sábado, 14 de Novembro de 2009

Serviço público portista: 11º fascículo e uma palavrinha para a selecção



Neste fascículo podemos ficar a saber que nos anos 50 já tinhamos uma preocupante dívida de 7oo contos???; passamos pelo presunto que traiu Barrigana; continuamos com os 500 contos "dados" por Pedroto; deitamos os olhos ao famoso Calabote; ao violino de Jaburu; e terminamos com a lotaria de Yustrich.



Na pessoa do seleccionador nacional Carlos Queiroz desejo à selecção toda a sorte do mundo.

Clicar nas imagens para ler

30 comentários:

Paulo Moreira disse...

Obrigado por mais um fascículo.

Espero que a Selecção consiga o apuramento, caso contrário vamos ter que aturar os amantes do scolari durante muitos dias. Por isso, força Portugal e força Queiroz.

Abraço

andreset disse...

Força PORTO!
Força PORTUGAL!

Estamos com vocês.

www.campeaofcporto.blogspot.com

Anónimo disse...

Ò caro Dragão Vila Pouca e que tal colocarmos aqui no Blogue as entrevistas do:

Futre ao DN, de hoje.

PEmanuel ao ojogo de hoje.

Fernando Santos ao JN, de hoje.

Todas elas têm "respostas" que devem interessar aos portistas.

Saudações Desportivas.

dragao vila pouca disse...

Porque não, caro anónimo?

Entrevista de Futre ao DN:«Foi um jogador de luxo, resultado da escola do Sporting, para onde foi em 1982. Já então o Sporting estava a perder o comboio numa actividade a caminho da grande profissionalização. Que erros cometeu o Sporting?

É verdade. O Sporting perdeu o comboio há muito tempo. Quando em 85 fui para o FC Porto percebi isso, porque encontrei um clube completamente diferente. Organizado. Já nessa altura o FC Porto tinha uma máquina montada. Ainda recentemente estive com um jogador dessa altura e comentamos exactamente isso - que já há 24 anos o FC Porto era um clube organizado, com um profissionalismo único em Portugal e raro na Europa. Tão raro que, com menos meios e orçamentos muitissímo inferiores, ganhou duas Champions League, tornando-se num grande clube europeu. Essa estrutura foi criada e mantida pela liderança, uma liderança muito forte e duradoura. Ou seja, no FC Porto, os jogadores e os treinadores encaixam na estrura e não o contrário. Tendo o Sporting a melhor escola de formação do Mundo, que significa uma base muito sólida, deveria partir daí o desenvolvimento da estrutura. É um trabalho, sobretudo, para os dirigentes. A verdade é que continua atrasado.

Os dirigentes do Sporting têm falhado?

Nesse sentido sim. Uns mais outros menos, mas o Sporting não conseguiu ainda, aliás como o Benfica, aproximar-se do FC Porto.

Como vê a sucessão no FC Porto?

Seja quem for ,vai ter que perceber que Pinto da Costa é um presidente irrepetível.Os sócios também vão ter que entender isso. Não há um único clube no Mundo que não gostasse de ter Pinto da Costa como presidente.

Vê algum nome a destacar-se?

Não. Nem me parece que alguém se queira destacar neste momento.Porque Pinto da Costa não sai tão cedo. Vai ser como Santiago Bernabéu.

Também deveria ter um estádio com o nome?

Claro que merecia um estádio e várias estátuas.

Quem gostaria de ver à frente do FC Porto depois de Pinto da Costa? Fernando Gomes?

Não haverá substituto para Pinto da Costa. O Gomes é um grande portista, fico muito contente por vê-lo de novo a colaborar com o FC Porto, mas o que retive da recente deslocação do FC Porto a Madrid foi a excelente forma do presidente. Pinto da Costa - está para durar.

Falaram do passado ou de futuro?

Das duas coisas, mas mais do passado. Pinto da Costa tem uma importância muito grande na minha vida profissional. Foi meu conselheiro, sobretudo na fase de transferência para o Atlético de Madrid.

Diz várias vezes que o Sporting foi o seu pai e mãe, que no FC Porto é que ganhou destaque como atleta e que os tempos de Atlético de Madrid são inesquecíveis. Divide-se pelos três clubes em partes iguais?

O Sporting formou-me como jogador e pessoa, no FC Porto cresci como atleta, vivi momentos extraordinários. O FC Porto lançou-me para o Atlético de Madrid e em Madrid fui igualmente muito feliz. Tive a sorte de ter uma carreira muito gratificante, acrescentando que sobra ainda um bocadinho do meu coração para o Benfica, clube que gostei muito de representar.

dragao vila pouca disse...

Pedro Emanuel ao Jogo:«O FC Porto está a cinco pontos da liderança e numa fase menos boa. O que se passa?

Se todos se recordam, há um ano estávamos a falar do mesmo. Lembro-me de uma conferência de Imprensa, em Kiev, em que a situação do FC Porto era idêntica: estava um pouco melhor no campeonato, mas pior na Champions. O discurso tem de ser o mesmo: acreditar naquilo que o grupo de trabalho pode fazer, e acredito que o FC Porto vai dar a volta, até porque tem valor para isso. Vai entrar no caminho certo.

Privou três anos com Jesualdo Ferreira, considera que continua a ser a pessoa certa para dar a volta ao problema?

Absolutamente. Repito: há um ano a situação era idêntica e ficou provado que tínhamos mais do que valor para dar a volta e os resultados saltaram à vista. Fomos eliminados de uma forma infeliz nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, fomos campeões e ganhámos a Taça. Este ano está tudo em aberto. Sou defensor da máxima - 'não está tudo bem quando ganhamos, nem tudo mal quando perdemos'. Há que encontrar o equilíbrio das coisas, e é o que o FC Porto irá fazer nos próximos tempos, recuperando a confiança que muitas pessoas estão a tentar fazer crer que não existe.

Contudo, os adversários internos estão mais fortes do que na época passada…

Estão a fazer o trabalho deles. Normalmente, é o FC Porto quem está naquela posição e agora é o adversário. Compete ao FC Porto correr atrás do prejuízo e cumprir com a sua obrigação para voltar a estar no patamar a que habituou os adeptos, e que tem valor para estar.

O Pedro conhece o plantel. Acha-o tão forte como os anteriores?

É difícil desligar-me do grupo. Tenho sido convidado para alguns dos almoços da equipa, sinto que o espírito de grupo mantém-se intacto e isso é fundamental para o sucesso do trabalho. Conheço grande parte deles, com mais intimidade os que já lá estavam, e reconheço que a união existe. Não penso que será por aí que vem mal ao mundo. Um grupo unido tem mais facilidade para ultrapassar as dificuldades.

Considera, portanto, que não se notam as saídas do Pedro e do Lucho, jogadores importantes no balneário?

Não. O FC Porto é um clube ganhador, mas também vendedor. Todos os anos saem jogadores e é preciso colmatar, umas vezes com maior celeridade, outras menos. As adaptações nem sempre funcionam cedo. Quando a máquina começar a funcionar normalmente, os resultados vão aparecer.

E porque é que a máquina não está a funcionar?

De certeza que o grupo de trabalho já detectou o problema e vai solucioná-lo. Tenho a minha opinião, todos têm, mas não me parece correcto dá-la. Sou treinador das camadas jovens, um adepto do FC Porto que vive o clube, e tenho a minha opinião. Se fizermos uma sondagem haverá variadíssimos cenários, uns verdadeiros outros não. O que interessa é que o grupo arranje soluções.

Esta temporada, o FC Porto teve dois momentos distintos: um em que equipa funcionou bem e agora menos bem. Isso significa que o potencial está lá?

Precisamente. Há um ou outro resultado infeliz, mesmo esta derrota na Madeira em que sofremos um autogolo e desperdiçámos várias oportunidades; contra o Belenenses também produzimos o suficiente para ganhar. Mas não nos podemos desligar da realidade. São os resultados que ditam os momentos e, seguramente, ninguém gostaria que este estivesse a acontecer. Não é nada que já não se tenha vivido e que não possa ser ultrapassado.»

dragao vila pouca disse...

Fernando Santos ao JN:«O engenheiro do penta do F.C. Porto anda pela Grécia e vai na sexta época por lá. Treina o PAOK Salónica e goza de muito prestígio. Os patrícios dizem que ele "é mais grego que muitos gregos...".

Há um português, emigrante na Grécia, que "é mais grego que muitos gregos...". Foi assim que o apresentador daNova, uma cadeia TV de desporto local, abriu o envelope e anunciou o nome de Fernando Santos como melhor treinador da liga helénica de futebol, por escolha dos capitães das equipas participantes na prova. O "engenheiro do penta" do F. C. Porto sorri com a cortesia dos patrícios atenienses. Vai na sexta época no futebol grego (foi técnico do AEK, do Panathinaikos e, agora, treina o PAOK Salónica) e sente-se como em casa, adapatado e quase nacionalizado. Tanto que, hoje, lá estará ele, no Estádio Olímpico de Atenas, a torcer pela vitória da Grécia sobre a Ucrânia, no play-off de apuramento para o Mundial-2010.

