Populares Mês

domingo, 26 de setembro de 2010


O prometido é devido e assim, da suspensão do Atletismo do F.C.Porto, fala quem sabe e quem sabe é o Jorge Aragão, ex-atleta da modalidade, no F.C.Porto, na foto - surripiada ao Blog do Armando Pinto, http://www.longara.blogspot.com/, que tem aqui Actualização Histórica do Atletismo do F. C. Porto , um texto que conta quase tudo sobre o Atletismo portista...-, o primeiro da esquerda, a vencer uma prova.

Um grande obrigado ao Jorge Aragão, pela disponibilidade em abordar um assunto, que não é fácil para nenhum portista, muito menos para quem envergou, como atleta da modalidade, a gloriosa camisola azul e branca do F.C.Porto.

«Em resposta a um pedido irrecusável do amigo Vila Pouca e como ex- praticante da modalidade nos idos anos 70, é com desgosto que aqui participo sobre a suspensão do Atletismo no FCP, o gosto e a honra de poder escrever algo para este Blog de referência Portista, o desgosto pelo que se passou.

É um facto que a modalidade no Clube tem passado por algum apagamento e algumas confusões às vezes lamentáveis, especialmente depois de Fernanda Ribeiro, o último nome sonante, mas tínhamos conseguido obter bons resultados individuais e colectivos, especialmente nos sectores mais jovens.

E quando parecia que a modalidade podia ressurgir fruto de contratações estrangeiras para a equipa feminina, que trazia a Portugal atletas de nomeada e com cartaz suficiente para atrair espectadores e até entusiasmar mais jovens para a prática da modalidade, eis que a Federação resolve mudar as regras do jogo e inventar um regulamento que apenas visa proteger sobretudo o Sporting, com restrições inadmissíveis e se calhar ilegais, como bem defendem os responsáveis do Clube, com um chorinho demagógico da defesa do atleta português e da sempre reavivada “verdade desportiva” quando se trata de vitórias azuis e brancas, como foi o caso.

Ora cada Clube deve jogar com as “armas” que tem à sua disposição, o FC Porto conseguiu contrabalançar a hegemonia sportinguista, dentro da lei, com toda a justiça, além de que, insisto, a vinda de atletas de grande nível são salutares para a competição e que a modalidade só tem a ganhar com isso. Com a saída do FCP é que não ganha nada.

É interessante notar que os atletas de selecção que neste momento mais nos dignificam lá fora, são naturalizados, e não é por isso que não torcemos por eles, tal como eu fiz aquando dos Campeonatos da Europa no duelo Naide – Radevica.

A tomada de posição do FCP em suspender a Secção até que a Federação reconsidere – o que duvido, pois o lobby verde e branco é muito forte e o Laurentino não quer saber destas coisas para nada – deixa-me consternado e preocupado.

Penso ter sido uma atitude algo exagerada, se bem que compreensível, mas o que é certo é que inúmeros atletas promissores estão sem clube, outros que vão despontando e que poderiam ter no FCP um espaço para poderem progredir em boas condições não o poderão fazer e corremos o risco de ver fechar para sempre o pano sobre uma modalidade histórica que tantos títulos e nomes importantes produziu, não merecendo este desfecho.

Lembro-me no meu tempo em que, por divergências com o funcionamento interno da secção, houve uma cisão que levou muitos valorosos colegas e amigos a sair, formando o C.A.P. ( Centro de Atletismo do Porto).

A equipa ficou muito enfraquecida mas quem ficou tentou mudar o que não estava bem – e não estava - por dentro, unimo-nos, ganhamos de forma dramática a meia final nacional ao … CAP e fomos campeões nacionais a seguir, ganhando o direito de estarmos presentes no Campeonato da I Divisão.

É evidente que é um facto diferente, mas com uma boa luta também se pode ganhar, recorrendo, protestando e o FCP, é seu apanágio, não é Clube que se fique, até porque a novel legislação é realmente ilegal.

Será possível reverter a situação no quadro actual?

Saudações Portistas.

Jorge Aragão»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset