terça-feira, 23 de julho de 2024

Sturm Graz 0 - F.C.Porto 2. Exibição positiva, vitória justa, no jogo de maior exigência do estágio

 

Frente ao Sturm Graz, campeão austríaco, naquele que foi o teste mais difícil dos três disputados no estágio e na presença do presidente AVB, o FCP voltou a vencer desta vez por 2-0, fez aquele que na minha opinião foi o seu melhor jogo. 


Entrando com Cláudio Ramos, João Mário, Zé Pedro, David Carmo e Martim Fernandes, Grujic, Nico e Varela, Gonçalo Borges,  Namaso e Iván Jaime, o conjunto de Vítor Bruno entrou pressionante, mas em posse, ainda muitos passes para trás, dificuldade em se libertar, arriscar no um para um, desequilibrar, criar lances de golo - muita cerimónia e muita pólvora seca no último terço.

Depois da pausa para hidratação o FCP melhorou e com mais critério na definição podia ter marcado. Mas também é fundamental ter atenção na saída, não se pode perder a bola em zonas perigosas.

Apesar do FCP estar a ser pouco expedito na frente, Martim Fernandes, desta vez a jogar muito bem na esquerda, principalmente na parte ofensiva, mostrou aos avançados como se faz. O jovem lateral fez um excelente cruzamento - o que faltou a João Mário e Gonçalo Borges -, para magnífica entrada de cabeça de Grujic a adiantar os Dragões.

O campeão austríaco reagiu, nas bolas metidas na área a defesa dos azuis e brancos sentia dificuldades, sem ter grandes oportunidades, ameaçou.

Com Iván Jaime muito bem a desequilibrar num passe a rasgar que João Mário na cara no guarda-redes desperdiçou, e mal a finalizar, o FCP foi melhor nos últimos 20 minutos da primeira-parte, com uma dinâmica interessante, justificou a vantagem que até podia ser mais dilatada ao intervalo.

Continua a faltar mais nos lances de bola parada.


Na segunda-parte o FCP entrou com o mesmo onze com que acabou a primeira, mas num ritmo mais lento e parecia mais na expectativa.

Mas aos 55 minutos naquilo que deve ser o modelo e exemplo de um contra-ataque bem construído, Gonçalo Borges soltou no tempo certo e bem em Namaso que aumentou a vantagem.

Na reacção o Sturm Graz podia ter reduzido, desperdiçou uma boa ocasião.

Depois de lance FCP foi controlando, quando saía fazia bem e ameaçava. Gonçalo Borges podia ter aproveitado uma boa possibilidade, mas atirou ao lado.

Aos 70 minutos nova pausa, Porto perto do golo, mas o egoísmo de Gonçalo Borges não ajudava, procurava o golo em vez de passar aos colegas bem colocados para finalizar.

A partir do minuto 77 saiu Iván Jaime - bela exibição - e entrou André Franco.

Depois de uma má abordagem defensiva de Martim Fernandes e a partir de um livre, os austríacos estiveram perto de diminuir a desvantagem. Cláudio Ramos chegou atrasado à bola, o remate de cabeça foi perigoso. 

Na resposta Namaso sozinho permitiu o corte do defesa, desperdiçou uma boa chance.

Aos 85 entrou Vasco Sousa e saiu Nico González. Já em cima dos noventa entraram Fran Navarro e Rodrigo Mora, saíram Grujic e Gonçalo Borges e nada mais a realçar até ao fim.


No jogo de maior grau de exigência, o FCP deu uma excelente resposta, venceu com toda a justiça por 2-0, regressa ao Porto com um sentimento do dever cumprido e com a certeza que está no bom caminho.


Caixa de comentários

65 comentários:

  1. OLHA O NORTE.
    Vitoria justíssima...
    Ò os campeões da Áustria são um bluff, ou FCP fez uma das melhores exibições destes últimos temos. Troca de bola, posicionamento, tudo estava a correr às mil maravilhas. Há erros claro que há, num jogo de 90 minutos. O única defeito, foi não se ter marcar mais um ou dois golos, oportunidades não faltaram.
    Na minha opinião neste jogo todos os jogadores estiveram bem.

    ResponderEliminar
  2. O jogo não foi mau e viram-se algumas jogadas interessantes. Martim Fernandes à esquerda não pide ser para continuar. Teve muitos passes errados e cometeu alguns erros embora tivesse acertado no cruzamento do primeiro golo. Não tenhamos ilusões pois este plantel é curto para ser campeão. As equipas que temos defrontado são todas de segunda linha por isso nada de embandeirar em arco com estws resultados. Fazer substituições a 2 minutos do fim não lembra a ninguém, até me fez lembrar o "novo Pedroto" de má memória.

    ResponderEliminar
  3. O Martim teve muitos passes errados? Eu só vi um erro na segunda-parte e mesmo fora do seu lugar natural, lado direito, sem grandes ajudas, fez um bom jogo, sempre a subir com propósito, dar linhas de passe...
    Não é caso para embandeirar em arco, como também não é caso para achar que não temos hipóteses. Com vários potenciais titulares de fora, o FCP fez um jogo competente contra o campeão austríaco. Não foi contra o Real Madrid, mas também não foi contra o Almeria.

    ResponderEliminar
  4. Acho que estamos no bom caminho. Muitas coisas boas. O Martim fez um bom jogo e a jogar numa posição desconfortável deu excelente resposta e cada vez cresce mais. Temos que ser pacientes e acreditar nestes jovens. Não há margem para aventuras loucas. Eu estou a gostar e confiante.

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas,

    Só consegui ver a 2ª parte e gostei de muita coisa, sobretudo a movimentação à procura de linhas de passe, isso é fundamental para criar espaços, também gostei de jogadas a um/dois toques e tabelas em progressão. Não gostei do Gonçalo Borges, continua a não ter cabeça apesar da assistência tem mais 2 ou 3 bolas com companheiros em posição muito melhor e não passa a bola, isto não pode acontecer. Já aqui o disse e volto a repetir acho que o João Mário pode jogar à frente precisamente no lugar do Borges e meter o Martim no lugar original à direita, se assim fosse fazia-me lembrar João Pinto/Jaime Magalhães. Não gostei das oportunidades concedidas ao adversário, das bolas paradas continuam sem criar grande perigo e continuam a jogar muito para trás. Faltam os internacionais que chegam esta semana, aguardemos mas vi bons sinais e espero que o VB rode mais os jogadores para manter os jogadores motivados, há possibilidades de trocar 2/3 ou 4 por jogo até para os índices físicos estarem sempre ao mais alto nível.
    Veremos o que vai acontecer com saídas para depois ver as entradas. Vendia André Franco, Zaidu, Wendel vai entrar no ultimo ano de contrato, zaidu igual (apostar no outro Martim e comprar mais um) Namaso, Toni Martinez, Francisco C, e trazia o Wendel avançado da equipa B. Emprestava o Borges e o Vasco Sousa ao Guimarães e talvez mais um ou outro empréstimo a clubes que joguem na Europa.
    Temos de ganhar a super taça!

