Populares Mês

segunda-feira, 3 de maio de 2010


Agora, mais a frio, depois de ver, ler, ouvir e reflectir sobre o clássico, é a altura para fazer o rescaldo e dizer mais alguma coisa. Não sobre a justiça da vitória portista, sobre a arbitragem, sobre o ambiente, o aparato policial, etc., não, isso está no post do jogo e não vale a pena acrescentar mais nada.
Mas vale a pena falar de F.Belluschi e dizer com toda a frontalidade que, finalmente, este é o Belluschi por quem me apaixonei quando o vi jogar pelo River Plate. Um jogador talentoso, de remate fácil, tanto com o pé esquerdo como com o direito, alguém que num lance de génio é capaz de resolver e por isso não pode estar demasiado agarrado ao sistema, nem ter demasiadas preocupações defensivas. Jesualdo ao pretender fazer dele um 8, no 4x3x3, um Lucho que ele não foi, não é, nem nunca será, cometeu um "crime" de lesa Dragão, de consequências difíceis de avaliar.

Mas vale a pena falar, também, do plantel que não é o melhor do Mundo, mas se tivesse tido em todos os jogos, a atitude que teve frente ao Braga e ontem, frente ao clube do regime, estaria de certeza, a lutar por outros objectivos. Sem vários titulares e frente à "máquina trituradora", do "exterminador implacável", o F.C.Porto foi fortíssimo e venceu claramente. Não há dúvidas: a propaganda dá mais destaque a um toco de vassoura do clube da Luz, que a um bom jogador do F.C.Porto e isso vai tendo um efeito demolidor na cabeça de muita gente.

Mas não posso deixar de falar dos portistas que, com lugar anual, ficaram em casa e foram milhares - perto de 6 mil. E é pena que isso tenha acontecido...Nestas horas só por motivos de força maior e muitos não foram porque só aparecem quando tudo está bem, nas horas das vitórias. Ontem, independentemente de tudo, era o orgulho de um Clube e de uma cidade que estavam em causa. Era preciso impedir que no Dragão, fizesse a festa o nosso principal inimigo, os que nos quiseram abater, os que quiseram ir à Champions à nossa custa e por portas travessas e isso não podiamos aceitar sem fazer nada. Alguns cruzaram os braços, mas outros fizeram muito e esses estão de parabéns. As claques e perdoem-me a imodéstia, a blogosfera portista, sem esquecer todos os outros, porque ontem e como alguém já o referiu, o Dragão fez lembrar os melhores tempos das Antas.

Também não posso passar ao lado do que ontem foi dito por um papagaio verde com bico encarnado, o Gabi. Depois de ter invernado, apareceu, porque as coisas correram mal, a desviar atenções, a criar um caso, atirando-se à polícia. - Gabi, queres um conselho? Aproveita a ida do Ministro da Administração Interna e benfiquista ferrenho, no Domingo, à Luz e faz-lhe queixa. Mas se um papagaio incomoda muita gente, hoje foram dois papagaios a piarem: na Antena 1 - vergonhoso o comportamento da estação pública de rádio, com um spot promocional da jornada de Domingo, que parecia ser da rádio Benfica -, Luís Nazaré, veio comparar o Porto, no dia de ontem a Sarajevo nos tempos de guerra, ao mesmo tempo que se atirava ao árbitro. Mais tarde, na RR, Rui Gomes da Silva, foi pelo mesmo caminho e falou em clima de guerra civil, sem deixar também de criticar Benquerença. Andam nervosos os senhores, porquê? Não eram eles que diziam que não falavam nos juízes de campo? Calma, tenham calma, vocês vão ser campeões, nem que seja preciso pôr meia equipa do Rio Ave na rua ou pressionar, com o Sandro e o primo Fernando, no túnel...E já nem digo, como me disse um amigo meu, nem que o árbitro marque o golo com a mão.

Já me ia esquecer de falar da justíssima homenagem aos Eneacampeões do Hóquei portista que, ontem, tiveram o reconhecimento, com uma estrondosa ovação da massa adepta azul e branca.

E como vai a tempo, publico o comunicado do F.C.Porto Futebol SAD, um comunicado cheio de curiosidades, onde ficamos a saber que Rui Costa, castigado e sem poder ir aos balneários, não só foi, como ainda teve escolta policial! - Ó Gabi, de que te queixas tu?

«Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD
Tendo em apreço o jogo da 29ª jornada da Liga 2009/10, entre o FC Porto e o SL Benfica, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 -
O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 -
O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 -
Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 -
O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 -
Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 -
É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 -
A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 -
Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 -
O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.»

O post já está longo, mas tenho de falar do Boavista. O Benfica foi o clube que mais contribuiu, junto com o pavão vermelho, para que o clube do Bessa fosse parar à situação em que está. Mesmo assim, o Boavista cede as instalações ao clube do regime, assim como há sócios e adeptos do Boavista que foram para a porta do Hotel apoiar os vermelhos. Sinceramente...não dá para entender!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset