No primeiro jogo da pré-época já com algum grau de dificuldade, frente ao Áustria de Viena de boa memória - esteve na histórica caminhada que culminou com a conquista da Taça UEFA em Sevilha tendo os escoceses do Celtic como adversário - e já com um andamento próprio de uma equipa que tem um jogo oficial dentro de poucos dias, o FCP fez uma primeira-parte muito pobre - empate a um -, melhorou muito na segunda, em particular após o minuto 60. Acabou por vencer com toda a justiça por 3-1.
Com um onze diferente daquele que iniciou o jogo anterior, Samuel Portugal, Gabriel Brás - foi o único que manteve a titularidade -, Zé Pedro, Otávio e Martim Fernandes, Gonçalo Borges, Alan Varela, André Franco e Galeno, Iván Jaime, Fran Navarro e Galeno, o conjunto de Vítor Bruno começou muito pressionado, desinspirado, incapaz de ter a bola, cedeu três cantos, permitiu lances de perigo junto à sua baliza.
Quando subiu pela primeira vez com algum critério e contra a corrente do jogo, chegou a vantagem. Marcou André Franco com assistência de Fran Navarro.
Não tardou a voltar a ameaçar a equipa portuguesa, primeiro por Iván Jaime e depois por Galeno, mas ambos definiram mal o último passe. O mesmo fez André Franco. Enquanto isso, os de Viena, melhores em tudo, iam ameaçando, mas não marcavam. E se os portistas não estavam bem a definir na zona de finalização, também não estavam melhor a defender, sair e construir. Atrás iam dando muito espaço, permitindo que o Áustria de Viena causasse perigo. Depois, um futebol trapalhão, desligado, lento, previsível, errático a passar. O jogo ia-se arrastando e era muito pobre a exibição dos Dragões, de positivo apenas o golo. Mesmo com toda a tolerância derivado de estarmos no início da época, das cargas físicas, de ser um equipa nova, do adversário estar com a preparação mais adiantada e ter mais ritmo, exigia-se bem mais.
Já no tempo de descontos, mais um canto, mais uma péssima abordagem defensiva, Galeno completamente batido, golo dos austríacos.
O resultado ao intervalo, um empate, até era injusto, o FCP nem isso merecia.
Depois daquela primeira-parte para lembrar e não repetir, dificilmente a segunda podia ser pior.
Entrando com o mesmo onze, a equipa normalmente de azul e branco, mas hoje de laranja, continuou desastrada, incapaz de fazer alguma coisa de jeito, só não ficou a perder logo no início da etapa complementar porque foi assinalado fora-de-jogo. No mais, os mesmos erros dos primeiros 45 minutos, atrás, no meio e na frente.
Aos 59 minutos começaram as mexidas, João Mário, David Carmo e Danny Damaso, substituíram Gabriel Brás, Otávio e Fran Navarro. Aos 65 saíram Ivan Jaime e André Franco, entraram Grujic, Nico e a equipa com as substituições melhorou bastante. Como consequência, Gonçalo Borges que até não estava fazer um bom jogo, sacou um remate de trivela, conseguiu um grande golo, colocou novamente os portistas na frente. O golo inspirou Gonçalo Borges que pouco tempo depois fez um excelente cruzamento para belo golo de cabeça de Nico.
Já não havia dúvidas, houve um Porto até às substituições, outro após.
Aos 84 saíram Gonçalo Borges e Alan Varela, entraram Vasco Sousa e Gonçalo Sousa.
Por várias vezes o FCP podia ter feito o 4°. Martim Fernandes ao poste, Namaso a não rematar bem, ainda Galeno e Vasco Sousa também perto de balançar as redes.
Resumindo. Um Dragão pobre, amorfo, tristonho, sem alma, na primeira-parte e 15 minutos da segunda. Depois com as substituições foi um Dragão completamente diferente, marcou mais dois golos, podia até marcar mais um ou outro e esteve muito mais próximo do que se espera no futuro e exige à equipa de Vítor Bruno.
Espero o próximo jogo frente ao Sturm Graz, campeão austríaco e jogo com um ainda maior grau de exigência.
Se há coisa que me irrita é ver jogadores a jogar em lugares que não são os seus, veja-se hoje o caso de Martim Fernandes. Tem de haver 2 jogadores com o mínimo de qualidade para cada posição, principalmente numa equipa que quer ser campeã. A primeira parte foi horrorosa e ficou provado que é preciso comprar um defesa central que faça a diferença. Se Otávio é o nosso melhor defesa estamos conversados. Espero que a Juventus nos faça o favor de levar o Galeno.