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  6. Soluap, de trás para a frente Paulos, não vou perder um segundo a discutir consigo. Mesmo que até já tenha visto um vídeo no facebook com várias jogadas de Martim Fernandes que confirmam a minha teoria.
    Temos um miúdo de 18 anos a jogar na esquerda, fora do lugar, o miúdo até faz um bom jogo, mas trata-se logo de rasgar o miúdo, apenas porque em 90 minutos falhou um ou outro passe. Não é quando não se quer ver, é quando se quer dizer mal...


    https://www.facebook.com/61553439902726/videos/505700645447048

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a rasgar o miúdo e oxalá que ele vingue quer à esquerda ou à direita, limitei-me a dizer o que vi, e o que vi foram 4 perdas de bola por as entregar diretas ao adversário nos primeiros 20 minutos. E continuo a dizer que uma equipa que quer ser campeã não pode jogar com jogadores adaptados a posições diferentes da original.

      Eliminar
  7. Caros DVP e demais Portistas do tasco,

    Do que vi ontem, mesmo sem conseguir ver a totalidade do jogo com a máxima atenção, apraz-me comentar o seguinte:

    -defendemos em 442 não indo sempre muito alto mas subindo a pressão com frequência e tentando identificar esses momentos. Pessoalmente é como gosto mais de defender;

    -com os centrais que temos podemos ambicionar ao 3ºlugar uma vez que o Braga acho que também não deve ter resolvido esse problema de uma época para a outra. Não estou a ser demasiado cáustico nem exigente, é o que é. Claramente o nosso calcanhar de aquiles. O David Carmo
    (oxalá um dia tenha que me arrepender do que digo)não tem nem terá categoria para o que se exige no nosso clube. O Zé Pedro se não viesse "de baixo" também ninguém o tolerava. São competentes, esforçados, mas cometem erros(principalmente a defender cruzamentos) que nos custaram e vão custar muitos golos. O Otávio tem o mesmo problema nos cruzamentos mas pelo menos esse ainda só vi 6 meses portanto acredito que possa melhorar, pelo menos nele vejo potencial por ser mais novo. O Cardoso também muito profissional e esforçado mas para titular? Nunca foi e não será agora que vai ser desse nível. Brás não creio que faça sentido atirar aos leões sem um parceiro para o ajudar. Sem irmos buscar um central que seja BEM melhor do que os que temos não há muito a fazer. Teríamos que ter um ataque muito produtivo e eficaz em TODOS os jogos, pois haverá sempre a possibilidade de sofrermos um golo em meia oportunidade(isso acontecia com Pepe no ano passado, portanto sem ele...). O Marcano com o nível que começou a época passada, se regressar, é de longe o nosso melhor central;

    -a atacar(assumo a parcialidade porque gosto dessa ideia de jogo) arriscámos um pouco mais na saída, o que trás riscos, mas também ao termos sucesso possibilita os ataques rápidos e com espaço. Vi alguns passes de risco do Cláudio diretos nos médios por exemplo, que correndo mal nos podem matar mas a correr bem, com boa definição dos médios e atacantes, em 6/7 segundos estamos na baliza do adversário;

    -o lado esquerdo sem nenhum canhoto acho que nos limita. Apesar de ter gostado de Martim e de Jaime. Não entendo aquele comentador da Sportv a criticar o Jaime na sua saída. Não fez um jogão mas foi do melhor que vi esta pré-época. É um jogador no qual eu insistiria mesmo com 2 jogos maus seguidos. Precisa de confiança e de evolução no seu jogo pois qualidade técnica tem para dar e vender;

    - Gonçalo Borges, talvez moralizado pelo jogo anterior, achei que subiu uns furos, pelo menos achei-o mais consequente. Precisa de melhorar muito mas potencial também está lá;

    - Gostei dos 3 médios mas creio que a atacar nos falta criatividade. E Grujic continua perder passes que não pode;

    - jogo interessante do Namaso. Não acho que vá sair dali um craque mundial, mas bem espremido talvez nos saia um Derlei por exemplo;

    - João Mário parece um jogador que tem dificuldades com as cargas pois comete muitos erros. Mas esse já conhecemos e sabemos o que esperar. Precisa de evoluir muito a defender mas tem potencial para ser um lateral muito forte a atacar;

    -Cláudio R. Parecia o Diogo C. com os pés, que evolução nesse aspecto. Mas não há como negar, é um suplente muito bom mas apenas um titular bom. O que é óptimo se Diogo Costa ficar. Ficamos mais uma vez com a melhor dupla de guarda-redes do campeonato.

    Resumindo, contratar um central é obrigatório. Saia quem sair tem que ser a primeira contratação. O resto logo se vê. Mas sem um central de categoria indubitável é para esquecer o campeonato.

    Caro Alexandre F.,
    em relação à resposta ao meu comentário anterior creio que concordaremos então que precisamos que as individualidades subam o nível e que o treinador consiga fazer delas uma equipa forte. Temos uma coisa boa, muita malta jovem, não apenas da formação, com potencial para ser melhor do que é neste momento. O nível a que chegarão dependerá sempre deles e da equipa. Mas dá para acreditar num futuro risonho. Pode não ser amanhã, mas lá chegaremos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Soluap,

    Vou responder a si pois tenho ouvido/lido várias críticas às substituições de ontem.

    A pré-época está a terminar, portanto o treinador (meu ver bem) tentou dar o máximo de tempo possível aos jogadores que se presume que possam ser titulares na supertaça.

    Uns aguentaram 75min, outros 80e tal e outros o jogo todo. Preferia que para não fazer uma substituição a 2 min do fim o atleta ficasse em campo e "rasgasse"?

    Preferia que as substituições continuassem a ser todas aos 60 min e depois vir aqui dizer após o jogo da supertaça que os jogadores a partir dos 60min rebentaram?

    Pode-se treinar muito e bem, mas não há treino nenhum que dê a exigência que dá um jogo.

    Contra o Al-Nassr é apresentação, portanto haverá certamente a ideia de que todos os jogadores do plantel entrem em campo. Mas o ideal era dar 90min aos jogadores que se prevê que sejam titulares no fim de semana seguinte. Os que aguentassem claro, os outros saíam quando estivessem esgotados.

    Para a nossa capacidade física aumentar, a carga tem que ir aumentando. Se fizerem sempre 60 minutos nunca vão estar preparados para os 90.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se dirige a mim vou-lhe responder e dizer que o que diz, para defender o nosso treinador, não faz sentido nenhum.

      Eliminar
  9. OLHA O NORTE.
    Ainda não estão cá todos, estamos analisar a prata da casa, a procissão ainda vai no adro, não perdemos nenhum jogo da pré época, treinador novo. ontem jogamos com o campeão da Áustria demos dois, podia ser mais com uma exibição muito interessante, mas para muitos é só defeitos, ninguém presta.
    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    Provavelmente sou dos poucos que achou que a equipa esteve muito bem..bem colocada, presionante, jogo fluído, para jogo de pré-epoca GOSTEI
    Vi jogadores que para mim era dispensados antes de iniciar a época que agora podem vir a ser indispensáveis
    Dir me ão...também jogamos contra o stum graz...pois já vi esses mesmos jogadores jogar contra o Leixões etc... e para mim foram nulos ou pela tactica ou pela motivação ou seja lá o que for...
    Disto isto....gostei do meio campo forte fisicamente, muito bom tecnicamente, o grujic melhor em campo, de seguida vi um gonçalo borges fortissimo com confiança, tempo de jogo e um jogador que me fez lembrar o Derlei...Namasso mas que grande jogo em todos os sentidos...


    Prevejo o 11 de ontem na supertaça com a exceção de 2
    David carmo dá lugar ao Otávio
    e Ivan jaime dá lugar ao galeno

    Nota: O Geny do sporting foi provavelmente o melhor lateral direto do campeonato!! e de certeza que não é o lugar de origem dele

    Muito provavelmente como já o disse aqui o unico jogador que irá sair do plantel será o F. Conceição nºao necessitando de subsitituto
    O mercado não irá pagar aquilo que o clube acha que valem

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde a todos,
    Estou muito satisfeito com a evolução tanto a nível técnico como mental que a equipa está a apresentar.
    Tanta crítica, desmotivação,leio por aqui!
    Qual o motivo,sentem falta do futebol miserável apresentado na última época?
    Bem ,não quero imaginar quando se perder um jogo!
    Vai se mandar o Treinador embora e dispensar metade do plantel,estou a ver!
    Bons são os almerias e sevilhas !
    Claro,porque só nós é que jogamos contra cepos e cones estáticos!
    Enfim...

    ResponderEliminar
  12. O Porto jogou bem, o resto são cantigas. Não vi, mas pelo relato que ouvi com muita atenção, deu para ver. Houve erros, claro, estamos em pré época, muitos dos melhores e + experientes só chegaram hoje, e os miúdos de 18 anos são mesmo assim, cometem + erros que jogadores titularissimos de 30. Mas estar a utilizar a estratégia que os nossos inimigos usam sempre contra nós, de que a equipa adversária era fraquinha, não pega. Este mesmo Sturm Graz, criou muitas dificuldades ao Sporting em Graz na época passada, na liga Europa, esteve a ganhar e o Sporting só deu a volta praticamente sobre os 90 minutos. O Salzburgo ganhou ao slb, na luz apagada. As equipas austríacas de topo são boas equipas, não é fácil ganhar-lhes, já causaram muitos engulhos, por várias vezes, por exemplo, à lagartada. Rapid Vienna, Salzburgo, Lask Linz, já lhes aplicaram goleadas históricas que lhes custaram caro. Portanto, não vamos por aí. O Sturm Graz é uma boa equipa, com a preparação muito adiantada, e que levou este jogo de apresentação aos seus adeptos muito a sério, encarou-o de certeza como um importante teste para a Champions, onde vão estar. O FCP é que fez um bom jogo, com boas ideias ofensivas, com boa posse de bola, sólido, não deixando os austríacos pôr em prática aquilo que pretendiam, isto apesar de estar privado de meia equipa titular. Há que dar mérito ao FCP, essencialmente, que dominou quase completamente uma boa equipa. Vê-se que há + ideias, + futebol, do que havia antes com SC. SC transmitia confiança a alguns mas tirava confiança a muitos. E punha em prática um futebol que resultava contra equipas grandes, do campeonato, de champions, baseado na intensidade, na luta, na antecipação, no aproveitar os espaços, mas sem grandes ideias de futebol, e depois contra equipas pequenas, fechadas, tinha quase sempre grandes problemas com esse mesmo futebol que resultava bem contra as equipas grandes. Com este futebol que se viu ontem, aprimorado, talvez consigamos estar bem, ser fortes, quer contra equipas grandes quer contra equipas pequenas, em consonância com o nosso ADN de equipa vencedora.

    ResponderEliminar
  13. É isso Rui Silva, totalmente de acordo. Leio muita critica, desconfiança e medo do que aí vem.
    Vamos de peito feito, sem arrogancia ou basofia, como outros que por ai andam. Deixemos o homem trabalhar e o nosso ADN vir ao de cima, no fim faremos as contas. Não somos assim tão maus e de mau futebol estamos fartos não ?
    Abraço e siga a carruagem

    ResponderEliminar
  14. Caro Soluap,

    não era bem para defender o treinador, era mais para lhe mostrar que a sua crítica não fez muito sentido, pois por vezes substituições perto do fim têm razão de ser. Nós podemos é não saber quais as razões.

    Normalmente também critico essas substituições, mas neste caso até as entendo.

    ResponderEliminar
  15. A equipa tem melhorado de jogo para jogo, sendo que acabou por fazer a melhor exibição contra o adversário mais difícil que teve pela caminho até agora. No entanto temos de ter em conta o nível das equipas que defrontamos e mesmo esta equipa do Sturm Graz é limitada.

    Outro pormenor das equipas que defrontamos neste estágio é que foram equipas que jogaram olhos nos olhos conosco e nós com espaços para explorar desenrascamo-nos bem. Falta perceber se houve alguma evolução no nosso jogo contra equipas de bloco baixo.

