um PL veloz e possante, qualquer equipazeca bem organizada nos fazia 1 golo. Bastava um passe longo bem medido e lá ficávamos nós à beira de sofrer um golo. Agora, ficamos muito menos expostos e muito + imprevisíveis no ataque, e os golos surgem com + facilidade. Todos os jogadores do FCP parecem melhores agora.
O meu medo é o regresso do Taremi. Porque a forma de jogar anterior estava talhada para o Taremi + 10, o Taremi tinha que jogar sempre. Foi preciso ele ir embora e o Porto ter ficado à beira duma época perdida após o incrível 11 escolhido para o Boavista e o empate que se seguiu, para o SC, entre a espada e a parede, ter finalmente aberto os olhos. Mas com o regresso do Taremi, pode ter uma recaída. O melhor era o FCP oferecer já o Taremi ao Inter, por 1M podiam ficar com ele meio ano + cedo, ainda jogava meia época ao serviço deles por uma bagatela, era um excelente negócio pra eles e era ainda melhor pra nós.
O Ataque è a melhor defesa....
ResponderEliminarIsto assenta que nem uma luva a este nosso Porto!!!
Com a mudança do sistema para 433 (que a defender fica 4231), temos a equipa muito mais equilibrada....
Continuo a achar que ha alguns jogadores que devem sentar o cu no banco para arrepiarem caminho..... (o Galeno é um deles....), ja esta na hora do Sergio dar mais minutos ao Ivan Jaime e encostar......
O Pepe, as vezes na transição tenta fazer fintas em sitio PROIBIDO que me tira anos de vida!!!! Ontem aconteceu mais um......
Estes 2 ultimos jogos foram como que um tonico para nos todos..... e, o que esta a acontecer ao Braga, vai acontecer aos outros... É que o calendario que tivemos vai tocar aos outros tambem,... mais a europa etc etc.....
O hipotetico (super)Braga que andavam a anunciar ja esta a 5 do 3º lugar e tem o Vitoria coladinho a eles... e tem que ir a Alvalade, ao Bessa, aos arcos etc etc....
Vao tremer....(Ou os lagartos ou os 2....)
Vamos ver se encarreiramos este proximo ems, para quando o Taremi chegar, ja nao haver hipoteses de o SC trocar o sistema outra vez......
Zé, o problema é que não podes pedir ao Ivan Jaime o que pedes ao Galeno. Nunca o Ivan Jaime seria capaz de fazer aquele vai vem que fez o Galeno, ontem, por exemplo. Na minha opinião o melhor lugar para o espanhol é por trás do avançado, no lugar do Pepê. Já o brasileiro pode fazer o que se pede ao Galeno. Também fico doente com aquelas saídas sem o tempo certo de soltar a bola, pelo meio e muitas com vários adversários por perto.
ResponderEliminarA questão Galeno vs Ivan Jaime, poderá variar consoante o adversário. Parece óbvio que em jogos muito disputados, ter Pêpê no meio e Galeno numa ponta, nos dá mais consistência defensiva e velocidade a sair. Em jogos mais fechados, poderá perfeitamente entrar o Ivan Jaime para o lugar de Galeno, alternando depois a posição com Pêpê.
ResponderEliminarSem tirar o valor ao Taremi, este a voltar, poderá perfeitamente ser o suplente de Evanilson, ou seja, quando saiu ontem, entrar Taremi em vez do Toni Martinez. Voltar ao onze seria andar para trás, por várias razões.
Uma palavra para a evolução de Wendell nos últimos meses. O que estranho é ele não ter trazido já este nível. Fico com a sensação que ao querer entrar no espírito do Dragão, exagerava sempre nas entradas, não temporizava. Agora está muito mais sereno, embora ainda tenha uma ou outra paragem.
Em relação ao DD, não querendo precipitar a subida do Martim, porque não ir buscar o Costinha? Ter o Jorge Sanchez emprestado e ver que não vai dar, seria uma alternativa muito melhor e mais barata.
Depois de ver o Rio Ave até à expulsão seguida do golo fiquei com a pulga atrás da orelha e não foi com o arbitro. Explico: Quando estamos a ver o jogo sentimos o que está para acontecer, geralmente a equipa que joga melhor vence e mesmo os golpes de sorte que contrariam esta tendência são antecipáveis, quantas vezes não passamos por isso com o nosso clube. Ora, ontem mais uma vez, desde há alguns aninhos a esta parte vejo mais um jogo dos mouros a contrariar esta tendência, um jogo estranho portanto. Na 1a parte não fizeram nadinha o Rio Ave trocava a bola como se fora o Real Madrid, e eles num contrataque desde lá do fundo, que podia ter sido travado facilmente, mas com a defesa duma macieza atroz, 2vs2, pumba, empate ao cair do pano. Depois apos 15 min de 2 parte inofensivos, em 2 minutos mão na bola propositada para o vermelho e Antonio Silva vê a bola cair-lhe aos pés e mete la dentro. Conheço um tipo, apostador profissional, que por acaso é benfiquista e que dizia, "aposto nos jogos todos, menos nos do Benfica", supostamente por a paixão clubística toldar-lhe o raciocínio. Não acho que o problema seja esse, e nos tribunais deste país tem-se constado o mesmo. Pobre futebol tuga..
ResponderEliminarSerá que pedir ao Evanilson, com o histórico de lesões que têm tido, aquela disponibilidade física não vai criar um problema ao jogador? Ontem saiu totalmente desgastado, espero que mais jogos assim não venha a romper.
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarGanhamos e ganhamos bem, sem espinhas. Como disse era fundamental para continuarmos na luta, será sempre extremamente difícil se não quase impossível por causa dos padres e padrecos que continuam a ser os bonecos dos corruptos vermelhos. Ontem a arbitragem foi uma vergonha, vários amarelos por mostrar, mostrou amarelo imediatamente ao Pepê quando lhe fez sinal com os dedos de duas faltas para amarelo, o fdp nem pestanejou pimba mostra logo, enfim continua tudo na mesma apesar do Baía ter vindo mandar umas postas de pescada. Já devia ter vindo a publico reclamar mais uma vez, porque é quando se ganha que temos de mostrar as diferenças de critérios evidentes.
Temos de melhorar num aspecto muito importante, o tempo que jogadores ficam com a bola nos pés, tem de ser um ou dois toques, no máximo 3 para a bola circular e obrigar os jogadores adversários a correr atrás dela. Só imagino o que teríamos feito se SC tem posto o 4-3-3 ainda com Uribe, Otávio,Vitinha, Luis Diaz etc ....
Pena o Nico não puder jogar no próximo jogo, acho que pode meter o Baró no lugar do Nico, também devia como já disse várias vezes trocar os extremos durante o jogo porque dá situações de ir à linha e cruzar, claro que com critério. Há que continuar a trabalhar nesta base e melhorar sobretudo o ultimo passe. Finalmente 2 jogos seguidos de bom nível!!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarGostei da equipa. Era muito importante esta vitória.
Vamos ver se conseguimos manter esta regularidade de exibições.
O Taremi não pode ser o culpado dos nossos maus resultados a ponto de temerem o seu regresso, Será, na minha opinião, o substituto do Evanilson que ontem correu até á exaustão.
Mais uma vez a arbitragem actuou na Luz quando o Rio Ave se dispunha a ganhar o jogo.
Um abraço.
Em relação ao jogo do slb, e indo ao essencial do que quis dizer o Ricardo: Será que foi o árbitro o facilitador da vitória do slb? Ou será que foi o Aderlan Santos?
ResponderEliminarPrimeiro, a forma como "faz frente" ao Rafa, no 1° golo do slb. Não incomoda nadinha, sempre a muita distância, tãooooooo macio, deixando o Rafa movimentar-se completamente à vontade, se ele quisesse penetrar penetrava, quis assistir, assistiu como quis. Aposto que se fosse um Galeno ou um Pepê fazia muito +, e daqui por uns tempos, se o Aderlan não sair entretanto do Rio Ave nem estiver lesionado ou castigado na altura do jogo com o Porto, talvez dê pra ver isso.
Depois, já na 2a parte, quando o slb, por si, continuava a jogar nada e quem criava oportunidades de golo cantado era o Rio Ave, que miraculosamente não entravam à conta do Trubin e de alguma azelhice dos avançados do Rio Ave, entrada dura sobre o Rafa, completamente desnecessária, quem o viu no lance do 1° golo do slb e quem o viu neste. E poucos minutos depois, o corte descarado da bola com o braço bem aberto, mesmo a pedir 2° amarelo. O lance era perigoso para a baliza do Rio Ave eu sei, mas o jogador do slb que podia receber a bola estava bem marcado e ainda havia o gr do Rio Ave. Pra quem foi tão langão no lance do 1° golo, foi demasiado expedito pra se fazer expulsar.
O Boaventura já não está em prisão domiciliária, já só está com termo de identidade e residência, já pode andar por aí a fazer o que muito bem lhe apetecer, incluindo, viciação de resultados desportivos a favor do slb.
explicou melhor que eu, Negroni obrigado. Como é possivel uma equipa que constroi 2 ou 3 oportunidades em 60 minutos e andou atras da chicha o tempo todo consegue virar o resultado de 0-1para 2-1 e expulsar um adversario. Podemos dizer, ok o adversario é fraco, mas nao pareceu nada, pelo contrario. o proximo presidente deveria ter como designio requalificar o futebol portugues, para seu bem. Tomar posiçoes de guerra face ao escandalo que temos suportado. é inadmissivel as imagens serem transmitidas por um dos competidores ainda para mais qd elas fazem parte da arbitragem do jogo. é vergonhoso e ridiculo e inexplicavel. e qq suspeita de conluio de resultado entre equipas/jogadores tem de levar pena capital. isso ja nem é roubar, é simplesmente estupido. e isso ja existe e está regulado em paises ditos "normais". Alias os 1os a pagar a fava sao eles proprios atraves dos enxovalhos na uefa ano apos ano, e os arbitros igual, ninguem os quer por lá.
EliminarA equipa esteve bem e a vitória não sofre qualquer contestação.
ResponderEliminarNo entanto, na minha opinião, o problema não é contra este tipo de adversários, sim, contra as equipas que passam o jogo bem fechadas. Aí é que tem faltado tudo e as exibições têm sido penosas. Com a exceção do jogo contra o Estoril em que as alterações efetuadas pelo “mister” dão claras indicações que estamos no caminho certo.
Continuação do que se tinha visto a meio da semana, desta vez com a variante Evanilson fazer de Taremi, a jogar no campo todo, ajudando ao equilíbrio defensivo e proporcionando as saídas rápidas de Xico Conceição, Galeno e Pepê. Mais vez Sérgio Conceição engoliu Artur Jorge. No entanto é evidente que há trabalho a fazer, principalmente no último passe, pois não é possível continuar a desperdiçar-se ocasiões de 3 para 3 que com inteligência do portador da bola facilmente poderiam dar golo.
ResponderEliminarNico, ontem, foi mais intenso que no jogo anterior. A continuar nesta bitola poderá ser importante na recuperação.
Mas neste momento apetece-me aplaudir 2 jogadores pela impressionante evolução tática que tiveram, pelo que jogam, pela importância que têm na equipa, pelo que passaram, pelo que ouviram, pela humildade que sempre demonstraram - um deles até andou na B (maldito Sérgio que és uma besta e não sabes aproveitar o que tens) - Evanilson e Wendell, parabéns.