ResponderEliminarNão vi o jogo mas ouvi o relato, e fiquei com a ideia, de que Martim Fernandes, mesmo na esquerda, tem estaleca para lutar pela titularidade, apesar dos 18 anitos. Miúdo à Porto. Também fiquei com a sensação, de que assim, o Ivan Jaime e o Navarro não vão lá. Deviam aproveitar a ausência dos titulares, que chegam já muito tarde, para tentarem ganhar a titularidade no início da época, mas neste jogo, mal ouvi falar neles, quase nunca estiveram em jogo. Deviam pôr os olhos no Martim Fernandes. O Gonçalo Borges marcou pontos, tem de conseguir fazer isto + vezes, ser + regular. Espero que o jogo contra o Sturm Graz, seja encarado por VB já como um teste muito a sério, que entre a melhor equipa possível no momento, a equipa para o início da época, e que a partir dos 60 minutos comece a fazer substituições, mas só as 5 possíveis num jogo a sério. Vai ser o jogo + difícil da pré época, espero que seja bem aproveitado para treinar o jogo da super taça. O Rodrigo Mora devia ter entrado para jogar o último quarto de hora, acho que merecia, e podia ter aproveitado o cansaço dos austríacos para fazer alguma coisa boa, que lhe desse confiança. Foi pena.
ResponderEliminarAinda faltam 6 jogadores que ainda estão de férias .
ResponderEliminarMais um avançado e um central por empréstimo .
Seria bom que conseguisemos os empréstimos do Fábio Vieira , do Vítor Roque , e de um bom central de uma equipa grande da Europa ...
Mesmo que o grau de dificuldade do jogo tenha sido diferente, gostei muito mais do Martim Cunha na lateral esquerda com o Al Arábia que o Martim Fernandes hoje. Aliás, nem percebi porque se fez a adaptação, o MF é lateral direito.
ResponderEliminarCompreende-se que os miúdos ainda sintam dificuldades em recuperar das cargas e não possam ser utilizados todos os jogos. Daí não jogar o Rodrigo Mora. Acho que o Zé Pedro cumpre e não sendo um craque não compromete, dá alguma tranquilidade.
Quem tem mostrado andamento, está solto, confiante, é o Nico. Tenho gostado mais do Grujic que do Varela. Agora mais que tudo é preciso dar pulmão e ritmo, repartindo o tempo de jogo por todos. Na terça já obriga a mais cuidados, contra o Al Nassr talvez um pequeno esboço da equipa da supertaça. Embora os jogadores que participaram no euro e na copa América ainda precisem de tempo.
Interrogo-me como depois de dar 20 pelo David Carmo, demos acho que 10 ou 12 pelo Otávio que não é melhor? É por decisões destas que chegamos a este ponto em que estamos.
Não é simples avaliar dadas as circunstâncias, desde um GR que nunca tinha jogado em 2 anos, aos laterais, o Franco marcou um golo mas parece que não está em jogo, o Ivan Jaime só tem lampejos, faltam muitos titulares e houve muita rodagem e mesmo assim ganhamos contra um adversário que tem mais preparação, não consigo retirar ilação nenhuma deste jogo…
ResponderEliminarO onze para mim seria Cláudio Ramos, João Mário, Martim, Otávio (Carmo) e Zé Pedro. Varela, Nico, Jaime, Mora, Borges e Navarro (Martinez/ Namaso).
Isto claro sem os titulares que ainda não treinaram.
Mas aqua se vê o que tem sido a política de contratações dos últimos anos, temos vários jogadores que não acrescentam muito e me parecem medianos como o André Franco, o Otávio, Óscar , o. Grujic, Navarro, e o Toni Martinez por exemplo. Não incluo ainda o Ivan Jaime porque ainda não quero acreditar que enfiamos esse barrete (ainda).
Tenho esperança que ainda vamos trazer três jogadores de qualidade….haja esperança. A equipa precisa de um bom avançado, estamos neste capítulo muito atrás dos nossos rivais.
A jogar menos bem e a cometer erros, que seja agora, para refletir e corrigir.
ResponderEliminarAinda não temos o plantel completo, vai haver reajustes, creio que falta um bom central, Zé Pedro é o melhor de todos, e deve ser titular, Otavio sempre me deixou duvidas, Carmo como estará?
No meio campo, se o Mora e o Jaime acertarem, não estamos mal, na frente, impoem-se um goleador de créditos firmados, o pior é o guito, ou a falta dele.
Gostava que o Gonçalo Borges se tornasse mais regular, e evoluísse, tem excelentes qualidades.
Esperemos melhorias nos dois jogos que faltam, para estarmos bem na Supertaça.
Temos jogadores maus e ou medianos em excesso, para vender já seriam :
ResponderEliminarFran Navarro, Ivan Jaime foi um enorme barrete, André Franco é muito fraquinho, Martinez, Baró, Eustáquio, Samuel Portugal e o Francisco Conceicão, este último só porque poderá destabilizar o balneário.
Com estas vendas poderemos obter um valor entre os 60/70 milhões e então tentar contratar um ou dois jogadores que acrescentem qualidade.
Estes jogos pouco ou nada servem para nós adeptos tirar conclusões.
Faltam muitos dos titulares e jogam outros que depois não voltarão a jogar.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarUma 1ª parte para esquecer, valeu o golo madrugador aos 7 minutos. Na 2ª parte só depois das substituições, aí sim houve mais musculo e entrosamento, foram 3, podiam ser 4 ou cinco.
Muita gente das camadas jovens, são jogos de preparação, ainda não chegaram os outros jogadores não dá para ver muito...