E não vai ver o jogo de Portugal?

Claro que vou ver o jogo de Portugal, mas pela televisão. O jogo aí de Lisboa é às 22.30 horas daqui e, antes disso, estarei em Atenas a ver o jogo da Grécia ao vivo. É minha obrigação, como profissional. E a selecção da Grécia tem muitos jogadores que passaram por mim.

E de Portugal, o que espera?

Espero, como todos os portugueses, que Portugal ganhe. Mas, se alguém julgar que serão favas contadas, está bem enganado. Se os nossos jogadores pensarem que será fácil, sofrerão um dissabor. A Bósnia tem uma excelente equipa e Portugal tem de estar preparado para jogar ao melhor nível.

Mesmo sem Cristiano Ronaldo?

Era bom que o Cristiano e também o Bosingwa estivessem em grande forma e que pudessem jogar. Era melhor que assim fosse. Mas a ausência deles não é nenhum drama. Portugal tem jogadores à altura para os substituir. Mesmo na ausência desses dois grandes jogadores, Portugal, em condições normais, é melhor do que a Bósnia. Mas, insisto, não será nada fácil.

Se é mais grego que muito gregos, supõe-se que está em casa... Pondera voltar a Portugal?

Para já, é coisa que não pondero. Primeiro porque me sinto muito bem aqui na Grécia e, depois, porque tenho contrato com o PAOK por mais três anos. Mas nunca se sabe. Um dia, talvez possa voltar, mas, neste momento, não é assunto que me ocupe.

E a liga grega? Há tantas broncas como na portuguesa?

Mais, muito mais... À beira do que se passa na liga grega, a portuguesa não é nada. Aqui, a paixão dos adeptos, o envolvimento dos clubes é uma coisa extraordinária.

Já deve estar habituado. E adaptado. Tanto que o consideraram o melhor treinador da liga...

É um prémio gratificante. É o reconhecimento do meu trabalho e do dos jogadores, que nenhum treinador pode singrar sem o trabalho dos jogadores. E são muitos desses jogadores que reconhecem o meu trabalho.

Um deles acaba de anunciar o final da carreira...

É verdade. O Sérgio Conceição tinha esta oportunidade. Era um passo que tinha de ponderar bem. E se decidiu assim, se aceitou o convite para ser director-técnico do PAOK, terá todo o meu apoio. Foi um extraordinário jogador e tem do futebol conhecimento e experiência para desempenhar muito bem essas funções.

E o Vieirinha?

Está a fazer uma época extraordinária. É um enorme talento, que percebeu finalmente que tinha de trabalhar e que tinha de ter espírito para futebolista. Tenho a certeza de que ainda vai dar muito que falar.»

AZUL DRAGÃO disse...

Amigo Vila Pouca :

..."Na pessoa do seleccionador nacional Carlos Queiroz desejo à selecção toda a sorte do mundo".


Por esta postura e por muitas outras é que te considero MUITO !


Um abraço

Anónimo disse...

«... desejo à selecção toda a sorte do mundo" ...»


Amigo "azul dragão".

Vê-se que não viveu (felizmente pq deve ser ainda mt jovem) os anos 50, 60 e 70.

Porque, em primeiro lugar, o seu
"azul" não tem nada a ver com a denominada selecção que é... mt vermelha (com, por vezes, o verde).

Qd, supostamente, deveria ser... AZUL E BRANCA. Sabia?

E qd estiver a ver o jôgo ouvir os cântigos:

- "CHEIRA BEM, CHEIRA A LIS... DESCULPE LÁ, A... ÁFRICA DO SUL"?



PS. - OS arquivos da "Bola" tb têm histórias da selecção. Mas não as queiram conhecer...

Anónimo disse...

A "selecção" (assim mesmo, com minúsculas, desculpem lá):


Vamos, por certo desalinhar. Mas é habitual, consciente e... coerente.

É que, não temos um mínimo de fervor patriótico. E então no futebol...

Habituamos-nos (ou fizeram-nos) assistir, desde muito novo, a autênticas barbaridades no que dizia respeito a discriminações sobre tudo que não fosse jogadores
da... "segunda circular".

A nossa memória vem já do tempo do grande HERNANI, do CARLOS DUARTE, do TEIXEIRA, do PERDIGÃO.

Iam sempre os de... "lugar cativo" (denominados de "cinco violinos").