Sigo regularmente a B - uma espécie de rio à guarda de Folha para onde confluem os rios mais pequenos cujos guardas, como Capucho e outros, dentro das limitações conhecidas, estão a fazer um bom trabalho e que Sérgio Conceição tem feito de tudo para potenciar - que vem de 5 derrotas seguidas, 3 com os (na altura) três primeiros, com o Paços e ontem contra os corruptos. Só nos 2 últimos a equipa não jogou como tal, o resultado de ontem é uma mentira que em nada corresponde ao que se passou, mas 2 factos foram óbvios em todos eles, a arbitragem em Portugal é mafiosa e David Carmo não é digno de vestir a camisola do FC Porto. É despachá-lo com só com o I.
Ao que tudo indica, David Carmo a caminho do Olympiakos. Daí as notícias do interesse do FCP no central turco do Atlético. Esperar primeiro para ver como se desenrolam as coisas. Era uma solução interessante para nós, à partida. Dependendo, claro, se a cláusula de compra do Carmo é obrigatória ou não e de quanto seria. Não sendo obrigatória, corremos o risco de o jogador se desvalorizar ainda mais caso não corra bem na Grécia.
ResponderEliminarDVP, pensei o mesmo em relação ao desgaste do Evanilson. Não comentei porque acho sinceramente que teve este trabalho defensivo intenso por se tratar de um jogo "grande". Quero acreditar que em jogos contra equipas mais pequenas não lhe será pedido aquele trabalho todo sem bola.
ResponderEliminarObviamente que terá de fazer a sua pressão na frente, mas não o veremos em sprints para cortar bolas perto da nossa área.
Este tipo de sistema de jogo já exige mais de Eva quando temos bola, não podemos exigir mais ainda sem ela. Correndo assim o risco de lesão do jogador ou de aos 60 min já estar esgotado.
No comentário anterior esqueci-me de fazer 2 referências. Nico ainda não está a jogar nada de outro mundo, mas tem um pormenor que faz toda a diferença em relação aos outros médios do Porto. Está sempre em movimento a dar linhas de passe para os colegas. Dá a bola e nunca fica parado. Assim, muitas vezes, mesmo não tocando na bola, abre espaços e linhas de passe para outros colegas.
Quem vê alguma coisa dos jogos do Benfica vê bem a pouca vergonha que é o nosso país. Di Maria está constantemente a fazer-se ás faltas e penaltis. Ainda no jogo com o Rio Ave simulou 2 vezes na área. Toda gente se lembra do que fizeram ao Taremi, mas alguém houve alguma coisa sobre o argentino? E amarelos por simulação quantos viu?
Grande jogo da equipa, controlamos completamente o Braga e só lhes permitimos uma chance , bem defendida pelo Diogo Costa.
ResponderEliminarEste desenho tático parece ser o ideal para as características dos nossos jogadores, gosto de ver o Galeno naquele lugar em vez do Ivan Jaime que é mais um dez ou interior. O Galeno apesar de definir muito mal, estica a equipa e defende muito. Ainda há muito a melhorar mas temos uma boa base. Acho que vai ser muito difícil sair do terceiro lugar, este empate com o Boavista deixou nós demasiado longe. E até acho que temos equipa e futebol para recuperar, mas depois ver o Malheiro e como nos quis lixar o jogo todo acho que não temos a mínima chance. Qualquer jogo mais equilibrado, um Malheiro qualquer vai-nos entalar a primeira oportunidade. O sacana fez o que quis e gozou com a nossa cara em pleno Dragão. Noutros tempos não se atraveria..
Boa vitória do basquete embora com demasiado sofrimento, fomos sempre muito superiores tirando alguns erros infantis nos últimos dois minutos. Vi o jogo dos B, derrota pesada mas foi um jogo equilibrado em que levamos 3 golos em um frango do GR (já começa a ser hábito do Meixedo); e erros infantis da defesa.
Fala-se que a contratação do central turco está a avançar , espero que sim, apesar da boa exibição do Fábio Cardoso, acho que o turco tem cabedal para a Champions e para o Sueco do Sborden.
Fiz um post no facebook, acompanhado de quadros que mostram que o FCP é a equipa com mais cartões amarelos e com menos tempo útil de jogo. O texto é este:
ResponderEliminar"Perdemos força, poder, influência. Antes, mais que nos respeitarem, temiam-nos, agora gozam connosco.