Não me peçam para tirar conclusões com estes jogos, há demasiadas variáveis e objetivos para ambas as equipas para alguém que está fora poder disser qualquer coisa.
ResponderEliminarO que posso dizer é que já tinha saudades de uma pré-epoca assim, com estágios normais e jogos de preparação normais e não de jogos às escondidas fechados no Olival.
Quanto às expectativas para a época são nulas. É um novo treinador sem experiência com armas muito mais fracas que os rivais e ninguém ficará surpreendido se nem existirem reforços.
Desejo toda a sorte a este grupo mas não posso iludir-me e exigir o uma luta igual com os nossos rivais.
Esta primeira parte foi medonha. A fazer lembrar o pior Porto da época passada. Muita bola atrasada no GR, circulação lenta, defendemos e atacamos mal as bolas paradas. Pouca agressividade e desorganização na pressão, sendo que muitas vezes não pressionamos alto.
ResponderEliminarNota positiva apenas para o facto de se notar que há intenção de promover mais o jogo interior, mais passes pelo meio a quebrar linhas. Os únicos jogadores que gostei na 1 parte foram Ivan Jaime e Zé Pedro.
A partir do minuto 60 tudo mudou. A equipa começou a ter mais bola, mais dinâmica, mais agressividade, melhor reação a perda e passamos a dominar o jogo. Boas entradas do Nico e principalmente de Namaso.
Temos de ter em conta que está muita gente nova no 11, muita gente a jogar fora das suas posições habituais, provavelmente treinamos de manhã e havia cansaço acumulado e o adversário está mais adiantado na preparação. Ainda assim acho que foi má demais, a não repetir.
Boa tarde malta,
ResponderEliminarNão tenho visto os jogos, mas sou daqueles q não gosta de pré-epocas 100% vitoriosas, mais ainda e de acordo com o q li, vitórias algo enganadoras..
Mantendo o Goykeres, obviamente q o scl é o favorito à partida, depois e tendo em consideração daquilo q somos feitos, será o FC Porto! Tudo o resto são cantigas...
Um pouco triste d não ver trabalho de mercado, independentemente de haver ou não haver dinheiro. Existem jogadores q pelos anos de casa e retorno desportivo q tiveram, entendo claramente q são vendas prioritarias: Pepe, Evanilson, Grujic, wendell, Conceição (por outros motivos), Eustaquio, eventualmente o próprio João Mário! Chamem-m tolo, mas não acho q o FCPORTO ficaria mais fraco dentro do campo com estas ausências...
1avancado q saiba marcar golos é mm imprescindível nesta equipa, independentemente q vendam todos os q enumerei! Acredito q com regularidade d jogo o Gonçalo Borges se apresente num patamar acima do Galeno, pelo menos tenho essa esperança ;)
O Gonçalo Borges tem de aproveitar as oportunidades para marcar posição. Aquele golo não pode ser um fogacho que aconteceu, tem de ser um factor de motivação para que apareça um jogador mais regular, mais consistente, capaz de mostrar capacidades para ser, se não um titular indiscutível, pelo menos uma alternativa a ter em conta.
ResponderEliminarPara mim o jogador que estaria no ponto para explodir este ano seria o Namaso pelos anos que já está no Porto. Mas infelizmente já tem 23a, e começo a achar que é mais um banal.
ResponderEliminarEsta época é fundamental para o Gonçalo Borges.
ResponderEliminarTem muito talento mas pouca consistência.
Acredito que o Vítor Bruno vai conseguir que ele cresça como jogador e possa ser mais um grande craque.
O Mora é outro craque que irá melhorar com o apoio do VB, ao contrário do SC "o mago" o Bruno parece ter muita mais paciência e feeling para lançar os miúdos.
Gastaram-se + de 32M em 2 centrais esquerdinos e não temos uma dupla de centrais titular de grande categoria. Em tempos não muito recuados, com menos de metade desse dinheiro, comprámos uma dupla de centrais de categoria, para titularissimos, e o restante deu para comprar + 2 ou 3 jogadores, um bom, um assim assim e outro um total flop (Mbemba, Manafa e Loum).
ResponderEliminarE a sensação é que o Diogo Leite, não sendo nenhuma vedeta, não é pior que nenhum dos dois e era nosso...
ResponderEliminarTécnicos e direcção desportiva, estão a ver, testar, procurar saber se algum dos jovens pode dar um passo em frente, afirmar-se, para então ver as necessidades e reforçar um ou outro lugar.
Como disse aqui N vezes, quem tem 85/86a, a última coisa que pensa, é no futuro do clube! Ele sabe lá se amanhã está vivo. Mas os sócios esqueceram se disso e agora pagaremos por isso. Quem gasta 20m em Carmo, metade em Otavio, acordos com fundos, academias, valeu quase tudo, ele queria lá saber se havia dinheiro, nos seus altos 85 anos, vê a vida diferente, o que conta é o dia de hoje, o amanhã amigos, cá já não estarei, paguem a conta! Não aprenderemos absolutamente nada, se depois disto não se mudem os estatutos e se proiba candidatos que tenham mais que X anos e se permita apenas excepções mas para isso se exiga maioria de 2/3. E também se proiba mais que X mandatos. E também se proiba endividamento excessivo, mais uma vez excepções exigem maioria de 2/3. E isso serviria de memória para nunca mais esquecermos o que aconteceu! Mas sendo eu português, sinceramente, nunca aprendemos nada, duvido que esta sad proponha isso e vai deixar que as pessoas se esqueçam.
ResponderEliminarTem lá calminha !!!
EliminarA poeira ainda nem sequer apoisou , esta direção presidida por AVB tem muito que fazer !!! muitos fogos para apagar !!!
Estou certo que a seu tempo os estatutos irão mudar , mas , querias que fosse agora em plena época de férias , deixa passar mais uns meses !!!
O AVB tem que mais que fazer nesta altura !!!
Diogo Leite deve ter sido + um dos muitos com que SC embirrou, porque sim, ou porque não lhe devia fazer os salamaleques devidos à sua alta importância. Aconteceu com
ResponderEliminarmuitos outros, até recentemente. A somar aqueles que exigia ou aprovava e em que depois nunca apostava e aqueles que não deixava que fossem vendidos e depois saíam a custo zero, são centenas de milhões de prejuízo para o FCP que práticamente anulam o que deu a ganhar em boas campanhas na Champions e na valorização de jogadores. Foi ela por ela, tirou com uma mão o que deu com a outra, sempre pensando + em si e na família do que no FCP.
Verdade , Diogo leite é tão bom melhor . Isto só mostra a gestão destes últimos anos.
ResponderEliminarPara a próxima época espero acima de tudo ver bom futebol trabalhar na formação e lançar jovens para cada final época vender alguns activos. Imagem do ajax. Títulos não acredito muito mas com trabalho competência pode ser possível.
Não tendo o poder negocial dos rivais não estou a ver grandes contratações. Prefiro que se aposte em jovens .
SC não têm culpa de nada. Quando ele se intromete em algo que não devia não é por culpa dele, é por culpa de quem deveria mandar e se demitiu dessa função, se acomodou.
ResponderEliminarAo SC só tenho agradecimentos, ele lutou pelo FCP até com prejuízos para a sua imagem. Eu vi os jogos e se estivesse no banco seria pior.
Agora é apoiar o VB e estarmos atentos para quem deva mandar não se demita da sua função.
A verdade é que até ter aparecido o AVB nenhum de nós viu nos outros candidatos seriedade e competência para assumir a liderança de um Clube que cresceu imenso desde 1982 e por isso deixamos PC tantos anos na presidência, mesmo sabendo que à sua volta andavam oportunistas, porque não havia melhor. Agora viramos a página, vamos ver se temos a capacidade de apoiar mesmo sem resultados imediatos.
Luís Lima, verdade. Com o JNPC que conheci bem, o presidente que não ficava refém de ninguém, por mais popularidade que tivesse no momento o treinador ou jogador, o SC tinha saído logo no final da primeira época quando ameaçou bater com a porta se o Hector Herrera saísse. Foi o princípio de um treinador de rédea solta a fazer e a dizer o que queria, com PC a permitir e nalguns casos, autênticos crimes de lesa FCP, a assinar por baixo.
ResponderEliminarPor isso saiu com uma derrota estrondosa e o treinador está sem equipa para continuar a trabalhar.
Este pode muito bem ser o ano do Gonçalo Borges , há um ano atrás começou muito bem , fez várias assistências para golo , parecia que era o ano dele , mas depois desapareceu , culpa dele , mas também de Sérgio Conceição que o pôs a lateral .
ResponderEliminarO Vítor Bruno tem lhe ensinar bem quando deve centrar , rematar , arrancar para a baliza , quando souber , pode ser um caso sério ...
Concordo , Diogo Leite não é inferior ao David Carmo e ao Otávio Ataíde , mas já aqui foi dito , o Sérgio Conceição fazia e desfazia a seu belo prazer , sem critério , e com benção de Pinto da Costa , o resultado está á vista de todos ...
O Mário Santos nas modalidades é uma extraordinária mais valia. Só tenho pena que uma herança desgraçada não permita que a competência seja apresentada na planitude. Mas mal a casa esteja minimamente arrumada, no futuro vai ser possível...
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarO Gonçalo Borges,não abre espaços se não tiver terreno livre a sua frente.
Tem de vir embalado,para fazer desequilíbrios.
No 1 para 1 sem espaço 9 vezes em 10 que tenta fazer desequilíbrios não funciona.
Se ele estiver disposto,a sacrificar a sua vaidade em torno de atlecidade e disposição,acho que a posição certa será lateral.
Mas há falta de reforços.
Lá vêm o Borges para a ribalta
Sinceramente não estou a ver o Gonçalo Borges a lateral , do pouco se viu , não me convenceu .
EliminarPara além não precisamos de laterais , temos os lugares preenchidos ...
Ele tem tudo o que precisa para ser um grande extremo , só precisa que lhe digam o que tem que corrigir , e o Vítor Bruno pode potenciar ...
Boas
EliminarClaro que você tem razão,a principal característica de um lateral é saber defender e ter disponibilidade atletica e estamina para fazer o corredor.
