sábado, 3 de agosto de 2024

F.C.Porto 4 - Sporting C.P. 3. Épico. No FCP pode mudar tudo, mas o espírito, raça e crença mantém-se inalterável.

 

No primeiro jogo oficial da época, a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira e frente ao campeão nacional, o FCP ainda sem poder contar com todo o seu potencial - por exemplo, Wendell, Francisco Conceição, Pepê e Evanilson, potenciais titulares, estão com a preparação atrasada -, venceu e ganhou muito mais que uma Supertaça...


Iniciando com Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Otávio e Martim Fernandes, Grujic, Alan Varela e Nico González, Gonçalo Borges, Namaso e Galeno, o conjunto de Vítor Bruno 
entrou ao ataque, pressionando alto e bem, Damaso com a baliza aberta atirou por cima, desperdiçando uma excelente oportunidade.
Só que na primeira vez que foi à frente o Sporting ganhou um canto e como já tinha dito e redito, durante os jogos da pré-época, defesa do FCP - e também Alan Varela - nos lances de bola parada e cruzamentos é um desastre, golo. Sporting na frente sem ter feito nada para o merecer.
Como se fosse pouco, logo de seguida, perda de bola a meio-campo, Zé Pedro completamente batido por Gyokeres, passe para trás, defesa mais uma vez sem as devidas compensações e o 2-0 surgiu. Assim, com uma defesa de papel e sem qualquer tipo de ajuda dos médios, fica difícil competir.
Na reacção portista, Galeno derrubado na área, nada foi assinalado.
Respondeu o Sporting, mais um erro de palmatória, desta vez de Otávio, mais uma vez a defesa aos arames, o conjunto de Rúben Amorim só não aumentou a vantagem porque falhou clamorosamente -Zé Pedro e Otávio em vez de ficarem calados depois da final da Taça, de se gabarem que tinham travado este e aquele, se preocupassem em aproveitar este para mostrar serviço, que com eles o FCP pode estar tranquilo...
Com uma defesa - mais os médios, Alan Varela em particular -, a cometer erros inadmissíveis numa equipa do regional, muito pior numa com as responsabilidades do FCP, o Sporting aproveitava, cada vez que chegava à frente ameaçava ou marcava. E marcou o terceiro, pode dizer-se, sem surpresa. 
A defesa dos lisboetas não quis ficar atrás da dos portuenses, falhou muito, Galeno aproveitou e reduziu.
Com o FCP obrigado a arriscar, o Sporting ficou confortável. 
Nem de frente para a bola e num lance na profundidade, a defesa é capaz de matar logo a jogada.
Com o FCP a tentar, mas tudo de uma forma atabalhoada e sem criar grande perigo, o jogo chegou ao intervalo com o Sporting na frente por dois golos de vantagem. Não porque estivesse a fazer um grande jogo, mas porque o conjunto de azul e brancos ofereceu três golos.

Depois do pesadelo que foram os primeiros 45 minutos, era difícil fazer pior nos segundos.
O treinador do FCP manteve o mesmo onze e Alan Varela continuava desastrado, perdeu uma bola a meio do meio-campo portista, o perigo rondou a baliza de Diogo Costa.

A ganhar por uma diferença de dois golos, o Sporting continuou a aproveitar a desorganização e as crateras defensivas do FCP, em especial pelas laterais, esteve mais próximo do quarto que os Dragões do segundo.
Era muito previsível e inconsequente o futebol portista.
Mas a beleza do futebol apareceu em todo o seu esplendor. Aos 63 minutos saíram João Mário e Grujic, entraram Eustaquio e Iván Jaime, no mesmo minuto, golo de Nico González e resultado na diferença mínima. Com o empate a surgir logo após, cruzamento de Eustaquio e golo de Galeno. 
Com o jogo empatado e em aberto, embora Dragões mentalmente por cima, fruto da recuperação de três golos, tudo podia acontecer.
Ao minuto 76 saiu Nico, entrou Vasco Sousa.
Num canto e na ressaca, sem ninguém do FCP a cobrir, o perigo rondou a baliza de Diogo Costa.
O jogo acalmou, Vítor Bruno tirou Gonçalo Borges e meteu Fran Navarro ao minuto 82.
Nos últimos minutos, FCP após vários cantos, Fran Navarro falhou um golo claro, marcou logo de seguida, VAR anulou, bem, por fora-de-jogo. FCP mais perto da vitória. Mas com jogadores azuis e brancos apostados em complicar e perder bolas fáceis em zonas perigosas.
O jogo chegou ao fim com o jogo empatado, vai jogar-se o prolongamento.

É um resultado que acaba por ser justo, apesar do FCP no lance já referido de Fran Navarro pudesse ter garantido a vitória já quase no final dos 90 minutos.

No prolongamento o Sporting entrou melhor, Dragões algo trapalhões e sem critério no último terço.
Novamente o futebol fez das suas. Do nada,  Iván Jaime rematou de fora da área, a bola desviou num jogador leonino, cambalhota consumada. Épico. Extraordinário, não me lembro de nada igual nesta já muito longa caminhada a acompanhar o FCP.
David Carmo substituiu Namaso aos 105.
A perder o Sporting, naturalmente, reagiu, mas até à mudança de campo nada se alterou.
Na segunda-parte do prolongamento, a reacção dos campeões continuou. Se pelo meio as coisas melhoraram, também por culpa de Varela, as laterais continuavam a dar algum espaço e era por aí que aparecia o perigo.
O FCP defendia com muitos, mas quando tinha a bola, em vez de procurar jogar, errava,  complicava, muito também por culpa de um grande desgaste físico.

O jogo chegou ao fim com uma vitória do FCP, depois de uma cambalhota épica, só possível porque no Dragão pode mudar tudo, mas o espírito, a alma, raça e crença mantém-se inalterável. Porque ela emana daqueles que são a sua razão de ser e a sua essência, os seus sócios, adeptos e simpatizantes.

Se quem ganha é sempre o FCP, esta vitória, a 24 na Supertaça, é um grande estímulo para todo o portismo, em particular, se me é permitido, para o presidente AVB e treinador Vítor Bruno.

PS - A vitória não pode evitar uma reflexão,  apagar várias coisas que estiveram mal e que precisavam de ser melhoradas - como disse anteriormente, principalmente na zona defensiva e nas compensações e ajudas dos médios. 



127 comentários:

  1. Quando aos 22 minutos estávamos já a perder 3-0 cheguei a temer o pior ...
    Mas aquele golo a seguir do Galeno manteve-nos no jogo , na segunda parte depois das mexidas melhorarmos e conseguimos empatar e mais tarde no prolongamento dar a reviravolta épica .
    Precisamos urgentemente de um central , de um patrão , de alguém que ponha ordem na defesa , aquela dupla Otávio/Zé Pedro é um susto .
    Foi um jogo com muitas falhas de parte a parte , fomos melhores , fomos mais felizes , mais intrépidos .

    PS - o stock de rennie vai esgotar , na TV , os pipas , Vilares , batistas , Borges e quejados , tanta azia ...

    ResponderEliminar
  2. Não foi um bom jogo, demasiados erros de ambos os lados, muito mas mesmo muito trabalho pela frente. Defensivamente falta qualidade e não sei como vai ser possível resolver isso.

    Fico contente pelo facto de VB ter dado a mensagem aos jogadores que todos contam e não ter metido os internacionais, a titulares, á pressão, pelo facto do adversário ser o Sporting.

    Mas hoje é festejar porque foi uma vitória extremamente saborosa com uma reviravolta que fica na história.

    PS. Continuo sem perceber a tolerância que Grujic tem junto dos adeptos em contraste com outros jogadores como Estaquio.

    ResponderEliminar
  3. Boas

    Já ficou na história esta vitória,pela remontada.

    Estamina existiu,mas faz falta algo mais.

    Os internacionais do Porto deviam ter mais respeito pela instituição,e estarem preparados para fazer pelo menos 30 minutos.

    Parabéns pela vitória.

    ResponderEliminar
  4. Que jogo de loucos. Sei perfeitamente que quando está 2-0, é um resultado muito perigoso porque não está ganho, mas quando tens 3-0, o jogo está acabado. Não me recordo de reviravoltas destas. Tivemos alguma felicidade nisso. É importante não embandeirar em arco. Foi um jogo com muitos erros defensivos de parte a parte. Em relação ao estilo, fez me lembrar a selecção espanhola, obviamente não temos a qualidade deles, mas gostei da pressão alta e das ganas nos duelos, mostramos mais vontade. Claro que também sei, que o Sporting não fazia a mínima ideia como o Porto iria jogar, o Porto conhecia o Sporting. Temos de ter os pés assentes na terra e continuar neste caminho de humildade. Temos de apostar nos putos. Gostei do Vasco Sousa.

    ResponderEliminar

  5. AVB,já fez algo que PdC nunca tinha feito,ganhar uma supertaça ao Sporting.
    Podem ter sido 40 anos disto,ter o recorde de presidente com mais títulos no mundo,mas nunca o Porto tinha ganho uma supertaça ao Sporting.
    Parece o cr7 que bateu os recordes todos da selecção, mas até a data so o Edér marcou numa final por Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite caros portistas, se aquando dos 3-0 me contassem que íamos dar a volta ao marcador eu diria a essa pessoa pra deixar a droga... Aziei tanto que desliguei a TV de estão danado que estava ( continuei a seguir o resultado no flashscore, mas com uma azia quase á SC). Ia a conduzir quando marcamos o 3-2 e consecutivamente o 3-3. A meu ver merecemos a vitória por toda a garra e entrega da equipa. Quanto aos jogadores em destaque pela negativa eu volto a firmar...Grujic pelo que ganha e pouco produz l, tem que sair. Pela positiva Vasco Sousa (cláusula de 40 milhões parece-me mesmo curto). Venha a nova temporada e vamos melhorar o que está mal, mas manter este espírito de luta (sem sermos arruaceiros) força Porto.

    ResponderEliminar
  7. Boa análise.

    Precisamos de um patrão na defesa.
    Nenhum dos 4 centrais q temos é de nível Champions. Um deles ao lado de um muito forte, pode dar, mas assim, com uma equipe tipo City, Real, PSG...levavamos mais golos e nada de remomtada.

    Não estou a contar com o Marcano, pelas lesões, alem de ja nao ser miúdo.


    HJ valeu o esforço, a crença e...a sorte (com uma boa dose de demérito do Sporting tbm, a juntar ao mérito dos nossos bravos.

    ResponderEliminar
  8. Ainda se nota uma certa indecisão em quem deve ir à bola naquele espaço entre os defesas e o meio campo, quer quando perdemos a bola, quer quando o sporting fazia um mal passe entre o meio-campo e a nossa área. Penso que início de época. Precisamos do jogos do campeonato e algum tempo para os jogadores entenderem quem ocupa os espaço e quem vai pressionar/discutir a bola.

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente épico!!! Do inferno ao céu! Enorme Porto. Precisávamos desta vitória como de pão para a boca, e eis que essa graça nos foi concedida. Abraço a todos os Portistas. Obrigado DVP.

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP:
    Quando o Sporting marcou o terceiro golo cheguei a temer uma hecatombe. Mas como o nosso lema NUNCA DESISTIR está implantado no F. C. PORTO foi com o coração nas mãos que continuei a acreditar que era possível uma reviravolta que não me lembro de ter visto desde que acompanho o nosso CLUBE.
    Muito a corrigir, mesmo muito mas estamos na frente em títulos, dois deles seguidos, apesar de tudo o que de mau que nos foi vaticinado e criado mas penso que temos gente capaz de nos fazer reerguer para patamares económicos compatíveis com a grandeza do CLUBE. Acredito.
    Um apontamento - Vasco Sousa: que raça!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,
    Boa vitória, sem dúvida, com uma entrega ao jogo daquelas que aprecio. Concordo plenamente que existem pontos que têm que ser muito bem analisados.
    O que mais gostei de tudo e penso eu, que foi o click da viragem do FCPorto, a alteração táctica que o treinador impôs, deixou a invenção de ter adaptações de jogadores a outras posições, independentemente do Galeno ter acabado a DE , algo analisar, e o modelo do 4.3.3 a certa altura estava a produzir frutos, aquilo na primeira parte, pareceu em muito um filme de jogo repetido das últimas épocas.
    Um ponto sensível é sem dúvida o FC, deu me a entender que não quer jogar no FCPorto.
    Força FCPorto

    ResponderEliminar
  12. Reviravolta épica! Espero que seja a primeira de.muitas conquistas. Martim à esquerda não dá. É urgente a compra de um defesa central de qualidade pois a nossa defesa é um susto. Vasco Sousa é craque. Parabéns ao VB e ao VB.

    ResponderEliminar
  13. Os títulos não são dos presidentes, nem dos treinadores, jogadores... são do FCP. E o FCP somos todos nós. Somos todos nós, adeptos, desde os fundadores até aos dias de hoje, a sua razão de existir e a sua essência.

    ResponderEliminar
  14. Boa vitória!
    Apesar de boa localização, o batatal devia estar em mtas melhores condições; não foi relvado digno de final;
    Mm para jogo de pré época, mto fraco de ambas as equipas, pouco equilibradas, q justifica nos 7golos;
    Gosto de ver a aposta no Grujic, mas não consigo ver motivos para apostar nele... gostava de estar errado!
    Surpreendido com o Vasco Sousa, q força o miudo tem... a cheirar o 11;
    4 golos, e nenhum marcado pelo ponta d lança... seja ele quem for;
    Navarro, quase q marcava dois golos, será?!...
    Não acreditava na remontada,mas face à pouca qualidade de parte a parte, esperei até ao fim!...

    ResponderEliminar
  15. É inacreditável como no passado não se apostou em alguns jogadores da formação. Estavam a falar disso na CNN, e o motivo é que os jogadores da formação não dão €€ aos empresários, administradores. Óbvio. Queriam comissões atrás de comissões, foi isso que nos levou ao buraco. Quando se vê jogadores como o Vasco Sousa, ele tem de jogar!!! Quero lá saber do Grujic. Tem raça, e pareceu ter bom controlo de bola, daqueles ratinhos em que é difícil tirar lha. Estes jogadores têm de ser alvo de aposta. Comprar jogadores só quando não temos essa qualidade em casa!

    ResponderEliminar
  16. Épica é a palavra certa para definir a nossa vitória!
    Não fizemos tudo bem, como não o fizemos tudo mal, precisamos de um bom defesa central, Nico Gonzales está a jogar muito e bem, Vasco Sousa tem de jogar e sentar o Grujic, o Gonçalo Borges esteve muito mais concentrado e fez belas jogadas, Varela esteve muitos furos abaixo do habitual. Martim tem de jogar na direita e sentar o João Mário que fez um mau jogo. Galeno fez um grande jogo quer a atacar, quer a defender . Não podemos esquecer que não jogaram os internacionais que serão titulares e mesmo assim, com mais raça que talento ganhamos ao campeão nacional.
    O que dizem da triste figura feita pelo Varandas no fim do jogo ? Cruza os braços para não cumprimentar o VB e assim continua durante a cerimônia da entrega das medalhas às duas equipas. Simplesmente lamentável a falta de fair play deste Varandas.
    Ao fazer zapping na TV, a enorme azia que por lá vi, até dormi bem melhor....
    V. Bruno ainda tem muito trabalho pela frente para solidificar o seu jogo, mas parece que iremos ter um Porto muito mais de ataque , com o Nico mais avançado, daí achar que o Vasco Sousa será muito mais útil que o Grujic a ocupar o espaço deixado pelo Nico quando sobe.
    Belo começo do Vítor Bruno.
    Somos Porto
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  17. Várias lições no jogo de ontem:
    - mentalidade positiva, controlo emocional ganha jogos. Descontrolo emocional enterra jogos
    - Galeno não é craque mas é um jogador à Porto, valente e muito importante em muitos dos jogos das várias épocas
    - Eustáquio tem claramente valor para fazer parte do plantel. Entrou e foi voz de comando
    - Tenho a maior simpatia por João Mário mas Martim já é neste momento, melhor DD que João Mário. Melhor em termos fisicos, melhor a defender. A defesa esquerdo só por necessidade
    -Namaso tem qualidade. Joga e faz jogar quem tem ao lado. Tem que ser mais assertivo na finalização
    - Gonçalo Borges tem que perceber que o jogo tem dois momentos. Ataque e defesa.
    -Alan Varela para ser um grande jogador tem que ser muito mais assertivo
    - Olhar para dentro antes de ir fora. Grande Vasquinho
    - O FCP só ganhou ontem porque o processo ofensivo teve melhorias óbvias. Agora falta o processo defensivo. Vejo um FCP mais trabalhado para ganhar jogos ditos mais fáceis
    - Acabou o mito que só um treinador como SC consegue colocar os jogadores no limite. Há outras formas de estar que conseguem o mesmo
    - Podemos ser educados, bonzinhos e ganhar troféus. O espírito dentro de campo é que conta
    - Ao intervalo fui ao Twitter. Temos muitos adeptos das vitórias. Uma grande lição para eles. O FCP não foi, não é, nem nunca será um one man show. No FCP não há lugar aos Pintismos, Sergismos e AVBismos. O FCP é um clube, coletivo, uma grande instituição com valores bem enraizados em que todos são importantes. Os que estão, os que estiveram e os que vão estar. Só pode haver um FCP. Só assim seremos mais fortes

    ResponderEliminar
  18. Acho surreal os comentadores da TV de todos canais , de só falarem nos erros defensivos do Sporting , quando o segundo golo dos viscondes , os nossos jogadores deixaram fazer tudo ao Gyokeres , fazer o passe para o coração da area , aonde estava o Pote , Grujic era suposto estar a guardar e acompanhar o jogador , aonde estava ???
    No terceiro golo , o Martim anda aos papéis , não fechou na esquerda aonde apareceu o jovem Quenda , erro de prencipiante !!!
    O único comentador que fugiu á mediocridade , á banalidade , foi o Maniche , uma autêntica lufada de ar fresco , de alguém que diz o óbvio , com bom senso , sem clubites ...

    De resto acrescentar que foi uma festa bonita , temos o espírito e a raiva de vencer , as bases estão lá , estamos no bom caminho , corrigir rapidamente os posicionamentos defensivos , as compensações dos médios , que tem de ser feitas .

    É imperativo um central , aonde e sem dinheiro , lá terá o AVB de fazer com Zubizarreta um milagre ...

    PS - Os pintistas e sergistas aos 22 minutos já afiavam o bico , mas depois ...




    ResponderEliminar
  19. Excelente reviravolta, mas a mostrar as nossas debilidades, sobretudo defensivas.
    Mantivemos o espirito à Porto, há que melhorar e manter a atitude.
    E alguém que diga ao Jaime que independente de quem não se sente não é filho de boa gente, está na hora de ignorar o SC.
    Creio que deste jogo sairam ideias sobre as rectificações a fazer, infelizmente o plantel só ficará resolvido em finais de agosto, é ver se camos vencendo, ganhando rotinas e confiança.
    E há putos novos espwrando oportunidades, como o Vasco, oxalá as agarrem.
    Hoje, desfrutar do fogo fátuo da lagartagem.


    ResponderEliminar
  20. Bom dia..
    Épico.... Assustador na fase inicial, mas depois foi daqueles jogos de rebentar o coração.
    Não embandeirar, pois há muito trabalho a fazer nesta equipa, muito mesmo.
    Nunca vi, não vejo e possivelmente não verei nada de extraordinário do Grujic, mas a vitória também lhe pertence.
    É necessário alguém da estrutura avisar o Ivan Jaime que as bicadas ao Sérgio Conceição têm que acabar...

    ResponderEliminar
  21. Independentemente do que falhou e das lacunas existentes, o desfecho não poderia ter sido tão perfeito.
    O Clube merecia, o AVB merecia, o VB merecia, os Jogadores mereciam, os Adeptos mereciam, tudo alinhado, deu no que deu!
    Temos muito caminho pela frente, mas com todos a remar para o mesmo lado, conseguiremos.
    Esperança nos jovens jogadores, que mostraram muita maturidade e talento.
    Com este título, somos os MAIORES cá do burgo e continuaremos a incomodar.
    Resumindo, foi ÉPICO

    ResponderEliminar
  22. OLHA O NORTE.
    Antes de mais, filosofando as palavras de VP "Os títulos são do FCP e o FCP somos todos nós" desde o roupeiro ao presidente todos nós ganhamos todos nós perdemos a alegria e a tristeza é de todos.

    Se calhar com mais dificuldades no jogo que o adversário, mas não tenho duvidas que lutamos mais que eles, por isso fomos compensados, fica-nos bem a vitoria. São 24, repito, são 24 supertaças, os dois vizinhos da 2ª circular juntos somam 18! É obra.

    Eles cometeram erros, mas nós também cometemos erros de palmatória nos 3 golos que eles marcaram. É bom não esquecer que a primeira oportunidade de golo flagrante é nossa, o chapéu foi um pouco precipitado.

