terça-feira, 3 de setembro de 2024

Apesar da herança terrível, um mercado, a priori, muito positivo.



Tivesse o FCP mantido nos últimos anos aquele que foi sempre o seu modus operandi, formar e contratar bem, valorizar e transferir com mais valias, reinvestir no momento certo e no tempo oportuno, precavendo o futuro; não cedesse às pressões e aos ataques de fúria de um treinador que era uma espécie de Dono Daquilo Tudo, e talvez nunca chegasse a esta situação em que devia a funcionários, profissionais, fornecedores, empresários e clubes, incumpriu junto da UEFA, não só teve de pagar uma multa de 1,5 milhões de euros como correu e corre riscos de ficar fora das provas europeias. Mas o cúmulo da desfaçatez é ver os responsáveis por esta situação e a minoria cada vez mais pequena que os apoia, ainda terem coragem de criticar quem em circunstâncias muito difíceis deitou mãos à obra, conseguiu um mercado, entre saídas e entradas, que não sendo o ideal é, no que toca a quem chegou e a priori, um mercado que deve ser enaltecido.

Obviamente, refiro a priori, porque podemos escolher bem, com critério e depois, por uma razão ou outra em que o futebol é fértil, os jogadores não corresponderem às expectativas. Os exemplos são mais que muitos...

Nota sobre Galeno:
Não deve ser fácil a um profissional, por muito forte que seja mentalmente, estar perante um contrato que lhe garantia o seu futuro e da sua família e de repente ver tudo a ir pela água abaixo.
Como sendo neste defeso um jogador muito requisitado e apesar disso tendo mantido uma postura irrepreensível de dedicação e profissionalismo que devia fazer corar de vergonha alguns ditos portistas, espero que com a ajuda da estrutura do futebol portista, técnicos, colegas e adeptos, Wenderson Galeno possa rapidamente ultrapassar este autêntico murro no estômago e continuar a ser uma figura preponderante na equipa do FCP.

Para os dirigentes do FCP e como não quero acreditar em determinadas teorias da conspiração - seria o cúmulo da pouca vergonha se fossem verdade -, fica a lição. Com aqueles mercados todo o cuidado é pouco, não podemos facilitar, dar nada como garantido.
É pena porque se o FCP desportivamente ficou a ganhar, financeiramente era uma verba importante que certamente ajudaria a administração da SAD a ter maior capacidade para enfrentar os grandes desafios que tem pela frente nos tempos mais próximos.

Entraram Nehuén, Tiago Djaló, Francisco Moura, Fábio Vieira, Samu Omorodion e Deniz Gull, já tinham saído Taremi, Pepe, David Carmo, Evanilson, Francisco Conceição e Toni Martínez.

134 comentários:

  1. Foi o mercado possivel, com os nossos condicionalismos, Grujic e Franco, também poderiam ter saído de forma a baixar a massa salarial e porque se calhar não serão muito utilizados, mas por certo não
    apareceram chances razoaveis, Wendel é o maior mistério, conta ou não, não houve propostas, ou ele não quis sair?
    O caso Galeno, desportivamente ficamos a ganhar, mas foi uma situação deveras lamentavel, sem culpa nossa. Esperar que a situação não afete Galeno .
    Agora sabemos quem temos, até Janeiro são quem vai à luta, esperemos que o problema central tenha sido resolvido e os novos avançados evoluam rápido e sejam mais valias.

    ResponderEliminar
  2. Foi um excelente trabalho por parte desta administração liderada por AVB , gastamos cerca de 30 milhões em reforços e ganhos em vendas sensivelmente o dobro (60 milhões) .
    Temos um plantel equilibrado , como há muito não víamos , aonde todas as posições estão preenchidas , com jogadores de qualidade , agora é hora de Vítor Bruno de pôr a equipa a carborar ...
    O Omorodion e o Gul têm a difícil tarefa de substituir Taremi e Evanilson .
    O Francisco Moura é um grande upgrade na lateral esquerda .
    O Nehuén Perez vai ser titular e agarrar o lugar , quanto ao Tiago Djaló , não conheço muito bem , sei que teve duas lesões graves , o que não é bom sinal , para um jogador que ainda só tem 24 anos , não precisamos de um novo Marcano , mas como é empréstimo ...

    Quanto á não ida de Galeno para o Al Attiadh , acho que há um misto de amadorismo/falta de profissionalismo/cretinice por parte dos árabes .
    Em primeiro eles queriam o Leandro Trossard do Arsenal , e ofereceram 35 milhões que foram recusados pelos ingleses , depois viraram-se para o Galeno , ofereceram 45 milhões , e o AVB disse e bem não , voltaram á carga , com 50 milhões , AVB disse sim , depois em simultâneo e em paralelo os árabes estavam a negociar com o Ajax , e decidiram-se pelo Bergwijn , um jogador que fracassou completamente na Inglaterra no Tottenham , compraram por 21 milhões .
    Não sei de quem foi a culpa , e sinceramente estou marimbando a 100% .
    O AVB tem de dizer ao Galeno que a hora dele vai chegar mais tarde , e até á males que vêm por bem , ele ia para lá ganhar balurdios , num campeonato fraco , numa equipa que ficou em quinto lugar a uns impensáveis 42 pontos do campeão .
    Se tivermos a necessidade de vender em janeiro , e se aparecer uma possibilidade de um bom negócio , que seja ...



    ResponderEliminar
  3. Como conclusão considero que foi um mercado positivo. Aquela que foi a maior novela (Nehuén Perez) acabou por ter um final feliz e não houve casos de lamentar como o João Moutinho o ano passado. Acho que o plantel está teoricamente equilibrado, temos opções de qualidade em todas as posições. Agora só o tempo dirá se fomos bem sucedidos no que aos reforços diz respeito. Nada como o tempo para ajudar a perceber.

    Em relação ao Galeno no final fico satisfeito por ele ficar. Acho que era um rombo desportivo muito grande nesta fase, ele tem sido o nosso melhor jogador e está na altura de ele passar a jogar na frente de ataque. Não discuto que a verba era excelente (porque era um valor superior ao que vendemos Luis Díaz que para mim é de outro nível), mas acho que devemos equilibrar também a parte desportiva. De lamentar mesmo o comportamento do clube árabe. Fala-se que o bem conhecido Domingos Soares de Oliveira ex-SLB esteve na base da decisão. Não me espanta, mas gostava de ver os árabes a sofrer as consequências o que me parece também improvável dado o dinheiro que injetam no futebol...

    Agora é mãos à obra e esperar o melhor.

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP:
    Se não estou em erro AVB tinha estabelecido como uma das metas fundamentais, 100 milhões em vendas, para serem colmatadas carências económicas herdadas. Claro que a não concretização do negócio Galeno trará mais dores de cabeça. Não podemos ter sol na eira e chuva no nabal. Vamos lutar com o que temos, apoiar incondicionalmente uma equipa que está a ser reestruturada e colocar sempre, os interesses do Clube, acima de tudo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Depois de saírem FC, Taremi, Pepe e Evanilson não posso dizer que estamos mais fortes. A base já era fraca e saíram alguns dos pesos pesados do plantel.

    Penso que a direção fez o possível atacando sectores que reconhecidamente necessitavam de ajustes, não se distraindo com a compra de guarda-redes novos para o plantel.
    Dito isto não acredito que todos eles vão funcionar, até porque alguns ainda são projectos de jogadores.

    Agora é a altura dos jogadores e treinadores chegarem á frente e conseguirem provar que merecem estar no plantel e que podem evoluir o suficiente para substituir e até superar os que saíram.

    Uma palavra de apoio a Galeno, que pode sentir-se defraudado pela situação a que esteve sujeito.

    PS. Grujic e Franco são as únicas "desilusões" por não terem sido resolvidos, mas Roma não foi feita num só dia.

    ResponderEliminar
  6. O FCP esteve bem no mercado como já não se via há muitos anos. Vieram os melhores que foi possível contratar para tornar a equipa o + forte possível, de forma cirúrgica, em articulação do scouting com a direcção desportiva, o treinador e o presidente, não veio ninguém para agradar a empresários nem para fazer número. Com 2 empréstimos de jogadores com valor, um deles da casa, porque o dinheiro é pouco. E vendeu-se o melhor que foi possível, com o mínimo de comissões. Antes andavam pelos 20% em média por jogador negociado, agora andaram pelos 2% em média, uma enorme diferença que faz toda a diferença nas contas do FCP.

    Em relação ao abortado negócio Galeno, a sensação que dá, pra quem está a ver de fora, agora + a frio, é que o lagarto/lampião Domingos Soares Oliveira quis que o FCP fosse motivo de chacota. Quis desacreditar a gestão de AVB perante os próprios adeptos e a opinião pública. Pode não ter sido assim, pode ter sido só um grande azar do FCP, mas como quem toma as decisões no Al-Ittihad é um lagarto/lampião, e já aconteceram no passado coisas como uma cilada num túnel para jogadores importantes do FCP serem castigados durante meses e um livro escrito a 3 para relançar o apito dourado, acho coincidência a +. Não sou adepto de teorias da conspiração mas acho coincidência a + ter acontecido isto e estar um lagarto/lampião ao comando do Al-Ittihad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Negroni , volto a frisar , o que ganhava o Domingos Soares Oliveira com esta situação ??? além de perder prestígio e nome para o clube e liga saudita??? eu sei que o tipo é um ranhoso , e fez o casamento da filha com dinheiro do Benfica mas ...
      O Galeno daqui a 15 dias já não pensa nisto .
      Até alguém me provar ao contrário ....
      Essas teorias são dos benfiquistas , que coitados !!! vão passar a temporada a inchar e levar na boca á força toda , e então fazem gracinhas destas , para desanuviar ...
      Eis o que eu acho , o fundo do rei saudita , está a começar a ficar sem fundo , como aconteceu na Rússia , em que também era gastar á maluca com a Gazprom , ainda me lembro do Zenit torrar 100 milhões no Hulk e no Witzel ...
      Na China a mesma coisa , era contratações a rodos , depois parou ...
      Os árabes foram aonde era mais barato ...

      Eliminar
    2. Dragonguard, então porque é que vieram cá, mesmo sobre o fecho do mercado, e aceitaram o preço e tudo o resto? Já estava tudo acordado entre as partes, já havia troca de documentação, pelos vistos queriam muito o Galeno. Se não queriam, deviam ter ido logo prá Holanda, que o tempo já era pouco, e ninguém se tinha chateado.

      Eliminar
    3. Não acho que tenham torrado dinheiro no Hulk. Foi o melhor jogador que já por lá passou.

      Eliminar
    4. Torrado foi uma expressão metafórica , não que o dinheiro no Hulk tenha sido mal gasto .

      Quanto ao Galeno , parece ter havido má fé deles , amadorismo , mas eles tinham vários alvos , andaram aos Zig zags e decidiram no limite ...
      O Ronald Koeman selecionador da Holanda , já descartou o Bergwijn da seleção e criticou o jogador abertamente por ter ido atrás do dinheiro .
      Será que por cá o carequinha espanhol tinha coragem de fazer o mesmo e deixar o CR7 , Cancelo , Rúben Neves , Danilo de parte , duvido ...