Agora as principais características do Borges,é jogar em transição rapida com espaço,como o Porto a maioria do tempo joga em ataque continuado.
O Borges tem de fazer melhor para merecer jogar mais
O VB tem capacidade para fazer, acho, o que fazia o Prof. Jesualdo: Ensinar os jogadores de forma a eles desenvolverem e tirarem o melhor partido do seu potencial.
EliminarO SC não tinha nem feitio nem subtileza para isso. Os jogadores, para lhe caírem nas boas graças, só tinham que correr muito, trabalhar muito, dar tudo, mesmo que fizessem tudo errado. Podiam agarrar-se demasiado à bola, decidir mal, passar quando deviam rematar e vice-versa, que desde que se esfarrapassem todos, estava tudo bem pra ele. Intensidade, luta, e espírito de sacrifício, são essenciais, mas têm que ter inteligência à mistura.
Agora, quem tem + oportunidade de brilhar, infelizmente, é o José Pedro Pereira da Costa. Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia, daqui por uns tempos, quando a situação financeira estiver melhor, o Mário Dias e o Zubizarreta, também vão poder mostrar + o seu valor.
ResponderEliminarAVB e a sua equipa vão resolvendo os problemas. Segundo me disseram já existe um local com excelentes condições para receber os jovens da formação e dar-lhes tudo o que eles necessitam para estudarem e em simultâneo serem desportistas.
ResponderEliminarSinceramente se a opção do Vítor Bruno não resultar porque não villas boas a treinador, pior que o SC não faz de certeza, de maneira que pro ano haja possibilidades financeiras de contratar um bom treinador
ResponderEliminarLolol
EliminarVá lá, pelos menos não pedes o Jorge Costa a central... :)
Bjorn88, vamos parar com este tipo de comentários. Haja pachorra!
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarTemos a prata e o ouro da casa, mas, como diz o povo, nem tudo que reluz é ouro nem tudo brilha é prata. Já sabemos que muita das vezes não é assim, prometem muito, e por esta ou aquela razão não vão a lado nenhum, temos muitos exemplos de boas promessas em frustrações.
Temos que vender, mas nunca ao desbarato, há muitos buracos para tapar de gestões danosas deixadas pela direção cessante, mas penso, que uma ou duas vendas razoáveis dá para ir buscar um ou dois jogadores de alguma qualidade.
Neste começo da preparação da equipa, temos, com más ou mais ou menos boas exibições ganho, pelo menos equipa não sofre essa frustração da derrota.
De hoje a uns dias é mesmo a doer, aí sim, vamos ver como estão os cantos à casa. Tenho fé porque o nosso lema é Sempre a Ganhar...
Boas,
ResponderEliminarFiz um exercício e penso que os nossos atuais dirigentes estão atentos.
No que concerne o negocio com a juventus:
Diz se que estão interessados em 3 jogadores do fc porto
Wendell
Galeno
Francisco Conceição
Por esses 3 davam 70m€ + Tiago Djaló!!
Sem esquecer David carmo....15m€
Diogo Costa
Eu acho que haverá alguém que irá avançar fala se do ederson para as arabias
Guardiola quer Donaruma....não ficaria surpreendido que o PSG viesse cá....
Vamos as compras
Alex Sandro
James Rodriguez
Penso seriam uma mais valia pela experiencia que traziam ao balneário como também a enorme qualidade que ainda têm
Comprava o GR
Urbig alemão..
lateral esquerdo Julen soler do lanus
Wesley do corintias para colmatar a saida do Galeno
Faye ao Barça
Emprestimo do Vitor Roque
Lamachã, acredito que existe por parte do presidente e da direcção desportiva uma estratégia que será implementada na altura própria, isto é, quando se clarificar a capacidade de resposta de alguns jovens que estão no estágio e as possíveis saídas. Até ao final de Agosto ainda vai acontecer muita coisa... alías, na linha do que AVB disse...
ResponderEliminarCaros DVP e demais portistas do tasco,
ResponderEliminarNão vi grande parte dos jogos-treino mas do que vi, fiquei com as seguintes ideias:
1)a nível de sistema de jogo pareceu o mesmo, mas com ideias diferentes
2)Galeno e Conceição para mim eram os 2 jogadores para transferir de forma a podermos investir alguma coisa
3)não espero nada de muito diferente em relação à classificação da época passada pois os jogadores são os mesmos e o problema não era apenas o treinador
4)por mais que já tenha visto jogadores a darem muito mais em épocas diferentes com novos treinadores, não acredito que Zé Pedro, F. Cardoso, David Carmo, Wendell, Galeno, Grujic, Eustáquio, Toni Martinez, André Franco, Zaidu, G.Borges, Romário B., Namaso, Fran Navarro etc, possam fazer muito melhor do que têm feito nos últimos anos. Porque o problema é esse, um pouco melhor não chega, terá que ser muito melhor. Alguns destes irão melhorar certamente, apenas não creio que seja a maioria nem o suficiente
5)Tenho muita esperança em: Rodrigo Mora(não conto que carregue a equipa às costas...ainda), Ivan Jaime (tem a sua oportunidade de ouro para dar o salto qualitativo que esperava há um ano), Martim Fernandes, Vasco Sousa(gosto muito deste rapaz) e Otávio(apesar de estar muito verde) para serem dos melhores nesta época
6)Nico González, Varela, J. Mário, Evanilson, Pêpê, Diogo Costa seriam os intransferíveis e nos quais deposito esperança num rendimento digno de jogadores de uma equipa campeã
7)Brás, Martim Cunha e G.Sousa a jogarem na B com porta aberta para ganhar lugar na equipa A aos poucos, mas para esta época parece-me cedo que se possa contar com eles para elevarem o rendimento da equipa
Idealmente vendia o máximo de jogadores referidos em 4), mas isto não é quem se quer vender, mas sim quem nos querem comprar.