    Azia da derrota, foi mais da parte deles que pensavam que eram favas contadas, saiu-lhes o tiro pela culatra.

    O apitador sr Pinheiro deveria ter expulso o Quaresma não o quis fazer. Quanto á jogada na grande área sobre Galeno tenho duvidas se não era grande penalidade, já vi marcar por muito menos.

    Na CS lisboeta há um craque de nome pina maníaco da lixeira da manhã, que diz que esteve a ver á lupa e com binóculos o 2 golo do FCP e para ele havia alguém do FCP em fora de jogo. Este ouvi, os outros maníacos da CS do Império não.

    Há muito pintista e sergista que ficaram com Azia, estavam á espera da derrota para fazerem o "Bota Abaixo".
    Já agora o sr Pinto da Costa esteve presente no estádio? Li que ele estava doente, mas também li que passou uma boa noite numa casa de fados na companhia de amigos. Eu desejo que ele tenha muita saúde, não lhe poderia desejar-lhe outra coisa, mas desejo muito mais saúde financeira ao FCP...

    ResponderEliminar
  23. Grande vitória, com muitos erros defensivos, e não só dos defesas, mas uma grande vitória mesmo assim. Histórica, duplamente histórica. Mas tem que se rectificar o que esteve mal, claro, não podemos embandeirar em arco e não vai ser sempre possível fazermos remontadas destas se tivermos inícios de jogo assim tão maus defensivamente.

    Os pintistas e sergistas encardidos, mal viram o FCP a perder por 2, começaram logo a dar largas ao seu saudosismo pelas redes sociais e pelos fóruns. É impressionante, como há gente que se diz portista, que quer que o FCP perca, só para poder ter razão, e que está cheia de saudades das pessoas e do estado de coisas que estavam a destruir o FCP. Se mudassem todos de clube não se perdia nada.

    Adorei a "explicação" do Dudu para considerar que o 2° golo do FCP devia ter sido anulado. Nunca tinha lido uma análise dum especialista de arbitragem, tão rebuscada, tão retorcida, tão a meter os pés pelas mãos, tão idiota. Este Dudu, quando se trata de defender o seu slb e de sujar as vitórias do FCP, é capaz de malabarismos incríveis, é um artista de circo insuperável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dudu é um palerma , aquilo já não é azia , é uma úlcera crônica !!! , coitado !!!

      Eliminar
  24. Temos de dar continuidade a esta onda vencedora que começou realmente em Janeiro com a candidatura do nosso AVB . Ontem, depois da série de erros iniciais que tiravam a paciência a um santo, tudo se recompôs na 2a. parte com uma série de substituições e trocas de posições que baralharam por completo a lagartagem... Foi épico e inesquecível mas... Sim, mas...
    Agora vem o mês decisivo da época, o mês das decisões com dispensas, vendas e aquisições tudo sem afetar o espírito de grupo que aparentemente está a reinar. E digo, aparentemente, porque me parece haver por ali um ou outro internacional de sorriso amarelado. Repito : parece-me .
    A partir de amanhã concentração absoluta e trabalho para o campeonato para chegar a Alvalade na frente !
    Viva o FCP!

    ResponderEliminar
  25. Uau, o futebol tem este dom de nos levar do inferno ao céu num ápice. E vice versa. Com 3-0 temi o pior e temi uma noite de pesadelo. Cada vez que o SCP ia à frente marcava. Aquele sueco às vezes parece imparável. Se o Galeno não calha de reduzir logo na 1ª parte não sei o que poderia acontecer. Por falar no internacional brasileiro, muitas vezes o criticamos e eu em particular pela forma como perde muitas bolas mas é incrível a facilidade de golo que ele tem e como ele aparece nestes grandes jogos.

    É urgente rever a defesa. Esta dupla de centrais não oferece garantias nenhumas e fico com a dúvida se realmente David Carmo vai acrescentar. Não sei como será o mercado até ao fim do mês, mas seria interessante podermos fazer uma venda e trazer um central de qualidade. Em relação às laterais, vamos ficar mais fortes após a integração do Wendell.

    É uma grande vitória do FCP, mas também uma grande vitória do Vítor Bruno. Não é para embandeirar em arco nem nada do género mas notou-se claramente o dedo dele. Tanto nas mexidas como na palestra ao intervalo que certamente deu frutos. A equipa veio com uma aura diferente. Que seja um bom prenúncio.

    Uma nota final. Espero que o Iván Jaime se deixe destes recados constantes ao SC. Percebo o quão ficou afetado, mas o Francisco Conceição ainda partilha balneário com ele...

    ResponderEliminar
  26. Caro DVP:
    Mais uma vez infeliz, Rui Moreira enganou-se no nome do mago. O mago foi Sebastião Bugalho que nas últimas eleições europeias eclipsou o edil.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. As declarações de Rui Moreira foram lamentáveis. Se aos adeptos comuns até se aceita um ou outro exagero, ao presidente da Câmara Municipal do Porto não. O problema não é o adepto criticar o Sérgio Conceição, é o vice-presidente, apenas porque por inerência o presidente da AG é o presidente, do Conselho Superior criticar o treinador.

    O mesmo não penso das declarações de Iván Jaime. Cada um tem direito de interpretar as declarações do espanhol como quiser. A minha tem a ver com a forma como SC o tratou - afastou-o do grupo sem ter a coragem de lhe dizer porquê. Isso foi importante para ele como jogador e como homem. Fê-lo crescer, encarar o futebol de outra maneira. É assim que interpreto. Se ele achar que porque marcou um golo, fizer uma ou outra grande jogada, é suficiente, não tiver consistência, então só vai provar que o treinador anterior tinha razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Iván Jaime tem o direito de se expressar o que lhe vai na alma , o sentimento de injustiça foi grande .
      Agora , ele não pode dar uma de João Félix , tem de haver continuidade no seu trabalho , provar jogo após jogo , semana após semana , exibição apos exibição , que o seu ex treinador enganou-se redondamente , ao não apostar nele , ao não aproveitar o seu potencial , e pô-lo de lado só porque sim ...

      Eliminar
  28. Cheguei a achar o Rui Moreira mais inteligente do que na realidade está a mostrar que é. Lá está, subiu lhe a cabeça o ser presidente da câmara do Porto. Já aqui o disse, pode se gostar ou não do SC, mas contra factos neste caso títulos não há argumentos. Deixou títulos numa situação difícil do clube, quando antes dele, muitos outros treinadores deixaram zero. E foram uns 6 treinadores em 4 anos. O Ivan Jaime só está a criar pressão extra para ele mesmo, porque só lhe resta mostrar dentro do campo que o SC não tinha razão. Caso contrário vai provar que ele tinha razão. Era escusado.

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP,
    Não vi o jogo. Fui acompanhando a evolução do resultado e temi o pior. Parece que veio ao de cima o verdadeiro espírito portista. Fico muito feliz pelos adeptos mas também pelo novo treinador e direcção. É um bom presságio

    ResponderEliminar
  30. Acho de muito mau tom estas boquinhas nas redes sociais/ Cs do Rui Moreira e do Ivan Jaime. PDC e SC tiveram posturas erradas e cometeram muitos erros, mas também fizeram coisas boas. Ninguém apaga o mau nem o bom. Ser-se superior requer lembrar as duas coisas e darmos-nos ao respeito. E o FCP é de todos...dos Portistas, Pintistas e Sergistas. Está mais que na hora de nos unirmos. Apoiamos quem queremos mas dentro de portas, para os de fora sejamos um...contra tudo e contra todos somos PORTOOOOO.

    ResponderEliminar
  31. Obs. Espero que não vendam o galeno por menos de 45 milhões...é um craque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Juventus desse 35M + o Tiago Djaló (que vale uns 15M), apesar de gostar muito do Galeno, era de aceitar a correr. É esta a altura certa para vender o Galeno, e foi isso que o FCP sempre fez nos seus melhores tempos: Vender na altura certa e substituir com critério. Ainda ficávamos com Pepê e Ivan Jaime, extremos esquerdos de raiz, não havia problema (pelo menos em teoria).

      Eliminar
  32. Eu, pintistas como o Saúl - o ex-Speaker ladrão -, o Pinho e outros do género, queria era vê-los todos a fazer companhia ao Madureira. O portismo deles era - e agora só não é porque já não podem -, roubar ao máximo o FCP com esquemas e + esquemas criminosos. E como eles faziam o que faziam porque alguém deixava e até devia ser cúmplice principal nos ganhos do roubo - o MP suspeita de + de 40M roubados à SAD do FCP em 10 anos em negócios de jogadores e Rui Pinto fala em muitos milhões em contas offshore com origem na SAD do FCP -, para ser coerente, tenho de desejar ainda +, que esse alguém que permitia todos os roubos e provavelmente ganhava + no roubo que todos os outros, também vá fazer companhia ao Madureira. É isso que eu lhes desejo: Que vão todos dentro e que a SAD do FCP tudo faça para que paguem com juros todo o dinheiro que roubaram.

    Ainda agora, esse patife do Saúl, que não merece outro nome, está a tentar impedir, através de um processo judicial contra o FCP, que o acordo com a Ithaka se efective e a SAD possa receber os 50M em Outubro de que tanto precisa. E isto porquê? Porque a actual administração não pagou, e muito bem, as duas tranches da indemnização por cessação de funções, que falta pagar-lhe, acordadas pela anterior administração. Qualquer coisa à volta de 80000 euros. Este patife sem vergonha, que tem é de levar com processos do FCP por causa de todo o dinheiro que roubou com o esquema das casas do clube, tem a lata de fazer chantagem com a SAD: ou vocês me pagam os cerca de 80000 euros ou os 50M podem demorar muito + a entrar nos vossos cofres. E temos nós de nos dar bem com estes pintistas, e esquecer divergências, porque também são portistas, e seguir em frente? Obviamente que não. Expulsão de sócios, se o forem, prisão e ressarcimento dos danos, é isso que devemos querer para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de apelar a união do Universo Portista, concordo e subscrevo que todas as pessoas e instituições que lesaram o FCP devem ser julgadas e castigadas criminalmente tanto pelos tribunais civis como pela instituição clube ( seguindo o exemplo do Sporting fez com u "burro de carvalho". Ninguém está acima do clube. Mas há Pintistas e Sergistas que por convicção, burrice ou lealdade ( não querendo ferir susceptibilidades) ao fim do dia somos todos portistas defendemos um escudo e não só um homem.

      Eliminar
  33. Completamente de acordo Luis Negroni.