Além do ACURCIO, do MONTEIRO
DA COSTA, do MIGUEL ARCANJO,
do BARBOSA, que raramente eram chamados, apesar de melhores que os outros em muitos periodos.

(quem com mais frequência ia eram o VIRGILIO e o PEDROTO).


Depois veio a fase dos "magriços" e, ainda muitos de nós, se lembra do que sucedeu.

O nosso guarda redes (AMÉRICO), como mais tarde oficialmente se reconheceu, não jogou no Mundial/
66 e deveria ter tê-lo feito pq era, de facto, de direito, e de longe... o melhor.

O nosso lateral direito FESTA jogou somente dois jogos sendo preterido pelo... ex-extremo esquerdo do sporting, Morais.

O outro portista que fez parte da comitiva, COSTÓDIO PINTO, tb não faria qualquer jogo apesar de, na altura, ser dos melhores e até um centrocampista com a faculdade de ser um belissimo cabeceador.

E então, a história(discriminação) do NÓBREGA é arrepiante. Chegou a provar o "fato-oficial" e estar quasi com o pé no avião, mas seria substituido pelo... reservista do sporting, Manuel Duarte (pai do actual jogqador do Aves (?) Jorge Duarte).


E então se nos referir-mos a reservistas seleccionados...

Lembramo-nos que, após a "geração 66",surgiu a dos portistas Pavão,
Rolando, com ainda o Nóbrega e o C Pinto. E então, quantas vezes, em detrimento destes, quem é que era seleccionado?

- O reservita benfiquista Messias (em vez do Rolando), o reservista benfiquista Malta da Silva (em vez do Custódio Pinto), o reservista Matine (em vez do "Pavão"), o reservista Iaúca(em vez do Nóbrega)
etc, etc.

(para que se não pense que há aqui exagerado clubismo,lembramo-nos de
outros jogadores,tb discriminados, casos dos vimaranenses M. Pinto - irmão do C. Pinto - e Peres, do academista Gervásio, do belenense Quaresma, etc., etc.)


Depois surgiu a "década de 80" em que, aí sim, se fez alguma justiça a esse nível, mas, lembre-se que o
"25 de Abril" tinha chegado muito recentemente... (a exemplo de na
"nossa" casa - o FCP).

Actualmente (desde há uns anos a esta parte) as selecções, mt mais ainda que os próprios clubes(esses sim,alicerçados pela paixão),estão demasiado "empresariadas" para o
nosso gosto.

E, então, sobre os critérios das
"escolhas" clubisticas, está... (sem comentários, pq não existe).

E, se fosse-mos, às escandalosas naturalizações???


... continua

Anónimo disse...

continuação...


FINALMENTE, um outro "critério" que sempre nos fez afastar, quer se aceite ou não:

Ora respondam-nos lá, por que raio se há-de chamar de... "selecção portuguesa"?

Que se saiba, nenhum governo, de ditadura ou democrático, institui
qualquer "selecção" de futebol ou de qualquer outra modalidade.

(nem nos casos ex-soviéticos, checos, romenos, etc. - era outra... forma)

No nosso, é verdade ou é mentira que os atletas pertencem aos Clubes e que são as federações portuguesas de cada modalidade que os seleccionam?

E, no caso do futebol, não se deveria chamar... SELECÇÃO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL?


E, já agora?

Sabem quais as côres da Federação?

Exactamente... AZUL E BRANCO.

Não seria lógio (correcto e até... oficial) que se equipassem SEMPRE com essas côres?

Possuimos imensas sepaqratas dos anos 40 e 50 (com o Barrigana, o Araújo, o Carvalho - tb dos poucos portistas que iam à selecção) em
que os equipamentos eram, camisola branca debruada a azul e... calção azul. E o emblema era, sómente as cinco quinas.

(repararam, agora, porque nos dá impressão, quando vemos, de forma ilegal, a equipa do nosso Clube equipada de de côr... laranja?)


E já nem aprofundamos a questão do
... Estádio.

De qd em vez, sim senhor,em Braga,
Guimarães, Dragão, Coimbra,Leiria,
Luz, Alvalade, Algarve...

Mas, com mais frequência em Oeiras (chamado de Estádio Nacional, no Jamor). E, se não serve, não serve em... mais vez nenhuma.

(que saudades das "guerras" Pinto da Costa/Pedroto/Octávio, também, sobre estas questões)


Calculamos que vamos, aqui, ter
"inimigos"... mas é mesmo a nossa concepção, vs, opinião.