Os jogadores 6) + os 5) e contando com alguns que rendessem bem mais este ano do lote 4) creio que formariam um plantel interessante. Idealmente, contratar DE, DC, Extremo que pudessem entrar no 11(bem sei que estou a pedir demais).
Diogo Costa, João Mário(Martim), DC(Zé Pedro), Otávio(F. Cardoso+Marcano), DE(Martim Cunha), Nico(Vasco S.), Varela, Jaime(Mora), Pêpê(Namaso), Ext Dto(G.Borges+G.Sousa), Evanilson(Navarro/Toni M.). Algo deste género poderia resultar num FC Porto com capacidade para ser campeão...ou não.
Por último, dizer que o Sporting campeão covid também não tinha grande plantel e construiu uma excelente equipa precisamente no ano em que assumiram que não tinham as mesmas armas que os outros para serem campeões. Portanto é ir à luta com o que tivermos a 1 de setembro com certeza de que, como se tem dito e bem, roma e pavia não se fizeram num dia. E jogar pior que a época passada creio ser impossível.
Se o FCP vender e conseguir três ou quatro jogadores que venham para ser titulares, um central pela direita, um médio daqueles que é patrão, faz a equipa jogar, marca os ritmos, é capaz de romper linhas, encontrar espaços, servir os avançados e ter golo e um avançado capaz de fazer 20 golos no campeonato, o 4 seria um lateral esquerdo, acho que pode correndo por fora, mesmo partindo em 3º lugar da grelha de partida, discutir e até ganhar o título.
ResponderEliminarAinda agora acabou o euro e a copa América, o mercado só em Agosto vai agitar, até podemos ter acesso a um ou outro jogador excedentário em clubes de topo e conseguir empréstimos em óptimas condições e beneficiar com eles nesta altura de vacas magras.
Boas noites.
EliminarPlenamente de acordo, um central direito, o médio que marque a diferença na construção, assim, era provável que os avançados que temos fossem mais eficazes, e tbm não descartava o trinco com aquele pulmão. Seja como fôr,vamos lá ter calma.
Boas
ResponderEliminarIndependentemente de quem chegue,na supertaça o Sporting está em vantagem.
Tem o plantel completo,quase desde de início da temporada.
Vai ter de se fazer muita contenção de jogo nesse encontro para criarmos oportunidades,os factores posicionais vão ser de importância máxima.
Quando digo contenção e saber deixar o Sporting ter o controlo da bola,mas saber pressionar no momento estratégico certo.
Caro DVP,
ResponderEliminarIdealmente até nem discordo de si nas posições a reforçar. Aliás, o ideal era poder reforçar todas menos a baliza que me parece impossível melhorar.
Central direito parece-me claro e óbvio, assim como o lateral esquerdo. A nossa defesa, continuo a dizer, individualmente, era o sector mais fraquinho e com a saída do Pepe pior ficou.
Esse tal médio também gostava, mas teria que se assumir que Jaime falhou e dispensá-lo. E perder dinheiro em mais um jogador. Mas de facto esse médio craque seria o que faria mais diferença na nossa equipa para o processo ofensivo.
O avançado é que não concordo tanto. Eu gosto do Evanilson. Acho que pode ser a época dele. É um jogador que baixa muito bem em apoio tendo qualidade técnica e cabedal para segurar o nosso jogo, tem agressividade nos duelos, não sendo um sprinter também não é lento e teve aqueles problemas com lesões que lhe atrasaram a evolução. Não é um finalizador exímio mas tem feito golos. Falha alguns, mas creio que a equipa não criando oportunidades lhe limita essa possibilidade de marcar mais. E no ano passado acho que foi o nosso melhor marcador, numa equipa que tinha uma incapacidade gritante para criar, não era apenas para finalizar. Não acho que seja um finalizador de cruzamentos, mas sim um avançado para ser mais servido em diagonais curtas para rematar.
Tendo em conta as nossas limitações financeiras o avançado era claramente a posição que não reforçava. Trocava por um extremo. No pressuposto de saírem Galeno E Chico Conceição.
Obviamente que partimos atrás dos outros candidatos, essencialmente porque até ao momento mantiveram os seus principais jogadores e já se reforçaram. Já nós mudamos de treinador e ainda não chegaram reforços.
ResponderEliminarMas não vamos fazer de nós coitadinhos ao ponto de ir jogar contra o Sporting como se fosse o Man City. Os 11 das equipas grandes andarão perto dos da época passada e em 3 jogos com o Benfica perdemos 2 (um a jogar 70 minutos com 10) e ganhamos 1 e contra o Sporting em 3 jogos ganhamos 1, empatamos 1 e perdemos 1.
Mesmo contra Braga, 2 jogos 2 vitórias e contra o VSC 4 jogos, 3 vitórias e 1 derrota o desempenho não foi mau.
O nosso maior problema foram as equipas bem inferiores a nós.
Dito isto, não acho que seja preciso um milagre para que possamos ser campeões e acho que a única posição onde é imperial chegar alguém é no centro da defesa.
Claro que há outras posições onde era necessário haverem mudanças, mas não havendo dinheiro acho que muita gente que já cá estava tem capacidade para elevar bastante o seu nível de jogo.
Martim Fernandes, Gabriel Brás, Vasco Sousa e Mora são 4 miúdos com muita qualidade que podem ser muito úteis á equipa principal. Se relativamente ao Martim Fernandes acho que deverá conseguir brevemente a titularidade, Rodrigo Mora pode ser importantíssimo a sair do Banco para ajudar a descobrir espaços em equipas fechadas. Brás parte talvez como último na hierarquia de centrais mas há muito que vem mostrando qualidade e como já disse aqui, António Silva e Inácio não eram melhores na altura em que apareceram na equipa A do que é atualmente Brás.
Quanto ao Vasco, não se tem visto muito na pré época, o que tem sido uma surpresa para mim. Acho que era o melhor jogador da equipa b e que já deveria ter tido muitos mais minutos na equipa A na época passada.
Carmo, Jaime e Navarro já demonstraram qualidade noutros clubes, terão aqui provavelmente a última oportunidade de mostrarem o que valem.
Nico, Francisco, Namaso e Gonçalo Borges são também jogadores com potencial para fazerem bem melhor do que a época passada.
Nico e Chico estiveram basicamente meia época sem serem opções regulares, Namaso e Gonçalo Borges foram sendo lançados sem grande critério, ora jogavam 10 minutos ora passavam 4 jogos sem entrarem.
Claro que estes 11 jogadores que enumerei não vão fazer todos uma época espetacular, mas se pelo menos metade melhorar o seu rendimento podem levar a equipa para outro nível, o que tendo em conta a época passada, não será assim difícil.
Preocupa-me mais aquilo que o nosso mister seja ou não capaz de fazer do que propriamente o plantel.
Alexandre F, mas para a supertaça, vai ser muito difícil estarmos ao mesmo nível. O Sporting só teve 2 jogadores que contam nas selecções, e já estão a treinar com a equipa, enquanto nós tivemos 6, não contando o Pepe, e ainda nenhum chegou. Esses 6 jogadores têm um valor de mercado de 150M de euros num plantel que vale 324,25M, ou seja, valem quase metade do valor do plantel. Desses 6 jogadores, 5 são titularissimos e dificilmente algum deles poderá ser titular com tão poucos dias de pré época, com a excepção do Diogo Costa, eventualmente. Vamos estar sem metade da equipa titular, na supertaça, a melhor metade, vai fazer muita diferença, a não ser que, jogadores como Ivan Jaime, Gonçalo Borges, Fran Navarro, mostrem aquilo que ainda não mostraram no FCP. E que haja alguém - Martim Fernandes, Martim Cunha? - que consiga estar a grande nível no lugar do Wendell. Vai ser muito difícil.
ResponderEliminarPodemos falar em plantel praticamente fechado...e muito provavelmente com saidas...F.CONCEIÇÂO e EUSTAQUIO!
ResponderEliminarVejamos
DIOGO COSTA
CLAUDIO RAMOS
SAMUEL PORTUGAL
LATERAL DIREITO
JOÃO MÁRIO
MARTIM FERNANDES
CENTRAIS
OTÁVIO
DAVID CARMO....ou FAYE
ZÉ PEDRO
GABI
FABIO CARDOSO
LATERAL ESQUERDO
WENDELL
CUNHA
MEIO CAMPO
VARELA
GRUJIC
ANDRÉ FRANCO
NICO
VASCO
BARÓ
MORA
IVAN JAIME
EXTREMOS
GALENO
GONÇALO BORGES
PÊPE
GONÇALO SOUSA
NAMASSO (Gosto de o ver a partir da esquerda para dentro)
AVANÇADOS
EVANILSON
TONY MARTINEZ
FRAN NAVARRO
Não vamos andar muito longe disto...
Não vejo equipas com a juventus pagarem acima de 30m€ pelo galeno...para mim o jogador que mais deu nas vistas na epoca passada quer no campeonato mas sobretudo na champions.....
A juventus quer contratar ayemi ao dortmund este ultimo pede 40m€ e eles não conseguem ....!!!
Temos o david carmo...pelo que percebi o fc porto queria 15m€ por ele......para colmatar a saida comprar o Faye ao Barcelona....mas não acredito que haja um clube que nos pague 15m€ pelo David conclusão vamos ter que ficar com ele!!!