    ResponderEliminar
  34. Boas noites meus caros Portistas,
    Só hoje, é que li um pouco do que RM opinou sobre o jogo,e , mais uma vez concordo, respeito e compreendo o seu comentário, ao qual só demonstra, que foi muito mal tratado, por gente que deveria respeitar as opiniões, das quais por vezes sejam negativas.
    Respeito muito todas opiniões,e já agora em especial do Sr. RM,e, digo-o em particular motivo, antes de ser presidente da CM do Porto ,e de certa forma político,era um dos quais defendia a alma Portista e , lembro daquela noite em que deixou a falar sozinhos aos recabiados da TV. No ano transato,o sr RM teve direito a uma certa ridicularização de uma pessoa que está no negro do nosso FCPorto, porque, pelos vistos era mandatário para fazer calar vozes contrárias ou depressiativas . Seja como, é só a minha opinião, porque se fosse eu opinar algo de errado dos últimos anos no FCPorto, não passava de uma formiguinha;em relação ao Ivan, o silêncio muitas vezes é a melhor resposta que temos... Vá lá, espero que corresponda sempre em campo.
    Abraço FCPorto.

    ResponderEliminar
  35. O Rui Moreira na altura que era vice-presidente do Conselho Superior, e portanto, devia ter algum recato, fez declarações sobre o treinador. Na altura eu se não disse o que disse hoje, andou lá perto. Se Rui Moreira fosse um simples associado, OK, como alguém que pertencia aos órgãos sociais, na minha opinião não devia.
    Mesmo que agora já não pertença, como presidente da câmara do Porto, utilizar a vitória para uma revanche contra o Sérgio Conceição não foi bonito. Estou à vontade para o dizer porque não pertenço ao clube de fãs de SC, já aqui o critiquei muito e também pela forma que afastou alguns jogadores.

    ResponderEliminar
  36. OLHA O NORTE.
    Quando se fala em unir, não estamos a falar na UNIR da camionagem que faz a zona metropolitana do Porto, acho que essa circula, mas ainda nem se quer tem direção. Unir era o presidente cessante ter dado os parabéns pela vitoria (penso que não deu nem sequer lá foi, se não deu fica lhe mal). Unir era o SC dar os parabéns não ao VB, mas ao FCP. Unir é o Pepe que saiu chateado com a atual direção porque era amigo do presidente e do SC, e que se saiba nada disse sobre a vitoria. Agora unir o quê!!! Com tantos comentadores, jornalistas, ex diretores jogadores funcionários que saíram e que ainda continuam a ser mais Pintistas que Portistas!...
    Finalizo dizendo,- Só fazem falta os portistas que atualmente apoiam o FCP nas derrotas e na vitorias, aqueles que fizeram a mudança na mesa do voto, que pretendem um Clube democrático forte no campo e nas finanças...

    ResponderEliminar
  37. Bom dia
    Depois de tudo o que ficou escrito, mais uma palavra sobre o deplorável comportamento do presidente do Sporting no final do jogo, abstendo-se de cumprimentar André Vilas Boas e de aplaudir o Vencedor da Supertaça....o F.C. Porto
    Atitudes destas definem o carácter de uma pessoa....

    Somos Portoooooo.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia caro DVP e amigos Portistas,
    Sim, é verdade que em certas ,digo, posições sociais,deve-se naturalmente ser acutilante, mas também penso, que deveria ser estas pessoas com relevo na nossa sociedade, serem as primeiras a manifestar os seus desagrados frontalmente, e, com isso demonstram transparência. Contudo, também concordo que , por vezes o estar calado é o melhor, mas puxa , o Sr. RM na altura escreveu, e, houve uma partilha da sua frustração,"parece que foi o que aconteceu", e não é que,essa época foi um exemplo das suas preocupações, nunca o SC conseguiu demonstrar que o RM estava errado.
    Seja como fôr, eu sou FCP e nada mais, e como já muitas vezes o escrevi, todos mas todos fazem parte do FCPorto , todos, menos àqueles que neste momento ,não dão apoio ao FCPorto,pelo contrário, ainda, andam ameaçar com processos em tribunais contra nós , FCPorto, roubaram-nos tanto fora como dentro campo...
    Abraço FCPorto

    ResponderEliminar
  39. Infelizmente não consegui ver o jogo, mas pelo que tenho lido a força de acreditar e uma pontinha de sorte levou-nos a uma reviravolta épica.

    Numa altura em que o nosso 11 inicial ainda está longe daquele que pode ser o mais forte, já toda gente reparou no óbvio, é impossível sermos campeões sem que chegue um patrão ao centro da nossa defesa. AVB e VB já mostraram serviço, é tempo de Zubizarreta entrar em cena e ajudar a resolver este grande problema.

    É sempre bom ganhar títulos, mas mais do que isso foi a forma como ganhamos. Uma derrota pesada, como se chegou a prever aos 30 min de jogo, seria desastroso. Geraria uma onda de desconfiança desde adeptos a treinadores e jogadores. Assim para além de isso não acontecer, ainda juntámos um enorme boost de confiança.

    Acredito que este estilo de jogo nos favoreça contra equipas mais pequenas mas temos de ter outro tipo de cuidados contra equipas grandes. O fator jogo aéreo continua a preocupar, ainda por cima quando o jogador mais forte nesse aspeto (Gruijic) poderá estar em vias de sair do 11.

    Quanto ao suposto fora de jogo de Martim Fernandes não percebo. O jogador está em fora de jogo posicional, não se mexe e não tem interferência ativa no lance. É como acontece muitas vezes em livres laterais em que as equipas colocam 1 ou 2 jogadores em fora de jogo na área, para que depois quando o livre é batido os defesas adversários tenham o caminho barrado quando baixam para defender. Nunca é fora de jogo.

    Relativamente ao Ivan Jaime, percebo a revolta do jogador, foi afastado injustamente, passou maus bocados, tanto é que desabou em choro no final do jogo. Mas tem de perceber que o filho dessa pessoa é seu colega de equipa. Não pode estar sempre a mexer nessa ferida, tem de ultrapassar. Se é legitimo o sentimento do Ivan também é legítimo que Francisco não goste de ouvir essas coisas.

    ResponderEliminar
  40. Duas notas: uma sobre o AVB. Só precisa de ser institucionalmente correcto para mostrar a diferença de nível e reduzir quem é pequeno à sua insignificância. Isso foi notório na tribuna do estádio de Aveiro. Outra sobre Iván Jaime. Cada um tem direito de interpretar as declarações de espanhol como quiser, não as interpreto como uma provocação. Para mim são naturais, Por um lado pela forma como SC o tratou - afastou-o do grupo sem ter a coragem de lhe dizer porquê. E isso, é a minha interpretação das declarações do autor do 4º golo do FCP, foi importante para ele como jogador e como homem. Fê-lo crescer, encarar o futebol de outra maneira. Se não for assim, se achar que porque marcou um ou outro golo, se achar que se fizer uma ou outra grande jogada, é suficiente, está enganado. Tem de ter consistência, regularidade exibicional, não ser um jogador que apenas marca um golo ou outro, tem um ou outro fogacho. Não, no futebol é preciso provar semanalmente. Se não for este o caminho, então só vai provar que o treinador anterior tinha razão.

    Coloquei este comentário no Facebook.

    ResponderEliminar
  41. OLHA O NORTE.
    O CUJO O TAL BAGANDAS, ESTAVA AZIADO E O ARBITRO AINDA OS TINHA FAVORECIDO, ESTAVA COM ARTROSES NO BRAÇO DIREITO.

    Presidente AVB, não pudemos ser cavalheiros para um qualquer cão ou leão moribundo, ou um qualquer médico sem fronteiras, ou um bagandas qualquer. Neste mundo do futebol onde a máfia também impera, é preciso saber quando for preciso, necessário dar um murro na mesa e chamar nome aos "bois" Nem todos merecem tratamento de respeito, e ainda, quando dito cujo chama bandido ou coisa que se valha, a um presidente que podia ser pai dele.
    O presidente AVB vai aprendendo com o tempo, (embora saiba muito porque já lá andou), como funciona este mundo futeboleiro.

    Quanto aquele esquizofrénico, jogador o leão Santos, malcriado, provocador repetente em atos agressivos. Espero que a vítima apresente queixa às autoridades competentes e seja indemnizada e o dito cujo castigado, para ver se aprender a ser um menino mais bem comportado.

    Rui Moreira, na minha opinião disse o que lhe ia na alma como portista, não como presidente de camara, e aqui respeito a opinião.
    Todos nós sabíamos como quem mandava ou tinha força sobre o presidente e ele provavelmente melhor que ninguém sabia mais coisas, reagiu, assumiu.

    Não vamos cantar de GALO, mas já cá canta uma taça e 9 jogos sem perder.
    Força FCP...

    ResponderEliminar
  42. Este blogue parece de um anti porto. Faltou dizer que o Porto perdeu o jogo.
    Tudo o que se disse é contrário ao que nós assistimos e o meu FCPorto deu lição de bem jogar. Muitoa ainda vão sofrer mas o FCPorto vai ser sempre o clube de vitórias.

    ResponderEliminar
  43. Este blog parece o quê? Desampara a loja e vai apanhar sol, pode ser que fiques bem da tola...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sua análise ao jogo não parece referir- se ao jogo que eu assisti em directo. Vi muita coisa boa do meu clube mas.... cada um vê a sua maneira. Saudações Portistas

      Eliminar
  44. Parece óbvio que falta um defesa central que controle bem o jogo aéreo.
    Quanto ao Rui Moreira, fica-lhe muito mal esta obsessão em criticar o SC. Foi treinador do FCP, defendi-o enquanto tal, estou-lhe muito grato por tudo o que conquistou. Mas agora, há que olhar para o futuro vom o VB como nosso actual treinador

    ResponderEliminar
  45. Pessoal,
    Que grande noite!!!
    Já o disse aqui e volto a repetir esta equipa tem carateristicas das grandes equipas do fc porto.....sinto e acreditem estavamos a perder e eu sempre acreditei que iamos dar a volta não consigo explicar...estou a transmitir o meu estado espirito naquele momento...
    A equipa consegue me transmitir tranquilidade .....no sabado vamos dar lhe 4 ao gil vicente e com categoria!!
    Precisamos de um lateral esquerdo e de um central

    ResponderEliminar
  46. É triste ver na TV , pintistas desagradados , a desvolarizar a vitória do seu próprio clube , o Rodolfo então perdeu toda credibilidade que tinha , não dou nada por ele ...