    Não gosto das constantes alterações dos posicionamentos de alguns jogadores. Uma das principais vantagens de VB ter ficado como treinador principal era o conhecimento que tinha dos jogadores e não iriamos perder muito tempo, que é precioso, na avaliação da qualidade e posição de cada jogador. Mas a pré epoca está na fase final e ainda andamos em testes quando já deveríamos ter uma base para atacar a época que se avizinha a começar já pela supertaça.

    Percebe-se que Zé Pedro parte em vantagem. Mas quem está em vantagem para ser o seu parceiro, Otávio ou Carmo?

    Nico vai jogar como "10" e tapar a progressão de 2 jogadores que têm mais aptidão para o lugar ou vai jogar ao lado de Alan Varela?

    Ivan Jaime vai ser ala ou 10? Namaso vai ser ala ou ponta?

    Quanto aos jovens que se têm destacado nestes últimos jogos, Martim Fernandes e Gonçalo Borges tenho opiniões bem diferentes. Se quanto a Martim tenho certezas, é jogador, quanto a Gonçalo Borges tenho muitas dúvidas. É rápido e tem muita qualidade técnica mas comete os mesmos erros de há anos. Demora a soltar a bola e perde demasiado tempo com habilidades sem consequência.

    O ponto mais positivo desta pré época é a predisposição da equipa para arriscar mais, principalmente no passe. Apesar de ainda lateralizarmos bastante, já tentamos muitas mais vezes o passe vertical logo a partir do GR e dos centrais. Logo aqui, com um simples passe vertical, podemos deixar meia equipa adversária para trás. Com a chegada de Diogo Costa e de um central com mais qualidade, podemos melhorar ainda mais neste aspeto.

    Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Zaidu, Franco, Baró, Eustáquio e Toni Martinez são jogadores que podiam ser vendidos que não iria afetar em nada a qualidade do plantel. A anterior direção não conseguia vender água no deserto espero que esta consiga colocar pelo menos alguns destes jogadores e encaixar alguns $$$.

    João Reis, concordo mas ponho a coisa ao contrário. O treinador é que tem de formar uma equipa forte para que as individualidades se evidenciem. Um jogador mediano inserido num coletivo forte parece bom (nós já tivemos vários como por exemplo o Tarik).

    Quanto ao Zé Pedro, acho que é o contrário, ele não é valorizado por vir de baixo é desvalorizado. Se fosse uma contratação estava toda gente a elogiar e a falar nele, agora assim ninguém o leva muito a sério. Eu próprio já o fiz também, mas o que é certo é que o que ele tem feito merece ser valorizado.

    ResponderEliminar
  16. O adaptação do Martim à esquerda é consequência de Zaidu lesionado e o Wendell de férias estarem indisponíveis. Digo eu, e VB acha que Martim Cunha ainda não é opção, idem aspas.

    Na Supertaça digo eu outra vez, o trio do meio-campo vai ser Grujic, Varela e mais à frente Nico. No ataque com Evanilson ainda sem condição, acredito no Namaso, depois Ivan Jaime, Galeno e Gonçalo Borges, três para dois lugares, porque Pepê, Francisco estão na mesma posição de Evanilson. Atrás, João Mário, Zé Pedro, Otávio ou David e a grande dúvida, se vai entrar Martim como adaptado, ou entra o Wendell mesmo sem a condição ideal.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde caros Portistas. Vi o jogo de ontem e sinceramente achei um bom jogo, com erros etc, mas há que ter em conta que é uma pré -temporada, erros que sejam agora. O importante é a evolução. Quanto a jogadores, alguns dos jogadores que a meu ver deveriam de ser transferidos por causa da relação qualidade/produção e custo salarial têm feito uma boa pré -temporada e podem dar o salto. Ao fim e ao cabo o plantel, treinador e SAD merecem da parte do universo portista o benefício da dúvida e o nosso apoio ( em especialmente a SAD e AVB que deram o passo em frente para nos tirar do marasmo mesmo a beira do precipício). Força Porto.

    ResponderEliminar
  18. Tal como nos jogos anteriores, só vi a segunda parte e algumas imagens da primeira.

    Em jeito de balanço da pré época, estou satisfeito. Para mim houve várias confirmações e poucas surpresas. Confirmações boas, Martim Fernandes, Rodrigo Mora, Vasco e Damaso. O Brás e o Martim Cunha tiveram pouco tempo de jogo.

    Jogadores que me deixaram alguma esperança foram o David Carmo e o Grujic. Em relação ao David Carmo, posso estar enganado mas vi vários passes de risco a entrarem. Pena que tem sobre ele uma espada muito pesada.

    O Gonçalo Borges, o Ivan Jaime são jogadores virtuosos mas parece que falta objetividade no caso do primeiro e intensidade no caso do segundo. Quando ambos ultrapassam esses defeitos o jogo corre-lhes melhor. Têm é que o fazer mais vezes.

    Alan Varela e Nico são jogadores consolidados. Nico acabou muito bem a época passada e começou ainda melhor esta. Está muito confiante.

    Continuo a achar que com boas propostas, o FCP podia vender o Fábio Cardoso, o Galeno, o Franco, o Toni e mesmo este novo Grujic e o Wendel. Quando digo boas propostas não seria preciso um negócio da China.

    Também acho que este onze vai iniciar a Supertaça eventualmente com a entrada do Diogo. Os internacionais ficarão no banco para serem lançados durante o jogo. Vitor Bruno vai querer segurança no meio campo até porque a defesa não está consolidada.

    ResponderEliminar
  19. Muito sinceramente gostei do que vi nesta pré época...há jogadores que estão a merecer as oportunidades que lhes estão a ser dadas...é o caso do Grujic e do Martim Fernandes. Mas estes jogos são a feijões...lembro me da pré época de AVB como treinador que foi péssima e depois ganhou tudo a jogar um futebol muito atrativo.

    ResponderEliminar
  20. Aquilo que eu queria dizer é que esperava que na primeira fase da pré época, VB fizesse os testes que tinha a fazer e tirar as devidas conclusões para que este estágio na Áustria fosse mais para consolidação do que para experiências.

    Por exemplo criar rotinas numa dupla de centrais e consolidar os jogadores nas posições em que irão jogar.
    Provavelmente o facto de haver vários jogadores importantes que só agora chegaram, contribuiu para que isto acontecesse desta forma.