      Eliminar
  7. Em relação ao Galeno já o disse atrás, desportivamente é óptimo dá-nos hipótese real de lutar na LE e no Campeonato a luta vai ser menos difícil.
    Manuel Vila Pouca, se fosse por culpa nossa o jogador poderia ficar incomodado e ressentido, assim foi uma negociação que correu mal e agora é trabalhar para sair se essa for a sua vontade. Não foi perder a oportunidade de ir para o Real Madrid, Barcelona ou City; em relação à questão monetária não estamos a falar de quem ganha dois ou três mil euros por mês e iria ganhar cinco ou seis milhões por ano ...Estamos a falar de quem ganha mais de um milhão por ano e com prémios e outros extras pode chegar aos dois milhões, que podíamos renovar-lhe o contrato podíamos face à disponibilidade que ele demonstrou em ir para a Liga dos cuidadores de Camelos e jornaleiros de Dromedários, o Jesus pode dizer o que quizer e pode ser uma Liga muito rica mas neste momento chegaram ao Dragão e apanharam quatro sêcos. Como dizia era ir ganhar três ou quatro vezes mais mas para uma Liga sem expressão e sem estofo desportivo, jogando no Fc Porto mesmo na Liga Europa pode chegar à Premier onde ganha quase o mesmo e tem uma visibilidade incomparável, o patamar em termos de remuneração não é propriamente passar de ordenado mínimo a sair o Euromilhões, o que o Galeno ganha por ano e já ganhou e ganhará se souber investir pode resolver a vida da Familia por duas gerações ou três.
    Aos palhaços que dizem que não valia 50M€ é verdade um suplente (Marcos Leonardo) que tem menos golos na carreira que ele numa época já vale bem 40M€...Coitados bem precisam para pagar aos treinadores que mandam embora e vão trazer...E podem ter muito dinheiro e muitas capas de jornal mas jogadores jogadores não têm nada que se veja em campo, agora que valem milhões nos jornais isso parece que sim.

    ResponderEliminar
  8. Ao fazer um exercício simples.a equipa titular que jogou em alvalade muito provavelmente metade sairão da equipa que poderá ser titular no futuro próximo
    DJALO. PEREZ, FMOURA, FVIEIRA, SAMU
    É sinal que vamos ter que melhorar

    ResponderEliminar
  9. Finalmente mercado fechado.
    Acho que temos um plantel para poder ser competitivos em todas as frentes.
    Não posso exigir o título dado que vamos reconstruir mais de metade do onze e temos um rival campeão com equipa estabilizada , mecanizada.
    Muita gente nova que como espero terá qualidade para entrar JÁ no imediato,no próximo jogo frente ao Farense.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas tardes,
    O Galeno ficou no FCPorto. Só tem que jogar para equipa e com isso evoluir. Quanto ao gajo, que foi mandado para o mundo da bola, pela mão do salgado , não é o gajo que casou a filha, e a fatura foi endossada ao slb do crime organizado? Não me admira nada que ele quisesse uma comichão. Bem, mas a ser verdade, mais uma vez fica demonstrado que ,esta gentalha que gravita em torno da capital, também,têm em muito contribuído para o mal do nosso futebol.
    Em relação ao FCPorto, vamos esperar para ver estás novas entradas se não verdade acrescenta valor, porque, cheio de invenções estou eu,de ver queimar jogadores, qualquer dia ainda vou ver o ponta de lança a guarda redes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. O mercado como mercado e composição do plantel foi bastante bem conseguido, sem percentagens de passes para entidades nebulosas que depois descobrimos que são do Pinho, como temos no plantel uns quantos exemplos, só isso já é um plus muito grande, em termos futuros para as contas, chegou-me aos ouvidos que não foi só o Ex-do 5LB que barrou a transferência, ontem falava em "mano nera" e parece que também houve intervenção nefasta do tonto que o ano passado "ajudou" a negociar o Otávio; parece que há a ideia de esperar a médio prazo que este projeto corra mal para depois, de aqui e ali dificultarem como podem esta direcção, vir salvar o clube que deixaram arruinado. O tonto é o Pinho claro.

    Atenção que o mercado na Turquia ainda está em aberto e o da Rússia (mas este não conta) acho que o Wendell é capaz de ir para lá, o Grujic pelo que ganha era um bom negócio mas cruzes canhoto se o Varela se lesionar quem pomos lá o Tiago Djalo já ouvi dizer que pode fazer o lugar mas é sempre uma solução de recurso...

    ResponderEliminar
  12. O FCP ainda tentou contratar alguém para o lugar do Galeno. Se o tivesse feito, se se tivesse precipitado, agora estaria numa situação muito complicada, de ter gasto bom dinheiro num jogador afinal desnecessário e sem ter a receita para dar suporte a essa despesa.

    Em relação aos intervenientes árabes no negócio gorado Galeno, das duas uma: Ou houve uma descoordenação total entre o PIF e o Al-Ittihad, o que me custa a acreditar, ou então houve má-fé do Sr. DSO.

    ResponderEliminar
  13. Dragonguard, a Arabá Saudita está a fazer todos estes investimentos, por o seu campeonato no mapa, porque quer organizar o mundial em 2034. Se começar a ir pelos caminhos da Rússia, ou da China, nunca vai ter possibilidades de atingir esse grande objectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até se saber atribuição desse mundial , acredito que sim , mas depois disso vão desimvestir .
      É uma questão de tempo .

      Eliminar
  14. Um mercado muito equilibrado no que diz respeito às entradas.

    Entraram para as posições mais carenciadas, jogadores com currículo, com possibilidade de gerar mais valias futuras com excepção de Fábio Vieira e Djaló. Quanto ao Fábio nada a dizer, uma vez que está no lugar de um jogador que também temos emprestado. Não nos serve de nada valorizar o Fábio mas também temos alguém a valorizar o FC. O Djaló é o único que me levanta dúvidas por não haver opção de compra. No interesse do FCP, Otávio terá que continuar a ser a primeira aposta.

    Dos reforços só conheço o Fábio e o Moura. Por esses meto a mão no fogo. São bons. Os outros não conheço e portanto, nem opino. Do que vi do Samu em Alvalade, surpreendeu-me pela negativa a sua mobilidade. Espero que tenha sido apenas a primeira impressão.

    Em relação a saídas, sou sincero. Esperava mais e preocupa-me o número excessivo de jogadores no plantel.

    O negócio Galeno seria uma efetiva mais valia para o presente mas também para o futuro. Tirava uma pressão que me parece continuar muito latente porque deviamos ter feito mais vendas. E ficámos com um criativo a mais. Entre Galeno, Pepê e Ivan Jaime, muitas vezes só vai jogar um.

    Manter Grujic, André Franco e Samuel Portugal parece-me negativo. Nem que fosse emprestar, parece-me que mantê-los vai levar a uma ainda maior desvalorização. Quiçá a Turquia ou Grécia ainda sejam uma hipótese.

    Por ultimo Wendell. Agora temos o brasileiro, Zaidu e Moura. Com Wendell em fim de contrato teria sido desejável uma transferência. Será que ninguém daria 5 milhões de Euros? Já pagaria o Moura e era o tal sinal que daríamos de não deixar sair a custo zero. Acredito que ainda possa sair mas não saindo, vai ser muito pouco utilizado.

    Posto isto, temos um plantel muito equilibrado, com muitas opções, mais preparado para os jogos mais fechados e vamos ver, se igualmente competitivo nos jogos de maior dificuldade. O jogo em Alvalade apareceu demasiado cedo para tirar conclusões.

    Agora espero momentos de maior estabilidade e tempo para AVB resolver outras situações urgentes e igualmente importantes.

    ResponderEliminar
  15. Caros...

    Tenho TANTO para dizer que nem consigo articular bem as ideias....
    Ora bem:

    Mercado "fechado".... Ja nao me lembrava de ficar contente e, aliviado por um mercado!!!! Grandes contratações a custo "baixo" e, para azia das viúvas, com a maioria das transferências SEM CUSTOS DE INTERMEDIAÇÃO!!!!!!!!! Agora so falta encaixar as entradas e atacar o campeonato com unhas e dentes e com esperança....
    Esta situação do Galeno cheira-me que so vai sair beneficiado!!!! Vai MATAR as galinhas e os lagartos!!!! Vai ser ele a fazer a diferença!!!!!! EM Janeiro ou no final da epoca, é transferido para inglaterra por um valor similar e, como disse o MadjerFutre, para um campeonato com verdadeira visibilidade!!!!!!!!!!
    Lindo era termos materia para indemnização.... ficarmos com o jogador e sacar uns milhoes a custo zero!!!!!!!
    Espero sinceramente que afinemos a dupla de centrais definitivamente!!!! Creio que vai ficar o Nehuen e o Ze Pedro... e o artista do Otavio, vai puxar os calções para cima no banco para baixar a crista !!!!!!!! Na direita o miudo Martim e na esquerda o Moura!!! SO espero que por uma questao de idade e hierarquia, nao encostem o Vasco para meter o Nico e o Varela com o Fabio na frente deles......(mas acho que é isso que vai acontecer...)
    Esta pausa para seleções vai ser boa para entrosar os novos e dar tempo para trabalhar questoes fisicas.....

    Estou a ficar verdadeiramente empolgado para uma epoca que, tinha quase zero de esperanças no seu inicio....
    E agora passando a pre epoca e o fecho do mercado, creio que temos tantas ou mais possibilidades que os nossos concorrentes!!!!!!

    O 5lb esta verdadeiramente a arder!!!!!!!
    E os lagartos têm uma equipa com muitos desiquilibrios!!!!! O Kovacevic, o Diomande o Debast e o Fresneda.....ainda nos vao dar MUITAS alegrias!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, Sr. DVP e restantes amigos FCPortistas.
    Sobre o caso galeno, já aqui deixei uma nota à análise que o Luís Negroni deixou. Não acredito em bruxas; acredito em bruxos que tudo farão para nos prejudicar. Quando Sr DVP diz que “... se o FCP desportivamente ficou a ganhar, financeiramente era uma verba importante que certamente ajudaria a administração da SAD a ter maior capacidade para enfrentar os grandes desafios que tem pela frente nos tempos mais próximos.” Tocou na mouche.
    A capital do império nunca nos perdoará atrevimentos como Pentacampeonato, 7 títulos internacionais e mundiais, clube mais titulado do futebol PTG, termos maior palmarés do que os dois juntos alguma vez terão... Somos a pedra que teima em não sair daquele sapato.
    Pensam que descobriram como nos prejudicar através da estratégia de cortarem o nosso funding e, assim, irmos definhando, primeiro emBRAGAndo, depois caindo para o que éramos antes do 25/4, uns tipos porreiros. O vieirense DSO é apenas um dos apaniguados ao ódio por nós, está a ser coerente com a tal teoria da conspiração. Alguém lhe deve ter enviado um SMS a perguntar: ”Vais pagar 50M€ aos tripeiros...?” e ele cumpriu ordens (ou pagou favores??).
    Da minha parte estou muito seguro de que estamos no caminho certo. Os resultados virão (inevitavelmente!) e ainda mais positivos do que hoje pensamos.
    1 abç e viva o nosso FCPorto; apoiemos acima de tudo e acima de todos.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  17. Caro DVP
    Gostei do criterio que aplicamos. E ter criterio já é uma grande demonstração por parte desta nova direcção. Passamos a ter o que já não se via há muito. Tendo em conta todo o contexto julgo que foi um mercado positivo. Colmatamos lacunas claras do nosso plantel a um preço equilibrado e com custos controlados e transparência. Há muito potencial e para mim mais qualidade neste plantel. Faltou resolver um ou outro caso, com Franco e Wendel à cabeça e se o Galeno tem saido claramente ficavamos mais folgados. Nao saiu e ainda bem. Vai render mais no futuro e ajuda-nos agiora.
    Vamos ver se o mister tem unhas para tudo isto....

    ResponderEliminar
  18. O balanço deste mercado de verão é francamente positivo.

    Relativamente às saídas, realizamos um bom encaixe com Evanilson, reduzimos de forma substancial o prejuízo com David Carmo, resolvemos bem o embroglio Francisco Conceição sem prejuízo para o clube, vendemos Toni Martinez ligeiramente acima do seu preço de mercado e encontramos solução para Romário Báro. Fica a faltar Wendell, Gruijic e André Franco. Veremos se será possível coloca los nos mercados periféricos que ainda estão abertos.

    Relativamente as entradas já há muito não se via (na teoria é claro) tamanho acerto e precisão nas contratações. Contratamos para as posições que apresentavam carências por preços bastante razoáveis, sendo o negócio de Samu aquele que envolve maior risco e mesmo assim é a partida, muito bom negócio.

    No conjunto de entradas e saídas acho que temos melhor plantel do que na época passada (Pepe e Taremi não tiveram uma boa época passada), Evanilson e Francisco fizeram boas épocas mas temos neste momento jogadores no plantel com potencial para suprir esssas ausências.
    Com tudo isto ainda conseguimos reduzir a massa salarial.

    ResponderEliminar
  19. Luís Oliveira, vou resumir o que penso do caso Galeno numa curta frase: Se o CEO do Al-Ittihad fosse outro qualquer que não o lampião chorudamente indemnizado DSO, o negócio Galeno tinha sido feito.

    ResponderEliminar
  20. Acho que este é o ano mais difícil do mandato de AVB. Já estamos a dar passos seguros para melhorar a parte financeira, a parte desportiva mostra critério e uma perspectiva que vamos voltar a ser um clube de referência na forma como contratamos e formamos, valorizamos e transferimos.
    Em relação ao Vítor Bruno que herdou uma situação complicada - ganhou a Supertaça frente a um clube que mudou muito pouco, sem vários jogadores que não estarei enganado, vão ser titulares -, só espero que tenha, já não digo o mesmo, mas parte da tolerância e apoio, em alturas que os resultados foram muito maus, que teve o treinador anterior.

    ResponderEliminar
  21. Boas noites,
    É claro que temos que tolerar VB, mas, deixo aqui o que tinha sido a minha preferência , um treinador estrangeiro e,era o que eu pensava que o FCPorto ía fazer, não fez ,tudo bem , estou de coração com eles.

    ResponderEliminar
  22. Acho que ficamos com um bom plantel. 2 jogadores (no mínimo) por posição, sem invenções. Todos com capacidade de lutar pela titularidade, excepto talvez o Alan varela vs grujic e nico vs eustaquio. Partindo do princípio que vamos jogar com duplo pivot no meio em 4231, linha de 4 com Martim, Perez, Otávio e Moura, 2 do meio Alan varela e nico, 3 médios ofensivos\alas Fábio, Ivan e galeno. Pl o samu.

    Como nem tudo é perfeito, temos 23 jogadores de campo, se levarmos 2 GR e com o limite de 20 convocados, ficam 5 jogadores de fora a cada jogo. É muito. Pese embora dê para rodar na liga Europa ou taça da liga e taça de Portugal nos jogos mais acessíveis.

    ResponderEliminar
  23. Acho que o AVB está a fazer um bom trabalho a nível financeiro...valor das vendas superior (dobro) ao valor das compras...a nível desportivo está muito condicionado pelas contingências financeiras...as contratações foram as possíveis! Continuo a dizer que se o FCP GANHAR 1 campeonato nos próximos 4 anos já é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso exatamente o contrário , vamos ganhar 3 campeonatos em 4 anos , este é o mais difícil de acontecer ...
      Os lampiões estão em modo auto destruição , o Rui terror dos túneis não tem mãos para aquilo , e não há ninguém para os resgatar ...
      Nos lagartos , em saindo o Gyokeres , aquilo vai tudo abaixo , e voltam para o quarto lugar , isto saindo , isto se entretanto não se lesionar antes ...

      Eliminar
  24. Acho muito difícil sermos campeões este ano, mas ainda assim acho que Vitor Bruno foi uma escolha acertada... . Gostava de ver em ação o seguinte onze: diogo costa, martim fernandes, neuhen, otavio, francisco moura, a varela, nico, pêpê, fabio vieira, galeno, e samu

    ResponderEliminar
  25. Assunto Galeno

    Serei só eu que vejo dedo do Pinto da Costa nisto?
    Não é mania da perseguição - ele sempre foi amigo do tal Domingos. Ele até disse há dias que tem amizade com Luís Filipe Vieira!!!
    Abram os olhos...
    Ele que vendeu Luís Dias e Vitinha ao desbarato, ia aceitar uma venda destas - fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando B. do Pinto da Costa já não, mas dos associados-comandita deles que acham que ainda vão voltar tenho a certeza de que sim já o disse num comentário anterior,

      Presidente-um dos capachos dele, o PP, ainda o trata assim-

      Diz: ligue ao Vieira para ele falar ao ex Financeiro que está nas Arábias para não fazerem o negócio do Galeno..

      E ele ligou de certeza.

      É preciso ver que quem mais interesse tinha em não entrar esse dinheiro eram os antigos sanguessugas, que estão a criar dificuldades a todos os níveis, entrevistas a destempo etc..

      Eliminar
  26. Boas VP e restantes portistas.

    Penso que foi um bom mercado atendendo às dificuldades econômicas que atravessamos. O AVB e restante equipe estiveram muito bem, e pessoal/ pensei que iria correr pior. Já aqui foi abordado, mas também acho que devíamos ter tentado vender o AF e o Grujic, caso tenha havido propostas. E o Wendel também o deviam vender ou então irá sair a custo zero.
    Quanto ao Galeno também estou um pouco de acordo consigo VP, e penso que nao terá por causa do DSO, mas como os espanhóis dizem, "y no creo em brujas, pero que las hay, las hay"... e normal/ nao ha coincidencias... Desportivamente para nós uma mais valia, sem dúvida.
    Neste momento estamos a formar uma equipa, ainda vai levar tempo, nao podemos esperar ganhar muita coisa este ano, tudo o que vier será por acréscimo.
    Sporting está melhor, mas também vai perder pontos, especialmente quando a Champions começar.
    Acho engraçado, e por mim o SC pode treinar onde quiser,(apesar de pensar que ele nunca o iria fazer), mas o que me parece pelo que leio e ouço, SC é que se anda a oferecer ao benfica... Ele nunca veio desmentir, posso concluir que é verdade. Só acontece isto porque ainda está ressabiado com o VB e AVB. Ja estou a imagina-lo jogar contra VB e a matar-se para lhe ganhar...

    ResponderEliminar
  27. Sobre o Sérgio Conceição versus Benfica a minha opinião é muito simples: não acredito que se tenha oferecido para treinar o Benfica, acredito que se fosse convidado ia. Porque não desmente aquilo que anda no ar e foi dito pelo seu porta-voz oficioso, Vítor off-the-record Pinto? Porque lhe dá jeito.
    Como já disse e repito, no FCP quero fundamentalmente profissionais competentes e que enquanto estão por cá honrem a Instituição, vistam a camisola no 1º dia, só a dispam no último. Se forem do FCP melhor, mas até podem ser dos rivais. Já cá tivemos muitos exemplos de adeptos dos outros clubes que deram sempre a cara pelo FCP, alguns em circunstâncias muito difíceis. Para terminar, não deixaria de ser curioso ver os golpes de rins que se iam ver por aí...

    ResponderEliminar
  28. Esqueçam a venda do Wendell. A ser verdade o que li, o São Paulo fez uma proposta por ele que o FCP achou interessante e aceitou, mas o jogador não quis sair. Se não quis sair para o seu país vai sair para Turquia ou Catar? Só se for uma proposta louca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Rodrigues
      plenamente de acordo, tem objetivo definido, sair a custo zero.

      Eliminar
    2. Wendell não quis ir para o São Paulo porque não iria ganhar, e com problemas de pagamentos, nem perto do que vai ganhar esperando e prémios de assinatura, ou Arábia...Portanto vai esperar sentado no banco ou na bancada..

      Eliminar
  29. Daquilo que tenho lido e ouvido de juristas , e entendidos na matéria , o nosso clube pode e deve mover um processo aos árabes , provado está que houve má fé , e dolo , entre outras coisas , exigir uma compensação financeira por danos ao clube e ao jogador Galeno , veremos o que AVB decide ...

    ResponderEliminar
  30. Sobre o Galeno, esqueçam, o que o clube ganharia em fazer guerra com um fundo que tem 500 biliões? Zero. E ninguém se questiona como se faz negócio destes em horas, sem ter de obrigatoriamente de correr riscos? Houve um jogador do Benfica que assinou no aeroporto! E se o clube mudasse de ideias? Deve se evitar fazer negócios em cima da hora. Não se podendo evitar, porque a proposta era muito boa, obviamente que tens de arrepiar caminho e os acordos são verbais, não há tempo. O Porto no estado que está precisa do dinheiro dos árabes. Se fazes guerra, só perdes, quem ganha com isso são os rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verbal , também há documentação comprovada , segundo aquilo que li , há provas , testemunhas , de má fé e dolo , já ouvi advogados e juristas dizer que há matéria mais que suficiente ...
      Agora AVB é que sabe ...
      500 biliões ??? Mais um motivo para lhes mover um processo e exigir uma compensação , se fossem pobres é que era deixar ...
      E como eles vão querer organizar um mundial ou pagam ou são mal vistos e depois a organização do mundial fica beliscada ...

      Eliminar
    2. Mas o avb é inteligente e não vai mover processo nenhum, só porque meia dúzia de adeptos querem novelas. Sabe perfeitamente que não vai ganhar nada com isso. Quando compras uma casa, durante a compra há N documentos trocados. Isso prova alguma coisa? Não. Só conta o preto no branco, a assinatura. Não houve assinatura final. O que aconteceria se o Benfica desistisse do jogador que chegou ao aeroporto? A verdade é que tinha direito a desistir. Porquê? "Porque a última da hora mudei de ideias". A Fifa é corrupta, o City também não fazem o que lhes apetece? Psg? Chelsea? Algum dia a Fifa se iria chatear com a Arábia Saudita por migalhas.

      Eliminar
    3. AVB disse que iria estudar e analisar essa possibilidade junto do seu staf .
      Seja qual for a sua decisão , estarei com ele ...

      Eliminar
  31. + um (Wendell), que já está com ela fisgada, de sair no final da época com o passe na mão para meter ao bolso um chorudo prémio de assinatura. Não quer sair, só renova por um balúrdio...reforço para a equipa B. Tem de se complicar ao máximo a vida a quem é mercenário. Tem que ser posto fim a este círculo vicioso das saídas a custo zero.

    ResponderEliminar
  32. E que dizer do comportamento execrável do ex-speacker? É tão fácil ser portista como esta gente. E depois ainda tinham a distinta lata de se intitular mais portistas do que muitos que gastam dos seu dinheiro, alguns com muito sacrifico, só porque iam com o Porto para todo lado.

    Mas assim não custa, agora que se acabou a fonte de rendimento além de não ajudarem só tentam atrapalhar. Isto não são portistas, são oportunistas, abutres.

    Que alegria ver esta gente fora do Porto, maior alegria só será possível se chegarem a ser condenados em tribunal e indemnizar o Porto.

    ResponderEliminar
  33. Dadas as nossas presentes limitações financeiras, acho que fo
    i um bom mercado. Espero que os jogadores contratados se assumam rapidamente e que sejam mais valias. Galeno já pide deixar de ser defesa e agora só o será por teimosia do treinador.