    O Nuno Santos na tribuna passou-se dos caretos com a derrota e destruiu propriedades privada , com danos colaterais e consequências terríveis para uma adepta que levou com 30 pontos na cara , pelo vidro partido ...
    Fico a espera de um castigo duro e exemplar por parte de quem rege o futebol português e tem obrigações , ou isso só seria possível se fosse um jogador nosso ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu vês a cmtv? Às vezes vejo, mas tenho perfeita noção que o público alvo daquilo são acéfalos. Se vir, é só para me rir. O Rodolfo só lá está porque a vida deve custar a todos, está a ganhar uns euros e em troca a cmtv beneficia por ele ser como é, fala alto, atropela os outros, está lá pelo feitio dele. Eu até acho que no fundo o homem até é boa pessoa.

      Eliminar
    2. 3asifa , faço zapping , foi assim que vi ... Porque de resto não vejo o dito canal ...

      Eliminar
  47. Conheço o Rodolfo pessoalmente desde os tempos do Infante D. Henrique, ele andava no 2º ano eu no 1º. Acompanhei a carreira dele desde os juvenis, o meu primo Telmo foi preparador físico nos juniores do FCP com ele a treinador. Se algum treinador lhe fizesse o que o SC fez ao Iván Jaime - colocou-o de lado só porque acordou com azia, nem sequer lhe deu explicações -, o Rodolfo ia para cima dele com tudo, fazia e dizia muito pior que o espanhol.

    ResponderEliminar
  48. Caros DVP e demais portistas do tasco,

    Parabéns a todos nós. Que vitória!! Já tinha visto o nosso grande clube a fazer muita coisa que parecia impossível, mas esta é nova.

    Aquando do 3-1 disse para quem estava comigo: "isto ainda não acabou". Tudo bem que foi sorte aquele corte dar numa assistência, mas foi preciso competência do Galeno para a meter na baliza(e eu não sou de todo fã do Galeno). Competência que não teve Namaso no primeiro lance de golo e sinceramente não era difícil fazer melhor, não se trata de um remate do meio campo. Quem não marca sofre e na 1a vez que pisam na nossa área , marcam de canto. Previsível. Pois já havíamos visto na pré-época essa dificuldade.
    2a vez que entram na área 2-0. Incrível como temos 2 oportunidades para ceifar o sueco e vamos atrás dele que nem anjinhos. A desorganização a defender dentro de área fez o resto. E a qualidade dos avançados do Sporting claro.

    A nossa defesa aos papéis também era previsível. Já o disse e repito, por muito esforçados e bons rapazes que sejam, com esta defesa é impossível ser campeão...a não ser que se marque sempre muitos golos. Disse isto no post anterior. Correu bem desta vez, mas não será sempre assim. Tem que se resolver este problema. Alguém irá sair, plantel está muito extenso, e para mim o ideal era saírem Carmo, Wendell, Grujic, Franco, Francisco, Galeno e Toni Martinez para entrarem um central e lateral esquerdo para entrarem no 11 e um extremo com potencial. Mas nito do mercado não saem os que queremos, mas sim quem nos querem levar.

    O que não era previsível era virar o resultado de 3-0. Muito mérito do treinador na minha opinião. Soube serenar a equipa ao intervalo pois de cabeça perdida como estávamos na 1a parte podíamos levar mais uns quantos golos. Assim, conseguimos reentrar no jogo e para mim a chave da reviravolta foram as entradas de Eustáquio(Grujic é sempre isto, chega a hora e dá tiros nos pés) e Vasco Sousa.

    Dizer que gostei da nossa entrada em jogo. Pressão muito alta, roubos de bola no meio campo adversário, rapidez na circulação e um futebol a procurar baliza. Natural que com 2 golos sofridos de rajada tenhamos abanado tanto. A equipa é muito jovem.

    Creio que só podemos evoluir. Acredito muito que a época vá correr bem. E isso não quer dizer que sejamos campeões. Isso era correr muito bem.

    PS1: Ivan Jaime tem que falar menos e jogar (bem) mais. teve sorte no golo mas a decisão lógica era ter passado ao colega que ia a passar nas costas. De resto pouco mais fez no jogo.

    PS2: Como é que alguém dá credibilidade a esse Duarte Gomes para escrever no Expresso e n'A Bola... Era fraquíssimo e agora continua a ser como analista. Um lance que ninguém, absolutamente ninguém contestou e que eu tneho dúvidas que seja até um contacto para falte e essa aventesma vem dizer do alto da sua sapiência que o golo devia ser anulado.

    PS3: a azia do "Vagandas"... epá impagável. Gostei muito que não tenha estendido a mão ao nosso Presidente. Adoro quando cai a máscara a esses otários.

    ResponderEliminar
  49. Um comentador de arbitragem, que até pode ter muito mau feitio, mas que para mim é o + isento e íntegro de todos, o Sr. Jorge Coroado, o único erro grave de arbitragem que viu, foi o penálti por marcar do Debast sobre o Galeno aos 13 minutos de jogo. Ou seja, + uma vez fomos nós os prejudicados e + uma vez tenta passar-se a mensagem de que fomos nós os beneficiados. O habitual.

    Também como habitualmente, o branqueamento da arrogância, da má criação e dos modos violentos dos nossos inimigos lisboetas (e digo inimigos, porque é assim que eles nos consideram, e assim sendo, não podemos considerá-los apenas como rivais). O barulho que por aí não iria, se tivéssemos sido nós a deitar os foguetes antes da festa e a acrescentar + um troféu na lista estampada no autocarro muito antes do jogo acabar, se tivesse sido o presidente do FCP a cruzar os braços para não cumprimentar o presidente rival vencedor, e se o "acidente" por muito mau feitio que quase matou uma pessoa tivesse sido provocado por um jogador do FCP num camarote. Nem quero imaginar o reboliço que iria na CS do regime, a desancarem forte e feio em nós, os arrogantes, os mal criados, os violentos. Como foram os outros, os da linda cidade de Lisboa...está tudo normal, não se passou nada, ou quase nada. O habitual.

    ResponderEliminar
  50. Negroni, é isso mesmo. Fiz um post que ainda não publiquei e não devo publicar, sobre a história que colocou uma jovem adepta numa situação muito complicada. Atendendo ao currículo do Nuno Santos estou mesmo a ver que foi só azar...

    ResponderEliminar
  51. Segundo a CS lisboeta o acidente no camarote onde estava esse exemplo de educação e civilidade chamado NS e que enviou para o Hospital uma adepta resultou de um movimento acidental. Era para rir se não fosse grave. Nesse caso o estadio nao oferece condições de segurança e a culpa é da FPF... Só de atrasados mentais.

    ResponderEliminar
  52. Eu não sei se o VB é bom treinador ou não...mas há uma coisa de que gosto nele - o discurso fluente e conciso.

    ResponderEliminar
  53. A propósito da missão de Zubizarreta, ele pode saber bem o que a equipa precisa, ter alvos definidos, mas se não houver dinheiro não tem hipóteses de contratar.
    O Toni quando exercia as mesmas funções no Benfica, teve uma saída que achei imensa piada. Disse ele, "ia contratar com um saco de rebuçados às costas". O Zubizarreta deve estar a passar pela mesma situação. Enquanto o FCP não fizer um ou outro negócio que se veja, é quase impossível contratar. Não podemos facilitar, a UEFA está muito atenta e como temos uma pena suspensa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem DVP, para contratar tem de vender. Mas o que nós esperamos (pelo menos o que eu espero) é que seja hábil também a colocar jogadores excedentes ou que são menos procurados pelo mercado (Toni, Franco, Baró, etc.) para que depois se possa contratar. É que vender os bons qualquer um vende (mesmo que por péssimos valores como a direção anterior).

      Eliminar
  54. Começamos bem a época.
    Foi memorável.
    Demonstrou a nossa mística inigualável,mas também as nossas(imensas) fragilidades defensivas.
    Vamos aguardar pelo fim do mês,a ver como fica o plantel.
    Lindo ver a azia que já é histórica,que as nossas vitórias provocam.

    ResponderEliminar
  55. O VB no discurso, na forma e no conteúdo, dá 10 a zero ao SC.

    ResponderEliminar
  56. Boas noites,
    Na minha opinião,quem virou o jogo do FCPorto foi VB, na primeira parte fez me lembrar o futebol que o FCPorto apresentou nestas últimas épocas, e sem dúvida,com boas vitórias mas, também com muitas derrotas e sofrimento . Já na segunda parte o FCPorto apresentou um modelo de jogo que corresponde ao nosso ADN. É claro e fundamental ajustes , mas é para mim sem dúvida o maior ponto positivo deste último jogo e que nos deu uma grande vitória e mais um título.
    Abraço FCPorto

    ResponderEliminar
  57. Hoje nas notícias "Jorge Mendes leva 6 milhões da transferência de João Neves". Ele e outros agentes que pouco acrescentam ao futebol enchem os bolsos à conta dos clubes, incluindo o nosso. 6 milhões é muito dinheiro para serviço de intermediário (que era de todo desnecessario). Estes agiotas do futebol têm que ser de alguma forma eliminados. O relatório de contas de cada um dos 3 clubes grandes em Portugal mostra que os proveitos de bilheteira são pouco maiores num ano do que a taxas de transferência desdes urubus. Impossível aos clubes terem rendimento, com custos fantasma a ascenderem a cerca de 40 a 50% dos proveitos directos da actividade.

    ResponderEliminar
  58. Boas caríssimo Vila Pouca! Uma grande vitória, um justo vencedor! Enquanto portista desejo que toda a equipa técnica e jogadores façam uma reflexão dos primeiros minutos porque o que aconteceu não pode voltar a acontecer. Só queria referir que AVB desde que é presidente ganhou os dois títulos em disputa, visto que o campeonato já estava perdido quando entrou. Esperamos todos que seja um bom presságio. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  59. Alexandre, o problema é que esses jogadores jogaram pouco e no caso do Toni quando teve propostas não o deixaram sair. Agora colocá-los, recebendo verbas que tenham significado não é fácil. Talvez emprestar, receber uma verba e colocar cláusulas de opção razoáveis possa ser a solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá ser. Mas eu quando falo em vendas, não estou á espera de valores muito significativos. Mas valores a rondar os 4/5 milhões por 3 excedentários já nos permitia contratar um central.

      Eliminar
    2. Ainda a respeito da esquizofrenia do leão enraivecido repetente nuno. Um sr comentador num canal de TV adepto leão, um fala barato, por excelência, penso que é político pelo menos anda por lá. Para justificar atitude do menino, deu voltas e mais voltas ao texto para dizer que foi um acidente e que o vidro não devia existir no camarote. No camarote, disse bem, só que os camarotes é para gente civilizada, para gente como os nunos, tem que ser de ferro ou betão, se assim fosse hoje a sra estaria sossegadinha com alguma azia, visto ser sportinguista, mas bem psicológica e fisicamente.