    Quanto ao meio campo, Nico a jogar numa posição mais adiantada no terreno dá-nos mais capacidade de pressão e dimensão física na área no processo ofensivo, mas acredito que falte criatividade nesse trio de meio campo. Principalmente em jogos contra equipas pequenas, tenho dúvidas que funcione.

    Acho que Grujic nos pode surpreender pela positiva. O sérvio embora um pouco lento tem qualidade. No Porto jogou sempre como médio mais defensivo, mas a maioria da sua carreira, bem como a sua última época em que jogou regularmente (onde fez uma boa época ao serviço do Hertha na Bundesliga) jogou sempre como médio centro, muitas vezes neste sistema de 4-2-3-1.

    ResponderEliminar
  21. Alexandre, o Nico é um jogador criativo e liberto de algumas amarras, com liberdade para arriscar, pode ser importante frente a essas equipas fechadas. Como há sempre a possibilidade de puxar o Iván Jaime para o meio, exactamente sem a obrigatoriedade de ter de se desgastar em algumas tarefas defensivas. Tem um óbice, não pressiona tanto... agora. Com outra capacidade física e outro ritmo que se vai adquirindo nos jogos, quem sabe?
    Há uma coisa que aposto e é numa forma diferente de dirigir. Exigindo e responsabilizando, sim!, mas dando confiança, não ostracizando quem erra.

    ResponderEliminar
  22. O Grujic pode vir a ser um novo Guarin, também acho. A médio centro, com menos responsabilidades defensivas, e com continuidade de jogo, pode libertar-se e estar a um nível bem superior ao que tem estado. Tem golo, na liga alemã marcou 9 golos numa época, se não estou enganado, aqueles 1,91m têm de ser
    + aproveitados nos cantos e não só. E remata bem, de longa distância. Tem de se aproveitar tudo o que há e que tem sido tão desaproveitado. SC transmitia confiança a alguns mas tirava confiança a muitos. E afastava, criava proscritos. Com VB, penso que esse tempo acabou, agora todos contam, não há preferidos nem rejeitados, todos podem ser úteis para conseguir vitórias e títulos na medida das suas possibilidades. Sem que se sintam injustiçados uns e outros vistos pelos restantes como preferidos do treinador. Sem filhos nem enteados.

    ResponderEliminar
  23. Muito bons apontamentos neste estágio, especialmente neste último jogo em que o adversário foi de nível superior aos anteriores. E saímo-nos bem, tanto no resultado como na exibição que para mim foi muito agradável.
    Já nas épocas anteriores com SC, achava que quando este estava impedido de o fazer, VB nas "flashes" tinha sempre um discurso muito assertivo e mesmo quando se referia a lances polémicos tinha sempre uma atitude irrepreensível sem deixar de os mencionar. Várias vezes comentei em família que ele é que deveria falar sempre depois dos jogos. Serve isto para dizer, que concordo em absoluto com o que diz DVP,
    "Há uma coisa que aposto e é numa forma diferente de dirigir. Exigindo e responsabilizando, sim!, mas dando confiança, não ostracizando quem erra".
    Estou a lembrar-me da atitude miserável do SC para com David Carmo e da desvalorização de um ativo prejudicando o nosso clube.

    ResponderEliminar
  24. O Nico é um jogador que tem potencial, é um jogador que vai ser no futuro um bom ativo financeiro. Jogar com 3 médios com Nico mais adiantado, o fcp segura melhor o meio campo.
    Com o SC o meio campo era um buraco daí sofrer muito golo em contra ataque.

    ResponderEliminar
  25. Será que não é possível falar do presente e do futuro do FCP, sem estar constantemente a fazer comparações entre o presente e o passado?

    O passado faz parte da história do FCP, os seus intervenientes foram avaliados.

    Muitos dos que agora atiram pedras foram os mesmos que há um ano faziam vivas a PC e SC.

    AVB que sabe de tudo o que se passou, garantiu uma homenagem a SC, continua a ver em PC o presidente dos presidentes e portanto, olha para a frente. Se alguma coisa mudar, com certeza que AVB virá de viva voz informar todos os portistas.

    Como antes não acreditava nos jornaleiros, hoje continuo a não acreditar. Esta história do Vítor Pinto é a prova de que nada sabe, cria narrativas e só cai quem quer. Credibilidade zero.

    Espero que não levem a mal este desabafo mas está na hora de olhar para a frente e sinceramente, com muita crença porque temos muita competência na estrutura que foi criada. Agora todos temos que fazer a nossa pequena parte e dar confiança e estabilidade a quem faz parte do FCP.

    ResponderEliminar
  26. O VB como qualquer treinador de futebol, será avaliado pelos resultados. Como ainda não jogou, nem nunca foi treinador principal, factualmente não sabemos nada. Como faço sempre com qualquer treinador, vou esperar pela primeira volta do campeonato, aí depois de jogarmos contra todas as equipas do campeonato, já teremos factos para avaliar. Até lá, é especular. Em relação a sad, também nunca geriram nada, é a primeira vez, vou aguardar uns 2/3 anos, para se ter uma ideia. Recordo que na história do futebol, até podes ter sorte e ganhares logo no primeiro ano e isso não significar nada em termos de tendência de futuro. Recentemente o Sporting foi campeão no primeiro ano com o Ruben Amorim mas ficaram a nanar nos anos seguintes. O Schmit também foi logo campeão no primeiro ano, embandeiraram em arco que já iam comer tudo, rapidamente foram do 80 para o 8.

    ResponderEliminar
  27. Mário isso seria o ideal. Desde logo porque os actuais corpos sociais não encontraram nada demais na anterior gestão, depois porque os viúvos e viúvas iam estar imbuídos de portismo, tinham ultrapassado o trauma de uma derrota que deixou marcas e nalguns casos os fez perder mordomias e que mordomias. No caso do ex-treinador, significaria que percebeu os sinais, que tem de mudar a postura para poder almejar uma carreira num patamar alto e não ser apenas treinador que tem sucesso num clube ou destinado a treinar nas arábias. Mas só quando for a sério é que se vai perceber o espírito do universo portista. Se vai somar ou se vai aproveitar qualquer coisa que corra mal para perturbar.

    ResponderEliminar
  28. Boas

    Neste momento o Porto está para mim,naquela fase do copo meio cheio ou meio vazio.
    O processo defensivo e disposição táctica a preencher espaços esta meio cheio.
    Há um jogador ou outro meio cheio, Nico e Martim há cabeça nesse aspecto.
    Quanto ao resto a mim parece meio vazio,com Jaime e Varela a terem de fazer melhor na finalização e na marcação de bolas parada.
    Gonçalo Borges está igual a si mesmo,como na época passada
    Esperar para ver
    A ver se o restante plantel enche um pouco mais o copo.