    ResponderEliminar
  34. Quando os freteiros e recadeiros da CS começaram a passar declarações elogiosas sobre Bruno Lage, de vários ex-jogadores do SLB - João Félix, Rafa e Grimaldo -, para preparar terreno, ficou claro quem seria o substituto de Roger Schmidt. Mesmo que três dos pontas-de-lança de Bruno Lage já tenham arrumado as botas - Rui Costa e Bruno Paixão e Hugo Miguel -, é preciso estar atento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Laje fracassou completamente em Inglaterra (Wolverhampton) , e no Brasil ((Botafogo) .
      Lembro-me bem , o Rui Vitória foi despedido na décima jornada , quando perdeu em casa com o Moreirense .
      O primeiro jogo do Laje foi em Tondela , chuva intensa , relvado encharcado , os lampiões estavam empatados a meio da segunda parte , com dificuldades , quando o árbitro numa falta banal a meio campo , decide mostrar o segundo amarelo ao jogador do Tondela , depois um pênalti inventado .
      A partir daí foi fartar vilanagem , foi em Setúbal , Madeira , por aí adiante , sempre que as toupeiras estavam em apuros, lá vinha a missa salvadora .
      Foi uma vergonha , fomos completamente comidos de cebolada , acabamos em segundo , a 2 pontos deles ...
      O João Félix era piscineiro de serviço ...

      Eliminar
    2. Muito bem tirada essa dos três ponta-de-lanças ...Realmente essa Liga ficou na retina pelos últimos cinco ou seis jogos em que Bruno Paixão, Hugo Miguel e o Rui o-apitadeiro-não-o-jogadeiro-diretor na altura Costa levaram ao colo o 5LB...

      Eliminar
  35. Quanto ao Galeno por certo ele vai saber reagir e fazer uma boa época que o levará para o ano a um bom clube e a um campeonato de valor.

    ResponderEliminar
  36. Portistas

    Depois do artigo do MST, que como sempre é escrito de forma brilhante, depois dos escritores a sério, Vergilio Ferreira, Eça etc, dos escribas nos jornais é dos que melhor escreve, exceptuando o Vasco Pulido Valente, o melhor disparado como diria um brasieliro...como dizia, depois do art do MST,( que de futebol jogado percebe o que eu de lagares de azeite; a do João Moutinho então é um arroz de lavagante) têm vindo com mais assiduidade ao blog, os posts, criticando o Vítor Bruno pela audácia de atrasar o Galeno e prescindindo do defesa-esquerdo, vamos ver, no jogo com o Sporting prescindir de DE foi uma temeridade que saiu cara. Só que fazê-lo nos jogos com equipas de bloco baixo e que não deixam espaços É UMA GENIALIDADE do nosso treinador.
    Galeno não rende tanto nesses jogos porque é um jogador que precisa de espaço para embalar, a diferença de rendimento nesses e nos Europeus ou cotra adversários mais equilibrados onde é decisivo e explode porque tem faixa para correr e fintar em corrida onde é fortíssimo, a variação de rendimento é abissal, o que fez o Vítor Bruno? Prescindiu do DE e não fez dele um lateral esquerdo, só quem não percebe de bola pode dizer isso, o que fez foi, muito inteligentemente, arranjar o espaço que o seu jogador precisa e exponenciou-o tornando-o decisivo nesses jogos quando antes não era tão influente.
    Isto não tem nada que ver com o Pepê a lateral-direito, aí o SC sim o obrigava a defender e também a capacidade física e fulgor não é o mesmo de um e outro...O Pepê precisa da bola mais à frente move-se em espaços mais curtos. Quando chegava à frente já estava cansado de fazer um sprint de 50m quando ele é um craque nos de 10-15m.

    ResponderEliminar
  37. Sobre o negócio galeno parece-me só que aconteceu uma situação mais simples, os árabes queriam contratar Galeno, iniciaram as negociações e chegaram a acordo. Depois de estar tudo acordado algum empresário ao saber das pretensões e negociações destes para contratar galeno, ofereceram-lhes a possibilidade de contratar Berguiwn por metade do preço. Estes olhando aos valores preferiram. A única coisa que faltou aqui foi palavra aos árabes.

    Não acredito que DSO tenha feito qualquer veto, até porque acho que nem sequer poder para isso tem.

    Acho muito mais estranho o facto de terem dado 40 milhões pelo Marcos Leonardo que nem sequer internacional A é e teve uma valorização de 22 milhões quase sem jogar. Estas coisas deixam me perplexo e estão sempre a acontecer no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marcos Leonardo é um cracão se é para custar 40M€ não sei mas um dos dias mais felizes como Portista, no mercado, depois das compras do Nehuen e o Samu, só tem 20 anos, e a volta do Fábio Vieira, sobretudo, foram as saídas de Rafa, Neres e este.. Era o único ponta-de-lança craque que eles tinham e desfizeram-se dele..Mas boa venda financeiramente falando, desportivamente um erro crasso vide Moreira de Cónegos..

      Eliminar
    2. Caro Alexandre, sempre a acontecer no 5lb... ainda acha que o DSO não teve dedo no processo? Está clarinho, eles manipulam tudo o que bem lhes convém. Achar que este rapaz não terá tido nada a ver com isto, e vai-me desculpar, é como acreditar que esta máquina informacional não está pensada para nos prejudicar por todos os meios. Só ontem, num destes programas de btv canal aberto, nos 5 minutos que nos dedicaram falaram 6 vezes de que estamos financeiramente debilitados. Isto são ideias para prespassar, o DSO é só mais um agente ao serviço dos mesmos; favores como a boda têm que ser justificados com serviços de contrapartida ao patrão.
      1 abç.
      Luis Oliveira

      Eliminar
    3. Alexandre , concordo em absoluto em relação ao Galeno , e faz todo sentido o seu raciocínio .
      Já o Marcos Leonardo , o Jorge Jesus ganhou com a transferência dele o seu pé de meia , ele e alguns empresários conhecidos , ou acha que os 40 milhões vão todos para os cofres do Benfica ??? Nem metade !!!

      Eliminar
    4. Realmente é estranha a valorização do Marcos Leonardo. Mas do pouco que vi era um jogador que gostava muito de ter no nosso clube. Acredito que tem grande potencial e se for titular na equipa do JJ acho que vai brilhar.

      Eliminar
  38. O jogo resume-se ao seguinte: primeiros 15 minutos do FCP, a partir daquele lance que o Zé Pedro cortou e que podia ser golo, o FCP quase desapareceu, o Sporting foi melhor até ao intervalo. Na segunda-parte, até ao golo, altura em que o FCP já tinha ajustado, parecia capaz de lutar pelos 3 pontos, jogo equilibrado, tirando aquele corte do Alan Varela praticamente não houve perigo. Depois do golo, reacção do FCP, mas faltou contundência, muita gente na área, mas em vez de centrar andaram a enrolar. O 2º golo já apareceu quando ninguém esperava...

    ResponderEliminar
  39. Dragão VP o que leste do São Paulo foi tanga, ao FcPorto, não chegou nenhuma proposta firme para o Wendell..Que me disseram que era um rapaz porreiro

    ResponderEliminar
  40. Dragão VP Não disse que a tanga fosse tua, foi uma encomenda do vítor off-the-record ou aspirante a isso..

    Um resumo curto grosso e certeiro, o que faltou foi que a defesa e o meio-campo empurrasse o Virado-na-Supertaça, eles meteram-se atrás e já não tínhamos quem rematasse de fora sem Iván Jaime e sem Fábio Vieira, sem Wendell que também remata de fora da área, mas este serviu para assentar os pés e não pensar que vai ser um passeio..Se ganhássemos em casa ao virado-na-Supertaça podíamos deslumbrar assim temos duas semanas para trabalhar no duro

    ResponderEliminar
  41. Boas,
    Com estes centrais o Fc porto pode perfeitamente jogar 3-4-3
    Centrais
    Otavio (lado esq); Nehuen Peres (meio) e Djaló (lado direito)
    "Extremos" esquerdo e direito respetivamente F. Moura e Pêpe
    Meio campo: Varela e Nico e na frente os 3 Fabio Vieira, Samu e Ivan jaime
    E porque ivan jaime!!? e não galeno, porque para este modelo o galeno não tem espaço
    É um caso a pensar pelo nosso treinador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã eu pessoalmente não gosto desse sistema e menos com três centrais, o nosso FcPorto já jogou assim, sem ser uma experiênca de uns quantos jogos, mas nem eram três centrais e correu muito bem...Quem foi o treinador desse sistema? ....

      Eliminar
  42. O MST escreve bem, pensa pela sua cabeça para o bem e para o mal, é acutilante nas críticas, mas é um exagerado do caraças. Será que nunca ouviu falar num Vinicius Júnior, num Luís Diaz, num Kvaratskhelia?

    ResponderEliminar
  43. Treinador que se deu bem no sistema de 3 centrais? António Oliveira, frente ao Milan em S.Siro foi o melhor exemplo.

    Talvez o Marcos Leonardo ainda não tivesse provado nada que justificasse os 40 milhões, mas é bom jogador e tem uma grande margem de progressão. O JJ vai explorar as capacidades dele e não me admira que venha a ser um jogador de quem se vai falar.

    Lamachã, para mim no actual FCP é o Galeno e mais dez.
    Vou dar um bitaite sobre a equipa:
    Diogo Costa, Martim ou João Mário, Nehuén, Otávio ou Djaló e Chico Moura, Nico e Varela, Pepê ou Iván Jaime, Fábio Vieira e Galeno, Samu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Dragão VP
      Em San Siro correu muito com o golaço de Jardel uma vitória que foi um PADRÃO contra um A.C.Milan histórico...Mas foi um só jogo. Apesar do Oliveirinha utilizar esse sistema em alguns jogos não foi por sistema.
      O Ivic na segunda passagem ainda jogou contra o Gil Vicente com quatro (4) centrais Aloísio F.Couto Paulo Pereira e José Carlos com o Secretário na esquerda e o J. Pinto na direita uma tonteria e ainda levámos um golo antes do quarto de hora.. Na Banheira de Roterdam fez uma parecida mas acabámos por segurar o 0-0 e passar depois de ganhar nas Antas 1-0..Com golo do Dominguinhos no fim.

      Falava de quem utilizava os três defesas por sistema e uma época inteira..

      Ai o Jesus clarinho e o de Viana de certeza que se lambuzaram com o Marcos Leonardo. Vou esperar pelo R/C do 5LB para fazer o mesmo quando vendemos o Hulk por 60M€ dos quais calharam 20M€ ao do Portimonense, ao Zenith, e a capa de Abola "FCPORTO e 5LB vendem Hulk e Witsel pelo mesmo valor 60M€" esperei pelo relatório do 5LB nessa época e entrada líquida no 5LB 18,30M€ numa venda de 40€ os 60 foram um jeito do Delgado ao patrão Vieira. No FCP entraram 38M€ nessa venda. Com a entrada do Pinho começámos nós a fazer negócios à Vieira, muito piores que o do Hulk....

      Eliminar
  44. Pepe vai ser homenageado na Luz. O presidente Fernando Gomes teve mais sorte que o Presidente André Villas-Boas. O Pepe atendeu-lhe o telefone. E uma homenagem na "catedral" sempre tem mais impacto que no Dragão. Os benfiquistas e sportinguistas que estarão em maioria no estádio, ao contrário dos portistas, sempre o adoraram. Eram elogios atrás de elogios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vila Pouca, ia comentar no X mas li tanta palermice que aqui no tasco o ar é mais puro... O Pepe infelizmente mostrou que é mais pintista e sergista do que portista, sabia perfeitamente que não era uma mais valia como jogador, mas deu uma de diva. O AVB que esqueça as homenagens. O FCPorto precisa de olhar para a frente, mas estás atitudes dos pepes desta vida nós sócios não iremos esquecer. Abraço

      Eliminar
    2. Dragão VP estás redondamente enganado. Não sejas sarcástico.

      Homenageado na Luz, no nosso salão de festas, fica muito bem. Aliás para efeitos visuais, pirotécnicos e mais, é perfeito. Até milagres de chover para cima lá acontecem. As acções ficam com quem as pratica...

      Eliminar

    3. No dragão não quiz receber a homenagem dos portistas, mas não Luz já aceita.
      Gostava de saber a opinião das viúvas do SC e do PC sobre esta atitude do Pepe..
      Não olhes para o que digo, olha para o que faço, Pepe a provar que é Pintista e não Portista.