Agora mais brejeiramente (mas sem ofender):

- Que culpa temos nós que a nossa Mãe (bracarense de nascimento e ainda viva, com 93 anos) nos tenha "parido" em... Portugal?

(mas felizes por ter sido no... Porto)


Resumindo: totalmente indiderente ao que se vai passar logo... antes pelo contrário (entenderam?).

Um abraço, aos que compreenderam e aos que não(quiseram)compreenderam

dragao vila pouca disse...

Hóquei em Patins: Portosanto 0 - F.C.Porto 4. Golos de Emanuel Garcia 3 e Pedro Gil 1.

Anónimo disse...

Quero que a selecção ganhe para não ouvir falar mais do Xolari.

Mas às vezes pelo modo como somos tratados nestes país, até parece que somos "espanhois" ???!!!

Mafaldinha disse...

Apesar de durante anos ter havia e ainda acontece hoje, alguma descriminação em relação ao nosso Porto, eu espero que Portugal ganhe e siga em frente!

BIBÓ PORTO

Anónimo disse...

... de qualquer modo, aqui vão as nossas recordações, ao vivo, de jogos da selecção da... federação portuguesa de futebol:



Todos nas Antas, é claro.


- Em 15.11.1964 (estreia):

PORTUGAL - 2 - ESPANHA - 1 -

(por causa da estreia do Nóbrega - tb jogou o C Pinto; e faz amanhã, curiosamente, 45 anos; e eramos associados do fcp há... 45 dias - 01.10.1964)


- Em 24.06.1965:

PORTUGAL - 0 - BRASIL - 0 -

(por causa do... Garrincha, pelos documentários que viamos nos intervalos dos filmes, no cinema do Terço; do fcp jogaram, de novo, o C Pinto e o Nóbrega; mas foi um jogo fraquissimo, com o Hilário e o Vicente a "secarem" o Garrincha e o Pelé, respectivamte)



- Em 31.10.1965:

PORTUGAL - 0 - CHECOSLOVÁQUIA - 0 -

(lembramo-nos que era a"despedida" antes do "Mundial/66"; do fcp só jogou o Festa)



E só o voltamos a fazer em


- Em 16.10.1976:

PORTUGAL - 0 - POLÓNIA - 2 -

(jogo marcado por uma torrencial chuvada com os 2 golos marcados pelo mitico Lato; do fcp jogaram o Freitas, o Oliveira, o Celso e o Octávio; o seleccionador/treinador era Pedroto, saido do Boavista e já comprometido com o fcp)



Sendo o último


- Em 20.06.1981:

PORTUGAL - 2 - ESPANHA - 0 -

(foi num sábado, à tarde, belos tempos; do fcp jogaram o Tibi, o Gabriel, o Simões, o Lima Pereira, o Sousa e o Costa)



PS. - Como vêm, até conseguimos chamar à selecção da federação de
... PORTUGAL.

renato disse...

Caro Vila Pouca!

Costuno dizer, aos estrangeiros com quem privo e não só, que a minha Pátria é onde me sinto e vivo feliz!

Neste portugal dos pequeninos, não tenho qualquer motivo para sorrir e muito menos para apelar à felicidade das suas instituições!

Feliz por ter nascido na cidade do Porto e orgulhoso pela sua imagem de marca chamado FCPORTO!

Quanto à selecção do centralismo, vejam que até o equipamento passou a ser todo vermelho escuro (e não cor de laranja), confundindo-se com o clube da mouraria, é-me indiferente o resultado que obtiver!

Um abraço,

Renato

Anónimo disse...

Ao "Apesar de" (da "Mafaldinha") preferimos o... "Sobretudo por".

Nota-se que tb é mt novinha.

Qd começar a ouvir... "CHEIRA BEM CHEIRA A LISBOA" (sim, pq ninguém acredite que vão dizer... "ÁFRICA DO SUL").

Olha com quem e onde...


PS. Faltou-nos referir que nos (embora poucos) jogos vistos ao vivo, só por uma vez equiparam como devia ser... BRANCO E AZUL. Foi no jogo com a Espanha em... 1964. Sintomático não?

AZUL DRAGÃO disse...

Caro Anónimo :
(das 16:16)

«... desejo à selecção toda a sorte do mundo" ...»

Esta expressão (que subscrevo)
é da autoria do autor deste blogue!

Posto isto:

Permita-me que lhe diga
( com todo o respeito ) que o passado ... já passou !

Agora , o que conta , é o presente e o futuro .
Deixemos de lado os erros , as injustiças e as mágoas antigas e apoiemos A Nossa Selecção !