    ResponderEliminar
  29. vilas boas tem o merito de mobilizar os socios para conseguir correr com o fantasma de PdC, o verdadeiro ja nos deixou há muito, e isto nao é pouco, no entanto face ao evoluir do tempo nao me parece de todo capaz de colocar o Porto no mesmo patamar que o velhinho conseguiu. aconselho paciência ate que um nome maior s alevante. vai ser duro, aqui nao ha donos do BES nem avionetas do Brasil.. Nao importa, nascido no Porto, crescido no Porto, se Deus quiser hei -de aqui morrer. sempre Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AVB ainda agora chegou ao clube , mergulhado em todo o tipo de dívidas , e já vem dizer que não consegue...
      O PdC precisou de 3 anos para ganhar o seu primeiro título de campeão , em condições muito melhores aquelas que o AVB herdou ...

      Eliminar
    2. Já agora um nome maior é quem ???
      O cobarde do António Oliveira ???

      Eliminar
    3. O teu erro é fazeres comparações. Como o PC dos anos 80, 90, 2000, esquece. Vais ter te de habituar a menos. O mundo também está diferente. Agora se correr mal, lá vens com a comparação do museu, o clube não vai a lado nenhum. Prodígios não aparecem todos os dias.

      Eliminar
  30. Caros Portistas,

    Parece que o wendel silva da equipa B quer ir embora tem propostas, o clube não quer deixar sair por serem baixas, acho bem! Volto a dizer que é uma pena não lhe darem uma oportunidade na equipa A, muito melhor que Namaso, Toni e não sei se não é melhor que Evanilson, este sim poderia ser um Ninja Derlei, lutador, sabe definir na hora certa e chuta para o sitio que quer não é ao calhas.
    Ontem bonita festa na baixa da cidade, devia ter sido hoje em vez de ontem, hoje teria muito mais gente por ser sexta-feira. Faltou alguém a anunciar os nomes de quem entrava e quando entrava.
    Há um excesso de jogadores no plantel principal, têm de emprestar alguns jovens como sempre fizemos com óptimos resultados e vender ou mandar embora outros mesmo que seja sem contrapartidas, poupa-se nos ordenados o que já é alguma coisa, nunca darão retorno financeiro nem desportivo.
    Não entendo como ainda há tantas viuvas???

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  31. É, Ricardo, o senhor JNPC colocou o FCP num patamar muito alto, mas financeiramente deixou-se muito pior do que o encontrou. Vai ser preciso trabalhar muito e é isso que tem feito o AVB e a sua equipa de excelência. Talvez possas dizer o nome providencial que poderá colocar outra vez o FCP no patamar muito alto, já que estes corpos sociais não vão conseguir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao tenho, Vila, infelizmente nao tenho. Tem de ser alguem com "cabedal" porque para o clube se manter no top 10 europeu é preciso te-lo e nao me parece que o Vilas Boas venha para isso, oxalá me engane.

      Eliminar
    2. Queres alguém com "cabedal" ???
      Vamos lá buscar o Hugh Jackman (o Wolverine) , ou o Ryan Reynolds (o Deadpool) !!!
      Se não , falar com o Dwayne Johnson (The Rock) , tem "cabedal" para dar e vender .

      Agora mais a sério , deixa lá o AVB trabalhar sossegado e em paz , que ainda agora lá chegou , daqui a 2 , 3 anos falaremos ..

      Eliminar
  32. Teófilo, o Wendell Silva que esteja quietinho e caladinho, trabalhe e deixe decidir quem tem de decidir. Mas agora qualquer pulga já tem catarro? Já se esqueceu da porcaria que fez no Leixões? Quanto a ser melhor que o Danny não achoa mesmo nada. O Danny na equipa B também era uma clara mais valia, também marcava muitos golos.
    Acerca do excesso de jogadores, agora com o regresso dos internacionais que estiveram em competições, vai ser feita uma triagem, alguns passam para a equipa B, outros que estão num patamar intermédio, já são demais para a B, mas ainda não estão prontos para a A, talvez empréstimos a bons clubes seja a solução.
    Confio que quem dirige saberá o que é melhor, resolverá a contento e em proveito do FCP. Vão cometer erros? Vão. Vão decidir mal? Também vão. Mas como não há infalíveis, os melhores são os que erram e tomam melhores decisões. Foi assim nos tempos áureos do FCP, confio que será assim no futuro.

    ResponderEliminar
  33. Chiça, está lá há meia dúzia de dias e já há quem ache que nunca vai pôr o FCP no mesmo patamar "que o velhinho conseguiu" (tanta saudade). AVB, tem é que conseguir tirar o Porto do patamar (de ruína total) "que o velhinho conseguiu". É por isso que não concordo muito com o Mário FCP, quando ele diz para deixarmos o passado lá atrás e pensarmos apenas no presente e no futuro. Não dá! O presente está completamente contaminado pelo passado dos últimos anos e o futuro próximo também vai estar. E os pintistas e sergistas, estão mortinhos que tudo corra mal a AVB. São muito crentes, andam de certeza a acender velinhas à senhora de Fátima e a outras santas, a pedirem-lhes encarecidamente que tudo corra muito mal a AVB, para que o velhinho (e a malandragem que o rodeia) possa voltar ao FCP. Não dá para ignorarmos a ruína que vem do passado nem os apoiantes desse passado que querem que ele volte ao FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, era uma criança quando ganhamos a final de Viena, pode achincalhar o que quiser porque essa memória para mim nao tem preço. Dito isto, acho que esse Pinto da Costa se foi perdendo desde a morte da sua sombra, o Reinaldo Teles. Assim acho que ele devia ter saido ha muito também. Dito isto há uma ou 2 coisas que o Vilas Boas fez que me deixam de pé atras, mas como gosto pouco de andar sempre a dizer mal dos outros guardo para mim, para já. Pense apenas que estatisticamente é quase impossível ter 2 Presidentes com um palmareés como o PdC numa vida, quanto mais um a seguir ao outro.

