quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Bodø/Glimt 3 - F.C.Porto 2. Inadmissível, não é perder, mas é não fazer nada para ganhar. Faltou tudo...

 

No primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, agora num novo formato, o FCP tinha pela frente os noruegueses do Bodø/Glimt, adversário difícil e que joga num relvado sintético, sempre um obstáculo para equipas habituadas a jogar em relvados naturais.
De início com Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Nehuén e Francisco Moura, Grujic, Estaquio e Nico González, Gonçalo Borges, Samu e Iván Jaime - três alterações no onze em relação àquele que começou o jogo em Guimarães. Entraram Grujic, Gonçalo Borges e Iván Jaime, saíram Alan Varela, Pepê e Galeno -, o FCP entrou pessimamente na edição 2024/2025 da Liga Europa e não foi apenas pela derrota...

O jogo começou com os noruegueses mais atrevidos, nos primeiros 5 minutos o perigo rondou por duas vezes a baliza de Diogo Costa. Na resposta, golo do FCP, marcou Samu. Cruzamento largo, apareceu ao segundo poste Francisco Moura a colocar no meio para a entrada de cabeça vitoriosa do espanhol. Que quase de seguida podia ter feito o segundo.
Não fez, fez o Bodø/Glimt, num erro que começou no ataque. Bola perdida de uma maneira inadmissível, equipa surpreendida e mal posicionada, contra-ataque, golo, num período que o FCP estava melhor.
A equipa de Vítor Bruno acusou o golo, perdeu discernimento, a bola rondou a baliza do capitão portista. O futebol da equipa da casa era simples, mas objectivo, Dragões em dificuldades porque os dois alas da frente, Gonçalo Borges e Iván Jaime, nem atacavam nem ajudavam. 
Apesar disso, quando o espanhol se soltou, colocou a bola na área, João Mário completamente sozinho atirou para longe da baliza. Pior, não recuperou, obrigou Zé Pedro a fazer falta e a ser amarelado. O flanco direito do FCP era um problema, uma auto-estrada, ia valendo Diogo Costa a evitar que os noruegueses passassem para a frente do marcador. Noruegueses que estavam ser superiores, marcaram, colocaram justiça no resultado. Fizeram-no perante a passividade, primeiro dos centrais e depois de João Mário. Lance foi analisado pelo VAR que deu o OK à validade do golo.
Por parte dos azuis e brancos só Samu criava embaraços à defesa da equipa da casa. No oposto, Gonçalo Borges era um desastre, só fez asneiras.

O jogo chegou ao intervalo com o Bodø/Glimt em vantagem pela diferença mínima, FCP, com uma exibição que deixou muito a desejar, pode dar-se por feliz por estar a perder apenas por um.

Depois daquela primeira-parte a segunda só podia ser melhor e para isso era preciso mexer ao intervalo, melhorar a qualidade de jogo, dar a volta ao resultado.

Vitor Bruno, manteve o onze, Gonzalo Borges continuava a passar ao lado do jogo, não aproveitou o voto de confiança que o treinador lhe deu.
A falta de agressividade do ataque do FCP, com a excepção de Samu, metia dó. 
Aos 51 minutos, noruegueses com menos um, expulsão justa.
Era altura de mexer, principalmente no lado direito, aproveitar a inferioridade numérica. Mas para isso era preciso pensar e executar rápido, ter a capacidade para encontrar espaços frente a uma que defendia com muitos. 
Aos 60 minutos entraram Pepê e Galeno, saíram Eustaquio e Gonçalo Borges.
Numa bola perdida de forma inadmissível por Iván Jaime, contra-ataque, mais uma vez João Mário não estava lá, Zé Pedro foi batido infantilmente, mesmo com menos um, o Bodo aumentou a vantagem. Aos 68 saíram Grujic e Iván Jaime, entraram Rodrigo Mora e Deniz Gul.
Ao minuto 81 saiu Francisco Moura e entrou André Franco.
Portistas com muita bola, mas muitos toques para o lado, para trás, contundência, zero, remates perigosos nenhuns. Melhor, a um lance de algum perigo do FCP, os noruegueses responderam com outro e até ficaram mais próximo do golo.
Só em cima dos 90 minutos o FCP conseguiu reduzir, marcou Deniz Gul, após canto de Rodrigo Mora.
O jogo chegou ao fim com o resultado em 3-2, derrota justa, após uma exibição para lembrar e nunca mais repetir e uma derrota sem apelo nem agravo frente a uma equipa do terceiro escalão do futebol europeu e que jogou a segunda-parte toda com dez.

É inadmissível e não pode voltar a acontecer.
O FCP até pode perder, exagerando, até pode perder sempre, mas não pode sair do campo com a sensação, NÍTIDA, que não fez tudo para ganhar. A falta de agressividade, determinação, atitude, raça, alma, espírito de vitória, estiveram ausentes do jogo e isso não pode ser tolerado.

Também ficou claro que falar em lutar pela vitória na Liga Europa, só pode ser brincadeira, é um manifesto exagero. Isso, por muito que nos custe, não está ao alcance do FCP. 
Concentremo-nos nas provas internas e naquele que é grande objectivo da época, a reconquista do título.



120 comentários:

  1. Parece que levamos um banho de realidade. Fruto de muitos anos desastrosos ainda vamos precisar de mais duas ou três janelas de transferência para compor um plantel de qualidade e livrar a equipa de Grujic, Eustaquio, Namaso, Zé Pedro , João Mário não está à altura de ser um lateral direito a Porto, Ivan Jaime não posso acreditar que demos 10 milhões por este brinca na areia… e o que dizer do Borges , não tem mesmo capacidade para este nível.
    Ao treinador VB um pedido, não inventes sff que a manta é curta. Põe os melhores sff e depois controla o jogo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo (quase ) na íntegra e mesmo , mesmo na ÍNTEGRA , o seu último parágrafo .

      Eliminar
  2. Quando se joga com Grujic, Estaquio, Gonçalo Borges e Iván Jaime estamos sempre mais perto de perder.
    Escalar jogadores, numa prova tão importante, só por solidariedade, ou para poupar titulares, ou seja lá o que for não é Porto Senhor Vitor Bruno.

    ResponderEliminar
  3. Foi um mau jogo...esperemos que esta exibição seja uma exeção à regra... .

    ResponderEliminar
  4. Quando vi a equipa inicial torci o nariz. Agora é fácil escrever, mas não gostei e tive mau pressentimento. Jogo para lembrar e bem... Má abordagem do jogo, desde jogadores à equipa técnica, falaram muito antes, levaram um banho, a ver se trabalham mais e melhor e se calam, como disse e bem o Diogo Costa

    ResponderEliminar
  5. Malta, infelizmente tinham razão o presidente atual em querer vender o Gonçalo borges ao Strasbourg e o ex treinador em colocar de lado o ivan jaime. Como já o disse aqui tem tiques de vedeta mas na prática não deixa de ser um jogador babal...não tem intensidade. Desconcentrado, péssimo defensivamente para esquecer
    João mario com tudo marcar golo, parar orientar e chutar tenta marcar de primeira vejam só
    Quanto so grujic...deus deu nozes a quem não tem dentes ...sinceramente pior do que ele eu não far
    Vale o francisco moura e o samu e o nico

    ResponderEliminar
  6. Uma equipa que nao tem uma identidade propria e estamos em setembro .

    Ver a forma como os noruegueses jogam e podemos aprender alguma coisa .

    Não há muito mais a dizer

    ResponderEliminar
  7. A nossa equipa não tem arcabouço para as provas europeias , é triste , mas verdade ...
    O que se passou hoje é inadmissível , o Vítor Bruno tem de dar nas orelhas aos jogadores ...
    Eu já aqui disse variadas vezes , o João Mário nestes jogos europeus é um desastre absoluto , um autêntico passador ...
    O Gonçalo Borges devia ter sido vendido ao Estrasburgo pelos 9 milhões de euros ...
    Salvou-se o Nehuén , o Francisco Moura , Samu , Mora , Gul e pouco mais ...

    O objetivo é o campeonato , não espero nada das competições europeias , zero de hype , zero de espectativas ...



    ResponderEliminar
  8. Estranho. Como 2 anos servem para largar parangonas como "a champions é como o algodao, nao engana" para de repente o clube nem ser capaz de ser candidato a vencer a liga europa..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ter dito que a Champions é como o algodão não engana, significa o quê? Que eu achava que o FCP devia ganhar a Champions? Não. Significa que o FCP conseguiu resultados que deviam ser realçados, porque quem vem aqui sabe muito bem e só para provocar ou estar de má-fé é que pode pensar o contrário, a minha exigência nas provas europeias baixava muito porque sempre fui realista. Por isso digo que o FCP não tem equipa para ganhar a Lga Europa, mas não podia dar esta barraca. Mas este resultado e esta exibição que foi muito má e desprestigiante, não é algo que nunca tenha acontecido. Sou do tempo da eliminação por uma equipa da 4ª divisão inglesa, da derrota com o Artmedia no Dragão, das goleadas em casa 0-5 com o Liverpool e 0-4 com o Brugge. Curioso, apareceste aqui agora, porquê? Estavas à espera de uma noite assim para aparecer?

      Eliminar
    2. As viúvas estão todas contentes, já aparecem. Nas redes sociais vai ser uma festa, pra elas. Já estou a ver as tiradas dos Voluptamas e dos Hélders Rodrigues: "Vêem? Vêem como eu tinha razão? Isto com o Sérgio não acontecia!". Falsos portistas de merda!

      Eliminar
    3. Mas é preciso lembrar às viúvas, já agora, que com o "Sergão", esse predestinado que só fazia milagres, houve 0-4 com o Brugge, houve 0-3 com o Krasnodar aos 30 minutos de jogo no Dragão e saída da Champions sem lá entrarmos sequer, já não falando das malhas do Liverpool também no Dragão. Porque têm uma memória muito selectiva, as viúvas.