Um abraço

PS: quanto ao resto que diz,
sei perfeitamente ao que se refere e, já agora , muito mais !

Anónimo disse...

«... Esta expressão (que subscrevo)
é da autoria do autor deste blogue
...» (.) «... o passado ... já passou! ...» ("AZUL DRAGÃO").


Nós sabioamos.

Pois já passou. Será que passou mesmo?

Bom! Vai já começar o jôgo.

Repare (bem) no "anfiteatro", nas
"cores", nos "comentários", nos
... "cânticos".

E... boa sorte para a Bósnia. Pode ser?

Viu uma reportagem com os filhos dos militares/profissionais (mercenários é mt forte)na Bósnia?

E os filhos dos outros, esses sim, trabalhadores, tb na... Bósnia?



PS. - E (por nós) o "dossier"... selecção, acaba aqui. Um abraço.

Jorge Aragão disse...

Amigo Anónimo ... Subscrevo na generalidade o seu texto sobre a selecção, especialmente no que aos anos 60 e 70 se passava pois nasci em 56.
Bem me lembro das injustiças das convocatórias.
Por isso, a selecção sempre me disse muito pouco apesar de nunca querer resultados negativos.
No entanto, são para mim jogos algo inócuos e que vejo sem sofrer apesar de estar sempre atento aos jogadores do meu Clube, embora mitas vezes desejo que não sejam seleccionados para não se desgastarem nem lesionarem.
Lembro de uma cena com Pavão que aqueceu, aqueceu e ia entrar a 1 minuto do fim. Recusou-se e foi castigado!!!!jogavam sempre os vermelhoides e com Américo, em 66, não sei se não poderiamos ter ganho o campeonato.
Quanto às cores nacionais,calculo que elas advenham da bandeira apesar de se ter usado as cores das quinas em tempos idos..
Não sendo monárquico, lamento que se tenha em 1910 escolhido uma bandeira nada bonita, podia-se ter evoluido nas mesmas cores com outros símbolos.( isto nada tem a ver com questões clubísticas mas de gosto pesoal).
Na verdade existiram propostas várias de bandeira e que saíram em jornais e revistas da época, algumas azuis e brancas, como a proposta por Guerra Junqueiro - a que mais me agrada - António Sousa, Alexandre Fontes ou António Arroyo.
Guerra Junqueiro justificava as cores azul e branco considerando que eram as cores não do Rei mas da " alma Nacional". Preferiu-se um corte radical com o passado... Foi pena...
Um abraço.
E obg ao Vila pouca pelo serviço publico e pela transcrição das entrevistas.
E hoje torço por Portugal que quero ver no Mundial. ( se fosse com o escorrolari, era outra conversa).

Anónimo disse...

Excepcinalmente, para o amigo (e ex-atleta do atletismo - ainda existe? - do nosso Clube) JORGE ARAGÃO:


«... Lembro de uma cena com Pavão que aqueceu, aqueceu e ia entrar a 1 minuto do fim ...»


Quasi, quasi que acertava.

Não! Isso foi com o ROLANDO (ainda há pouco com ele comentamos esse episódio).

A confusão com o "PAVÃO" é que tal sucedeu aquando da sua estreia, substituido pelo Artur Jorge, na altura ainda na Académica.

O guarda-redes foi o nosso AMÉRICO.

Aconteceu em Lourenço Marques (hoje
Maputo), Moçambique na inauguração do Estádio... salazar,em 30.06.1968num

PORTUGAL - 0 - BRASIL - 2 -


Possuimos, ainda, um recorte do
"Record", desse jogo, onde Artur Jorge diz:

- "Não entendi. Substituí o melhor jogador em campo".


E consta tb que o seleccionador, José M Antunes, disse ao treinador de campo (Fernando Caiado), a 5m. do fim do jôgo, para o ROLANDO... aquecer, ao que este lhe respondeu:

- "agora? agora entre você"


Teve um processo disciplinar e só regressaria à selecção em 11.12.
1968, na Grécia (2-4), em que o guarda redes foi o AMÉRICO.


Quanto às cores:

As côres azuis e brancas do nosso Clube (que constam dos estatutos) foram inspiradas na... bandeira nacional da altura; anteriormente, não oficialmente, pela tendência republicana dos fundadores ("grupo do destino") quasi quasi que eram
... vermelhas.

Quase idem, idem, aspas, aspas, em relação às côres da... federação, cujos seleccionados representam.

Será assim tão difícil de entender?
E, bom! Para os "patriotas"... até foi um bom resultado não foi? Algo lisonjeira (no mínimo) não?


Gostaram do... "cheira bem, cheira a lisboa?".

Ia-mos jurar que ouvimos a famosa trompete do amigo Lourenço. Digam-nos que não p.f., que... estamos enganados.

Haverá aqui um pouco de clubismo, mas não acham que o BRUNO ALVES e o RAUL MEIRELES foram os nossos melhores?

Esperem que aproveitem o "balanço" para nosso (do fcp) proveito...



PS. - É verdade, de facto. Só de pensar na alegria do "escorralari"
(ou "xolari"?)... divide-nos.

meirelesportuense disse...

Estes fascículos -a partir de 1939- são muito interessantes para que possamos perceber as razões que conduziram a anos sucessivos de total insucesso desportivo...Vou ter que ler tudo isto com muita atenção e massa crítica. Tenho que ter em atenção que a informação vem de lugares pouco recomendáveis, mas por isso mesmo, tudo o que conseguir retirar dela tem um valor acrescentado...

Anónimo disse...

«... Ò caro Dragão Vila Pouca (desculpe lá a ousadia...) e que tal colocarmos aqui no Blogue o artigo do Álvaro de Magalhães no JN (p. 56) de hoje? ...»



Esperemos que a receptividade seja idêntica:

«... Porque não, caro anónimo? ...»

dragao vila pouca disse...

Caro anónimo será impressão minha ou noto uma certa ironia no final do seu comentário?

Quanto à crónica do Álvaro Magalhães não consegui encontrá-la no Jn e não vejo outra possibilidade, mas se você conseguir pode sempre deixá-la na caixa de comentários que eu publico.

Anónimo disse...

«... noto uma certa ironia no final do seu comentário ...»


Mentira! É que não fazemos nenhum comentário.

Sómente antecipamos(bem sucedidos) a resposta.

Obrigado!


O artigo do ÁLVARO MAGALHÃES é longo, objectivo e certo. E
Chama-se ..."FACE OCULTA"


"Antes do jogo do Maritimo Jesualdo Ferreira pediu para olharmos para os resultados e esquecermos o resto (as exibições medonhas).Impossível.Já sabiamos que aquela falta de graça prefaciava a desgraça.E agora tambem estamos a olhar os resultados:dois jogos,quatro pontos a voar e o benfica a cinco pontos de distância.Ora isto é coisa que se veja?A impiedade das imagens do jogo do Funchal do jogo do Funchal ainda atormenta,dia e noite, qualquer portista.Que equipa era aquela?Para além das camisolas,não havia ali nada que nos dissesse:"Isto é o Porto".E era, meus caros, e era."Nós somos o Porto",disse Meireles no final. Quem diria,não é?Agora vejam isto: antes o Belenenses, o professor disse que a equipa tinha de ter paciência;antes do Maritimo,disse que tinha de saber sofrer. Paciência,sofrimento.Eis o dogma quase religioso:para eles,as vitórias só chegam depois da espera paciente e do padecimento. Pergunto:não eramos nós que deviamos fazer sofrer os adversários mais fracos?Não é isso,aliás,que faz o benfica de Jesus?Não são os outros que sofrem,defendendo-se como podem? Ah,os resultados,os bons resultados dos últimos tempos têm sido o nosso pior inimigo,isso e a falta de concorrência interna,já que foram o disfarce perfeito para muitos equivocos,carências, defeitos.Agora que há concorrência e não há resultados,tudo isso surge mais exposto.O que suportava a fealdade do modelo de Jesualdo era a sua eficácia.Não se via mais nada,mas isso chegava.As vitórias eram belas porque eram vitórias.E eram elas também que escondiam os "golos falhados" por uma organização muito gabada,mas que, nesta época,e também na anterior,
"vendeu farinha e comprou farelo", como escreveu um leitor aqui no JN.Se,na semana em que foi apresentado o maior orçamento de sempre,vimos uma das equipas mais fracas dos últimos anos,o que concluir?Sem dúvida,que há empresa a mais e argúcia a menos.E agora? É dificil de prever o que se seguirá(é futebol,não é?)para além de termos de sofrer(paciência!), como exige Jesualdo.Mas uma coisa é já certa:a época quase perfeita do benfica tornou-se num espelho onde osn outros dois grandes vêem, a gora,a sua "FACE OCULTA",o que já vai causando os seus danos. vejam o sporting,que acaba de derrubar um "mundo" ciosamente acalentado.Não digo que pode acontecer o mesmo no FC Porto, longe disso,mas chega para abalar a soberba das suas "sumidades" internas e,quem sabe?,talvez também para tornar mais rápida a transição do professor Jesualdo pelo clube,fechando um ciclo.É disso que se faz o futebol,de ciclos,já que,nele,a duração é um bem escasso;e,já se sabe,ninguém é "forever"(excepto Ferguson e Pinto da Costa,evidentemente)"


Seleccionamos:

"Se, na semana em que foi apresentado o maior orçamento de sempre, vimos uma das equipas mais fracas dos últimos anos, o que concluir? Sem dúvida, que há empresa a mais e argúcia a menos. E agora? É dificil de prever o que se seguirá".

dragao vila pouca disse...

Anónimo, já agora o que selecciona nas entrevistas do Futre, F.Santos e Pedro Emanuel? Qual é o seu objectivo? Porquê o anonimato?

Quanto à frase seleccionada:«Se, na semana em que foi apresentado o maior orçamento de sempre, vimos uma das equipas mais fracas dos últimos anos, o que concluir? Sem dúvida, que há empresa a mais e argúcia a menos. E agora? É dificil de prever o que se seguirá».

Você seleccionou esta porque concorda com o Álvaro - com quem já troquei ideias pessoalmente sobre o F.C.Porto -, ou por outra razão qualquer? Especulemos: imagine-se que nós tinhamos uma super-equipa e essa super-equipa na semana que era apresentado o maior orçamento, fazia uma exibição miserável? O que se diria?

Tenha lá paciência, mas eu gosto de jogar limpo. Estou na net com o meu nome de família e portanto, preciso de saber com quem estou a lidar e convenhamos, você é muito ambíguo.

Anónimo disse...

Mas quem è esse tal de "Alvaro Magalhães" ??????!!!!!!

Anónimo disse...

«... imagine-se que nós tinhamos uma super-equipa e essa super-equipa na semana que era apresentado o maior orçamento, fazia uma exibição miserável? O que se diria? ...»


Isto (reflexão, vs pergunta) nem parece do nosso amigo.

Claro que não se entenderia nem justificaria...


- Futre, Fernando Santos, Pedro Emanuel?

Nunca apreciamos o... óbvio.

Gostamos mais de(lendo) reflectir, pensando (concordando ou, até... discordando).


No caso deste artigo (do Álvaro Magalhães) quem disse que se... concorda ou se... discorda?

Só chamamos a atenção, assim se proporcionando pensamento... e reflexão.

Até para se "fugir" um pouco ao... futebolêz.


E verdade se diga (nunca é demais reconhecer) que este blog tem esse
gosto. Reflectir...

Depois, a forma (e maneira) como é (ou não) aceite... é outra coisa.


Um abraço!

Anónimo disse...

«... Mas quem è esse tal de
"Alvaro Magalhães" ??????!!!!!... »


Está a ver?

Já tem esse mérito... a reflexão.

Explique-lhe lá quem é, já que, pelos vistos, tem o privilégio (e o mérito) de o conhecer de forma pessoal.

meirelesportuense disse...

O FCPorto é um Clube admirável, estes fascículos da BOLA realçam ainda mais este facto incontornável...É por isso um alfobre de coisas muito bonitas e também de coisas menos dignas...No seu bojo existem e persistem personalidades completamente incongruentes...Capazes do melhor e do pior, de dar tudo o que possuem e de infernizarem a vida dos outros...Um mundo que desperta paixões e ódios profundos!
Temos mais do que ninguém -porque à nossa volta tudo seca, de tão profunda que é a nossa sede- a possibilidade de sermos e nos mantermos, como os melhores de Portugal.
Temos de estreitar e reforçar a nossa unidade e abandonar a mesquinhez pessoal.
Temos tudo para isso, até a grandeza do nome -abrigo natural- e a feliz sorte de termos nascido onde nascemos, numa Cidade lindíssima, com uma personalidade e características próprias ímpares...
Viva o nosso Porto!

dragao vila pouca disse...

Ó Adriano, você desta vez enganou-me. Disfarçou-se e fez-me dar-lhe troco que se soubesse que era você nem tinha perdido tempo.

Não sei o que quer dizer o anónino com a expressão: "quem é o Álvaro Magalhães??????!!!!!!" Pode querer dizer quem é o Álvaro Magalhães no sentido de ser um portista como outro qualquer e a opinião dele valer o que vale - e é isso mesmo - ou não saber de facto, que o Álvaro Magalhães é um escritor, portista e que tem uma crónica ao domingo no JN.