      Eliminar
    2. Ricardo, não achincalhei ninguém, apenas fui irónico, porque irrita ver, que alguém que pegou no FCP sem interesse próprio nenhum - pagou do seu próprio bolso uma campanha cara, não recebe salário nenhum -, a não ser uma grande paixão pelo seu clube, numa altura em que ninguém tinha coragem de afrontar quem lá estava a dar cabo de tudo, já está a ser cobrado como se lá estivesse há anos, quando só lá está há menos de 2 meses como presidente da SAD. E com a herança ruinosa que recebeu a dificultar-lhe enormemente a acção. Foi só isso.

      Tambem era estatisticamente muito improvável sermos campeões europeus, logo a seguir a termos ganho a taça uefa, e aconteceu.

      Eliminar
    3. Palmarés, estatísticas, história... Está tudo no museu após derrota estrondosa em eleições democráticas e as mais participadas de sempre . O que não é estatística é o estado de falência em que o clube está. É assim, meu caro, se quer palmarés e estatística aqui tem . Falido o clube, mas cheios de guito, os administradores e o último treinador pintista, um dos pseudo donos do clube . Não vale a pena estar de pé atrás com quem veio agora e já mostra uma equipa honesta e com muita competência ; - ou é por causa disso ? Agora, só há que apoiar estes dirigentes (passaram só 3 meses desde as eleições e 2 de posse real) - Só há um Porto !

      Eliminar
  34. Caro DVP,

    Claro que tem de estar caladinho, aí estamos absolutamente de acordo, nem há duvidas.
    Quanto à diferença entre o Namaso e o Wendell temos opiniões diferentes, mas o Namaso nunca marcou 18 golos na 2ª liga e não mostra a mesma inteligência no momento de definir, mas ok, se o Wendell nunca chegar à equipa principal nunca iremos saber ....

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  35. O AVB está a fazer aquilo que tem de fazer. Por um lado, recuperar o clube financeiramente, no presente, renegociar com os credores e são muitos, criar condições para quando houver os controlos da UEFA o FCP cumprir, não correr riscos de ser excluído das provas europeias. Por outro tentar transmitir entusiasmo, mobilizar, galvanizar o portismo. Precisa de apoio, confiança, crédito. Quem não for capaz de dar e fazer isto pelo FCP, que pelo menos não atrapalhe.

    ResponderEliminar
  36. Ricardo o FCP não sendo o maior clube português, era o melhor, chegou a estar vários anos à frente da concorrência. Nos últimos anos perdeu toda essa vantagem, está numa situação muito difícil, precisa de ir com calma, mas tem de ser competitivo, lutar por títulos. Essa é uma exigência dos portistas e o AVB como portista sabe isso muito bem.
    Essa conversa do sei de coisas, mas não digo, faz lembrar o discurso do vocês sabem do que estou a falar... O único pecado do AVB foi ter dito que estava na cadeira de sonho e depois saiu do FCP. Eu na altura não me inibi de dizer o que pensava. Mas já passaram 13 anos, as funções são outras, ele sempre disse que ia ter uma carreira de treinador curta, que tinha o sonho de ser presidente do FCP.
    Aguardemos, mas para já está a fazer o que é importante fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pelas respostas, e desculpe se estou a soar pessimista, nao é de todo o meu pensamento. Nao vou deixar de ser portista por ganharmos menos vezes, ja provamos de todas as maneiras e feitios que somos o melhor clube português tendo as mesmas armas e inferiores. Salvo melhor comparação, o que Vilas Boas ou outro escolhido pelos socios vai ter de afirmar é se seremos um Corunha, solido, e viavel porque se mantem fiel à sua dimensao ou um Madrid que nao é por ser gigante que nao deixa de ser sustentável. bom fim de semana!

      Eliminar
  37. Roma e Pavia não se fizeram num dia. No pouco tempo que tem como presidente, AVB já fez muito dando passos certos para tirar o clube do caos em que se encontrava. Este tem de ser encarado como o ano zero e desportivamente não podemos exigir muito. Os nossos adversários diretos têm poder financeiro para comprar jogadores com valores perto dos 20M e nós não temos dinheiro para mandar cantar um cego, fruto dos desmandos dos vigaristas que nos geriam anteriormente e dos quais muitos parece ainda terem saudades. Pela minha parte embora nunca deixando de apontar coisas que acho possam estar erradas, AVB terá sempre o meu agradecimento por numa situação destas ter tido a coragem de avançar para a presidência. Se não fosse ele daqui a 4 anos já não havia o FCPorto. Força André.

    ResponderEliminar
  38. E aí está o Bordéus, um grande do futebol francês, a declarar falência, com todos os jogadores profissionais a ficarem livres, a fechar a sua academia e a ir parar ao futebol amador. E só precisava de 40M para se conseguir manter no futebol profissional. O próximo grande clube europeu a entrar nesta roda, se não tivesse havido mudança a tempo, era capaz de ser o FCP.

    ResponderEliminar
  39. Ricardo, também era uma criança quando o Porto foi campeão europeu em Viena e obviamente que essas memórias não têm preço. Evidentemente que esse Pinto da Costa está para sempre na história do clube. Acho que a maioria não tem sequer noção da magnitude do feito do homem, e de quem trabalhou com ele e só vão ter com o passar do tempo. Mas é completamente ridículo fazer comparações. Primeiro, porque PC era director desportivo antes de ser presidente, o plantel foi preparado por ele, o clube não estava falido como está hoje, e ele precisou de algum tempo. Não é honesto fazer se comparações quando a sad anterior, faliu o clube. O PC podia ter saido do clube e ter deixado o clube em melhores condições financeiras que o deixou. O PC há anos que não é o mesmo, porque o PC que conhecemos era incapaz de ter feito o que o "velho" PC fez. Foi uma gestão suicida, de alguém que se estava a borrifar completamente para o clube. Os últimos meses são paradigmáticos, negócios com fundos, antecipações de receitas, a academia quando não há €€ para ela, a renovação com um treinador a menos de 48h das eleições, é de alguém que perdeu completamente o tino/norte. É por isso que é muito importante mudar se os estatutos, para que isto nunca mais volte a acontecer. Aquilo não era o PC, aquilo eram autênticos loucos, que não espatifaram o clube por uma unha negra. E nem sequer hoje sabemos se não passamos o ponto do não retorno, o ponto em que já não há nada a fazer, isto é, o clube teria de ser vendido. Foi isto que PC nos deixou no fim. Era escusado. Essa nódoa muito negra ninguém lha tira.

    ResponderEliminar
  40. O dono do Bordéus é também o accionista maioritário do Boavista.