      Eliminar
  9. Caros Portistas,

    Vergonhoso jogo da nossa parte, grande falta de atitude vários jogadores principalmente os que tiveram mais uma oportunidade e nada demonstram, sinceramente mais vale pôr o Gonçalo Borges, o Ivan Jaime, e o Gruijc na equipa B porque já tiveram oportunidades suficientes para mostrar alguma coisa e bola, zero! Não são jogadores para o FCP.
    Também não gostei das declarações do VB no fim do jogo, tem de ser mais agressivo com a falta de atitude de quase todos os jogadores, é inadmissível a passividade de maior parte dos jogadores, sobretudo na reação à perda de bola, incrível. Como de um ataque na área perdemos a bola por brincar e sofremos um golo?? Como diz o VP ainda falavam de ganhar a Liga europa?? que disparate, que se concentrem em ganhar o campeonato, estou furioso com o jogo e com os nabos dos nossos adeptos.

    VAMOS PORTO!
    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  10. Estive a ver o jogo no café com uns amigos e quando vimos onze inicial do FCP ficamos surpreendidos. a entrada de Grujic, Iván Jaime, Gonçalo Borges! Um com corrida de bailarina o outro que não sabe defender, e um brinca na areia, jogar contra uma equipa de velocidade, força física, e pragmática, sr treinador VB não seguiu aquela que diz não se deve mexer na equipa ganha!...

    Foi uma equipa que abriu espaços, falhou passes, não foi uma equipa à Porto. Foi um jogo que só tem um culpado o treinador, que não soube ler o jogo, mesmo a jogar com mais um, levou o terceiro e pedia levar o quarto,

    Foi uma exibição para lembrar e nunca mais repetir como diz VP, mesmo a jogar fora, foi uma derrota humilhante até podia ser pior. É mesmo para esquecer.

    ResponderEliminar
  11. Péssimo jogo, mas para mim o principal culpado é o treinador, continua a não repetir o mesmo 11 em dois jogos seguidos, não pôs os melhores de início, muito tempo a reagir e começar com as substituições, completamente perdido no banco, mostrou que está muito verde para tamanha responsabilidade. Paciência, não há dinheiro para um bom treinador, temos que nos contentar com um aprendiz de feiticeiro. Espero que aprenda com este jogo e se deixe de inventar.

    ResponderEliminar
  12. Caro DVP
    Não vi o jogo. Pelo que vou sabendo há jogadores sem hipótese de continuar a receber a confiança do mister. Pelo que parece também ele, o mister, não esteve à altura.
    Há uma coisa que me arrelia forte: ver que não há correspondencia entre o que se diz e o que se faz. Quem ouvisse o mister antes do jogo parecia que que eramos uma equipa cheia de vontade. Pelos vistos não foi assim. Honestamente parece que temos um mister muito reactivo e que se baseia na cumplicidade com os jogadores. Se for assim, duvido muito da abordagem

    ResponderEliminar
  13. Inadmissível, é mesmo a melhor palavra para a exibição do FCP. Como foi possível o Bodø/Glimt fazer tantos contra ataques perigosíssimos - em 2, 3 passes punham alguém na cara do golo - sem qualquer oposição por parte dos jogadores do FCP, que não conseguiam nem cortar a bola nem fazer uma falta que parasse o contra ataque? Até com + 1 sofreram um golo de contra ataque, inadmissível. Não vi o jogo só ouvi o relato, mas sentia-se pelo relato que o FCP estava a jogar muito mal, não ganhavam uma 2a bola, não faziam uma jogada de jeito, nada, mesmo com + 1. O Gonçalo Borges e o Ivan Jaime, realmente, foi essa a sensação que me ficou mesmo só ouvindo, nem criavam nem ajudavam defensivamente nada, duas nulidades, e pelo lado direito do Porto foi o jogo todo uma autêntica autoestrada para os contra-ataques do Bodø/Glimt, o João Mário não recuperava e nem o Gonçalo Borges + à frente nem o Eustáquio ou o Zé Pedro + atrás compensavam o que quer que fosse. O FCP estava + que avisado, as duas vitórias sobre a Roma há 3 anos, uma delas por 6-1, e a recente vitória sobre o Estrela Vermelha, deixavam claro que este Bodø/Glimt é uma equipa muito complicada em casa, onde tiram muito partido do sintético, de estarem com perto de 30 jogos nas pernas, do clima, e de um contra-ataque que fazem de olhos fechados, até porque o treinador já lá está há 6 ou 7 épocas.

    Mas não foi o fim do mundo, já houve coisas bem piores no passado - estou a lembrar-me da eliminação aos pés do Wrexham da 4a divisão inglesa - tem é que haver uma reacção muito forte já a seguir e que tenha continuidade. Estas coisas acontecem aos melhores, às vezes, a equipa que caiu aos pés do Wrexham era a mesma que poucos meses antes só não ganhou a Taça das Taças frente à Juventus porque a arbitragem não deixou e a mesma que veio a ser campeã europeia duas épocas depois frente ao Bayern. Há é que ter uma reacção muito forte e que se mantenha, não incorrer nos mesmos erros e deixarmo-nos de lampionismos, de vitórias antecipadas. Mesmo AVB, tem que ter muito cuidado com as palavras, ser o + lacónico possível com os jornaleiros traiçoeiros que deturpam tudo o que é dito pelos responsáveis do FCP. O ideal, é responder-lhes só com monossilabos, sim, não, nim, sempre que for possível.

    ResponderEliminar
  14. Lembrei-me do Wrexam como VP refere. Do Artmedia e do Krasnodar...
    Há jogos que me custam muito perder...
    Apetece perguntar ao Treinador e a alguns jogadores:
    -vcs no Olival falam de quê?

    ResponderEliminar
  15. Também concordo que VB foi o principal culpado. Estamos no início da época, o cansaço acumulado é pouco, podia e devia ter jogado com o mesmo 11 que jogou em Guimarães, o + importante agora é conseguir um 11 titular entrosado, ia gerindo com as substituições. Ou fazia só uma alteração inicial, por exemplo, tirar o Eustáquio, descer o Nico e pôr o Ivan Jaime no apoio ao Samu. Defensivamente seria muito menos comprometedor do que aquilo que fez. Até parece que não sabia que o forte deste Bodø/Glimt é a transição ofensiva, fartou-se de lhes dar autoestradas.

    ResponderEliminar
  16. ComPortistas,
    Foi tudo mau demais para ser verdade. E na minha opinião todos, sem exceção, estiveram mal ou perderam a oportunidade de ficarem calados...
    Os jogadores não representaram, salvo honrosas execeções (se não fosse o São Diogo e a expulsão infantil julgo que saímos de lá com o saco cheio), o ser Porto. Para começar não quiseram ganhar mais do que o adversário, e isso foi revelador na intensidade com que se entregaram ao jogo. Perderam quase todas as 2as bolas, tiveram abordagens/posicionamentos que não são admissíveis em profissionais, e tanto mais havia para dizer... O plantel continua a ser banalíssimo embora concorde que, jogador a jogador, temos opções com maior potencial face à época anterior. Mas isto acontece graças aos miúdos (quer os que chegaram quer os que sobem); não pelos jogadores consolidados que não saem daquilo. Há ali jogadores que não tinham lugar em nenhum dos Portos das 2 primeiras décadas deste século; nem sequer no banco! Sobre o Jaime tem tanto de craque como de preguiça. Não lhe antecipo grande futuro, infelizmente para ele e, principalmente, para o Clube que está tão sedento de quem tem qualidade nos pés. Do Gonçalo nem vale a pena...
    Treinador. A forma como o adversário joga não foi surpresa para ninguém (não pode). Era evidente que iam com tudo e jogam um futebol atlético a elevada rotação. Optar por colocar 2 extremos que defendem com os olhos e um defesa-direito, que é muito bom rapaz, mas não sabe defender é comprar problemas sem nenhuma necessidade! O meio-campo foi um passador onde para além da intensidade faltou velocidade(que as opções escolhidas não aportam). O jogador mais intenso do meio-campo foi relegado para o banco há uns jogos atrás e ninguém percebe porquê... Responder que voltava a colocar o mesmo 11, que eles fizeram tudo o que lhes pediu, não me parecem palavras muito inteligentes. Pela primeira vez que recordo fez leituras sobre o jogo que ninguém viu!
    Presidente. Melhor do que ninguém tem noção das limitações do plantel. Afirmar que vamos até ao limite e que o limite é vencer a competição não ajuda em nada (até o treinador o corrigiu...). Já não é a primeira vez que se põe a jeito e se há coisa que agradecemos, e muito, passa por não criar ruído sem propósito. 'Jogo a jogo e no final fazem-se as contas'. Não é preciso dizer mais nada! Como corrigiu o São Diogo 'falar menos e trabalhar mais!' pf.
    Os números não mentem: nos 3 jogos de dificuldade mais elevada ganhamos 1 e foi de uma forma que jamais se repete... Que tenha sido uma noite má, muito má, que ficará para sempre gravada na nossa história. E, já agora, que não se repita! Se tenho dúvidas que assim vai ser? Muitas e fundadas; antecipo um ano muito difícil.
    Gilles27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloquei este comentário numa página do facebook a propósito das expectativas e das palavras de AVB e Diogo Costa: O AVB é um homem do futebol, foi treinador, devia saber muito bem que este momento é para ser realista e ser realista é baixar as expectativas. Obviamente, isso nada tem a ver com a péssima prestação, sob todos os pontos de vista da noite de hoje.

      Eliminar
    2. Sem duvida Gilles27 , o AVB pos-se a jeito , deu uma de Rui Costa que no ano passado disse que iriam chegar á final da Champions , depois nem a fase e grupos passaram ...
      AVB tem de ter cuidado com o que diz ...

      Eliminar
  17. Quando temos um jogador que não quis ser vendido porque se queria impor, tem uma oportunidade de jogar de início num jogo europeu e só faz asneiras... Devia ter saído ao intervalo, o treinador deu-lhe a oportunidade de entrar para a 2ª parte para rectificar as porcarias que fez, continuou a fazer asneiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo consigo, no passado nem tudo era mau , olhe neste caso não tenho dúvidas que ele teria saído mesmo contrariado….mas mesmo noutros tempos não nos últimos anos de JNPDC. Mas resumindo , este GB não tem mesmo qualidade para jogar no FC Porto, no meu comentário esqueci-me de acrescentar o André Franco, outro que tal…

      Eliminar
  18. Só surpreende quem não acompanha o futebol internacional. Este Bodo tem dominado na Noruega e são mais equipa do que nós.
    Há dias avisei:
    Vamos lá ter calma com isto, não vamos nos armar em lampiões fanfarroes. Malta a dizer que vamos arrasar o Bodo amanhã. Mas esta malta tem acompanhado o futebol norueguês? Estamos a falar dum clube que joga bem, que tem dominado na Noruega e que há poucos anos deu 6 ao Mourinho. Não esquecendo que é uma viagem longa numa cidade bem fria. Teremos plantel para gerir todas as competições? Essa é a questão. Ide ver onde fica bodo no mapa e deixem de ser gabarolas. Portismo não é isto.

    ResponderEliminar
  19. Não sou de prognósticos de fim do jogo . Nestes jogos tem sempre de se jogar com algumas alternativas para evitar cansaço em alguns e dar "quilómetros a outros" pelo que também penso que não podem jogar sempre os mesmos . As alternativas escolhidas deram resultado ? Não ,não deram mas os que jogaram em Guimarães jogaram bem ? Nem todos . Por exemplo, o Galeno em Guimarães jogou o normal ou estava de rastos ? E hoje ? e o Nico não evidencia já algum desgaste ? Os municiadores do ataque não funcionaram hoje mas tentaram e, ao perder bolas proibidas, aquilo era um corredor porque os noruegueses são muito rápidos e Grujic e Eustáquio não ; sem ajuda dos "extremos" ainda se nota mais . O Gonçalo é um caso perdido não sei porque ficou . Os outros fazem uns jogos bons (vamos dizer assim) e outros maus . Precisam de crescer e ser mais regulares para poderem defender os princípios sempre , no mínimo, serem uma equipa e saberem que as faltas existem para se fazer...
    Nota 1 - Gostei da maneira decidida como o Gul entrou em campo.
    Nota 2 - Os noruegueses do ataque fizeram-me lembrar o Haaland, Gyokeres, etc... Está a nascer uma nova geração nórdica no futebol ?
    Vamos ver o que sai daqui com o Arouca.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite
    Também quero pedir ao VB que não invented, ponha os melhores e depois controle.
    Não suporto jogarzinhos como o Ivan Jaime e o gonçalo Borges, um desastre em atitude competitiva.
    É na atitude que está o ganho.

    ResponderEliminar
  21. Todos sabemos que esta equipa está a anos luz das de Mourinho, Villas Boas etc, mas também sabemos que se deve jogar com os melhores que temos, mesmo que não sejam grande coisa.
    Pois o nosso treinador faz o oposto, entra com os que só servem como suplentes (Gruij , Eustáquio, Ivan Jaime e principalmente o Gonçalo Borges que é uma nulidade), depois demora imenso a reconhecer que errou , anda aos papéis e já muito tarde entram os titulares.
    Não o consigo entender, estamos em fim de setembro e ainda não tem um 11 definido, põe o Vasco Sousa como titular em 2 jogos e depois desaparece, o Martim a mesma coisa, andou a queimar o Galeno como defesa esquerdo, agora fica no banco, começo a perder a paciência para tanta incerteza.

    ResponderEliminar
  22. Também não percebi o porquê de Vítor Bruno fazer as mexidas , e de não jogar os melhores , ainda é cedo para fazer gestão , é a primeira vez que fazemos dois jogos numa semana , no próximo jogo do campeonato recebemos o Arouca , não vamos jogar contra os nossos principais rivais , ou ter um jogo difícil fora , não se compreende ...
    E para mal dos pecados de Vítor Bruno ( e nossos !!!) , os que tiveram oportunidades , o Grujic , Gonçalo Borges , Eustáquio (principalmente os dois primeiros) , foram completos logros ...
    Foi um jogo mal preparado , e aonde tudo correu mal , fica o aviso , não temos banco , não temos substitutos .
    Mas mesmo num jogo para esquecer (ou lembrar mais tarde ) , gostei das entradas de Mora e Gul , têm futuro , ao contrário de Gonçalo Borges , Grujic , etc ...

    Ps - Ver os nossos rivais gozar conosco e a regujicar com a nossa derrota , é hilariante , os lampiões num passado recente foram goleados por esses colossos do Maccabi Telavive por 3-0 , e 5-0 com o Basileia , os lagartos já perderam e foram eliminados por equipas dinamarquesas , e austríacas que nunca ninguém ouviu falar , e logo em casa por 3-0 .

    ResponderEliminar
  23. Se havia qualidade nas equipas de SC era a reação á perda de bola.

    Pois isso já era, acabou.

    Agora, em superioridade numérica, tenta-se fintar um adversário miolo do meio campo, perde-se a bola, fica-se sentado no chão e defender com os olhos, e não há ninguém que faça uma falta ao portador da bola.

    Parabéns aos envolvidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na época passada em Arouca o FCP de SC fez igual ou pior, só que era o Arouca e não o campeão norueguês. O Bodo é 59° no ranking da UEFA, o Arouca é 256°.

      Eliminar
    2. Parabéns aos envolvidos ???
      Até parece que o Sérgio Conceição também não teve momentos baixos no clube , só na época passada em 4 jogos contra o Estoril só ganhamos 1 e perdemos 3 !!! o Estoril !!!
      Depois nas competições europeias , a derrota caseira por 4-0 contra o Brugges .
      Aí estava tudo bem !!!

      Já tinha avisado , as viúvas pintistas e sergistas só estavam á espera de um resultado destes para aparecer e atacar , porem em causa tudo ...
      Haja decoro ...

      Eliminar
  24. Caro DVP,
    Depois de ouvir as declarações do mister no final do jogo, fico ainda mais preocupado....parece que passamos a ter ascendente dos jogadores en relação ao treinador. Muito preocupante.

    ResponderEliminar
  25. Caro DVP:
    Para mim é sempre difícil comentar quando perdemos.
    O treinador do Bodo afirmou que ficou surpeendido com o onze inicial da nossa equipa. Até eu fiquei! Diogo Costa foi o nosso melhor jogador.
    Se Otavio foi "pendurado", Ivan Jaime e Gonçalo Borges deveriam ir de férias...
    O nosso prestígio foi abalado por falta de entrega e de raça. Não pode voltar a acontecer.
    Que sirva de exemplo e que AVB e VB nivelem o seu discurso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. As únicas coisas boas do jogo foram, + um golo do Samu e um golo onde intervieram os 2 miúdos estreantes, Mora e Gül.

    ResponderEliminar
  27. Uma exibição para ... esquecer ?! NÃO ! VB não era bestial -após Guimarães - não é besta agora mas , tem que ter cuidado na maneira como " mexe " na equipa se pretende ganhar alguma coisa e , sobretudo , NÃO pôr em xeque o prestígio europeu do N/FCP. Porque não jogou com os melhores de princípio , assegurando um possível resultado positivo e fazia depois , as poupanças que entendesse por bem ?! ... Há jogadores neste plantel com os quais é um Deus-nos -acuda : valerá dizer os nomes ?!... Hoje , até a tal raça , garra , ânimo , mística , nos atraiçoou , melhor ,não existiu . Há noites assim e lá vamos ter de falar e lembrar de um tal de Wrexham , Artmedia e quejandos . Uma sugestão a AVB e a VB : porque não , em vésperas de jogos contra equipas deste género e quando no ar já se voa para lá do horizonte possível ( ganhar a Liga Europa , antes até do 1º jogo ser disputado !!! ) colocar uns bons (?!) vídeos wrexamdianos /artmedianos na preparação dos jogos e alertar a malta para as tristes situações vividas então ?!... Saudações Portistas .

    ResponderEliminar
  28. O culpado desta derrota é o treinador! Como é possivel querer ganhar colocando a titular Grujic e Gonçalo Borges ???? E que dizer de Ivan Jaime? E ao intervalo nada corrige mantendo em campo estas nulidades absolutas? É muita conversa da treta e depois no campo são estes desastres. Assim não vamos lá! Gostei muito do Gul. É preciso trabalhar mais e falar menos. Hoje foi uma noite que nos envergonhou e que não se pode repetir.

    ResponderEliminar
  29. Espero que o VB tenha aprendido e principalmente, concluído com quem pode ir à luta. E não, não é ter um ataque de azia e afastar 4 jogadores, numa espécie de arranjar bodes expiatórios. Agora, não jogam, nem vão para o banco, só regressam quando nos treinos mostrarem que estão prontos a entrar em campo e darem tudo. Os jogadores até podem ser todos fracos, mas se tiverem atitude e derem o corpo ao manifesto, até disfarçam. Se não tiverem...

    C.Silva, aleluia, foi mau, apareceu a comentar. Fique sabendo que tenho o mais profundo desprezo por aqueles que quando corre bem não dizem nada, mas quando corre mal é vê-los a mandar bitaites. Eu estou sempre aqui, no bem e no mal. Mas compreendo, ainda há quem não tenha feito o luto do pintismo e do sergismo.

    ResponderEliminar
  30. Boas. Sinceramente, não ligo minimamente a liga europa. Há uns anos com o SC, também foi um desastre e era a liga europa e depois no ano a seguir na Champions foi melhor. O treinador não pode jogar sempre com os mesmos. Não temos plantel para as provas todas. O SC apostava em todas, e erradamente. O Ivan Jaime parece mais um "burro" de um jogador de redes sociais. Pôs-se em bico de pés com uns jogos que lhe correram bem mas a realidade vem sempre ao cima. O nosso ponto fraco é o processo defensivo e quem estivesse atento via isso. Tivemos alguma sorte nos primeiros jogos do campeonato não termos sofrido golos, mas lá fora a qualidade é outra.