Isto é uma visão que eu tenho da situação.
Penso que deveriamos apostar as fichas todas no campeonato e na liga europa rodar com os miúdos se correr bem...
Caro Alexandre F.,
ResponderEliminarconcordando praticamente na totalidade com o seu comentário, permita-me que discorde ligeiramente relativamente à minha maior dúvida em relação ao plantel do que ao treinador.
O facto do nosso problema, como diz e bem, terem sido com as equipas inferiores e não com os rivais diretos, na minha opinião, mostra que o plantel, individualmente, era curto. E como é o mesmo do ano passado...
Justifico essa ideia com o facto de, no meu entendimento, ser nesses jogos, em que a motivação por vezes não é a mesma, que a qualidade individual de um jogador pode resolver um jogo. E desses, nós não tínhamos. Jogando mal como equipa, era raro haver uma "estrela" que nos resolvesse o jogo numa bola parada, num remate de longe, numa jogada individual, num golo em meia oportunidade ou 2 golos em 2 oportunidades.
Como equipa não fomos inferiores ao Benfica por exemplo. Na minha opinião obviamente. Mas a verdade é que eles tinham jogadores que podiam resolver jogos sozinhos. Nós tínhamos jogadores com potencial para isso mas que não o fizeram e eles tinham jogadores que efetivamente fizeram isso.
Acredito que em 10 jogos contra eles que iríamos sempre ganhar mais vezes por sermos melhor equipa apesar de tudo e por termos um estilo de jogo mais propício aos jogos grandes.
Portanto entra aqui um pouco a sua dúvida em relação ao que o treinador pode extrair deste plantel, mas há limites para o sumo que se pode extrair de uma laranja. Portanto eu reparto a preocupação.
Embora deva dizer que me preocupa muito mais o clube no seu todo do que a equipa de futebol para esta época. Se ganharmos óptimo, mas infelizmente há coisas mais importantes para o clube resolver este ano. O mínimo que peço é voltar a ter prazer em ver jogos de futebol e não, como no ano passado, fazer o sacrifício de os ver.
PS: partilho da sua estranheza em relação ao Vasco Sousa. Mas a verdade é que temos excesso de jogadores na posição. Talvez seja isso. Mas para mim prefiro-o a ele do que Grujic e Eustáquio. Acredito que poderia discutir o lugar com Nico e Varela ou até coexistir com eles. Terá o processo de renovação algum avanço? Será um jogador que pode ter propostas para sair?
Duas notas:
ResponderEliminarTenho esperança que alguns jogadores vão render mais esta época. Grujic - vejo muita gente a achar que o sérvio não tem valor, nunca vai passar daquilo que foi mostrando. Penso no exemplo Guarín. Quando teve regularidade na equipa e o contexto certo foi outro jogador, até foi transferido para o Inter-, Iván Jaime é outro que tem de mostrar que aquilo que fazia no Famalicão, é capaz de fazer no FCP, mesmo que a camisola pese muito. João Mário, liberto das constantes cobranças que até envolveram a sua ida à selecção, João Mário pode o lateral que o FCP precisa.
Outra nota tem a ver com o jogo de hoje. O Sturm Graz é uma excelente equipa, campeão austríaco, está com ritmo alto, vai obrigar a uma boa resposta do FCP. Em circunstâncias normais, até poderíamos dizer, se não ganharmos a Supertaça não vem mal nenhum ao mundo. Só que no actual contexto uma entrada com uma vitória na Supertaça e frente ao campeão pode ser uma injecção de confiança e moral na nação portista e importante sinal para o futuro.
Negroni, concordo que nesta Supertaça estaremos mais limitados no 11 inicial pelo facto de ainda não termos os internacionais. O meu comentário estava mais relacionado com a época em si, não tanto com o este primeiro jogo. Ainda assim, acho que podemos ter um 11 competitivo e teremos sempre os internacionais prontos a lançar na partida. Em resumo, Sporting favorito mas não um David contra Golias.
ResponderEliminarEssa questão dos internacionais também vem ao encontro daquilo que eu estava a dizer. Se o Sporting está na sua máxima força e nós não porque temos mais internacionais que o Sporting, alguma coisa deverá dizer. O nosso plantel não pode ser assim tão inferior ao deles.
João Reis, por norma quando o coletivo é forte, as individualidades aparecem. Agora quando as equipas adversárias só têm de se preocupar com 1 ou 2 individualidades fica mais difícil para eles desequilibrarem e mais fácil para essa equipa defender.
Por exemplo, na época passada a bola no Conceição e ele que resolva não devia ser o plano A. Esse devia ser o plano nos poucos jogos em que o coletivo não consegue resolver, esses jogadores emergirem. Agora quando se analisa o adversário e basta anular um jogador para que esse mesmo adversário fique bloqueado, tudo se torna mais simples. O próprio Francisco (e qualquer outro jogado forte no 1x1) faria mais estragos inserido num coletivo forte.
Também acredito que Ivan Jaime e Rodrigo Mora sejam importantes em jogos contra equipas mais fechadas.