Como é possível uma equipa que entra sempre para ganhar, é dominadora na esmagadora maioria dos jogos, é a que tem mais cartões e das com menos tempo útil de jogo?"
Caro DVP pode enviar-me o link para a sua pagina no FB?
ResponderEliminarRoque, basta clicar no símbolo do Facebook que está do lado direito e tem acesso à página.
ResponderEliminarBom dia Sr Vila.
ResponderEliminarEste central turco era um upgrade indiscutível.
Lembro-me dele no Leicester de Premier league e era um esteio.
Possante,forte nos duelos e no jogo aéreo.
Será possível ?
Abraço
O Soyuncu é bom, faz lembrar muito o nosso Ricardo Carvalho. Eu preferia a aposta no que já temos, ou seja, no Gabriel Brás, mas como o SC quer alguém já muito experiente, para chegar e jogar logo de caras, o Soyunku é do melhor que há por aí disponível. Mas nada de loucuras na cláusula de compra. No máximo dos máximos, os 12M de euros actual valor de mercado do jogador. Mas que seria um grande upgrade, lá isso seria. O FCardoso esteve bastante bem nos 2 últimos jogos e até marcou um golo muito importante, mas é claramente o jogador + limitado do 11 inicial desses 2 jogos. Dá apenas um bom suplente para o FCP.
ResponderEliminarSC tem que continuar com esta equipa, este sistema, esta dinâmica. Há muitos jogadores muito jovens, com muito potencial, que daqui por uns meses, apostando neles, vão estar a jogar muito +, e com eles a equipa. A única forma de fazermos frente aos nossos 2 inimigos lisboetas, levados ao colo por tudo e todos...especialmente os corruptos..., e levarmos vantagem, é sermos muito melhores que eles. Já o dizia o grande José Maria Pedroto. Se estivermos ao mesmo nível ou formos só ligeiramente melhores, não temos hipótese, ficamos atrás. Esta equipa dos últimos 2 jogos, pode crescer muito, tem potencial pra ter o melhor meio campo, de longe, do futebol português e tem um grande avançado centro e muito bons extremos. Com algum tempo, pode tornar-se a melhor equipa nacional outra vez, como aconteceu na época de Vitinha e companhia. E o Ivan Jaime tem de ter + tempo de jogo.
Não conheço esse central turco do Atletico de Madrid, mas é esquerdino? Ou costuma jogar pela esquerda? Era bom que tivesse essas características para não andarmos em adaptações. Fábio Cardoso não é um craque, mas vai cumprindo, mesmo como central pela esquerda o que ainda complica mais.
ResponderEliminarDo que me recordo da posição dele no Leicester,jogava pelo lado esquerdo.
EliminarAbraço
Vila pouca, o central turco é ambidestro... É muito bom tecnicamente e bom no passe longo
ResponderEliminarÉ titular de caras no porto
Bom dia,
ResponderEliminarUm aparte do futebol... alguém me consegue explicar pq foram anulados dois golos ao Arouca contra o Guimarães?! Questiono em particular o 2.o e já perto do fim... Teoricamente por fora de jogo... Percam 1minutinho a tentar ver, e mto agradeço o vosso feedback.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarDr madureira grande amigo do sr presidente, insulta tudo e todos.
Jorge Costa vai apresentação da candidatura de AVB, na boca do dr madureira é um traidor. Estou para ver se este sr dr das confusões caso o AVB ganhe, vai ter coragem de ser o chefe da claque a negociar seja o que for com AVB, traindo o seu amigo derrotado sr presidente. Estou mesmo adivinhar a confusão no dia das eleições! Espero que haja policiamento que chegue para prender os prevaricadores...
Diz o sr presidente saídas não, entradas talvez. Vai ser o mais do mesmo, sempre interessado na prata e vai acabar por comprar pechisbeque. Em relação a saídas uma praticamente já é, Taremi no Inter a custo zero no final da época, quando regressar da sua seleção, vai andar a pastar e tirar lugar a outro.
Sérgio Conceição não vai apoiar nenhum dos candidatos. Era o que mais faltava se o fizesse, vai as urnas o voto é secreto, porque trabalho é trabalho, conhaque é conhaque.
Baia a lamentar arbitragens, pelos roubos que nos fazem. Sair em defesa em vésperas de eleições, mostrar que existe que está atento porque o sr presidente já não tem força, pouca mobilidade quando se lamenta é sempre com a ternura da idade! Para quê um presidente destes.
A Justiça em Portugal é uma mentira, se não houver grandes reformas, isto vai de mal a pior.
Boaventura, Gonçalves e todos os outros processos que não são poucos do benfica na Justiça, mas castigos para o clube do regime é sempre uma montanha que pariu um rato. Vergonha, Vergonha.
O central turco é direito. Fez boas épocas ao serviço do Leicester, prova disso é que chegou a estar avaliado em 45 milhões de euros.
ResponderEliminarAo serviço do Leicester já jogou em sistema de 4 defesas, onde atuou ora como central pela direita, ora pela esquerda. No entanto o Leicester variava o sistema e jogava também em 3-5-2 onde também foi central pela esquerda e pela direita.
Na última época jogou pouco no Leicester, muito provavelmente por estar em último ano de contrato. Viria a assinar pelo Atlético a custo zero.
Se tinha uma boa imagem do jogador em Inglaterra, em Espanha tem deixado a desejar. O Atlético joga com 3 centrais e ele nas poucas vezes em que jogou, já jogou pela esquerda e pela direita. Além da pouca utilização, quando é chamado, não tem estado bem. Mais estranho se torna ver o Atlético jogar com adaptações na posição de central e ele ser suplente.
Provavelmente por estas razões, perdeu a titularidade na seleção turca. Antes era quase sempre titular como central pela esquerda.
É um central que se sente confortável com bola e até arrisca demasiado. Passaria a ser o nosso central mais rápido e já conta com muita experiência.
Esquecendo esta última época e meia, baseando-me no que já o vi fazer no Leicester, acho que era boa solução para nós e entrava de caras no 11, ao lado de Pepe.
No entanto não sei se é um alvo realista em termos salariais. É que um jogador vindo da Premier League, onde os salários já são altos, e assina a custo zero pelo Atlético... Não deve ter um salário nada meigo.
ResponderEliminarO Dr. Madureira é um gentleman...do chiqueiro. Por ele, é PdC forever and ever, só por verdadeira adoração à pessoa do presidente, claro, quem disser que é por causa de coisas bem + prosaicas como boa parte da receita de bilheteira do Dragão e grandes ajudas pra deslocações e coisas afins, mente com os dentes todos. Alguém candidatar-se como alternativa a PdC ou o apoio a quem fizer isso, é um crime norte coreano. Leva logo com a elegância verbal do Dr. e só não leva nas "trombas", porque ainda vai havendo polícias e prisões. Custa-me a "digerir" como é que PdC, um homem que até é culto, que até gosta de declamar José Régio, António Nobre, Pedro Homem de Mello, nutre tanta estima pelo cavernicola Dr. Madureira.
ResponderEliminarA nossa formação, apesar da falta da Academia que já todos têm menos nós, mesmo assim não tem estado nada mal. 4 titulares no 11 actual da equipa A, passagem em 1° dum grupo com Barcelona na Youth League, presença garantida nas fases finais dos campeonatos de todos os escalões de formação. Mas com Academia, podia ser melhor ainda.
Não tenho expectativas em relação ao mercado. Ontem na Turquia diziam que o central ia para o Fenerbahçe. Hoje dizem que ainda não está fechado, mas que ele tem preferência em voltar ao país de origem. Enfim, as novelas do costume. Gostava muito que viesse alguém de qualidade, mas se é para entrar em loucuras eu prefiro apostar na prata da casa. Já sabemos que os clubes turcos em termos salariais levam grande vantagem sobre nós.
ResponderEliminar