    ResponderEliminar
  31. Caros Portistas,

    Para acabar este capitulo triste, deixo aqui uma pergunta para mim pertinente: Já com Gul, Samu em campo e dentro na área ninguém centra para o barulho?? Os cantos continuam a não ser bem marcados?? O 2º golo surgiu de um canto num ressalto, porquê com necessidade de marcar não há um centro de jeito, nem nos livres ? No ultimo canto do jogo, já nos descontos a bola nem chegou à área, há coisas que a mim me transcendem.
    As viúvas estão todas contentes e são tão Portistas como os guerras desta vida, tristeza!

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.CPORTO

    ResponderEliminar
  32. Não vamos andar aqui com mais choradinhos, mas sr VB, você como treinador de uma equipa grande como o FCP, ainda anda de fraldas. Arrependimento zero! Não adianta pensar mais no jogo! Não, deve é pensar, como é que entrou cheio de confiança modificando a equipa depois de um jogo bem conseguido em Guimarães, Conhecia mal o jogo dos noruegueses, pois devia estar mais bem preparado. Se alguém perdeu o jogo foi VB, o FCP nunca controlou o jogo mesmo com eles a jogarem com 10 e um jogo tem 90 minutos para se retificar o que está mal...

    Não estamos aqui só para dizer bem, também temos o direito de criticar quando as coisas falham como foi neste jogo. Não somos + carneirinhos como no tempo do outro sr...


    ResponderEliminar
  33. Não percebo a noite de ontem. Só tive oportunidade de ver a primeira parte e desde o início até ao golo do empate estivemos sempre por cima de forma serena e a controlar o jogo. De repente começamos a deixar os noruegueses meter bolas nas nossas costas, adormecemos completamente e nem a segunda parte quase toda a jogar contra 10 conseguimos pelo menos empatar. Sofrer o 3-1 nessa fase, então, para mim é muito mau. O treinador ainda está a dar os primeiros passos, mas conhece o grupo e espero que isto seja um abre olhos para ele também. Para mim, e não querendo ser injusto, o Grujic é outro jogador que não dá mais do que o que tem mostrado. Notou-se muito a falta do Alan Varela também...

    ResponderEliminar
  34. BODO/GLIMT
    Bodo é a distribuição de comida aos pobres em dia de festa e em que também se dá presentes.
    Bodo(Glimt)não deu uma festa mas deu um festival e é preciso que nós, pobres, tenhamos consciência da nossa condição mas que tenhamos espinha, orgulho, vendamos sempre cara a derrota. O FCP não teve raça, foi uma equipa triste e uma triste equipa - Há jogadores que há já muito tempo mostram habilidades mas não lutam, não se empenham, virtudes que foram sempre apanágio do nosso Porto. Esses não servem a causa, logo há que procurar Jorges Costa, Andrés, Frascos etc. e eles existem!
    Domingos Neves
    Viva o FCP
    Domingos Neves

    ResponderEliminar
  35. Aprendemos com as azelhices, mas estas foram mais de excesso de confiança relaxamento a mais.
    Tambem temos que contar com os erros da arbitragem, e no terceiro golo deles há falta sobre um jogador do fcp.mas pouco ou nada a dizer da arbitragem.

    ResponderEliminar
  36. Nota prévia, aconteça o que acontecer esta época, não me vou esquecer do passado recente e suspirar pelo ex treinador. Tenho bem presente na memória as muitas más exibições contra equipas bem inferiores ao Porto.

    Dito isto, o atual treinador do Porto tem de parar imediatamente de continuar a agir como se fosse adjunto e assumir-se de uma vez como treinador principal. Um adjunto é que consegue ser unanime e agradar a todos os jogadores, pelas simples razão de não ser ele a tomar as decisões e poder ter sempre palavras amigas para os jogadores. Quem toma decisões tem de ser firme, não pode andar a distribuir minutos e oportunidades por toda a gente, apenas por quem merece e tem qualidade e quando tiver de criticar e puxar as orelhas tem de o fazer. Se VB se quer impor como treinador tem de deixar a Alice no país das maravilhas e cair na realidade.

    Já há muito se percebeu que Gruijic e Borges não têm qualidade para serem jogadores do Porto, quanto mais titulares num jogo Europeu. Gruijic já conta com 28 anos e é mais lento que um papa reformas e Borges, que já não é nenhuma jovem promessa (daqui a 6 meses completa 24 anos) tem os mesmos defeitos que apresentava com 18 anos.

    Para além da inclusão destes jogadores, a parceria entre setores também não funcionou, como se previa. Eustáquio é para mim um jogador interessante para se ter no plantel, mas nunca para formar dupla com Gruijic. Se já com Varela formam uma dupla com pouca dinâmica, o que seria de esperar quando se troca varela por Gruijic? Que as coisas melhorassem?

    Já todos estamos habituados a ver João Mário fazer 1 bom jogo seguido de 5 maus. Incompreensivelmente ganhou o lugar ao Martim e nunca mais saiu. Sabe-se também que é um lateral que ataca melhor do que aquilo que defende. Colocar um extremo à sua frente um extremo que nem ataca nem defende, foi abrir uma avenida na direita.

    A este meio campo e ala direita, juntar Ivan Jaime que pouco ou nada defende tornou a equipa muito permeável na sua transição defensiva e pouco agressiva na frente. Isso fez com que os nossos centrais ficassem muito expostos e o que deixou exposto algumas debilidades do Zé Pedro.

    Não sou apologista de quem joguem sempre os mesmos, tem de haver rotação. Mas uma rotação sustentada, onde ajam substitutos com qualidade para dar uma resposta próxima dos habituais titulares (Por exemplo João Martim/Martim, Zé Pedro/Djálo, Vasco/Eustáquio, Galeno/Jaime e Samu/Namaso ou Denis) mas nunca todos de uma vez e em alturas que o calendário aperte.

    Neste jogo, primeiro numa competição onde temos ambições, fora e contra provavelmente o adversário mais fraco, tínhamos de ter ganho. Desde a paragem para as seleções tínhamos feito apenas 2 jogos, separados por 6 dias. Nesses dois jogos o 11 nem sequer foi o mesmo, houveram 3 alterações, a maioria dos jogadores que forma poupados estiverem sem competir na pausa das seleções (Galeno e Pepê), temos um jogo acessível em casa no fim de semana, que necessidade havia de fazer as alterações?

    Com esta brincadeira conseguimos acrescentar pressão para o ciclo infernal que aí vem, com os jogos da liga Europa contra o United e Lázio a serem seguidos do jogo contra o Braga em casa e Benfica fora, com poucos dias de descanso entre jogos. Aí sim, será necessária uma gestão de esforço dos atletas.

    Relativamente ao jogo só Samu, Nico, Moura e Diogo Costa saem com nota positiva.

    ResponderEliminar
  37. Faltou falar, mas que já aqui foi referido, sobre a inação de VB. Incompreensível como depois da exibição e resultado da 1ª parte não houveram alterações ao intervalo. E aqui entra mais uma vez o papel do adjunto/treinador. Não há que ter problemas se A ou B vão ficar chateados por saírem aos 45 min, porque certamente hoje há jogadores aziados que costumam jogar e não jogaram e a equipa perdeu.

    Para além de mexer tarde, VB mexeu mal. Das 4 piores unidades em campo permitiu a João Mário jogar 90 min, Ivan Jaime e Gruijic 70 min (saíram depois do 3 golo dos Noruegueses) e Borges saiu aos 60 min.

    Sei que bato muito nesta tecla, mas é para mim incompreensível como Vasco Sousa passou de titular para último da lista, atrás Gruijic, Eustáquio e até André Franco (já nem vou falar no Moura).

    ResponderEliminar
  38. Resumindo e concluido o jogo de ontem leva me a pensar que o proximo 11 terá que passar pelo
    Diogo Costa, Martim, Tiag Djalo, Nehuen, F Moura, Varela, Nico, F. Vieira, Pêpe, Samu e Galeno
    Este 11 terá que fazer uma serie de 5 jogos seguidos para criar rotinas não me parece que temos melhor para 11
    Suplente utilizado
    Denis Gül, Eustaquio, Vasco, Namasso, João Mário Rodrigo Mora e pouco mais...
    Ivan jaime eu detesto jogadores que tem a mania que são mas não passam de medianos!!
    Tiques de craque.....comigo estava F@ agora compreendo o ex treinador.
    Se estivessemos a falar do Ronaldinho Gaucho agora este meia leque pensa que é alguém ...!!!??? Não suporto

    ResponderEliminar

  39. Boas

    Futebol moderno bem interpretado é isto,o colectivo saber quais são os seus movimentos mais fortes,uma atleticidade coadjuvada com preparação física para ter dinâmicas e dinamismo quer atacar quer na pressão a defender..

    Foi isso que os norueguêses fizeram.

    É mau para o palmarés do clube(devido a estarmos a jogar contra dez durante um período largo de tempo)

    Quanto a VB,não tem experiência em jogos europeus,e isso notou-se ontem,saiu-lhe uma espinha de bacalhau.

    Agora também não há que dramatizar,nada está perdido na época, o que preocupa é quando os a da alvalaxia vão perder pontos.
    Isso é que é o cerne da questão.

    Só um aparte,eu sou da opinião que o Vasco Sousa devia ter tido minutos neste jogo

    ResponderEliminar
  40. Ontem perdeu toda a equipa, não foi por causa do António ou do Manuel. Falhamos como equipa, ponto final.

    Parabéns ao Bodo, foi claramente melhor que a nossa equipa, e não será a última vez que isto vai acontecer esta época.

    Estamos a tentar jogar com mais risco, toda a equipa tem de aprender e não vai ser este ou aquele jogador que milagrosamente vai resolver os nossos problemas.


    ResponderEliminar
  41. O Porto pode ganhar esta liga Europa. Começamos mal. Sobretudo perdemos por arrogância. Esteve na cabeça dos jogadores, no treinador ( a experimentar coisas sem nexo num contexto que deve ser levado bastante a sério). Temos mais hipóteses de ganhar a liga Europa do que ser campeões. Mas pensar que o Bodø é mais fraco que as nossas equipas do nosso campeonato e "poupar", experimentar jogadore, é ridiculo. É aí que perdemos as hipóteses. Ainda mais ridículo é ignorar que destes campeonatos nórdicos (Noruega, Suécia, Dinamarca) vieram jogadores como Haaland, Gyokeres, Hjulmand.
    Estes jogos são as janelas de prestígio. É para levar a sério. Basta ver as jogadas dos jovens jogadores do Bodø. Os nossos nem delinear os passes conseguem. Que aprendam e os olheiros que siguam alguns talentos que vimos em jogo e despachem os brinca na areia sem profissionalismo.