      Eliminar
  60. 1. Galeno + Wendell para a juventus 40m€ + uns bónus de 10m€ caso a juventus seja campeã ou mais 5m€ se conseguirem a champions para o próximo ano acho que seria um bom negócio
    2. F. Conceição está condenado a sair (30m€ + uns bónus).....Leipzig será muito provavelmente o seu destino aguarda se apenas a saída do Olmo para o Barça.
    Com isso já podemos ir ao mercado comprar 3 jogadores de forma cirúrgica
    Central Argentino da Udinese, Nehuen, 24 anos seria uma boa aposta, conhecedor do nosso campeonato, forte fisicamente, rápido e com boa saida de bola....se o conseguirmos por 10m€ seria perfeito
    Lateral esquerdo......aquele colombiano indicado pelo Luiz diaz seria uma boa aposta, barato, não haveria riscos e os colombianos costumam se dar bem no Fc porto
    Finalmente um extremo.....eu sou um fã incondicional do Belloumi do Farense acho que é um jogador que nos ia trazer alegrias.......tenho esperança que o Jorge costa tendo estado no farense o tenha controlado

    ResponderEliminar
  61. Ganhamos a Supertaça. Como disse no post, o FCP ganhou muito mais que um troféu que é líder destacado. Agora é ganhar os próximos três jogos em que somos favoritos, em Alvalade já não será bem assim, arrumar a casa, vender e contratar. Seria uma grande surpresa se um FCP não contratasse um central de qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DVP , estou convencido que vamos contratar esse defesa central .
      Entretanto o Gonçalo Borges está de saída para o Strasburgo (via Chelsea) , por 9 milhões , segundo o jornal o jogo .
      O Galeno deve ser o próximo , para a Juventus por perto dos 40 milhões , segundo também o dito jornal .
      Com a venda de Dani Olmo do Leipzig para Barcelona , o Clube alemão deve vir cá pelo Francisco Conceição para substituir o espanhol .
      Se isso concretizar , ficamos com o problema de alas/extremos , vamos ver , os próximos dias /semanas são cruciais ...
      Acredito que esta direção , com AVB já tem substitutos em carteira ...

      Eliminar
  62. "Sócio de 100 anos assiste à entrega da supertaça no museu do FC Porto"

    Pode haver quem ache estas coisas umas pieguices, mas eu acho-as fantásticas, pelo que revelam de respeito e carinho pelos sócios, e pela imaginação, inventividade, que também revelam, por parte da administração do FCP. Não são coisas fundamentais mas deixam-me confiante, de que esta administração, no que é fundamental, vai zelar ao máximo pelos interesses dos sócios e do FCP, e com muita competência. Que diferença do antigamente ainda tão recente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A demonstração do respeito pelas Pessoas/Sócios do FCPorto....
      São todos importantes estejam ou não «organizados em grupos de adeptos»...

      Eliminar
  63. Hoje mais outros 4 golos no jogo de preparação com o Felgueiras (4-2). Será nova tendência?

    ResponderEliminar
  64. Acredito e gostaria que o Francisco continuasse no FCP. Com a saida de Galeno e Gonçalo, as primeiras alternativas serão o Xico de um lado e o Pepê do outro.

    ResponderEliminar
  65. O Gonçalo Borges não quer ir para o Strasburgo , compreendo-o , é de salutar , isto apesar de que se fosse , iria usufruir de um vencimento superior .
    Se fosse para França e triunfasse tinha logo Chelsea como passo seguinte , se falha ...
    O ideal seria ele ficar , vender Galeno e até o Francisco Conceição , mas vamos ver ...

    Fiquei totalmente impressionado com vídeo do Nuno Santos e o Mateus Reis (sempre ele ao barulho!!!) , a bater no vidro como autênticos maluquinhos !!! , era óbvio o que vidro não iria resistir aquelas pancadas !!!, foi uma sorte não ter havido uma tragédia !!!
    vejam o vídeo , é deveras impressionante !!!

    ResponderEliminar
  66. O facto de a direção aceitar uma proposta de 9 milhões por Gonçalo Borges quer dizer que também já não acreditam muito que o jogador vá muito além do rendimento que tem demonstrado, portanto em principio, não será uma coisa boa o Gonçalo não ter aceite o contrato.

    Espero estar redondamente enganado mas acho que dentro de pouco tempo, Gonçalo perderá a titularidade e desvalorizará.

    Quanto aos jogadores do Sporting é óbvio que têm de ser punidos. Primeiro, se há algum problema com alguns jogadores do Sporting, claramente que Nuno Santos e Mateus Reis estão envolvidos.

    Depois, em tantos jogos já realizados naquele estádio nunca houve problemas e o vidro tem de ser resistente, para aguentar com as pancadas que ia levando a cada golo do Sporting. Portanto quando partiu, depois do 4 golo do Porto, teve de levar uma pancada ainda maior. Não é preciso ser muito inteligente para perceber que uma pancada com tanta força pode partir um vidro.

    Por último, e posso estar a ser injusto, acho lamentável a postura do pai da vítima ao proteger os jogadores do Sporting em detrimento da filha. Obviamente que o Nuno Santos não fez de propósito, mas teve um comportamento negligente que resultou em ferimentos graves da filha.

    Ora o jogador cometeu um ato negligente mas não teve intenção de atingir ninguém, está tudo bem. Se eu beber 3 garrafas de vinho (atitude negligente), for conduzir e atropelar alguém, também quero o mesmo tratamento porque eu não tinha a intenção de atropelar ninguém.

    ResponderEliminar
  67. Bom dia a todos,

    Muito contente pela vitória. Mas cada vez mais contente e confiante na aposta no VB. A lucidez que teve ao não embandeirar em arco a vitória e em assumir que podia ter corrido muito mal, transmitiu-me a calma que precisava e a humilde em perceber que é necessário olhar para os primeiros 30 minutos.

    Aparentemente o Gonçalo não quer sair do Porto mesmo tendo um salário brutal à espera e sendo o Estraburgo um degrau para o Chelsea. Eu gosto de ver este tipo de sinais de um jogador, mostra que está focado no Porto. Espero que este seja o seu ano.

    Pessoalmente, acho que não serão necessários tantos ajustes como eu achava antes da pré-epoca.
    - A Defesa necessita de ajustes, idealmente temos de colocar o Fábio, Zaidu e vender o David e o Wendell e contratar um central titular.
    - Meio campo era ótimo vender o Grujic.
    - Ataque: pessoalmente gostava de ficar com o Chico e vender o Galeno, mas acho que esse cenário cada vez mais dificil.

    Cumprimentos,
    Sérgio

    ResponderEliminar
  68. Como não sou entendido, pergunto a quem me possa esclarecer. O MP não é obrigado a intervir no que aconteceu no Municipal de Aveiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MP anda á caça dos gambozinos , como sempre !!!
      Se fossemos nós ao barulho já tinham intervido ...

      Eliminar
    2. Vila Pouca, não percebo nada de leis nem de assuntos judiciais/judiciários, mas é evidente para qualquer um, que foi uma situação pública e que houve pessoas que puseram em causa, por negligência grosseira, a integridade física e até a vida de outras pessoas, e que houve até uma pessoa que ficou ferida com alguma gravidade. Se isto não é "a praia" do MP, o que é que será?

      Eliminar
  69. Há gente a falar sobre coisas que acontecem no FCP como se estivessem lá dentro, disfarçados de moscas. Como do que vou ouvindo, tenho a certeza que existe muito pouca verdade, não vou contribuir para a especulação. Aguardo e confio que quem dirige o FCP sabe o que está a fazer, encontrará as soluções necessárias para que o FCP, não sendo favorito, partindo em 3° lugar na grelha de partida, possa estar na luta e em Maio surpreender

    ResponderEliminar

  70. Boas

    No caso do vidro partido na supertaça,há indícios de um comportamento impróprio por parte dos atletas do Sporting,que depois teve consequências graves num espectador.Se os indícios de mau comportamento forem comprovados que foram o motivo que levaram há quebra do vidro,que puseram a vida de pessoas em risco

    A federação e a liga deviam já ter atuado,com um castigo severo desportivo e depois deixar a justiça civil seguir os seus trâmites.
    Isto na minha opinião l,já devia ter acontecido

    ResponderEliminar
  71. Foi bom os 2 arruaceiros do sporting não estarem em campo na supertaça, podiam ter feito mossa na nossa equipa com as provocações e a violência em que são useiros e vezeiros, para a jovem adepta sportinguista é que foi muito mau. São um perigo à solta, o Santos e o Reis, já são muitos desacatos, em muitos estádios, quase sempre com epicentro nalgum deles ou nos 2, mas ninguém faz nada, são da 2a circular, não há nada a fazer. Comunicação social, autoridades desportivas e judiciais, MP, todos encobrem ou fazem de conta. Uma coisa repugnante, até porque em contraponto, quando se trata de alguém do FCP, mesmo que seja uma situação bastante menos grave, caem todos em cima, com tudo, e o protagonista portista é punido de forma exemplar.

    Em relação a saídas e a entradas do plantel, já se sabe que têm de ser feitas vendas e alguém terá de entrar para o lugar dos que saírem. Apesar das muitas inverdades da CS (90% ou + do que "noticiam" é boato ou mentira), vê-se que as coisas estão a começar de mexer. Estou com bastante confiança na direcção/administração que temos. A postura do AVB, de em momento algum dar parte de fraco apesar dos imensos problemas, e de ser sempre o primeiro a dizer de forma convicta que é para ganharmos já, que é para voltarmos a ser campeões já, deixa-me confiante e entusiasmado. Com ânimo, com crença inabalável, consegue-se o impossível, como se viu ainda há poucos dias.

    ResponderEliminar
  72. Ora bem, quatro dias passados sobre a vitória na supertaça vamos fazer um exercício: imaginemos que quem vestia de azul e branco trajava de vermelho, e que nós éramos os derrotados, a equipa que vestiu de verde. Nestes 4 dias as manchetes seriam mais ou menos estas:
    -Remontada épica!
    -Para a história! Águia voa mais alto!
    -Foi para ti, Eusébio! Igual só em 1966!
    -Iván Jaime, fomos a Espanha conhecer a família.
    -Iván Jaime, de proscrito a decisivo. O percurso de quem nunca desistiu.
    -Vasco Sousa, o novo filão do Seixal.
    -Vasquinho: fomos á sua terra natal e falámos com os colegas de escola.
    -Vasco Sousa: é um menino bom e humilde (palavras de quem o treinou nos juvenis).
    -Galeno: tubarões estão loucos com o prodígio brasileiro.
    -Galeno: por menos de 100 milhões não há conversa. Rui Costa intransigente nas negociações.
    -Nico González: seleccionador espanhol está atento.
    -Martim Fernandes: o menino para quem toda a Europa olha.
    -Grujic: meio campo de betão!
    -Gonçalo Borges: Guardiola não descarta avançar pelo extremo.
    -Eustáquio: do Canadá para Aveiro: o percurso louco dos últimos 15 dias!
    -Vítor Bruno: já é um dos imortais!
    -Os três golos do FCP deviam ter sido anulados: a análise de Duarte Gomes.
    -Primeiro golo do FCP: Gonçalo Inácio salta em falta. Segundo golo: Gyokeres faz falta ostensiva sobre Zé Pedro e impede-o de disputar a bola. Terceiro golo: Quenda em fora-de-jogo.
    -Nuno Santos em risco de ser irradiado.
    -Nuno Santos: adeptos pedem punição exemplar.
    -Nuno Santos: procedimento criminal é uma forte possibilidade.
    -Nuno Santos: Marcelo Rebelo de Sousa afirma que o desporto não pode ser isto.
    -Amorim: próximo jogo pode ditar a saída.
    Etc, etc, etc.
    Fora as horas e horas de elogios televisivos e demolição aos vencidos.
    Mas muito obrigado à comunicação social lisboeta. Continuem assim, a divertir-nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Carlos, essa está boa,
      e nada exagerada, diga-se.

      Eliminar
    2. Era mesmo isso que se passaria...

      Eliminar
    3. Só para dizer que, infelizmente, o exercício é de uma precisão exemplar e que, quanto muito, só poderá pecar por defeito.

      Eliminar
    4. A brincar,a brincar, estão aí as verdades.Muito bem.

      Eliminar
  73. Ah, já me estava a esquecer das lágrimas. Seria mais ou menos assim: Galeno: as negociações para a saída estão avançadas. Presidente e craque choram: "É um menino exemplar! vai deixar saudades!".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós aqui sabemos que o choro é exclusivo dos da segunda circular .
      O João Neves chorou , mas foi de alegria , o rapaz estava doido para sair dali , vai ganhar um balurdio no PSG , compreede-se o choro .
      O Rui Costa chorou , porque nem acredita que vendeu um puto , um aspirante a craque , por 60 milhões , quando nem sequer vale metade , e daí o choro de incredulidade de alguém que lhe saiu a sorte grande .
      Também o Jorge Mendes deve ter chorado , pois ganhou 6 milhões .
      O Khelaifi , dono PSG , é um autêntico pai natal árabe ...

      Eliminar

  74. Boas
    Segundo o Jogo,é pouco provável existir sanção desportiva pelo caso que pôs a vida de uma pessoa em risco.O vidro partido na supertaça.

    Mas até o referido momento o varandas e o Sporting ainda não repudiaram a atitude dos seus jogadores neste caso,que puseram vidas de pessoas em risco.

    ResponderEliminar
  75. No Mercado Aberto na SICN, Luís Cristóvão, culpa o promotor do jogo, FPF e a falta de condições do estádio, CMA. Já lhe enviei uma mensagem, acredito que não vai responder, mas que é preciso ter uma grande lata, é! Passaram o jogo todo a dar muros no vidro, acredito que com a remontada, tiveram um ataque de fúria, partiram o vidro com as consequências conhecidas e branqueiam o comportamento de alguém que é useiro e vezeiro em comportamentos desviantes, dentro e fora do campo, quando está no banco e até no camarote e culpam outras entidades? Haja pachorra para a falta de coluna vertebral desta gente. Vale tudo para não desagradar aos clubes da capital. Se fosse alguém do FCP era o fim da picada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DVP , não estou nada admirado com o que o filhinho do Ribeiro Cristóvão disse .
      Tal pai tal filho , ambos lagartos .
      As desculpas são risíveis , quer dizer , se eu der um pontapé numa pedra de uma calçada , e ela atengir uma pessoa , eu não vou culpar o calceteiro por ter aleijado a pessoa , pois não ???
      Mas se quando , na altura á uns anos atrás , na comunicação social se falou mais de uma agressão de um jogador do Canelas a um árbitro , do que um adepto do Benfica assassinar um adepto do Sporting , está tudo dito do que é Portugal .
      Estas coisas são condenáveis quando fomos nós metidos no barulho e aí todos malham horas e horas a fio , quando são os da segunda circular , são metidos numa nota de rodapé , desvolarizados e menosprezados .
      É a merda de país que temos ...

      Eliminar
    2. Caro amigo,
      Queria só deixar aqui um "pequeno" pormenor nesta história do vidro partido. Tem-se dito que foi na altura do 4º golo do FC Porto que o NS partiu o vidro. Não é verdade. Foi muito tempo depois. Eu revi o jogo e nas imagens vê-se claramente o publico a chamar os bombeiros atrás do banco do scp. Isso passou-se quando a 2 minutos do fim do 2º tempo do prolongamento, Zé Pedro dá um chutão para fora e fica-se a queixar de dores musculares. Logo de seguida filmam o R.Amorim e é aí que se vê as pessoas a chamarem com urgência os bombeiros. Logo cai por terra a teoria do "frustrado com golo sofrido" (Como se isso desculpasse alguma coisa, mas enfim...).

      Grande Abraço

      Eliminar
  76. Boas noites caros Portistas,
    MP, ora essa, para esse organismo, só existe um clube em Portugal, FCPorto, os outros são fantasmas, perdoa-se dívidas, dão terrenos uns atrás de outros, tráfico, branqueamentos, políticos atrasados para o jogo, cadeiras para a judiciária, compra jogos, adversários, TVs,e, no fim é tudo transparente, ninguém trabalha para eles... "Fantasmas".
    A justiça em Portugal nunca, já mais foi justiça, deviam ter vergonha, qualquer pessoa, que desempenhe uma função no organismo da justiça ,depois de dois individuos roubarem,leiam bem,roubarem informações sobre um processo e não houve nada, nada ,zero... Esqueçam, justiça, esqueçam, é melhor ir para outro lado....

    ResponderEliminar
  77. Dragonguard, o António Ribeiro Cristóvão tem duas filhas e um filho que é advogado, o Luís Cristóvão não tem nada a ver com ele, apenas o apelido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Luis Cristóvão é de Torres Vedras. Já teve uma livraria, lançou livros de poesia, foi candidato às autárquicas nas listas do PCP, treinou (ou treina) escalões de basquetebol na Física de Torres, é um homem dos 7 ofícios. Sei isto porque moro em Torres Vedras (sou um dos poucos portistas de cá) e vejo-o pela cidade há muitos anos. Quando começou a comentar na televisão até achei estranho porque só o conhecia da livraria e não fazia ideia que se interessasse por desporto. Ainda a teve durante uns anos.

      Eliminar
    2. A mim tinham-me garantido que eram parentes , mas pelos vistos ...
      De qualquer maneira , é mais um a defender o indefensável , mais um que se vende por um prato de lentilhas ...

      Eliminar
  78. Boas

    Será que dava para ir buscar o Mbemba ao Marselha,dado as relações passadas dos dirigentes atuais do Porto.
    Claro sem dinheiro de compra envolvido neste momento.
    Empréstimo bom para os dois lados

    ResponderEliminar
  79. Caro DVP:
    Os comentários sobre o acidente ocorrido na super taça primam por esquecer que houve uma vítima gravemente ferida na sequência de festejos ou reações exageradas e desproporcionadas. Houve um comentador leonino que comparou o ocorrido lembrando que o nosso ex-treinador deu um murro numa das paredes laterais do banco de suplentes, tendo partido a mesma! Só que não houve ferimentos em ninguém. Tivesse sido o autor da "proeza" um jogador do FCP e a abordagem do tema seria bem diferente. Estou convicto que não houve intenção no ocorrido mas sim negligência. Houve um jornalista que chamou a atenção para o facto de se estar num campo de futebol e não na ópera! Pois bem, comecemos a frequentar os estádios de capacete por prevenção.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  80. Duas notas: uma para dizer que Pepe abandonou a carreira de jogador e para mim deixou de jogar um dos melhores centrais da história do FCP e do futebol. Que seja feliz naquilo que resolver fazer no futuro, ligado ou não ao futebol ou ao FCP. Outra nota é para saudar a colocação dos bustos de Pavão e Rui Filipe na Praceta do Dragão. Era ali que deviam ter estado sempre. https://www.abola.pt/futebol/noticias/fc-porto-bustos-de-pavao-e-rui-filipe-na-praca-do-dragao-2024080813551010005

    ResponderEliminar
  81. Tudo que é bom acaba ! Acaba a carreira um dos melhores centrais do Mundo e o melhor de sempre do nosso FCP.
    Obrigado PEPE !!

    ResponderEliminar
  82. Sobre o terminar de carreira do Pepe gostaria de conhecer todo o processo que levou a este desfecho.

    Na sua "cerimónia" de despedida, quando é feita a retrospectiva da sua carreira ouve-se o seguinte : "Sai com a sensação que as suas faculdades não estavam esgotadas, ainda não era o momento, mas representar outro emblema que não aquele que lhe encheu a alma, não era opção."

    Pepe não aceitava baixar o salário para ficar? Pepe só aceitaria continuar com a anterior direção ou com o ex treinador? Ou foi a atual direção que decidiu que não queria o Pepe em nenhuma circunstância?

    Não sei o que se terá passado, mas acredito que Pepe ainda seria muito útil ao Porto na atual temporada, quer pela sua liderança, quer por aquilo que ainda é capaz de fazer dentro das 4 linhas. Obviamente desde que bem gerido e com uma redução substancial do seu ordenado.

    ResponderEliminar
  83. Sem o Pepe em campo e no plantel, já vencemos 2 troféus em poucos meses, isso é que conta. Os jogadores passam e o clube continua. Foi um dos maiores centrais que passou pelo FCP, agora não temos nenhum central que se lhe possa comparar, mas hão-de aparecer no futuro outros de enorme valia, de certeza absoluta. Apesar de tudo o que fez pelo FCP, que merece respeito e admiração, ainda não consegui aceitar muito bem, que no último mês ou mês e pouco da época passada, quando estavam em jogo um 3° lugar muito importante para o arranque desta época e uma taça de portugal, ele tenha estado o tempo todo lesionado não sei muito bem com que lesão, mal explicada na minha opinião, para depois surgir a enorme nível na selecção. Eu queria era que ele tivesse estado a esse nível no FCP. Se depois estivesse lesionado ou em má forma para a selecção, paciência, problema do Martinez.