    ResponderEliminar
  41. Malta, no domingo vai haver alguma surpresa com o regresso de algum jogador!!???

    ResponderEliminar
  42. Lamachã esses tempos já passaram... mas já vi algures que o Alex Sandro...

    ResponderEliminar
  43. OLHA O NORTE.
    JNPC é passado, vai ficar na historia do FCP por boas e más recordações. Infelizmente depois de grandes conquistas pondo o FCP no topo europeu e mundial entusiasmou-se e pensou- "Agora daqui não saio, daqui ninguém me Tira" ou seja arrastou-se, andou com más companhias que ele próprio criou provavelmente para se segurar, ultimamente, um simples soldado já dava ordens ao general.

    Quando PdaC foi presidente pela 1ª vez tirou o FCP do fundo do poço e ao fim de muitos anos voltou polo novamente no fundo de onde o tirou, só que desta vez o lesado a vitima foi o FCP, ele e os outros estão bem de vida.

    Há muitos PdaC por esse mundo fora, "MAS FCP SÓ HÀ UM". Eu só sou FCP, voto e admiro (Como o já o tinha admirado) quem sirva a Instituição e não quem se serva dela...

























    ResponderEliminar
  44. Boas
    O que é certo até, ao momento é que os campeões têm um sueco que já provou o seu valor na liga,na atleticidade,velocidade e presença física em campo.

    Os vices,parece que têm um grego com parecenças com os 2004,um Marcos Leonardo que têm faro para golo e acho que ainda sobra um que foi mais caro que a nossa contratação mais cara,e que mesmo assim teve mais utilidade que o Carmo.

    Nós temos um internacional brasileiro que 60 ou 70% da população brasileira não conhecia(isso também diz pouco,eles também não conheciam o Isaías,Artur,Derlei etc)que se não estiver um quarto da época aleijado já estamos com sorte.
    Sobram o eterno Namaso que a época passada marcou um golo frente aos lampiões,o quinto, não marcou a nada mais,fez pior que o Tony que até podia ser carreira,más é mais um martírio que Martinez.
    E um Fran,que se foi a meio da época para o Olympiacos dizem que marcou golos,eu so vi três resumos do mesmo na liga conferência,as meias finais e a final e de Fran nem vê-lo.
    E já que se fala dos gregos,Carmo pelo que vi até ao momento a velocidade dele está igual,nos lances de bola parada para chegar a bola está fora de jogo,e quando é preciso recuperar defensivamente cai o Carmo e a Trindade, para mim não é jogador para o Porto,neste momento, E talvez em momento algum.
    A herança do Pinto.
    Esta epoca vai se ver o Conceição tinha razão no Taremi,que não treinava bem(palavras dele no final da taça),ou se essas eternas promessas vão dar o salto qualitativo,como muitos aqui opinaram.
    Esta época vai tirar as dúvidas sobre esse mito.

    ResponderEliminar

  45. Ter de pagar para ver o jogo de apresentação do meu clube (Sportv) é uma estupidez.
    Para que serve o Porto Canal???
    Não concordo mesmo nada com esta decisão do FCP.

    ResponderEliminar
  46. Vmartins45 essa crítica só faria sentido se o FCP estivesse numa situação financeira razoável. Como não está, é a diferença entre receber uma verba da SportTV ou ter de pagar para o jogo ser transmitido no PC.

    ResponderEliminar
  47. Vmartins45 essa crítica só faria sentido se o FCP estivesse numa situação financeira razoável. Como não está, é a diferença entre receber uma verba da SportTV ou ter de pagar para o jogo ser transmitido no PC.

    Que eu saiba o FCP tem a maior parte do capital do PC, como tal não teria que pagar nada.
    Essa desculpa não cola.

    ResponderEliminar
  48. Quando não se sabe como as coisas funcionam é melhor não mandar bitaites. Para transmitir um jogo é preciso ter meios próprios. Quando não se tem meios próprios tem de se alugar e pagar. Se o PC tivesse capacidade de adquirir publicidade que pagasse o investimento para transmitir o jogo, mesmo que não lucrasse nada, OK. Como não tem, a SportTV transmite, paga a FCP, o FCP negociou a transmissão de forma que a apresentação até ao início do jogo possa ser transmitida pelo PC.
    Só não percebe isto quem não quer perceber.

    ResponderEliminar
  49. Muitos portistas, ainda não estão bem conscientes do estado em que as contas do FCP estão. As receitas de televisão foram todas, práticamente, antecipadas. Não há receitas da Champions. Foi antecipada a 2a tranche, que era uma grande quantia, 20M, da venda do Otávio. Ainda não há acordo com a Ithaka, o que quer dizer que ainda não entraram os 65M, ou + como quer o FCP. Mas é preciso continuar a pagar a funcionários, jogadores, fornecedores, credores, eles não ficam à espera que o Porto um dia fique em boa situação financeira. O que tem valido ultimamente à administração da SAD, tem sido o dinheiro que tem vindo dos sócios, por quotas de novos sócios, de sócios que regressaram após anos sem pagar quotas, de sócios que pagaram antecipadamente um ano ou + de quotas só para ajudar, por grande acréscimo de vendas dos lugares anuais. E nem o pagamento que a Sporttv fez pelos jogos de pré época, pode ser deitado fora. Só quando entrar o dinheiro da Ithaka e se fizer uma boa venda, as coisas vão ficar + desanuviadas. Mas vai ser só um balão de oxigénio que vai durar alguns meses. Vai continuar a ser preciso reduzir as despesas e aumentar as receitas, e quando chegarmos ao ponto em que já não haja receitas antecipadas e as despesas sejam não muito superiores às receitas, aí sim, estaremos numa situação sustentável, em que bastarão as receitas da Champions ou eventualmente uma boa venda, para o equilíbrio das contas. Até lá, muito se vai sofrer.

    ResponderEliminar
  50. Quem não gostava de ver o FCP em canal aberto no Porto Canal, mas como estamos em tempo de vacas magras à que sacrificar e irmos ao café...
    Porto Sempre.

    ResponderEliminar
  51. É isso, vamos encher os cafés, que também é uma forma de difundir e disseminar o portismo

    ResponderEliminar
  52. Boas

    Depois da tournée do al nassr por Portugal, o Ronaldo vai se recusar a voltar a jogar por eles.Nã o dinheiro fala mais alto,e o contrato.

    ResponderEliminar