      Eliminar
  45. Vila Pouca, é essa a equipa, com essas variáveis, sem dúvida. O Zé Pedro tem estado bem mas o FCP precisa de melhor. O Vasco Sousa é para ir jogando e crescendo mas não para ser titular já. O VB tem que se deixar de pôr o Galeno a LE, pelo menos nos jogos grandes. O Wendell não o acrescento como alternativa ao Moura, porque se não sair nem renovar, que vá reforçar a equipa B.

    ResponderEliminar
  46. O treinador em questão aplicar 1 época inteiro 3 centrais foi o co Adriaanse.
    Todos pensaram que seria suicidio e foi campeão com muitas peripecias ao longo da temporada como arrumarem o rui Teixeira dos SD o fundador.
    Na samosa espera ao treinador depois de um empath em vila do conde.

    ResponderEliminar
  47. Irriducibili, estás enganado, o Co Adriaanse só começou a jogar com três centrais a partir da jornada 20.

    ResponderEliminar
  48. Ao pintista Pepe o FCPorto nada deve pous sempre lhe pagou um ordenado obsceno para a nossa realidade. Que siga o seu caminho e que fique bem longe fazendo companhia aos seus amigos ex presidente e pequeno ditadorzeco.

    ResponderEliminar
  49. E o Co Adrianse quando começou a jogar com 3 defesas (sendo um dos defesas o Bosingwa) utilizava a tática 3-3-4 . Nunca tinha visto semelhante!

    ResponderEliminar
  50. Irriducibili
    Dragão VP

    Os dois estão enganados...O Co Adriaanse sim era o treinador que jogava com três defesas mas nunca jogou com três centrais o que é muito diferente...Bosingwa Pepe e Pedro Emanuel muito encostado à esquerda, com o César Peixoto adiantadíssimo quase de extremo-esquerdo, quando rebentou das noitadas entrou o Marek Cech...E ganhámos em Alvalade sem um nem outro, só com Bosing Pepe e P. Emanuel, num jogo que foi um fartote com o marado do Sá Pinto expulso e o Bosingwa depois para compensar...

    ResponderEliminar
  51. Depois de receber homenagem no estádio da luz a convite do dr facadinhas, que, espero que lhe faça bom proveito, Vamos esquecer de uma vez por todas, os Pepes os Papas o os Conceições , já chega de dar tanta atenção a alguém que o mais importante para ele era a pessoa do presidente cessante e não o FCP. Já são passado, há que resolver o futuro, há tanta outras coisas pra resolver no clube .

    Já ontem ou anteontem o CR 7 veio dar uma comunicação ao país de um beu bleu,au au, que eu não perdi tempo algum ouvi-lo. Estas primas Donas que mandam na seleção, que despacham treinadores, que decidem se querem jogar ou não, que não aceitam estar no banco, em que o treinador selecionador está condicionado e fazer a equipa com receio de o mandarem dar uma volta ao bilhar grande, é triste

    Quanto ao caso de Galeno, em que o FCP e jogador não foram tratados como manda a decência a lei, seja com árabes, europeus ou na conchechina, só há algo fazer apresentar queixa se não damos numa de coitadinhos. Espero que os responsáveis do FC P sigam enfrente.

    Esta CS do império é uma vergonha, todos dias durante horas não têm mais nada em que falar que não seja do benfica, do treinador que saiu do vai entrar.
    Se o Eça ainda fosse vivo, dizia o benfica é Portugal o resto dos outros clubes são paisagens. tristeza.

    ResponderEliminar
  52. Sobre os três centrais, estes foram os onzes que entraram de início com Co Adriaanse na 1ª volta. A partir da jornada 20 as coisas mudaram, os três centrais eram claros, sem ver, Bosingwa, Paulo Assunção e Pepe.

    Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e César Peixoto; Raul Meireles, Lucho González e Diego; Jorginho, Hélder Postiga e Lisandro López.

    Vítor Baía; Sonkaya, Pedro Emanuel, Ricardo Costa e César Peixoto; Ibson e Lucho González; Diego; Jorginho, Hélder Postiga e Lisandro López.

    VÍtor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanue e César Peixoto; Ibson, Lucho, Diego; Jorginho, Sokota e Lisandro.

    Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Diego, Ibson e Lucho González; Jorginho, McCarthy e Alan

    Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Ibson, Lucho González e Diego; Ricardo Quaresma, McCarthy e Jorginho

    Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Ibson, Lucho e Diego; Quaresma, McCarthy e Jorginho.

    Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Lucho González, Ibson e Jorginho; Alan, McCarthy e Lisandro López

    Vítor Baía; Bosingwa, Pedro Emanuel, Pepe, Marek Cech; Paulo Assunção, Lucho, Ricardo Quaresma e Jorginho; Hugo Almeida e McCarthy.

    Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e Marek Cech; Paulo Assunção, Lucho e Jorginho; Quaresma, Hugo Almeida e Alan.

    Vítor Baía; Bosingwa, Pedro Emanuel, Pepe e César Peixoto; Lucho González, Paulo Assunção e Ibson; Quaresma, Hugo Almeida e Lisadro López

    Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Ibson e Lucho González; Quaresma, Hugo Almeida e Lisandro López.

    Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho González e Ibson; Jorginho, Lisandro López.

    Vítor Baía; Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Pepe e César Peixoto; Lucho, Paulo Assunção e Jorginho; Quaresma, McCarthy e Lisandro.

    Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho e Diego; Lisandro, McCarthy e Quaresma.

    Baía, Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Diego, Lucho; Lisandro, McCarthy e Quaresma.

    Vítor Baía; Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Pepe e César Peixoto; Diego, Paulo Assunção e Lucho González; Quaresma, McCarthy e Lisandro

    Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho e Diego; Lisandro, Hugo Almeida e Quaresma.

    ResponderEliminar
  53. Dragão VP
    O Bosingwa e o Paulo Assunção centrais? Esses últimos cinco/seis jogos-onzes com três centrais R. Costa, Pedro Emanuel e Pepe.. com César Peixoto não pode ser no fim de época porque o César a meio da época deixou de jogar.......

    ResponderEliminar
  54. Não devia ter dito três centrais, devia ter dito três defesas. Era assim que jogava o FCP de Co Adriaanse na segunda metade da época.

    ResponderEliminar
  55. Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel e Pepe; Lucho Gonzalez, Raul Meireles, Paulo Assunção e Jorginho; Quaresma, McCarthy e Lisandro.
    Foi esta equipa que entrou de início no jogo que colocou o FCP perto do título ao ganhar em Alvalade 1-0 golo de Jorginho. O Paulo Assunção recuava para o meio do Pepe e do Pedro Emanuel, o Bosingwa subia. Às vezes não jogava o Bosingwa, era Marek Cech que entrava, houve jogos que jogaram os dois.

    ResponderEliminar
  56. Boas noites,
    Muito bom treinador, em minha opináo.

    ResponderEliminar
  57. Para os mais novos,foi apartir dessa equipa do co adrianse que o pepe se destacou...limpava tudo..
    A táctica do holandês era muito arriscada...mas ofensivamente era muito produtiva.
    O nosso campeonato é fraco a excepção dos jogos contra Sporting. Benfica, Braga o resto é jogar na base da defesa e em transição, logo é importante marcar primeiro e na altura era uma táctica que não se usava cá em Portugal surpreendeu
    Continuo achar que o VB tem jogadores para estabelecer tácticas diferentes sobre isso não tenho dúvidas
    Quanto ao galeno rende muito mais com espaço, ora em Portugal dificilmente tem espaço as equipas fecham se com linhas 5/6...a única forma de ter espaço é jogar a lateral esquerdo vindo de trás...mas neste momento comparando o F moura com o galeno é um crime, o fmoura é um jogador mais completo naquela posição daí achar que o galeno tem que ser poupado para jogos internacionais e entrar quando estivermos a ganhar no nosso ca

    ResponderEliminar
  58. Já disse aqui. O treinador que mais rapidamente me impressionou, foi o Co Adriaanse. Ao fim de um mês, mês e meio, já se notava o dedo do treinador, os processos de jogo já se percebiam bem, havia automatismos, a equipa jogava bem. Aquele jogo no Dragão com o Artmedia em que estávamos a ganhar 2-0, a jogar muito e a falhar golos cantados, mas sofremos um golo em cima do intervalo e depois na 2ª parte foi a reviravolta, junto com a derrota em casa com o Benfica, obrigaram-no a mudar, nunca mais a equipa jogou aquele futebol, jogava com três defesas, mas se formos ver os resultados nunca foram grandes goleadas. Mesmo assim fomos campeões e vencemos a Taça de Portugal.
    Tinha um problema, era muito duro no trato com os jogadores, não facilitava nada, acabou por sair a mal, veio Jesualdo que ganhou três campeonatos e perdeu o do túnel.

    ResponderEliminar
  59. Caros DVP e demais Portistas do "tasco",

    Findo o mercado aquilo que me apraz comentar é que foi bem melhor do que esperava. Não se conseguiu tudo o que se queria mas creio que o mais importante foi feito.
    Entraram jogadores com capacidade para render no imediato mas também com potencial de valorização.

    Nas saídas acho que correu pior. Plantel muito extenso. Wendell, Franco e Samuel Portugal, pelo menos, deviam ter saído.

    Creio que foram resolvidos 2 potenciais problemas: Francisco Conceição(eventualmente de balneário) e David Carmo(financeiro)

    Boa colocação de Fábio Cardoso, Baró e Martinez.

    Uma boa venda por um valor elevado(Evanilson)

    E contratações para posições deficitárias: lateral esquerdo, dois centrais, 2 avançados e médio ofensivo

    Não tenho conhecimento profundo de nenhuma das contratações sem ser Fábio Vieira. Jogador de que sou fã assumido. Não o vejo jogar há algum tempo mas se jogar como na parte final da época em que foi embora vai ser titular de caras. E potencial melhor jogador.

    Sempre disse que a nossa defesa era o nosso calcanhar de aquiles portanto espero que Perez, Djaló e Moura sejam bem melhores que os que já cá estavam. Se assim for e se um dos avançados fizer pelo menos o mesmo nº de golos do Evanilson, creio que vamos lutar pelo título até ao fim.

    Mas (há sempre um mas) temos um plantel muito jovem. E haverá as naturais dores de crescimento.

    Prevejo como 11 mais forte no futuro o mesmo que o DVP:
    Diogo Costa, Martim/João Mário, Nehuén, Otávio/Djaló e Moura, Nico e Varela, Pepê/Iván Jaime, Fábio Vieira e Galeno, Samu

    Importante esta pausa para integrar os novos jogadores. Mas tal como no ano passado vamos ter uma nova pré-época em andamento. Mas acredito que esta irá correr um pouco melhor. Ansioso para ver a evolução desta equipa.

    PS1: não tive oportunidade de comentar o nosso último jogo. Ganhou a melhor equipa. Resultado justo. Estratégia defensiva não resultou. Aquele erro do Otávio não se admite. Não é o penalti é a primeira ida à queima a um jogador daqueles. De amador. OU faz contenção ou falta. E a prova de que com aqueles centrais não temos hipótese nenhuma é que o Sporting fechava linhas de passe e deixava a bola nos centrais. Cada passe deles para a frente era bola para o Sporting. E no meio campo eles começaram a ganhar todas as 2as bolas e levámos um amasso dos 15/20min até ao intervalo. Mudança estratégica ao intervalo melhorou a equipa mas aquele erro do Otávio matou-nos. Depois foi o risco total, ou marcávamos ou sofríamos. Treinador desta vez não esteve bem mas faz parte.

    PS2: Gosto de MST por ter opinião própria. Apesar de não concordar na maior parte das vezes principalmente no futebol. Mas, a somar a tantas outra atoardas, dizer que Galeno pode ser o melhor extremo esquerdo na Europa acho que deve ficar registado. O Vinícios do Real Madrid deve ser lateral. Ele gosta de futebol mas não percebe patavina do mesmo. É um adepto à antiga. Os melhores jogadores são sempre os que não jogam e os treinadores melhores são os que estão na bancada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vinicius não é um extremo esquerdo puro a pé trocado, é isso sim um avançado que vagabundeia pela frente de ataque e do centro descai para a faixa canhota ao contrário de Galeno que parte da linha e flexiona para o centro..

      Eliminar
    2. Caro MadjerFutre,

      para o que eu queria dizer isso não tem relevância alguma. Mas eu reformulo: o Galeno não pode ser o melhor extremo esquerdo na Europa seguramente. Basta comparar com o jogador que ocupava essa posição no nosso clube antes dele. Ou considera que o Galeno é melhor que o Diaz? E era capaz de arranjar outros certamente. Mas creio que não é necessário.

      Eliminar
  60. Co Adriaanse tinha 2 grandes defeitos: Tratava muito mal os jogadores e usava sistemas tácticos muito arriscados.
    Treinadores sem empatia e autoritários nunca duram muito tempo nos clubes, o plantel acaba sempre por se revoltar, como acabou por acontecer. Sistemas tácticos muito arriscados podem funcionar muito bem contra equipas pequenas mas contra equipas grandes podem dar muito maus resultados. Ganhou o campeonato e a taça, mas fez uma campanha muito má na Champions, 4° lugar do grupo. Valeu-lhe que tinha 2 defesas que conseguiam apanhar qualquer avançado - Pepe e Bosingwa -, senão as coisas tinham corrido pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ele não saiu por revolta do plantel, aliás foi ele quem se despediu por PC não lhe dar o ponta de lança que ele queria, Hesselink. Na altura que PC ainda era um verdadeiro presidente.

      Eliminar
    2. Pode ter saído pelo próprio pé mas teve muito a ver com já não ter mão no plantel, os jogadores já se recusavam a cumprir os exageros dele. Ainda há dias li uma entrevista antiga do Bosingwa em que ele diz taxativamente que "uma vez marcou um treino às três da tarde, logo a seguir ao almoço, e todos os jogadores se recusaram a sair do autocarro". Os jogadores já não obedeciam aos desmandos dele e ele foi-se embora.

      Eliminar
  61. Tivesse Co Adriaanse vindo um ano mais cedo (em 2004/2005) , e tínhamos ganho sete campeonatos seguidos , 2 campeonatos de Mourinho , 2 de Adriaanse , 3 de Jesualdo .
    Co Adriaanse era da mesma linha holandesa de Léo Beenhaker , Gus Hiddink , Dick Advocat , Van Gaal .
    Disciplinadores , rígidos , ásperos , trabalhadores , velhacos ...
    Co Adriaanse tinha um futebol e uma metodologia própria dos holandeses , fez a dobradinha , mas teve momentos difíceis , a eliminação do grupo da Champions , aonde tínhamos mais que obrigação de passar , as duas derrotas contra os lampiões , com também holandes Ronald Koeman , e depois a espera dos SD que puseram um patardo debaixo do carro do holandês ...
    Acabou por bater com a porta no início da temporada seguinte porque teimou que queria um avançado holandês , o Hesselink se não estou em erro , não teve a sorte do Sérgio Conceição , Pinto da Costa ainda era Pinto da Costa nessa altura ...

    ResponderEliminar
  62. Em duas compras ao Famalicão separadas por pouco + de meia época, a 1a, ainda com a administração anterior, foi a um preço exorbitante - 24 vezes o que o Famalicão tinha pago meio ano antes -, a 2a, já com a actual administração, foi a um preço aceitável (2,5 vezes o que tinha custado ao Famalicão um ano antes + 10% das + valias numa futura venda). E não houve encargos com serviços de intermediação e foi o Famalicão a pagar o mecanismo de solidariedade. A conclusão a tirar, é que com a anterior administração do FCP e com os empresários que a rodeavam, havia muito dinheiro que o FCP pagava a + para ir parar aos bolsos de muita gente que não o clube vendedor. Só no negócio Otávio, devem ter sido bem uns 6M que o FCP pagou a +. Não contando a comissão de intermediação do negócio. Não admira que estivéssemos cada vez + falidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Negroni pergunta a alguém próximo do Famalicão, se tiveres oportunidade, se é ou não verdade, que o Famas começou por pedir 8M€, para vender o Otávio, por 6 ou 7, e os emissários do Porto (PP e quejandos) chegaram à reunião e disseram que compravam em nome do FCP, por 12M€, 20% do Passe era para certa entidade off-shore que não se sabe de quem será, mas todos temos a certeza, e o remanescente era custos de intermediação..Ficámos com 80% do passe, aliás, depois da comandita Alexandre e PP entrarem no nosso clube nunca mais compramos a totalidade do passe dos jogadores que entraram ...

      Eliminar
    2. MadjerFutre, é capaz de ter sido + ou menos isso. Roubaram na compra e se o jogador se sair bem, roubam também na venda. Mas não acredito que estas coisas se fizessem sem a licença do velhinho, que devia ficar com direito à melhor parte.

      Eliminar
  63. Em defesa do Co Adriaanse

    O percurso nesse ano na Champions ficou marcado por uma dificuldade na adaptação dos jogadores ao sistema, era normal treinador novo, métodos completamente revolucionários... Jogão em Glasgow contra o Rangers e falta de eficácia na frente e tremideira atrás contra o Artmedia...Adiante.

    Quem puder ver os jogos reparará que o FcPorto do neerlandês abafava os adversários, pura e simplesmente não saíam do seu meio-campo era asfixiante, o Dragão VP, tem razão ele queria um avançado Holandês e deu três nomes Huntelaar -depois jogou no Real Madrid- e era o que ele queria mesmo, mas caríssimo, tinha sido o melhor marcador e vários clubes tentaram comprá-lo ao Ajax mas não vendeu nessa altura, segundo nome Dirk Kyut que jogou depois no Liverpool, também muito caro, e por fim Ven of Hesselink, que esteve quase para vir mas o FCPorto tinha de vender o Benny McCarthy, não conseguiu nem uma coisa nem outra.

    A fama de Nazi, que ganhou dentro do Balneário veio por uma historia que vou aqui contar e leiam se tiverem paciência, o treinador atribuiu os lugares no parque de estacionamento do Olival depois de reparar que os jogadores se degladiavam por aqueles. No primeiro treino depois da distribuição o Co A. reparou que uns quantos não ligaram às suas determinações e aparcaram anarquica e desordenadamente, alguns mesmo fora de qualquer lugar sem respeitar linhas divisória nem demarcações. Para não andar a averiguar de quem era este veículo ou aquele bólide, depois de se equiparem e já no relvado, depois explicou que não deu a ordem no vestuário porque o seu lugar de chefia era no campo, deu-lhes ordem para se vestirem à civil, fato oficial do clube e de seguida irem ordenar as viaturas...Grande sururu, os que estacionaram bem a recriminar os colegas que pararam mal e o treinador não quis saber a ordem era todos vestirem à civil estacionar o carro e depois equiparem-se outra vez para treinarem, deu brado desgraçado, queixas ao diretor desportivo e a quem apanharam no caminho, o treinador explicou que ordenou que fossem todos porque assim os que cumpriam as ordens depois disciplinariam os colegas poupando-o a ele dessa tarefa.

    ResponderEliminar
  64. O Co Adriaanse bateu com a porta, depois teve de pagar uma indemnização ao clube que o PdC, não perdoou, porque depois de um jogo de pre-época que perdemos por 4 a 1 ou 0 mesmo; deu ordem para a comida não ser servida até ele chegar â sala de jantar, num levantamento de rancho liderado pelo capitão Pedro Emanuel, jogador que curiosamente ele tinha pedido para substituir, queria jogar com defesas rápidos e o capitão na época anterior, o Jorge Costa tinha acabado a carreira porque o treinador lhe tinha corajosamente dito que com as características dele já com dificuldade em se virar e correr atrás de avançados rápidos, condição -velocidade- de que os defesas não podiam carecer para jogar numa linha adiantadíssima, tipo de jogo que o Neerlandês queria implementar e conseguiu; o eterno capitão sempre disse que respeitava profundamente o treinador porque este não mandou dizer por ninguém senão numa conversa cara a cara, e ele não gostou mas não teve outra atitude que não fosse compreender. Mas agradeceu o gesto frontal e corajoso do Míster.

    ResponderEliminar
  65. Também conheço uma interessante. Na pré-época e no estágio, um dia ele organizou um passeio de bicicleta. O Vítor Baía deixou cair os óculos de uma marca conhecida. Queria parar para os apanhar, o Co não autorizou, lá foram os óculos à vida. Mas o homem foi contratado para ser mesmo assim já que na época anteiror com Del Neri, Fernandez e José Couceiro, tinha sido uma grande bandalheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa também é boa. Do que me contaram e aqui expus não concordo nada que fosse um nazi (força de expressão), que tinha mau feitio e antipático até podia ser, mas digo já, um disciplinador de, como diz Dragão VP, o balneário precisava como de pão para a boca.

      Fez do Pepe um centralão, deu-lhe confiança e poder de decisão para entrar na bola dividida, antes dele era um central regular que hesitava e não entrava com tudo. Era um líbero central que acorria a todos os lances e ganhava-os em 99%..
      O Bosingwa fez uma época espectacular fazendo da velocidade, enormissima que tinha uma arma que empregava muito até para ir buscar os jogadores que poderiam fugir a Pepe.
      Quaresma que com os três anteriores treinadores era intermitente, indisciplinado até insolente. Fez dele o jogador que se tornou, no início consta que lhe dava nas orelhas nos treinos e prensas fortissimas e ele nem piava...Aliás, deu-lhe nos primeiros jogos cura de banco a partir da quinta/sexta jornada foi titular e nunca mais parou tornando-se no jogador fabuloso que foi, não o ensinou a jogar, porque isso ele tinha de sobra mas não o deixou perder-se; quem vinha de um falhanço no Barça e depois de uma época esdrúxula com três treinadores e maus resultados podia-se ter perdido, em vez disso...A história reescreveu-se.

      Eliminar
    2. E o Quaresma nunca foi um jogador com papas na língua ou muito fácil no relacionamento com os treinadores mas diz que apesar de rígido, Adrianse era um excelente treinador e gostou de trabalhar com ele.

      Eliminar
  66. ComPortistas,
    Partilho reclamação hoje apresentada ao Consleho de Arbitragem da FPF e à SPORT TV.
    (parte 1/2)
    "Assisti ontem à noite, pela primeira e última vez, ao programa 'Juízo Final' na SPORT TV+ onde o agora promovido inenarrável ex-árbitro João 'Pode Ser' Ferreira apresentou e discutiu, um a um, decisões de arbitragem que contaram com a participação do VAR e comentou, em conjunto com o 'jornalista'da SPORT TV+, as decisões que foram tomadas. O programa iniciou-se por um lance do meu Clube (FCPorto) contra o Gil Vicente (lance evidente e indiscutível) e foi isso que captou o meu interesse pois fiquei curioso para ver até onde é que o programa ia. Mais à frente mais um lance do meu Clube, igualmente evidente e indiscutível, e os dois protagonistas a trocarem argumentações em favor da decisão tomada. Pelo meio um lance, duvidoso qb, do jogo Gil Vicente-AVS ocorrido já depois da hora regulamentar e que acabou na marcação de um pontapé de penalty a favor da equipa da casa. No final da discussão deste lance em específico, ambos os protagonistas proferiram estas pérolas que registei para memória futura:
    - João 'Pode Ser' Ferreira: 'lance crucial, final do jogo...mais vale gastar alguns segundos e sair de lá com a decisão correta decisão correta... do que estar a cometer um erro e não trazer VERDADE DESPORTIVA'
    - 'jornalista' da SPORT TV+: 'também concordo que é o que todos queremos também e é para isso que trabalhamos'
    Face a estes comentários confesso que fiquei ainda mais preso ao programa na expectativa de ver a avaliação que estes protagonistas iriam avançar sobre o lance mais polémico destas jornadas: a decisão de assinalar pontapé de penalty que resultou no empate no jogo do Moreirense contra o Benfica (saliento que todos os analistas de arbitragem que trabalham para diferentes OCS assim opiniram; opinião UNÂNIME sobre o ERRO desta decisão). Antes desse jogo ainda mostraram um lance do jogo do Sporting, que acabou por ser o único lance do programa, cuja avaliação de ambos os protagonistas foi contrária à decisão tomada. Mas o que 'passsoussse'?
    (continua)
    Gilles27

    ResponderEliminar
  67. (parte 2/2)
    Pois.. finalmente chegamos ao jogo do Moreirense-Benfica. E a análise desse jogo teve início pelo golo invalidado à equipa da casa com a concordância de ambos os protagonistas da decisão tomada. Seguia-se o tal propalado lance e o que aconteceu? Nada, népias, ZERO! O lance não foi sequer passado! Omissão TOTAL do erro mais relevante de arbitragem nesta liga, edição 2024/25, que é uma FARSA pegada! Nunca chegaremos a perceber como foi a troca de impressões entre o árbitro e o VAR. Mas porquê? Se o objetivo é melhorar a arbitragem, e se esse programa se propõe a defender a tão propalada 'VERDADE DESPORTIVA', é apenas e só incompreensível a decisão de OMITIR a discussão deste lance sendo um sinal que a tal 'VERDADE DESPORTIVA' apenas e só interessa ser utilizada a favor dos senhores do costume...
    O ex-artista do apito teve ainda a ousadia de terminar o programa a reconhecer que o início da época passada (23/24) tinha sido muito negativo com várias decisões erradas (passado um ano reconheceram, pela calada, os erros mas sem os especificar! Mas eu convido os mais incautos a recordarem contra quem ou a favor de quem a grande maioria dessas decisões foram tomadas!). E prosseguiu esta derivada a defender que esta época já está tudo corrigido e o panorâma é muito melhor tal como comprovam todos os lances apresentados neste programa. Após tamanha MENTIRA o que fez o propalado 'jornalista' da SPORT TV+ que acompanha o programa? NADA, abanou com a cabeça e quase bajulou estas afirmações; comportou-se como todos os outros protagonistas que andam à volta desta FARSA pegada a que chamam de Liga.
    Ao 'jornalista' convido-o a fazer um exame de consciência e começar por analisar o n.º1 do código deontológico dos jornalistas onde se lê " O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade". Se não tem condições para nem este n.º 1 cumprir então se calhar mais vale entregar a carteira e fazer o programa com o seu cachecol... Ele e todos os outros ditos isentos que ajudam a alimentar toda esta FARSA.
    É opinião consensual que a arbitragem Portuguesa atravessa há muitos longos anos um deserto de qualidade humana. O algodão não engana e é nas competições internacionais que se vê, quer a nível de Clubes quer a nível de arbitragem (são cada vez menos os que agora lá chegam), o que estes profissionais realmente valem. Se, em vez de criticarmos de forma construtiva todos estes personagens quando acontecem erros por demais evidentes , optamos por fazer como a avestruz e assobiar para o lado então mais vale assumir a nossa conivência com toda esta podridão e entregar, por antecipação, os prémios de campeão e melhor árbitro aos senhores do costume. Tudo isto é apenas e só REPUGNANTE e, tal como aconteceu no meu Clube, eu cada vez mais acredito que isto só irá endireitar quando acontecer uma limpeza completa de cima para baixo em prol da VERDADE, da COMPETÊNCIA e do MÉRITO! Upppssss.... apenas e só as 3 palavras que mais comichão fazem à grande maioria dos Portugueses.
    Gilles27
    PS. Mantenho-me um leitor assíduo dos comentários deste cantinho especial de tertúlia azul e branca mas sem grande disponibilidade mental para reduzir a escrito todas as emoções experienciadas pelos acontecimentos vividos nos últimos meses. Sempre imaginei que a mudança ia ser muito complicada em várias dimensões mas jamais pensei que atingisse níveis tão revoltatemente baixos face àqueles que aprendemos a admirar, glorificar até. Mas, como tudo na vida, o caminho é para a frente e um dia de cada vez. Saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem nos próximos 100 anos isso muda, Portugal é isto, gente cobarde e corrupta onde obviamente não querem verdade, nem competência nem mérito. Não é por acaso que a Igreja Católica continua a ter o peso que tem neste país, em que basicamente diz, tu podes matar, roubar, mentir, omitir e depois basta te rezar uns avé marias e estás perdoado.

      Eliminar
  68. Dos comentários do Gilles, há duas coisas que retenho e são extraordinárias. Uma, é o Tiago Martins ter sido chamado ao VAR para ver o lance de uma decisão errada que tomou e manter a mesma decisão.
    A outra é o lance do penálti que deu o empate ao Benfica em Moreira de Cónegos não ser analisado...

    ResponderEliminar
  69. O problema do Adriaanse foi ter passado de disciplinador a tirano. Ganhou 2 títulos duma vez, ele que nunca tinha ganho nada e depois disso muito pouco ganhou - campeão austríaco e Supertaça holandesa -, e achou-se no direito de exigir à direcção avançados centro holandeses, quando havia em qualidade e em quantidade no plantel (Lisandro Lopez, Postiga, Sokota, Adriano, Renteria e Bruno Moraes, eram "só" 6 avançados centro). PdC não lhos deu e ele passou-se dos carretos e transformou-se num tirano prós jogadores. Os jogadores, um disciplinador aceitavam, que remédio, um tirano que os obrigava a fazer coisas inaceitáveis é que não aceitaram e passaram a não lhe obedecer. Se ele não se tivesse deixado levar pela fúria de não lhe darem os jogadores que queria e se tivesse mantido apenas disciplinador, tinha continuado e se calhar o FCP tinha feito uma época ainda melhor que a anterior. Perdeu a cabeça, ficou sem condições para ser treinador, teve de ir embora.

    Em relação à divulgação dos áudios do VAR mas só os que convém, é a verdade desportiva à moda do Regime em todo o seu esplendor. O que não interessa não existe e o que existe, se for a favor da 2a circular não tem importância nenhuma, só tem importância se o FCP for beneficiado um pentelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Negroni
      Passar de disciplinador a tirano...
      Não me consta que batesse em ninguém (como o Yustrich) nem nada de tão grave. Sabes a história do Bi-bota- Deus o tenha que era um bom tipo- na Madeira...Foi igualzinha e quem rebentou foi o jogador. O Co não deveria ter ido embora se tem ficado era mais uma historieta de estágios como há milhentas.

      Em relação aos ponta-de-lança vou só falar no único que merece atenção Lisandro Lopez.
      (dos outros não vou perder tempo o Bruno Moraes podia ter dado alguma coisa, as lesões...)

      O Lisandro não era um ponta-de-lança puro um 9. Fartou-se de marcar golos, até chegou a ser melhor marcador com 25 golos tenho a impressão, era um jogador fabuloso. embora fosse novo e inexperiente na Europa, depois com o Jesualdo que o refinou, aí sim dois anos depois, mostrou tudo o que era. Mas com o Co era muito novo e inexperiente. Aliás o Lisandro veio para jogar como segundo ponta-de-lança que descai nas faixas que é como o Jesualdo gostava de jogar com três jogadores à frente, um extremo puro -Quaresma e dois avançados um mais fixo e outro mais móvel a cair nas faixas Lisandro. Aliás com o Jesualdo quando fomos Campeões( antes de ganhar o título no Dragão contra o Aves, no jogo do Anão) em Paços de Ferreira, num dilúvio monumental com golo do Adriano que era um PL jeitosinho. Ao Jesualdo saiu-lhe a rifa com o Lisandro e depois o Falcão.. Quando aquele saiu.

      O holandês queria um avançado 9 puro, alto, um encostador e bom de cabeça, se lho tivessem comprado com a equipe já rotinada e com automatismos tenho a certeza que ia ser um caso sério. Equipa e avançado
      Aliás Negroni ao falares nos pontas-de-lança que referes só me dás razão. Estavas a ser sarcástico, certo?

      Eliminar
  70. Andebol, Benfica 24 - FCP 27. Um excelente início de campeonato, uma vitória no pavilhão de um rival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos sempre o jogo controlado a ganhar por 6 ou 7, mas no final perdemos gás e acabamos a ganhar bem. A equipa está uns furos abaixo das grandes equipas que já tivemos noutros tempos, mas melhoramos em relação há supertaça

      Eliminar
  71. Não tenho Bola TV, não vi o jogo. Mas quem viu, para além do facciosismo de quem comentava o jogo, viu um Porto a crescer. E, digo eu, com o passar do tempo a equipa ainda vai melhorar mais, vai estar nas grandes decisões e para as vencer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi e ouvi... foi vantajoso estarem sempre de cabeça inchada, pois assim andaram calmos e frustados...
      Não vou falar de parciais... pois era a equipa do benfica contra uma equipa do Norte! Não houve parcialidade pois acho q o Norte é no estrangeiro... Reforço, não houve parcialidade, é tipo uma benfica tv, igualmente estupidos, burros, mas menos excitados...

      Eliminar
  72. Grande vitória
    limpa a imagem da Supertaça, em relação ao Campeonato depois há fase final certo, não campeonato puro?

    Apesar de desportos diferentes o efeito Lage já se faz sentir, o rapaz do protocolo funerário, quando vi a apresentação a vestimenta e o tom do discurso pensei...Boa apresentação para a Funerária da Luz.

    Mas as tv´s passam um treino com ele a dar três gritos e dois berros e já é completamente diferente ao Schmidt..O Botafogo e oWolverhamton que o digam...A comunicação Social Portuguesa com estas loas bem puxa mas sem matéria prima...

    ResponderEliminar
  73. Não vi a supertaça de andebol mas vi os jogos da supertaça ibérica e vi o FCP a jogar ao mesmo nível que o sporting. O FCP foi um pouco melhor com a equipa da casa e foi um pouco pior, só no resultado final, com o Barcelona. Como o Porto tem muitos jogadores muito jovens e com valor, acredito que com o decorrer da época com o Magnus Andersson no comando vamos melhorar muito. Este jogo e este resultado com o slb mostram isso. Vamos lutar taco a taco com o sporting, pelo menos, pelos títulos em disputa. Obviamente que cá dentro é + difícil que lá fora porque há uma arbitragem cashballica a desequilibrar para o lado deles mas acredito que no final seremos nós a sorrir +.

    Adriaanse foi um fantástico treinador talvez, teve foi um azar danado porque só conseguiu ganhar o que ganhou no FCP + um campeonato de 3a linha e uma Supertaça holandesa, numa carreira inteira. Já agora, ser um grande disciplinador não quer dizer ser um grande treinador. O adjunto Octávio "Malvado" foi um grande disciplinador ou controleiro, como se queira chamar, mas como treinador foi um desastre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há comparação possível , o Octávio Machado era péssimo treinador , escavacou o nosso plantel quando veio , com um futebol enfadonho , ainda me lembro quando foi ver um avançado como potencial reforço , e acabou por escolher ... um trinco (o colombiano Quintana) .
      Quase falhou o apuramento da Champions contra os suíços
      do Grashoppers .
      A sua saída foi a melhor coisa que aconteceu ao nosso clube , depois veio Mourinho e o resto da história já nos sabemos ...

      O Co Adriaanse esteve a maior parte do tempo em clubes de pequena dimensão na Holanda , Den Haag , Zwolle , Twente , Willen II , Alkmaar .
      Só esteve um ano no nosso clube , 1 ano no Salzburg , 1 ano no Ajax .
      Ou seja 3 anos em clubes em podia ganhar algo ...
      Por isso o currículo é aquele que tem ...

      Eliminar
    2. Comparei o controleiro com o disciplinador, não comparei treinadores. Um era péssimo, o outro era só razoável.
      Quando um treinador chega ao final da carreira e apenas em duas ou 3 épocas esteve em clubes bons e 90% da carreira passou-a em clubes pequenos, é porque não mereceu + que isso. Por isso tem o currículo que tem, ao nível dele.

      Eliminar
  74. Negroni comparar o Cabo de Guerra perdida Otávio, excelente adjunto, para o Artur Jorge e o Carlos Alberto Silva, para o Ivic já...Aliás a saída do C.A.S. a dizer que o adjunto o devia substituir....Um individuo limitado, como treinador principal ganhou-nos a Supertaça de Paris de resto, impediu o Jardel de vir para o FcPorto, com a conversa tonta do rebentar o balneário, só um individuo sem categoria nenhuma acharia que um goleador exímio e ganhador de jogos, só com pôr a bola na área...
    Era óptimo como fiscal de balneário e bufo, o Futre tem muito a agradecer-lhe e já não é pouco....

    ResponderEliminar
  75. Com tempo, mas é urgente,, um Pavilhão se possível próximo do Dragão ( Câmara, o sr RM tem que ajudar, o FCP também é cidade e que de maneira a engrandece) a cidade desportiva ou centro de Alto Rendimento é uma necessidade como pão pra boca.
    Tenho fé que este 4 anos de mandato de AVB para além dos grandes êxitos desportivos todas as infraestruturas vão-se concretizar.
    Tenho muita esperança em AVB parece ser um homem com um H grande que vai servir o FCP e não se servir dele,
    FCP SEMPRE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que disseram antes alguns? Que não tinha currículo, não tinha experiência e era preciso experiência para gerir uma instituição como o FC Porto.

      Eliminar
  76. Tendo sido um corrupio de elogios ao novo treinador dos lampiões , um passar pano , um babar ovo , é só "peças" a elogiar o homem , em todo o lado num qualquer site de desporto , lá está alguém elogiar o Lage , porque é bom homem , trabalhador , etc , só falta dizer que transforma água em vinho ...
    Este será o salvador da pátria lampionica , de alguém que só foi campeão porque os padres na altura se fartaram de fazer missas (algumas épicas!!!) .
    Porque sem isso nada tinha feito de jeito na vida , falhando redondamente no Wolverhampton e no Botafogo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que o canal 11 da FPF vai fazer um especial sobre não sei o quê mas vem a calhar, com o Bruno lage como protagonista!??
      Haja noção.
      Nojo de benfiquistao

      Eliminar
    2. E depois, com todo este ambiente mediático, do Lage a ser tão carinhoso com os jornaleiros e dos jornaleiros a serem tão carinhosos com ele, os árbitros e os vars que já têm uma tendência natural para beneficiar o slb, vão sentir-se quase obrigados a levar ao colo o menino bonito da CS e do seu querido slb, Lage, em caso de necessidade. Foi assim que ele foi bem sucedido uma vez na vida, com um enorme andor dos árbitros e dos vars. O problema pra ele, é que agora o plantel é bastante pior do que era na altura.

      Eliminar
  77. Caro DVP:
    Excelente começo no Andebol com um a vitória sobre o Benfica. Soubemos gerir a diferença de oito golos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  78. Já que nos comentários falam no sistema com 3 centrais na defesa, a grande inovação foi termos um jogo com 4 defesas centrais, foi em Roterdão com o Feyenord para a Taça dos Clubes CE, em 1993 com o Tomislav Ivic na 2ª passagem pelo nosso Clube. Foram eles o Fernando Couto, o Aloíso, o Jorge Costa e o José Carlos, não o Paulo Pereira como o MadjerFutre falou acima num comentário.
    Nas palavras do nosso treinador foi “um massacre de futebol defensivo”, os holandeses só remates fora da área, ou com bolas bombeadas do meio-campo conseguiam entrar na nossa área. As melhores oportunidades do jogo até foram nossas, uma pelo Jorge Costa (vejam só um defesa num lance de boa corrida a chegar à área adversária) e outra pelo Kostadinov, e ainda houve uma terceira também pelo Kostadinov que por uma questão de milímetros não marcou um golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel o jogo que eu digo que jogou o Paulo Pereira foi contra o Gil Vicente e não na Banheira de Roterdam...Vai ver e rectifica

      Eliminar
  79. Apesar do seu feitio gostei da passagem do Co Adrianse, depois da bandalheira da temporada anterior, o Porto ganhou rotinas e amadureceu e só não passou da fase de grupo da Liga dos Campeões por manifesto azar. Contra o Artemedia ao intervalo merecíamos estar a ganhar por 5 ou 6, alguns falhanços e o contra-ataque do adversário destabilizaram a equipa, contra o Glasgow Rangers fomos superiores nos 2 jogos. Para o campeonato não fomos inferiores ao slb nos 2 jogos contra eles, no Dragão eles aproveitaram a azalhice do Bruno Alves para marcarem, o Nuno Gomes sabendo do feitio irascível do Bruno Alves provocou-o para tentar a expulsão, e esta aconteceu o que só prejudicou a nossa equipa. Na Luz por milímetros o Lisandro Lopez falhou um golo, justo para nós, e eles marcaram num remate aos trambolhões (um “charuto” podemos dizer) que na trajectória ressaltou no relvado e traiu o Vítor Baía, não fomos inferiores mas o resultado enganou. Penso que foi para debelar a ineficácia da finalização nos grandes jogos que o Co Adrianse insistiu na contratação de um avançado centro. Lisandro Lopez estava no 1ª ano e algo verde, Benny estava a definhar, o treinador parecia não confiar a 100% no Adriano, e o Hugo Almeida bem … era limitado.
    O Miguel Sousa Tavares que umas vezes acerta noutras está errado, escreveu no final dessa temporada uma crónica a definir bem a passagem do holandês pelo Clube, não a encontrei mas tenho de memória que o MST afirmou que o Porto de Co Adrianse jogava um futebol ofensivo e limpo, portanto sem simulações dos jogadores.

    ResponderEliminar
  80. Afinal o que Vítor Pinto disse corresponde exactamente ao que SC pensa. Treina qualquer equipa menos a Roma, disse agora na entrevista que deu a uma rádio italiana. Ou seja, coloca a Lázio publicamente num patamar afectivo superior aquele em que coloca o FCP. O grande rival do FCP, o slb, não tem problemas nenhuns em o treinar.

    ResponderEliminar
  81. Não pretendo defender SC, antes repor a verdade. O que ele disse foi "pelo amor que tenho aos adeptos de FCPorto e Lázio há equipas que não treinarei"

    ResponderEliminar
  82. Foi uma novela com um fim triste. O artista e o pseudo dono confundiram instituição Clube FCP com uma mercearia em que o moço mandava no patrão.
    O FCP é muito grande pra gente pequena.

    ResponderEliminar
  83. Inicialmente estava, em vários sites que considero credíveis "Treino qualquer equipa, mas não a Roma". Agora já substituíram por "Talvez haja um ou outro clube que nunca treinarei". Conclusão a tirar: Não há CS que seja fiável em Portugal, dizem uma coisa agora e outra logo a seguir, todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez fica demonstrada a porcaria que é a nossa comunicação social. Pelos vistos SC em declarações a um órgão de CS Italiano, referiu-se aos adeptos do Porto e da Lázio como especiais e disse que há equipas que nunca treinará como por exemplo a Roma.

      Que tradução fizeram alguns órgãos de CS? SC tem carinho especial pela Lázio e a única equipa que nunca treinará é a Roma. Tristes!

      Eliminar
  84. MadjerFutre,
    tem razão, li mal o seu comentário. Não tinha de memória essa do jogo contra o Gil Vicente e desconhecia que o Ivic também tinha usado o esquema de 4 defesas centrais no campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem problema, Damiel. Mas lembro-me bem desse jogo porque caiu um dilúvio e usar quatro centrais (nunca tinha visto) contra o Gil Vicente e levámos um golo muito cedo..Não funcionou. Não me lembro se foi como teste antes da Batalha de Roterdam, se alguém souber.....

      Eliminar
  85. Independentemente do que dizem os sites dos jornais e não só, onde a ética não existe, apenas estão interessados na polémica para o clickbait, a minha opinião mantém-se: se fosse convidado pelo Benfica o Sérgio Conceição ia para a Luz. E a mim não me incomodava nada, é profissional, tem o direito a treinar quem quiser. Digo isto porque há décadas que a mim os beijos na camisola, o portismo, as juras de amor, não me aquecem ou arrefecem, quero é bons e competentes profissionais, enquanto estiverem ao serviço do FCP vistam a camisola no 1º dia só a dispam no último.
    Mas se o SC não treina o grande rival do FCP, o SLB, tal como disse que não treinava a Roma podia acrescentar o Benfica.

    ResponderEliminar
  86. Mas é muito curioso o timing da entrevista. Mal a hipótese benfica cai, logo dá uma entrevista a uma rádio romana - não deve ter conseguido uma estação de televisão, foi o melhor que arranjou - onde declara toda a sua imensa paixão pela Lázio, que vai ao ponto de o único clube que explicitamente diz que nunca treinará ser a Roma. O homem mexe-se, tem-se mexido o + que pode, o amor próprio está muito ferido com tanto tempo já passado sem ninguém lhe pegar. Mexeu-se por intermédio do voz-do-dono VP tentando criar uma vaga de fundo benfiquista para ficar no lugar do "Chaimite" que estava preso por arames, mas o banana Rui Costa não foi assim tão banana e não cedeu à vaga de fundo. Mexe-se agora, tentando algo semelhante na Lázio, que não tem um treinador com muito prestígio nem muito do agrado dos adeptos e não começou muito bem, pode ser que desta pegue, pensará SC. Aquela ideia que há de que o SC é muito emocional e completamente espontâneo não corresponde completamente à realidade. Ele também é capaz de ser bastante engenhoso e calculista para conseguir atingir os seus objectivos.

    ResponderEliminar
  87. São personalidades que deixam muito a desejar. É verdade que a CS infelizmente é pouco credível mas a pessoa todos nós conhecemos. Foi um passar de testemunho de gente ressabiada que tudo fizeram para complicar a vida a quem lhes deu um banho na mesa de votos.

    ResponderEliminar
  88. Caro DVP e prezados portistas,

    Estou a gostar do que estou a ver no FC Porto! Precisamos de um pouco de sorte, mas estamos a recuperar o nosso ADN, que sempre nos caracterizou. Vamos à luta, com a identidade Porto! Valentes, conscientes, mas sem medo de nada nem de ninguém.

    Viva o FC Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  89. Fábio Vieira para um mês?!
    Temos que ir á bruxa.

    ResponderEliminar
  90. Saudar aqui a iniciativa do portal da transparência, mais um passo rumo a credibilidade do nosso clube e um passo em frente desta nova direção.
    Pena a lesão do Fábio, grande azar.
    A primeira leva de resultados mostra um Benfica a caminho do caos, e um sporting cada vez mais forte e solidificado. Os lagartos estão muito fortes dentro e fora do campo, vamos ter muito que pedalar para recuperar este atraso, estou confiante que estamos no bom caminho. Do lado dos lampiões não auguro nada de bom..,,nem o LAGE convence ninguém.
    Domimgo e para ganhar ao Farense e gostava de ver alguns dos reforços a jogar

    ResponderEliminar