    ResponderEliminar
  84. Este foi o momento certo do Pepe anunciar o final da carreira .
    Uma carreira recheada de títulos (31) .
    Ganhou tudo , excepto o mundial de seleções .
    Ele está no top-3 dos melhores defesas centrais do planeta dos últimos 20 anos , e basta ver as imensas mensagens de todos quadrantes que lhe chegam , desde FIFA e UEFA , até grandes jogadores que jogaram com ele .
    Espero que continue ligado ao futebol ...

    ResponderEliminar
  85. Bem estamos praticamente há 3 semanas do fecho do mercado e a situação não está fácil
    Wendell; Fábio Cardoso; David Carmo; Tony Martinez/Navarro; F. Conceição; Galeno esses por uma razão ou por outra terão que na minha opinião sair do clube
    Wendell está no ultimo ano de contrato não vamos correr o risco do passado...qualquer tipo de proposta é deixa-ló ir
    Fábio Cardoso é o ultimo central para entrar, não é jogador para o Fc porto nunca ao foi...que faça o contrato da vida dele e boa sorte
    David Carmo, para ficar teria que ser titular de caras, não me parece que o venha a ser dessa forma encontrar uma solução de forma a que se possa valorizar e o clube recebe pelo menos o que gastou nele
    Tony ou Fran Navarro um dele terá que sair não tem cabimento ficar no plantel para nem sequer ser convocado...se houver uma proposta de emprestimo com opção de compra obrigatória o mais natural será sair
    F. conceição por muito que se diga e escreve....está um jogador diferente para pior, é profissional ok sim senhor, mas no fundo o pensamento diverge dos demais...uma proposta igual ou acima dos 30m€ é deixa ló ir
    Finalmente o nosso maior ativo, Galeno, devido a grande champions que fez, acho que uma proposta de 35m€ seria uma grande venda....

    Claro em 3 semanas teriamos que contratar um central e um extremo........

    Quanto ao PEPE SERÁ ETERNO NO CLUBE, UMA LENDA, SERÁ RECORDADO COMO UM JOGADOR à PORTO. Obrigado
    Prestar a devida homenagem como por exemplo um torneio no verão com a designação de PEPE CUP com as equipas de (Real Madrid; Besiktas)

    ResponderEliminar
  86. A minha análise que vale o que vale, há algumas razões para o Pepe não continuar no FCP. Uma, uma ligação muito forte ao treinador Sérgio Conceição e que esteve na origem de alguns quid pro quo com colegas. Um salário alto, agora que aquela lei que permitia algumas regalias fiscais terminou, para um jogador que não tinha condições físicas para jogar uma parte da época. É preciso renovar, apostar na juventude ou em jogadores que garantam mais valias no futuro.

    ResponderEliminar
  87. Pepe não podia continuar a jogar no nosso Porto, salário muito alto e grande amigo do SC, seria um fator de desunião no balneário. Também não acho desejável um qualquer cargo no clube exatamente pela mesma razão, o tempo dele no clube acabou.

    ResponderEliminar
  88. Todos os clubes sabem das nossas dificuldades financeiras, assim sendo irão apresentar as propostas de compra perto do fim do mês, tirando assim qualquer hipótese de negociação da nossa parte .
    Teremos de vender abaixo dos valores desejados e não teremos muito tempo para compras.
    Sinal dos tempos, iremos à luta com os jogadores disponíveis, não acredito em grandes alterações no plantel .

    ResponderEliminar
  89. Obrigado Pepe!
    Para sempre um Portista doente!
    Serás sempre um dos nossos.

    ResponderEliminar
  90. Gostava de voltar a ter no FCP, um daqueles centrais raçudos, intratáveis, da casa, que só de pensarem neles, os avançados adversários ficavam amedrontados, como foram Fernando Couto, Jorge Costa, Bruno Alves. O Pepe também era dessa linhagem, mas não foi feito no FCP. Tivemos durantes décadas essa marca distintiva de formação de grandes centrais, duros, de antes quebrar que torcer, e agora, de há uns anos para cá, embora estejamos a formar jogadores de grande nível em muitas outras posições do campo, centrais destes (ou outros), que entrem de caras no 11 titular, nunca + formámos. Não percebo, houve qualquer coisa que se perdeu, porque fazíamos isso muito bem, e deixámos de o conseguir fazer. Pode ser que o Gabriel Brás entretanto se afirme e enrijeça, mas não o acho da mesma cepa do Bicho ou do Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  91. Boas. O Pepe, o que dizer de um jogador especial, empático, carismático, aquele sorriso contagiante. Pepe é demasiado grande para se poder dizer que está associado a A, B ou C. Mesmo na selecção portuguesa, que diferença de atitude para Cristiano Ronaldo, não havia um pingo de arrogância nele, extremamente humilde, não pedia os holofotes em cima dele, ele não precisava nem queria isso, impunha se naturalmente pelo grande talento que tinha. É daqueles jogadores que podia jogar até aos 100, não criaria problemas. Personalidade totalmente diferente da do Cristiano, um egocêntrico por natureza, tornando se hoje um ativo tóxico, que tudo seca a sua volta. Não, Pepe somava, não subtraia. Enquanto Cristiano seca tudo a volta, o Pepe eleva, contagia. Lá está, não força ser o centro das atenções. Mas tem as atenções naturalmente, porque é muito grande dentro de campo. Fica o último jogo contra a França o seu grande despique contra Dembele! Penso que já não voltarei a ver em vida, um outro jogador desta estirpe, no nosso clube. Os tempos são diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em função do que aconteceu esta época no FCP, até era capaz de ter perguntar quais são as funções de um capitão, mas não vale a pena...

      Eliminar
    2. Não há humanos perfeitos. Só sei o que aconteceu pelos jornais. Mas isso é um pormenor para mim numa carreira gigante do Pepe. Ainda me recordo de quando veio para o Porto, não gostei dele mas enganou me completamente. Em relação a David Carmo, o Carmo tem de provar dentro de campo que ele é que está certo. Se o Pepe é a lenda que é, foi pela regularidade que teve dentro de campo, a um nivel alto. Não é como jogadores tipo Félix que fazem uns jogos bons depois desaparecem. Estas coisas serão lavadas pelo tempo, e daqui por uns anos ninguém se lembrará, porque a obra que ele deixou é enorme.

      Eliminar

  92. Boas

    Um jogador que a mim me decepcionou no euro.
    Dizem os jornais que o chelsea vai dar 60 milhões por ele.Pedro Neto.

    O Xico mesmo depois do euro,não entra nas contas de clubes com dinheiro.

    O Joãozinho era uma tanga,bla bla bla,os jogadores do clube do regime,só jogam quando o árbitro é tuga.bla bla.Isto no euro,comentários aqui.

    Lá foi por 60 milhões de euros.
    Nós até podermos ser inteligentes,mas eles é que andam espertos.

    ResponderEliminar
  93. Apetecia-me chamar doutor ao guarda-redes do Rio Ave, mas disseram-me que é engenheiro...

    ResponderEliminar
  94. O Jonathan (gr do Rio Ave), foi o melhor do sporting, fabricou 2 dos 3 golos dos lagartos. Quase nem precisou de jogar o sporting, bastou aproveitar o desvario do Jonathan. Que diferença, deste Jonathan, pró que jogou a época passada no Dragão no empate a zeros com o Rio Ave. Mas agora estou focado no FCP, quero é que o FCP faça grandes jogos e grandes resultados, sempre ou quase sempre, para conseguirmos ser superiores a todas estas cashballadas do futebol português, entre os 2, qual deles pior, da 2a circular. O AVB que se ponha a pau, o Varandas já deu o mote no final da supertaça. Não podemos querer ter boas relações com velhacos, é suicídio.

    ResponderEliminar
  95. Contra nos os guarda redes são homem do jogo e contra os outros é o que se viu hoje a noite

    ResponderEliminar
  96. OLHA O NORTE.
    Depois da derrota com o FCP para a Super Taça, os brindes do Rio Ave deram um pouco de oxigénio aos lagartixas.

    Com os Espanhóis nem bons ventos nem bons casamentos, mas com Italianos a especialidade é comprar lebre a preço de gato. Assim vão esperar sentados por Galeno.

    Xico, penso que está de saída, tenho pena porque gosto do jogador.
    Tem categoria para onde quer que vá, vir a ser verdadeiro um Xicão.

    Com os cofres a cheirarem a mofo cheios de teias de aranha, a dificuldade de vender por preços decentes, com os oportunistas a querem comprar por tuta meio.
    meia, estes, e os os outros que cá ficarem, são os que fazem falta ao FCP. Vai chegar o momento de se fazer bons negócio.

    O importante, é logo ganhar ao Gil, com Marreco ou sem Marreco. Só espero que sejamos nós a cantar. de galo.

    ResponderEliminar

  97. Boas

    Até a data de hoje esta direcção está bem,porque não saiu ninguém.

    Mas convém não deixar esperar pelos últimos badálos da janela de transferência,para fazer negócios,convém já assegurar quem vai e quem fica,ontem já era tarde.
    Eu refiro-me a jogadores que não trazem muita qualidade ao plantel,Carmo, Baró,Franco,Tony.

    E se o Zaidu aceita-se ser central(depois da lesão)talvez fosse uma boa contratação.

    Quanto ao internacional que tiver de sair,que escolham a melhor proposta,mas acho que Galeno é o que menos dá ao colectivo,mas talvez devido a sua exposição nos jogos mediáticos,a figura que possa trazer mais euros.Wendel era aproveitar o facto de ter sido titular na copa,também devia acrescentar euros.
    Isto é a minha opinião

    ResponderEliminar
  98. E claro Grujic se não dá para central,se Vasco for o gigante que o VB diz ser,é o mais limitado do plantel,pena que não foi ao euro.

    ResponderEliminar
  99. Agora que as acusações da operação pretoriano,estão esclarecidas.
    Poderá ainda haver,expulsões de sócios envolvidos,caso se provem as acusações.

    Não é a altura do MP ir atrás das declarações de rendimento falsas das pessoas mais conhecidas do processo.

    Ai é que está o cerne dos crimes,do dr macaco a esposa,e outros que sugavam o rendimento mínimo de quem paga ver o Porto ao vivo,e o próprio clube,claro.

    ResponderEliminar
  100. Contra o Gil Vicente vai ser um bom teste para vermos como o Porto desbloqueia (ou não) estratégias de equipas muito fechadas... .

    ResponderEliminar