    ResponderEliminar
  42. O Diogo Costa em poucas palavras disse tudo: Faltou fazer faltas, e é preciso trabalhar + e falar menos.
    O João Mário e o Grujic, por exemplo, podiam ter feito faltas que matavam logo no início jogadas perigosas que deram golos, mas foram langões, não fizeram, e os golos aconteceram. Também não se devia ter ido na conversa do favoritismo da CS, era retorquir-lhes com o vencer jogo a jogo e + nada, não alimentar lampionices que não têm nada a ver com o verdadeiro espírito do FCP.
    O VB também não tinha nada que fazer gestão de plantel, era pôr precisamente a mesma equipa que pôs em Guimarães, os jogos ainda são muito poucos e têm sido muito espaçados, para o 11 ganhar entrosamento. Estou convencido que tínhamos feito melhor com o 11 que jogou em Guimarães ou só com uma alteração no meio campo (Vasco Sousa ou Ivan Jaime no lugar de Eustáquio). Agora a pressão - adeptos e CS - vai aumentar a rodos sobre VB e a equipa, escusadamente.

    ResponderEliminar
  43. No facebook:
    Sou, sempre fui, um adepto exigente, fico com uma grande azia quando o FCP não ganha, seja em que modalidade for. Mas sou também um adepto que tem olhos, sabe ver quando pode exigir muito, ou quando não pode. E neste momento, sendo realista, achar que o FCP pode ganhar a Liga Europa é ver coisas que, manifestamente, não consigo ver - como gostaria de estar enganado... Por isso e repetindo-me, o momento é de baixar expectativas principalmente nas provas europeias e concentração total naquele que é, sempre, o principal objectivo da época para o FCP: ser campeão nacional.
    Isso não tem nada a ver com o jogo de ontem, que foi uma desgraça sob todos os capítulos. O jogo na Noruega, mais até do que a derrota, foi ver uma equipa sem raça, sem atitude, com jogadores a fazerem porcaria e em vez de tentarem reparar a porcaria que fizeram, ficarem a reclamar em vez de reagir logo, procurarem reparar o mal que fizeram. Primeiro faz-se o que é preciso e então, depois, reclama-se.
    Mais, nunca o FCP que, recorde-se, tem sete títulos internacionais, mais uma Youth League, no futebol, partiu para uma prova europeia apregoando favoritismo, dizendo que era um objectivo. Sim, isso, mesmo quando tinha grandes plantéis, equipas e treinadores.
    Portanto, ambição, sim, mas vamos lá cair na real, manter o low profile. Falar muito, mas preferencialmente dentro do campo. E isto serve para todos, desde o presidente AVB até aos jogadores, passando pelos treinadores.
    E agora vamos lá preparar o jogo com o Arouca, adversário com quem perdemos 5 pontos na época anterior. Porque com esses, a história é outra, com esses temos a obrigação de assumir favoritismo e ganhar.

    ResponderEliminar
  44. Parece que há uma regra que quando se perde deve-se criticar. E critica-se sempre no final do jogo, depois de se saber o resultado e do que correu mal. Logo criticar assim é a tarefa mais fácil do mundo. O VB está a começar, tem todo o direito de não jogar com o mesmo 11 e de fazer alterações em jogos que valem muito pouco, como é a liga europa. Às vezes aprende se muito mais com derrotas que vitórias. Não me importo nada, que se tivermos que cometer erros, todos cometem, sejam nesses jogos. Sobre Ivan Jaime li muitos comentários a criticar o porquê do rapaz não jogar, já no tempo do SC, agora começa se a criticar porque ele joga. O problema disto muitas vezes são as expectativas elevadas que se cria.

    ResponderEliminar
  45. O FCP não tem equipa nem treinador para sonhar em vencer a Liga Europa nem o campeonato Tuga.
    A situação atual não o permite, sem ovos não se fazem omeletes e sem bons jogadores e treinadores não se ganham títulos .
    Dito isto, espero que os jogadores com mais ou menos talento , deiam tudo em campo e honrem a camisola e o VB acorde e comece a jogar com os melhores para evitar que um dia destes a malta perca a paciência e comece a mostrar lenços brancos.

    ResponderEliminar
  46. Portanto, o VB, um, não é treinador para o FCP. Dois, que se ponha fino senão começa a levar com lenços brancos. Isto sim, isto é que é portismo. Aprendam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para si o que é portismo? É comer e calar como fez nos anos do PC? É bater palmas e dizer PC Allez ? Podíamos criticar SC e agora já não o podemos fazer a VB? Temos de aturar a incompetência deste novo treinador até quando?

      Eliminar
    2. Sr VP, não gaste cera com maus defuntos…

      Eliminar
  47. Quando VB foi anunciado como o novo treinador fiquei surpreendido mas dei o benefício da dúvida e esperar para ver.
    E o que vi até agora leva-me a concluir que foi um erro enorme de Villas Boas.
    VB ainda não tem um 11 base, continua a fazer experiências jogo atrás de jogo, depois de um jogo horroroso tem a lata de dizer que voltava a pôr os mesmos toscos que nos envergonhavam.
    Demonstra pouca humildade para reconhecer que errou e até agora mostrou que ainda não tem nível para ser o nosso treinador.
    Deve ser despedido? Não e só pela simples razão que estamos tesos.
    Sermos Portistas não nos obriga a concordar com tudo que vemos a acontecer no clube.
    Fui sempre muito crítico de PC, aliás aqui mesmo fui ameaçado de me banirem e chegaram a censurar alguns comentários, nunca gostei do SC e aqui mesmo o disse muitas vezes e vários frequentadores do blogue logo me chamaram de lagarto e águia, agora todos batem forte e feio em PC s SC, alguns esquecem rápido que os adoravam.
    Dito isto, não recebo lições de portismo de pessoas que não faz muito tempo andavam com estas personagens execráveis as costas.

    ResponderEliminar
  48. Comer e calar no tempo de Pinto da Costa? Pinto da Costa foi o maior e mais vitorioso presidente da história do FCP. Enquanto entendi que era quem melhor servia os interesses do FCP, que estão sempre acima de tudo e de todos, teve o meu apoio. Quando entendi que não era, deixei de apoiar. Simples e ao alcance que qualquer mente minimamente esclarecida.
    Quanto ao VB, versus SC, é ridículo. Uma coisa é criticar o treinador, outra é dizer em Setembro que não serve, o treinador é um incompetente. Isso remete-me para os tempos de Vítor Pereira. Na altura havia muitos como você que à 5ª jornada, após o empate frente ao Feirense em Aveiro, já queriam a sua cabeça. Ainda bem que esse portismo não vingou, Vítor Pereira foi bicampeão, em duas épocas teve apenas uma derrota e num roubo do Bruno Paixão.
    Portanto, criticar, desde que dentro das regras, OK, apologia dos lenços brancos ou treinador para a rua, aqui não colhe, nem dá.
    Espero ter sido claro. E não há mais conversa consigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou é muito ingénuo ou está a brincar.
      Levou assim tanto tempo a ver quem era PC?
      Nunca pensou que estava a apoiar um enorme vigarista?
      Ou seja, só importavam as vitórias e fechava os olhos só resto.
      Infelizmente a maioria dos velhos portistas sofriam do mesmo mal.

      Eliminar
  49. Aqui a única pessoa que pode banir sou eu. Portanto, se você era correcto nas críticas não foi ameaçado de nada. A não ser que era daqueles que aparecia aqui a mandar bocas e a insultar de forma anónima, no tempo que eu permitia esse tipo de comentários. Você chama vigarista a PC, mas é aqui, se lhe chamasse na cara ia ter de provar e era complicado. É, eu e a grande maioria dos portistas só há a alguns anos chegamos à conclusão que JNPC devia sair, mas claro que você já via tudo há muito tempo. Se fosse um problema de vitórias o FCP até nem está muito mal, tem ganho umas coisitas.
    Portanto, se tivéssemos dinheiro o VB devia sair. Fica registado. Você não recebe lições de portismo de ninguém? Veremos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dito isto, não recebo lições de portismo de pessoas que não faz muito tempo andavam com estas personagens execráveis as costas.#

      Foi isto que disse, o que não é o mesmo que "não receber lições de portismo de ninguém".
      Conheço muitos bons portistas que nunca acreditaram no canto de sereia do JNPC .

      Eliminar

  50. Boas

    As palavras di VB fazem todo o sentido,não vai queimar jogadores em hasta pública.
    Assume que o erro foi seu,dizendo que punha os mesmo.

    Já em particular dentro do grupo será outra conversa.

    ResponderEliminar
  51. vmartins, vai continuar com essa linguagem das personagens execráveis? Não é capaz de fazer críticas sem esse tipo de insultos? É que se não é estamos mal.
    Conhece muitos e bons portistas que nunca acreditaram no canto de sereia de PC? Acho que agora é fácil dizer isso, a minha experiência de portista atento há muitas décadas não diz isso. Acha que com muito boa vontade cabiam todos no dragão arena.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava estar atento ao que dizia e fazia PC para não se deixar enganar. As vitórias lavavam tudo e ficavam todos contentes.
      O maior cego é o que não quer ver, e isso aconteceu à maioria dos portistas.
      Mas como mais vale tarde do que nunca, os cegos afinal começaram a ver a realidade e surpresa das surpresas, ela não era bela nas sim uma desgraça, o santo afinal tinha pés de barro.

