O Portal da Transparência era uma promessa de campanha que foi cumprida. Saúde-se o cumprimento da promessa e também este modelo de gerir que permite aos portistas terem um local onde possam saber quase tudo sobre o seu clube e SAD.
Dito isto, há algo mais coisa que importa salientar e tem a ver com a política de remunerações.
1 - Acho que o presidente e os administradores devem ser bem remunerados, obviamente, sem exageros. Quem não é rico e dedica muitas horas do seu dia ao FCP, tem de ter a recompensa justa pelo seu trabalho. O tempo do amadorismo, dos carolas e dos mecenas já acabou - por isso acho que AVB devia receber um salário. Não como quando era o líder do clube e SAD, JNPC, em que o presidente recebia muito mais (a barbaridade de 290 mil euros) que os administradores, mas de um valor semelhante.
2 - O que verdadeiramente me chocava e foi uma linha vermelha que foi ultrapassada e nunca consegui aceitar, foram os prémios e que prémios, de gestão. Como é possível com o FCP - Futebol, SAD numa situação dramática, intervencionado pelo UEFA, com dificuldades extremas para honrar compromissos junto de funcionários, profissionais, fornecedores, clubes e empresários, presidente e administradores, se atrevessem, é mesmo isso, atrevessem a receber os prémios que podem ver nas tabelas em anexo?
3 - Espero que nestes novos tempos e que têm ultrapassado as expectativas mais optimistas, com o FCP - Futebol, SAD na situação em que se encontra, esse tipo de mordomias nunca aconteçam...
Caro DVP,
ResponderEliminarGosto de quem cumpre a palavra por isso gosto cada vez mais da atuação do nosso presidente.
Concordo que em circunstâncias normais AVB deveria ser remunerado, de forma justa e equilibrada ou seja linha com o mercado mas entendo que para este mandato não o tenha feito. Estamos em modo sobrevivência. Neste contexto a gestão pelo exemplo é ainda mais importante. É preciso relembrar a todo o universo portista que o FCP está falido. É preciso recuperar o basico e fazê-lo de maneira consistente e séria. Por isso estou de acordo com esta decisão de AVB que era também uma promessa. Por comparação veja-se o caso do Rui dos túneis. Vai de férias enquanto a casa vai ardendo e após uma mudança de treinador. Péssimo exemplo de gestão numa altura de crise. Ainda bem que percebe pouco da poda. Ele é mais túneis
O novo cartão vai começar a chegar a casa dos sócios já em Setembro. E não é que não temos de pagar nada, ao contrário do que acontecia antes em que na renumeração os cartões custavam 10 euros? https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240911-pt-o-novo-cartao-de-socio-do-fc-porto
ResponderEliminarEstou a gostar muito da transparência, muito mesmo, neste momento somos um exemplo para o mundo do futebol, em termos de transparência na gestão. Embora se vejam coisas que causam engulhos. Por exemplo, há um jogador que emprestamos (Fábio Cardoso), negócio intermediado pelo agente Mendes, e pagamos os 10% da praxe. Sim senhor! Emprestamos outro jogador (Francisco Conceição), intermediado outra vez pelo Sr. Mendes, lá vão outra vez os 10% da praxe. Sim senhor, muito bem! Recebemos um jogador por empréstimo do Arsenal (Fábio Vieira), outra vez intermediado pelo fantástico agente Mendes, e quando eu na minha boa fé, pensava que o Arsenal ia pagar ao agente Mendes os 10% da praxe sobre o valor arrecadado pelo empréstimo, não, somos nós que temos de lhe pagar 290.000 euros a acrescer aos 890.000 que temos de pagar ao Arsenal. Pagamos 32,6% sobre o valor que o Arsenal recebe, ao Sr. Mendes! Fantástico agente Mendes! Não consegue fazer-nos uma venda ou uma compra de jeito, ou melhor, nem venda nem compra nenhuma, e por uns simples empréstimos consegue sacar-nos + dinheiro que qualquer outro agente. Exactamente, 1.060.000 euros, pra já, no final da época podem ser + 290.000. O melhor, é mesmo desenvencilharmo-nos sem o Sr. Mendes, que consegue grandes negócios mas só pra outros e pra nós só tem grandes comissões.
ResponderEliminarEm relação aos salários da administração, o que há a dizer diz-se em poucas palavras: Pagamos menos de 1/4 do que pagávamos à anterior "administração", a uma administração infinitamente melhor que a anterior.
AVB anda a gastar energias e tempo e a arranjar contrariedades e inimigos a troco de nada, só por puro amor ao FCP, não recebe um cêntimo de salário, apenas não paga do seu bolso telemóvel, carro e seguro de saúde. Nem parece uma coisa dos tempos actuais em que imperam o carreirismo e a ganância. Só pelo que já fez, já merecia uma estátua.
Caro DVP:
ResponderEliminarPenso que o FCP entro no rumo certo e que todos os sócios e simpatizantes sejam tolerantes e permanentemente apoiantes pois iremos passar momentos difíceis, mas venceremos!