      Eliminar
  52. É um exagero total em Setembro emitir críticas fortes a um treinador que está a começar. Ainda por cima no estado que o clube está. Perdeu fora contra o Sporting? E? Nesses jogos podes perder, ganhar, tudo é possível. A primeira derrota foi esta mas num jogo europeu. Seria pior se perdessemos contra um Estoril ou um Rio Ave. Deixe o homem aprender. Eu só avalio ao fim de uma volta completa. E para mim a prioridade é a sustentabilidade financeira, muito mais que ganhar um campeonato, em que não somos favoritos. Mas se baixares as expectativas, who knows, até pode haver surpresas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baixar ainda mais as minhas expectativas? Já aqui disse que este ano é para lutar com o Braga pelo 3 lugar. e aproveitar para fazer uma equipa competitiva para o próximo campeonato.
      Agora não acredito que isso seja possível com este treinador, espero estar enganado e se assim for, cá estarei para o admitir.

      Eliminar
  53. Perder custa sempre, mas desta vez o treinador colocou-se a jeito pois um meio campo com Eustaquio e Grujic não lembra a ninguém, e para complementar o ramalhete ainda acrescentou Gonçalo Borges que nem na B tem lugar. Começamos a perder aí. O que me preocupa é no final do jogo VB vir dizer que tornava a fazer o mesmo. Para justificar o seu erro não quer ver o que todos nós vimos? Ou também tem uns tiques do pequeno ditador? Cuidado que não reconhecer os erros é meio caminho andado para as coisas continuarem a correr mal. Humildade precisa-se. Conversa sa treta dispensa-se.

    ResponderEliminar
  54. vmartins, vamos lá acabar com a conversa dos cegos. Nem todos podem ser uns iluminados como você que via aquilo que a esmagadora maioria não via. Mas eu não sei se via ou não, porque nem sequer o conheço, sei lá até se você é portista? Eu sou e muitos dos que aqui vêm podem testemunhá-lo porque me conhecem pessoalmente há muitos anos. Agora você? Sei lá quem é o vmartins?

    Soluap, já alguém respondeu a isso. O VB pode ter uma discurso para fora e lá dentro cascar forte e feio. Há treinadores que cascam publicamente, há outros que não, preferem o recato do balneário. Pelo menos o VB teve uma virtude: assumiu todas as responsabilidades, não arranjou bodes expiatórios. Eu valorizo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que alguém não segue o seu guião o Vila Pouca põe em causa o seu portismo, belo exemplo de democracia.
      O curioso é que não é a primeira vez que o faz e eu volto a responder que sou o Valdemar Martins, nascido em 1962 numa família provavelmente muito mais portista que a sua.

      Eliminar
  55. Vou fazer-lhe um desafio, diga lá onde encontro um comentário seu a criticar, melhor, a atacar Pinto da Costa, mas antes de 2020. Digo 2020 porque foi quando eu disse que pela 1ª vez não ia votar PC. Como o blog tem 17 anos e você pelos vistos já dizia cobras e lagartos de PC muito antes, veja se se lembra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quando comecei a comentar aqui, sei isso sim, que foi ainda no século passado que cheguei à conclusão que PC não servia o FCP, servia-de do FCP. e só não viu quem não quiz.
      Muitos familiares meus nunca quiseram ver, pois achavam que era uma traição ao homem que fez crescer o clube, custa admitir que aqueles que admiramos , podem afinal ter outros interesses acima do FCP.

      Eliminar
  56. Vamos ter um pouco de calma .
    Não há razão para entrar em depressão , esta derrota foi má , pelas circunstâncias e nuances que foram .
    Mas não podemos ir do 8 ou 80 e vice versa .
    Para uma análise ao trabalho de Vítor Bruno vou esperar mais um pouco , para depois dar a minha humilde opinião .
    Estamos todos desapontados , não vale a pena estar a recalcar o passado recente , e muito em breve , vem aí a auditoria às contas pedidas por AVB , depois esmiuça-se ...

    Ps - Martins , como dizia o outro , "take it easy" , aqui ninguém gosta de perder , quero acreditar que foi um acidente de percurso , algo mal calculado pelo treinador .
    Eu também fui daqueles que nunca pensei que Vítor Bruno fosse o escolhido para o ser o treinador desta época .
    Mas uma vez que lá está , a pelas dificuldades e heranças difíceis , vamos ser condescendentes e compreensivos , e esperar pelo melhor ...



    ResponderEliminar
  57. Boas noites Portistas,
    Pronto foi um jogo mau. Pior seria, se, fosse na próxima jornada contra o Arouca.
    Sobre o jogo, não ouvi,as declarações antes da partida do presidente , sendo verdade, pede-se mais cuidado e mais realista em relação ao nosso plantel.
    Do jogo em si, em minha opinião, o FCPorto perdia de qualquer forma , o Bodo tem um futebol atlético, rápido, processos rápidos na procura de espaços e objetivo , baliza. Em contraste , nós ,digo eu ," até posso estar enganado ao dizer que perdíamos de qualquer forma", somos lentos, formatados a um futebol científico, no qual a bola anda de lado para o lado , qualquer coisa que se arrasta há cerca de umas épocas atrás. A verdade, é o que temos....
    Uma nota pessoal minha, penso que o FCPorto tem tido um défice, de um médio combativo, que vai a todas , aquele que está em todo lado , até pode ter, o Alan ou Vasco, mas, parece-me que falta mais pulmão,alma e querer...
    Abraço

    ResponderEliminar
  58. Concordo no geral com a análise feita à exibição da equipa e com a atitude demonstrada em campo por alguns jogadores. Mas há um facto que não está a ser assinalado e que, apesar de não desculpar a exibição colectiva ou o equívoco estratégico do treinador, pode ter pesado na exibição e no resultado, e serve para a amenizar: jogar num campo sintético. Não vi o jogo em directo vi depois o resumo, mas pareceu-me que alguns jogadores não corriam com a mesma velocidade nem tinham a mesma capacidade de reacção nos lances. Será que o corpo não se conseguiu adaptar a condições diferentes do habitual e a destreza física ressentiu-se? São relvados diferentes e a temperatura ambiente também pode ter tido alguma diferença.
    É a minha mera opinião de espectador de bancada

    ResponderEliminar
  59. https://www.zerozero.pt/opiniao/comissoes-do-sr-pinho-vs-transparencia-de-avb-/2320
    Até doi!!!

    ResponderEliminar
  60. Vamos ser sinceros, o porto tem um plantel curto...não dá para grandes rotatividades...mas muito tem feito o VB...o Porto exetuando o jogo em casa do sporting e com o bodo tem apresentado melhor futebol do que na época transacta.... . Apesar de achar que nãotemos equipa para ser campeã considero que o VB foi uma escolha acertada.

    ResponderEliminar
  61. O jogo correu mal, ponto final. Do meu ponto de vista foi por um excesso de jogadores com pouca intensidade no onze inicial, nomeadamente, João Mário, Grujic, Gonçalo e Ivan Jaime. Um ou dois disfarça, quatro contra uma equipa muito intensa e rápida é um problema. Enquanto, conseguimos ter bola corria bem, quando a perdiamos corria mal. Mas isso também aconteceu nos dois jogos com o Sporting e jogando com Vasco no meio campo. Portanto, será também um processo coletivo que tem que ser melhorado.

    Assinalei aqui que me parecia termos uma equipa melhor preparada para os jogos menos exigentes, de equipas mais fechadas mas parece-me algo desequilibrado nestes jogos mais intensos.

    Agora, temos margem de crescimento, não somos favoritos a nada mas somos candidatos a tudo.

    O Vitor Bruno está a sofrer as dores de crescimento que Vitor Pereira teve. Vai demorar a mudar o chip de adjunto para principal, por vezes, o seu valor vai ser questionado, as opções mas o que interessa é que não repita erros e neste jogo, parece-me que os cometeu.

    Não sendo um craque ou um titular indiscutível, também não percebo o desaparecimento do Vasco. Em relação ao Martim falou-se em problemas pessoais e portanto, esperar que tudo seja ultrapassado.

    Em relação ao Mora, sinceramente, não entendo. Não seria titular, para já, mas terá que ser um jogador que está no banco e utilizado em várias ocasiões.
    Sem o Fábio não temos nenhum jogador com o último passe igual a ele.

    Sobre o Fábio tenho a curiosidade de a passagem por Inglaterra lhe deu algum aporte fisico, intensidade competitiva.

    ResponderEliminar
  62. Até ao momento o trabalho de VB tem sido satisfatório. A equipa joga melhor do que no ano passado, ganhou os jogos que tinha de ganhar, em dois jogos contra um rival, ganhou um e perdeu outro, sendo o que perdeu na casa do rival.

    A nódoa no percurso foi este último jogo, onde perdemos com uma equipa inferior. O problema aqui nem é a derrota, é verificar que ela acontece por alguns equívocos do treinador, que já vinham a acontecer em jogos anteriores mas que a equipa tinha vindo a ultrapassar.

    O meu receio é que VB não tenha aprendido com isso e contra equipas mais fracas vamos vencendo, mas contra equipas melhores e mais intensas tenhamos problemas.
    É que nos 2 jogos contra o Sporting e neste último da liga Europa tivemos muitas dificuldades na transição defensiva, permitimos muitas oportunidades aos adversários.

    O receio é também a gestão do plantel, que até agora não é muito claro o critério de inclusão de jogadores no 11 e no decorrer das partidas.

    Obviamente que nunca na vida se podia despedir um treinador á 7ª jornada, que está a 3 pontos do primeiro e ainda mantém todas as condições de cumprir os objetivos nas outras competições. E também porque a equipa do Porto não joga mal, tem é o tal problema para resolver nos jogos mais intensos e que pode perfeitamente ser resolvido.

    Quanto ao plantel, não dou para esse peditório. O Porto tem plantel para se bater perfeitamente com os rivais, tendo consciência que neste momento o do Sporting é o mais forte, mas não por muita diferença. Acho que a diferença do futebol apresentado pelas equipas não corresponde á diferença de qualidade dos planteis. Agora a equipa do Sporting já está automatizada e a render próximo do máximo daquilo que pode fazer, a nossa não.

    A maioria dos jogadores do Sporting já se conhecem bem, já têm rotinas uns com os outros, nós não. Os nosso centrais jogaram 2 jogos juntos, o Samu está a conhecer um novo tipo de jogo, já que estava habituado a jogar em equipas pequenas. Isto leva tempo, que podia ser acelerado dando mais estabilidade ao 11 inicial.