Abraço.
Sempre foi, mas agora ainda mais é um orgulho pertencer a este clube. Acho apenas que só devia ter acesso ao portal os sócios do FCPorto.
ResponderEliminarTambém sou da opinião que o portal deveria ser de acesso restrito aos sócios do FCP. Embora no essencial este facto não altere grande coisa seria uma questão de principio .
ResponderEliminarPortal de transparência tem de ser de acesso a todos, ou então mudar de nome parara "portal só para alguns".Villas Boas cumpre várias das promessas, novo portal de transparência para todos e não aufere vencimento.
EliminarCaro DVP:
ResponderEliminarFora do tópico desta conversa, li uma notícia emanada da Bola que a lesão de Fábio Vieira é muito idêntica á de Renato Sanches com insinuação de tendência similar. Espero bem que não e desejo que os dois atletas recuperem rapidamente.
Um abraço.
DrummerKzar, não sei se as lesões são similares, ruptura é ruptura, pode ser mais ou menos extensa. Agora não há qualquer comparação entre o histórico de lesões do Renato Sanches com o Fábio Vieira...
EliminarA transparência tem de ser pública. Se só os sócios tivessem acesso, os media podiam continuar a inventar, deturpar, distorcer, mentir. Assim não podem.
ResponderEliminar+ 10000 sócios em 3 meses - 131000 a 15 de Junho e 141000 agora - está muito bom. Se este crescimento se mantiver, e até poderá aumentar com campanhas específicas, poderemos em finais de 2025 ser 200000. Era bom.
ResponderEliminarCá em casa já recebemos os novos cartões...
ResponderEliminarO especialista em direito desportivo João Diogo Manteigas, que por acaso, emite opiniões como especialista na área sempre em desfavor do FCP e sempre a favor do slb, vai apresentar oficialmente a candidatura à presidência do Benfica esta sexta-feira, às 18h20, diz a generalidade da CS online. Já se sabia mas agora ficou claro o porquê da sua "isenção" como especialista em direito desportivo.
ResponderEliminarJá fiz um comentário sobre isso na página da bola no Facebook
ResponderEliminarO MST tem uns lapsos que não são muito aceitáveis num jornalista, mesmo que sejam pouco importantes. Por exemplo, dizer que o Galeno tem menos 2 anos que o Bergwijn quando tem precisamente a mesma idade, é escusado, se não tem certeza absoluta, ou não refere este pormenor ou vai informar-se primeiro, num minuto fica a saber. É que estes pequenos lapsos - e tem muitos deste género - acabam por tirar-lhe um bocadinho de credibilidade e é pena, porque no essencial escreve excelentes artigos desde que não se ponha a falar muito de futebol jogado.
ResponderEliminarA propósito de Transparência seria excelente que o Relatório da Auditoria fosse apresentado no prazo, com seriedade e elevação.
ResponderEliminarUns dias no Gerês de férias, permitiu-me um contacto com alguém que reconhecidamente está dentro dos assuntos.
Não tenho palavras para exprimir meu espanto! Foram dez anos, os últimos que para trás este amigo não assistiu, de verdadeiro saque... Só um exemplo, que se calhar VP conhece, mas eu em pormenor soube agora. A não contratação de Moutinho é um caso inenarrável. PdaC & Pinho em todo o esplendor.
Falamos aqui sobre a transferência de Moutinho na altura, mas creio que falta aí um nome: Sérgio Conceição.
ResponderEliminarAs coisas começaram a piorar no FCP quando a dupla Pedro Pinho e Alexandre Pinto da Costa começou a interferir na gestão do futebol portista.O senhor presidente, apesar de ser avisado várias vezes, quis sempre passar pelos pingos da chuva, tomou partido pela dupla contra um vice-presidente do eleito e administrador da SAD do FCP, empurrou-o para fora e agora, em 2024 colheu os frutos do que semeou.
Sobre isso posso acrescentar que a gota de água foi a contratação de Nuno Espírito Santo à revelia do responsável pelo futebol, quando tinha ficado combinado que nada se decidiria antes da chegada do Antero de Itália, onde tinha ido assistir à final da Champions League em Milão.
Foi isto que aconteceu, tudo que algumas bichinhas possam dizer em contrário é completamente falso.
Adianta pra carago o Conselho de Arbitragem fazer análises periódicas sobre lances de alguns jogos, para depois vermos serem marcados penáltis inacreditáveis como aconteceu esta noite no Arouca vs Sporting. Pior, após visualizar o lance no écran. Pior ainda, quando o árbitro é considerado o melhor. Com padres destes não há religião que resista...
ResponderEliminarJá é o 4° penálti inacreditável marcado a favor do Sporting. Em 4 e à 5a jornada. Isto promete. Queixaram-se muito dos 2 penáltis que o FCP teve na 1a jornada (1 indiscutível o outro algo duvidoso), nas tvs, nas redes sociais e nos blogues, logo os padres passaram a dar-lhes 1 penálti por jornada, à lá carte. Há que reconhecer que têm marcado muitos golos e que tirando o jogo contra o FCP, onde o penálti foi decisivo, teriam ganho os outros jogos e com folga mas há sempre um penálti (anedótico) para dar tranquilidade aos meninos.
ResponderEliminarOlhando para os prêmios de presença da Champions , sofreram drasticamente um grande corte .
ResponderEliminarJá não há premio por coeficiente de ranking , com no ano passado para trás , aonde nós ganhamos 42 milhões no último ano (presença+ranking)
Os nossos rivais este ano vão ganhar 18 milhões pela presença , já não ganham nada pelo ranking .
Na liga Europa ganhasse 4 milhões e 310 mil euros pela presença , 450 mil euros por vitória .
Fazendo as contas por alto , chegando aos quartos de final da liga Europa dá 14 milhões e 500 mil euros , não muito longe dos 18 milhões de uma presença de Champions .
Até dá do ver os jogos da equipa B e dos sub 19 com o estádio vazio. Era urgente trazer estes jogos para a cidade como era antigamente. Assim ninguém se desloca para tão longe. É dificil mudar a situação mas com boa vontade talvez se resolvesse. Parecemos uma equipa sem massa associativa o que como sabemos não é verdade.
ResponderEliminarSe o que tem acontecido com os clubes de Lisboa acontecesse com o FCP, já tinha caído o Carmo e a Trindade.
ResponderEliminarNo Moreirense - Benfica foi anulado um golo à equipa de Moreira de Cónegos porque no início da jogada houve uma falta de um jogador do Moreirense. Hoje na Luz e com o Benfica a perder por 1-0, há no início da jogada que deu o empate ao Benfica, uma entrada que era para, sendo benevolente, amarelo, de Otamendi sobre um jogador do Santa Clara, que lhe deixou a perna num estado lastimável e nada aconteceu, o golo foi validado.
Não podemos assistir mudos e quedos a estas constantes poucas vergonhas. Até porque, como disse na primeira frase, se fosse com o FCP a polémica estava instalada, tinha pilas Duracell.
Aquela entrada do Otamendi era para cartão "alaranjado" , já vi expulsões por bem menos .
EliminarMas a verdade é que 3 dos 4 golos dos lampiões , resultam de uma enorme passividade dos açorianos .
No primeiro golo , a bola andou na área , sem a defesa do Santa Clara limpar , o segundo eram 3 defesas para 5 atacantes , no quarto golo , o guarda redes andou os papeis ...
Amanhã obrigatório ganhar ...
A nós anulam-nos um golo porque antes houve falta, ontem aos lampiões foi o que se viu, com um árbitro sério ou estrangeiro Otamendi via amarelo ou vermelho. O Sporting clube dos contribuintes no dia anterior já tinha sido beneficiado com um penalti fantasma. Eassim se deturpa a verdade desportiva do campeonato. Eu pergunto é como é possivel acontecerem estes erros havendo 1 árbitro, um Var, 1 Avar e toda essa cambada. Ninguém vê o que qualquer um de nós vê sem todos aqueles meios ao dispor? Das duas uma ou não são sérios ou são incompetentes, por isso por um motivo ou outro esta gente não pode apitar. Somos os principais prejudicados e por isso a nossa Sad não pode ficar calada, ou neste aspeto somos iguais ao tempo do FCPinto da costa?
ResponderEliminarIsso tudo é bem verdade, mas continuamos a não jogar nada de jeito. Temos miúdos a mais
Eliminarna equipa, assim vamos lutar para não descer
Já agora falando do jogo da equipa B em Penafiel, mais uma arbitragem vergonhosa. O Var demora 6 minutos a colocar a linha no golo super duvidoso do Penafiel, linha essa que não foi mostrada, depois dá 10 minutos de compensação e acaba o jogo passados 15. Ninguém põe fim a isto? Vanos continuar calados? É brincar com o esforço de todos. Dá vontade de desistir e acompanhar o campeonato inglês ou espanhol. Vergonha!
ResponderEliminarEstas roubalheiras na equipa ja roça o cagar descaradamente nos atletas e instituição FCP na cara sem vergonha sem nada,acho que esta na altura de dar um murro na mesa digo eu...
ResponderEliminarNem que fosse o capeonato da carica seja qual for a modalidade e idades.
Como é possível ter meia-dúzias de oportunidades claras e não fazer um golo, como se explica que o jogador mais avançado não esteja em nenhuma dessas oportunidades? Não pode andar no meio-campo, tem de estar lá, aparecer e marcar.
ResponderEliminarTambém tivemos muito azar, 4 bolas nos postes + 1 na trave. Pepê continua a fazer pontaria para o guarda redes e a falhar golos cantados, Otávio continua a cometer erros clamorosos que dão golo, merecemos ganhar e Samu tem de tirar o lugar ao Namasso.
Eliminar