    Considero que o Benfica, pela primeira vez nos últimos anos, tem pior plantel do que nós.

    ResponderEliminar
  63. J.Teixeira, li esse artigo e é a constatação do que aqui vínhamos dizendo, Pedro Pinho e APC, eram protagonistas, mas só para o bem bom, quando era preciso resolver problemas urgentes e que colocaram o FCP em risco de incumprir com a UEFA, por duas vezes e ficar fora das provas europeias, lá tinha de ser o Cabanas da Petrogal, agora já sei que é assim que o Jorge Mendes é conhecido. Foi quando tivemos de vender sob pressão o Rúben Neves e André Silva e o Vitinha. Os dois artistas nem o Messi e o CR conseguiam vender.
    Mas no artigo há um erro, no caso do Eric Pimentel, não foi o Pedro Pinho que meteu o milhão ao bolso, foi o Ulisses Jorge. Até tenho uma foto com UJ, APC e JNPC, a almoçarem e com o empresário a agradecer a amizade e o carinho da dupla pai e filho. Pudera, digo eu.

    ResponderEliminar
  64. MAIS A FRIO.
    Não tirando nada que aqui já foi dito, ontem voltei a ver o jogo contra o Bodo no Porto Canal. Mais friamente analisei que os noruegueses naquele terreno sintético onde treinam e jogam eram bacalhaus em águas frias e nós uns salmões a chegar à nascente. Não sei quantas vezes caíram, a bola deslizava tanto que parecia que lhes fugia das botas, tinham dificuldade em dominar e rematar, para complicar ainda mais, eram 20 pernas dos jogadores do Bode frente à baliza. O FCP perdia o domínio da bola com facilidade os noruegueses por sua vez, com dois três passes estavam na baliza do FCP e nós não tinha-mos pernas, velocidade para os acompanhar.
    Concluindo, somos superiores aos noruegueses, mas naquele jogo por aquilo que aqui disse e já foi dito, eles foram mais felizes, mas mereceram a vitoria.
    Como tudo na vida, é com os erros que aprendemos a ser melhores. Força Pooorto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rio-me imenso com os seus comentários...tem muita piada! Essa analogia dos bacalhaus e dos salmões está demais!

      Eliminar
  65. Caros Portistas, não acho que há pessoas mais portistas que outros (salvo quando uns se servem € do clube). Pessoalmente sou Portista desde que nasci, não sou sócio nem serei ( não tenho capacidade financeira para tal), mas não perco um jogo e a minha maneira sofro e á minha maneira tento passar o meu amor, valores e Portismo aos meus descendentes. Aliás já trabalhei diretamente com adversários do F.C.Porto na minha vida profissional e isso não fez de mim menos Portista ( tem que haver a separação do profissional do adepto). Por fim tudo e todos são criticaveis desde que com modos e miolos. Força Porto.

    ResponderEliminar
  66. Já aqui o disse e repito, o grande erro dos sócios foi ter voltado a votar na mesma sad em 2020. Era preciso ser mesmo muito cego para não ver o que estava a acontecer. É preciso ser muito mas mesmo muito ingénuo para se achar que o dinheiro ia todo para os Pinhos. Não, uma grande parte ia para as offshores dos administradores e do Pinto da Costa! Só se houver leaks é que se descobre isto, se não é impossível. Vão dizer que em 2020 não havia candidato a altura, para mim qualquer candidato era melhor a atual sad da altura, como hoje se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, como se viu e tem visto, quer o José Fernando Rio e Nuno Lobo eram candidatos que deixariam qualquer portista tranquilíssimo.

      Eliminar
    2. E com o Rio e + ainda com o Lobo, será que não ficaria tudo na mesma ou ainda pior? O poder (e o dinheiro) corrompe e eles não têm mostrado um carácter por aí além, eram bem capazes de alinhar com os "Pinhos" e ficava tudo igual, mas pior, porque não têm arcaboiço para uma nau tão grande, o Lobo então, nem para um barquinho a remos.

      Eliminar
  67. No facebook:
    Sérgio Conceição esteve sete anos no FCP. Foi sempre apoiado, tolerado, endeusado, raramente ou nunca contestado, até nos momentos mais difíceis e houve vários. Mesmo na última época em que ficou em 3° lugar a 18 pontos do campeão, perdeu 11 pontos frente aos "colossos" Estoril e Arouca - também perdeu 3-1 com a equipa da Linha e foi eliminado da Taça da Liga -, não se passou nada. Vítor Bruno que está apenas há 3 meses como treinador do FCP; perdeu quatro titulares - Pepe, Francisco Conceição, Taremi e Evanilson; recebeu os substitutos já com a temporada a decorrer, um que pode ser importante, Fábio Vieira, ainda não pôde ser utilizado; até já ganhou um troféu após uma reviravolta épica; só porque um jogo correu muito mal, já é contestado, pior, já há quem tinha concluído que não serve? Obviamente, Vítor Bruno não está imune à crítica. Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre as suas capacidades para liderar a equipa do FCP, atingir os objectivos pretendidos.
    Como sempre, com respeito e de forma o mais objectiva e construtiva possível, elogiarei ou criticarei. Mas este sócio - que representa apenas um voto - e adepto do FCP, até ao momento, não tem nenhuma razão para não manter o apoio, duvidar da competência do treinador dos Dragões. Que e isso importa, assumiu todas as responsabilidades do desastre norueguês, não só não arranjou desculpas, como não disparou contra tudo que mexe.
    O FCP faz 131 anos.
    Parabéns a nós portistas. A todos, mas perdoem-me puxar um bocadinho a brasa para a minha sardinha, especialmente àquele(a)s que passaram pelos tempos das vacas esqueléticas, que atravessaram um longo deserto de 19 anos apenas com um copo de água, a Taça de Portugal de 1968 e nunca vacilaram na sua paixão pelo azul e branco, mantendo a chama do Dragão sempre bem acesa.

    ResponderEliminar
  68. Dá dó ver os jogos dos sub 19, assim como todos os outros, sem assistência digna de um clube como o nosso. Jogarem lá nos cafundeus de judas é um crime. Tanta gente que gostava de estar lá a ver e a distância é um problema. Seria bom resolver a localização e os jogos serem no Porto....

    ResponderEliminar
  69. O Rio, foi um enganador deu pra ver, procurava tacho. O Lobo era um cão, depois uma raposa, não era nada. andava por lá.

    É certo que o FCP contra o Bodo dececionou, porque nunca meteu a quarta nem a quinta, deu pra ver que o sintético não ajudou, foi mais um adversário, mas, se não me levarem a mal, aqui o treinador VB teve 90 minutos e não modificou nada e como tal seja o mais responsável. A vida de treinador é assim, se perde é 8, se ganha é 80, portanto tem que se habituar.

    O FCP foi uma mina pra muitos que lá andavam, eram mais FC$$$ que FCP. muita gente ficou bem de vida.
    Ninguém vai apagar a historia do FCP, nem de muitos que passaram por lá. Foram 40 de gloria mas pro fim desilusão, deixaram o clube completamente esmifrado, ($$$) não havia necessidade, mas é a vida...

    Eu só sou FCP e como tal reconheço quem serve o Clube mas aqueles que se servem dele quero velos longe.
    Confio na nova direção até prova contrária, serão sempre os meus dirigentes e o meu presidente. É gente nova, o futuro será mais fácil
    Fooorça Porto, logo mais uma vitoria.






    ResponderEliminar
  70. Parabéns Futebol Clube do Porto, um grande abraço a todos os portistas, desde sócios a simples adeptos.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  71. É verdade Soluap o estádio do Pedroso é no cu do Judas. Ali não é jogar em casa é jogar fora, há mais assistência forasteira que do FCP. Até no Olival às vezes isso acontece. É um assunto para os responsáveis do FCP resolverem quanto antes.
    O FCP padece de infraestruturas para dar melhores e mais rápidas condições aos sócios e adeptos pra verem os jogos.
    Espero que o novo pavilhão seja o + próximo possível do estádio do Dragão.
    Sub19 desilusão, perder em casa!...

    ResponderEliminar
  72. Não entendo a nossa politica no que refere às camadas jovens se não vejamos: alguns sub 19 jogam na equipa B, alguns sub 17 jogam na equipa dos sub 19, conclusão não ganhamos nada em nenhum escalão. Continuar a persistir neste erro é continuar a nada ganhar. Veja-se aos anos que não somos campeões em sub 19. Num clube como o nosso tal não pode acontecer, mas como nada se faz continua-se a nada ganhar. É isto que queremos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a criticar uma política que tem barbas e é praticada em todo os clubes a nível mundial.
      Colocar jogadores jovens a jogar num escalão superior é algo do mais comum possível e é utilizada quando se pensa que determinado jogador já não consegue aprender mais, continuando no escalão a que pertence, e precisa de um meio competitivo mais exigente.

      Já agora, que obsessão é esta de que os escalões de formação têm de ser campeões? O que ganha o clube com isso?
      Não consigo perceber quando os adeptos resumem a formação a ganhar ou perder, aliás ainda hoje não consigo perceber o que ganhamos em ser campeões da 2 liga com a equipa b.

      Se um qualquer escalão tem de ser prejudicado, para dessa forma, os jogadores com mais potencial possam ter acesso aos estímulos competitivos que mais os favoreçam, para mim essa será sempre a prioridade.

      Eliminar
  73. Pedro Ramos, já não há pachorra para determinados comentários. Esse assunto já foi falado tantas vezes, até dei o exemplo da equipa de juniores do tempo do Ricardo Carvalho, era fraca, mas deu ao FCP um dos melhores centrais de sempre. E nesta fase em que se apuram 4 de cada zona para a decisão do título ainda faz mais sentido esta política.

    ResponderEliminar
  74. Caro DVP:
    Voleibol feminino - apesar de umexcelente começo perdemos a Supertaça. O adversário foi melhor,
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 3° set foi decisivo. Podia ter caído para o nosso lado, caiu para o deles, no último já não fomos capazes de reagir.

      Eliminar
  75. Ok então não interessa ganhar mas sim formar. De acordo com isso desde que também se vá ganhando, pois ao longo dos anos não se ganhou nada e só poucos chegaram à equipa principal. Um clube como o FCPorto não pode fazer somente figura de corpo presente nas diversas competições, acho eu. Não se pode é fazer como a raposa....pois os outros ganham e também aproveitam jogadores, veja-se o caso dos calimeros e dos lampiões. Por isso algo está errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Formar é a prioridade, conseguir formar e ganhar e juntar o útil ao agradável. O FCP nos Sub-19 já perdeu alguma coisa? Não. Perdeu apenas um jogo. Portanto, a não ser que queiramos ser campeões sem derrotas ainda não perdemos nada.
      Há uma coisa que concordo e também já falamos sobre isso muitas vezes. Jogar no Olival ou em Pedroso, é muito diferente de jogar no campo de treinos das Antas. Encontrar um espaço no Porto seria o ideal, mas onde?

      Eliminar
  76. Seja no que for, formação ou a jogar à casquinha, se os outros nos ganham porquê não ganhamos aos outros. Eu pelo menos sou assim não gosto de perder, embora reconheça que não se pode ganhar sempre.
    Eu tenho azia às derrotas do FCP.

    ResponderEliminar
  77. Lê-se aqui cada coisa que nem lembra ao diabo.
    Então no futebol de formação não interessa ganhar mas sim formar ??
    Desculpem lá, mas não concordo mesmo nada com essa afirmação.
    Nós não somos os Coitadinho Futebol Clube mas sim o Futebol Clube do Porto, aqui é e terá que ser sempre para tentar ganhar tudo.
    Como se podem formar jogadores com fome de ganhar se lhes dissermos que afinal as vitórias não são importantes ?
    Que lirismo que por aqu vai.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valdemar tem toda a razão, todos temos muito a aprender consigo.
      Já estamos todos a ver a estrutura e os treinadores da formação a virarem-se para os jogadores, rapazes, aqui o que importa é formar, se perderem está tudo bem.
      Claro que jogamos para ganhar, SEMPRE, mas em paralelo temos de formar.
      Se ficarmos em 3° lugar nos Sub-19 e dessa equipa saírem dois jogadores para o plantel principal, ou formos campeões e não sair nenhum, o que é melhor?

      Eliminar
  78. Caro DVP:
    Basquetebol - a Supertaça é nossa. Foi arrancada a ferros mas merecemos!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  79. Ahhhh, assim sim. O aniversário 131do FCP estava a ser um bocado amargo com a derrota dos sub19 da maneira que foi e principalmente com a derrota na supertaça do Vólei feminino frente ao slb mas com esta vitória de raça na supertaça de basquete as coisas já ficaram bem + doces. Só não percebo como é que os basquetebolistas do FCP falharam tanto da linha de lance livre no tempo regulamentar de jogo e depois no prolongamento não falharam um. Se têm estado um bocadinho melhor antes, não tinha havido prolongamento, foi um sofrimento completamente escusado.

    ResponderEliminar
  80. Boas

    Gosto de basquetebol,mas não sigo o nacional.Trabuco à noite,por isso sigo a nba com frequência.

    Mas sei que o Porto num jogo só consegue ombrear com os de lisboa,já se for a melhor de cinco jogos ai a história é diferente

    O Porto ganhou a supertaça de basquetebol

    ResponderEliminar
  81. As camadas jovens são unicamente para formar e educar homens... ganhar tem q obrigatoriamente ser secundário :) Nos dias q correm formar numa espiral de derrotas, não me parece boa formação...
    Boa vitória do basquetebol 🏀 Porto! Parece-me um clube ainda mto desfalcado, mas ganhou e ao nosso rival! Houve aqui 1iluminado q à tempos se queixou da politica de contratações, querendo 10Jordan's... vi o poste q veio do Póvoa, confirmo q não era o Jordan até pela cor de pele, mas fez o jogo dele... e um bom jogo!
    Gostei da derrota contra o Bodo/Glint, apesar da azia fez falta...

    ResponderEliminar
  82. As meninas do volei hoje falharam, mas não se pode ganhar sempre e atenção que as lampionas este ano têm melhor equipa por isso vai ser mais difícil.
    Boa vitória no basket mas o sofrimento final era escusado se tivéssemos mantido a concentração e não perdido bolas infantilmente. Então nos lances livres foi um desastre. Temos melhor equipa que no ano passado depois de feitas algumas contratações que vieram acrescentar. Mas sejamos sérios e digamos que a sorte esteve do nosso lado pois a 20 e tal segundos do fim e a perder por 4 foi preciso os deuses estarem do nosso lado. Antes assim senão era um fim de semana desastroso.

    ResponderEliminar
  83. Faltam vitórias nos escalões de formação por uma razão simples, os nossos rivais durante anos investiram consideravelmente mais do que nós, e até um clube como o Braga já tem uma academia enquanto nós andamos a assobiar para o ar.

    Durante anos ouvi adeptos do nosso clube que gozavam com o investimento na formação dos nossos rivais agora queixam-se que não ganhamos na formação?!

    Sim, em muitos aspectos somos o Coitadinho Futebol Clube, e se não fosse a dedicação de muitos profissionais da nossa formação, onde estaríamos? Não basta bater no símbolo e fingir que estamos ao mesmo nível dos nossos rivais.

    Estamos a pagar o preço de uma negligência de anos e anos que não será resolvida rapidamente. Custa-me muito ver adeptos colocar em causa o trabalho de profissionais que dão tudo pelo clube e que estão longe de ter as condições que já existem noutras paragens, porque não há troféus suficientes para por na vitrina.

    ResponderEliminar
  84. Dragão Vila Pouca, não tenho a pretenção de ensinar alguém , simplesmente dei a minha opiniao.
    Quanto à sua pergunta, respondo com outra pergunta, não acha que será mais acertado apostar em 2 jogadores que foram campeões, do que o fazer numa equipa que nada ganhou?

    ResponderEliminar
  85. O Martim e o Rodrigo Mora, e mais alguns da equipa B, são sub-19, deviam estar nessa equipa? Com eles era garantido que o FCP era campeão? O problema nessa questão é apenas um: por exemplo, um jogador sub-17, vai aos sub-19 e não joga. Aí não joga num lado nem no outro, pode perder ritmo, confiança... Agora desde que se seja para jogar acho bem. Crescem mais rapidamente, ficam rapidamente mais próximo do objectivo que é subir aos patamares das equipas principais A e B.
    Para além disso, acho que há jogadores que são considerados de elite e esses são aqueles que se acredita ter futuro e por isso sobem de escalão.

    ResponderEliminar
  86. O FCP B está a fazer um campeonato vergonhoso, não jogam rigorosamente nada, como poderemos aproveitar alguém desta equipa ?

    ResponderEliminar
  87. Estou a ver o Porto B e até irrita ver tanta incompetência. De derrota em derrota até à descida de divisão. E que tal correr com esta espécie de treinador? É o que dá andar a mudar de jogadores, nem fazem nada num lado nem no outro. Enfim ainda há quem ache esta anormalidade muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi, não sei o que se passou. Mas quem é que gosta de perder e acha normal estes resultados?
      Estou a ficar farto dessa conversa...

      Eliminar
  88. FC Porto B na Liga 3, a APAF quer muito.

    Mesmo depois do tramento VIP recebido do atual presidente do FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O luto ainda não passou? Vai continuar com essa postura de ressabiado? É que se vai, vai ter de procurar outra praia...

      Eliminar
  89. Olha O FCP B perdeu, não é normall também não faz mal é formação.
    Há que mudar, isto já passa a vergonha. Treinador da B, já mostrou que não tem unhas prar isto, e como sabem a B é muito importante como sabem.

    ResponderEliminar
  90. Na equipa B do FCP, alguma coisa há-de estar mal, ou a equipa ou o treinador, ou os 2. Conseguir-se apenas perder ou empatar, não é normal, tem que se sair disto. Temos precisamente a mesma idade média da equipa B do slb e um valor de mercado muito ligeiramente superior mas eles estão em 2° e nós estamos em 2° a contar do fim. Eu sei que os padres os ajudam e nos desajudam a nós, mas isso não explica tudo. Temos perdido alguns pontos, uma boa mão cheia pelo menos, por culpa própria, abebias do gr, penáltis falhados. O treinador da equipa B não transmite entusiasmo, está sempre de rosto fechado, parece que está sempre sob o peso duma tarefa muito pesada, que o esmaga. Aliás, o da A também vai um bocadinho pelo mesmo caminho. Têm que se libertar e crescer, se se sentirem inferiorizados relativamente aos cargos que têm nunca irão a lado nenhum. Ou se conseguem colocar acima da tarefa que lhes está incumbida ou então é melhor mudarem de vida.

    ResponderEliminar
  91. Os viúvos, primeiro diziam que os árbitros agora não prejudicavam o FCP porque queriam beneficiar AVB, contra JNPC, agora, como continuam a prejudicar - disseram -me que o penálti contra o FCP B foi um escândalo -, já mudaram o discurso, a APAF não muda mesmo com o tratamento VIP. Não tenho pachorra para esta gente...
    Não tenho pachorra para o portismo que está sempre à espera que corra mal para criticar. E como nunca fui assim, agora com esta direcção/administração, como na anterior, a camioneta para a Lipor já voltou à acção.

    ResponderEliminar
  92. Caro DVP e estimados portistas,

    Ao ver a equipa B, sinto que falta Porto.

    Parece que jogam para participar, sem a paixão que normalmente define as nossas cores. Não se trata da ausência de talento — que existe — mas da ausência da identidade que nos faz ser FC Porto. Talvez seja uma questão de tempo, de maturidade, ou talvez de aprenderem o que significa vestir a nossa camisola. Seja como for, há a necessidade de se resgatar o espírito portista, para que não restem dúvidas de que os que pisam o campo estão lá para vencer, como sempre fizemos.

    Esta equipa não parece ser do FC do Porto.

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar